terça-feira, 12 de março de 2024

FMI reconhece "desempenho mais fraco do programa" em curso na Guiné-Bissau, mas desembolsa mais financiamento

Sede do Fundo Monetário Internacional, Washington (Foto de Arquivo)

VOA Português  12/03/2024

Missão que visitou o país recomendou o desembolso de uma nova tranche de financiamento, num total de milhões de dólares em maio.

WASHINGTON — O Fundo Monetário Internacional (FMI) reconheceu um desempenho mais fraco do Programa de Financiamento Ampliado em curso na Guiné-Bissau, há um ano, no entanto aprovou a nível técnico a quarta e a quinta revisões do mesmo e recomendou o desembolso de 8,2 milhões de dólares em maio, ainda sujeito à aprovação do Conselho de Administração do FMI.

Em nota divulgada no seu site nesta terça-feira, 12, a missão do órgão que esteve em Bissau de 28 de fevereiro a ontem, diz que "o desempenho do programa foi mais fraco do que o esperado, refletindo um ambiente económico e sociopolítico difícil".

"A agenda de reformas estruturais está a progredir, embora com alguns atrasos", afirma a nota que, no entanto, assegura que "o Governo está firmemente empenhado em implementar as políticas subjacentes ao programa apoiado pelo FMI".

A instituição financeira com sede em Washington reconhece que "os desafios temos pela frente são significativos e o apoio contínuo dos parceiros internacionais é crucial".

Entre outras conclusões da equipa dirigida por Jose Gijón estão "melhorar a mobilização de recursos internos e fortalecer os controlos da despesa serão fundamentais para apoiar a consolidação orçamental e colocar a dívida pública numa firme trajetória descendente".

Gijón, segundo a nota, recomenda que "as autoridades da Guiné-Bissau devem fazer esforços para mitigar os riscos orçamentais que surgem das empresas públicas, melhorar a gestão financeira e da dívida, e melhorar a governação".

O Programa de Financiamento Ampliado, que decorre desde 30 de janeiro de 2023, disponibiliza à Guiné Bissau cerca de 47 milhões de dólares para o ajustamento da sua economia.

Israel bombardeia o leste do Líbano pela segunda vez em menos de 24 horas

© Lusa

POR LUSA   12/03/24 

A força aérea israelita bombardeou hoje pelo segundo dia consecutivo alvos no vale de Bekaa (leste do Líbano), longe da fronteira comum, informou a rádio al-Nour, do grupo xiita libanês Hezbollah.

Segundo a estação emissora do Hezbollah, os mísseis atingiram um edifício no centro da cidade de Naih Shit, perto de um templo dedicado ao antigo líder do movimento xiita, Abbas Musawi.

O Estado judeu já tinha bombardeado na segunda-feira à noite vários pontos do vale de Bekaa, incluindo alvos perto de Baalbek, matando pelo menos uma pessoa e levando o Hezbollah a disparar uma centena de foguetes em resposta.

O ataque israelita de hoje foi o segundo na região desde o início do fogo cruzado em outubro passado, o pior combate entre as duas partes desde a guerra de 2006.

Nessa primeira ocasião, o grupo libanês também respondeu com 60 disparos simultâneos contra um importante quartel militar no norte de Israel.

Os confrontos têm-se concentrado principalmente nas zonas fronteiriças entre os dois países, embora Israel tenha efetuado alguns bombardeamentos em zonas afastadas da fronteira, incluindo um nos arredores de Beirute que matou o número dois do Hamas, Saleh al-Arouri, em janeiro.

As duas partes têm estado envolvidas num intenso fogo cruzado desde 08 de outubro, um dia depois do início da guerra de Gaza, que já custou a vida a pelo menos 338 pessoas, a maioria das quais do lado libanês e nas fileiras do Hezbollah, que confirmou 233 baixas da milícia, algumas delas na Síria.

Em Israel, 17 pessoas foram mortas no norte (10 militares e sete civis). Do outro lado da fronteira, pelo menos 321 pessoas morreram, incluindo 40 membros das milícias palestinianas, um soldado libanês e 47 civis, incluindo dez menores e três jornalistas, além dos combatentes do Hezbollah.

Os combates, os piores desde a guerra de 2006 entre as duas partes, têm-se tornado cada vez mais intensos ao longo dos meses e intensificaram-se ainda mais nas últimas semanas.

