18 de novembro de 2017

Off-the-record


Papis Cassama

José Mário Vaz - Continuamos a percorrer o país para fazer a entrega do donativo do arroz as familias camponesas afectadas pela seca. Hoje estivemos em Bruce. #Bubaque Aproveitamos para agradecer a forma calorosa como a população nos recebeu.



 


 


 







 


 


José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

A Moça Interesseira


Havia uma moça muito linda a quem chamavam de Vanessa,ela vivia com seus pais na cidade de Maputo. Vanessa era linda de mais, muito sedutora, quando ela ia de passeio com suas saias longas e apertadas, sua blusinha cor de leite e seus cabelos cacheados, ela deixava a cidade inteira de joelhos.
- Hiii! Txeca-lá aquela gaja brow, a gaja esta boa – diziam os rapazes da cidade vendo Vanessa desfilar por entre as ruas, toda lindona.

Vanessa crescera com Pedro, seu vizinho, um moço humilde, que amava ela de coração, mas como Vanessa desejava um homem rico, com muitos caros e muita massa para ela gastar em lojas caras da cidade, ela ignorou o Pedro e disse que não poderia ficar com ele porque ele não tenha dinheiro, era um simples estudante, alem disso eu sou linda de mais para um rapaz simples como tu -disse Vanessa.

Pedro chorou meses e até chegou a pensar em se enforcar ou se atirar pela ponte, pois era duro para ele viver sem a Vanessita a garota que tanto amou desde os seus dois anos. Os pais da vanessa, tentaram explicar a sua querida e única filha a essência do amor mas Vanessa simplesmente os ignorou e deixou claro para os pais, que não queria ouvir novamente aquela conversa porque senão, ela saia de casa.

Apareceu na cidade um cara lindo a quem chamavam-no de Pablos, não se sabe ao certo de onde ele veio, alguns dizem que era Angolano, outros dizem que era Sul Africano, há ainda quem diga que era Congolês, mas o que se sabe è que ele era muito rico.

Patrícia, amiga da Vanesta, ouviu do cara, e saiu correndo contar a nova a sua amiga.
-Vanessa, não vais acreditar amiga! – Disse Patrícia. 
- O que foi Patrícia? Conta logo patrícia, Conta amiga.
-Ok, conto! Sabe amiga os seus sonhos estão prestes a se realizar, há um cara na cidade, o chamam de Pablos, ele è um bonitão amiga e sabe o que ???
- Não! Conta logo Patrícia! – Disse Vanessa toda entusiasmada 
- ele è muito rico amiga, essa è a tua chance não perca esse homem Vanessa.

Vanessa, empolgadíssima com a nova, pediu patrícia para que a ajudasse a arquitectar um esquema de sedução de modo que o Pablos se tornasse o seu marido.

Juntas arquitectaram um grande plano, que correu tudo muito bem conforme o planeado. Vanessa muito feliz, levou o Pablos para ir apresentar a seus pais,
- pai este è o Pablos, è com ele que eu quero me casar pai. – Disse Vanessa 
O casal namorou uma semana, tudo ia muito bem a Vanessa estava contente, os seus olhos brilhavam de alegria, finalmente ela havia encontrado o cara certo.

Todas as mães sentem quando algo de errado aconteceu ou vai acontecer aos seus filhos, a mãe da Vanessa também sentiu.
- Filha, preciso falar contigo! 
- o que foi desta vez mãe!? Espero que não seja sobre o Pablos, porque nada que a senhora dizer vai me separar dele. 
- è que filha, aquele rapaz não me parece muito normal ele tem os olhos meio sombrios.
- para mãe! Chega! Já estou farta de te e de tuas histórias, não sou mais uma garotinha para a senhora ficar cuidando de mim..
- mas filha... 
-- Chega mãe! já disse, chega! – disse Vanessa 

Vanessa, toda chateada, resolve ir dormir na casa do seu namorado Pablos, e como se o espírito santo estivesse ali naquela casa, Vanessa deixou o endereço da casa do Pablos. - toma pai ! Este è o endereço da casa do Pablos, vou lá me deitar essa noite, estou cansada das manias da mãe. 
- Mas filha este rapaz…
-- Pai! 
-- Estabem filhota podes ir, toma cuidado, o pai te ama.

O pai da Vanessita não estava contente, lhe parecia que aquela era a última vez que ele diria a sua filha que a amava muito, algo lhe dizia que a sua filha corria um grande perigo e como tal, não conseguiu dormiu a noite toda. Na madrugada ele acorda sua mulher. - Júlia, a nossa filha, Algo me diz que ela não esta bem, temos que ir leva-la 
- O que? eu não vou a lugar nenhum, muito menos para me preocupar com uma menina respondona e mimada, vais tu – disse a mãe da Vanessa enquanto se cobria no lençol.

