quarta-feira, 21 de setembro de 2022

77 ASSEMBLEA DAS NAÇÕES UNIDAS: As MNE de Guiné-Bissau e França fizeram uma declaração conjunta hoje, 21/09/2022, após o encontro de conselho de segurança onde discutiram sobre os conflitos no golfo da Guiné e Sahel.

@Radio TV Bantaba  Sep 21, 2022 


Veja Também:

GUERRA NA UCRÂNIA: Washington "leva a sério" a ameaça nuclear de Putin

© SAUL LOEB/AFP via Getty Images

Por LUSA  21/09/22 

O presidente russo, Vladimir Putin, mobilizou hoje centenas de milhares de reservistas para relançar a ofensiva na Ucrânia e brandiu com a ameaça de recorrer a armas nucleares, algo que os Estados Unidos disseram que "levam a sério".

Mas o anúncio da mobilização parcial de reservistas provocou manifestações improvisadas em pelo menos 38 cidades russas, que levaram à prisão de pelo menos 1.332 pessoas, constituindo-se como os maiores protestos na Rússia desde os que se seguiram ao anúncio da ofensiva de Moscovo na Ucrânia no final de fevereiro.

Ao discursar na Assembleia Geral da ONU, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por sua vez, atacou a Rússia, também membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, acusando-a de ter "violado descaradamente" os princípios das Nações Unidas com a ofensiva militar na Ucrânia.

Depois de Putin ter ameaçado usar armas atómicas, o Presidente norte-americano respondeu: "uma guerra nuclear é impossível de se vencer e não deve ser travada".

Poucas horas antes, num discurso à nação, Putin disse estar pronto para usar "todos os meios" do arsenal russo contra o Ocidente, que acusou de querer "destruir" a Rússia, garantindo que as suas palavras "não são 'bluff'".

A mobilização de reservistas foi descrita na Europa como uma "admissão de fraqueza" por Moscovo, cujo exército sofreu sérios reveses nas últimas semanas na resposta à contraofensiva das forças ucranianas.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) vão realizar uma reunião informal de emergência na noite de hoje em Nova Iorque (madrugada de quinta-feira em Lisboa) sobre a Ucrânia. 

A questão das novas sanções à Rússia estará "na mesa", segundo o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

A semana de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas começou na terça-feira, na sede da ONU em Nova Iorque, e irá prolongar-se até à próxima segunda-feira, com a presença de dezenas de chefes de Estado e de Governo.

Esta é a primeira Assembleia Geral desde o início da guerra na Ucrânia e a primeira em formato presencial desde o início da pandemia.

O evento decorre sob o tema "Um momento divisor de águas: soluções transformadoras para desafios interligados", e terá como foco a guerra na Ucrânia e as crises globais a nível alimentar, climático e energético.


EX-PRESIDENTE JOMAV SOLICITA MILITÂNCIA NO MADEM-G15

JORNAL ODEMOCRATA  21/09/2022 

O antigo Presidente da República, José Mário Vaz (JOMAV), solicitou a sua militância e de toda a estrutura do “Movimento JOMAV” no Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15).

Em carta dirigida ao Coordenador do Madem-G 15, Braima Camará a que a redação de O Democrata teve acesso, JOMAV pediu que seja acolhido na qualidade de militante do partido.

“Tenho a honra e o prazer de comunicar o Sr. Coordenador do MADEM-G15, Braima Camará, que, em meu nome pessoal, e quanto cidadão, da minha livre e espontânea vontade, venho manifestar total disponibilidade de ser acolhido na qualidade de militante do Modem-G15”, pode ler-se na carta com a data de 19 de setembro de 2022.

José Mário Vaz disse na carta que tudo fará e incentivará, com total apoio e sem reservas, o Movimento de apoio a JOMAV, enquanto patrono, a convergir a sua militância em todas as estruturas do MADEM-G15.

Porém, o quarto candidato mais votado na primeira volta das presidenciais de 2019, recomendou ao Braima Camará que trabalhe com o movimento JOMAV e defina o formato de militância dos elementos dessa estrutura política.

Contactado para reagir a essa informação, um alto dirigente próximo do coordenador do MADEM confirmou a informação.

