segunda-feira, 17 de outubro de 2022

PNUD no âmbito das atividades da semana das Nações Unidas para a Comemoração do Dia da ONU, organizou hoje o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, um debate com universitários, intelectuais, sociedade civil e associações de jovens sobre como moldar o futuro em tempos INCERTOS.

A Guiné Bissau ocupa na posição 177 de 191 países do mundo, no índice de desenvolvimento humano dados de PNUD.

Radio TV Bantaba

Porta-voz do Departamento de Estado considerou que a "Rússia aprofundar uma aliança com o Irão é algo que o mundo inteiro [...] deve ver como uma ameaça profunda".

© Reuters

Notícias ao Minuto  17/10/22 

 Drones? "Qualquer negócio" com o Irão será alvo de "sanções"

Porta-voz do Departamento de Estado considerou que a "Rússia aprofundar uma aliança com o Irão é algo que o mundo inteiro [...] deve ver como uma ameaça profunda".

Os Estados Unidos advertiram, esta segunda-feira, que seriam tomadas medidas contra as nações e empresas que sejam identificadas por estarem a apoiar o programa de desenvolvimento de drones iraniano, na sequência do ataques levados a cabo, esta manhã, pelas tropas russas sobre Kyiv, com recurso a estes aparelhos.

"Qualquer entidade que faça negócios com o Irão que possam ter qualquer ligação aos veículos aéreos não tripulados, ao desenvolvimento de mísseis balísticos ou ao fluxo de armas do Irão para a Rússia deve ser muito cuidadosa e fazer a sua devida diligência", explicou o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, aqui citado pela AFP.

Em declarações aos jornalistas, a mesma fonte acrescentou ainda que a "Rússia aprofundar uma aliança com o Irão é algo que o mundo inteiro [...] deve ver como uma ameaça profunda".

Citando dados anteriormente divulgados pelos serviços secretos norte-americanos, Vedant Patel ressalvou ainda que, ao contrário do que seria de esperar, alguns dos veículos aéreos não tripulados alegadamente disponibilizados pelo Irão à Rússia têm funcionado deficientemente no terreno de batalha. 

Tudo isto, na perspetiva do porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, mostra a "enorme pressão" que tem vindo a ser sentida pela Rússia, na sequência das perdas que tem vindo a sofrer na Ucrânia. E destacou ainda que, por essa mesma razão, Moscovo está "a ser francamente forçada a recorrer a países pouco fiáveis, como o Irão, para obter abastecimento e equipamento".

Segundo as informações conhecidas até ao momento, as forças russas têm utilizado, ao longo das últimas semanas, drones kamikaze para atacar centros urbanos e infraestruturas várias em diversas regiões ucranianas. Foi isto que aconteceu, precisamente, esta segunda-feira, em Kyiv, cidade que acordou literalmente 'debaixo de fogo', depois de ter sido alvo de um ataque por parte destes aparelhos, comandados por tropas russas. 

Segundo as acusações feitas pela Ucrânia, os drones serão, alegadamente, de fabrico iraniano - embora o governo iraniano tenha voltado, uma vez mais, a negar a venda de drones à Rússia. Já o Kremlin, por sua vez, ainda não comentou o assunto.

Perante todo este cenário, a União Europeia disse estar já a investigar a alegada venda pelo Irão de 'drones' à Rússia para utilização pelas forças russas na guerra da Ucrânia, segundo indicou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho. Caso essa possibilidade se veja confirmada, "haverá sanções acrescidas ao Irão", referiu ainda o governante português.

Segundo as mais recentes contabilizações da ONU (Organização das Nações Unidas), foram já confirmados 5.587 civis mortos e 7.890 feridos na sequência deste conflito na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro. Porém, a mesma fonte remete um balanço mais certeiro para o final dos combates no terreno, altura em que será possível fazer um apuramento mais preciso das fatalidades.

UCRÂNIA: A força aérea ucraniana afirma que a Rússia atacou hoje o território ucraniano com um total de 43 drones 'kamikaze', dos quais 37 foram abatidos por Kyiv.

© REUTERS

Por LUSA  17/10/22 

 Kyiv reivindica destruição de 37 dos 43 drones usados em ataque russo

A força aérea ucraniana afirma que a Rússia atacou hoje o território ucraniano com um total de 43 drones 'kamikaze', dos quais 37 foram abatidos por Kyiv.

O representante do comando da força aérea ucraniana, Yuriy Ihnat disse na televisão ucraniana que os drones "voaram do sul, 43, dos quais 37 foram eliminados" e que "todas as forças e meios - aviação, sistemas de mísseis antiaéreos e outras forças de defesa - estiveram envolvidos".

