sábado, 8 de julho de 2023

Chuvas intensas fazem 14 mortos na capital económica da Costa do Marfim

© Shutterstock

POR LUSA   08/07/23 

Pelo menos 14 pessoas morreram e três estão desaparecidas em Abidjan, capital económica da Costa do Marfim, na sequência das fortes chuvas de quinta-feira à noite, anunciaram hoje fontes policiais.

As mortes ocorreram nos bairros de Yopougon e Attécoubé e a maioria foi causada por deslizamentos de terras, segundo informações avançadas pela polícia local e citadas pela agência espanhola EFE.

As notícias dão conta da morte de quatro elementos da mesma família - uma avó, a filha e os dois netos de 10 e 3 anos - que viviam na mesma casa e cujas paredes cederam devido a um deslizamento de terras, segundo informações prestadas por um familiar das vítimas.

Um outro familiar de uma mulher de 22 anos, que morreu na derrocada enquanto dormia, disse estar em choque.

Já no mês passado, cinco membros da mesma família (um casal e os três filhos) morreram depois de um deslizamento de terras ter atingido a sua casa.

Segundo o Observatório da Solidariedade e da Coesão Social, um organismo governamental de vigilância e alerta, as chuvas que começaram no país em março têm vindo a intensificar-se desde o final de maio.

Em comunicado, o Observatório destacou ainda o elevado número de crianças vítimas das chuvas nesta época: 15 crianças mortas e duas feridas de janeiro até ao início de junho.


Leia Também: Pelo menos 55 mortos em duas semanas de chuva no Paquistão

Presidência da CEDEAO: Sissoco Embaló admite que resultado das eleições pesou na decisão de não se recandidatar

Por  VOA Português  08/07/23 

Presidente da Giné-Bissau termina no domingo o seu mandato à frente da CEDEAO na Cimeira de Bissau

BISSAU — O Chefe de Estado da Guiné-Bissau não concorre a um segundo mandato à frente da Presidência em exercício da Comunidade Económica dos Estados Unidos da África Ocidental (CEDEAO) na cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização que se realiza neste domingo, 9, em Bissau.

Em entrevista à Voz da América na sexta-feira, 7, a ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, disse que Umaro Sissoco Embaló não seria canidato a um segundo mandato devido ao que "ele chama de Princípio de Bissau, ao defender que cada país deve ter apenas um mandato para prevenir a rotatividade".

Entretanto, em Bissau, o Presidente guineense admitiu que a sua decisão de não concorrer prende-se com o facto de agora ter de coabitar com o PAI-Terra Ranka, vencedora das eleições legislativas de 4 de Junho.

“Podia não ter nada a ver, mas por uma questão de ocorrência decidi não fazê-lo”, disse Sissoco Embaló a jornalistas na sexta-feira, 7, sustentando a sua posição com a necessidade de ser necessária uma cumplicidade entre o Presidente e o Governo, sobretudo a nível do que chamou de “ministros tutelais”, nomeadamente dos Negócios Estrangeiros, das Finanças, da Justiça, da Defesa e do Interior.

Ele reiterou que vai para uma coabitação e garantiu que não pediu ministérios, o que a priori não lhe dará uma garantia total de junção de interesses.

“Vou para uma nova era de coabitação em que não tenho maioria, não vou pedir pastas nem nada. O povo é soberano, já decidiu e ponto final. Tem que deixar o partido vencedor mostrar ao povo o que pode".

Umaro Sissoco Embaló sublinhou, no entanto, que "haverá uma coabitação sã e sincera, mas nunca abdicarei do meu papel de fiscalizador".

"Que fique claro que o Presidente da República é Presidente da República”, disse o Presidente em Safim, arredores de Bissau, no lançamento da primeira pedra do projecto imobiliário do Instituto Nacional de Segurana Social.

"Guiné-Bissau está de parabéns"

Em tempos de balanço, e em resposta a perguntas dos jornalistas, Sissoco Embaló disse que a Guiné-Bissau está de parabéns.