São 04:00 horas, o pai da vanessita preocupado, pega no carro e vai a uma velocidade de luz a busca da sua filha. Chegando ao local, era uma casa grande e bem arquitectada, mas tudo estava muito frio e escuro, parecia até que o diabo morava ali naquele lugar, tudo estava silencioso e as plantas petrificadas de tanto frio.
-Vanessa! – Gritou o pai da Vanessa tremendo 
Silêncio total, o pai da Vanessa tremendo e o coração batendo a mil por minuto, liga para a policia, e estes só se fizeram ao local uma hora depois.

A policia arrombou logo a parta, e avistaram de seguida uma cobra enorme com a barriga muito cheia, a cobra pretendia fugir, mas pouco se movia por causa do peso, os policias com medo, correram, abandonando o local, ficando o pai da Vanessa e uns vizinhos corajosos.
-meu Deus! Onde está a minha filha? – gritou o pai da Vanessa ao ver a cobra.

O Desespero e medo tomava conta das pessoas ali naquele lugar assombrado, Aquela não era uma cobra qualquer, era o Pablos, uma cobra que se transformava em pessoa e enganava as suas vitimas com o seu luxo infernal. O pai da vanessita chamou pela sua filha, mas ninguém respondia, não estava mais ninguém na casa senão aquela barriguda cobra. Com coragem de alguns homens, A cobra foi morta e aberta a barriga para se saber o que ela teria engolido. Ao ver o que estava na barriga da cobra, o pai da Vanessa caiu de joelhos e uma lágrima lhe caiu dos olhos, Com certeza era o corpo da Vanessa.

Moral da historia: - Muitas vezes procuramos viver uma vida de luxo pensando que o dinheiro nos trará felicidades. Muitas moças hoje, estão preocupadas com vaidade, ser a rainha a mais bela, desejam homens ricos ao invés de desejar serem amadasr, e por causa disso elas acabam tendo Aids/Sida, dts ou dentro de uma barriga como a Vanessa.

Fonte: DOR DA VIDA

No Comment!

O primeiro-Ministro, o general umaro e a sua delegação em bona, na Alemanha, sobre as alterações climáticas

Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo 

O primeiro-Ministro, o general umaro e mocktar sissoco, na companhia do presidente sérvio, se-se.



Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo 

O primeiro-Ministro, o general umaro el mocktar sissoco, visitou oficialmente dois dias na Sérvia. Foi recebido no aeroporto pelo seu homólogo sérvio, Ana brnabić.


Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo 

Conferência clima de bom na Alemanha. A Guiné-Bissau presente com uma forte delegação à sua cabeça, o primeiro-Ministro, o general umaro e mocktar sissoco.


Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo 

O primeiro-Ministro, o general umaro el mocktar sissoco embalo acaba de terminar a sua visita oficial de dois em belgrado a capital da Sérvia






Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo 

A vida do empresário mais rico de África

Pode não ser tão conhecido como Bill Gates, mas Alhaji Aliko Dangote tem a maior fortuna de África segundo a Forbes.


O homem mais rico da África é uma autêntica celebridade no continente onde nasceu. Presença frequente em programas de televisão e nas páginas de jornais e revistas, Dangote é uma estrela das palestras em escolas e universidades, onde tem oportunidade de falar sobre o futuro para o seu público preferido: os jovens.

Dangote é conhecido como o Bill Gates africano. Com uma fortuna estimada em 13,8 mil milhões de dólares disse, em 2007, estar “mais rico do que Oprah Winfrey”, a célebre animadora do ‘talk-show’ norte americano. ” Não diria eu próprio que sou o homem mais rico de África. Deixaria isso à revista Forbes para o fazer”, declarou o magnata numa entrevista ao diário nigeriano Daily Sun.

Originário do norte da Nigéria, Dangote está presente em quase todos os sectores da economia nigeriana, nomeadamente o petróleo, o cimento, a farinha, o açúcar, o arroz, os transportes e os seguros. Apesar de ser o número um do continente africano e o 105º na lista do mais ricos do mundo (‘ranking’) da revista Forbes, o Grupo Dangote faturou apenas 615 milhões de dólares no final de 2016, muito longe do recorde de três mil milhões de dólares em 2010.

Este conglomerado foi fundado graças a um empréstimo recebido de um tio no final da década de setenta. O seu bisavô materno, um comerciante, também era considerado um dos homens mais ricos da África quando morreu, em 1955.

Apesar de ter nascido numa família abastada deu início à sua trajetória empresarial de forma modesta. Aos 24 anos, abriu uma pequena empresa de ‘trading’ de açúcar e produtos alimentares. Hoje em dia, várias empresas que fundou estão listadas na Bolsa de Valores da Nigéria e em setores sensíveis à ascensão dos consumidores africanos.

A Dangote Cement representa cerca um terço do total de ativos negociados na bolsa nigeriana. O grupo está a terminar novas fábricas na Zâmbia, na Tanzânia, no Congo e na Etiópia, além de terminais para escoamento da produção na Serra Leoa, na Costa do Marfim e na Libéria.

