quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Presidente da República inicia presidência aberta na zona leste da Guiné-Bissau


O Presidente da República, José Mário Vaz, escolheu a região de Gabú, leste do país, para iniciar, a 10 de Março, a sua primeira Presidência Aberta, informa à Rádio Jovem uma fonte governamental que não deu mais detalhes.

Sabe-se que a crise política vigente no país estará no centro das intervenções do chefe de Estado guineense no contacto directo com as populações do Interior da Guiné-Bissau.

José Mário Vaz quer ouvir preocupações da população sobre a realidade política, social e económica, explicar, na primeira pessoa, o que realmente se passa e a sua estratégia para acabar com a crise.

Fonte: Braima Darame via facebook

NAÇÕES UNIDAS - ONU precisa de 4,4 mil milhões de dólares para combater fome

As agências da ONU precisam de 4,4 mil milhões de dólares em fundos de emergência para combater a fome na Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen, disse hoje o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Mais de 20 milhões de pessoas enfrentam a fome naqueles quatro países e é preciso agir para evitar um desastre humanitário, disse António Guterres em entrevista coletiva na sede da ONU.

"Precisamos de 4,4 mil milhões de dólares (cerca de 3,8 mil milhões de euros) até ao final de março para evitar uma catástrofe", disse.

Até agora, as Nações Unidas apenas conseguiram 90 milhões de dólares.

O Sudão do Sul declarou hoje fome no norte, enquanto o Fews Net, sistema de alerta precoce da fome, disse que algumas áreas remotas do nordeste da Nigéria já estão afetadas pela fome desde o final do ano passado.

Os quatro alertas de fome não têm precedentes nas últimas décadas. O último alerta emitido foi em 2000 na Somália, tendo pelo menos 260.000 pessoas morrido, metade das quais crianças com menos de cinco anos, segundo o Programa Alimentar Mundial.

A UNICEF (Fundo da ONU para a Infância) alertou esta semana para a má nutrição aguda de que sofrem 1,4 milhões de crianças na Nigéria, Somália, Sudão do Sul e no Iémen, sublinhando que podem morrer nos próximos meses.

Dos quatro alertas de fome, apenas o da Somália é causado pela seca. Os restantes são resultado de conflitos.

"A situação é terrível. Milhões de pessoas sobrevivem entre a má nutrição e morte, vulneráveis às doenças e surtos, obrigadas a matar o seus animais para comer e a comer os grãos que guardaram para semear no próximo ano", disse António Guterres.

NAOM

Nenhum governo vai cair, e mais ainda, vejam o que se vai passar nos próximos dias. Vai haver com cada tipo de surpresas que muita gente vai aplaudir.

Cipriano morreu politicamente e para sempre.

O tempo dirá ao mundo aonde esta ou esteve a razão durante todo este tempo.

A maior luta neste momento que Jomav esta enfrentando, é de acabar com a corrupção..., e Sissoko controla toda a situação que toca a sujidade.

Publicada por didi lopes 

DELIBERAÇÃO 14/2017 COMISSÃO PERMANENTE REPROVAÇÃO DO PROGRAMA DO GOVERNO DE UMARO SISSOKO

Guiné-Bissau: Programa de governo não irá à Assembleia

Cipriano Cassamá, presidente do parlamento guineense.
Após quatro horas de debates, a comissão permanente do Parlamento guineense chumbou a proposta do agendamento de análise em sessão plenária do programa do Governo.  

Nove votos contra, votos de deputados da bancada do PAIGC e seis a favor, votos de parlamentares do PRS, ditaram o chumbo do pedido do Governo para que o seu programa de acção fosse debatido em sessão plenária.

Assim sendo, a comissão permanente do Parlamento guineense rejeitou o pedido do primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente do Parlamento guinenese, Cipriano Cassamá, diz que lamenta a situação o que afirma ser a persistência de desavenças profundas entre os dois principais partidos do país, o PAIGC e o PRS.

Cassamá diz que vai falar com o Presidente da República para busca de uma saída para o impasse.

Desde a queda do governo de Domingos Simões Pereira, em Agosto de 2015, que se têm sucedido os executivos guineenses.

O derrube do governo da altura fora decidido pelo chefe de Estado, José Mário Vaz, alegando incompatibilidade de relacionamento com o primeiro-ministro .

Desde então tem sido impossível viabilizar a aprovação do programa de governo e respectivo orçamento no parlamento.

A guerra aberta no PAIGC devido aos deputados expulsos que rejeitaram a disciplina do partido histórico guineense... e se aproximaram do PRS, maior força da oposição, tem inviabilizado uma maioria cabal e complicado a aritmética do hemiciclo, situação que está na origem do bloqueio da situação política

RFI

MOVIMENTO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS PROMOVE MARCHA PARA EXIGIR FIM DA CRISE POLÍTICA

O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados realiza quinta-feira (23/02), em Bissau, mais uma manifestação pública para exigir o fim da crise política que perdura no país desde o derrube, em 2014, de o governo de Domingos Simões Pereira

Sumaila Djalo, porta-voz do Movimento dos cidadãos conscientes e inconformados, disse que há quase 44 anos de independência da Guiné-Bissau, os políticos só levam o povo para o sofrimento.

