domingo, 18 de junho de 2023

NO COMMENT!

 
©Simão Seidi 

MALI: Referendo à nova Constituição no Mali? Resultados conhecidos 4.ª-feira

© Shutterstock

POR  LUSA    18/06/23 

As ameaças de grupos armados e divergências políticas impediram hoje a realização, nas regiões do norte e centro do Mali, do referendo à nova Constituição, cujos resultados deverão ser conhecidos dentro de 72 horas.

Cerca de 8,4 milhões de malianos foram chamados a pronunciar-se sobre o texto da nova Constituição, apresentado pela junta militar no poder desde 2020, e que prevê um reforço dos poderes do Presidente da República, mantém a autoridade do Tribunal Constitucional sobre os processos eleitorais e continua a definir o Mali como um estado centralizado.

Os resultados da consulta, que foi muito participada na capital Bamako, são esperados dentro de 72 horas, de acordo com a agência de notícias France-Presse.

As urnas encerraram pelas 18:00 (hora local e GMT) e o chefe da junta militar, o coronel Assimi Goïta, foi dos primeiros a votar em Kati, perto de Bamako, logo ao início da manhã.

"Estou convencido de que este referendo abrirá o caminho para um novo Mali, um Mali forte, um Mali eficiente, um Mali ao serviço do bem-estar do seu povo", disse.

Informações provenientes do resto do país indicam que, tal como previsto, os grupos armados do norte bloquearam o referendo na cidade estratégica de Kidal e na região circundante.

Os antigos movimentos rebeldes, signatários de uma paz frágil com as autoridades de Bamako, recusaram-se a permitir a entrega de material eleitoral, adiantando que não identificam no texto em consulta o acordo que assinaram em 2015.

Na região de Ménaka (nordeste), que está a ser atacada pela organização Estado Islâmico há meses, as operações foram limitadas à capital regional, de acordo com os representantes eleitos.

Um consórcio de observadores da sociedade civil, MODELE, apoiado pela União Europeia, indicou num comunicado de imprensa que mais de 80 assembleias de voto na região central de Mopti, um dos focos da violência que assola o Mali desde 2012, estavam "inoperacionais devido à insegurança".

O mesmo comunicado deu conta da transferência de várias assembleias de voto para a cidade de Bankass e sem avançar mais detalhes referiu um "ataque terrorista" que perturbou a votação em Bodio, também no centro do país.

O novo texto constitucional é rejeitado pelos movimentos políticos e militares tuaregues, que reclamam autonomia territorial, e também pelos imãs do Mali, que contestam o laicismo do Estado, previsto no texto.

O líder da junta militar no poder no Mali, Assimi Goïta, que chegou ao poder em 2020 após um golpe de Estado, enfrenta, na prática, o primeiro teste eleitoral, quando os malianos responderem "sim" ou "não" à nova Constituição que propõe.

Ao chegar ao poder, Assimi Goïta foi empossado como presidente para um período de transição, que deverá terminar no início de 2024 com eleições, as quais devolverão o poder a civis.


Leia Também: António Guterres recomenda uma reconfiguração da missão da ONU no Mali

Guiné-Bissau vai jogar o CAN 2023 - ‼️Baciro Candé em exclusivo à DW África‼️: "A Guiné-Bissau está de parabéns, o nosso povo merece"

Os "Djurtus" qualificaram-se pela quarta vez para a fase final do Campeonato das Nações Africanas. Uma obra de muitos jogadores e de um só líder: o selecionador guineense, Baciro Candé. 

À DW África, Candé comenta mais um feito que entra para a história do futebol nacional.

© DW Português para África 

Grupo Wagner diz que 32 mil condenados russos concluíram contratos

© Lusa

POR LUSA    18/06/23 

O chefe do grupo Wagner, Yevgueni Prigozhin, anunciou hoje que 32.000 condenados russos concluíram os seus contratos com a formação paramilitar e voltaram para casa, depois de participarem na invasão da Ucrânia.

