sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Forças Armadas afirmam ter atingido mais de 15.000 alvos na Faixa de Gaza

© Mustafa Hassona/Anadolu Agency via Getty Images

POR LUSA    10/11/23 

O exército israelita reivindicou hoje ter atingido "mais de 15 mil alvos" na Faixa de Gaza com ligações a "organizações terroristas", referindo-se aos grupos islamitas Hamas e Jihad Islâmica.

As Forças de Defesa de Israel referiram num relatório que os alvos incluem quartéis, centros de inteligência, túneis, enclaves de lançamento de foguetes e "muitos milicianos".

Os militares israelitas localizaram ainda cerca de 6.000 armas, entre as quais mísseis de vários tipos, segundo o relatório.

Israel declarou guerra ao Hamas a 07 de outubro, na sequência de um ataque do grupo islamita Hamas - considerado terrorista pela União Europeia e EUA - que incluiu o lançamento de foguetes e a infiltração de cerca de 3.000 milicianos que massacraram cerca de 1.400 pessoas - na sua maioria civis - e raptaram mais de 240 pessoas de aldeias israelitas perto de Gaza.

Desde então, o exército israelita tem respondido com bombardeamentos diários na Faixa de Gaza e uma incursão terrestre sem precedentes nos últimos anos

De acordo com o ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, os ataques de Israel já fizeram mais de 11 mil mortos.



Leia Também: Netanyahu diz que quer continuar a controlar Gaza após fim do conflito

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARTICIPA NA PRIMEIRA CIMEIRA ÁRABIA SAUDITA-ÁFRICA

 Presidência da República da Guiné-Bissau

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, participou hoje, na primeira Cimeira Arábia Saudita-África, realizada em Riade, Arábia Saudita, onde enfatizou a importância de fortalecer laços diplomáticos e econômicos, destacando a diversidade e potencial de colaboração entre os países africanos e a Arábia Saudita. 

Esta Cimeira inaugural reforça a posição da Guiné-Bissau como ator global e estabelece alicerces sólidos para uma cooperação mais estreita com os países africanos e a Arábia Saudita. 🇬🇼🇸🇦🌍


Curso Livre História de Angola na UCCLA - 7.ª edição - Janeiro a Julho de 2024

Curso Livre História de Angola na UCCLA

A UCCLA organiza, pela sétima vez consecutiva, mais uma edição do Curso Livre História de Angola. Com a coordenação do Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto, a 7.ª edição do Curso Livre História de Angola irá decorrer de janeiro a julho de 2024, todas as terças-feiras, às 18 horas. A participação no curso poderá ser feita presencialmente ou online. O início desta edição terá lugar no dia 16 de janeiro.

Esta edição conta com a parceria das seguintes entidades: Grupo de Pesquisa África do século XX, Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior Pedagógica do Bengo e Guerra e Paz Editores.

As inscrições para o Curso Livre História de Angola já se encontram abertas. Os interessados poderão efetuar a sua inscrição através do formulário https://forms.gle/Cnkmrw14Z6RtDdFn9 

A inscrição no curso só será validada após o envio do comprovativo de pagamento.

Para informações adicionais enviar email para cursohistoriadeangola.uccla@gmail.com 

Nota biográfica do Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto:

Alberto [Manuel Duarte de] Oliveira Pinto nasceu em Luanda, Angola, a 8 de janeiro de 1962. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, em 1986. É Doutorado e Mestre em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde colaborou como docente no Departamento de História. Lecionou igualmente noutras universidades portuguesas. Presentemente é Investigador do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão.

Como ficcionista publicou diversos romances e é autor de múltiplos livros de ensaio.  

Em 2016, foi presidente do Júri do Prémio Internacional em Investigação Histórica Agostinho Neto da Fundação António Agostinho Neto (FAAN). No mesmo ano foi, pela segunda vez, vencedor do Prémio Sagrada Esperança 2016 com o ensaio inédito Imaginários da História Cultural de Angola.

Desde 2018 coordena o Curso Livre História de Angola, uma iniciativa inédita e com enorme adesão.