"Conseguimos restaurar a nossa autoestima e dignidade. Este sim é que é o Estado, não aquele banalizado, em que os embaixadores faziam tudo o que lhes apetecia, inclusive iam às reuniões do Conselho de Ministros, não”, afirmou o Presidente que destacou ainda as medidas de austeridade tomadas pelo Governo, alinhadas com o Fundo Monetário Internacional que vão dar resultados.

"Um dia, os cidadãos que nos têm criticado sentirão os frutos dessas medidas”, concluiu.

Os 15 Estados membros da CEDEAO escolhem no domingo o país que vai presidir a organização e aprovaam uma declaração que deve marcar os próprios passos.

- CIMEIRA DA CEDEAO E UEMOA EM BISSAU - PROBLEMAS ESTRUTURAIS DA FUNÇÃO PÚBLICA - A INVESTIDURA DO PARLAMENTO

 Radio TV Bantaba 

Termina em Bissau a cimeira da UEMOA.

Os dirigentes políticos e económicos presentes na Conferência Extraordinária dos Chefes de Estado e Governo da UEMOA refletiram sobre o dossier específico da evolução recente da situação financeira da União e suas perspetivas. Analisaram também a nota apresentada para decisão sobre o processo de elaboração da visão perspetiva para 2040.

Radio Voz Do Povo

🇬🇼Por ocasião da Cimeira da UEMOA e da CEDEAO Presidente da República Genaral Umaro Sissoco ofrece Jantar Oficial aos seus homólogos.

 

Presidência da República da Guiné-Bissau 

Foi aberta pela primeira vez em Bissau a sessão extraordinária de conferência de Chefes dos estados e de Governo de União económica monetária de oeste Africana.

 
Radio Voz Do Povo

Prigozhin diz que mercenários do Grupo Wagner foram "todos de férias até ao início de agosto"

Prigozhin (Imagem AP)

Por  Agência Lusa, 08/07/23

Líder do Grupo Wagner explicou ainda que, após as férias, começará o trabalho de transferência dos mercenários para a Bielorrússia

O líder do Grupo Wagner, Yevgueni Prigozhin, ordenou férias aos seus mercenários até ao início de agosto, após a fracassada rebelião em junho passado, disse um dos comandantes da companhia militar privada a um jornalista russo.

"Fomos todos de férias até ao início de agosto, há muitas tarefas pela frente que precisam ser resolvidas, então Yvgeny Viktorovich [Prigozhin] decidiu deixar todos descansarem", disse Anton Yelizarov ao jornalista Timofey Ermakov, de acordo com contas do Telegram ligadas a blogues militares atualizadas este sábado.

"Pessoalmente, não vou ao mar com a minha família há cinco anos, outras pessoas agora também estão imersas nos assuntos familiares. Para dar a todos a oportunidade de descansar do grande trabalho que temos que fazer, foi tomada esta decisão pelo conselho de comandantes [do Grupo Wagner]”, observou o militar, conhecido como "Lotus".

A conversa aconteceu numa pastelaria no sul da Rússia, onde o jornalista conheceu Yelizarov por acaso. O comandante explicou que, após as férias, começará o trabalho de transferência dos mercenários para a Bielorrússia, no âmbito do acordo firmado com o Kremlin, sob mediação do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, para impedir a rebelião armada em troca da anulação de processos criminais.

"Primeiro precisamos incutir sangue novo. A segunda coisa e mais difícil é o acesso à Bielorrússia. Temos que preparar bases, campos de treino, coordenar com os governos e administrações locais, organizar a interação com a aplicação da lei bielorrussa e estabelecer a logística", prosseguiu.

"Há muito trabalho e as tarefas não são fáceis, mas quanto mais difícil a tarefa, mais interessante ela é. Acho que podemos fazê-las", disse Yelizarov.

Esta semana, Lukashenko disse que Prigozhin, que deveria exilar-se na Bielorrússia, estava em São Petersburgo e os seus mercenários nas suas bases na Rússia.

Segundo o líder bielorrusso, o problema da transferência dos mercenários ainda não foi resolvido e a empresa militar tem uma visão "diferente" da sua futura missão, que consistiria em treinar e assessorar o Exército.