A fonte do partido disse que terá havido uma resposta favorável da direção ao pedido de José Mário Vaz e que em breve será realizado um evento para formalização da sua militância e consequente entrega de cartão do partido.

Por: Filomeno Sambú

Veja Também:

Por Estamos a Trabalhar

Após anúncio da militância do ex-presidente da república José Mário Vaz a Madem-G15! Que logo recebeu felicitação de nada mais e nada menos que o atual presidente da república General Umaro Sissoco Embaló 

O general di povo, considera decisão de Jomav de “Sabia”

RÚSSIA: Mais de mil detidos em protestos na Rússia contra mobilização parcial


© Reuters

Por LUSA 21/09/22 

As forças de segurança russas detiveram já mais de 1.000 pessoas nos protestos nacionais hoje convocados por um movimento pacifista contra a mobilização parcial de reservistas para combater na Ucrânia, anunciada pelo Presidente, Vladimir Putin.

Às 18:36 TMG (19:36 de Lisboa), já havia mais de 1.113 pessoas detidas em 38 cidades", indicou a organização independente de defesa dos direitos cívicos OVD-Info, que monitoriza detenções e foi declarada "agente externo" na Rússia.

O número de detenções está a aumentar rapidamente: a organização registou detidos em Moscovo, São Petersburgo, Yekaterimburgo, Perm, Ufa, Krasnoyarsk, Cheliabinsk, Irkutsk, Novosibirsk, Yakutsk, Ulan-Ude, Arkhangelsk, Korolev, Voronezh, Zheleznogorsk, Izhevsk, Tomsk, Salavat, Tiumen, Volgogrado, Petrozavodsk, Samara, Surgut, Smolensk, Belgorod e outras cidades.

O ministério público de Moscovo advertiu de que punirá com até 15 anos de prisão a organização e participação em ações ilegais.

Também será punida administrativa ou criminalmente a difusão de convocatórias para participar em ações ilegais ou para realizar outros atos ilegais nas redes sociais, bem como fazer apelos a menores de idade para participarem em atos ilegais.

Na capital, houve pelo menos 409 detidos, e em São Petersburgo, pelo menos 444, segundo a mesma fonte.

No centro de Moscovo, onde se concentraram centenas de manifestantes na rua Arbat (talvez a mais famosa artéria moscovita e a mais antiga, datada do século XV), onde historicamente se reuniam escritores, artistas plásticos e músicos), as detenções por parte da polícia antimotim começaram assim que o protesto começou.

Os manifestantes gritavam "Não à guerra", entre aplausos, e "Putin para as trincheiras". Um manifestante com um cartaz de protesto foi detido logo a seguir pelos agentes policiais, que o arrastaram dali para fora, enquanto outros manifestantes gritavam "A polícia é a vergonha da Rússia".

"Por que é que estão a fazer isto se vocês, amanhã mesmo, também vão ser mandados para a guerra da Ucrânia?", perguntaram alguns a agentes das forças de segurança.

"Morrer por quê, por causa de quê?", acrescentaram.

Entre as palavras-de-ordem, também se ouvia "Vida para os nossos filhos", numa referência às declarações do chefe da comissão de Defesa da Duma ou Câmara de Deputados, Andrei Kartapolov, de que os primeiros mobilizados serão suboficiais na reserva com menos de 35 anos e oficiais com menos de 45 anos.

Os cidadãos tentaram formar cadeias humanas para impedir as detenções, enquanto os polícias criavam cordões para impedir a passagem dos manifestantes, cuja intenção era descer a rua Arbat até chegar ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Pouco depois, as forças da ordem começaram a dispersar os manifestantes e a empurrá-los de volta até ao início da rua pedonal.

O decreto de Putin estipulou que o número de pessoas convocadas para o serviço militar ativo seria determinado pelo Ministério da Defesa, e o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, disse numa entrevista televisiva que 300.000 reservistas com experiência relevante de combate e serviço serão inicialmente mobilizados.

Além da convocação de protestos, a Rússia tem também assistido a um acentuado êxodo de cidadãos desde que Putin ordenou que o exército invadisse a Ucrânia, há quase sete meses.