Fonte: Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 | 

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt Facebook Linkedin | Youtube | Instagram | Twitter |

MNSCPDD: A Carta Aberta dirigida ao Governo dos Estados Unidos da América, da qual se Exorta-o para a Opção de Via de Cooperação no Combate aos Crimes Organizados e Transfronteiriços


Guiné-Bissau : UNFPA apoia realização do 2⁰ Fórum dos régulos

Por Rádio Capital Fm

Guiné-Bissau - (10.11.2023) - O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) pretende apoiar a realização de 2⁰ Fórum do poder tradicional, ajudar as autoridades nacionais na erradicação de casamento forçado e promover a escolarização das raparigas.

A intenção foi revelada esta quinta-feira, 9 de Novembro,  pelo representante do UNFPA na Guiné-Bissau, Jucelyn Fernand, no âmbito do encontro com Diretor-geral do Poder Tradicional, Ama Tidjane Seidi.

O encontro serviu para os dois interlocutores trocarem impressões sobre o desenvolvimento das atividades entre o Ministério da Administração Territorial e Desenvolvimento Local e o Fundo das Nações Unidas para a População, com maior enfâse no trabalho com  autoridades locais em matérias ligadas ao casamento forçado, escolarização das raparigas, reforço da divulgação dos Objetivos  de Desenvolvimento Sustentável (ODS,s ) e o apoio substancial do UNFPA na realização do 2° Fórum Nacional dos Régulos.

O Representante do UNFPA realçou ainda que sempre tem trabalhado com os Régulos, através duma rede.  Para o diplomata,  “será uma mais valia em trabalhar com o Governo, através do Ministério da Administração Territorial e Desenvolvimento Local [MATDL].

A ocasião serviu também a UNFPA convidar a Direção-geral do Poder Tradicional, encabeçada por Ama Tidjane Seide,  "a integrar a equipa da Caravana de Sensibilização Comunitária dos 16 dias do Ativismo",  a decorrer em todo o país. 


MEDICAMENTOS: Está a exagerar na toma de ibuprofeno e nem imagina os riscos

© iStock

Notícias ao Minuto   10/11/23 

Se notar alguns dos sintomas descritos por Deborah Lee, da farmácia online Dr.ª Fox, a médica recomenda que procure ajuda médica "urgente".

Tomar demasiados comprimidos ibuprofeno representa um sério risco para a saúde. Se este é o seu caso, há sinais que indicam quando deve interromper a toma deste fármaco, que faz parte dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides. Utilizado no alívio da dor e inflamação, também funciona como antipirético.

Deborah Lee, da farmácia online Dr.ª Fox, afirmou, em declarações ao Daily Express, que o popular fármaco pode causar hemorragias no aparelho digestivo. O ibuprofeno, reduz a produção de muco gástrico que ajuda a neutralizar os ácidos do estômago. Sem isso, pode ficar suscetível a todo o tipo de efeitos secundários graves logo aos três dias de tratamento, de acordo com uma investigação publicada na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology, citada pelo mesmo jornal.

Como tal, Lee explica que é provável que as suas fezes façam soar os alarmes. "Pode notar fezes pretas escuras ou sangue vermelho misturado com as fezes. As fezes podem ser soltas e aquosas e cheirar mal", aponta. Estas fezes escuras e com aparência de alcatrão são conhecidas como melena, que pode ser sinal de hemorragia no estômago, proveniente de úlceras, por exemplo.

Se notar alguma destas alterações nas suas fezes depois de tomar ibuprofeno, precisa de ajuda médica "urgente", de acordo com a responsável.

A Infomed indica que "a dose única máxima diária para adultos e adolescentes não deve ultrapassar os 400 mg". Contudo, deve ter em conta a idade e peso. Espere, pelo menos, quatro horas entre a administração do fármaco e nunca exceda 1.200 mg em 24 horas.



Leia Também: Vá ao médico. Sim, está com falta de magnésio e este é o 1.º sinal


É preciso controlar imigração chinesa, dizem juristas angolanos

Trabalhadores chineses no Kuando Kubango (VOA / A. Capalandanda)

By Voz da América

Crimes cometidos por esses imigrantes causam alarme

LUANDA - Crimes graves envolvendo cidadãos asiáticos, particularmente chineses, aumentam em Angola forçando as autoridades a pedir a ajuda das comunidades e associações empresariais chinesas para denunciarem os implicados.