“Já vão mais de dois anos desta legislatura e nenhum país consegue desenvolver com políticos iguais aos da Guiné-Bissau. O povo é convidado a dizer basta a crise, basta a escravização porque o povo não é lixo. Damos poder aos políticos e eles devem exercê-los ao nosso bem”, adianta o porta-voz do movimento que garante que a luta do colectivo não é contra nenhuma individualidade e de nenhum partido político.

“A nossa luta é para firmar a nossa democracia com o respeito ao povo guineense e para fazer os políticos terem a consciência de que os poderes devem ser exercidos ao bem do povo”, defende.

No que refere ao despacho do ministério de administração territorial em interditar toda a manifestação pública no país, os cidadãos conscientes e inconformados afirmam que a constituição que é a lei magna e os dá o direito de manifestar livremente.

“A nossa marcha irá ter lugar na quinta-feira. Esperamos que as nossas autoridades sejam exemplos no cumprimento da lei”, exorta.

Ainda Sumaila Djalo garante que já deram conhecimento da manifestação de quinta-feira às autoridades competentes e a alguns organismos internacionais no país.

A marcha começa no espaço verde do bairro de ajuda e deve percorrer alguns quilómetros a praça dos mártires de Pindjiguiti.

O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, com o apoio de outras organizações independentes incluindo das mulheres, tem desencadeado várias manifestações para exigir o fim da crise política e o direito a melhores condições de vida na Guiné-Bissau.

Um dos pedidos do movimento é a demissão do presidente José Mário Vaz e da dissolução do parlamento e a consequente convocação das eleições antecipadas.

A situação política persiste no país e cada dia agrava-se. no entanto, os organismos internacionais pedem os políticos guineenses a demostrarem boa vontade e o espírito de compromisso na implementação dos acordos assinados que propõe a criação de um governo de consenso no país.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Radiosolmansi

GUINÉ-BISSAU BENEFICIA DE VINTE E SEIS MILHÕES DE EUROS

No quadro de luta contra tuberculose, paludismo e VIH/sida, a Guiné-Bissau beneficiou de 26 milhões de euros financiados pelo Fundo Mundial.

A informação avançada esta quarta-feira pelo gestor de recursos de África Ocidental Joshua Galjour após encontro com o ministro de saúde.

“ Falámos de facto que a Gb está a beneficiar neste momento de 26 milhões de euros para a subvenção no quadro de luta contra Sida, tuberculose e paludismo”, diz.

Por outro lado, anunciou que o país vai beneficiar igualmente de cerca de 30 milhões de euros para os três programas já mencionado e também para o reforço da capacidade de sistema de saúde.

Galjour adiantou que “ para os anos 2018-2010, a Guiné-Bissau vai beneficiar de cerca de 30 milhões de euros para a luta contra sida, paludismo e tuberculose e também o reforço de sistema de saúde. Estamos muito satisfeitos com os resultados já atingidos pelo gabinete de Bissau e vamos continuar a nossa parceria”, sublinhou.

Entretanto, o responsável manifestou-se satisfeito com os trabalhos da comissão de coordenação multissectorial do país.

Por: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi

COMISSÃO PERMANENTE DA ANP CONSIDERA ILEGAL GOVERNO DE SISSOCO E CHUMBA AGENDAMENTO DO PROGRAMA

A Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau considerou ilegal o governo liderado pelo General Úmaro Sissoco Embaló e chumbou o agendamento do programa do mesmo para a segunda sessão ordinária do terceiro ano legislativo 2016/2017. A Comissão Permanente reuniu-se hoje, 22 de fevereiro 2017, numa das salas de reuniões do parlamento e decidiu igualmente dispensar a convocação da segunda Sessão Ordinária por falta de agenda de trabalho.

O agendamento solicitado pelo governo foi reprovado com nove votos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) contra seis votos a favor, do Partido da Renovação Social (PRS).

De acordo com a deliberação saída da reunião da Comissão Permanente, o programa do governo depositado no parlamento foi entregue pelo executivo que a Comissão considera ilegítimo, porque “não foi nomeado nem no quadro do Acordo de Conacri e muito menos no âmbito da Constituição da República da Guiné-Bissau”.

“Mesmo que a nomeação do Governo tivesse obedecido ao preceituado no Acordo de Conacri, o prazo para apresentação do Programa de Governo ao Parlamento foi largamente ultrapassado, porque não observou os 30 dias”, justifica a Comissão, que entretanto reafirma o seu encorajamento aos atores políticos nacionais envolvidos na crise à respeitarem o ‘Acordo Político’ obtido em Conacri, porque entende que é um instrumento equilibrado e capaz de conduzir o país à normalidade institucional e a estabilidade social.