Atualmente, com o fracasso das tentativas da comunidade internacional para se obter um cessar-fogo em Gaza, teme-se que a troca de tiros quotidiana possa dar origem a uma nova guerra entre Israel e o Líbano.


Leia Também: O Hezbollah anunciou que disparou "mais de 100 'rockets'" contra posições militares de Israel, em represália contra um ataque aéreo israelita que matou uma pessoa no leste do Líbano na segunda-feira.

Relatório. Maior ameaça aos EUA? China, Rússia, Irão e guerra em Israel

© Reuters

POR LUSA   12/03/24 

As agências de segurança dos Estados Unidos consideram que a China, a Rússia e o Irão representam sérias ameaças ao país, mas reconhecem preocupação com a probabilidade de o conflito entre Israel e Hamas se alastrar.

"Uma China ambiciosa e ansiosa, uma Rússia conflituosa, algumas potências regionais, como o Irão, e atores não estatais mais capazes estão a desafiar regras de longa data do sistema internacional, como a primazia dos EUA", afirmaram as agências no seu relatório anual de 2024 sobre a avaliação de ameaças à segurança dos Estados Unidos.

O documento, divulgado na segunda-feira à noite ao mesmo tempo que os líderes das agências eram ouvidos no Congresso, refere que o país enfrenta uma "ordem mundial cada vez mais frágil", com grande competição entre potências, desafios transnacionais e conflitos regionais.

O relatório centra-se sobretudo nas ameaças da China e da Rússia, os maiores rivais dos Estados Unidos, referindo que Pequim está a fornecer ajuda económica e de segurança à Rússia na guerra contra a Ucrânia, e alertando que a China pode usar a tecnologia para tentar influenciar as eleições deste ano nos EUA.

A China "pode tentar influenciar as eleições dos EUA em 2024 para marginalizar os críticos da China e ampliar as divisões sociais dos EUA", afirma o relatório.

A análise de ameaças aos EUA adianta ainda que o comércio entre a China e a Rússia aumentou desde o início da guerra na Ucrânia e que as exportações chinesas de bens com potencial uso militar mais do que triplicaram desde 2022.

"A China tem a capacidade de competir diretamente com os Estados Unidos e aliados e de alterar a ordem global", consideram as agências, sublinhando que "os sérios desafios demográficos e económicos da China podem torná-la um país ainda mais agressivo e imprevisível".

Em relação à Rússia, o relatório adianta que o país dirigido por Vladimir Putin "continua a ser um adversário resiliente", que "quer projetar e defender os seus interesses a nível mundial e minar os Estados Unidos e o Ocidente".

Para as agências norte-americanas, "o fortalecimento dos laços da Rússia com a China, o Irão e a Coreia do Norte para reforçar a sua produção e economia de defesa são um importante desafio para o Ocidente e os parceiros".

Outra das grandes preocupações inscritas no documento é a possibilidade de o conflito entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas se alastrar.

"A crise em Gaza é um exemplo claro de como os desenvolvimentos regionais podem ter implicações mais amplas e até globais", afirmou a diretora da agência de Inteligência Nacional, Avril Haines, no seu depoimento ao Comité de Inteligência do Senado.

A responsável lembrou os ataques dos Huthis aos transportes marítimos e referiu que grupos como a Al-Qaeda e o autoproclamado Estado Islâmico são "inspirados pelo Hamas" e orientam os seus apoiantes a atacar os interesses israelitas e norte-americanos.

"Basta olhar para a crise de Gaza -- desencadeada por um grupo terrorista não estatal altamente capaz como o Hamas, alimentado em parte por um Irão regionalmente ambicioso, e exacerbado por narrativas encorajadas por China e Rússia para minar os Estados Unidos no cenário global -- para ver como uma crise regional pode ter repercussões generalizadas", consideram as agências no relatório.

Os conselheiros avisam ainda que o Irão continuará a ser "uma ameaça regional com atividades de influência maligna mais amplas", enquanto a Coreia do Norte se mantém como um interveniente disruptivo a nível regional e mundial".

Mas nem só as relações com outros Estados assustam as agências de informações para a segurança nacional dos Estados Unidos.

Fatores como a economia, a desinformação, os avanços tecnológicos e as alterações climáticas são também expostas no relatório como ameaças ao país no próximo ano.

"A tensão económica está a alimentar ainda mais a instabilidade. Em todo o mundo, vários Estados enfrentam crescentes e, em alguns casos, insustentáveis encargos da dívida, repercussões económicas da guerra na Ucrânia, e aumento de custos e perdas de produção devido a eventos climáticos extremos, enquanto continuam a tentar recuperar da pandemia de Covid-19", afirma o documento.