Aumentam crimes cometidos por chineses – 3:51

Isto ao mesmo tempo que aumentam apelos para que o governo tome medidas para se impedir a imigração descontrolada que, segundo um jurista, põe em risco o futuro do país

Entre Fevereiro e Novembro deste ano, o Serviço de Investigação criminal (SIC) deteve perto de 40 cidadãos chineses e vietnamitas acusados de crimes de tráfico de seres humanos, prostituição, associação criminosa, tráfico e consumo de drogas, auxílio à imigração ilegal, extorsão, crimes contra o ambiente, fuga ao fisco e roubo de viaturas.

Os comerciantes e os consumidores da Zâmbia têm uma visão mista das importações chinesas

O último dos crimes foi revelado nesta segunda-feira,6, com a apresentação pública de três cidadãos chineses por suposta mineração de criptomoeda, um tipo de crime descrito como pouco conhecido ou praticado no país.

De acordo com o porta-voz do SIC, em Luanda, Fernando Carvalho, na operação também foi detido um cidadão nacional, cúmplice dos estrangeiros.

Este tipo de crimes graves levou já o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, a pedir aos membros da Associação de Cidadãos Chineses Residentes em Angola e da Associação dos Empresários da China no sentido de colaborarem com as forças de defesa e segurança “na denúncia de chineses que cometem crimes graves, visando a sua responsabilização”.

Economistas nigerianos afirmam que as importações chinesas prejudicam a produção local 

Falando durante um recente encontro de trabalho com o embaixador da China, Gong Tao, o ministro Laborinho expressou preocupação com “a existência de alguns cidadãos chineses que praticam actos tipificados como crimes, obrigando as autoridades a privar-lhes a liberdade”.

O governante disse, entretanto, que a comunidade chinesa residente em Angola é calma, não representando, por isso, qualquer perigo para a segurança pública”.

Em resposta, o embaixador chinês, assegurou que os órgãos de segurança angolanos “ têm mantido uma óptima comunicação com a embaixada e comunidade chinesa, oferecendo informações antecipadas e criando boas condições de vida e de trabalho para os cidadãos chineses em Angola”.

Apesar destas declarações optimistas muitos en Angola estão alarmados com a situação.

O jurista António Kangombe alerta que a entrada desordenada de cidadãos chineses em particular configura um risco para a segurança do país.

Kangombe diz que muitos cidadãos chineses chegam a Angola a coberto de “figuras da governação angolana”.

“Se não alterarmos a situação, essa máfia chinesa vai-se agigantar-se e vai ser uma ameaça para a nossa sobrevivência colectiva”, avisou.

“Os riscos são maiores e, evidentemente, ainda teremos consequências graves para este país, porque esses cidadãos trazem vícios no cometimento de crimes que nunca foram cometidos em Angola”, defendeu, por seu turno, advogado, Salvador Freire, que também questiona o perfil desses cidadãos estrangeiros.

Angola e China têm mantido relações económicas muito estritas nos últimos anos, fruto do envolvimento de empresas chinesas, particularmente na construção de infraestruturas, na agricultura e também ao nível do comércio.

O embaixador em Angola, Gong Tao, revelou num recente fórum bilateral de negócios, que as trocas comerciais com o seu país ascenderam de uma média anual de 150 milhões de dólares, em 2002, para 27,34 mil milhões, no ano passado .

"A cooperação de investimento China-Angola ajuda a diversificação económica de Angola. O número de empresas chinesas em Angola ultrapassou 400 e o stock de investimento ultrapassou 24 biliões de dólares, abrangendo vários sectores. Na área da agricultura, as empresas investiram e operaram várias fazendas, experimentaram com sucesso o plantio de sorgo vitivinícola que permitiu alcançar uma colheita abundante de arroz híbrido de alto rendimento”, disse.

Por sua vez, o ministro para o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, solicitou “ mais investimento, mais capital, mais produção de alimentos, para o sector da habitação, indústria transformadora e comércio para potenciar a economia angolana".

Contamos assim com mais investimentos para a produção de alimentos, para disponibilização da habitação, para a indústria transformadora, para o comércio e desenvolvimento das cadeias logísticas de apoio ao desenvolvimento, na exploração mineira e na capacitação e formação profissional”, afirmou José de Lima Massano.