No discurso que hoje de manhã proferiu ao país, em que anunciou uma mobilização parcial dos reservistas, o Presidente russo também fez uma ameaça nuclear velada aos inimigos russos do Ocidente.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,4 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 210.º dia, 5.916 civis mortos e 8.616 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.




© Getty Images

Notícias ao Minuto  21/09/22 

O comandante-chefe do exército ucraniano, Valery Zaluzhny, prometeu hoje "abater" os russos que combatem na Ucrânia, incluindo os que forem mobilizados na sequência do decreto do presidente russo, Vladimir Putin. 

"A bateremos todos aqueles que vierem ao nosso território com armas nas mãos - seja voluntariamente ou por mobilização. Nenhuma declaração da liderança político-militar do país agressor irá afetar a nossa disposição de lutar pela nossa liberdade", escreveu no Facebook Zaluzhny, que raramente fala à imprensa ou utiliza as redes sociais.

Zaluzhny afirmou que o anúncio de "mobilização parcial" feito hoje por Putin "não assustou" a Ucrânia.

"A ofensiva em larga escala do inimigo não nos assustou. Além disso, estamos unidos e estamos preparados para enfrentar adequadamente o inimigo. O anúncio da mobilização na Rússia é prova disso", acrescentou o general ucraniano, citado pela agência noticiosa local UNIAN.

Putin anunciou hoje a mobilização parcial de 300.000 reservistas, tendo recordado a importância do arsenal nuclear da Rússia como argumento face à contraofensiva ucraniana... Ler mais


Leia Também: Somam-se as detenções nos protestos contra mobilização parcial na Rússia

PAM apoia Cabo Verde com 1,5 ME para reforço da alimentação escolar

© Lusa

Por LUSA  21/09/22 

O Programa Alimentar Mundial (PAM) apoiou Cabo Verde com 1,5 milhões de dólares para o reforço da alimentação escolar no país, que beneficiou mais de oito mil crianças com uma refeição durante as férias, revelou hoje fonte oficial.

As informações foram avançadas pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, em conferência de imprensa conjunta na cidade da Praia, para fazer o balanço das medidas de mitigação adotadas pelo Governo no setor agroalimentar, revelando que o apoio do PAM foi de 1,5 milhões de dólares (aproximadamente o mesmo valor em euros), para o fornecimento de géneros alimentícios.

Segundo a mesma fonte, alguns desses produtos já chegaram ao país e nos próximos dias as duas partes vão assinar um memorando de entendimento para distribuição nas escolas.

O PAM deixou de apoiar as cantinas escolares de Cabo Verde em 2010, depois de mais de 30 anos, mas o programa das Nações Unidas regressa ao país para apoiar com géneros alimentícios e ajudar a mobilizar recursos para enfrentar as crises.

Desde março que o país está a fazer face aos efeitos da guerra na Ucrânia e tomou várias medidas de mitigação no setor agroalimentar, entre elas o reforço do programa de alimentação escolar durante as férias.

O programa permitiu o acesso a uma refeição quente diariamente e/ou uma cesta básica para crianças em idade escolar, em vários municípios do país, e foram beneficiadas 8.369 crianças, correspondendo a 12% do total dos alunos das escolas do ensino básico (do 1.º ao 8.º ano).

"Com impacto na segurança alimentar e nutricional das nossas crianças", salientou o ministro, referindo que com o início das aulas na segunda-feira todos os alunos vão continuar a ter esse apoio.

No setor agroalimentar, o Governo tomou outras medidas, como o aumento do 'stock' de cereais a granel - milho -- que passou de 14 mil toneladas para 31 mil toneladas, a bonificação em 30% sobre o preço da ração para monogástricos, a abertura de trabalho público, assistência alimentar às famílias e estabilização da atividade pecuária.

O ministro disse que o Governo vai manter as medidas e vai reformular as suas ações tomadas para mitigar os efeitos da guerra na Ucrânia, nomeadamente nas cantinas escolares e depois da avaliação do ano agrícola que está com "bom andamento".

Em 20 de junho, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, declarou a situação de emergência social e económica no país devido aos impactos da guerra na Ucrânia, anunciando mais medidas de mitigação.

