sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Próximo ano letivo, ensino será gratuito desde 1.º ao 12.º ano - No próximo ano letivo, vai-se cumprir uma das principais promessas eleitorais relativo à educação, que é o ensino gratuito para todos os Cabo-verdianos até 12.º ano de escolaridade

Garantia é do Partido que suporta o Governo da República. Atualmente, o ensino gratuito abrange do 1.º ao 10.º ano de escolaridade


No próximo ano letivo, vai-se cumprir uma das principais promessas eleitorais relativo à educação, que é o ensino gratuito para todos os Cabo-verdianos até 12.º ano de escolaridade.

A garantia foi dada esta sexta-feira, 27, pelo Secretário Geral Adjunto do MpD, Carlos Monteiro, durante uma conferência de imprensa ao reagir sobre as afirmações do maior Partido da Oposição, PAICV, de que o Governo não cumpriu com a gratuitidade do ensino no País.

Carlos Monteiro sustenta que no próximo ano a promessa será cumprida na sua totalidade, e lembrou a “extraordinária medida” do não pagamento de propinas do 7.º ao 10.º anos de escolaridade, uma medida que segundo precisou, beneficia perto de 40 mil alunos este ano. “Isto significa que 90% dos estudantes, do 1.º ao 10.º anos, não pagam propinas pela frequência das aulas”, afirma.

Em 2016, avança Monteiro, apenas os alunos do ensino básico obrigatório do 1.º ao 6.º ano não pagavam propinas pela frequência das aulas, perto de 54% das matrículas.

Essas afirmações do MpD fazem cair por terra as declarações do PAICV. Sobre isso O SG Adjunto do Partido que sustenta o Governo desafia o PAICV a procurar em vários documentos, incluindo “os três anos de Governo” que faz saber da gratuitidade completa do ensino no ano letivo 2020/2021.

Outro fato que o MpD considera ser “desonesto do PAICV” tem a ver com a afirmação de que o Governo “lida mal” com as questões laborais e persiste em não dar a melhor atenção aos problemas dos trabalhadores da Educação. Carlos Monteiro sublinha, no entanto que é do domínio público que uma das prioridades após a entrada em funções deste Governo foi a resolução dos pesados problemas de pendências na carreira da classe docente.

Fonte: opais.cv

PRS E MADEM G15 AMEAÇAM NÃO PARTICIPAR NA PRÓXIMA SESSÃO DA ANP


Dois maiores partidos da oposição, nomeadamente, O Partido da Renovação Social (PRS) e o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), ameaçam não comparecer na secção plenária agendada para o próximo dia de 15 de Outubro

Naquela sessão devem ser discutidas e eventual aprovação do Programa do Governo e o Orçamento Geral do Estado (OGE).

A posição foi transmitida, hoje (27 Setembro de 2019), aos jornalistas, em conferência de imprensa conjunta, realizada na sede de Assembleia Nacional Popular (ANP).

Para o vice-líder da bancada parlamentar do Madem-G15, Abdu Mané, a sua bancada reserva o direito de não comparecer nesta secção.

Para Abdu Mané o adiamento da secção tem a ver com assuntos que os parlamentares estão a exigir ao executivo e que este não quer explicar.

Já o líder da bancada parlamentar dos renovadores, Sola Nquilin na Bitchita, o seu partido já deixou bem claro ao líder do parlamento que não vão participar na secção do dia 15.

Na segunda-feira última (23 de Setembro), o chefe do executivo anunciou aos jornalistas que o Programa do Governo e o Orçamento Geral do Estado (OGE) merecerão apreciação dos deputados no dia quinze (15) do Outubro. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

radiosolmansi.net

Informações indicam que as negociações entre o Governo e os sindicatos do setor judiciário estão num ritmo facilitador de entendimento

Fontes sindicais disseram que o Primeiro-ministro, Aristides GOMES assume resolver parcialmente as exigências dos magistrados judiciais e do Ministério Público.

A greve do setor judiciário paraliza desde ontem os tribuanis do país impedindo o início dos trabalhos de apreciação de dociês das candidaturas às eleições presidenciais 24 novembro.

Os dois sindicatos (SIMAMP e ASMAGUI) exigem a implementação da nova tabela salarial.


Aliu Cande

Comunicado à imprensa após a reunião do secretariado executivo da CNE do dia 25 do mês em curso







Cne Guiné Bissau

Your hard working get the result today. Congratulation my dear daughter!

“Congratulations my daughter! 
This is only just the beginning. You are a star in the making! We are so proud of you."


















Estamos a Trabalhar - Isto é, alguns dirigentes e deputados de APU podem estar metidos até o pescoço na emissão dos passaportes e tráfico

Origem do recuou de alguns deputados e dirigentes de APU, não é só pelo dinheiro, mas também pela outra coisa, visto que, o ARMANDO MANGO é quem assinou passaporte do conselheiro Colombiano do Primeiro-ministro Aristides Gomes! 

Cujo o próprio Aristides faltou com a verdade quando, tentou refutar que tal passaporte não tinha selo branco, uma mentira ( como podem ver a baixo)

Isto é, alguns dirigentes e deputados de APU podem estar metidos até o pescoço na emissão dos passaportes e tráfico





By Estamos a Trabalhar

Viagem Secreto e de BANDIDAGEM

Por dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

Nuno Nabian, terá viajado para um encontro secreto com Domingos S. Pereira em NIGÉRIA.  Segundo a fonte bem situado de um destes lideres, para além do assunto de dinheiro para campanha de eleição Presidencial, Nuno e o Domingos, vão assinar o compromisso de apoio político para a segunda volta da eleição em epigrafe,  em caso da passagem de uma das candidaturas no pleito eleitoral em questão.

