terça-feira, 15 de novembro de 2016

PAIGC

Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, convocou esta terça-feira os quadros do seu partido, para tentar resolver a questão fulcral dos 15 deputados expulsos do PAIGC, que estão no cerne da actual crise política, debater a vida do partido e atual crise política no país.










Fotos: Braima Darame

A fala do umbigo

Domingos Simões Pereira incita subrepticiamente à violência, não restando dúvidas de que é uma ameaça à segurança nacional. Deveriam ser tomadas providências, apesar do vazio governativo, para inibir o senhor de atentar contra a paz interior, arrecadando-o atrás das grades. O PAIGc está a um passo da extinção...Ler Mais

PAIGC diz que o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz quer desrespeitar Acordo de Conacri e nomear o seu primeiro-ministro


Fonte: Braima Darame

PAÍSES MEMBROS DA CEDEAO DEBATEM EM BISSAU A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

A Guiné-Bissau figura entre os países mais afectados pela desnutrição sobretudo no seio das crianças menos de 5 anos de idade.


A afirmação é do secretário-geral do ministério da saúde António Guilherme Sila que falava no ato da abertura da reunião da revisão à meio percurso do fórum regional da nutrição da CEDEAO, em Bissau, que terá duração de 3 dias, sob o tema, reforço da gestão de informação para melhoria da segurança alimentar e nutricional dos estados membros da comunidade.

“A Guiné-Bissau figura entre os países mais afectados pela desnutrição, sobre tudo no seio das crianças menores de 5 anos, em mulheres de idade fértil e grávida constituindo essas franjas mais afectadas, aliás o presente fórum serve de plataforma para avaliar o nível da implementação das acções definidas e retidas a quando do 14º fórum que teve lugar em Novembro de 2015 em Lomé, com o lema “ objectivos de milénios de desenvolvimento ligado a desnutrição da África Ocidental, balança, oportunidade e perspectivas” afirma o secretário-geral.

Ainda o responsável explica que a escolha deste lema, explica-se pelo fato de 2015 ter sido o prazo fixado para a realização dos objectivos de milénio para o desenvolvimento e, acrescenta que investir na saúde e desenvolvimento das crianças é investir no futuro e progresso de uma nação, e segundo o inquérito SMART a taxa de desnutrição aguda subiu de 5.6% em 2008 para 6.5% em 2012.

O representante da OMS na cerimónia, Inácio Alvarenga, reconhece o recorde em negativa dos países da sub-região em termos de sobrevivência da mulher e da criança, tendo sublinhado que “reconhecendo que o nosso país concretamente e de uma forma geral a nossa sub-região da Africa Ocidental, de ter os recordes pela negativa em termo da sobrevivência da mulher e da criança, nesta derivação de ideias que os principais desafios foram marcados na área da nutrição, mantem a sua actualidade a partir da resolução 65/06 adotada em 2012 pela assembleia mundial da saúde em Genebra, que identificou 6 metas mundiais a serem abraçados pelos estados membros” sublinhou. 

O encontro que começou, esta terça-feira, em Bissau, contou com a presença dos representantes de UNICEF, da OMS, da Organização oeste africana de Saúde, dos diferentes países da comunidade, e terão em debate durante 3 dias, temas como, desnutrição actualização sobre as iniciativas da carga de doenças, malnutrição actualização sobre iniciativas de resposta de micronutrientes, pontos fortes e fracos do fórum de nutrição de CEDEAO, avaliação da 14ª fórum da nutrição de CEDEAO, planos de nutrição, governação, vigilância nutrição e segurança alimentar, entre outros e este encontro antecede 15º fórum de nutrição dos países da CEDEAO, que será realizado em 2017 em Bissau.

Por: Anezia Tavares
Radiosolmansi
Baciro Djá, o primeiro-ministro demitido, só vai reagir à decisão do Presidente quando José Mário Vaz nomear um novo chefe de Executivo, disse à Rádio Jovem fonte próxima do político.


Fonte: Braima Darame

PAIGC —'Declaração Política




Publicada por António Aly Silva à(s) 17:17 

PR da Guiné-Bissau demite Governo de Baciro Djá

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, demitiu hoje o Governo do primeiro-ministro Baciro Djá por este não ter conseguido aprovar no Parlamento o seu programa de ação e o Orçamento Geral do Estado.


No decreto presidencial lido na rádio nacional guineense, José Mário Vaz justificou a sua decisão com o respeito pelos preceitos constitucionais que mandam a que o Governo seja demitido caso não possua os dois instrumentos de governação.

O chefe do Estado guineense considerou ainda que o Governo de Baciro Djá não foi capaz de ultrapassar o bloqueio que se assiste no Parlamento onde os dois principais partidos, PAIGC e PRS, não se entendem há mais de um ano.

José Mário Vaz disse ainda que o país vive "uma grave crise" que requer a intervenção do chefe de Estado.

O Presidente guineense sustentou também a sua decisão com a necessidade de cumprir com o acordo de Conacri, segundo o qual a crise deve ser ultrapassada a partir da formação de um novo Governo inclusivo, cujo primeiro-ministro deverá ser uma figura de consenso entre os partidos representados no Parlamento e que tenha ainda a confiança do chefe do Estado.

