segunda-feira, 4 de julho de 2022

PAIGC considera de “marco histórico e inédito” na Diplomacia guineense a eleição da Guiné-Bissau à presidência rotativa da CEDEAO

Bissau, 04 jul 22 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) considerou de “marco histórico e inédito” na Diplomacia guineense, a eleição do país à presidência rotativa da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) por um período de 12 meses.

Em comunicado à imprensa, à que a ANG teve acesso esta segunda-feira, o partido liderado por Domingos Simões Pereira, felicita o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, desejando-lhe os melhores votos de sucessos no seu desempenho neste alto cargo, em nome do Estado e do povo guineense.

“O Secretariado do PAIGC tomou  conhecimento, através da resolução da Cimeira da CEDEAO tornada pública  domingo, 3 de Julho de 2022, da eleição da Guiné-Bissau para a Presidência Rotativa da CEDEAO. Esta eleição  permite ao Presidenet da República, General Umaro Sissoco Embaló assumir, por um período de 12 meses, o cargo de Presidente em Exercício da CEDEAO, constitui um “marco histórico e inédito” na Diplomacia da Guiné-Bissau”, lê-se no comunicado.

No mesmo comunicado,o PAIGC  encoraja ao Chefe de Estado guineense a não poupar esforços para que o mandato do país, a frente da CEDEAO, seja traduzido em resultados visíveis, concretizando os desígnios da  organização sub-regional, no que diz tange a Segurança, Paz, Estabilidade, Democracia e Desenvolvimento, bem como no respeito e na observância dos valores e fundamentos do Estado de Direito Democrático nos Estados Membros.

 A Guiné-Bissau foi eleita para assumir a presidência rorativa da CEDEAO no âmbito da 61ª cimeira de chefes de Estados e de Governos da CEDEAO, decorrida,domingo, em Acra, no Gana.

A sua chegada do Gana , o Presidente da República foi saudado no aéroporto por um cortejo popular  de centenas de paricipantes ANG/DMG//SG

Veja Também:

E disse que eleição de presidente da república da Guiné-Bissau, como o presidente em exercício da CEDEAO constitui um marco histórico👇

Estamos a Trabalhar

ILÍDIO VIEIRA TÉ NOMEADO NOVO MINISTRO DAS FINANÇAS

Por Rádio Sol Mansi

O antigo secretário de Estado de Tesouro Ilídio Vieira Té é o novo ministro das finanças da Guiné-Bissau. Ilídio substitui em funções João Aladje Fadiá que agora passa a ocupar o cargo do auditor das instituições da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Ilídio Vieira até a data da sua nomeação era o secretário de Estado do Tesouro e atualmente é um dos dirigentes do Partido da Renovação Social.

A nomeação consta num decreto presidência lido, hoje, pelo assessor de comunicação do presidente, António Óscar Barbosa que refere ainda que o cargo do secretário de Estado de Tesouro passa a ser ocupado por Mamadu Baldé.

O presidente da República nomeia secretário de estado do Tesouro, Ilido Vieira Té como o novo ministro das Finanças da Guiné-Bissau. Mesmo após a queda do governo, o Presidente Umaro Sissoco Embalo tinha dado os plenos poderes a Ilídio Vieira Té.

No entanto, segundo fontes oficiais, o antigo ministro das finanças, João Aladje Fadiá, deixou o governo para se ocupar do posto do auditor das instituições da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Primeiro-ministro de Cabo Verde afasta possibilidade aumento salarial

© Lusa

Por LUSA  04/07/22 

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, voltou hoje a afastar a possibilidade de aumento salarial, pedido pelos sindicatos, afirmando que o Governo vai concentrar esforços nas pessoas sem rendimento por causa das sucessivas crises.

"Não há margem para aumentos, ainda por cima neste contexto que se agravou significativamente, não é só um problema de finanças públicas, é um problema depois de repercussão no setor privado e um problema de espiral inflacionista que isso poderá provocar", respondeu o chefe do Governo, quando questionado na cidade da Praia.

No domingo, o presidente da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL), José Manuel Vaz, voltou a pedir aumentos salariais, explicando que as crises estão a levar a subida dos preços de praticamente todos os bens e serviços, mas os salários dos trabalhadores permanecem os mesmos.

A secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores Cabo-verdianos -- Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, também já tinha chamado a atenção para a subida do custo de vida no país e pediu aumento salarial de 2% para a função pública.

Atualmente, Cabo Verde tem definido um salário mínimo nacional de 13.000 escudos (117 euros) no setor privado e de 15.000 escudos (135 euros) na função pública.