Ao mesmo tempo, "o mundo está assolado por uma série de questões partilhadas e universais que exigem cooperação e soluções globais", mas "a maior competição entre formas democráticas e autoritárias de governo que a China, a Rússia e outros países estão a alimentar ao promoverem o autoritarismo e espalhar a desinformação está a pressionar normas de longa data".

Uma competição que, segundo as agências norte-americanas, "também explora os avanços tecnológicos - como a Inteligência Artificial, as biotecnologias e biossegurança, o desenvolvimento e produção de microeletrónica e potenciais desenvolvimentos quânticos - para ganhar uma influência mais forte em todo o mundo".



Leia Também: As marinhas da Rússia, China e Irão começaram hoje exercícios navais conjuntos, denominados 'Maritime Security Strip 2024', nas águas do Golfo de Omã, uma área afetada por ataques dos rebeldes Huthis do Iémen contra navios.

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 - Secretariado Nacional: DESPACHO № 0002/2024

Governo proíbe circulação de viaturas com vidros escuros

Bissau, 12 Mar 24 (ANG) – O Governo através do Ministério do Interior e da Ordem Pública, proíbe, a partir de quarta-feira, (13) a circulação de viaturas com vidros escuros, em todo o território nacional.

O Despacho número 11/GMIOP/2024, datado do dia 11 do corrente mês, à que a ANG teve acesso hoje, que anuncia a proibição justifica a medida com alegações de haver “aumento de movimentações suspeitas e duvidosas”, nos últimos tempos, de viaturas com vidros escuros, em Bissau e nas regiões do interior do país.

“Assim sendo, e havendo a necessidade urgente de por fim a referida prática, atendendo a ameaça à segurança interna do país, o ministro do Interior e da Ordem Pública Botche Candé, no uso das prerrogativas que a lei lhe confere, ordena a proibição do referido acto”, lê-se no Despacho.

O mesmo documento acrescenta que a partir do dia 13/03/2024 (quarta-feira), qualquer viatura encontrado a circular com vidro escuro, será apreendido pelos agentes da Ordem Pública.

Segundo o Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública, Salvador Soares, as viaturas que usam colantes para escurecer o vidro devem retirar esses colantes, as de vidro escuro original devem simplesmente parar de circular até nova ordem.

Não é a primeira vez que sucessivos Governos tentam, sem sucesso, impedir circulação de viaturas com vidros escuros, propriedades de particulares mas também de militares e para-militares.

ANG/LLA/ÂC//SG 




Presidente da Associação dos Exportadores da Guiné-Bissau exorta colaboração de todos no processo de comercialização de Caju

   Radio TV Bantaba

Veja Também:

Augusto Cabi responsabiliza Fernando Dias pela queda da Assembleia Nacional Popular.

 Radio TV Bantaba

Conferência de imprensa do Coletivo de Advogados dos antigos governantes, supostas no caso de 6 bilhões de FCFA

 

 Radio TV Bantaba 

Polícia Judiciária celebra o seu 41⁰ aniversário. No ato participam Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, Presidente do Supremo Tribunal da Justiça, Procurador Geral da República e corpos Diplomáticos acreditados no País.

 Radio TV Bantaba 

A DELINQUÊNCIA E A EMIGRAÇÃO NO SEIO DA JUVENTUDE DA GUINÉ-BISSAU ...CAUSAS E EFEITOS

O futuro e a continuidade das sociedades humanas dependem, essencialmente, da existência de crianças e jovens. Estes com o papel motor preponderante. Em países em que os jovens são espostos a serem consumidos, de modo acentuado e ininterrupto, por fenômenos como a delinquência e a emigração, as suas pátrias de origem se desporão a riscos de fragilização, pauperização e até de desintegração.  

No caso da Guiné-Bissau, a delinquência e a emigração no seio dos jovens são fortes sinais do elevado grau de morbidez e de degradação da sociedade, a par de outros indicativos, tais como, a promiscuidade e a mendicidade. Outrora, acontecimentos que se resistavam mais no meio dos jovens do gênero masculino. Na atualidade, fica difícil fazer alguma comparação numérica ou avaliação qualitativa da sua ocorrência e regularidade entre os jovens e as jovens.

Portanto, pode-se considerar que o fenômeno migratório e de delinquência no seio dos jovens guineenses, é o reflexo da atual crise que se vive no país, prova de que a euforia pela independência política deixou de ser a meta principal dos cidadãos comuns. 

