domingo, 9 de agosto de 2020

COMITÉ EXECUTIVO CESSANTE DA FFGB CONSIDERA ILEGAL A ELEIÇÃO DE FERNANDO TAVARES


O Comité Executivo cessante da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB) considera, este domingo, 09 de agosto, ilegal o Congresso Ordinário do órgão que elegeu o empresário guineense, Fernando Tavares, como presidente do organismo que dirige o futebol nacional.

Em reação ao congresso organizado pelos cinco candidatos à presidência da FFGB, Mama Saliu Baldé, um dos membros cessante do órgão, disse que o ato realizado foi simplesmente "uma diversão".

"Aquilo que aconteceu no sábado (ontem) foi simplesmente uma diversão, porque não pode realizar um Congresso Ordinário sem uma convocatória. Por isso, se pretende dirigir uma instituição deve conhecer os seus estatutos" afirmou Mama Saliu Baldé.

Com a ausência do presidente da comissão eleitoral e do secretário, o primeiro vogal da comissão, Abdu Mané, presidiu os trabalhos que começou com o preenchimento dos restantes membros, tendo culminado com a eleição de Tavares para dirigir o organismo nos próximos 4 anos.

Em conferência de imprensa, na sede da FFGB, no alto Bandim, em Bissau, Saliu Baldé alega que o número dos associados do organismo, presentes no congresso, com poderes de votos, não ultrapassa 15, o que demonstra claramente que os princípios da legalidade não foram respeitados.

Questionado pela imprensa sobre eventual reconhecimento da FIFA do novo presidente da FFGB, Fernando Tavares, Baldé afiançou que o organismo que gere o futebol mundial não vai reconhecer o processo eleitoral.

Sobre uma eventual disputa judicial, Baldé disse que a direção cessante do organismo não tem esta intenção.
O empresário guineense, Fernando Tavares, foi eleito, este sábado, 8, o novo presidente da FFGB, sucedendo ao cargo Manuel de Nascimento Lopes, que ocupava o cargo desde 2012.

O Congresso Ordinário do organismo que, inicialmente, foi marcado para o dia 25 julho, e que foi adiado para este sábado, 08, pela comissão eleitoral devido à pandemia de covid-19, alegando que a sala onde deveria decorrer o ato não obedece aos parâmetros exigidos pelas autoridades da luta contra a doença.

Aconteceu que quando faltavam 24 horas para o congresso ordinário, a FIFA, organismo que dirige o futebol mundial, anunciou a suspensão de Manelinho, presidente cessante do órgão, igualmente candidato a um terceiro mandato.

A FIFA anunciou a suspensão por 10 anos de funções relativas ao desporto de Manelinho, devido a falhas na proteção de um homem atacado em massa.

Por: Alison Cabral

Rádio Jovem Bissau

Beirute. Unicef estima que foram afetadas cerca de 100.000 crianças

A Unicef estimou hoje que cerca de 100.000 crianças foram afetadas pelas explosões em Beirute em 04 de agosto, apesar dos números ainda serem "confusos", e alertou para a urgência em ajudar a atenuar as suas necessidades mais imediatas.

© Getty Images
As explosões afetaram, entre outros, hospitais que sofreram graves danos, tal como centros de saúde e cerca de 120 escolas, além de se terem perdido as provisões de saúde que estavam armazenadas perto da capital libanesa em plena pandemia de covid-19.

A diretora de Comunicação e Alianças Privadas da Unicef, uma agência das Nações Unidas, a espanhola Raquel Fernández, dizia num vídeo comunicado que entre as 100.000 crianças afetadas estão as vítimas mortais e feridas, mas também aquelas que perderam a sua casa ou que não encontram a sua família no meio do "caos".

Segundo Raquel Fernández, estas crianças estão a sentir "o trauma do horror vivido" a que se soma a situação de crise económica e a pandemia de covid-19 que atravessava o país antes da explosão, e, por isso, defendeu que a necessidade de proteger a infância nestes momentos é urgente.

Segundo esta porta-voz da Unicef, neste momento, as prioridades centram-se na compra de provisões de saúde e 'kits' de higiene e água, e no apoio do programa de juventude pelo qual os jovens voluntários ajudam a limpar ruas e casas e a preparar e distribuir comida para as famílias mais vulneráveis.