O primeiro-ministro pediu compreensão aos sindicatos, afirmando que os esforços do Governo vão ser concentrados nas pessoas com menos ou nenhum rendimento, para evitar que fiquem ainda muito mais pressionados pelos efeitos da crise.

"Estou a falar de pessoas sem emprego, de pessoas nas zonas rurais que sofrem os efeitos da seca, de famílias com problemas, o nosso foco deve ser na proteção e quando o país tiver condições de atualizar o salário mínimo, de fazer atualização salarial, fá-lo-á, mas não neste contexto de crise", acrescentou Correia e Silva.

O chefe do executivo garantiu que o Conselho de Concertação Social, que lidera, vai ser convocado no âmbito do "calendário regular", para analisar não só a situação de crise no país, mas também outras matérias que têm a ver com o esforço de recuperação, o relançamento da economia e as transformações estruturais.

O arquipélago enfrenta uma profunda crise económica e financeira, decorrente da forte quebra na procura turística - setor que garante 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do arquipélago - desde março de 2020, devido à pandemia de covid-19.

Para 2022, devido às consequências económicas da guerra na Ucrânia, nomeadamente a escalada de preços, o Governo cabo-verdiano baixou a previsão de crescimento de 6% para 4%.

Os preços em Cabo Verde aumentaram 1,9% em 2021, indicam dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e o Governo prevê uma inflação de 8% este ano, a mais elevada dos últimos 25 anos.

Na sexta-feira, valor médio dos combustíveis à venda em Cabo Verde aumentou mais de 25%, segundo a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), o que levou o executivo a anunciar medidas estruturantes até dezembro para fazer face a esses aumentos.

Em 20 de junho, o chefe do Governo declarou a situação de emergência social e económica no país devido aos impactos da guerra na Ucrânia, dizendo que isso vai permitir ao país mobilizar recursos junto dos parceiros internacionais.

Presidência da CEDEAO: PRS FELICITA O CHEFE DE ESTADO UMARO SISSOCO EMBALÓ

Por: Tiago Seide JORNAL ODEMOCRATA  04/07/2022

O Partido da Renovação Social (PRS) felicitou o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, por assumir a presidência rotativa da CEDEAO.

Em nota datada de 04 de julho de 2022 assinada pelo Presidente em exercício do PRS, Fernando Dias, o partido diz esperar que a Guiné- Bissau consiga, durante a sua presidência, contribuir na edificação da paz e da segurança na sub-região.

“O PRS congratula-se e felicita a sua excelência senhor Presidente da República, general Umaro Sissoco Embaló, por esta nobre responsabilidade, extensiva à diplomacia guineense por esta proeza”, sublinhando que se trata de um marco que fica registado na história política e diplomática do país.

Segundo o PRS, a decisão dos chefes de Estado da CEDEAO é um reconhecimento de que há muito tempo que a Guiné-Bissau merecia assumir a presidência da organização, tendo em conta o nível da sua participação e os contributos que tem dado em prol do desenvolvimento da comunidade.

Por fim, o PRS manifestou a sua disponibilidade em contribuir “positivamente” no sucesso do chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, à frente da CEDEAO.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS RECEBE O DR. JOÃO ALADJE FADIÁ RECEM NOMEADO AUDITOR-CHEFE DA CEDEAO E QUE VEIO APRESENTAR CUMPRIMENTOS DE DESPEDIDAS SO CHEFE DE ESTADO.

RECORDE-SE QUE JOÃO ALADJE FADIÁ FOI ESTA MANHÃ EXONERADO DO CARGO DE MINISTRO DAS FINANÇAS DEVIDO AO SEU NOVO POSTO NA NOSSA ORGANIZAÇÃO REGIONAL.



 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 


Leia Também: 

O ex-ministro das Finanças, João Aladje Mamadu Fadia, disse esperar que a sua experiência acumulada no Banco Central  de Estados da África Ocidental (BCEAO) o ajude a conseguir resultados esperados nesse novo desafio.

João Aladje Mamadu Fadia foi exonerado esta segunda-feira, 4 de julho de 2022, das funções do Ministro das Finanças, e indicado por Umaro Sissoco Embaló, chefe de Estado guineense e presidente em exercício da CEDEAO, para ocupar o cargo de Auditor Principal da Comissão daquela organização sub-regional.

