quarta-feira, 24 de agosto de 2022

União Africana e OMS pedem medidas urgentes contra a tuberculose

© Lusa

Por LUSA  24/08/22 

A União Africana (UA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediram hoje "medidas urgentes" para combater a tuberculose em crianças em África, continente que acumula um terço dos casos desta doença em menores de 15 anos.

"A epidemia de tuberculose em crianças na África tem ocorrido na sombra e tem sido amplamente ignorada até agora. Esperamos que este apelo galvanize a ação e garanta que nenhuma criança em África morra de uma doença que em muitas partes do mundo pertence agora ao passado", disse Matshidiso Moeti, diretora da OMS em África.

Além disso, as duas instituições manifestaram a sua preocupação com a enorme proporção - cerca de dois terços, no caso de crianças com menos de 15 anos - de infeções por tuberculose em África que nunca são diagnosticadas.

"A baixa deteção da tuberculose decorre dos desafios na recolha de amostras. (...) Além disso, crianças e jovens adolescentes muitas vezes têm acesso a serviços de saúde em estabelecimentos onde a capacidade de diagnosticar esta doença é muitas vezes limitada", referem a UA e a OMS num comunicado conjunto.

"Existe uma necessidade urgente de intervenções inovadoras para integrar o diagnóstico da tuberculose em programas de nutrição para identificar rapidamente a doença em crianças", disse a comissária da UA para a Saúde, Assuntos Humanitários e Desenvolvimento Social, Minata Samate Cessouma.

Apesar de existirem tratamentos para curar a doença, "uma criança morre de tuberculose algures no mundo a cada dois minutos", lamentou a diretora executiva da organização não-governamental (ONG) Stop TB Partnership, Lucica Ditiu, que aderiu ao apelo da UA e da OMS.

Para combater a tuberculose, estas instituições pediram aos países africanos que aumentassem o financiamento para a prevenção e controlo desta doença, bem como mais recursos técnicos e humanos para acelerar a sua erradicação.

A OMS estima que o continente africano deve gastar pelo menos 1,3 mil milhões de dólares (mesmo valor em euros) anualmente para a prevenção e tratamento da tuberculose.

No entanto, os países africanos gastam apenas 22% dessa verba, enquanto os seus parceiros de cooperação gastam apenas 34%.

Representantes de vários países africanos reúnem-se esta semana em Lomé, capital do Togo, por ocasião de uma nova sessão do Comité Regional Africano da OMS, que este ano realiza a sua 72.ª edição.

Em todo o mundo, a tuberculose é a 13.ª causa de morte e a doença infecciosa mais mortal após a covid-19 (está acima do VIH/sida), segundo a OMS.

É causada por uma bactéria que afeta os pulmões e é transmitida de uma pessoa para outra pelo ar quando uma pessoa com tuberculose pulmonar tosse, espirra ou cospe.


Leia Também: Crise alimentar fará "milhões de vítimas" de doenças infeciosas

MINISTRO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DESCONHECE IMPOSTO AUDIOVISUAL INSTITUÍDO PELO GOVERNO

 JORNAL ODEMOCRATA  24/08/2022  

O Ministro da Comunicação Social, Fernando Mendonça, disse que “oficialmente” desconhece o valor da taxa do imposto do audiovisual instituído pelo governo no início de 2021.

Fernando Mendonça considerou “torto” o nascimento desse imposto, porque desde que foi instituído não teve nenhum seguimento do próprio ministério, contudo, elogiou a iniciativa, porque “trará  algum  benefício ao setor da  comunicação social”.

Fernando Mendonça fez essa afirmação esta quarta-feira, 24 de agosto de 2022, depois da visita à Televisão Pública da Guiné-Bissau, para se inteirar das dificuldades que a única televisão pública do país enfrenta e procurar encontrar soluções às barreiras que a impedem de cobrir todo o  país.

“Vim cá para constatar as dificuldades e procurar encontrar soluções às barreiras que impedem à televisão de cobrir todo o país e porque também se aproxima o processo das eleições legislativas, cuja campanha deve ter uma cobertura integral”, afirmou.

O governante admitiu que a sociedade guineense corre riscos de não acompanhar todo processo eleitoral, devido às condições precárias encontradas.

“Encontramos a maior parte dos equipamentos avariados e algumas componentes do sistema analógico obseletos”, salientou, defendendo que a televisão não pode continuar a viver apenas da “boa vontade e de ofertas”.

 “A televisão deve ter um perfil do Estado, por isso o Estado tem que assumir as suas responsabilidades e investir e  reparar os equipamentos, porque é o principal investidor”, criticou.

Por: Simaira Tavares de Carvalho

Foto: STC


Leia Também:

 JORNAL ODEMOCRATA  24/08/2022 

A sede do Comitê Nacional Para o Abandono de Práticas Tradicionais Nefastas à Saúde de Mulher e Crianças (CNPN) foi vandalizada, na madrugada desta quarta – feira, 24 de agosto de 2022, por pessoas não identificadas.

A denúncia foi feita pela Assistente de comunicação, Aissato Baldé, que considerou “bárbaro e covarde” o sucedido.

“Todos os materiais de trabalho e documentos foram espalhados no chão. Os assaltantes levaram um tablet e o dinheiro no valor de dois milhões e vinte nove mil e novecentos francos cfa (2.029.900 cfa). Esse valor era destinado para os animadores” explicou, lamentando que num Estado de Direito Democrático haja ainda pessoas que perdem o “sono e o seu precioso tempo” para praticarem atos de vandalismos nos locais de trabalho.


“Não temos segurança por causa das mudanças contínuas. Recebemos os fundos dos nossos parceiros e, às vezes, nós, os funcionários, damos um bocadinho de dinheiro para conseguirmos pagar a renda” disse, insistindo que ninguém tem o direito de vandalizar uma instituição que trabalha com a comunidade sobre as práticas nefastas e ofensivas para a saúde da mulher e de crianças.


Aissatu Baldé desafia as pessoas que se sentem incomodadas com as ações do comité a intentar uma queixa contra a sua organização nas instâncias judiciais ao invez de irem vandalizar a sede, tendo encorajado a Polícia Judiciária a fazer uma investigação, com vista a identificação dos autores morais e materiais desse ato e traduzi-los à justiça.

Por: Noemi Nhanguan

Foto: Marcelo Na Ritchi

Eleições: Vice-Presidente da CNE assegura que a instituição está a trabalhar para que as legislativas marcadas para o 18 de dezembro tenham lugar

Bissau, 24 Ago 22 (ANG) – O Vice-presidente da Comissão Nacional de Eleições(CNE), assegurou hoje que a sua Instituição está a trabalhar  para que o dia 18 de dezembro apontada pelo Presidente da República (PR) Umaro Suissoco Embaló para a realização das legislativas no país possa ter lugar.

Mpabi Cabi que falava à imprensa a saìda de uma audiência com o Presidente  Umaro Sissoco Embaló disse que  reuniu com o Chefe de Estado para lhe dar o ponto de situação  dos preparativos para as próximas eleições antecipadas.

Acrescentou que uma das dificuldades do recenseamento se relaciona a impressão dos cartões de eleitores localmente.

Mpabi Cabi acrescentou que sobre o assunto, o Governo já deligenciou o fabrico das respectivas impressoras, e que se tudo correr bem, as referidas impressoras, podem chegar ao país em Setembro ou Outubro.

Ainda esta quarta-feira, o Presidente da República recebeu igualmente uma Missão do Parlamento da CEDEAO, chefiada pelo seu Comissário Encarregado de Serviço Interno da organização, Nazifi Abdullahi Darma, que se encontra no país, no âmbito de  uma Reunião Deslocada da Comissão Mista para  Agricultura, Anbiente, Recursos Naturais,Intraestruturas,Energia e Minas, Industria e Setor Privado.

Segundo Nazifi Abdullahi, o motivo do encontro com o Chefe de Estado guineense Umaro Sisso Embaló, tem a ver com a sua recente nomeação para o cargo de Presidente em exercício da CEDEAO. ANG/LLA/ÂC//SG       

Pitche: Juventude quer reduzir os problemas de alteração Climática. Mais de duzentas plantas em extinção foram plantadas pela cooperativa Jovem Garre Demen Sucabe de Pitche..