“Todos os meus investimentos estão na África. Sou africano e acredito — muito — no meu continente. Tenho certeza de que este é o melhor lugar do mundo para ganhar dinheiro”, disse. No entanto, em entrevista à Bloomberg, já assumiu a vontade de apostar na Europa e nos Estados Unidos nos próximos anos.

Jornaleconomico.sapo.pt

VEJA IMAGENS: TV flagra ‘leilão’ de africanos como escravos na Líbia


Má nutrição na Guiné-Bissau só será combatida com conhecimento das tradições

O ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Carlitos Barai, defendeu hoje que para combater os problemas de má nutrição no país é preciso conhecer as tradições culturais e os grupos étnicos.


"Temos as nossas tradições que às vezes complicam as coisas. Uma criança com má nutrição tem um problema de maldição que alguém lhe fez. Os régulos têm de ajudar as pessoas a resolver os problemas de má nutrição e explicar que o único problema é má alimentação", afirmou o ministro da Saúde.

Segundo o ministro, que falava na cerimónia do Dia Nacional da Nutrição, só assim passam a existir elementos que nos permitem intervir e resolver o problema.

"Se reparem bem as regiões onde existem mais problemas de má nutrição são Oio, Bafatá e Gabu e os grupos étnicos daquelas regiões são fula, mandigas e biafada", explicou.

Para o ministro, é fundamental que os governantes conheçam a realidade do país, porque "sem esse conhecimento da realidade não podem ser governantes".

A situação da nutrição na Guiné-Bissau, segundo indicadores da ONU de 2014, são "muito preocupantes", segundo a representante do Programa Alimentar Mundial no país, Kiyomi Kawaguchi.

Segundo os dados, nas regiões de Oio, Bafatá e Gabu, um terço das crianças sofrem de desnutrição crónica ou nanismo.

"O atraso de crescimento ou nanismo não só afeta a aparência física das crianças, mas também o seu desenvolvimento intelectual, cognitivo e emocional. O mais grave é que o nanismo cerebral é muitas vezes irreversível", alertou a representante.

Segundo os dados nacionais, 27,6% das crianças guineenses sofrem de desnutrição crónica e 6% de desnutrição aguda.

MSE // HB
Lusa/Fim

ACHO QUE...

- TER O PAIGC VEDADO A CORRENTES DE PENSAMENTO DIFERENTES DA DA SUA LIDERANÇA;

- TER O PARLAMENTO VEDADO PARA CRIAR PERMISSAS PARA SE DERRUBAR O GOVERNO;

-SAIR À RUA PARA DERRUBAR UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DEMOCRATICAMENTE ELEITO, ANTES DO FIM DE MANDATO;

Admito: tudo isto é luta política. Mas se conjugado, leva-nos a um golpe bem difícil de compreender e caracterizar.
Se tivermos em conta a importância núclear do PAIGC e da ANP no nosso sistema político, estou em crer que, se se derrubar o PR, o poder, que já se encontra nas ruas da amargura, vai resvalar para uma fossa de insuportável odor.

A BOA FÉ DO CIDADÃO, NÃO DEVE SER MANIPULADA PARA FINS ILEGÍTIMOS.

Mantenhas

Ernesto Dabo

Espanha resgata 500 migrantes de 46 embarcações que atravessavam o Mediterrâneo

As autoridades espanholas indicaram hoje terem resgatado cerca de 500 migrantes que tentavam atravessar o Mar Mediterrâneo a partir da costa norte-africana em direção à Europa a bordo de 46 pequenas embarcações.


Segundo Francisco Barnabé, representante do governo regional de Múrcia, 461 migrantes chegaram ao porto de Cartagena (sul de Espanha) depois de terem sido resgatados horas antes de 44 embarcações que, aparentemente, terão partido da Argélia.

Várias equipas de assistência da Cruz Vermelha aguardavam os migrantes em Cartagena.

Por outro lado, a Marinha espanhola intercetou outros 40 migrantes que se encontravam a bordo de dois barcos no Estreito de Gibraltar.

“Trata-se de um ataque coordenado e inaceitável na costa espanhola”, afirmou Francisco Barnabé, referindo-se ao número inusitado de migrantes resgatados em poucas horas.

Dezenas de milhares de refugiados e migrantes, na sua quase maioria oriundos de África e do Médio Oriente, tentam atravessar o Mediterrâneo todos os anos.

24.sapo.pt

WARNING! - To sponsor or encourage any election in Guiné-Bissau without unification of PAIGC would be irresponsible. It is similar to creating a TIME BOMB!


Grito de Socorro!

Onde estão as autoridades sanitarias? Alguém tem que fazer alguma coisa! A CÂMARA MUNICIPAL de BISSAU não faz nada! O Ministerio de Saude (Inspeção Sanitária) finge que nao vê. A veternaria so sabe por o selo na carne. A nossa saude esta em risco! DIVULGUEM!






 

Fonte: Leonildo Ledo Pontes via facebook 

O primeiro-Ministro, o general umaro el mocktar, embalo perante o público da conferência de bona de 2017 sobre as alterações climáticas



Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo