quinta-feira, 16 de abril de 2020

Covid-19: MNE britânico diz que China deve esclarecer a origem do coronavírus


Londres, 16 abr 2020 (lusa) – O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, disse hoje que a China tem de responder a “diversas questões difíceis” sobre a forma como foi iniciada a pandemia de covid-19.

Raab, que falava numa conferência de imprensa, considerou que o mundo precisa de saber o que aconteceu na China nos primeiros dias da pandemia.

O vírus foi detetado em Wuhan, China, no final de 2019.

Raab, que substitui o primeiro-ministro, Boris Johnson, na chefia do governo, o qual continua em convalescença após um internamento de uma semana no hospital St. Thomas, em Londres, devido à infeção com covid-19, considerou que terá de existir um “profundo mergulho” na análise desta crise, incluindo a forma como surgiu o surto.

O chefe da diplomacia britânica assinalou que deve ser feito um exame de todos os aspetos da pandemia, incluindo as suas origens, tendo como base pressupostos científicos e acrescentou que “não existem dúvidas” de que se podem prosseguir as atividades económicas após a crise.

Raab não deixou de agradecer a Pequim pela cooperação no repatriamento de britânicos que se encontravam em Wuhan e no fornecimento de equipamento para enfrentar a pandemia.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 140 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (31.590) e mais casos de infeção confirmados (641 mil).

Seguem-se Itália (22.170 mortos, em quase 169.941 casos), Espanha (19.130 mortos, 182.816 casos), França (17.920 mortos, mais de 147 mil casos) e Reino Unido (13.729 mortos, 103.093 casos).

PCR // EL

Lusa/Fim

OPINIÃO - PAIGC, SEMPRE EM MAUS LENÇOIS!

Por: YANICK Aerton

Sinceramente, eu estava convencido de que o bom senso ia reinar neste PAIGC di tchepen di Zambrano, pabia ami i di sumbuia, afinal eu estava redondamente enganado e subestimava o nível da ambição de poder do seu líder e da sua “entourage”.
Independentemente das formalidades omissas, cumpridas ou por cumprir, como é que a liderança do PAIGC, e um fracasso total.

O PAIGC é um grande partido, apesar do facto de não ter registrado grandes progressos na implementação o seu Programa Maior durante os anos de exercício do poder político, por razões de vária ordem, e hoje invadido por aqueles que ontem foram os seus mais críticos, alguns dos quais passavam todo o tempo a proferir “grosseirices” em direcção aos seus responsáveis máximos.
Esses arrivistas, aliados a uma certa podridão interna, é que ditam agora as regras do jogo, alguns desempenhando cargos para os quais não estão habilitados – conselheiros! Só porque eta bajula, eta tchutchitchutchi, soi-disant empresários, endividados até aos dentes.

Do que o PAIGC precisa é de voltar às mãos dos donos, daqueles que o podem salvar do naufrágio para se reconstruir e recuperar o tempo perdido, porquanto tem todas as condições para um “comeback” e reparar todos males cometidos sobre este povo.
Os princípios do PAIGC ainda permanecem intactos e actuais, e existem no seu seio homens e mulheres prontos a se sacrificarem para servirem o povo, através dos cargos no aparelho do Estado, e não para se servirem do Estado, como tem sido o caso em relação a muitos dos seus membros e aos membros dos outros partidos que exercerem altos cargos e que hoje descarada e impunemente ostentam riquezas acumuladas ilicitamente.

O PAIGC não precisa estar nesta puxa-puxa porque sabe muito bem que o povo não votou nele, por razões óbvias, e nem lhe vão ser revertidos administrativamente os votos do USE, porque foram cometidos erros graves na gestão da sua militância, além de ter instituído no seu seio a cultura elitista, discriminatória e selectiva. A derrota do candidato do PAIGC resultou do acumular
De erros de palmatória que não serão facilmente esquecidos pelas vítimas desses erros e não só.