Reunir crianças separadas das suas famílias, dar apoio psicossocial, reabilitar escolas e centros de saúde são também outras das prioridades destacadas pela Unicef.

"São necessidades muito urgentes, imediatas e muito graves. A Unicef precisa de ajuda, necessita de fundos. As nossas necessidades iniciais são superiores a oito milhões de dólares e como sempre agradecemos muitíssimo a todo aquele que possa e queira apoiar", apelou Raquel Fernández.

A Unicef trabalha, desde o primeiro dia, com as autoridades locais, organizações não-governamentais (ONG) e outros "aliados" no terreno.

Raquel Fernández dá exemplos de como ajudar e, entre outros, refere o transporte de medicamentos e vacinas que havia num armazém perto do porto de Beirute, e que foram levados para um outro mais seguro, e o programa de apoio à juventude e proteção infantil que presta apoio psicossocial às crianças afetadas.

Duas fortes explosões sucessivas sacudiram Beirute na terça-feira, causando, pelo menos 158 mortos e cerca de 6.000 feridos, segundo o último balanço feito pelas autoridades libanesas.

Até 300.000 pessoas terão ficado sem casa devido às explosões, segundo o governador da capital do Líbano, Marwan Abboud.

As violentas explosões deverão ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, revelou que cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio estavam armazenadas no depósito do porto de Beirute que explodiu.

LUSA

COVID-19 - Mais de 727 mil mortos e 19,6 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 727.288 mortos em todo o mundo desde o aparecimento da doença na China em dezembro, segundo o balanço hoje às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) da agência France-Presse.

© Lusa
Mais de 19.674.290 casos foram diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, dos quais 11.665.200 foram considerados curados.

Nas últimas 24 horas foram registados 6.045 mortos e 278.509 infetados em todo o mundo. Os países que registaram mais novas mortes foram os Estados Unidos (1.329), o Brasil (905) e a Índia (861).

Os Estados Unidos são o país mais afetado tanto em número de mortos como de casos, com 162.425 mortes em 4.998.105 infetados. Pelo menos 1.643.118 pessoas foram consideradas curadas.

Após os Estados Unidos, os países mais atingidos são o Brasil, com 100.477 mortos em 3.012.412 casos, o México com 52.006 mortes (475.902), o Reino Unido (46.566 mortos em 309.763 casos) e a Índia (43.379 mortes entre 2.153.010 infetados).

Entre os países mais afetados, a Bélgica é o que lamenta mais mortos em relação à sua população, com 85 mortes por 100.000 habitantes, seguida do Reino Unido (69), do Peru (63), da Espanha (61) e da Itália (58).

A China (sem os territórios de Hong Kong e Macau) regista oficialmente um total de 84.619 casos (23 nas últimas 24 horas), entre os quais 4.634 mortos (0 entre sábado e hoje), e 79.168 recuperados.

A América Latina e as Caraíbas totalizavam hoje às 11:00 TMG 218.345 mortos em 5.505.076 casos, a Europa 213.091 mortos (3.340.067 casos), os Estados Unidos e o Canadá 171.438 mortes (5.117.286 infetados), a Ásia 71.303 mortos (3.412.962 casos), o Médio Oriente 29.885 mortes (1.239.138 infetados), a África 22.898 mortos (1.036.731 casos) e a Oceânia 328 mortos (23.031 infetados).

Este número de casos apenas reflete uma fração do número real de contaminações, dado que alguns países só testam os casos graves, outros utilizam os testes sobretudo para despistagem e numerosos países pobres têm limitadas capacidades de testagem.

O balanço foi realizado a partir de dados recolhidos pelas delegações da AFP junto das autoridades nacionais competentes e de informações da OMS.

In LUSA

I INVEJA, MALVADESA OU INCOMPETÊNCIA!


I INVEJA, MALVADESA OU INCOMPETÊNCIA!
A degradação de estrada que liga o Bairro Cuntum Madina (periferias da capital Bissau) ao Bairro Alto Bandim (Zona-07), dificulta a passagem de viaturas e em particular, dos transportes públicos (Toca-toca/taxi). 
A estrada de volta como também é conhecido, está totalmente degradado devido às águas pluviais estagnadas, o que impossibilita a circulação de automóveis.

Lembrando que Domingos Simões Perreira vulgo DSP, é Presidente do PAIGC foi eleito Deputado de nação várias vezes no Círculo 28 Bairro Cuntum Madina, fez milhares de promessas que vai reabilitar está estrada, mas nunca nada saio do papel.