Na sua intervenção no fim da reunião, Cipriano Cassamá, presidente da ANP, reconheceu que continuam ainda a registar-se divergências na Comissão Permanente, mas sustentou que era assim que mandava o regimento e a lei orgânica e que não podia fazer nada!

“Quero pedir a todos para continuarmos uma discussão política e sairmos desse abismo ou dessa indefinição em que o país se encontra. Exorto o PRS, o PAIGC e todos os partidos com assento parlamentar a fazerem uma melhor meditação, mas meditação para que o ‘Acordo de Conacri’ venha a ser uma realidade dentro de 15 dias”, revelou o líder parlamentar.

Entretanto, Cassamá anunciou ainda que redigirá uma carta ao Chefe de Estado, José Mário Vaz, pedindo uma audiência e na qual apresentará as suas propostas para uma saída imediata desta crise que assola a Guiné-Bissau.

O porta-voz da Comissão Permanente, Hélder Barros disse na sua declaração ao Jornal O Democrata que o órgão que representa só analisará o documento do governo formado na base de ‘Acordo de Conacri’.

“Houve uma discussão responsável por parte das duas bancadas a nível da Comissão Permanente, neste caso o PAIGC e PRS. Depois foi submetido o documento a votação e a maioria dos deputados entendeu que o atual governo foi criado à margem da Constituição da República, como também ignorou aquilo que foi acordado em Conacri, assim sendo, a maioria votou negativamente”, informou.

Reagindo a deliberação da Comissão Permanente, Artur Sanhá, deputado da bancada parlamentar dos renovadores (PRS), explicou que o partido libertador (PAIGC) reconfirmou aquilo que já vinha anunciando que nunca mais colaboraria com algum acto para validar o funcionamento do governo e outras Instituições da República.

De referir que a Comissão Permanente é um órgão consultivo da Assembleia Nacional Popular, constituído por 15 elementos, dentre os quais sete da bancada parlamentar do PAIGC, cinco da bancada do PRS e três da mesa (Presidente, 1° vice-presidente e 2° vice-presidente).

Por: Assana Sambú
OdemocrataGB 

Política/ Partido da Convergência Democrática apresenta queixa contra TGB

(ANG) – O Partido da Convergência Democrática (PCD) apresentou uma queixa contra a televisão pública ao Conselho Nacional de Comunicação Social entidade fiscalizadora do exercício da liberdade de imprensa, por alegada censura as acividades do partido.

Segundo um comunicado do partido enviado à ANG, a título de exemplo, o PCD alega que a TGB não terá transmitido as imagens e o conteúdo da sua última reunião da Comissão Politica Nacional, realizada em Bissau, nos dias 11 e 12 de Fevereiro. 

O partido Baguerra declara que lamenta profundamente esta actitude que qualifica de uma “manobra política para tentar amordaçar e silenciar os ideais da democracia e do Estado de Direito e cuja pretensão é a instalação da ditadura no país“. 

Na nota, a direcção do PCD ainda acusa a TGB de estar a “amputar“ as suas mensagens cada vez que estas se relacionam com o presidente da republica ou ao parido que tutela a estaçao televisiva. 

“Apelamos à todas as forças vivas da nação a unirem esforços com vista a combatermos a censura jornalística promovida pelos detractores da democracia”, refere o PCD no seu comunicado. 

ANG/JD/ÂC/SG

Esta fruta previne câncer de mama, próstata e regula diabetes e colesterol - conheça todos os poderes dela!

Além de saborosa, a manga tem propriedades importantes na prevenção e no combate a doenças.


Rica nas vitaminas A e C, a fruta possui também as vitaminas B1, B2 e B5, além de ferro, cálcio, fósforo, proteínas e gorduras.

A manga combate bronquite e é depurativa do sangue, favorecendo a diurese

Quando consumida em jejum, também combate acidez e outras enfermidades do estômago.

A fruta também possui potássio, um mineral que ajuda a manter o equilíbrio dos líquidos no corpo.

Recentes pesquisas sugerem que a manga pode ter ação anticancerígena.

Fósforo, magnésio e ferro, em menores quantidades, também estão presentes.

A manga também contribui para a perda de peso, ajuda a digestão, regula a glicose e melhora a pele e cabelo.

Veja um resumo dos benefícios da manga:

1. Câncer
A manga é uma boa fonte de antioxidantes como isoquercitrina, a quercetina, a fisetina, galato de metilo e ácido gálico.

É por isso que o consumo diário da manga pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, tais como o de cólon, de mama, próstata e leucemia.

2. Colesterol
Esta fruta é rica em vitamina C, pectina e fibras que ajudam a reduzir os níveis de colesterol.

Também é uma rica fonte de potássio, um componente importante para a frequência cardíaca e o controle da pressão arterial.

3. Pele
A manga pode ser aplicada diretamente na pele para o tratamento de problemas de acne e para dar maciez e uma boa aparência.

