domingo, 9 de julho de 2017

Primeiro Ministro Umaro Sissoco Embalo Admitido Na ISESCO


O Primeiro Ministro Umaro Sissoco Embalo foi convidado para fazer parte da ISESCO, Organização Islâmica para a Educação e Ciência.

Uma Organização que visa promover e fortalecer a cooperação entre os estados membros nos campos da educação, ciência, religião, comunicação, bem como contribuir para a paz e segurança mundial.

Com este convite, o Chefe do Governo será premiado com um valor de 250 mil dólares americanos que, da sua expressa vontade, será revertido a favor do Hospital Simão Mendes para melhoria dos serviços da Maternidade.

Na mesma ocasião, ao Umaro Sissoco Embalo, será conferido o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidafe de Alexandria, no Egipto.




Por Sarathou Nabian

Umaro El-Mocktar Sissoko Embalo

Cadeia já!!!!!!!!!


Anti-Paigc GB



Djassi Djackson Dé

COM UM SALÁRIO DE MAIS DE 10 MIL EUROS POR MÊS, CIPRIANO CASSAMA É O POLÍTICO SEM ESCRÚPULO MAIS BEM PAGO DA GUINÉ-BISSAU. 

AINDA ASSIM O PARLAMENTO GUINEENSE CONTINUA BLOQUEADO A MAIS DE 2 ANOS SOB AS ORDENS DESTE PIÓR CANALHA DA NAÇÃO !

CHEGOU A HORA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISSOLVER O PARLAMENTO E MANDAR (PÁ CARÁÇAS), TODOS OS POLÍTICOS DESONESTOS QUE A MUITO NÃO REPRESENTAM O POVO !

Com apoio da ONG AMEV: POPULARES DE BELI E LUGADJOL BENEFICIAM DE FONTES DA ÁGUA POTÁVEL

Os populares de Beli e Lugadjol, sector de Boé, região de Gabú, beneficiaram de fontenários de água potável construídos pela Organização Não Governamental – Associação de Médicos Voluntários (AMEV), uma iniciativa de jovens médicos e técnicos especialistas de outras áreas que decidiram eleger o sector de Madina do Boé como a sua zona de intervenção.

Uma delegação da AMEV dirigida pelo seu presidente, Malam Sabali e que se fazia acompanhar por um alto dirigente da organização, Djulde Camará, e representante da Associação Juvenil para a Reinserção Social (AJURES), Moamed Seidi, deslocaram-se este fim-de-semana ao sector de Madina do Boé, com o intuito visitar os fontenários construídos, reunir com os populares sobre os trabalhos desenvolvidos no terreno, como também entregar uma máquina de descasque de arroz aos habitantes da aldeia de Burquilim, secção de Vanduleide.

Segundo informações avançadas pela organização, a iniciativa de construir os fontenários insere-se no âmbito da solicitações feitas pelas populações da aldeia de Lugadjol que enfrentava dificuldade em conseguir água potável, como também o pedido feito pelas associação das mulheres horticultoras de Beli, que solicitaram o apoio de AMEV para a construção de um fontenário para conseguirem água para o consumo e irrigação dos seus produtos.

Para a construção dos dois fontenários que serão equipados com bombas manuais, a organização contratou a Associação de Foceiros de São Domingos. Em Lugadjol, a equipa enfrentou dificuldades dado que o local de construção é uma pedreira, facto que levou a equipa a fazer cinco dias para conseguir atingir uns poucos metros.
No momento da visita, conseguiram escavar apenas seis metros contra uma previsão de pelo menos 18 metros de profundidade para alcançar a água. Enquanto na sede do sector (Beli), a equipa que trabalha ali conseguiu atingir a água a apenas 13 metros de profundidade.

Em entrevista ao nosso jornal, Malam Sabali explicou que a sua organização tem como missão apoiar a comunidade vulnerável do sector de Boé. Por isso decidiu, com ajuda dos seus parceiros, implementar vários projetos desde bancos de cerais, máquinas de descasque de arroz e fontenários em algumas tabancas.

Acrescentou ainda que nesta primeira fase do projeto de fontenários, apenas duas aldeias foram selecionados para beneficiar do referido apoio, que são a Beli e Lugadjol. Contou que a fonte de Beli destina-se para ajudar as mulheres horticultoras na irrigação das suas terras e na aldeia de Lugadjol é destinado para o consumo, porque aldeia depara-se com grandes problemas de falta da água potável.

Assegurou que não querem limitar-se apenas na construção das fontes, mas também têm um projeto de medicina natural que irão implementar nas comunidades. Frisou que primeiramente formarão as pessoas para terem o conhecimento sobre algumas plantas medicinais bem como a forma de uso das mesmas para o tratamento de algumas doenças.
“Existe já um manual sobre o tratamento com plantas medicinais, que será disponibilizado para as populações, mas antes devem receber uma formação sobre o uso das plantas”, notou.

O presidente de AMEV disse que a sua organização conta com o apoio de uma organização alemã denominado ‘Tabanca’, que lhes apoia com meios para a execução dos seus projetos. Explicou ainda que a referida organização foi criada por cidadãos alemães que trabalharam junto das comunidades nas tabancas nos anos 80, por isso resolveram denominar a organização de ‘Tabanca’.