 @Radio Bantaba  Aug 24, 2022  

África só atingirá metas de desenvolvimento se vingar "mundo sustentável"

© Lusa

Notícias ao Minuto  24/08/22 

O Instituto de Estudos Estratégicos (ISS) estima que África apenas alcançará as ambições inscritas na Agenda 2063 da União Africana para o desenvolvimento, se prevalecer nos próximos anos o cenário de um "Mundo Sustentável", cada vez mais ameaçado.

O instituto de análise sul-africano lançou a discussão pública de um trabalho em que perspetiva quatro cenários - um Mundo Sustentável, um Mundo Dividido, um Mundo em Guerra e um Mundo em Crescimento -- em que o primeiro "é o mais difícil de alcançar", dependendo da capacidade da comunidade internacional de equilibrar "o crescimento e a distribuição, reduzindo o consumo global e limitando as emissões de gases com efeito de estufa".

O projeto, lançado pelo programa Africano de Futuros e Inovação do ISS, olha para os desenvolvimentos geoestratégicos recentes, nomeadamente para a guerra na Ucrânia e para o aumento das tensões entre a China e os Estados Unidos relativamente a Taiwan, e considera que "África está a emergir rapidamente como um campo de batalha" entre Pequim, Washington e a União Europeia (UE), ao mesmo tempo que "o impacto das alterações climáticas acelera de ano para ano" e isolou os quatro cenários referidos.

Nos últimos 15 anos, sustenta o ISS, a pandemia de covid-19 atingiu o mundo quando este recuperava da crise financeira de 2008/9 e, quando a pandemia começou a abrandar, a Rússia invadiu a Ucrânia e aumentou a insegurança energética na Europa e a insegurança alimentar em África, que enfrenta agora uma emergência de fome e fertilizantes, que se juntam à crise das dívidas.

"O resultado é uma instabilidade generalizada e um declínio geral da democracia, incluindo uma onda de golpes de Estado na África Ocidental e Central" -- Mali, Chade, Guiné-Conacri e Burkina Faso -- em pouco mais de um ano, aponta o instituto de análise sul-africano.

Perante este contexto, considera o ISS, o cenário do Mundo Dividido "parece ser o mais provável". Este cenário veria uma ordem global mais fragmentada e o recuo do atual sistema baseado em regras ao longo do tempo.

Por outro lado, num mundo em que Washington e Bruxelas não atuem como um só, a China poderia ultrapassar o potencial de poder da UE em 2027 e o dos Estados Unidos em 2031, estima o ISS.

"Nesta trajetória, a constante perda de legitimidade, influência e ascendente das Nações Unidas avança a passos largos, e a África sofre. A manutenção da paz e o apoio à pacificação em África declinam", acrescente o instituto.

Garth Shelton, professor associado no Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Wits em Joanesburgo, África do Sul, especialista nas relações entre África e a Ásia, que participou hoje na discussão do projeto, considerou o primeiro dos três cenários demasiado otimista e os dois seguintes excessivamente pessimistas.

Para Shelton, depois da pausa provocada pela covid-19 e contida que parece a guerra na Europa, o mundo vai continuar a sua trajetória de crescimento e a China manterá o ascendente alcançado em África, um continente de que "precisa" para alcançar a hegemonia mundial que persegue.

Já o continente enfrenta como principais desafios a capacidade de marcar a agenda mundial e de "influenciar os principais atores externos mundiais".

O especialista não apenas considerou que o continente africano está muito dependente da China, como questionou a capacidade de África, enquanto entidade singular, de influenciar os principais atores mundiais, desde logo Pequim, mas também os Estados Unidos, União Europeia e outras grandes potências.

A título de exemplo, questionou as expectativas de sucesso do continente na cimeira África-Estados Unidos prevista para o final do ano: "Conseguirá África ir para a cimeira bem preparada, com uma ideia clara do que quer dos Estados Unidos e colocar em cima da mesa as suas pretensões e obter algumas respostas" de Washington, questionou Garth Shelton.

