terça-feira, 3 de julho de 2018

Autoridade americana duvida da "limpeza" da selecção russa no Mundial

Rússia está nos quartos-de-final
Travis Tuygar diz haver uma ligação entre o esquema de doping com o futebol

O presidente da Agência do Estados Unidos Contra a Droga (USADA) manifesta algumas dúvidas quando ao desempenho “limpo” da selecção da Rússia que, ao contrário do esperado por muitos observadores, já está nos quartos-de-final do Mundial de Futebol.

Travis Tuygar chega a falar em farsa.

"Estaríamos a ser parvos se acreditássemos que isto é diferente daquilo que sucedeu em Sochi. Eles estão apenas a rir-se nas nossas costas. Sabemos que o Governo russo, assim que viu ser-lhe atribuídos os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, encarou aquele momento como a oportunidade para enaltecer o orgulho nacional e o poder no palco internacional. Aí começaram os programas de doping, com trocas de amostras, que levaram ao que alcançaram, nomeadamente a conquista do medalheiro e o domínio dos seus Jogos Olímpicos. Há provas. É inegável", disse Tygart, ao jornal USA Today.

Aquele responsável acrescentou que sabia-se que os russos tinham um sistema de doping mas sempre o negaram.

Travis Tuygar vai mais longe e afirmou que “sabemos que há uma ligação directa deste sistema com o futebol na Rússia e já provaram que vão onde for preciso para vencer".

VOA

Urgente - Presidente da nova formação política MADEN G-15 movimento para alternância democracia BRAIMA CAMARÁ renuncia da sua mandato como deputado da nação.

Bissau, 03 de julho de 2018

A Sua Excelência Senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) Da República da Guine Bissau, Eng. Cipriano CASSAMA 
BISSAU 
Assunto: Renuncia ao meu mandato de Deputado, com efeito imediato

Excelência.

Venho por esta via, com a máxima consideração e o total respeito pelos Nacional Popular, como genuina casa da representatividade nacional na sua do dia de hoje, ao meu mandato de Deputado, eleito da lista do Partido VIll Legislatura que teve início em 2014.

Independentemente da grande honra que é ser deputado, decidi em consci Deputados eleitos e pela insubstituivel função exercida pela Assembleia pluralidade e da Democracia Guineense, apresentar a minha renúncia, a partir para a Independência da Guine e Cabo Verde (PAIGC) pelo circulo 24, para a que, perante os grandes desafios que terei de enfrentar e viver no futuro próximo serei mais útil na consolidação dos Membros e militantes, no quadro do Movimento para Alternância Democrática -MADEM-G15, Movimento que tive a honra de participar na sua fundação na (Ilha de Gardete) e a que presido.

Quero também deixar expresso, nesta minha carta de renúncia ao mandato de deputado, o meu sentido respeito e a minha profunda dor e tristeza por aqueles que votaram em mim ao tomarem conhecimento desta dificil decisão da minha vida. Esta decisão foi em decorrência das deliberações da Reunião com a base do círculo 24 realizada no dia 19 de maio de corrente ano no Paian, que culminou com a criação do MOVIMENTO PARA Alternância Democrática - MADEM- G 15.

Por fim, quero agradecer aos Deputados do PAIGC, com os quais partilhamos os mesmos ideais políticos, regimentais e constitucionais, porque independentemente do lugar onde exerceremos o nosso dever de cidadania, saberemos cumprir as nossas responsabilidades e responder com honra aos desafios do nosso tempo e da Guine Bissau.

Braima Camará


Estamos a Trabalhar

Joelson Da Silva Silva

Guiné-Bissau prevê exportar 150 mil toneladas de castanha de caju na presente campanha

A Guiné-Bissau já exportou cerca de 50 mil toneladas de castanha de caju e espera atingir 150 mil toneladas até ao final da presente campanha de comercialização deste produto estratégico para a economia do país, revelou domingo passado o ministro do Comércio e Artesanato, Vicente Fernandes.

O ministro reconheceu que a quantidade que se perspectiva vir a exportar será inferior relativamente às 175 mil toneladas vendidas a compradores estrangeiros em 2017.

Vicente Fernandes justificou a ocorrência com a “turbulência” no processo de comercialização com a redução do número de compradores indianos, que tradicionalmente adquirem a produção guineense, decorrente do facto de o governo da Índia ter eliminado o subsídio que concedia à aquisição do produto.

Vicente Fernandes falava em Gabu, 200 quilómetros a leste de Bissau, aos agricultores e intermediários do processo de comercialização da castanha de caju daquela localidade, no quadro de uma digressão que o levou já a outras regiões do país para incentivar os produtores a venderem os seus produtos “mesmo abaixo dos 1000 francos CFA (1,5 euros) anunciado no início da campanha pelo Presidente da República, antes que a época das chuvas se agrave.”

A campanha de comercialização de castanha de caju 2018 iniciou-se em Março e deverá terminar em Setembro próximo.

A Guiné-Bissau exportou 180 mil toneladas de castanha de caju na campanha de comercialização de 2016. 

(Macauhub)

CNE TEME ALTERAÇÃO DO CALENDÁRIO ELEITORAL SE NÃO HÁ MEIOS PARA INÍCIO DO RECENSEAMENTO

Presidente da CNE adverte o Governo e a Comunidade Internacional sobre o eventual adiamento das eleições legislativas, previstas na data marcada, por falta de desbloqueamento de verbas para o início do recenseamento eleitoral.

As advertências de José Pedro Sambú foram registadas hoje, num seminário de criação de plataforma das mulheres e jovens para a participação e observação eleitoral.

Pedro Sambu queixa-se de atraso de desbloqueamento de fundos para o recenseamento eleitoral e apela a comunidade internacional para se disponibilizar meios necessários para realização do processo eleitoral, para não comprometer o calendário eleitoral.

Vanilde Furtado, coordenadora residente da ONU-Mulher no país, defendeu que a democracia só pode ser com a participação ampla da camada feminina, na tomada de decisões dos assuntos da vida sociopolítica do país.

Notabanca