As suas causas fundamentais, poderão ser: a insuficiência e a depouperação da qualidade da educação familiar e escolar; a escassez e a debilidade das instituições de formação profissionalizante e técnica; a inexistência de um mercado de emprego capaz, livre e estável. Isto, num ambiente político, social, cultural, econômico  e de garantias de segurança, completamente destorcido, controverso e imprevissível, onde são atrofiadas as liberdades de criação, expressão, de manifestação e outras.

Uma juventude perdida e desesperada, ávida de encontrar soluções, que se agarra (por ilusão e inconformismo) à delinquência na ânsia de subsistir e à emigração na espectativa de poder crescer e sobreviver.

Enquanto os jovens da Guiné-Bissau, sem e/ou com deficiente preparação técnica e profissional,  se perdem e se lançam, desgastadamente, para a delinquência e  para uma emigração de frustrados resultados, o País recebi (é ocupado) imigrantes de outros países, particularmente africanos da nossa subregião, em muitos casos indivídous altamente delinquentes, retirando aos cidadãos guineenses, já de débeis capacidades de empregabilidade, os poucos postos de emprego de subsistência, nomeadamente: em profissões liberais e ofícios; no comécio em todos os seus níveis (grossista, retalhista e ambulante); e até alguns tradicionais pequenos ofícios que eram conhecidos como especialidades específicas de certos grupos étnicos da Guiné-Bissau, já são exercidos por jovens (alguns ainda adolescentes) imigrantes, e não mais, pelos guineenses que os exerciam, por  exemplo, o ofício de engraxador de sapatos, que é feito, hoje, de forma ambulatória por crianças vindas da visinha República da Guiné-Conacri. A situação piora ainda, em domínios mais técnicos e especializados, tais como: carpinteiros, pedreiros, mecânicos, pintores, electricistas, e outros. O mais sintomático desta cruel realidade, é que até condutores de viaturas e adjudantes destes, são, maioritariamente, imigrantes. Se tentarmos subir esta apreciação para os patamares de grandes obras públicas, o cenário é muitíssimo pior ainda. 

Em nosso entendimento, esta realidade do mercado de trabalho guineense, aberante e em crescendo, deve-se a vários fatores, de entre quais: 1. a questão de mentalidade do guineense que sente complexos de fazer determinados trabalhos no seu país, entretanto, fá-los traquilamente, no estrangeiro, por vezes, ganhando menos e sujeito a humilhação, bloqueando com esta mentalidade a iniciativa ao empreendedorismo e criação de condições de autoemprego no seu país ainda bastante fértil; 2. a ausência de um sistema competente de formação e de orientação profissional de jovens, atrelada à baixa qualidade do ensino ministrado no país; 3. a corrupção e o facilitismo reinante no controlo de entrada e de legalização de imigrantes no país; 4. a delinquente e imperdoável corrupção e partidarização que está instalada no Aparelho do Estado, o quase único empregador de cidadãos nacionais,  em contraste com o fraco desenvolvimento do setor privado; 5. a emigração ilegal e as consequentes percárias condições de acesso ao trabalho nos países de acolhimento; entre muitos outros fatores.

A MIGRAÇÃO é um fenômeno, ou melhor, uma condição humana normal e natural da sua subrevivência, que remonta há tempos de desconhecido registo. Portanto, todos os povos de todos países emigram. Não esta em causa este ato. 

A DELINQUÊNCIA é uma consequência da desorganização social, da injustica, da exploração, da má governação, da degradação moral, social, econômica e de valores. Ela manifesta-se de deferentes formas, notadamente, gatunagem, corrupção, venda e uso de estupefacientes, violência verbal e física, desmoronamento de valores familiares e culturais, entre outras. Na Guiné-Bissau a deliquência é mais núciva na esfera do exercício de atividades políticas e de governança do setor público, enquanto maior empregador. 

Assim, como a LUTA é uma condição para a sobrevivência humana e o desenvolvimento de pessoas e países, o PATRIOTISMO é um sentimento, uma determinação de demonstração de Amor pela Pátria onde nascemos e pelos seus Povos, Recursos, Símbolos, História e suas referências humanas. É a partir deste pressuposto que, a uma dada altura, a História da Humanidade assinala que gerações e gerações de jovens consentiram enormes sacrifícios para construirem as suas pátrias e contribuirem para a elevação dos Povos dos respetivos países.