Um dos objetivos com a declaração da situação de emergência é mobilizar 8,8 mil milhões de escudos (80 milhões de euros) até ao final deste ano junto de parceiros internacionais para implementar as medidas de mitigação dos efeitos das crises alimentar e energética.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças cabo-verdiano, Olavo Correia, revelou também durante a conferência de imprensa que o Governo já mobilizou metade desse valor junto de parceiros internacionais e não descartou a possibilidade de vir a tomar novas medidas e conseguir mais recursos, em função da evolução do quatro nacional e internacional.

O país vive ainda uma profunda crise económica, após uma recessão de quase 15% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, face à ausência de turismo provocada pela pandemia de covid-19, setor que garante 25% do PIB e do emprego.

O Governo cabo-verdiano admite que a economia possa ter crescido entre 6,5 e 7,5% em 2021, impulsionada pela retoma da procura turística, e prevê 6% de crescimento em 2022, que foi revisto para 4%, devido às consequências económicas da guerra na Ucrânia.

UMARO SISSOCO EMBALÓ: Presidente da CEDEAO adverte na Guiné-Conacri para "pesadas sanções"

© Lusa

Notícias ao Minuto  21/09/22 

O presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Umaro Sissoco Embaló, advertiu hoje a junta militar no poder na Guiné-Conacri que poderá enfrentar "pesadas sanções" se insistir em permanecer no poder por mais três anos.

"Isso é inaceitável para a CEDEAO. Inaceitável e inegociável", afirmou o também Presidente da Guiné-Bissau, em entrevista à RFI e à France24, na véspera de uma cimeira da organização à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Em julho, o presidente em exercício da CEDEAO afirmou ter convencido a junta militar, que chegou ao poder através de um golpe de Estado, em setembro de 2021, a reduzir o período de transição do poder para os civis para 24 meses, mas autoridades nunca confirmaram e mantêm os 36 meses.

"Estive na Guiné-Conacri. Discutimos. Chegamos a um consenso [segundo o qual] não podemos ultrapassar 24 meses", reafirmou Embaló.

Segundo o Presidente da Guiné-Bissau, país que faz fronteira com a Guiné-Conacri, se a junta militar mantiver os três anos haverá sanções, "pesadas mesmo".

Desde 2020, que a região da CEDEAO tem assistido a uma onda de golpes de Estado, nomeadamente no Mali, Guiné-Conacri e Burquina Faso e alarmada com o risco de contágio a outros países da região tem multiplicado as mediações e pressões para o regresso do poder aos civis naqueles países.

O líder da junta militar no poder na Guiné-Conacri, o coronel Mamady Doumbouya, realiza hoje uma visita ao seu homólogo do Mali, o coronel Assimi Goita. Esta é a sua primeira visita a um país estrangeiro.

A junta da Guiné-Conacri solidarizou-se com o Mali e manteve as fronteiras abertas quando a CEDEAO impôs um severo embargo comercial e financeiro ao Mali, em janeiro, para sancionar o plano da junta de permanecer no poder mais cinco anos.

As sanções já foram levantadas, mas o Mali e a Guiné-Conacri continuam suspensos dos órgãos da CEDEAO.

O destino de 46 soldados da Costa do Marfim detidos em meados de julho no Mali também será analisado na cimeira da CEDEAO em Nova Iorque.

A junta militar no poder no Mali descreve os soldados como "mercenários", enquanto a Costa do Marfim garante que estavam em missão para a ONU e denuncia uma "tomada de reféns".

Umaro Sissoco Embaló disse que os soldados não são mercenários, relembrando as afirmações do secretário-geral da ONU, António Guterres, que disse que deveriam ser libertados.


Leia Também: Líder da junta no poder em Conacri chega ao Mali para cimeira da CEDEAO

Guiné-Bissau: Alfândegas coloca em leilão viaturas sem documentação legal.

RTB / RDN  Setembro 21, 2022

De acordo com a RDN, as alfândegas põe mais de cem viaturas apreendidas, os serviços de contenciosos da direcção-geral das Alfandegas anunciou esta quarta-feira (21-09), que está a venda 27 viaturas cujos processos da documentação já expirou desde 20 de setembro.

De acordo com os responsáveis, os proprietários dessas viaturas não se dignaram em resolver os problemas ligados as documentações, facto que está na origem da decisão de abertura para a venda pública destas viaturas a partir desta quarta-feira.