“Vou trabalhar com uma equipa. Em todas as instituições há sempre todo um conjunto de regras regulamentadas, ferramentas que permitem balizar como funcionam as instituições. Vou adaptar-me com certeza ao que se tem feito e com a minha experiência, se houver algo a melhorar naturalmente vou influenciar para que isso aconteça”, garantiu.

Fadia falava aos jornalistas à saída do encontro com o chefe de Estado, a quem disse ter apresentado o seu pedido de demissão.

“O Presidente da República aceitou o meu pedido de demissão do cargo do ministro das Finanças. Trabalhou com  os seus pares e a Guiné-Bissau ficou com posto de Auditor Principal e a minha candidatura foi submetida com o consentimento do Presidente”, explicou.

O Auditor Principal da Comissão  da CEDEAO enalteceu a importância da Guiné-Bissau ocupar, pela primeira vez, cargos de elevada categoria na organização criada em 1975.

“Eu digo que eu sou patriota, por isso é que estou a trabalhar. Sinto-me profundamente orgulhoso pelo facto de o país ter conquistado a Presidência da CEDEAO e os demais altos cargos na organização”, frisou.

Por: Djamila da Silva

Foto: Cortesia da Presidência da República

PARABÉNS GUINÉ-BISSAU, PELA ELEIÇÃO PARA PRESIDÊNCIA EM EXERCÍCIO DA CEDEAO!

Por Rogerio Dias

Senhor Presidente da República, General Umaro SISSOCÓ EMBALÓ , as minhas Felicitações pela sua eleição como Presidente em exercício de Conferência de Chefes de Estado e de Governos da CEDEAO, bem assim, pela sua entrada para história como 1º Presidente lusófono e da GUINÉ-BISSAU a ser eleito para este cargo, que é o corolário da vossa expressão e afirmação no país, na sub-região e na arena internacional.

Desejo ao GENERAL DI POVO as melhores felicidades e votos de muita saúde e longa vida! E mais, que Deus lhe abençoe e lhe proteja sempre, ilumlnando-lhe na condução das suas responsabilidades!

PARABÉNS GENERAL! 

São estes os votos de

Rogerio Dias

Tiroteio em centro comercial fez pelo menos três mortos na Dinamarca... O suspeito do tiroteio é um jovem dinamarquês de 22 anos, que foi detido junto ao centro comercial.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  04/07/22 

Pelo menos três pessoas morreram durante um tiroteio, na tarde deste domingo, num centro comercial de Copenhaga, na Dinamarca. A informação foi confirmada pela polícia dinamarquesa que, no primeiro balanço, dá ainda conta de vários feridos, três em estado grave. 

Entre as vítimas mortais está um homem na casa dos 40 anos e dois jovens, avançou o inspetor da polícia Søren Thomassen, em conferência de imprensa, citado pelo Jyllands-Posten.

A polícia revelou que o suspeito, já detido, é um dinamarquês de 22 anos. O jovem, que estava armado com uma espingarda e munições no momento da detenção, vai ser presente a tribunal amanhã, segunda-feira, e acusado de homicídio.

Anteriormente, o inspetor-chefe disse ainda não poder excluir a hipótese de se tratar de um ataque terrorista, sem esclarecer mais sobre as possíveis motivações do ataque.

A polícia reforçou o envio de meios para as imediações do centro comercial Fields, localizado no bairro de Amager, entre o centro da capital e o aeroporto. A área do centro comercial foi isolada e as autoridades continuam presentes em grande número na capital, onde continuaram a trabalhar durante a noite.

O primeiro alerta foi dado às 17h36 locais (16h36 em Lisboa). As autoridades pediram para quem "viu, ouviu ou filmou algo" que entre em contato com a polícia ou ligue para o 114 (o equivalente ao 112 em Portugal).

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse no domingo que o país foi atingido por um "cruel ataque", referindo-se ao tiroteio. "É incompreensível, comovente, sem sentido. A nossa bela, e geralmente tão segura, capital foi alterada numa fração de segundos", afirmou num comunicado oficial.

Numa declaração conjunta, a rainha Margarida, o príncipe Frederico e a mulher e a princesa Maria afirmaram que "a situação pede unidade e cuidado". "Ainda não sabemos a extensão total da tragédia, mas já é claro que mais pessoas perderam a vida e que mais ainda ficaram feridas", lamentaram.

O ministro da Justiça, Mattias Tesfaye, assegurou, em declarações à agência noticiosa dinamarquesa Ritzau, que "as autoridades estão a fazer tudo o que podem" para deslindar o caso e para que os seus "responsáveis possam ser processados".