Basta aplicar algumas fatias finas de manga no rosto e deixar agir por 10 a 15 minutos.

Exaguar a pele com água depois.

Você verá como este simples tratamento vai  melhorar a pele do seu rosto, especialmente se tiver acne.

4. Alcaliniza o corpo 
A manga é rica em ácido tartárico, ácido málico e ácido cítrico.

Todos eles ajudam principalmente a manter a reserva alcalina do corpo.

5. Emagrece
A manga é uma boa fruta para queimar calorias, pois contém muitas vitaminas e nutrientes que ajudam a se sentir saciado mais cedo.

Além disso, esta fruta impulsiona a função digestiva e o metabolismo do corpo, o que ajuda na perda de peso.

6. Regula o diabetes
Tanto o fruto como as folhas da mangueira são bons para reduzir os níveis de açúcar no corpo.

7. É afrodisíaca
Chamada de "fruta do amor" em alguns países, a manga possui propriedades afrodisíacas.

Ela contém vitamina E, que ajuda a regular os hormônios sexuais e aumenta o desejo sexual.

8. Previne doenças oculares
A manga contém vitamina A, que é muito importante para a saúde dos olhos.

Ela pode ajudar a promover a boa visão, a combater os olhos secos e evitar a cegueira noturna.

9. Ajuda a digestão
A manga contém enzimas que ajudam a quebrar as proteínas, auxiliando na digestão, além de ser rica em prebióticos, fibras, vitaminas e minerais importantes para a boa digestão.

10. Fortalece o sistema imunológico
A manga ajuda a manter o sistema imunológico saudável, devido à sua composição rica nas vitaminas A e C e em 25 diferentes tipos de carotenoides.

11. Esfoliante natural
A manga, como já dissemos, tem ótimas propriedades para a pele e pode ser utilizada como um esfoliante natural.

Para tanto, basta amassar a polpa e misturar com mel e leite.

Depois faça uma esfoliação na pele com esta pasta, para mantê-la macia e suave.

12. Melhora a concentração e a memória
Esta fruta é rica em ácido glutâmico, um importante nutriente que ajuda na concentração e memória.

13. anemia
A manga é rica em ferro, por isso é uma ótima solução natural para as pessoas que sofrem de anemia.

Para as grávidas e mulheres na menopausa, ela também é muita benéfica porque, além do ferro, contém cálcio.

14. Previne pedras nos rins
A manga pode ajudar a reduzir a formação de pedras nos rins devido ao seu elevado teor de água, além de ser pobre em oxalatos.

15. Boa para o fígado
Esta fruta tem a capacidade de tratar doenças hepáticas pelo fato de aumentar a secreção dos ácidos biliares.

Além disso, ela limpa os intestinos e todo o aparelho digestivo devido ao seu rico conteúdo em fibras.

16. Fortalece os ossos
A manga contém vitamina K, que facilita a absorção de cálcio, e isso é muito positivo para manter os ossos saudáveis.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Curapelanatureza

Gâmbia: Detido o antigo chefe do serviço de informações de Jammeh


O antigo chefe da Agência Nacional de Informações, durante o regime de Yahya Jammeh, Yankuba Badgie, foi detido pelas autoridades gambianas esta segunda-feira, 20 de fevereiro. Badgie é acusado por várias ONG dos Direitos Humanos de ter torturado vários opositores do ex-presidente Jammeh.

Também, Cheikh Omar Jeng, antigo chefe das operações do serviço de informações foi detido no mesmo dia, confirmou o porta-voz da polícia gambiana, Foday Conta.

O serviço de informações gambiano, criado em 1994 por Jammeh, tornou-se numa das instituições mais temidas pelos gambianos. O Governo do presidente Barrow, assim que tomou posse, decidiu privar do serviço de informações dos seus poderes judiciais e alterar a sua designação para Agência de Informações de Estado. A primeira etapa de um projeto que visa reformar os serviços de informações e de segurança.

© e-Global Notícias em Português

COMISSÃO PERMANENTE DA ANP CHUMBA O AGENDAMENTO DO PROGRAMA DO GOVERNO.

A Comissão Permanente da ANP votou com 9 votos contra do PAIGC contra 6 votos a favor do PRS, pelo que não haverá agendamento do Programa do Governo e, tendo em consideração que o agendamento de outras matérias carecem da presença de um Governo legítimo, deliberou não convocar a sessão plenária ordinária.



Fonte: António Oscar Barbosa

PRS SOLICITA AUTORIZAÇÃO PARA UMA CONCERTAÇÃO ANTES DE SE PROCEDER À VOTAÇÃO DOS PONTOS DE AGENDA EM DISCUSSÃO. O PRESIDENTE DA ANP CONCEDEU UMA TOLERÂNCIA DE 5 MINUTOS


Fonte: António Oscar Barbosa

SAÚDE PÚBLICA: GOVERNO DISPONIBILIZA 50 MILHÕES DE FRANCOS CFA PARA ALIMENTAÇÃO DE DOENTES INTERNADOS NOS HOSPITAIS

Ministro de Saúde no centro
Bissau, 22 Fev 17 (ANG) – O governo guineense disponibilizou 50 milhões de francos CFA para a alimentação de doentes internados em diferentes hospitais e centros de saúde do país.