O GOVERNO ANUNCIA ENCERRAMENTO DE BOMBAS E CONTENTORES QUE VENDEM COMBUSTÍVEIS

Por: Aguinaldo Ampa o DEMOCRATA  

O Inspetor geral da Secretaria de Estado do Ambiente, Januário Indi, anunciou esta quinta-feira, 09 de novembro de 2023, o encerramento de 39 estabelecimentos de venda de combustíveis e lubrificantes, que não cumpriram o pagamento de multas aplicadas no passado mês de outubro do ano em curso.

O governo avançou que a medida vem na sequência de irregularidades verificadas naqueles estabelecimentos de venda, entre as quais 26 bombas e 13 contentores que operam na cidade de Bissau.

Januário Indi falava aos jornalistas no Palácio do governo sobre a operação que será levada a cabo em Bissau, contra os postos de venda de combustíveis no Setor Autónomo de Bissau.

Informou que no quadro da avaliação de impacto ambiental, a secretaria de Estado do Ambiente realizou atividades de verificação de bombas e contentores de venda de combustíveis e lubrificantes, tendo constatado que algumas não têm licenças, um instrumento legal para exercício dessa atividade.

“Foram notificados para regularizarem a situação no prazo de 20 dias, desde 13 do mês de outubro do ano em curso, mas até ao momento não compareceram. Fim do prazo, decidimos realizar a operações de encerramento dos estabelecimentos ilegais como também dos que não pagaram as coimas que lhes foram aplicadas”, explicou.

O Inspetor geral informou que a sua instituição está a realizar essa operação na base da lei número 10/2010 de 24 de setembro, artigo nº54, que fala do fecho de instalações de venda de combustíveis, em caso de não pagamento das multas.

“Enquanto servidores do Estado, temos que cumprir as leis aprovadas pelos deputados da nação. A única maneira de travar a operação é os responsáveis dos estabelecimentos de venda cumprirem as suas obrigações, pagando tudo que é previsto pela lei e ter documentos que lhes autorizem a praticar essa atividade”, avisou.

Questionado sobre a desorganização na venda de combustíveis e derivados na cidade de Bissau, Januário Indi disse que aquela instituição sensibilizou as pessoas que praticam essa atividade a inscreverem-se no ministério para que a Autoridade da Avaliação Ambiental Competente possa realizar um estudo de impacto ambiental para depois atribuir as licenças de conformidade ambiental.

“Infelizmente algumas entidades não reponderam a essa solicitação ou orientação e continuam a operar de forma ilegal e mais grave ainda, vendem combustível em lugares inapropriados, por isso há a necessidade de aplicação da lei para fazer cumprir as medidas”, assinalou.

“No passado, foi tomada essa mesma medida que estamos a iniciar agora, mas o processo foi interrompido. Desta vez, enquanto estiver à testa, farei tudo para que a gestão do processo seja transparente, divulgando todas as ações realizadas para que as pessoas possam saber e acompanhar para depois tirar ilações ou comparação. Estou aqui neste momento como inspetor geral e não tenho compromissos com ninguém e vou aplicar as medidas de acordo com a lei”, afirmou.

Januário Indi assegurou que a operação não terminará apenas nos estabelecimentos de venda de combustíveis, mas também irá estender-se às empresas que vendem água empacotada, através de sacos plásticos, que estão a estragar o solo, às empresas de exploração de pedreiras em Saltinho, como também às entidades que fazem descasque da castanha de cajú, causando poluição.

Segundo as informações a que O Democrata teve acesso, a multa para bombas de combustíveis varia entre 1 a 10 milhões de francos CFA e dos contentores estende-se entre 500 a um milhão de francos CFA.