Não obstante, às vezes sou levado a concordar com o seu líder, porque de facto perante todos esses partidos, o PAIGC continua a ser incontornável, mas essa incontornabilidade passa obrigatoriamente pela reassunção pelos seus militantes daqueles valores que o fizeram no passado um partido em que todos os Guineenses se reviam, e não um partido de meia-dúzia de oportunistas, cujos interesses são apenas de se protegerem de imunidades para não pagarem pelos crimes que cometem.

O Umaro Sissoco Embalo ganhou as eleições, e não vou repetir para dizer que mesmo que essas eleições fossem repetidas mil e uma vezes, o candidato do PAIGC iria sair derrotado e claro, porque depois de todos esses anos de estagnação o povo sentiu a necessidade de escolher a mudança.

Por isso, uma vez que é ao PAIGC que incumbe a governação por ter ganho as legislativas ainda que com uma maioria relativa, salvo se não conseguir garantir a estabilidade parlamentar e governativa, a liderança desse partido devia reflectir seriamente sobre as razões que levaram a este desaire e reorganizar-se para os futuros embates políticos, em vez de perder inutilmente o seu tempo em reivindicações que não o dignificam.

Aqui nem se deve falar de aceitar ou não os resultados porque o povo já decidiu, mas sim aconselhar mui modestamente a liderança do PAIGC para mudar de estratégia, porque esta ser ensaiada tem os dias contados, porque, com toda a consideração pelo presidente cessante, mas o USE não e o JOMAV.

O eleito Presidente da Republica chama-se Umaro Sissoco Embalo, Embalocunda de raiz e não adoptado, de família real, que tem a clara noção do exercício do poder. Por isso, tentar fazer comparações só vai resultar em frustrações, razão pela qual aconselha-se que esse ensaio seja abandonado porque a Guiné-Bissau nos próximos cinco anos de presidência do USE vai viver na paz e estabilidade e as instituições da Republica vão funcionar com toda a normalidade.

Abandonem as estratégias de bloqueio, como aconteceu com a presidência do JOMAV, porque estamos a menos de 2 dias para o Parlamento completar um ano de vida e sabem muito bem o que poderá acontecer. Não se trata de ameaça nenhuma, mas sin i pa lembranta cumpanher sobre os deveres de cada órgão.

VIVA UMARO SISSOCO EMBALO PRESIDENTE!
VIVA FIM DA REPUBLICA DE BANANAS!
VIVA HOMI DE HOMIS USE PRESIDENTE!

Exército alemão detonou camião cheio de explosivos. Resultado é incrível

TCHUBA NA GUINÉ BISSAU. ZONA SUL CONCRETAMENTE, NA VILA DE QUEBU.


QUINTA FEIRA. 16/ 04/ 2020.
Fonte: Junior Gagigo

Também: 


Chuva já começou aqui em QUEBO. Agora mesmo.Jauando Djalo Dabó


Covid-19: UNECA alerta que pandemia pode provocar a morte de 300 mil africanos

Foto do arquivo

Adis Abeba, 16 abr 2020 (Lusa) – A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) disse hoje que a pandemia provocada pelo novo coronavírus poderá provocar a morte de mais de 300 mil africanos, enquanto 27 milhões poderão ser “empurrados para a pobreza extrema”.

Num relatório a divulgar na sexta-feira, denominado “Covid-19: Protegendo as Vidas e as Economias Africanas”, a UNECA considera que os frágeis sistemas de saúde africanos poderão ter custos adicionais impostos pela crescente pandemia de covid-19.

“Para proteger e avançar com uma prosperidade partilhada no continente, são necessários de forma urgente 100 mil milhões de dólares [92,3 mil milhões de euros] e é preciso um espaço fiscal imediato para todos os países, para os ajudar a responder à necessidade de segurança das populações”, afirmou a secretária executiva da UNECA, Vera Songwe.

Segundo a também subsecretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o continente africano é particularmente suscetível, uma vez que 56% da população está concentrada em bairros de lata ou habitações informais e apenas 34% dos agregados familiares têm acesso a formas básicas de lavagem das mãos.