Segundo a  Rádio Sol Mansi, no acto de distribuição dos produtos alimentares no Ministério da Saúde Pública, o titular da pasta da Saúde publica, Carlitos Barai garantiu a continuidade dessa assistência aos serviços hospitalares.

Barai acrescentou que o Ministério da Saúde Pública vai acompanhar a gestão e distribuição dos referidos géneros alimentares a cada hospitais e centros de saúde , e que a distribuição será feita em função da taxa de ocupação ,número de doentes e das camas.

O ministro avisou que a utilização indevida desses géneros será sancionada.

Por sua vez, e em nome dos responsáveis de saúde do sector autónomo de Bissau, Orlando Lopes, director do Hospital Nacional Simão Mendes disse que  esses alimentos irão  ajudar muito aos doentes internados nos diferentes hospitais á nível nacional.

ANG/ PFC/ÂC/SG
Publicada por Bambaram di Padida

Bom dia caros Compatriotas

Hoje é o grande dia para o povo mártir da República Guiné Bissau, dia da liberdade e começo de uma nova era.

Caros irmãos, juntemo-nos todos por uma só causa. Vamos tirar o País do bloqueio de meia dúzia de gatos pingados da ANP ( ditos comissão permanente) e solidificar o que Presidente JOMAV construiu na base de muita coragem e amor à pátria.

Quem é o DSP? Quem é o Cipriano Cassamá? Poça, hoje vamos incendiar o que for preciso para ver aquela merda da mesa da ANP funcionar e ninguém vai fugir do país para ver como a cobra fuma.

BASTA!!! CHEGA!!! BASTA!!!
O USO DA FORÇA É PRECISO!

O ESTADO TEM QUE TER PULSO E SER O EXEMPLO.
CIPRIANO CASSAMÁ PODERÁ SER DETIDO A QUALQUER MOMENTO. 

ESTE HOMEM CONTINUA BLOQUEANDO O PAÍS…, E DSP FALOU MUITA COISA EM CABO VERDE E PARA ISSO VAI TER QUE PROVAR E EXPLICAR.

BISSAU NA KINTI.

QUE NINGUÉM TENTE BLOQUEAR O PAÍS…, CHEGA…, CADA MACACO NO SEU GALHO.
QUEREM BARULHO??? VAMOS PARA O BARULHO!!!
CHEGA!!!

DSP FOI PARA SUECIA E EM ESTOCOLMO DECIDIU SE REUNIR COM A COMUNIDADE GUINEENSE PARA NOS DIVIDIR…, MAS ESQUECEU- SE DE QUE O PAIGC ESTA DIVIDIDO E É ALI QUE ELE DEVERIA COMEÇAR A TENTAR REUNIR PARA UNIR.

Publicada por didi lopes

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR TERMINA DISCUSSÃO DO PRIMEIRO PONTO DA SUA AGENDA, QUE REGISTOU UM INTENSO E ACALORADO DEBATE AGUARDANDO-SE A SUA VOTACAO.


Fonte:António Oscar Barbosa

COMISSÃO PERMANENTE DA ANP E A SUA ORDEM DO DIA EM ANÁLISE DE CRUCIAL IMPORTÂNCIA;


O país e a comunidade internacional estão com a atenção concentrada nos resultados que irão sair desta Comissão Permanente, órgão regimentalmente responsável pela atribuição de uma agenda de trabalho ao Plenário da ANP.

Agenda esta que dependerá a convocatória ou não dá sessão ordinária do Plenário do Parlamento e a consequente apresentação, discussão e votação do Programa do actual governo.

Como se pode depreender, uma enorme responsabilidade pende sobre os membros da Comissão Permanente porque está neste momento em causa a legitimação parlamentar ou não do actual governo chefiado por Umaro Sissoko Embaló.
                                                                                      Ver mais fotos
Fonte: António Oscar Barbosa   

PLAN INTERNACIONAL PRIORIZA PROMOÇÃO DAS MENINAS GUINEENSES

A PLAN Internacional, no seu novo plano estratégico 2018 / 2022, prioriza os programas e projectos ligados a promoção e a educação das meninas guineenses. Entretanto, a organização internacional já começou a elaborar o novo plano estratégico nacional

Esta terça-feira (21/02), para o efeito, a PLAN (uma das maiores organizações humanitárias do mundo, centrada na criança), reuniu com diferentes organizações da sociedade guineense e de alguns países estrangeiros num encontro sobre escolhas estratégicas para o novo plano estratégico. 

