domingo, 5 de maio de 2019

Editorial - Impasse persiste no hemiciclo da Guiné Bissau

Desde 18 de abril, quando os 102 deputados da Assembleia Popular Nacional foi investido em suas funções, o impasse persiste a crise sobre a formação da mesa da ANP.

O (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) PAIGC e seus aliados circunstâncias, incluindo, APU, UM e PND, fazendo de  avestruz, com cabeça na areia para não ver o que está acontecendo ao seu redor.

Quanto Domingos Simões Pereira e os seus companheiros, estão mais do que nunca determinados a violar as regras que regem a ANP para fazer, à vontade, as rédeas do poder capturados  pela classe política da Guiné-Bissau.

Sobre este novo episódio da crise política e institucional no país, já muito tempo que, a CEDEAO no início desta semana, deslocou uma importante missão que realizou para fazer recomendações aos autoridades do país, em geral, e ao chefe de Estado José Mário Vaz, em particular. 

Recomendações que "a formação do gabinete da ANP devem ser concluídos, nomeadamente, com a eleição do segundo vice-presidente antes da formação de um governo legítimo." Parece, no entanto, que as recomendações da CEDEAO, permaneceu em letra morta, como os acordos de Conacri com a maioria das disposições foram simplesmente ignoradas pelas as partes interessadas.

Em qualquer caso, de acordo com fontes confiáveis, as circunstâncias aliados maioria absoluta continuar a atender na ANP, ignorando uma certa benevolência, prerrogativa irredentista do espírito patriótico. Por enquanto, apesar dos bons ofícios da Comissão da CEDEAO, o diálogo é interrompida entre as partes interessadas na crise política e institucional. Uma crise tendo tomado proporções alarmantes..

É por isso que o (Movimento para a Alternância Democrática) apresentou o Supremon Tribunal de Justiça uma petição para encontrar uma solução para este imbróglio político. Enquanto o processo judicial segue seu curso normal, pessoas que já não sabem o que acreditam ter grande dificuldade em busca de pão de cada dia.

É claro que, aconteça o que acontecer, a bola está no campo do PAIGC, que deve ser atitudes muito mais conciliatórias em vez da prova de autocracia e arrogância.

Apenas um pequeno gesto do PAIGC para desencadear uma situação que tende a atolar a Guiné Bissau a cada dia que passa. Quanto Braima Camara e sua família política ainda cavando os seus calcanhares em: "Faça todo o respeito, mas vamos manter o nome de Braima Camara para o cargo de segundo vice-presidente da ANP tão frequentemente como ele vai ser rejeitado pelo PAIGC e seus aliados das circunstâncias ". 

Em seu memorando a CEDEAO, e o corpo diplomático acreditado em Guiné-Bissau, MADEM G15 defende que "o PAIGC não pode reivindicar ilegalmente dominar a mesa da ANP com 4/5 (80%) de seus membros, enquanto que representa apenas 46% dos deputados. Seria uma ditadura inaceitável no hemiciclo..

Uma palavra de aviso: (um buen entendedor pocas palabras bastan em espanhol).

O impasse na ANP é indicativo da batalha feroz entre o PAIGC e MADEM G15. Uma batalha que começou em 2015 com a expulsão dos 15 deputados rebeldes das fileiras do PAIGC.

Como se nada tivesse acontecido, os que são as espinhas dorsal da MADEM G15 tinha sido despojado pelo seu mandato parlamentar. 

Agora estamos no episódio enésima vez de uma novela que está roendo uma democracia da Guiné-Bissau que merece mais do que nunca uma reforma para restaurar o Estado de Direito, a paz e a estabilidade no o país de Cabral.

Por DAB

5 de maio de 2019

Fonte: Joaquim Batista Correia

Senegal: Parlamento aprova reforço dos poderes presidenciais

Lei, que prevê, entre outros, o fim do cargo de primeiro-ministro, foi aprovada com 124 votos a favor e apenas sete contra. Oposição fala em "recuo democrático". Macky Sall foi reeleito Presidente no final de fevereiro.