"Pelo menos 86% dos aparelhos destruídos são Shahed (de fabrico iraniano). Este não é um mau resultado para estes alvos", referiu Ihnat.

A força aérea ucraniana apelou ao público para que deixe as tropas ucranianas fazer o seu trabalho, face a uma imagem a circular nas redes sociais que mostra um homem a tentar disparar contra um objeto voador a partir de uma janela.

"Não há necessidade de disparar pela janela", disse Ihnat, avisando que as balas disparadas em áreas densamente povoadas podem atingir inocentes, especialmente as de espingardas de caça.

O representante do comando da força aérea acrescentou que a Ucrânia espera agora que os seus parceiros reforcem o seu sistema de defesa aérea para cobrir o máximo possível do território da Ucrânia.

Anteriormente, o ministro do Interior, Denis Monastyrsky, tinha relatado que a Rússia tinha atacado a Ucrânia com 42 drones 'kamikaze', 36 dos quais foram abatidos. 

"O ataque deveria exceder os de segunda-feira passada, quando houve bombardeamentos de mísseis, mas não aconteceu", disse o ministro, dizendo que demonstrou que a Rússia não tinha conseguido atingir o seu objetivo. 

Os serviços de emergência ucranianos anunciaram hoje que recuperaram os corpos de quatro pessoas após um ataque russo com 'drones' em Kiev, enquanto na região de Sumy morreram mais quatro pessoas com um míssil.

Segundo o presidente da Câmara de Kiev, Vitaliy Klitschkó, esta manhã houve um total de cinco explosões na capital ucraniana, todas causadas por 'drones' Shahed de fabrico iraniano.

O Serviço de Emergência do Estado informou ainda que um míssil russo atingiu um prédio administrativo de uma subestação elétrica em Sumy, no norte do país, tendo sido retirados dos escombros quatro corpos e três pessoas vivas.

Na região de Dnipropetrovsk (centro), uma pessoa ficou ferida na sequência de um ataque com um míssil nas instalações de uma subestação elétrica, acrescentaram os serviços de resgate.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,6 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.306 civis mortos e 9.602 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Veja Também: Vídeo mostra momento em que drone atinge Kyiv

Dois mortos após queda de avião militar na cidade russa de Yeysk

© Twitter / @Mike_Bresson

Notícias ao Minuto  17/10/22 

Segundo o ministério da Defesa da Rússia, o avião militar em causa tratava-se de um Su-34 e ter-se-á despenhado no decorrer de um voo de treino.

Um avião militar caiu sobre um bloco de apartamentos na cidade russa de Yeysk, junto às margens do Mar de Azov, perto da Ucrânia. A informação foi avançada pelo ministério da Defesa do país, aqui citada por agências noticiosas russas.

Segundo a informação que foi divulgada até ao momento, os dois pilotos da aeronave ter-se-ão ejetado momentos antes do embate, que provocou um enorme incêndio no edifício de nove andares. Porém, pelo menos 15 edifícios terão ficado danificados devido à ocorrência.

À agência noticiosa russa TASS, um residente disse: "Ambulâncias e bombeiros estão a chegar de toda a cidade, helicópteros estão no local". 

Segundo o ministério da Defesa da Rússia, o avião militar em causa tratava-se de um Su-34 e ter-se-á despenhado no decorrer de um voo de treino. Segundo um dos pilotos, citado pela mesma fonte, a causa do acidente estará relacionada com um incêndio num dos motores da aeronave, registado durante a descolagem.

Após o embate da aeronave com os edifícios, terão ocorrido explosões, derivadas da combustão de munições armazenadas no avião.

A Reuters, que cita as autoridades locais, está a noticiar que morreram duas pessoas na sequência da queda deste avião militar, com 15 outras, pelo menos, a terem ficado feridas.

Veja, na galeria acima, o vídeo que ilustra a intensidade das chamas decorrentes deste embate da aeronave militar num bloco de apartamentos na Rússia.


A view shows a site of a plane crash on residential building in the southern city of Yeysk, Russia October 17, 2022. REUTERS/Stringer

PR Umaro Sissoco Embaló, recebeu hoje (17.10), a delegação da Organização Internacional de Trabalho_ chefiada pelo seu Diretor Geral, Dramane Haidara.

 Radio TV Bantaba

Guiné-Bissau: As eleições legislativas na Guiné-Bissau serão realizadas a 23 de Abril 2023.


Por Radio Voz Do Povo

A proposta foi aprovada na reunião de concertação entre o Governo e os Partidos Políticos com e sem assento parlamentar.

Sob a égide do Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, a reunião contou com as presenças dos técnicos do GTAPE e da CNE.