Não foi ainda divulgado o decreto que nomeia o novo chefe do Governo.

MB // VM
Lusa/Fim

NA PRÓXIMA VEZ, FAZ ISTO!


O Presidente da República, José Mário Vaz demitiu hoje dia 15, o Governo liderado por Baciro Djá, através do Decreto Presidencial nº 09/2016

O Presidente da República, José Mário Vaz demitiu hoje dia 15, o Governo liderado por Baciro Djá, através do Decreto Presidencial nº 09/2016.



O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz convoca, para esta Quarta-feira, dia 16, todos os partidos políticos com assento parlamentar para mais um processo de audição com vista a nomeação de um novo primeiro-ministro.

A auscultação começa por volta das 10h30 no palácio da República.

José Mário Vaz oficializou hoje a demissão do Governo liderado por Baciro Djá.

Ler o Decreto Presidencial nº 09/2016: 





Os ditados populares são sábios, e o que diz “O povo tem o governo que merece”


Não brigue: A política passa, os amigos ficam e os politicos se coligam

Política, religião e futebol ninguém discute, sabe por quê? Porque todo ser humano tem uma convicção e acha que aquilo é o certo pra si. Por mais que você discuta um desses assuntos, nunca irá chegar a um denominador comum, porque cada um escolhe o lado que for vantagem para seu próprio proveito.



O difícil é lidar com pessoas que não entendem a sua preferência na religião, no futebol e principalmente na política. Como estamos em ano eleitoral, então o assunto é Política. Nenhuma amizade vale menos que uma posição ou ideologia política, ou vale? Cada um possui seus motivos para adotar postura A ou B, votar em candidato A ou B, defender uma linha de pensamento, afinal, estamos numa democracia, não é? Contudo nada é justificável a ponto de interferir numa amizade pelo simples falta de serenidade para enfrentar uma opinião discordante.

Inconcebível, portanto, haver agressões gratuitas, deboches ou provocações contra a honra da pessoa pelo simples fato de simpatizar por um político de sua preferência. Lembre-se por sua vez, que na política, os inimigos de hoje podem ser os amigos de amanhã e vise versa, e o laço de amizade quebrado, como fica? 

Em certo momento percebi que debater em certo nível na web não é interessante porque, como diria Buda, não traz a iluminação. Não que eu tenha desistido de debater. Apenas mudei meus alvos, passei a pensar em causas mais restritas. No momento a minha principal causa é proteger o calo que eu tenho no pé. Sempre que o pisarem eu vou gritar, e apesar de eu não ser vingativo, darei o troco com a mesma moeda e pisarei com todo gosto no calo de quem me pisou. Cidade pequena todos se conhece e como diz um proverbio popular: "Quem tem fubá, tem angu"

Wenddel 

Professor diz a alunos que vai ligar "a Trump para mandá-los para África"

John Sousa, professor na Florida, ameaçou alunos afro-americanos.


Um professor da Wesley Chapel High School, em Tampa Bay, na Florida, foi acusado de racismo depois de dizer a um grupo de alunos que ligaria para Trump para "mandá-los de volta para África", caso não se portassem bem.

O caso foi denunciado por Donnie Jones Jr., pai de um dos alunos ofendidos, na sua página do Facebook. A publicação recebeu mais de 4 mil partilhas.

Na última sexta-feira, John Sousa, o professor, foi suspenso pela direção da escola.

"Ele admitiu ter dito isso (aos alunos). Ele afirmou que não pretendia ser racista", disse o pai do aluno. E completou: "Vamos ser honestos. A minha filha disse que ele olhou para os alunos negros e disse que Donald os mandaria de volta para África. Creio que esteja arrependido disso, mas só se desculpou porque está com problemas".

A escola ainda não apresentou uma punição definitiva para John Sousa. Segundo o Houston Chronicle, o castigo deve ser divulgado esta terça.

NAOM


Day 1 post Donald J Trump election. My child and two other students walking down the hallway at Wesley Chapel High School and a white male teacher asks them what are they up to. (it's during period break so they are suppose to be there mind you) Anyway the teacher says to them "Don't make me call Donald Trump to get you sent back to Africa." When my child told me that I didn't know what to say. I was blown away. I'm not going to lie, I saw RED!!! I did almost 100 getting back up to that school. I'm beyond pissed right now. I damn near have tears in my eyes. Politics are Politics but once you say something to my child then it's fucking on! I warn any mother fucker to say something sideways to my from now on! Mother fuckers are feeling froggy today so I'm about to play fucking frogger today and run some bitches down! People ask what blacks, Muslims, gays and others that are different have to fear. This is what we fucking fear. I'm not worried about Donald. I'm worried about the dumb fucks that feel like they can say and do whatever they want now because of him. I appreciate the Principal and Asst Principal for moving so fast on this, but it's not something I would ever expect (yes I do) from a person that's suppose to teach our children. Smh I'm fucking sweating and shaking.... come to find out it's the damn golf coach at the school. John Sousa