"Até 18 de junho de 2023, 32.000 pessoas com condenações anteriores que participaram na operação militar especial no território das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk nas fileiras Wagner voltaram para casa", afirmou Prigozhin, citado pela imprensa.

Acrescentou que 0,25% destas pessoas cometeram algum delito após abandonar o lugar onde estavam a operar, o que constitui uma percentagem ínfima tendo em conta a quantidade de ex-presidiários reincidentes que não tiveram qualquer relação com o grupo mercenário.

Segundo o chefe do grupo Wagner, os ex-combatentes daquele grupo cometem "80 vezes menos crimes" do que outros ex-presidiários.

Prigozhin reconheceu, numa entrevista no final de maio, que recrutou cerca de 50.000 reclusos de prisões russas para a ofensiva na Ucrânia.

A guerra começou em 24 de fevereiro de 2022, quando forças russas invadiram a Ucrânia para "desmilitarizar e desnazificar" o país vizinho, segundo anunciou então o Presidente da Rússia, Vladimir Putin.


Foi detido por agredir dezenas de mulheres e depois libertado. Agora voltou ao mesmo

 A justiça portuguesa deixou em liberdade um homem conhecido pelos comportamentos violentos e pelas agressões a mulheres. Ele chegou a estar detido em maio, por agredir dezenas de vítimas, mas depois de ser presente a juiz foi posto em liberdade. E agora, voltou a fazer exatamente a mesma coisa


Guiné-Bissau e Cabo Verde qualificados para o CAN 2023

Foto: picture alliance/dpa/N. Bothma

DW.COM   18/06/23 

Na penúltima jornada do grupo A, a Nigéria venceu a Serra Leoa (2-3), qualificou-se e aprou também a Guiné-Bissau. No grupo B, Cabo Verde derrotou o Burkina Faso por 3-1 e qualificou-se para o próximo CAN.

Pela quarta vez, a Guiné-Bissau vai jogar a fase final do campeonato africano de futebol. No sofá, os "Djurtus" festejaram a vitória da Nigéria frente à Serra Leoa, por 2-3, assegurando o segundo lugar no grupo A

Naaquela que foi a penúltima jornada da fase de qualificação para o CAN 2023 (a reliayar-se em 2024), a seleção da Guiné-Bissau vai participar no CAN pela quarta vez.

No grupo B, Cabo Verde foi a jogo em casa e derrotou a seleção do Burkina Faso por 3-1. Os comandados do técnico Pedro Brito 'Bubista' adiantaram-se no marcador aos sete minutos, por intermédio de Bebé, avançado que joga no Saragoça, de Espanha. 

Mas, nos minutos de compensação da primeira parte, o Burkina Faso, que já estava apurado para a CAN, empatou o jogo, por intermédio de Issoufou Dayo. 

Cabo Verde apurado para o CAN 2023   Foto: Muzi Ntombela/Sports Inc/empics/picture alliance 

Na segunda parte, Cabo Verde sabia que só a vitória interessava para garantir o apuramento hoje -- o Togo venceu Essuatíni por 2--0 -- e conseguiu mais dois golos, o primeiro aos 67 minutos, por João Paulo Fernandes. 

Já nos descontos, aos 90+4 minutos, Clé sentenciou a partida, para gáudio dos milhares de cabo-verdianos presentes nas bancadas do Estádio Nacional e espalhados por todo o mundo. 

Esta é a quarta CAN em que Cabo Verde participa, depois da estreia em 2013, na África do Sul, seguindo-se depois presenças em 2015, na Guiné Equatorial, e 2021, nos Camarões. 

China diz que Taiwan constitui a maior ameaça às boa relações com os EUA

© Lusa

POR LUSA   18/06/23 

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Qin Gang, admitiu hoje que Taiwan representa "a maior ameaça" às boas relações entre Pequim e Washington, após reunir-se com o chefe da diplomacia dos EUA, Antony Blinken.

"A questão de Taiwan é a questão fundamental dos interesses superiores da China, a questão mais importante nas relações entre a China e os EUA e o maior perigo", disse Qin, ao seu homólogo norte-americano.