QUERENDO MUDAR O ESTADO DEGRADADO E TRISTE QUE O PAIGC NOS COLOCOU!
Vem outra vez o mal da fita trava o contributo do Cidadão e Empresário NICK GOMES, Actual Director do PETROGUIM.
Para quem não tem memória seletiva e curta, lembra que por capricho da política de terra queimada o antigo Ministro das Obras Públicas Oscar Barbosa (Kankan), Dirigente do PAIGC, mandou parar na altura a obra de reabilitação das estradas de Cuntum Madina e Quelelé, pelo facto de não ser o militante ou Dirigente do PAIGC a levar a cabo está manutenção.

" GOSI MORADORIS DI CUNTUM MADINA KU CONTINUA NA SUFRI"
Nunde Diputado Domingos Simões Perreira ku si promessas?

O Ministro das Obras Públicas na altura Kankan Dirigente do PAIGC, não se lembrou que a sua tutela é quem devia fazer manutenção dessas estradas, más não o fez. Como se não bastasse, mandou parar a obra de um cidadão que quis apenas dar a sua contribuição para o bem estar social.

"NICK GOMES, DEUS KU NA PAGAU"
Onde estão os Deputados do PAIGC que prometeram apoiar e servir os moradores do Círculo 28? 
SÓ KAFUMBAM!






Por: BG
Fonte: Prs Bissau

Guiné-Bissau: Moradores do Bairro de Cuntum Madina círculo 28, apreensivos com a situação das estradas e lançam mãos às obras.



TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Guiné-Bissau: Uma morte e um ferido é o resultado da tragédia provocada pelas Fortes Chuvas, que origiram a queda de uma casa em Quinhamel.



Responsável dos Serviços da Proteção Civil da Região de Biombo explica como a tragédia terá acontececido e lamenta a falta de meios materiais para dar resposta as necessidades básicas dos cidadãos daquela zona.

TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Sénégal: Célébration ce dimanche de la 37 ème journée nationale de l'arbre, le Président Macky Sall a planté symboliquement un baobab à Diamniadio.

L'adansonia digitata est l'arbre parrain de cette journée. Le thème retenu cette année est: la reforestation, un remède contre la pandémie.
Le Chef de l'Etat a invité les sénégalais à s'approprier la journée pour reboiser et lutter contre la déforestation.









Fonte: Présidence de la République du Sénégal

Guiné-Bissau: Moradores exigem reparação da principal estrada daquela localidade


nô pintcha 8 Agosto 2020 

Bairro de Enterramento
No passado dia 5 de agosto, os moradores do Bairro de Enterramento clamaram pela reparação da estrada que os serve, uma estrada pouco recomendável ao trânsito de viaturas particulares e de transportes públicos, com a situação a ficar mais complicada depois das intensas chuvas que têm caído nos últimos tempos e dizem que até parece que foram esquecidos e desprezados pelos governantes. Os motoristas recusam-se a transportar os passageiros que se dirigem para o bairro e as pessoas veem-se obrigadas a percorrer distâncias consideráveis até um local onde conseguem aceder a um meio de transporte.

O grito de socorro dos habitantes do Bairro de Enterramento foi registado pela repórter do jornal “Nô Pintcha” que percorreu quase todas as vias de comunicação daquela urbanização, inclusive os que constituíam alternativas e que se tornaram impraticáveis após chuvas intensas dos últimos dias.

A maioria dos residentes acusa as autoridades competentes da falta de interesse para a resolução dos problemas das estradas de Enterramento e criticou o silêncio do deputado do Círculo 10 que, em campanha eleitoral, fez promessas mas depois de se eleger esqueceu de tudo.

Por isso, alguns proprietários dos transportes públicos decidiram pura e simplesmente parar as suas viaturas, por causa das más condições das estradas.

Ouvida uma das moradoras de Enterramento, Henriqueta Cá explicou que é difícil apanhar um táxi ou toca-toca nesse bairro, pois levanta-se todos os dias muito cedo para ir vender os seus produtos no mercado de Bandim, mas tem de caminhar quilómetros até conseguir um transporte.