A Juventude da Guiné-Bissau deve ser capaz de aprender com as lições que lhes são legadas pelos jovens da patriótica Geração de Amílcar Cabral, geração única inigualével, e das Juventudes de vários países do Mundo, para, doravante, assumir as responsabildades que a história da sua pátria lhe reserva. Dizer não à corrupção, não à vida fácil, não ao imobilismo, não ao fatalismo, não aos maus exemplos, não à venda e consumo de drogas, não ao consumismo e distração em futilidades, e não a outros e outros males. Dizer sim, à resistência, à resiliência, à luta, aos estudos, ao trabalho honesto, à criatividade, à iniciativa, à solidariedade patriótica, à esperança, à confiança, à autoestima. ESTUDAR E TRABALHAR, como quem viverá eternamente, contrariando a mentalidade fatalista de encarar a vida como simplesmente curta, pelo que deve ser vivida com exacerbada intensidade, com a lógica de, “VALE TUDO”. A vida não é curta nem loga. Ela é, sim, plena e cheia de virtudes e de motivos.

AVANTE JUVENTUDE GUINEENSE.

Bissau,  08 de março de 2024.

DEDICADO ÀS MULHERES E ÀS JOVENS. 

POR. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé

          (Djibril Baldé)

NO COMMENT!

 

Guiné-Bissau : PRS: Advogado diz que STJ decidiu sobre questões que não foram solicitadas.

Por: Rádio Capital Fm

O Partido da Renovação Social ( PRS),  através do advogado Domingos Quadé, lamentou hoje, 11,  a decisão do Presidente Interino do Supremo Tribunal da Justiça que “decidiu pronunciar-se sobre as questões que não lhe foram solicitadas”, referindo-se ao pedido de anotação da resolução do Conselho Nacional do Partido que reforçou a competência do Presidente interino, Fernando Dias, até ao próximo congresso ordinário.

Sendo assim,  o advogado acusa o Presidente Interino do Supremo Tribunal de Justiça de violar  o artigo 668° CPC., tornando o despacho simplesmente nulo e sem produção qualquer efeito.

“A decisão constante do alegado despacho que agora requer a sua urgente aclaração suscita dúvidas, ambiguidades e muitas contradições, as quais encerram interpretações distantes dos Estatutos do PRS e da Lei Quadro dos Partidos Políticos”, lê-se na missiva dirigida ao Lima André,  Presidente Interino do Supremo Tribunal da Justiça. 

Fernando Dias reagiu logo depois da publicação da decisão,  desconsiderando o despacho e o Presidente Interino do Supremo Tribunal da Justiça pela forma como chegou à liderança da Corte Suprema guineense.

“É  entendimento do PRS que mesmo que erradamente lhe fosse pedido anotação, devia declarar-se incompetente, porque as anotações integram matéria de competência exclusiva do Presidente do STJ”, replicou o Advogado dos renovadores na carta.

O advogado lembrou que  José Pedro Sambu  é ainda reconhecido interna e externamente como legitimo Presidente do STJ até à presente data e enquanto não for organizada a eleição para a sua substituição, nos termos do artigo 21º da Lei nº1/99, 27 de setembro.

“Isto na justa medida em que a famosa renúncia do Dr. José Pedro Sambu não tem efeito jurídico, porquanto obtida sob coação, sequestro e ameaças. É deste modo nula e insanável, podendo assim ser invocada a todo tempo e por qualquer interessado. Portanto, todos os atos praticados de algum tempo a esta parte (…) são simplesmente nulos e sem quaisquer efeitos”, considerou.

De acordo com Domingos Quadé, a figura do Presidente em exercício do Supremo Tribunal de Justiça se incompatibiliza com o exercício de competência de exarar o despacho nº 7/PSTJ/2024 de 5 de março, violando assim de forma flagrante os nºs 1 e 2 do artigo 21° dos Estatutos dos Magistrados Judiciais e do Conselho Superior da Magistratura Judicial.

“Outrossim, compulsado o alegado despacho, constata-se que o senhor Lima António André autodesignou-se Presidente do STJ e ao mesmo tempo, confusamente, autodenomina-se Presidente em exercício do STJ e do Conselho Superior da Magistratura Judicial e igualmente se vê na nota de transmissão do famoso despacho que também é Presidente em exercício transitório. Ou seja, o senhor incorporou na sua pessoa três”, sustentou.