Ou, acrescentou: "Irá para a cimeira sem preparar quaisquer objetivos ou planos e receberá dos Estados Unidos aquilo que Washington quiser oferecer, saindo de lá sem nada de muito válido?".

"Penso que não temos a capacidade de trabalhar em conjunto. A União Africana não tem uma perspetiva africana em relação a estes assuntos. Se a tivesse, penso que o nosso poder de agenciamento aumentaria dramaticamente", considerou ainda.

"Claro que temos todas as matérias-primas que os países industrializados procuram. Mas não cooperamos. Não as usamos como instrumento na nossa relação com os atores externos. Precisamos de o fazer", sublinhou.

Jakkie Cilliers, coordenador do projeto do ISS, considerou igualmente que "a capacidade de África falar a uma só voz é muito limitada".

A União Africana tem 55 Estados-membros, lembrou, referindo: "Gostaríamos de dizer que África precisa de falar a uma só voz, mas penso que nunca o fará".

"Talvez, a prazo, África venha a ter um mercado comum e possa alcançar alguns progressos nesse sentido, mas não acredito que isso venha a acontecer nos próximos 50 anos", acentuou.

"Em 2033, com muita sorte, teremos a funcionar o acordo de comércio livre, pelo que penso que não devemos entusiasmar-nos muito com a capacidade de influenciar a agenda mundial", avisou o investigador do ISS.

Justiça - Mais de cem oficiais de justiça exigem pagamento dos seus atrasados salariais de 11 meses

Bissau, 24 Ago 22 (ANG) - Mais de cem Oficiais de justiça colocados mediante um concurso público realizado desde 2019, realizaram , terça-feira, uma vígilia junto ao Ministério das Finanças, reivindicando o  pagamento de salários em atraso de 11 meses.

Na ocasião, o ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té explicou aos referidos Oficiais  que houve falha no processo de recrutamento dos referidos oficias de Justiça, razão pela qual tudo deve ser tratado novamente, com a finalidade de juntos encontrarem uma solução definitiva.

“Acredito que apenas com o diálogo é que poderemos resolver essa situação, porque é  via principal para solucionar qualquer que seja o problema”, afirmou aquele governante.

O porta-voz do coletivo dos Oficiais de Justiça, Upanhasso Naú Júnior acusou  o Estado da Guiné-Bissau de ser o promotor da desigualdade no seio dos funcionários públicos.

“Se por acaso essa situação não fôr resolvida brevemente vamos continuar com as nossas exigências nos diferentes departamentos incluídos no processo”, disse Naú Júnior.

 ANG/AALS/ÂC

PAIGC EXORTA OS CANDIDATOS A ALINHAREM COM OS PRINCÍPIOS E AS ORIENTAÇÕES DOS ÓRGÃOS SUPERIORES

 JORNAL ODEMOCRATA  24/08/2022 

O Comité Central do do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) exortou os pretendentes à liderança do partido a alinharem com os princípios e as orientações dos órgãos superiores, assim como a contribuírem para soluções que coloquem o partido e os interesses nacionais por cima de “calculismos pessoais ou interesses de grupo”.

A decisão saiu da reunião daquele órgão realizada no dia 20 de agosto de 2022, na qual foram discutidos a realização do Xº Congresso na actual situação política e jurídica e o quadro de participação da diáspora no aludido Congresso.

Os 224 membros do Comité Central aprovaram, por unanimidade, a renovação da confiança política nos órgãos nacionais do Partido, eleitos no IX Congresso Ordinário, com base no ponto dois do Artigo 123º dos Estatutos do Partido, que refere que “findo o mandato, pelo decurso do prazo estabelecido no número anterior, os titulares dos órgãos electivos mantêm-se em funções até à tomada de posse dos novos eleitos”.

Os “Libertadores” condenaram as “sistemáticas obstruções” que o Regime tenta impor à realização do X Congresso do PAIGC, na capa de pretensos processos judiciais, pondo em causa as conquistas democráticas até aqui alcançadas com o advento do multipartidarismo.