Na ocasião, numa entrevista á Rádio Sol Mansi (RSM), a presidente do parlamento infantil, Nela Mantija, quer que a suade, a educação e a protecção das crianças sejam levadas em conto no novo plano estratégicos.

“As crianças não estão protegidas sobretudo a nível nacional. Existem muitas violações como espancamento, violação física, e violação psicológica. Recebemos muitos casos de violação sexual este ano. Também a situação das escolas e a falta de infra-estruturas escolares, existem muitas crianças fora da escola. Também as crianças que abandonam a escola sobretudo na época de Caju. Queremos a diminuição das taxas cobradas nas escolas e também a situação das crianças que dormem no chão das pediatrias e queremos que sejam suspensas as cobranças para crianças nos hospitais”, insta.

O representante da PLAN internacional na Guiné-Bissau, ALASAN DRABO, revela que existe plano estratégico global que deve ser a base para decidir como vamos fazer algumas adaptações sobre o contexto da Guiné-Bissau que pretende levar em conta o programa estratégico do governo denominado “Terra Ranca).

“Os problemas chaves são a educação, a protecção e também a problema de acesso a recursos financeiros que são muito importantes para os jovens e aos direitos das meninas que são mais vulneráveis. Não quer dizer que não vamos fazer nada para os rapazes, mas sim no futuro mas a prioridade principal serão as meninas”, adverte.

Mateus Silva Lotufo, também da organização humanitária internacional, veio do Brasil para participar e apoiar na elaboração do plano.

Numa entrevista a nossa reportagem afirma que avaliar as prioridades e alinhar as prioridades apresentadas pelo governo e pensar onde a PLAN pode contribuir para melhorar a situação do país na educação das meninas e que existe objectivo global de alcançar 100 milhões das meninas e esperamos que a Guiné-Bissau contribua para conseguir o alcance.

O novo plano estratégico da organização internacional humanitária tem como objectivo atingir as camadas mais vulneráveis.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes
Radiosolmansi

NETOS DE BANDIM PROMOVEM EXPOSIÇÃO SOBRE OS DEZ ANOS DOS DESFILES NOS CARNAVAIS

O grupo cultural “Netos de Bandim” decidiu este ano realizar um carnaval de demonstração de dez anos de participação nos desfiles dos carnavais nacionais.

Com o efeito, serão realizadas exposições de fotografias e vídeos dos dez anos das atividades do grupo.

O objectivo segundo os seus mentores, visa “apresentar no dia 24 de fevereiro em Bissau, na estrada da Embaixada de Portugal, a experiencia adquirida e demonstrada durante uma década de participação na maior festa cultural da Guiné-Bissau”.

O evento é coorganizado com a parceria com o Centro Cultural Português, de Bissau.  

Recordamos que, o mítico grupo Cultural “Netos de Bandim”, venceu pela segunda vez consecutiva, o desfile nacional do carnaval.

No último ano, (em 2016) a maior festa cultural decorreu sob o lema: “Resgate e Valorização da Nossa Cultura, Guiné-Bissau Terra de Nturudo”. 

Notabanca

INSUFICIÊNCIA DE VERBA FINANCEIRA PODE CONDICIONAR O DESFILE DE CARNAVAL

O presidente da Comissão Organizadora do carnaval 2017 cujo lema é «Cultura como factor de inserção social e económico» anunciou terça-feira (21 de Fevereiro) que a insuficiência de verba pode condicionar o desfile nacional.


João Cornélio Gomes Correria que falava aos jornalistas em Bissau disse que a comissão necessita de 217 milhões de francos CFA, “ mas até então o governo disponibilizou somente 30 milhões de francos CFA, suficiente para organizar o desfile regional».

No tocante a premiação, João Cornélio igualmente director-geral da Cultura disse que “ com 30 milhões enviaremos 2 milhões para cada região e no sector autónomo de Bissau. O 1º lugar, receberá quatro milhões, 2º lugar, dois milhões e 3º lugar levará um milhão.

“ A nível da rainha, um milhão, para a primeira classificada, quinhentos mil, para a segunda qualificada e duzentos e cinquenta mil para a terceira classificada, enquanto que a nível das mascaras 1º lugar quinhentos mil, 2º trezentos mil e 3º lugar receberá duzentos mil e apoiaremos o carnaval infantil com dois milhões CFA”, Anunciou presidente da comissão organizadora. 

Perante a pouco verba disponibilizada pelo executivo para a comissão Organizadora do Desfile do Carnaval, o presidente do grupo cultural Iris de Brá Marcelino Bamba que foi inscrever-se, decepcionado com a informação, adiantando que “o que ouvimos a pouco lamentamos muitos uma vez que a expectativa não era isso. Enquanto a nossa participação vamos fazer análise profunda para ponderar”, afirmou Marcelino Bamba”, diz.

O grupo Chão de Papel Varela descorda com a premiação de quatro milhões de franco CFA ao titulo do 1º lugar uma vez que suas despensas são superiores a premiação.