“Os custos económicos da pandemia têm sido mais duros que o impacto direto da covid-19. Por todo o continente, as economias estão a sofrer um choque súbito. O distanciamento físico necessário para gerir a pandemia está a sufocar e a afundar a atividade económica”, vincou Vera Songwe, num comunicado da organização.

De acordo com o documento, o relatório assinala que os negócios de pequena e média dimensão arriscam um encerramento total sem um apoio imediato.

Da mesma forma, a UNECA alerta para as consequências de fenómenos como a redução do preço do petróleo, responsável por 40% das exportações africanas, e do turismo, que em certos países representa 38% do Produto Interno Bruto.

No âmbito da mitigação, o relatório assinala vários esforços para manter o fluxo comercial, em particular no fornecimento de alimentos e de materiais sanitários.

Vera Songwe assinalou que o setor privado necessita de liquidez e de parceiros.

“É por isso que pedimos o apoio da comunidade internacional, para que esta injete mais liquidez nas nossas economias”, acrescentou.

Da mesma forma, a responsável da ONU apontou que são necessárias novas formas de financiamento.

 A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

O número de mortes por covid-19 em África subiu hoje para 910 num universo de 17.212 infeções registadas em 52 países.

O número de doentes recuperados é agora de 3.546.

Por Lusa


Leia Também:  Covid-19: UE expressa “forte apoio” à OMS e vai tentar mobilizar mais recursos

Guiné-Bissau - A reunião da Comissão Permanente do Parlamento foi inconclusiva


Já que a decisão devia ser consensual, os deputados do Madem-G15 e do PRS contra os do Paigc na criação da Comissão Parlamentar para angariação e fiscalização de fundos para combate a COVID-19, e também não foi possível marcar a data para a sessão ordinaria da ANP. 

Declarações de Barros do PAIGC, Abdu Mane do MADEM-G15 e João Alberto Djata do PRS, ficou retido apenas o desconto de 25% no salário dos deputados para o apoio a luta contra coronavírus na Guiné-Bissau.

Racism In China



Esan League Online

Ai Deus só na Guiné Bissau, ku um alguim suma Carlos M. Biagué, ta nomeado UM CADASTRADO.


Antonio Iaia SEidi

PRESIDENTE DA REPUBLICA DA GUINÉ-BISSAU, UMARO SISSOCO EMBALÓ PROMULGA O DIPLOMA DO GOVERNO SOBRE A RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA, DATADA: 15 DE ABRIL









conosaba.blogspot.com

Presidente do Parlamento propôs a criação de uma Comissão Operacional para Angariação e Fiscalização de Fundos no âmbito de luta contra a pandemia COVID-19 na Guiné-Bissau


A Comissão irá congregar todos os atores nacionais e parceiros internacionais, para em conjunto, evitar a tragédia sanitária e social ao país, tal como acontece em varios países.

Cipriano Cassama, falando na abertura da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular-ANP, disse que a Mesa do Parlamento e a Conferência de Líderes já concordou a dedução de 25% do salário de um mês a 102 deputados, como Fundo de Apoio a Combate à COVID-19.

O presidente do Parlamento pede autorização da Comissão Permanente da ANP para lançar a iniciativa primeira de sensibilizar os parceiros para ajudar o país a fazer face a pandemia.

Extratos do discurso do presidente do Parlamento já que não foi possível estar a tempo na abertura dos trabalhos.

Este vídeo é ja no decorrer dos trabalhos da Comissão Permanente, onde o líder da Bancada Parlamentar do Madem-G15, Abdu Mané usava a palavra.

Aliu Cande

GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 16 de abril de 2020. MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA


Jornal O Democrata 

A jornalista guineense, Fatima Tchuma Camara, alertou aos profissionais da Comunicação Social para o uso de equipamentos de proteção individual em áreas de risco e evitar entrevistas presenciais durante esta campanha de prevenção da doença que está a causar milhares de mortes em todo o mundo


De acordo com a repórter da emissora português, RDP-áfrica, as orientações destacam que o uso da máscara por si só é insuficiente para oferecer um nível adequado de proteção, e que para isso também devem ser adotadas outras medidas, como higienizar as mãos e evitar aglomerações.