Para Binar Cá, o mais antigo morador do Bairro, disse que a situação da estrada de Enterramento é muito complexa, até parece que forem esquecidos pelo Governo. Os motoristas são obrigados a contribuir para o Fundo Rodoviário e eles não cumprem com os seus deveres. Onde está o dinheiro cobrado? Há muito tempo que as estradas se encontram nessa situação. É uma vergonha, porque é no Bairro de Enterramento que se encontram as residências dos funcionários das Pescas, a sede da Autoridade Reguladora Nacional (ARN), a Escola Nacional de Saúde e a Faculdade de Medicina, o Centro de Saúde Mental, a Escola Nacional de Administração (ENA), entre outras instituições.

Em nome da juventude de Enterramento, Sene Sanhá afirmou que é preciso que os governantes reajam e assumam urgentemente a reparação das estradas de Enterramento e dos outros bairros, porque todos estão em estado avançado de degradação.

António Dju disse que esta situação não é de hoje e que exigem uma rápida reparação destas estradas, pois é por esse motivo que não existe transportes públicos neste bairro, onde a população é numerosa, tendo em conta as que habitam no Enterramento e Cupul, tornando-se tudo mais complicado porque são obrigados a utilizar os mesmos transportes.

Para um dos habitantes de Enterramento, António Pedro Delgado, que habita numa residência situada na parte do bairro denominada Ilha, confidenciou que a estrada que faz a ligação Quelelé-Enterramento-Guimetal carece de uma profunda intervenção do Ministério das Obras Públicas, que devia antes do começo da atual época das chuvas proceder à terraplanagem de toda a extensão daquela via. Tanto para os moradores com carros particulares como para os que se deslocam em transportes públicos, morar neste bairro constitui um grande martírio para todos. Há que exigir das autoridades rodoviárias a reparação e manutenção das estradas de terra batida de todos os bairros da cidade de Bissau.

Adelina Pereira de Barros



Academia Demba Sanó inaugurou ‘Lar Bruma’ em Portugal


Fonte: Rádio Jovem Bissau

Não existe super homem, todos somos dispensaveis como substituiveis...

Por Husantcho Mango

Eng. Domingos Simões Pereira, precisa voltar ao país, queremos opositor forte, para debater problemas do país.  Não ficar em lisboa, emitindo opiniões pela rede sociais. Na Guinea Bissau, terá todo proteção que necessita, como sempre teve...

Aliás não há nenhum motivos para sua estada em lisboa, entretanto, estas fazendo isso, para chamar atenção da sociêdade Guineense de forma errada.
Meu amigo Eng. Domingos Simões Pereira, Guinea Bissau, é seu lugar, nada vai lhe acontecer ali.

O que não pode, é permitir continuidade exdrúxulas, e com festa dos recursos públicos. Guinea Bissau, é de todos nós, não podemos ficar nessas de supervalorização dos seres mortais, como todos nós.
Eng. Domingos Simões Pereira, têm capacidade incontestavel, porém não é Jesus e sequer anda nas águas; Tudo que faz, outros podem fazer. Amilcar Cabral, morreu a luta continuou até vitória final, apesar de muitas achavam que tudo acabaria com a sua morte.

Não existe super homem, todos somos dispensaveis como substituiveis.

CABO VERDE - A primeira barragem de Cabo Verde na Ribeira, que voltou a ser 'Seca'

Após três anos de seca, é desolador o cenário na barragem de Poilão, a primeira construída em Cabo Verde, que deu vida nova à Ribeira Seca, mas que agora está praticamente sem água e a fazer jus ao nome. 

© Lusa
"Há três anos estamos a viver com a seca e, como se pode ver, não temos nada. Hoje fazemos parte da Ribeira Seca, sem nada", desabafou à agência Lusa o vice-presidente da Associação dos Agricultores da Barragem de Poilão, Adilson Varela, mais conhecido por Nelson.

A barragem de Poilão, situada no município de São Lourenço dos Órgãos, foi a primeira infraestrutura hidráulica do tipo construída em Cabo Verde, financiada pelo Governo da China e inaugurada há 14 anos, em 03 de julho de 2006.

A infraestrutura, que beneficia ainda diretamente o concelho de Santa Cruz, tem 153 metros de comprimento, 26 de altura e capacidade para reter 1,7 milhões de metros cúbicos de água.

Após ter começado a receber água, Nelson recorda que tudo passou a ser em abundância na região, desde produtos nos mercados, trabalho para todos os agricultores e pasto para os animais.