Nas últimas semanas, a China tem intensificado os apelos para que os Estados Unidos não interfiram na ambição de conseguir que o território de Taiwan regresse à soberania de Pequim, reiterando a vontade em atingir esse objetivo por meios pacíficos ou, se necessário, através da força militar.

O chefe da diplomacia chinesa também admitiu que as relações entre os dois países "estão no seu ponto mais baixo desde o estabelecimento das relações diplomáticas, reconhecendo que a situação não responde aos "interesses fundamentais dos dois povos".

Após uma reunião que durou cerca de cinco horas e meia, Blinken e Qin concordaram ainda na realização de um novo encontro, em breve, em Washington, como parte da estratégia para restabelecer canais de comunicação diplomática entre os dois países.

"O secretário de Estado norte-americano convidou o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês para se deslocar a Washington para mais conversas e ambos concordaram em agendar uma visita recíproca num momento adequado para ambos", disse o porta-voz da diplomacia dos EUA, Matthew Miller.

Após o encontro de hoje em Pequim, Qin fez "exigências claras sobre os interesses essenciais e sobre as principais preocupações da China, incluindo a questão de Taiwan".

O chefe da diplomacia chinesa disse também que "a política da China em relação aos Estados Unidos sempre manteve continuidade e estabilidade, e é fundamentalmente guiada pelos princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação".

Qin garantiu que o seu Governo está empenhado em construir um mundo "estável, previsível e de relacionamento construtivo", expressando a sua esperança de que Washington "mantenha uma visão objetiva e racional da China, mova-se na mesma direção e lide com eventualidades inesperadas com calma, profissionalismo e racionalidade".

De acordo com um comunicado da diplomacia chinesa, as duas delegações concordaram em "incentivar a expansão dos intercâmbios educacionais, (...) explorar ativamente a possibilidade de aumentar os voos de passageiros entre a China e os Estados Unidos (...) e promover o intercâmbio de estudantes, académicos e empresários".

Segundo o porta-voz da diplomacia dos EUA, Blinken levantou várias questões que preocupam as autoridades norte-americanas, mas também discutiu várias oportunidades de negócios e iniciativas em que Washington e Pequim podem cooperar.

"O secretário de Estado deixou claro que os Estados Unidos sempre defenderão os interesses e valores do povo americano e trabalharão com os seus aliados para promover uma visão de um mundo livre que sustente uma ordem internacional baseada em regras", disse Miller.



Guinea-Bissau: Braima Camará recua e continua na liderança do Madem-G15

Foto: Alison Cabral/DW

Por DW.COM   18/06/23 

O coordenador nacional do Movimento da Alternância Democrática da Guiné-Bissau, Braima Camará, recuou na decisão de deixar a liderança do partido, segundo uma resolução do Conselho Nacional da formação partidária.

Menos de 24 horas depois, Braima Camará recuou   na sua decisão de renunciar ao cargo, após o Conselho Nacional ter aprovado várias moções de confiança política propostas pelos coordenadores e secretários regionais do partido e de organizações políticas do Madem-G15, refere a resolução do Conselho Nacional divulgada à imprensa.

Voto de confiança


O coordenador nacional do Movimento da Alternância Democrática (Madem-G15) da Guiné-Bissau, renunciou no sábado (17.06) ao cargo, após a derrota do partido nas eleições legislativas do passado dia 4 de junho.

"Perante este órgão, eu apresento a renúncia do meu mandato", afirmou Braima Camará, quando discursava perante o Conselho Nacional do Madem-G15, reunido para analisar os resultados das eleições legislativas, nas quais o partido obteve 29 dos 102 lugares do parlamento guineense.

O Madem-G15 governava o país em coligação com o Partido de Renovação Social e com a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau.

Camará assumiu derrota eleitoral

Braima Camará considerou que é o "único responsável pela derrota eleitoral" e que não "há bodes expiatórios, nem dois culpados".

"O Madem perdeu as eleições. Ponto final. Parágrafo. Não vou a tribunal por causa dos resultados", disse Braima Camará, salientando que a política deve ser feita com nobreza e que "nunca será um primeiro-ministro cozinhado num gabinete".