Alison Cabral

Covid-19: Japão declara estado de emergência nacional

Medida tem como objetivo travar a deslocação em massa de pessoas durante a Semana Dourada, que decorre entre o final de abril e o início de maio.


O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou, esta quinta-feira, o estado de emergência nacional. A medida irá, agora, aplicar-se a todas as 47 regiões, ao passo que, até agora, estava restrita a Tóquio, Osaka, Kanagawa, Saitama, Chiba, Hyogo e Fukuoka.

O estado de emergência passará a abranger cerca de 126 milhões de cidadãos, numa altura na qual o Japão regista 9.441 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, assim como um total de 192 vítimas mortais.

Segundo o jornal The Japan Times, a medida terá, em larga escala, sido precipitada pelo aproximar da chamada Semana Dourada, a junção de quatro feriados entre o final de abril e o início de maio, que, por norma, provoca uma deslocação em massa de pessoas.

"O número acumulado de casos ultrapassou os 100 em Hokkaido, Ibaraki, Ishikawa, Gifu, Aichi and Kyoto. É uma tarefa urgente que nos irá permitir adotar medidas para manter o fluxo de pessoas no mínimo", explicou Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela declaração.

NAOM

Leia Também: Covid-19: Pandemia já matou mais de 137 mil pessoas em todo o mundo

COVID-19 - Mais de 140 sul-coreanos que recuperaram estão novamente infetados

Autoridades temem que algumas pessoas sofram uma "reativação" do novo coronavírus, ao invés de adquirirem imunidade.


As autoridades sanitárias da Coreia do Sul abriram uma investigação ao facto de 141 pessoas que foram dadas como recuperadas de infeções pelo novo coronavírus estarem, neste momento, novamente infetadas, segundo reporta a agência noticiosa Reuters.

Entre as hipóteses para já cogitadas pelo Centro Sul-Coreano de Prevenção e Controlo das Doenças (KCDC) estão uma eventual "reinfeção" ou "recaída" por parte dos pacientes, ou até mesmo o facto de o atual modelo de testes ser "inconsistente".

A chamada "reinfeção" seria a hipótese mais temida, uma vez que significaria que a população não conseguiria desenvolver uma imunidade à Covid-19, mas também a mais improvável. O cenário que reúne mais consenso aponta para uma "reativação".

Isto significaria que um paciente dado como curado poderia manter uma parte deste vírus no corpo, ainda que dormente durante um período de tempo em certas pessoas cujo corpo padece de outras condições ou não dispõem de um sistema imunitário forte.

Não estará, no entanto, descartada a hipótese de os testes utilizados até agora não serem, simplesmente, capazes de detetar quantidades mais pequenas do novo coronavírus, o que resultaria em 'falsos-positivos' quando realizados em pacientes que se encontram perto da recuperação total.

noticiasaominuto.com

Covid-19: África lança campanha para atingir um milhão de testes no continente


Adis Abeba, 16 abr 2020 (Lusa) - A União Africana (UA) anunciou hoje o lançamento de uma campanha para atingir um milhão de testes ao novo coronavírus no continente, onde 910 pessoas morreram e mais de 17 mil foram infetadas por covid-19.

“Há uma grande falha de testes no continente e queremos distribuir na próxima semana ou semana e meia mais de um milhão de testes para ajudar os países a aumentarem a sua capacidade para testar e identificar as pessoas infetadas”, anunciou o diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana (Africa CDC), John Nkengasong.

O diretor da agência da União Africana para a saúde falava hoje, em Adis Abeba, no encontro semanal com a comunicação social.

O responsável do Africa CDC explicou que a disponibilização dos testes pela União Africana visa dar um sinal e sensibilizar outros parceiros públicos e privados para a necessidade de aumentar “agressivamente” a capacidade dos países para identificar e monitorizar as pessoas infetadas.