Inocêncio Gomes Correia diz entretanto que “nos descordamos publicamente com a premiação anunciada pela comissão organizadora deste maior evento cultural do país, porque as nossas despesas são superiores a premiação”, contou.

Enquanto na região do Biombo o Grupo Cultural “Ndelugam” não vai participar no desfile nacional segundo explica Aldo José Lima responsável do departamento de Cultura e Desporto.

“Grupo Cultural que representou a região de Biombo por sete vezes não vai participar no desfile nacional 2017 porque não estamos de acordo com os sucessíveis comissões organizadoras deste concurso que violam sistematicamente as regras estabelecidas”, atirou Aldo José Lima.

Segundo a informação que a rádio Sol Mansi teve acesso, o grupo Cultural Netos de Bandin não vai participar no desfile do carnaval 2017 para dar oportunidade aos outros grupos e promovera um evento na rua da embaixada de Portugal no dia 24 de Fevereiro.

Por: Marcelino Yambi
Radiosolmansi

RELATÓRIO DA ONU - Capacidade de humanidade se alimentar no futuro está em risco

A capacidade de a humanidade se alimentar no futuro está em risco e sem esforços adicionais não se cumprirá a meta de acabar com a fome até 2030, alertou hoje uma agência das Nações Unidas


O risco deve-se à "intensificação das pressões sobre os recursos naturais, à crescente desigualdade e às consequências de um clima em mudança", indica a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) num relatório divulgado hoje.

No relatório "O Futuro da Alimentação e da Agricultura: Tendências e Desafios" são analisadas 15 tendências globais e indicados os 10 desafios a vencer para "alcançar a segurança alimentar e nutrição para todos e tornar a agricultura sustentável".

A FAO refere que "a população mundial deve crescer para quase 10 mil milhões (7,4 mil milhões atualmente) até 2050, aumentando a procura agrícola -- num cenário de crescimento económico moderado -- em cerca de 50% em relação a 2013", com a consequente pressão sobre os recursos naturais.

"Serão necessárias grandes transformações nos sistemas agrícolas, nas economias rurais e na gestão dos recursos naturais para alcançar todo o potencial da agricultura e conseguir um futuro seguro e saudável para todos", adianta.

Precisa que os aumentos de produção necessários para responder à procura terão de vir sobretudo de "melhorias na produtividade e de um eficaz uso de recursos".

O relatório assinala que, embora a fome e a pobreza extrema tenham vindo a ser reduzidas globalmente desde os anos 1990, continuam a existir "cerca de 700 milhões de pessoas, sobretudo nas zonas rurais, extremamente pobres", enquanto "perto de 800 milhões passam fome cronicamente e dois mil milhões registam deficiências de micronutrientes".

A FAO alerta assim para a necessidade de "esforços adicionais para promover o desenvolvimento em prol dos pobres", da redução das desigualdades e da proteção dos mais vulneráveis, sem os quais "mais de 600 milhões de pessoas continuarão subnutridas em 2030".

Erradicar a fome até 2030 é o segundo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados numa cimeira da ONU em 2015, mas, avisa a FAO, "a atual taxa de avanço não é suficiente sequer para erradicar a fome até 2050".

A agência da ONU considera que as estratégias de desenvolvimento favoráveis aos mais pobres permitirão que estes também beneficiem do investimento na agricultura e melhorem o seu rendimento, dando "resposta às causas que estão na raiz da migração".

As mudanças do clima constituem um obstáculo adicional, já que afetam "todos os aspetos da produção de alimentos", diz o relatório, referindo "uma maior variabilidade da precipitação e aumentos na frequência de secas e inundações".

O relatório lembra ainda que o crescimento económico e o aumento da produção de alimentos tiveram "um custo elevado para o ambiente" e que "quase metade das florestas (...) desapareceu", enquanto "as fontes de água subterrâneas se estão a esgotar rapidamente" e "a biodiversidade foi profundamente prejudicada".

"Se as tendências atuais se mantiverem, os limites do planeta podem ser ultrapassados", adverte o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, na introdução do relatório.

Sendo o desafio principal produzir mais com menos, também é necessário investir em investigação, promover a inovação e "encontrar melhores formas de lidar com questões como a escassez de água e as alterações climáticas", assinala a agência da ONU.

NAOM

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL VAI SE REUNIR AS 10:00 PARA APROVAR OU CHUMBAR O PROGRAMA DE GOVERNO


As 10:00 da manhã de hoje a comissão permanente da Assembleia Nacional Popular vai se reunir para aprovar ou chumbar o programa de governo do Primeiro-Ministro Umaro El Moctar Sissoco Embaló. Fontes próximas da ANP afirmam que o programa será chumbado por este orgão por não reflectir as aspirações e ambições do povo guineense que se baseia na lei ou no acordo
de Conacri.

Guineendade

Mulher que fica nervosa por tudo é a que mais vale a pena em um relacionamento

Nem sempre uma mulher que fala pouco é a melhor para se relacionar, é dito que as mulheres nervosas são as mais confiáveis para um relacionamento e vou explicar porque.