O Comité Central exortou a Comunidade Internacional a abandonar o seu silêncio e a retomar a sua vocação de apoio ao fortalecimento das instituições democráticas e à observância e respeito das leis nacionais, “manifestando-se perante a massiva e constante violação dos Direitos e Liberdade Civis e Políticos que têm ocorrido no país”.

“Alertar a todas as forças vivas da Nação da determinação do PAIGC de, doravante, não tolerar mais nenhum atentado aos Direitos Políticos, que lhe assistem” lê-se no documento, apelando a que se respeite a soberania nacional, submetendo aos seus órgãos superiores, nomeadamente à ANP, toda e qualquer ação que envolva as Forças Militares, que “sejam do seu devido conhecimento e conte com a devida aprovação”.

Por Fim, o PAIGC recomenda à Comissão Nacional Preparatória do X Congresso no sentido de criar as condições técnicas necessárias à participação da diáspora no X Congresso, com a possibilidade de os seus Delegados votarem e serem votados, via on-line e submeter a correspondente proposta ao X Congresso.

Por: Tiago Seide

GUERRA NA UCRÂNIA - OMS: 473 ataques ao sistema de saúde ucraniano em seis meses de guerra

© Lusa

Por LUSA  24/08/22 

"Seis meses de guerra tiveram um impacto devastador na saúde e na vida do povo ucraniano, mas apesar de muitos desafios o sistema de saúde conseguiu sobreviver e prestar cuidados onde e quando é mais necessário", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS num comunicado emitido hoje pela organização.

A OMS entregou nestes seis meses de guerra mais de 1.300 toneladas de material médico, trabalhando com mais de 150 governos, com as Nações Unidas e com parceiros da sociedade civil, através do Grupo de Saúde da Ucrânia, um mecanismo de coordenação humanitária.

Além disso, ajudou a formar mais de 9.000 profissionais de saúde numa série de áreas, incluindo cirurgia de trauma, feridos em massa, exposição química, epidemiologia e diagnósticos laboratoriais.

A saúde mental é apontada pela OMS como outro foco, e por isso a formação em matéria de gestão do 'stress' está a ser ministrada aos trabalhadores dos cuidados de saúde e à população em geral, "dado o aumento acentuado do sofrimento psicológico relacionado com a guerra".

Mais de 12.000 consultas de saúde psicossociais foram realizadas desde o início da guerra, relatou a organização, no balanço do apoio prestado desde fevereiro.

O sistema de saúde da Ucrânia prepara-se agora para "um inverno desafiante", alertou a OMS, que continua a apelar à Federação Russa para que acabe com esta guerra.

"Os próximos seis meses podem testar o sistema de saúde da Ucrânia como nunca antes", disse Jarno Habicht, representante da OMS na Ucrânia, referindo que já se assiste "a graves desafios e carências em muitas áreas".

O diretor regional da OMS para a Europa Hans Henri P. Kluge, denunciou os "inconscientes" ataques ao sistema de saúde que "não só são uma violação do direito humanitário internacional, como também matam e mutilam civis e prestadores de cuidados de saúde".

Kluge destacou "os esforços heroicos dos prestadores de saúde, tão dedicados à sua profissão, apesar do seu próprio sofrimento pessoal", mas sublinhou que nenhum sistema pode fornecer a melhor saúde ao seu povo sob o 'stress' da guerra.


Leia Também: Guterres assinala seis meses de guerra como um "marco triste e trágico"

EUA: Seca deixa a descoberto pegadas de dinossauro de há 113 milhões de anos

© Facebook

Notícias ao Minuto  

Visitantes de parque temático no Texas foram surpreendidos por vestígios destes espécimes pré-históricos quando a seca fez a água do rio secar como nunca antes. 

A seca extrema deixou a descoberto pegadas de dinossauros de há 113 milhões de anos, no parque temático de Valley of the Dinosaurs State Park, no estado norte-americano do Texas.

Os visitantes do parque temático foram surpreendidos por vestígios destes espécimes pré-históricos quando a seca fez a água do rio secar como nunca antes. 