“Nos próximos três ou seis meses, provavelmente necessitaremos de 50 milhões de testes para o continente, mas uma caminhada de 100 quilómetros começa com o primeiro metro”, afirmou, adiantando que a capacidade de testagem é ainda muito baixa.

Como exemplos apontou a África do Sul, que com uma agressiva campanha de testagem, conseguiu apenas fazer 8.000 mil testes desde o início da pandemia, a Etiópia, que fez apenas 5.000 testes, ou a Nigéria, que com 200 milhões de habitantes, registou 6.000 testes realizados.

“Se conseguirmos aumentar os testes para um milhão será um aumento significativo, mas requer um esforço concertado”, reforçou.

No encontro com jornalistas, John Nkengasong fez ainda o ponto de situação da evolução da pandemia no continente, adiantando que o número de mortes por covid-19 subiu hoje para 910 num universo de 17.212 infeções registadas em 52 países.

O número de doentes recuperados é agora de 3.546.

O diretor do África CDC assinalou que, numa semana, o número de infeções no continente registou um aumento de quase 50% e que a taxa média de letalidade da doença se situa nos 6%.

África do Sul, Egito, Argélia, Marrocos e Camarões são os países com mais casos registados da doença.

Sobre a capacidade de resposta médica, apontou que a África do Sul é o país com mais ventiladores (1.500), sendo que em 10 países não existe um único destes aparelhos.

Segundo John Nkengasong, estes países vão receber esses equipamentos através das doações da Fundação Jack Ma, do empresário chinês dono do gigante do comércio eletrónico Alibaba, cujo segundo carregamento de equipamentos médicos está a ser atualmente distribuído pelos países.

O Egito concentra o maior número de camas hospitalares para cuidados intensivos (10.300).

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 133 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 436 mil doentes foram considerados curados.

Por Lusa

Nigeria Records 34 New COVID-19 Cases, Total Now 407

Thirty-four New Cases of #COVID19 Have Been Reported As Follows:
18 Lagos
12 in Kano
2 in Katsina
1 in Delta
1 in Niger

As at 11:20 pm 15th April there are 407 confirmed cases of #COVID19 reported in Nigeria. 128 have been discharged with 12 deaths

Native Reporters
Akoh Tony

Morreu em Angola o homem que teve mais de 150 filhos

Francisco construiu uma família composta por 580 pessoas, tendo 42 esposas, 152 filhos, inúmeros netos e bisnetos

Francisco Sabalo Pedro "Tchikuteny", o patriarca da família mais numerosa de Angola e do mundo (mais de 150 filhos), morreu hoje, aos 72 anos, na ilha do Mungongo, município de Moçâmedes (Namibe), vítima de doença prolongada.

Francisco Tchikuteny, como era conhecido, tinha uma família composta por 580 pessoas, teve 42 esposas, 152 filhos, inúmeros netos e bisnetos.

Tchikutent, 72 anos, sofria de cancro da próstata, doença que o obrigou a vários tratamentos médicos, mas sem sucesso, acabando por falecer na sua própria residência, onde recebia cuidados paliativos.

Segundo Sabalo Pedro, irmão da vitima, o ancião enquanto em vida sempre procurou manter a unidade e solidariedade entre a família, sobretudo das esposas e filhos.

"Aqui sempre existia uma regra de estarmos todos unidos e com direitos iguais. As mulheres eram orientadas pela esposa mais velha, de nome Eva, que ajuda as outras, sobretudo, as gestantes na hora do parto", afirmou à Angop.

"O nosso pai é que fazia tudo para nós estudarmos e com a sua morte não sabemos o que será de nós, pois as entidades do governo só conheciam ele, agora tudo tornará dificil para nossa familia", lamentam os filhos.

O psicólogo José Pedro, em declarações à Angop, afirma que a morte deste ancião poderá provocar uma desestruturação familiar, pois era visto por todos como um líder que resolvia todos os seus problemas.