𝗚𝗢𝗩𝗘𝗥𝗡𝗢 𝗜𝗡𝗦𝗧𝗥𝗨𝗜 𝗔 𝗥𝗘𝗜𝗡𝗧𝗘𝗚𝗥𝗔ÇÃ𝗢 𝗗𝗢𝗦 𝗧É𝗖𝗡𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗦𝗔Ú𝗗𝗘 𝗔 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗜𝗥 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢 𝗗𝗘 𝟮𝟬𝟮𝟰

Por Rádio Jovem Bissau

A decisão do executivo consta nas deliberações tomadas ontem na reunião de Conselho de Ministros, na qual o governo liderado por Geraldo Martins instruiu os Ministros da Economia e Finanças, da Administração Pública, Trabalho e Modernização do Estado, e da Saúde Pública para, a partir de janeiro 2024, procederem a reintegração dos quadros de saúde que haviam sido suspensos pelo antigo governo.

Ainda nas mesmas deliberações, foram também instruídos os Ministros da Economia e Finanças, da Administração Pública, Trabalho e Modernização do Estado e da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, a maior celeridade possível e concluir o processo de reintegração dos professores em situação de suspensão.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DESLOCA-SE PARA A CIMEIRA ARÁBIA SAUDITA-ÁFRICA

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se para uma visita de trabalho a Riade, no Reino da Arábia Saudita. Durante a visita, o Chefe do Estado irá participar, na primeira Cimeira Arábia Saudita-África, em resposta ao convite formulado pelo Rei da Arábia Saudita e Guardião das duas Mesquitas Sagradas, Sua Majestade Salman Bin Abdulaziz Al-Saud. 

Durante a cimeira inaugural entre a Arábia Saudita e África  líderes de aproximadamente cinquenta países do Médio Oriente e de África irão se reunir com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais entre a Arábia Saudita e os países africanos. A agenda inclui tópicos de interesse mútuo, como cooperação económica, segurança regional e desenvolvimento sustentável.🇬🇼🇸🇦

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Putin visita quartel das tropas que combatem em território ucraniano

© GAVRIIL GRIGOROV/POOL/AFP via Getty Images

POR LUSA    10/11/23 

O Presidente russo visitou o quartel-general das Forças Armadas em Rostov-on-Don, próximo da fronteira com a Ucrânia, onde foi informado sobre o andamento da campanha militar no país vizinho, informou hoje o Kremlin.

"Após a sua visita oficial ao Cazaquistão, Vladimir Putin chegou a Rostov-on-Don, onde visitou o quartel-general do Distrito Militar do Sul", de acordo com um comunicado publicado no 'site' da presidência russa.

Durante a visita, o chefe do Kremlin foi acompanhado pelo ministro da Defesa, Sergey Shoigu, pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov, e por outros comandantes de topo, que o informaram sobre o progresso da campanha militar na Ucrânia.

Putin visitou o quartel militar de Rostov-on-Don em várias ocasiões, a última das quais a 20 de outubro, quando regressou da China, onde participou no 3.º Fórum das Novas Rotas da Seda e teve um encontro com o líder chinês, Xi Jinping.


Jovem de 13 anos matou polícia israelita. Agora Israel demoliu a sua casa

© @TarcisoRenova/ X (antigo Twitter)

Notícias ao Minuto    10/11/23 

As imagens mostram a casa do adolescente a ser destruída. Há também imagens dos soldados israelitas a entrarem no campo de refugiados. A morte do soldado israelita aconteceu em fevereiro.

Centenas de agentes israelitas entraram, na quarta-feira, no campo de refugiados de Shuafat, em Jerusalém, para demolir a casa de um adolescente palestiniano, de 13 anos, que matou um agente membro da Polícia Fronteiriça.


O momento em que as autoridades israelitas – tanto da Polícia Fronteiriça como das Forças de Defesa de Israel – entraram no local foi gravado e partilhado nas redes sociais.

A demolição da casa aconteceu depois de, em fevereiro, Muhammad Zalbani ter esfaqueado mortalmente um agente israelita, de 22 anos, enquanto este inspecionava um autocarro onde ele seguia.

Segundo explicam as publicações internacionais, uma das políticas de Israel para evitar ataques terroristas está relacionada com a demolição de casas, como aconteceu neste caso. A medida é controversa, com os grupos de direitos humanos a defenderem que este é um castigo coletivo que, pelo contrário, resulta em ataques levados a cabo por familiares do indivíduo que Israel ‘pretende’ castigar.

Veja as imagens na galeria acima.


Leia Também: Exército confirma morte de comandantes do Hamas envolvidos nos ataques