Perante a oferta, os serviços de contencioso lança um vibrante apelo para as pessoas interessadas no sentido de comparecerem nessa instituição para o negocio que qualificam de vantajoso.


Braima Camará: É com elevada estima e sentido de responsabilidade que recebo esta missiva, de Sua Exa. Senhor Dr. José Mário Vaz, ex-Presidente da República, agora camarada do Partido Movimento para Alternância Democrática G15.

HORA THIGA PA NÔ DJUNTA MON.👇

 Braima Camará 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CEDEAO, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ, CONTINUA A DESENVOLVER UMA GRANDE ACÇÃO POLÍTICA E DIPLOMÁTICA À MARGEM DA 77ª ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS.

Esta manhã, o Chefe de Estado Guineense recebeu em audiência o Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, com o qual discutiu diferentes questões, desde a cooperação guineense-alemã, como a actualidade política africana e internacional.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Veja Também:

O Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas e  Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO recebe a Representante Permanente dos EUA nas Nações Unidas, acompanhada do seu staff.

A Embaixadora Linda Thomas-Greenfield ocupa como Representante dos Estados Unidos nas Nações Unidas*, o cargo diplomático de maior destaque dos EUA depois de secretário de Estado.

Linda Thomas-Greenfield é a 31ª pessoa a liderar a Missão dos EUA nas Nações Unidas desde a criação da missão em 1947 por meio de um ato do Congresso. Ela leva décadas de experiência acumulada no Serviço de Relações Exteriores dos EUA para o trabalho de representar os interesses dos EUA no Conselho de Segurança das Nações Unidas e na Assembleia Geral das Nações Unidas nas seguintes questões: políticas, construção da paz pós-conflito, assistência humanitária e direitos humanos.

Durante a audiência ficou reforçada os excelentes laços de amizade e cooperação entre a Guiné-Bissau e os Estados Unidos da América.

O Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas e  Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO recebe o Presidente da Comissão da CEDEAO, Alieu Touray, presente igualmente em Nova Iorque, onde a organização regional se reunirá à margem dos trabalhos da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas.


O General Úmaro Sissoco Embaló, Presidente da República da Guiné-Bissau recebeu o Secretário Executivo da Comunidade dos Estados Sahelianos (CEN-SAD), Brigi Rafini, com o qual analisou os problemas relacionados, quer com em relação ao estado actual da organização, como igualmente de alguns dos Estados membros.


Comunicado de imprensa: Líderes globais nos setores público e privado pedem uma voz de unidade pela paz como instituição

Em 18 de setembro, uma cerimônia para comemorar o 8º aniversário da Cúpula Mundial da Paz HWPL de 18 de setembro foi realizada online com o tema “Paz como uma instituição: uma fundação para o desenvolvimento sustentável”. Este evento realizado em todo o mundo em 146 países (incluindo…), com 5.000 participantes transmitido on-line para reafirmar a importância do desenvolvimento sustentável garantido pela institucionalização da paz enquanto a comunidade global ainda não superou a pandemia do COVID-19 e enfrenta outra ameaça causada pelo conflito russo-ucraniano.

Desde 18 de setembro de 2014, quando a cúpula da paz foi realizada pela primeira vez, Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL), uma ONG internacional de paz sob o ECOSOC da ONU, pediu solidariedade para a construção da paz em nível global por meio de ações coletivas. ações com vários atores, incluindo chefes de Estado, ministros, legisladores, líderes religiosos, educadores, líderes de jovens e mulheres e repórteres. Esta cúpula anual compartilha atividades e conquistas de paz em cooperação com governos e sociedade civil em todo o mundo todos os anos.

Em relação à causa da construção da paz em nível global, o presidente Man Hee Lee da HWPL disse: “A aldeia global sofreu com o inesperado COVID-19 que atingiu todos os países. As pessoas não estão sozinhas em meio às dificuldades. Vivemos na mesma aldeia global e somos vizinhos e famílias. Cada um de nós é aquele que tem a obrigação de fazer do nosso mundo um lugar melhor para se viver. E não deveríamos passar nosso mundo bom para nossos descendentes?”