Após a sua inauguração, a barragem chegou a transbordar em anos seguintes, cobrindo toda a região de verde, transformando-se num ponto de atração turística e da realização de sete edições da festa do milho, em 01 de novembro, com centenas de pessoas e o comércio a fluir nas imediações.

Mas desde 2017, por causa da falta de chuva, não se realizou a tradicional festa do milho, a pouca água que havia ainda na albufeira secou e tudo começou a ficar castanho e cinzento, num cenário desolador.

A barragem beneficiava muitos agricultores a montante, mas sobretudo a jusante, na bacia hidrográfica da Ribeira Seca, que durante anos esteve molhada, mas agora está novamente a fazer jus ao seu nome, disse o vice-presidente da associação de agricultores.

E logo que se começa a falar do cenário nas imediações da barragem de Poilão, Nelson respira fundo, desvia o olhar e descrever o drama vivido nos últimos três anos por mais de 200 agricultores da Ribeira Seca.

"Agora estamos neste cenário sem nada", prosseguiu, afirmando que muitas famílias da região têm enfrentado dificuldades, mas concretamente em Lém Jorge, a zona onde mora com a família, que já faz parte do município de Santa Cruz.

Para atenuar as dificuldades, Nelson, 36 anos, não tem dúvidas que a solução seria fazer um furo na ribeira, que a associação pediu assim que a água da barragem começou a secar.

Mas até agora a procura de água no subsolo não chegou a acontecer. "Pelo menos um furo para combatermos a seca, mas agora ficámos sem nada", disse, referindo que foi feita uma perfuração com água apenas para abastecer a população.

"Agora dependemos da chuva para ver se as coisas melhoram", continuou o agricultor, apontando para os tubos que antes eram utilizados para rega gota-a-gota, mas que agora estão estendidos nas terras secas, sem escorrer um pingo de água.

Contactado via telefone pela agência Lusa, o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente dos municípios de São Lourenço dos Órgãos e Santa Cruz, António Andrade, começou por lamentar a situação provocada por três anos consecutivos de seca severa no país.

Segundo o responsável, a água que existia na barragem deu para regar algumas parcelas de terreno até meados de 2019, sendo que até agora está-se a usar uma perfuração mista na ribeira, tanto para rega, como para abastecimento da população.

Os agricultores reclamam mais uma perfuração para agricultura, mas o delegado esclareceu que, desde que o país vive esta situação de seca, que a prioridade primeira da pouca água é para as pessoas, seguida dos animais e só em terceiro lugar as plantas.

"Achamos que neste momento não é necessário fazer novas perfurações porque temos uma quantidade mínima de água nos lençóis freáticos. E também estamos a correr o risco de não encontrar água, pelo que não é sustentável agora", afirmou António Andrade.

O delegado disse que o que o Ministério tem feito é melhorar o furo já existente, que é bastante produtivo, mas que devido a uma avaria reduziu a sua capacidade de fornecimento de água de 200 metros cúbicos por dia, para os atuais 12 metros cúbicos por hora para rega e 10 metros cúbicos para abastecimento da população.

Devido ao consumo elevado de combustível, António Andrade adiantou que já há financiamento para equipar o furo com uma bomba com mais capacidade e instalar painéis solares, e assim reduzir os custos de combustível e levar água para rega a um reservatório de 100 metros cúbicos.

Além de Poilão, Cabo Verde conta com mais sete barragens, em Saquinho (Santa Catarina), Faveta (São Salvador do Mundo), Salineiro (Ribeira Grande), Flamengos (São Miguel), todas em Santiago, Banca Furada e Fajã (São Nicolau) e Canto de Cagarra (Santo Antão).

Em fevereiro de 2018, no primeiro ano de seca, o presidente da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), Manuel Moura, avançou que as barragens do país estavam na altura com menos de 3,6% da sua capacidade.

Em janeiro deste ano, o Governo cabo-verdiano declarou a situação de emergência hídrica em todo o país até outubro próximo, devido à seca acumulada nos últimos anos, admitindo neste período limitações temporárias ao consumo de água.

A chuva voltou a cair em julho em alguns pontos do país, enquanto os agricultores cabo-verdianos esperam mais precipitações neste e no próximo mês para evitar mais um ano de seca no arquipélago.

Por LUSA