A proposta vai agora para o Conselho de Ministros e, depois para o Presidente da República que decretará a oficialização da data. 

As legislativas deviam ser realizadas a 18 de Dezembro_2022, mas devido aos atrasos no recenseamento eleitoral, o Governo  e os partidos políticos concordaram e fixaram uma nova data, a 23 de Abril de 2023.


Ucrânia pede sanções contra o Irão por fornecimento de drones à Rússia...Dmytro Kuleba considerou ainda que o próximo pacote de sanções a aplicar à Rússia "tem de ser severo".

© Getty Images

Notícias ao Minuto  17/10/22 

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu esta segunda-feira à União Europeia para que sancione o Irão pelo alegado fornecimento de drones kamikaze à Rússia, que terão sido responsáveis pela morte de, pelo menos, quatro civis em Kyiv, esta manhã.

Numa declaração em vídeo publicada no Facebook, aqui citada pelo The Guardian, o governante ucraniano considerou ainda que o próximo pacote de sanções a aplicar à Rússia "tem de ser severo", tendo solicitado, novamente, a doação de mais sistemas de defesa aérea e munições para as tropas ucranianas. 

Pela mesma via, Dmytro Kuleba endereçou ainda uma outra mensagem aos governantes da União Europeia, ressalvando que os ataques às instalações energéticas da Ucrânia representaram um golpe na segurança energética europeia - pelo facto de terem tido consequências negativas ao nível das exportações de energia ucraniana para o bloco europeu.

Segundo as informações conhecidas até ao momento, as forças russas têm utilizado, ao longo das últimas semanas, drones kamikaze para atacar centros urbanos e infraestruturas várias em diversas regiões ucranianas. Foi isto que aconteceu, precisamente, esta segunda-feira, em Kyiv, cidade que acordou literalmente 'debaixo de fogo', depois de ter sido alvo de um ataque por parte destes aparelhos, comandados por tropas russas. 

Segundo as acusações feitas pela Ucrânia, os drones serão, alegadamente, de fabrico iraniano - embora o governo iraniano tenha voltado, uma vez mais, a negar a venda de drones à Rússia. Já o Kremlin, por sua vez, ainda não comentou o assunto.

Perante todo este cenário, a União Europeia disse estar já a investigar a alegada venda pelo Irão de 'drones' à Rússia para utilização pelas forças russas na guerra da Ucrânia, segundo indicou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho. Caso essa possibilidade se veja confirmada, "haverá sanções acrescidas ao Irão", referiu ainda o governante português.

Segundo as mais recentes contabilizações da ONU (Organização das Nações Unidas), foram já confirmados 5.587 civis mortos e 7.890 feridos na sequência deste conflito na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro. Porém, a mesma fonte remete um balanço mais certeiro para o final dos combates no terreno, altura em que será possível fazer um apuramento mais preciso das fatalidades.


GUINÉ-BISSAU - DIREÇÃO DE RÁDIO PINDJIQUITI PEDE DESCULPAS AO SEC-ESTADO DA ORDEM PUB NO CASO DA DROGA.

Kansala News


Veja Também:


Rússia adverte Israel para consequências de fornecer armas a Kyiv

© Reuters

Por LUSA  17/10/22 

A Rússia advertiu hoje Israel de que se fornecer armas à Ucrânia irá prejudicar as relações entre Moscovo e Telavive, depois de um ministro israelita ter admitido a entrega de armamento a Kyiv.

"A parentemente, Israel pretende também fornecer armas ao regime de Kyiv. Um passo muito insensato. Irá destruir todas as relações interestatais entre os nossos países", afirmou o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia ex-chefe de Estado, Dmitri Medvedev.

Numa declaração na rede social Telegram, Medvedev acusou o Governo ucraniano de ser nazi, uma das justificações dadas por Moscovo para a invasão do país vizinho, em 24 de fevereiro deste ano.

"Basta olhar para os símbolos [nazis] usados pelos seus atuais capangas", disse, referindo-se às tatuagens usadas por alguns membros do batalhão ultranacionalista ucraniano Azov, segundo a agência espanhola EFE.

O ministro da Diáspora israelita, Nachman Shai, condenou, no domingo, o alegado fornecimento de mísseis balísticos iranianos à Rússia e defendeu a entrega de armas à Ucrânia por parte de Israel.

"Não há dúvida de qual o lado que Israel deveria escolher neste conflito sangrento. Chegou o momento de a Ucrânia receber de Israel o mesmo apoio militar que recebe dos Estados Unidos e da NATO", disse Shai.