Geralmente, uma mulher que se importa com você e o relacionamento de vocês dois briga por tudo, por qualquer coisinha e isso é porque ela quer ajeitar as coisas, torna-las melhores para vocês dois, se ela briga e discute é porque ainda se importa.. porque ainda vê futuro entre vocês dois e tenta da melhor forma equilibrar a relação e isso não se faz com as reações mais mansas, do contrário vocês homens não às escutariam, e isso é um fato, pois é raro um homem que ouve o que um mulher tem a dizer.

Mas, se uma mulher não fala nada e tudo está bom, não reclama, não te liga mil vezes ao dia, não se importa que você saia sozinho, que tenha amigas, uma mulher que independente de qualquer erro seu sabe te perdoar e te perdoa, essa não é a melhor mulher do mundo, essa é a mulher que não gosta de você e está se lixando para a relação de vocês dois, no mínimo uma mulher assim já tem outros planos faz muito tempo, então abra seus olhos e veja a luta desigual que sua mulher ou namorada vem travando para segurar a relação, mas vejam isso à tempo, pois quando elas se cansarem, aí meu amigo, é para sempre!

E arrepender de ter sido tão indiferente, não será motivo para que elas voltem.

Então se sua namorada é bravinha, fala demais, dê uma chance e tente chegar junto, uma coisa que pode mudar o jeito dela é ouvi-la e falar o que pensa, converse! Isso traz segurança para elas e é quando elas sentem que vocês também se importam e que não é só ela que está fazendo de um tudo para manter a relação.

Então não pensem que elas são umas chatas, faladeiras, e exigentes, pelo contrário… elas são mulheres apaixonadas e dariam tudo por vocês, valorizem!

Zipbr.com

STOP. CUIDADO. PAREM E PENSEM

CIPRIANO CASSAMÁ POR SER FRACO NO ESPIRITO, POR SER UM HOMEM SEM NOÇÃO DE ESTADO E SEM SE IMPORTAR COM O SEU POVO MAS SIM COM OS  SEUS INTERESSES PESSOAIS, A TODO O CUSTO MAIS UMA VÊZ QUER BLOQUEAR ESTE PAÍS.

DESTA VÊZ AS COISAS VÃO MUDAR DE CÔR E DE RUMO. ESTE POVO, ESTE GOVERNO E ESTE PRESIDENTE UNIDOS E EM DEFESA DA VERDADE GARANTEM DE QUE NINGUÉM MAS ABSOLUTAMENTE NENHUM GORILA FARÁ POUCO DE QUEM QUER QUE SEJA.

DSP SE METEU NUMA ALHADA E DAS GRANDES, A TODO CUSTO TENTA INVERTER A SITUAÇÃO QUE SE TORNA IMPOSSIVÉL A CADA DIA QUE PASSA.  

OS INTERESSES PESSOAIS DO DSP E DE ALGUNS ELEMENTOS DA SUA EQUIPA ESTÃO NO MAR…, NAS NOSSAS AGUAS, PORQUE OS SEUS BARCOS FORAM E ESTÃO SENDO BLOQUEADOS. 

HÁ QUE HAVER E HÁ QUE SEGUIR AS REGRAS. 
DSP ESTA DESCONTROLADO E PAGA PARA QUE SE ACUSE AO BRAIMA CAMARA E JOMAV DE SEREM TRAFICANTES DE DROGA.  

GUINÉ BISSAU NÃO É NUNCA PODERÁ SER CONSIDERADO UM PAÍS EM QUE SE POSSA PRODUZIR COCAÍNA OU DE SER E TER A DROGA COMO UMA GRANDE FONTE DE RECEITA.  AQUI NÃO EXISTE PODER DE COMPRA.., NÃO HÁ DINHEIRO PARA ISTO.

A TODO CUSTO ESTÃO DENEGRINDO A IMAGEM DESTAS DUAS PESSOAS, JOMAV E BRAIMA.  

AS DROGAS QUE SÃO APREENDIDAS AQUI EM BISSAU É DE POUCA EXPRESSÃO. 

GUINEENSES FAÇAM A LEITURA, OS BLOGS ENCOMENDADOS APENAS INSULTAM E OFENDEM, E ISSO É O FRUTO DO RECURSO DOS MAIS FRACOS.

NESTE MOMENTO A LUTA DE JOMAV É DE COMBATE A CORRUPÇÃO. E ESTAMOS GANHANDO ESTA BATALHA.

AGORA MAIS DO QUE NUNCA ESTAMOS TENDO O CONTRLOLE DAS NOSSAS FINANÇAS PUBLICAS E DAS RIQUEZAS DO NOSSO MAR.

ESTE GOVERNO VAI DURAR E ACREDITEM QUE AS COISAS VÃO MUDAR PARA O BEM PORQUE JOMAV SABE O QUE ESTA FAZENDO

Publicada por didi lopes