Questionado se as atividades de AMEV serão estendidas para outras regiões do país, respondeu que têm o desejo de apoiar a população guineense em qualquer canto do país, mas de momento estão limitados em termos de meios, razão pela qual decidiram limitar-se apenas ao sector de Boé.

“Iniciamos aqui com a assistência médica gratuita, depois confrontamo-nos com enormes dificuldades enfrentadas pelas populações. Isso levou-nos a prosseguir com a ideia da criação de uma organização não-governamental. Mas estamos a pensar no futuro alargar a iniciativa para outras regiões. Até já demos consultas gratuitas aos reclusos na prisão de Bafatá”, informou.

Sabali afirmou que a maior dificuldade encontrada pela sua organização tem a ver com a questão das infraestruturas. Frisou que têm dificuldades em conseguir uma viatura alugada para o sector de Boé, por isso são obrigados a ir até a cidade de Gabú a fim de conseguir alugar uma viatura.  Informou ainda que outra dificuldade deve-se a falta de colaboração da própria população em algumas aldeias e que muitas vezes exige a intervenção direta dos dirigentes da sua organização para sensibilizar a população. 

Por: Assana Sambú
Foto: AS
odemocratagb.com

Mulher é vista com bebé ao colo momentos antes de se fazer explodir

Tanto a mulher como a criança terão morrido.

Mulher é vista com bebé ao colo momentos antes de se fazer explodir
© Divulgação

Viver em Mossul, no Iraque, é viver entre explosões, tiros, mortes e destruição. As forças do regime iraquiano estão a recuperar o terreno conquistado pelo Estado Islâmico que, por sua vez, está a ser obrigado a bater em retirada, pese embora garanta que os seus militantes vão lutar até à morte.

E um desses casos é o da mulher que se vê na imagem. De acordo com o noticiado pelo jornal britânico Telegraph, a mulher é uma bombista suicida que se fez explodir poucos momentos depois de esta imagem ter sido captada por uma máquina fotográfica.


A utilização por parte do Estado Islâmico de bombistas suicidas para causar mortes e destruição não é novidade. Mas o que choca neste artigo é o facto de a mulher ter passado despercebida às autoridades porque carregava uma criança ao colo, a mesma criança que morreu quando a mulher se fez explodir ao passar junto a soldados iraquianos.

Segundo o mesmo jornal, a análise detalhada da imagem permitiu aos investigadores ver que, além da criança, a mulher carregava duas malas e um detonador.

POR PATRÍCIA MARTINS CARVALHO
Notícias ao Minuto



Estados Unidos oferecem 639 milhões de dólares para ajuda humanitária

Anúncio foi feito por Trump em Hamburgo

Nigéria, Somália, Sudão do Sul, e Iémen serão os beneficiados com ajuda alimentar

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado, 8, em Hamburgo um fundo de 639 milhões de dólares para programas humanitários, incluindo 331 milhões de dólares em ajuda para Somália, Sudão do Sul, Nigéria e Iémen.

A promessa de Trump foi feita durante uma sessão de trabalho da reunião de líderes mundiais do G-20.

O financiamento representa cerca de um terço do que o Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura estima necessitar este ano para lidar com necessidades alimentares urgentes nos quatro países que enfrentam a fome e em outras áreas.

A FAO estima que 109 milhões de pessoas em todo o mundo precisam de assistência alimentar este ano, acima das 80 milhões no ano passado, com 10 das 13 zonas mais afectadas decorrentes de guerras e crises causadas pelo homem, nomeadamente conflitos políticos.

A Alemanha prometeu recentemente 220 milhões de dólares para alívio para combater a fome.

VOA

MILITANTES DAS ESTRUCTURAS DO PARTIDO PAIGC A NIVÉL DO SECTÔR DE SANTO DOMINGOS, ASSIM COMO DO SECTÔR DE BIGENE PROMETEM BANHO DE SANGUE CASO DSP TENTE SE REUNIR COM OS MESMOS.

Outro fiasco e DSP não aprende ou a todo o custo quer e tenta enganar a quem não pode.

Rui Gonçalves foi promotôr de todo este falhanço dando inicio em Ingoré, posteriormente inventou mais uma outra borrada estratégica em são Domingos, falhou e agora na campada quartel, sendo este amanhã domingo, comprando uma vaca com o qual a população veio a se apropriar forçosamente.

Era previsto DSP chegar para lá dormir, em Campada mas até agora não apareceu, devido ao clima de insegurança e falta de empenho dos responsáveis de dito evento.

Seu núcleo avançado, Fofana Queita, Hélder Barros, e o antigo governador de bafata ABDU sambu, o EX GOBVERNADOR DE REGIAO DE BOLAMA VERISSIMO TAMBA, lASSANA SEIDI, RUI RIBEIRO, estando em concertação para mais uma nova falha.

Militantes do partido estão desmantelando as coisas e DSP esta aos berros com seus e é visível a tamanha irritação do mesmo.
Recordar que a marcha dos inconformados do DSP, também não se realizou.

Publicada por didi lopes à(s) 22:14