terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Operação NHOMA.- Visita do Ministro da Administração Territorial e Poder Local e o Secretário de Estado da Ordem Pública, respetivamente, Dr. Fernando Dias e Capitão de Fragata Mário Fambé.

MATPL  / AI / 04.01.2021 SEGUNDA-FEIRA 

Operação NHOMA.

Visita do Ministro da Administração Territorial e Poder Local e o Secretário de Estado da Ordem Pública, respetivamente, Dr. Fernando Dias e Capitão de Fragata Mário Fambé.👇


No seguimento da última publicação...👇 Depois das constatações segue as decisões: Do Ministro Dr. Fernando Dias:


Vista às Bolanhas da Seção de Nhoma, sector de Nhacra.

Declarações do Secretário de Estado da Ordem Pública, Capitão de Fragata Mário Fambé.


Caso disputa de Bolanhas...Em representação das mulheres







Em representação das mulheres
Em representação das mulheres

Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau

Guine Bissau paralisação na Função Pública com 80% de aderência


O Secretário geral da UNTG-CS Júlio Mendonça faz um balanço de 80% da aderência à greve neste primeiro dos cinco dias de paralisação na Função Pública.

Guiné-Bissau poderá iniciar vacinas contra COVID-19 nos finais do primeiro trimestre.


A Alta Comissária para Combate a Coronavirus na Guiné-Bissau, falando de controlo pontual de transmissão dos vírus corona no país, diz que está se a finalizar o plano de vacinação com apoio do Banco Mundial.

Radio Bantaba

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos atribui responsabilidade ao poder judicial, no recente incidente que ceifou quatro vidas humanas, dentre comunidade de Yungum e Suhum aldeias arredores de Nhoma. ...


Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos atribui responsabilidade ao poder judicial, no recente incidente que ceifou quatro vidas humanas, dentre comunidade de Yungum e Suhum aldeias arredores de Nhoma. 

A direção nacional desta organização difensor dos direitos humanos chefiado pelo seu presidente Augusto Mario da Silva, promoveu encontros separados com a comunidades desavindas, cujo propósito visa conciliar as parte a privilegiar o diálogo.

Ainda o presidente do órgão,  Augusto Mario da Silva defendeu a criação de uma célula de alerta precoce que que será constituída pela sua organização, autoridades locais e representantes de respetivas para acompanhar e apoiar na resolução de conflitos que envolvem partes desavisadas.



Balanço de fim do ano - Comissariado da POP regista um morto em 20 casos de acidentes de viação


Bissau, 04 Jan 21 (ANG) – O Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública, confirmou hoje o registo de um morto e dois feridos graves em 20 casos de acidentes de viação ocorridos em todo o território nacional durante  as festividades do ano novo.

Tomás Dajssi, em conferência de imprensa sobre o balanço das comemorações do ano novo, disse que dos 20 casos de acidentes de viação, 16 foram de embates de viaturas, dois de atropelamentos e 2 de despistes.

Djassi informou que foram registados ainda oito casos de agressões físicas, um de disputa de posse de terra, um de defamação e injúria, um de violação de domicílio, quatro  de consumo de droga (Liamba), cinco de furto, um de roubo, um de abuso de confiança e um de ofensa corporal.

Falando de outros casos de polícia ocorridos em Dezembro, o  Comissário Nacional da POP, disse que no dia 29  registaram-se confrontos envolvendo os moradores das tabancas de Sumh Kactch e Sumh Tomkbé, no sector de Nhacra, região de Oio, e que resultaram na morte de quatro indivíduos tendo provocado 11 feridos graves, devido a disputa de posse de terra.

Aquele responsável policial disse que uma Comissão de Investigação que integra o Departamento de Informação Policial e Investigação Criminal da POP e a Judiciária está a trabalhar os processos relacionados à esses confrontos.

Tomás Djassi acrescentou que nesse quadro já estão indiciados, preliminarmente, 30 cidadãos que já se encontram detidos, estando alguns implicados a monte.

Segundo Tomás Djassi, o processo será remetido ainda hoje ao Ministério Público para efeitos de acusação definitiva e consequente julgamento em tribunal.

ANG/ÂC//SG