H.E. Marinus Bee, presidente da Assembleia Nacional do Suriname, expressou sua disposição de estabelecer a paz no nível legislativo dizendo: “O papel dos parlamentos na construção da paz e na prevenção de conflitos é crucial”. Ele acrescentou: “Em colaboração com a HWPL, a Assembleia Nacional gostaria de estabelecer uma estrutura de cooperação para alcançar a cessação da guerra e difundir uma cultura de paz por meio de atividades para aumentar a conscientização sobre a paz e incentivar políticas e programas relacionados à educação da paz”. 

Octavia Alfred, Ministra da Educação, Planejamento de Recursos Humanos, Formação Profissional e Excelência Nacional da Dominica, disse que a educação da paz da HWPL foi introduzida no currículo escolar nacional em Dominica, pois foi “integrada aos Estudos Sociais, e também como um assunto autônomo." Em relação às razões para o desenvolvimento de recursos educacionais no currículo de educação cívica do país, ela disse que o currículo da paz da HWPL é útil “para enfrentar os desafios não apenas dos alunos, mas também para amigos, pais e professores".

Mahendra Das, o Presidente do Templo de Sri Sri Radha Madhava Mandir das Filipinas, apresentou uma abordagem institucional ao diálogo inter-religioso em termos do papel da religião na contribuição para a paz. Ele sugeriu que a regularização de intercâmbios internacionais e programas para prevenir conflitos baseados em mal-entendidos religiosos pode ser um ponto de partida para uma base de paz.

O Sr. Chung Young-min, Diretor Geral do IPYG enfatizou o papel da juventude como o principal ator da ação internacional pela paz, dizendo que os programas de educação para 1.500 jovens globais em 59 países são realizados para “proteger os direitos básicos da juventude em todo o mundo. mundo para que todos possam viver uma vida feliz sem serem deixados para trás”.

The main goal of peace as an institution that HWPL suggested is to weave the values of peace into our social fabric, allowing mutual respect, harmony, cooperation, and co-prosperity to become part of our institutions as the norms and cultures of each society, domestic law, and international law. The principle of peace is contained in the Declaration of Peace and Cessation of War (DPCW), which was drafted with the participation of international law experts from 15 countries and proclaimed by HWPL in 2016.

O principal objetivo da paz como instituição que a HWPL sugeriu é tecer os valores da paz em nosso tecido social, permitindo que o respeito mútuo, harmonia, cooperação e co-prosperidade se tornem parte de nossas instituições como as normas e culturas de cada sociedade, direito interno e direito internacional. O princípio da paz está contido na Declaração de Paz e Cessação da Guerra (DPCW), que foi elaborada com a participação de especialistas em lei internacional de 15 países e proclamada pela HWPL em 2016.

The 10 articles and 38 clauses of the DPCW underscore conflict prevention and resolution, gradual reduction of armament and the transition to instruments for daily lives, mutual respect and conflict resolution of religious and ethnic groups, and spreading a culture of peace. The DPCW urges all actors in the global community including international organizations, governments, non-governmental organizations, and civic groups to play respective roles in institutionalizing peace.

Os 10 artigos e 38 cláusulas da DPCW ressaltam a prevenção e resolução de conflitos, a redução gradual do armamento e a transição para instrumentos da vida cotidiana, o respeito mútuo e a resolução de conflitos de grupos religiosos e étnicos e a disseminação de uma cultura de paz. A DPCW insta todos os atores da comunidade global, incluindo organizações internacionais, governos, organizações não governamentais e grupos cívicos, a desempenhar os respectivos papéis na institucionalização da paz.


Os detalhes do evento podem ser vistos através do seguinte link do YouTube.👇

https://youtu.be/eesGJsK-Taw   (Espanol)

Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL)

GUERRA NA UCRÂNIA: No primeiro discurso à nação, Putin anuncia mobilização militar parcial

© Russian Presidential Press Service/Kremlin via REUTERS

Notícias ao Minuto 21/09/22 

O presidente da Rússia discursou, esta manhã, aos "cidadãos russos" pela primeira vez desde o início da invasão da Ucrânia.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou, esta quarta-feira, uma "mobilização militar parcial". Naquele que foi o primeiro discurso aos "cidadãos russos" desde o início da invasão russa da Ucrânia, o chefe de Estado sublinhou que "são necessários passos para defender a soberania e integridade territorial da Rússia".