“A maioria das pegadas pertence ao Acrocanthosaurus. Este é um dinossauro que mede, quando adulto, cerca de 15 pés [cerca de quatro metros e meio] e pesa cerca de sete toneladas", explicou a porta-voz do parque Stephanie, Salinas Garcia, à CNN.


Ucrânia celebra independência em guerra com Rússia

FILE - A boy waves a national flag atop of armored personal carrier at an exhibition of destroyed Russian military vehicles and weapons, dedicated to the upcoming country's Independence Day, amid Russia's attack on Ukraine, in the center of Kyiv, Ukraine,

VOA Português

Os ucranianos na quarta-feira assinalam hoje, quarta-feira, 31 anos desde que se tornaram independentes da União Soviética, dominada pela Rússia, no que certamente será um dia desóbrio , mas com celebrações desafiantes ensombradas por receios de novos ataques de mísseis russos.

O Dia da Independência da Ucrânia, que se celebra seis meses desde a invasão russa de 24 de Fevereiro, assumiu este ano um significado sagrado para os ucranianos determinados a não cair sob o jugo de Moscovo.

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy avisou na noite de terça-feira para a possibilidade de "repugnantes provocações russas" e "ataques brutais" por parte de Moscovo para lançar um manto sobre o que disse ser um dia importante para todos os ucranianos.

As autoridades proibiram reuniões públicas na capital Kyiv e impuseram um duro recolher obrigatório na cidade oriental de Kharkiv, que tem resistido a meses de bombardeamentos na linha da frente. Muitos funcionários governamentais receberam ordem para trabalhar a partir de casa.

A Ucrânia libertou-se da União Soviética em Agosto de 1991 após o putsch falhado em Moscovo e uma esmagadora maioria dos ucranianos votou num referendo para declarar a independência.

Zelenskiy não revelou pormenores sobre a forma como o governo irá marcar o feriado, por razões de segurança. Ele disse que estaria a recompensar pessoas, tais como pessoal ferroviário, trabalhadores dos serviços de emergência, electricistas, motoristas, artistas e os meios de comunicação social.

Volodymyr Zelenskyy e Putin (ilustração)

O governo expôs as carcaças de tanques russos queimados e veículos blindados como troféus de guerra no centro de Kyiv, numa demonstração de desafio.

As autoridades exortaram as pessoas a levar a sério os avisos de ataques aéreos e a procurar abrigo quando soassem sirenes.

"Estamos a lutar contra a mais terrível ameaça ao nosso Estado e também numa altura em que atingimos o maior nível de unidade nacional", disse Zelenskyy num discurso nocturno.

A administração da cidade de Kyiv proibiu grandes reuniões públicas até quinta-feira, temendo que uma multidão de residentes em festa pudesse tornar-se alvo de um ataque com mísseis russos.

"Eles receberão uma resposta, uma resposta poderosa", disse Zelenskyy numa conferência de imprensa na terça-feira.

Moscovo chama à invasão uma "operação militar especial" para desmilitarizar o seu vizinho mais pequeno. A Ucrânia e os seus aliados ocidentais acusam o Presidente russo Vladimir Putin de uma guerra não provocada, ao estilo imperial.

A PREOCUPAÇÃO COM A CENTRAL NUCLEAR

Uma área de profunda preocupação para as partes em conflito e outros países são as circunstâncias na central nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia, na cidade ucraniana de Enerhodar, no sul da Ucrânia, porque a Rússia e a Ucrânia acusaram-se repetidamente um ao outro de dispararem contra a central.

Cemtral nuclear de Zaporizhzhia na cidad de Enerhodar .(4 Agosto 2022.)

Numa indicação de algum progresso no sentido de a central ser inspeccionada por um monitor independente, a agência nuclear das Nações Unidas disse na terça-feira que visitará dentro de dias Zaporizhzhia se as conversações para obter acesso forem bem sucedidas.

As forças pró-Moscovo tomaram conta da fábrica pouco depois do início da invasão, mas esta ainda é operada por técnicos ucranianos. As Nações Unidas apelaram para que a área fosse desmilitarizada.