Os deputados senegaleses aprovaram, este sábado (04.05), a revisão da Constituição que deve implicar a supressão do cargo de primeiro-ministro, uma iniciativa do poder denunciada pela oposição e a sociedade civil, dois meses após a reeleição do Presidente Macky Sall

Após uma sessão de nove horas, por vezes agitada, 124 deputados votaram a favor e apenas sete contra, anunciou o presidente da Assembleia nacional, Moustapha Niasse. Um resultado que não surpreendeu, uma vez que o partido no poder dispõe de larga maioria no parlamento. 

Esta revisão, que engloba 20 artigos da Constituição, estabelece um novo equilíbrio entre os poderes, ao reforçar o caráter presidencial do regime senegalês. Para além do fim do cargo de primeiro-ministro, previsto para breve, o presidente do parlamento também ficará impedido de dissolver o hemiciclo, que deixará de poder apresentar moções de censura para derrubar o governo. 

Esta reforma não é "política", mas "apenas técnica e administrativa", e o "objetivo não consiste em reforçar os poderes do Presidente da República", assegurou perante os deputados o ministro da Justiça Malick Sal, confrontado com as críticas da oposição. 

O Presidente senegalês, Macky Sall, foi reeleito , no final de fevereiro, com mais de 58,27% dos votos.

No poder desde 2012, e reeleito no final de fevereiro, Macky Sal prometeu acelerar as transformações da economia senegalesa e, através da supressão do posto de primeiro-ministro, pretende "manter-se em contacto direto com os níveis administrativos", segundo os seus serviços.   "Trata-se apenas de suprimir um escalão intermediário entre o Presidente e os seus ministros", que "vão prestar contas diretamente", justificou o presidente da comissão das leis, Seydou Diouf, que pertence ao partido no poder. 

"Recuo democrático", diz oposição

As principais forças da oposição opuseram-se à revisão constitucional. "É um recuo democrático. Não podemos concentrar todos os poderes numa única pessoa", declarou à agência noticiosa AFP Toussaint Manga, porta-voz do grupo Liberdade e democracia, formado por fiéis do ex-presidente Abdoulaye Wade. Toussaint Manga criticou ainda a "bulimia de poder" do Presidente Macky Sal e o seu desejo de "tudo controlar". 

Detenções

Quatro figuras da sociedade civil que apelaram a protestos contra a revisão constitucional foram detidas pela polícia frente à Assembleia nacional, informou a AFP. 

Diversos organismos da sociedade civil tinham apelado a manifestações frente à Assembleia, mas as forças da ordem bloquearam os acessos ao centro de Dakar, onde todas os protestos são proibidos desde 2011. 

DW

Deputado de Povo, General Umaro Sissoko Embalo chegou a Guiné Bissau !


Na sua primeira intervenção responsabiliza o PAIGC pela crise superficial inventado por ele na ANP, e remata que tudo não passa de plano do seu presidente para poder candidatar-se à eleição presidencial.








Fonte: Juventude Madem-G15 / Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

DSP na marcha




Fonte: ditaduraeconsenso

TELAVIVE - Israelita morre na sequência de 'rocket' lançado a partir de Gaza

Um Israelita morreu hoje de madrugada na sequência de um lançamento de um 'rocket' contra Israel a partir da Faixa de Gaza, informaram as autoridades de Telavive.


Moshe Agadi, de 60 anos, morreu de ferimentos após ser transferido para um hospital, informou a polícia.

Esta é a primeira vítima mortal do lado de Israel desde o início do novo surto de violência entre os israelitas e os grupos armados palestinianos.

Cerca de 200 'rockets' foram disparados, no sábado, do território palestiniano em direção a Israel, motivando ataques de represália que provocaram pelo menos três mortos palestinianos, incluindo a criança de 14 meses.

Esta escalada, a mais importante desde há várias semanas, surge um dia após os fortes protestos ao longo da fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, que provocaram quatro mortos entre os palestinianos.

NAOM