Os resultados das eleições legislativas deram a vitória à coligação PAI - Terra Ranka com 54 dos 102 deputados ao parlamento, conquistando assim a maioria absoluta.

O Madem-G15 obteve 29 deputados na Assembleia Nacional Popular, mais dois assentos do que em 2019.

Hoje, segunda-feira, 18 de junho de 2023, completa cem dias após sua partida...😢😢😢

Hoje, segunda-feira, 18 de junho de 2023, completa cem dias após sua partida. 

Lembro com carinho os inúmeros momentos que vivemos. 

Sinto falta de cada risada, de cada conversa e de todos os abraços que me demos.

São tantas as saudades que não cabem mais no meu coração.

É difícil suportar a ausência de alguém que foi tão importante na minha vida.

Guardo comigo as lembranças dos inúmeros momentos que vivemos. Você permanecerá no meu pensamento. 

Agradecerei eternamente por tudo que de maravilhoso você me deu e continuarei homenageando a pessoa maravilhosa que você foi, dia após dia, pelo resto da minha vida.

Continue descansando em paz Minha Rainha para sempre!!!


PARLAMENTO NACIONAL INFANTIL DENUNCIA O USO ILEGAL DO NOME DA ORGANIZAÇÃO PELO INSTITUTO DA MULHER E CRIANÇA

Por Rádio Jovem Bissau

A Direção do Parlamento Nacional Infantil denunciou este sábado (17.06.2023), o  Instituto da Mulher e Criança (IMC) de usar individualmente o logotipo e o nome da sua organização nas suas últimas atividades realizadas e ameaça tomar medidas para proteger o que chama de "integridade" da organização. 

Numa nota à imprensa na posse da Rádio Jovem, os parlamentares infantis exortam não só a UNICEF e alguns dos seus parceiros, assim como a sociedade em geral que as três últimas atividades realizadas pelo IMC não contou com a colaboração do Parlamento Nacional Infantil (PNI), acusando-o  de anunciar uma "falsa" colaboração entre as duas instituições. 

Ainda na mesma nota, a Direção revelou que a cerimónia de celebração do primeiro de Junho organizada pelo IMC, este ano, contou com a presença da Vice-presidente do Parlamento Infantil, Djarai Fjaló, quem proferiu, em nome da organização, um discursou sem qualquer autorização (como manda as normas do PNI) da direção do Parlamento.

Face a esta situação, "A Direção PNI apela ao IMC para se abster do uso indevido do nome da sua  instituição sem o conhecimento da Direção, caso contrário, a Direção será obrigada a tomar medidas para proteger a "integridade" da organização". Avisou.

RESOLUÇÕES FINAIS DO CONSELHO NACIONAL DO MADEM- G15

 


MOÇÃO DE AGRADECIMENTO👇



MOÇÃO DE CONFIANÇA POLÍTICA👇


Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15  / G15-COMUNICAÇÃO-JUADEM

Dia 16 de junho, o Movimento para Alternância Democrática G-15 reuniu a comissão Política e Permanente na sede nacional do Partido, presididas pelo Coordenador Nacional, Braima Camará.


Hoje dia 17 de junho, decorre no hotel Azalay, a Comissão Nacional.

As reuniões com os órgãos estatutários tem como objetivo:

- Fazer o balanço da campanha eleitoral tendo em conta dos resultados finais 

- Auscultar a sensibilidade dos militantes

-Apresentação do pedido de mandato à CPN para gerir os assuntos relacionados com a constituição da Nova Assembleia da República.

Na presença dos altos dirigentes do Partido e dos distintos militantes, em consequência dos resultados das eleições de 4 de junho, Braima Camará renúncia o cargo de Coordenador do MADEM-G15, tal como havia dito em vários momentos da campanha.

O homem conhecido pela sua palavra e desapego ao poder, deu mais uma vez provas de que a missão de contribuir para o progresso e desenvolvimento da Guiné-Bissau pode ser feito de várias formas, sem colocar em causa a sua palavra nem a estabilidade do país.

Por  Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15   17/06/23