De qualquer forma, disse, a relação com o Grupo Wagner e a Bielorrússia será definida por lei ou por decreto presidencial.

O comandante de Wagner também disse que está a acompanhar a situação na Ucrânia e está "preocupado com o que está a acontecer”.

"Mas, quando eles não te ouvem, eles ignoram todas as propostas e formas de resolver os problemas, mesmo quando falamos sobre isso com o mundo inteiro, então provavelmente é melhor afastarmo-nos e observar o que acontece de fora", disse “Lótus".

"Embora seja muito ofensivo e doloroso quando há propostas e oportunidades para resolver o problema e elas são atiradas fora, como os nossos sábios ancestrais costumavam dizer, esperemos para ver. E ficaremos de lado e assistiremos em silêncio", prosseguiu.

No entanto, observou que, se os mercenários forem chamados para ajudar a pátria pelo povo russo, eles estão prontos para fazê-lo.

O Grupo Wagner, liderado por Prigozhin, iniciou na noite de 23 para 24 de junho uma rebelião com a captura sem resistência da cidade russa de Rostov, sede do comando sul do Exército, com a intenção de se dirigir a Moscovo para afastar as lideranças militares em resposta a um alegado bombardeamento contra os soldados mercenários na Ucrânia.

Em pleno conflito com o Kremlin e a 200 quilómetros da província de Moscovo, uma coluna militar do Grupo Wagner deu meia-volta, na tarde de 24 de junho, após mediação do Presidente bielorrusso, num acordo para travar a revolta, amnistiar os mercenários e enviar Prigozhin e alguns dos seus homens para o exílio na Bielorrússia, e oferecendo a outros a possibilidade de serem integrados nas forças regulares da Rússia.

O grupo Wagner esteve na linha da frente desde o início da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, tendo assumido protagonismo na conquista de Bakhmut, na província de Donetsk (leste), na mais longa e sangrenta batalha desta guerra, à custa de elevadas baixas, entre acusações abertas de Prigozhin de falta de apoio militar por parte de Moscovo.


Leia Também: Papa denuncia tragédias de migrantes como a "vergonha de uma sociedade"

❗️🇬🇼/ 🇨🇻 Chegada do José Maria Neves presidente da República do Cabo-verde a Guiné-Bissau por ocasião da Cimeira da CEDEAO.

Presidência da República da Guiné-Bissau 


Veja Também:






A CEDEAO lança em Bissau a marca de certificação de qualidade no espaço sub-regional_"ECOQMARK".

 Radio Voz Do Povo 

"500 dias da guerra em grande escala". Zelensky visita Ilha da Serpente


© Serviço de Imprensa Presidencial Ucraniano / Folheto via REUTERS

Notícias ao Minuto   08/07/23 

A ilha esteve sob controlo russo durante quatro meses. Entretanto, as tropas de Putin retiraram-se e a Ucrânia retomou-a.

É um dos maiores símbolos da resistência ucraniana desde a invasão da Rússia em fevereiro do ano passado. Este sábado, quando se assinala o 500.º dia de guerra, o presidente Volodymyr Zelensky decidiu visitar a Ilha da Serpente.

"A ilha livre da Ucrânia. Sou grato a todos os que lutaram aqui contra os ocupantes. Comemoramos os heróis que deram as suas vidas nesta batalha – uma das mais importantes durante a guerra em grande escala. Glória a todos os que lutam pela segurança do nosso Mar Negro", escreveu o líder ucraniano numa publicação na rede social Twitter, a qual é acompanhada por um vídeo do momento da visita.

Entretanto, o chefe do gabinete da presidência ucraniana, Andriy Yermak, também destacou a visita da equipa à Ilha da Cobra, revelando fotografias desse momento.

"A noite é sempre mais escura antes do amanhecer. Este amanhecer na Ilha das Cobras foi inspirador. Junto com o presidente e equipa, visitámos o local da vitória. A Ilha da Serpente é um símbolo da invencibilidade da Ucrânia. Vamos ter tudo de volta", escreveu Yermak numa publicação na rede social Twitter.