Agora pergunto!

Para que serviu o acordo político do PRS e APU-PDGB?

Porquê é que o PRS sacrificou os seus dirigentes e militantes em apoio a candidatura de Nuno Nabian?

Leopold Sedar Domingos fez uma transmissão ao vivo



Leopold Sedar Domingos

NOTA INFORMATIVA - Secretaria de Estado da Cultura da Guiné-Bissau


O Secretário de Estado da Cultura da Guiné-Bissau, António Spencer Embaló, divulga nota com estratégia de intercâmbio na CPLP para artistas urbanos. Como em todas as relações internacionais, há sempre a necessidade de ceder espaços para conquistar outros. Leia atentamente e partilhe com os teus contatos.

𝔾𝕦𝕚𝕟é-𝔹𝕚𝕤𝕤𝕒𝕦 - ℕ𝕠𝕧𝕠𝕤 ℂ𝕒𝕞𝕚𝕟𝕙𝕠𝕤 ℙ𝕒 𝕋𝕖𝕣𝕣𝕒 ℝ𝕒𝕟𝕜𝕒! 🇬🇼

NOTA INFORMATIVA

𝐒𝐄𝐂-𝐆𝐁 𝐂𝐑𝐈𝐀 “𝐂𝐀𝐌𝐈𝐍𝐇𝐎𝐒 𝐔𝐑𝐁𝐀𝐍𝐎𝐒” 𝐄 𝐅𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑𝐂Â𝐌𝐁𝐈𝐎 𝐀𝐑𝐓Í𝐒𝐓𝐈𝐂𝐎 𝐍𝐎 𝐄𝐒𝐏𝐀Ç𝐎 𝐂𝐏𝐋𝐏

No âmbito de “Setembro de Identidade” e com o objetivo de estimular a prática artística numa sub-área específica do mundos das artes; de democratizar o acesso à cultura e as artes nas zonas urbanas do país; de incitar a quebra de barreiras entre os promotores e fazedores da cultura no espaço CPLP e da CEDEAO, promovendo e facilitando a livre circulação dos referidos nas cidades da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a Secretaria de Estado da Cultura da Guiné-Bissau (SEC-GB) em colaboração com as congêneres dos países da CPLP e de alguns artistas urbanos, está a implementar a primeira fase da iniciativa “Caminhos Urbanos”.

“Esta é a nossa estratégia para poder levar os nossos artistas plásticos e urbanos fora da Guiné-Bissau. Não estamos só no mundo e se tivermos abertura para receber quem vem de fora, obviamente, com maior facilidade, os nossos irmãos lá fora irão receber-nos”, revela o Secretário de Estado da Cultura da Guiné-Bissau, António Spencer Embaló.

De acordo com Spencer Embaló, a conversa com alguns artistas permitiu-os perceber que já há muito que não se observa sinais de arte urbana na cidade de Bissau e nas cidades do interior do país, por isso a cooperação com a CPLP neste âmbito pretende dar início à uma nova forma de fazer-se arte na Guiné-Bissau.

Numa segunda fase, o projeto visa a criação de oficinas de arte urbana, onde pretende englobar todos os fazedores de artes do país que estiverem disponíveis para esta capacitação em outras técnicas – graffiti, estêncil, stickeres, etc – mas também abertos para intercambiar e ainda fazer uma fusão entre as diferentes técnicas.

Como pontapé de saída escolheu-se o antigo ‘Prédio dos Correios’. “Recebemos o artista urbano brasileiro Cazé Sawaya, reconhecido internacionalmente, que no Rio de Janeiro transformou um bairro enorme numa autêntica galeria de arte ao ar livre. Ele está a trabalhar com alguns jovens artistas que ainda não dispunham de ferramentas para se fazer arte urbana, mas com um espírito muito aberto para aprender neste que já é um autêntico intercâmbio de saberes na prática”, explica António Spencer Embaló.

Outro objetivo é dar um novo alento aos bairros de Bissau mas também aos do interior do país. “As nossas cidades precisam de uma vida artística e esta foi uma das formas que encontramos para estimular o setor cultural da Guiné-Bissau”, declarou o Secretário de Estado, que acredita que a valorização artística dos espaços pode não só melhorar as condições de vida das pessoas que lá vivem, mas também ser um chamariz para os operadores culturais e turísticos transformando os referidos espaços em autênticas ‘cidades culturais’.

ℕÔ ℂ𝕌𝕃𝕋𝕌ℝ𝔸 𝕀 ℕÔ 
#GuinéBissau #CulturaGB

Secretaria de Estado da Cultura da Guiné-Bissau

Jomav Salvanu - PAIGC COM AS SUAS MENTIRAS...

Por Jomav Salvanu



PAIGC na boca do seu líder falhado DSP mentiu ao povo guineense que o tal colombiano preso na operação NAVARA da PJ é conselheiro do Dr. José Mário Vaz Presidente da República, mas como as mentiras dos FASCISTAS tem pernas curtas, vocês podem conferir aqui os documentos comprovativos!


PAIGC é quem assinou e mandou emitir passaporte de serviço ao cidadão colombiano e sua esposa, tudo porque paigc tinha planos para fazer entrar ao país mais de 2 duas toneladas de droga...
Exigimos PJ que divulgue relatório da OPERAÇÃO NAVARA da apreensão de duas toneladas da droga, para que os envolvidos seja conduzidos a JUSTIÇA urgentemente!


Confiram os Documentos👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇









Leopold Sedar Domingos - Guineenses peço todo mundo para ver este vídeo. Essa foi em Tomabali região sul de Guiné-Bissau.



By Leopold Sedar Domingos