Uma porta-voz do primeiro-ministro israelita, Yair Lapid, disse à AFP que o seu gabinete não comentaria as observações de Medvedev.

Até agora, as autoridades israelitas limitaram a sua cooperação com a Ucrânia à ajuda humanitária e à entrega de equipamento não letal, a fim de não prejudicar a sua relação com Moscovo.

A ajuda militar de Teerão a Moscovo tem passado pelo fornecimento de drones [aeronaves não tripuladas) Shahed, rebatizado pela Rússia como Guran-2, com o qual o exército russo destrói infraestruturas civis ucranianas.

De acordo com o Instituto de Estudos de Guerra norte-americano, o Irão também forneceu alegadamente drones Arash-2 e mísseis balísticos, algo que Teerão nega categoricamente.

Os aliados ocidentais da Ucrânia, incluindo Portugal, têm fornecido ajuda militar a Kyiv.

Algumas das armas norte-americanas e europeias permitiram às forças armadas ucranianas lançar recentemente uma contraofensiva e recuperar território que estava sob ocupação russa.

A guerra na Ucrânia mergulhou a Europa naquela que é considerada a mais grave crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Desconhece-se o número de baixas civis e militares, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm admitido que será consideravelmente elevado.

IDOSO ACUSADO DE REVELAR “SEGREDOS DO FANADO” FOI BRUTALMENTE ESPANCADO EM BIOMBO

By Rádio Jovem  outubro 17, 2022

O presidente da Associação para a Defesa e Proteção dos Idosos na Guiné-Bissau, Nelson Oliveira Intchama, considera, esta segunda-feira, que o respeito aos Direitos Humanos no país é uma ironia.

Nelson Intchama fez esta afirmação numa conferência de imprensa realizada hoje, 17.10, para denunciar o espancamento de um idoso, na casa dos 70 anos, na região de Biombo, concretamente na povoação de Quisset.

Segundo este responsável, tudo ocorreu na noite de 10 de outubro, após o filho do idoso em causa sair do local da circuncisão “barraca do fanado”, tendo os agressores alegados que o homem velho estava a revelar “os segredos” de alguns usos praticados durante esta cerimónia tradicional.

Para Nelson, a fragilidade no capítulo da sensibilização sobre os Direitos Humanos está a pôr em causa seriamente a vida de muitas pessoas no país, inclusive dos idosos.

Sendo assim, a organização em questão condena o ato e pede que os autores sejam traduzidos à justiça.

Nelson intchama apela ainda à sociedade guineense a respeitar os idosos, lembrando que um dia também seremos idosos.

”Penso que não estamos num Estado ditatorial em que podemos fazer o que bem entendemos, pelo que deve haver uma punição severa para os autores desses atos que põem em causa o direito de qualquer cidadão”.

Manuel dos Santos, o velho que foi vítima da agressão, avançou que ficou surpreendido e triste com o que aconteceu.

“O meu filho se encontrava na rua e adverti-o que devia estar dentro naquelas horas, já que acabou de sair da “barraca”. Ao ter dito isso, esse grupo de jovens, inclusive o meu próprio filho, levou-me diretamente para as matas, tendo sido forçado a ajoelhar para depois receber várias pauladas”.

De referir que o pai foi quem responsabilizou de cuidar do filho na “barraca” durante essa prática tradicional. Segundo as informações disponíveis, no ato, participaram sete jovens, sendo que três deles já se encontram na posse das autoridades judiciais.

Conforme essa organização que protege e defende Direitos dos Idosos, já se registou vários casos desse género, com os casos dos idosos mortos acusados de serem feiticeiros a destacar-se.


Guiné-Bissau - Universidade Amilcar Cabral: Estudantes pedem demissão do reitor.

Posição tornada a pública hoje (17.10) pelo presidente da Associação Académica daquela Universidade pública guineense numa Conferência de Imprensa para denunciar " índice de corrupção" invocada pela administração.


 Radio TV Bantaba

Desenvolvidos biossensores que detetam substâncias alérgicas em alimentos... Projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 239 mil euros.

© Lusa

Por LUSA  17/10/22 

Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) desenvolveram biossensores que permitem detetar "com rigor e rapidez" a presença de substâncias alérgicas em alimentos, como amendoim, camarão, peixe, ovo e aipo, foi anunciado esta segunda-feira. 

Em comunicado, o instituto do Porto revela que a metodologia "inovadora", desenvolvida no âmbito do projeto TracAllerSens, vai permitir detetar e quantificar as substâncias alergénicas em produtos alimentares.