No discurso desta manhã, Putin afirmou que "apenas os cidadãos que se encontram atualmente na reserva e, sobretudo, aqueles que serviram nas Forças Armadas, têm certas especialidades militares e experiência relevante, serão sujeitos a alistamento".

A decisão é justificada com a necessidade de proteger "o povo russo nas terras libertadas". 

[Notícia em atualização]


Leia Também: O que significam referendos? "Putin está isolado e tem medo de perder"


Leia Também: Putin apela à indústria de armamento da Rússia para aumentar produção

Guiné-Bissau: Sociedade civil de Pirada ameaça interceptar os produtos exportados para Senegal.

O Movimento setorial da sociedade civil, de sector de Pirada região de Gabú, promoveu, hoje 20/9, uma Conferência de imprensa para se posicionar sobre os supostos abusos perpetrados pelas autoridades Senegaleses contra os populares daquela zona.

Por  Radio TV Bantaba

UCRÂNIA: Zelensky afirma que "defensores" ucranianos controlam "linha da frente"

© Presidência da Ucrânia

Por LUSA  20/09/22 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que os "defensores" ucranianos "executam com muito cuidado e bravura as tarefas que lhes são impostas", controlando a "situação da linha da frente".

"A situação na linha de frente mostra claramente que a iniciativa pertence à Ucrânia", escreveu Zelensky no serviço de mensagens Telegram.

O chefe de Estado congratulou ainda a 81.ª Brigada de Assalto Aeroterrestre Separada, pela sua coragem em libertar colonatos na região de Donetsk, e a 93.ª brigada mecanizada separada, pela defesa heróica de Bakhmut e Soledar.

Zelensky pediu também mais apoio às Forças Armadas da Ucrânia, à inteligência, às Forças de Operações Especiais, à Guarda Nacional, à polícia e aos guardas de fronteira.

O líder ucraniano solicitou ajuda "para todos os que estão gradualmente a restaurar" a Ucrânia.

No entanto, a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, está a participar na 77.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

"A minha visita à 77.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas começou de forma especial. Em conjunto com as primeiras-damas da Polónia e da Lituânia -- Agatha Kornhauser-Duda e Diana Nausediene - criámos o nosso próprio formato "Triângulo de Lublin", escreveu no Twitter Zelenska, apontando para o "desenvolvimento de cooperação e projetos humanitários conjuntos".

A semana de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas começou na terça-feira, na sede da ONU em Nova Iorque, e irá prolongar-se até à próxima segunda-feira, com a presença de dezenas de chefes de Estado e de Governo, entre eles o primeiro-ministro português, António Costa.

Esta é a primeira Assembleia Geral desde o início da guerra na Ucrânia e a primeira em formato presencial desde o início da pandemia.

O evento decorre sob o tema "Um momento divisor de águas: soluções transformadoras para desafios interligados", e terá como foco a guerra na Ucrânia e as crises globais a nível alimentar, climático e energético.


Leia Também: Pressão sobre forças russas aumenta após avanços da Ucrânia

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ E A PRIMEIRA DAMA DINISIA REIS EMBALÓ E A DELEGAÇÃO QUE O ACOMPANHA PRESENTES NOS TRABALHOS DA CONFERÊNCIA DA ALMA QUE DECORRE À MARGEM DA 77ª ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, EM NOVA IORQUE.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Veja Também:

O Chefe de Estado Guineense manteve igualmente breves conversações com os Ministro brasileiro e Ministra sul-africana presentes na Conferência da ALMA que decorre à margem dos trabalhos  da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

O Chefe de Estado Guineense manteve um.cordial encontro com o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa

O Chefe de Estado Guineense avistou-se igualmente com o Presidente da República Gabonesa, Ali Bongo Ondima.

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Comandante Supremo das Forças Armadas e Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO e Presidente da ALMA, manteve um encontro com o Chefe de Estado da Nigéria durante a sessão da Conferência da ALMA em Nova Iorque.

O Chefe de Estado Guineense recebe em Nova Iorque o Rei Abdullah II da Jordânia à margem da 77ª Assembleia Geral das Unidas.