Por: Mamandin Indjai 

O Fundo Monetário Internacional e as autoridades da Guiné-Bissau alcançaram um acordo de nível técnico, no quadro da quarta e quinta avaliações do programa ao abrigo da linha de crédito auxiliada.


Por: Gil Fernando Gomes  Rádio Capital Fm 11.03.2024

Fórum feminista da ONU começou com a intervenção de cinco homens

Por sicnoticias.pt   12/03/2024

Stéphane Dujarric, o porta-voz de António Guterres sublinhou na conferência de imprensa diária que a falta de mulheres no painel dos oradores deve ser atribuída aos Estados-membros e não à própria ONU.

A Comissão sobre o Estatuto da Mulher, o grande fórum feminista da ONU, começou com discursos de cinco homens, quase metade do total de oradores, pormenor que ofuscou temas em agenda, como a pobreza extrema ou conflitos armados.

  • "Estou bem ciente de que sou apenas mais um homem neste palco para me dirigir a vocês esta manhã", sublinhou Achim Steiner, diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o primeiro orador a fazer referência ao desequilíbrio no painel.

Após o discurso de Steiner, subiu ao palco a primeira mulher do dia, a empresária indiana Chetna Sinha, que foi recebida com aplausos e ovações dos presentes.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, sublinhou no seu discurso desta segunda-feira que as mais altas instâncias do organismo atingiram um equilíbrio de género quase completo, com 49,5% de mulheres em cargos executivos.

Mais tarde, o porta-voz do diplomata português, Stéphane Dujarric, sublinhou na conferência de imprensa diária que a falta de mulheres no painel dos oradores deve ser atribuída aos Estados-membros e não à própria ONU.

Sobre os temas abordados no fórum da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher (CSW, na sigla em inglês), a guerra em Gaza eclipsou todas os outros, e foram vários os que aproveitaram a oportunidade para pedir um cessar-fogo, como foi o caso da diretora executiva da ONU Mulheres, Sami Bahous.

  • "Apelamos à entrega imediata e segura de ajuda humanitária em toda a Faixa de Gaza, à libertação de todos os reféns e ao regresso a um caminho de paz justa e global que inclua as vozes cruciais e a liderança das mulheres", acrescentou.

Bahous também condenou as agressões sexuais contra mulheres e meninas no conflito, quer por parte do grupo islamita palestiniano Hamas, quer pelas forças israelitas.

Já a relatora da ONU sobre a violência contra mulheres e meninas, Reem Alsalem, assegurou que a comunidade internacional "falhou até agora na sua tentativa de alcançar um cessar-fogo em Gaza, no que é essencialmente uma guerra contra mulheres e crianças".

Alsalem realçou também que a comunidade internacional falhou com a tentativa de terminar com a "violência sexual no Sudão" ou com os métodos para "aterrorizar as mulheres no Haiti".

Altos dirigentes inconformados do PRS em conferência de imprensa... Reação sobre ultimo despacho do STJ.


  Radio TV Bantaba 

Tomada de posse dos supervisores de leste Bafata e Gabu madem g15


 Radio TV Bantaba 

𝗝𝗨𝗟𝗚𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗔𝗗𝗜𝗔𝗗𝗢 𝗦𝗘𝗠 𝗨𝗠𝗔 𝗢𝗨𝗧𝗥𝗔 𝗗𝗔𝗧𝗔 𝗠𝗔𝗥𝗖𝗔𝗗𝗔 -𝗖𝗮𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝟲 𝗯𝗶𝗹𝗵õ𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗳𝗰𝗳𝗮

 Rádio Jovem Bissau

O julgamento do antigo ministro da Economia e Finanças, Suleimane Seide e o ex-secretario de Estado do Tesouro, Antônio Monteiro, acusados de corrupção que devia iniciar hoje no Tribunal de Relação no Palácio da Justiça, foi adiado para outra a marcar, após o Supremo Tribunal de Justiça analisar processo denominado "incidente de inconstitucionalidade" emitido pelos advogados dos suspeitos.

De acordo com as informações que a Rádio Jovem teve acesso, adiamento de julgamento dos antigos governantes tem a ver com  as alegações do Colectivo dos advogados em como o Gabinete de Luta Contra Corrupção e Delitos Económicos não tem competência de iniciar processo dos dois suspeitos para depois remeté-lo  ao Ministério Público, através do Tribunal de Relação, razão pela qual, entraram com um processo denominado incidente de inconstitucionalidade que agora será analisado pelo Supremo Tribunal de Justiça na veste do Tribunal Constitucional.