"A ausência de métodos expeditos capazes de detetar com grande fiabilidade a presença de algumas substâncias alergénicas em determinados alimentos afeta, e muitas vezes compromete, a dieta alimentar dos doentes alérgicos, que se vêm impossibilitados de consumir determinados alimentos por receio de poderem conter algumas destas substâncias", salienta o ISEP, lembrando que a União Europeia estabeleceu uma lista prioritária de ingredientes que podem provocar alergias e que podem estar presentes em "alimentos pré-embalados, a granel e prontos a ser servidos".

"A alergia alimentar tem tido uma incidência crescente nos últimos anos, representando um problema de saúde pública", destaca o instituto, acrescentando que na Europa se estima que a alergia alimentar afete mais de 17 milhões de pessoas.

A par da "falta de soluções", a indústria alimentar confronta-se com "dificuldades, por necessitar de métodos de análise sensíveis e seletivos no controlo aos alergénicos", salienta o ISEP.  "Os métodos tradicionais para este fim são muitas vezes morosos, dispendiosos e requerem equipamentos sofisticados, o que impede uma despistagem efetiva podendo comprometer a sua aceitação em laboratórios com recursos limitados", acrescenta. 

Nesse sentido, os investigadores do REQUIMTE do ISEP desenvolveram biossensores que podem ser produzidos a "um custo muito controlado" se aplicados à indústria alimentar.  Citado no comunicado, o investigador responsável pelo plano de trabalhos do projeto, Hendrikus Nouws, destaca que o projeto "pretendeu dar resposta aos desafios analíticos existentes ao desenvolver sensores de tamanho reduzido, baratos e fáceis de manusear, seletivos e com capacidade de despistar quantidades vestigiais de alergénios". 

O projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em 239 mil euros.

NATO inicia manobras nucleares anuais no noroeste da Europa

© Shutterstock

Por LUSA  17/10/22 

A NATO iniciou hoje os exercícios nucleares anuais, planeados há muito tempo, no noroeste da Europa, numa altura em que sobem as tensões entre o Ocidente e o Presidente russo, Vladimir Putin.

Nas manobras vão participar 14 dos 30 países membros da NATO, envolvendo cerca de 60 aeronaves, incluindo caças e aviões de vigilância e reabastecimento.

A maior parte destas manobras será realizada a pelo menos 1.000 quilómetros das fronteiras da Rússia.

Os bombardeiros B-52 de longo alcance dos EUA também participarão nos exercícios, apelidados de Steadfast Noon, que ocorrerão até 30 de outubro.

A NATO indicou que os voos de treino terão lugar sobre a Bélgica, que recebe a organização das manobras deste ano, bem como sobre o Mar do Norte e o Reino Unido.

Os exercícios envolvem caças capazes de transportar ogivas nucleares, mas não envolvem bombas reais.

Estas manobras tinham sido planeadas antes de Putin ter ordenado a entrada de tropas russas na Ucrânia, em final de fevereiro.

A Rússia também costuma realizar as suas manobras nucleares anuais por esta altura.


Leia Também: UE aprova nova verba de 500 mihões de euros de ajuda militar à Ucrânia

CIDADÃO CHINÊS DONO DE FÁBRICA DE BLOCOS EM QUINHAMEL ASSASSINADO HOJE PELOS LADRÕES

Sabe-se que, este faz o segundo empresário chinês a ser morto na Guiné-Bissau pelos larápios. O primeiro aconteceu cerca de cinco anos em Bafatá, Leste do país.

Fonte: Notabanca; 17.10.2022


Leia Também: 

© Lusa

Por LUSA  17/10/22 

Um cidadão chinês, empresário residente em Colonato, arredores de Bissau, foi assassinado na noite de domingo, aparentemente por ladrões, disse hoje à Lusa Hélio Fernandes, sócio guineense da vítima.

De acordo com Hélio Fernandes, o empresário teria sido surpreendido por ladrões na sua residência, por volta das 22:00 (mais uma hora em Lisboa) e terá sido atingido por um tiro fatal na cabeça.

O empresário estava desde 2016 na Guiné-Bissau, onde se dedicava ao comércio de blocos de cimento, produzidos numa fábrica que o próprio geria, numa parceria com Hélio Fernandes, guineense, antigo estudante na China.

"O meu sócio praticamente nunca saía de Colonato para Bissau. Estava sempre na fábrica ou em casa", observou o guineense.

A Polícia Judiciária (PJ), os bombeiros de Bissau e elementos da embaixada chinesa na capital guineense deslocaram-se ao local do crime, momentos após o sucedido, explicou Hélio Fernandes.

O corpo da vítima, com pouco mais de 40 anos, foi transportado pelos bombeiros para Bissau, aguardando as diligências da PJ e da embaixada da China, adiantou a mesma fonte.