Na terça-feira, numa reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU em Nova Iorque, convocada pela Rússia, o seu enviado acusou a Ucrânia de bombardear a fábrica com artilharia e atacá-la com munições guiadas e um drone, no que foi negado pelo embaixador ucraniano na ONU, Sergiy Kyslytsya.

"Ninguém que esteja pelo menos consciente pode imaginar que a Ucrânia teria como alvo uma central nuclear com um risco tremendo de catástrofe nuclear e no seu próprio território", disse Kyslytsya.

O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, disse ao conselho: "Esperamos que a viagem da AIEA ... tenha lugar num futuro muito próximo" mas não forneceu pormenores sobre quando ou como os obstáculos logísticos e diplomáticos poderiam ser resolvidos.

PACOTE DE ARMAS

Os Estados Unidos, que enviaram 10,6 mil milhões de dólares em assistência de segurança à Ucrânia, anunciarão um novo pacote de cerca de 3 mil milhões de dólares já na quarta-feira, disse um funcionário dos EUA.

Soldados ucranianos disparam contra posiçōes russas com armas fornecidas pelos EUA, na região de Donetsk (Junho 2022)

O Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken, numa conferência virtual da chamada Plataforma da Crimeia, afirmou: "Devemos continuar a aumentar os custos e a pressão internacional sobre o Presidente Putin e os seus facilitadores até que os direitos do povo ucraniano e do seu país soberano sejam respeitados".

A Rússia anexou a Península da Crimeia em 2014 e tem vindo a utilizá-la como base para ataques durante a invasão. Zelenskiy dirigiu-se à conferência e disse aos repórteres mais tarde: "Vamos retomar a Crimeia - é o nosso território. Fá-lo-emos da forma que decidirmos".

IMPASSE

A guerra na Ucrânia causou milhares de mortos, forçou mais de um terço dos 41 milhões de ucranianos a abandonar as suas casas e destruiu cidades inteiras. Mas está, em grande parte, num impasse.

Para além da Crimeia, as forças russas controlam áreas do sul, incluindo ao longo das costas do Mar Negro e do Mar de Azov, e pedaços da região oriental de Donbas, que compreende as províncias de Luhansk e Donetsk.

As conversações em Março fracassaram e não há sinais de que as negociações de paz pudessem ser convocadas em breve.

As forças armadas da Ucrânia disseram ter sido mortos quase 9.000 militares. A Rússia não divulgou as suas perdas, mas os serviços secretos norte-americanos estimam em 15.000 o número de mortos.

A Rubrica Visão continua carimbar as suas edições com os olhos postos na Guiné-Bissau e na vida dos guineenses. Um espaço onde tudo e todos contam.

Por Rádio Jovem Bissau

Para a edição desta semana, a Visão convida o Economista e Diretor Geral dos Serviços Aeroportuário Nacional (NAS), Dr. Aliu Soares Cassama, para analisar a situação dos serviços do único Aeroporto Internacional do País/ Osvaldo Vieira.

Assuntos em análise:

1. Organização e estruturação dos Serviços do Aeroporto Osvaldo Vieira;

2. Situação dos Recursos Humanos;  

3. Qualidade de prestação de Serviços; 

4. Situação das infraestruturas aeroportuárias; 

5. Um olhar sobre roubo e aglomeração das pessoas na zona proibida;

6. Uma avaliação a medidas de segurança no aeroporto;

7. Uma análise a rentabilidade e tráfico aéreo do aeroporto Osvaldo Vieira;

8. Prespectivas e prêmio de Exceptional Leadership.

São estes e outros assuntos ligados ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, com o Dr. Aliu Soares Cassama, Diretor Geral dos Serviços Aeroportuário Nacional (NAS).

Não perca esta quinta-feira, dia 25 de agosto, a partir das 20 horas na Rádio Jovem.

Qual é a pergunta que gostaria de colocar ao Aliu Soares Cassama?

Acompanhe a radio da juventude guineense, em 102.8Mhz, em www.radiojovem.info e na nossa página do Facebook.