De recordar que as forças russas tomaram o controlo da pequena ilha rochosa em 24 de fevereiro de 2022, o dia em que Moscovo lançou a invasão contra a Ucrânia, na esperança aparente de a usar como base para um assalto a Odessa, o maior porto ucraniano e quartel general da Armada.

A ilha ganhou um significado lendário para a resistência ucraniana à invasão russa quando as tropas ucranianas receberam ordens de um navio russo para se renderem ou seriam bombardeadas, recusando-as categoricamente.

A Ucrânia tem celebrado o episódio com fervor patriótico, emitindo um selo postal comemorativo.

Os defensores da ilha foram capturados pelos russos, mas libertados mais tarde, numa troca de prisioneiros.

Depois da tomada da ilha, os militares ucranianos bombardearam fortemente a pequena guarnição russa, forçando os russos a recuar em 30 de junho de 2022.  retirada russa reduziu a ameaça de um ataque por mar a Odessa e ajudou a abrir caminho para um acordo de exportação de cereais ucranianos.

"Que a liberdade que todos os nossos heróis, em diferentes momentos, desejaram para a Ucrânia e que deve ser conquistada agora, seja um tributo a todos os que deram a vida pela Ucrânia", declarou Zelensky.

"Vamos decididamente ganhar", vaticinou.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Leia Também: Biden: "Foi uma decisão muito difícil", mas a Ucrânia precisa de munições de fragmentação

Ucrânia. Missão africana questiona papel da UA e apelos a posições comuns

© Shutterstock

POR LUSA   08/07/23 

Analistas internacionais consideram que a missão de sete países africanos à Ucrânia e Rússia levantou questões sobre a relevância da União Africana (UA) na diplomacia de crise fora de África e contradiz os apelos a posições comuns africanas.

"Os apelos regulares a posições comuns africanas ao reforço das relações entre a UA e a Organização das Nações Unidas (ONU) e à sua representação no G20 estão em contradição com este estilo 'ad hoc' de diplomacia pan-africana", sustentam dois analistas do Instituto de Estudos de Segurança (ISS, na sigla em inglês).

Com África a tornar-se uma "arena de competição geopolítica", a missão foi importante e representou uma mudança radical na diplomacia do continente em crises de segurança não africanas, sustentam os investigadores Hubert Kinkoh e Ueli Staeger.

Mas "organizar a mediação fora dos quadros da UA levanta questões sobre a relevância e a posição do organismo continental em intervenções diplomáticas de alto nível" e crises fora de África, insistem.

Os investigadores questionam se a delegação agiu em nome do continente ou contribuiu para os interesses da África do Sul, com o seu Presidente, Cyril Ramaphosa, a liderar o grupo que incluiu os presidentes do Senegal, das Comores e da Zâmbia, juntamente com o primeiro-ministro do Egito e enviados da República do Congo e do Uganda.

Este episódio, dizem os analistas do ISS, evidencia que a dinâmica geopolítica e os impactos da guerra Rússia-Ucrânia em África levam "à necessidade de redefinir o mandato do Conselho de Paz e Segurança da UA", interpretado como limitado a África, no que diz respeito à diplomacia de crise não africana.

Sem a legitimidade política que uma iniciativa liderada pela UA teria proporcionado, a missão de paz de junho de 2023 ficou ainda vulnerável a acusações de parcialidade, escrevem Hubert Kinkoh, investigador na área da governação africana, paz e segurança, do ISS e Ueli Staeger, da Universidade de Genebra e Instituto Universitário da ONU.

Isto porque, "apesar da sua posição não alinhada, quatro das nações envolvidas (Egito, África do Sul, República do Congo e Uganda) se voltam para a Rússia", em contraste com "a Zâmbia e as Comores que estão mais alinhadas com o Ocidente".

A missão africana não forneceu um roteiro para a mediação além da viagem única e, olhando para iniciativas de outros países, como a Turquia, os analistas concluem que tinha poucas hipóteses de aproximar as posições da Ucrânia ou da Rússia.