Apelando às autoridades para acompanharem de perto esta família, dando o apoio necessário, sobretudo para os mais pequenos em idade escolar, para que possam ser formados e futuramente encontrarem emprego e sustentarem-se.

"É preciso que os costumes desta família sejam preservados, pois notamos que no seio deles existem homens e mulheres com vontade e esperança de um dia singrarem na vida, agora cabe as autoridades dar este apoio", disse o psicólogo.

Refira-se que a ​​​​​​​família dedica-se à prática da agricultura familiar e da pecuária.

plataformamedia.com/pt

Opinião - Episódio: Impostor Charbel Pinto


Fonte: Joelson da Silva

Episódio; impostor Charbel Pinto

Complexado que à muito tempo não se identificava como guineense, mas sim, como um Cabo-verdiano, o Charbel que fez investimento larápio na candidato do ex-candidato derrotado Domingos Simões Pereira, nas eleições presidenciais, com intuito de contrapartidas, contudo seu candidato venha perder própria na sua suposta terra natal "O Canchungo".

Num momento em que a OMS declarou o coronavirus como uma pandemia mundial, o má perdedor Charbel fez de propósito marcou concerto num dos estádios de futebol em Bissau, infelizmente o governo obrigou-lhe cancelar esse, desde la começou a frustração do Rapaz contra o atual governo da Guiné-Bissau.

É para quem não sabes a mãe de Charbel Pinto, morreu de Covid-19, mas o estado da Guiné-Bissau não pretendia fazer alarme e preconizar o. O caso não foi comunicado oficialmente como deve ser! No seu entender o governo "autoridades sanitárias" aconselhou-lhe e toda a sua família ficar num isolamento de 15 dias e mandou fechar a clínica onde a sua mãe morreu.

O Charbel que recusa categoricamente para fazer a sua mãe teste de novo Coronavirus, e recusou internar a no Hospital Nacional, fugiu com ela para um clínica que nem se quer tens bons ventiladores para tratamento do Covid-19.

A mãe de Charbel morreu por sua negligência e desrespeito as recomendações das autoridades sanitárias.

Ainda, o Charbel e a sua família estão na lista das pessoas suspeitas a contrariar Novo Coronavirus, e todos os estiveram com sua mãe antes desta morrer, desde no Canchungo e na clínica, porém, alguns deles ja testaram positiva do novo Cronavirus.

Todos que cruzaram com Charbel neste últimos dias são aconselhados de procurar as autoridades sanitárias ou manter-se em isolamento de 15 dias no mínimo.

FARTA BRUTO CABÁ! ABANTALÉ!

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guineenses

Uma infração ética, fora de direto pela via da penalidade máxima Cipras, visa autoproclamar o lugar do derrotado, finalmente o sono lento ouviu os meus conselhos e saiu do armário.

Agora vamos lá: qualquer reclamação sobre convocatória, de um Político mal amado pelo povo Soberano, dito Cipriano Casamá, se ouve colocação que põe em causa a sua proposta sobre tal efeito é sem fundamentos, Porquê? Porque o Cipriano Casamá tem esse direito, por imperativo de responsabilidade não democrática, más sim pela ações de costume da quadrilha, que ele tem sobre a cambada da ladroeira, então o ato é legítimo com base na selvajaria.

- Até porque têm alguns membros que estão a fazer conspiração na clandestinidade contra o falhado líder!

E porquê que estão revoltados? A minha resposta adequada é simples, é o fim da mesada.

Claro que esse ato Anti-democrático deve acontecer na sede do PAIGC, se é para afastar o Domingos Simões Pereira da liderança, se atualmente, não se torna necessária a esse propósito então será uma provocação ao Presidente da República, é bom ter clareza disso camaradas, o DSP sendo um fugitivo e foragido da justiça, o que quer dizer ele não está cumprindo as profecias do líder imortal Amílcar Lopes Cabral, que bem dizia de que, um lider tem que dar a sua garganta nos momentos conturbados e cruciais, o que significa ficar em defesa do povo Soberano e do partido, esse sim é atitudes de um líder.