Leia Também: Ucrânia. Formação de pilotos de combate atrasada mas começará em breve

Taiwan deteta 13 caças e seis navios de guerra chineses nas imediações

© Gallo Images / Orbital Horizon/Copernicus Sentinel Data 2019

POR LUSA   08/07/23

O Ministério da Defesa de Taiwan detetou hoje, ao início da manhã, 13 aviões de combate e seis navios de guerra do exército chinês nas imediações da ilha.

Quatro aviões atravessaram o espaço aéreo a sudoeste, pelo que as forças armadas de Taiwan controlaram a situação e responderam com o destacamento de aviões, navios e sistemas de mísseis terrestres, indicou o Ministério da Defesa na rede social Twitter.

A escalada das tensões na região começou com a viagem à ilha da então presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos Nancy Pelosi, em agosto do ano passado, e a situação agravou-se na sequência da visita da líder taiwanesa, Tsai Ing-wen, aos EUA, onde se reuniu com vários congressistas norte-americanos, apesar dos avisos de Pequim.

Taiwan tem um governo independente desde 1949, mas a China considera o território sob a sua soberania e a sua política fundamental em relação à ilha é de reunificação pacífica, ao abrigo do princípio "um país dois sistemas", embora não exclua o uso da força face a "tentativas de independência".


Leia Também: Japão ordena retirada de 360 mil pessoas devido a chuvas torrenciais


Bombas de fragmentação aproximam mundo de guerra, acusa embaixador russo

© Getty Images

POR LUSA   08/07/23 

O embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoli Antonov, considerou a decisão de enviar bombas de fragmentação para a Ucrânia como mais uma provocação dos EUA que "aproxima a humanidade de uma nova guerra mundial".

Antonov descreveu a ação dos EUA como um "gesto de desespero", mostrando que os EUA "e os seus satélites se aperceberam da sua impotência".

Neste sentido, o representante russo denunciou "a brutalidade e o cinismo" das autoridades norte-americanas ao abordar "a questão do fornecimento de armas letais a Kiev".

O embaixador russo disse que "as provocações dos EUA estão realmente fora de escala" e Washington está "tão obcecado com a ideia de derrotar a Rússia que não se apercebe da gravidade das suas ações".

A interferência da potência ocidental "só causa mais vítimas e prolonga a agonia do regime de Kiev", lê-se num comunicado divulgado pela embaixada russa na plataforma Telegram, na sexta-feira.

A Rússia também denunciou que os Estados Unidos "ignoraram as opiniões negativas dos aliados sobre os perigos do uso indiscriminado de munições de fragmentação", assim como "fecharam os olhos às vítimas civis".

No entanto, Antonov garantiu que o fornecimento de armas ocidentais "não impedirá de forma alguma a realização dos objetivos da operação militar especial destinada a erradicar as ameaças à segurança da Federação Russa, incluindo o nazismo alimentado na Ucrânia".

O Presidente dos EUA disse que foi "difícil", mas necessária, a decisão de enviar bombas de fragmentação para a Ucrânia, como parte do novo pacote de ajuda militar, justificado por "os ucranianos estão a ficar sem munição".

Numa entrevista à cadeia de televisão CNN, Joe Biden indicou que a decisão foi acertada com os aliados, apesar das reservas da Alemanha e das críticas da organização não-governamental Human Rights Watch (HRW).

As bombas de fragmentação foram proibidas em mais de uma centena de países devido ao risco de causar danos a civis, uma vez que muitos subprojéteis lançados não explodem, podendo permanecer enterrados no solo e serem acionados facilmente.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia foi justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia, invasão condenada pela comunidade internacional que tem respondido com envio de armamento, além da imposição de sanções políticas e económicas à Rússia.

Mais de nove mil civis, incluindo 500 crianças, foram mortos desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022, disse a Missão de Monitorização dos Direitos Humanos da ONU na Ucrânia, num comunicado divulgado na sexta-feira, dia em que os combates ultrapassaram a marca dos 500 dias.


Leia Também: Reino Unido "desencoraja" uso de bombas de fragmentação na Ucrânia