E é bom lembrar de que, basta isso acontecer significa que eles aceitaram a derrota do DSP pelas costas, de um homem vivo, uma vez o GAJOTE não quis reconhecer a derrota por vias democráticas, obviamente que alguém vai reconhecer a derrota na sua conta, que coisa terrível.

Eu vou falar disso no meu Twitter longo amanhã, assim que amanhecer o Sol“ bem cedinho, antes mesmo de Galo cantar, e a última pergunta que não quer se calar para os militantes simpatizantes Lacaios do DSP, que ainda que não acreditou na derrota é: será que o Domingos Simões Pereira é melhor do que António Guterres, o actual secretário das Nações Unidas e uma vez primeiro ministro de Portugal?

O Guterres foi derrotado!

E é muito mais político e intelectual do que o Domingos Simões Pereira?

Se não bobagens dos fanáticos egoísmo de desesperança .

Como nunca aprenderam a trabalhar, agora vamos ver! Estavam habituados a comer do Povo sem quaisquer esforços!

FARTA BRUTO CABÁ! ABANTALÉ!

Afirma o Democrata em Ação.

Covid-19: Estados Unidos com 2.569 mortos nas últimas 24 horas


Washington, 16 abr 2020 (Lusa) - Os Estados Unidos registaram 2.569 mortos nas últimas 24 horas devido à covid-19, no balanço diário mais elevado contabilizado até agora por um país, indicou a Universidade Johns Hopkins na quarta-feira à noite.

Este número, obtido entre as 20:30 de quarta-feira (01:30 de hoje em Lisboa) e a mesma hora do dia anterior, eleva para 28.326 o número total de vítimas mortais no país devido à doença respiratória covid-19, de acordo com os dados da universidade.

Na terça-feira, os Estados Unidos tinham registado 2.228 óbitos causados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Os Estados Unidos identificaram ainda mais de 637 mil contágios.

"A batalha continua, mas os dados sugerem que passámos o pico de novos casos", declarou o Presidente norte-americano, na conferência de imprensa diária.

Donald Trump prometeu apresentar hoje pormenores para a "reabertura da economia" no país, que em três semanas registou 17 milhões de novos desempregados.

"Vamos reabrir estados, alguns muito mais cedo que outros. Alguns estados poderão reabrir antes de 01 de maio", garantiu.

A pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus detetado em dezembro passado na China, já causou mais de 133 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 436 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 599 pessoas das 18.091 registadas como infetadas.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa quatro mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Lusa

Leia Também: AO MINUTO: Estado de Emergência decidido hoje. Alemanha 'passa' China

Mensagem de Condolências


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Mensagem de Condolências

Hoje, Quarta-feira, 15 de Abril de 2020, tomamos conhecimento da triste notícia do desaparecimento físico do Senhor Mamadú Baldé, vulgo Eduardo Mama Baldé, Deputado da Nação nesta Xº legislatura.

O companheiro Eduardo Mama Baldé, professor, ativista politico e social, que mais de três décadas, prestou relevantes serviços ao nosso país, enquanto professor em Gabu, cidade onde desenvolveu com grande abnegação e profissionalismo a sua função de docência, tendo relevado a sua vocação ao trabalho e o seu comprometimento em prestar apoio ao mais necessitados, em particular ao mais desfavorecidos.

Nesta triste ocasião, endereço em nome dos funcionários e colaboradores da Presidência da Republica e em meu nome pessoal, os sentimentos do nosso profundo pesar e a expressão da nossa solidariedade e acompanhamento espiritual para a família do malogrado, a todos seus colegas parlamentares, e amigos a quem, por via da presente, endereçamos as nossas mais sentidas condolências.

Gloria eterna à alma Eduardo Mama Baldé, um brilhante politico que terá eternamente a nossa mais elevada consideração. Até Sempre!