segunda-feira, 9 de outubro de 2017

CONSELHO PRA TODAS AS MULHES!!! 🚨🚨🚨


Não inveja, nem imita aquela tua amiga, que tem roupas lindas e caras, sapatos e pastas de luxo, que viaja para o Brasil, Dubai, Portugal, Africa do Sul, França, Itália, mas não trabalha. Diz que faz negócio e viaja sempre sozinha, mas você sabe que nas fotos de hoteis onde ela passa tem sempre alguém a lhe tirar as fotos, ate de noite, mas essa outra pessoa nunca aparece.

Não lhe inveja, você não sabe o sofrimento que essas moças passam, ser acompanhante de homens casados e de negócios não é tarefa fácil, elas são usadas por terem corpos bem estruturados, lhe levam para servir, tem que agradar mesmo quando esta cansada. E como recompensa recebe as roupas e dinheiro que vês elas a exibirem.

Cuidado com essa coisa de você querer vestir e usar telemóveis caros, sem saber o que as outras passam para obter essas coisas. Estuda muito , trabalha, casa, porque mana esse negócio da sua amiga é difícil e muito vergonhoso. Ser acompanhante é triste, rouba toda uma vida de ti, para agradar pessoas que já têm uma vida feita. Pense nisso, reflita e partilhe com as tuas amigas...

Fonte: Nelson Mucazo Euclides

CIFAP PROMOVE ACÇÕES PARA DIMINUIR NÍVEL DO DESEMPREGO NO PAÍS


O Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional (CIFAP) Guiné-Bissau promoveu, esta segunda-feira (09), a 5ª edição de “Portas Abertas”, uma actividade de divulgação das oportunidades de formação técnico profissional e suas vantagens

A Iniciativa enquadra-se no âmbito projecto “Bo fia bo Pudi (Acreditem, vocês podem, em tradução livre), ” co-financiada pela União Europeia, coordenada pela Congregação dos Josefinos Murialdo, em parceria com ENGIM e Mani-tese e tem como objectivo de diminuir o nível do desemprego no país contribuindo para a criação do trabalho.

A ocasião serviu, para o director-geral do Emprego, Fernando Gomes, advertir que o ministério já tem em manga um projecto juvenil e de mulheres para ajudar os jovens no emprego mas inda aguarda o aval do ministro das finanças para a sua implementação.

Jason David assessor do director-geral do INAFROR pede que a formação técnica seja baseada na competência que permita o profissional tem mais qualificação para poder desempenhar tarefa a nível técnica.

Para, o Director do CIFAP, padre John Odurukwe, é preciso melhorar as sinergias entre a formação profissional e o mercado de trabalho uma vez que a cada ano sai cerca 200 estudantes com a média de 50 jovens que conseguem.

O CIFAP, fundado pela Congregação dos Josefinos de São Leonardo Murialdo, está presente no país desde 1984 e é um estabelecimento do ensino secundário, da diocese de Bissau, legalmente reconhecida pelo Ministério da Educação Nacional que se destina a formação profissional, tendo em base as tecnologias que possam servir a população sobretudo a camada mais jovem.

O Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional (CIFAP) continua a formar os jovens nas diferentes áreas: Construção Civil, Mecânica, Electricidade, Contabilidade Canalização, Auto CAP, Informática e Serralharia. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
Radiosolmansi.net

INSÓLITO - Gémeas russas procuram marido.. para dividir

Duas gémeas russas anunciaram estar à procura de um marido “ridiculamente rico” para partilhar, porque segundo as jovens “fazem tudo juntas”.



Adel e Alina Fakhteeva dizem querer encontrar alguém que as leve para as “luzes brilhantes” de Moscovo porque afirmam estar aborrecidas da sua cidade natal. A proposta é simples, podem partilhar o marido, desde que possam fazer tudo juntos, conta o ‘The Sun’.

As jovens estudantes universitárias de 22 anos, são celebridades locais na sua cidade natal de Kazan, na Rússia, onde têm um blog de moda. As gémeas ganham cerca de 90 euros por mês em publicidade, mas agora querem conhecer um multi-milionário que lhes dê uma vida melhor.



Mas, avisam, o novo marido “não pode ser qualquer um”, tem de ser um homem “ridiculamente rico e de mente aberta”, pois “ter duas mulheres não é normal”.

As raparigas pediram ajuda a homens de negócios locais e políticos na demanda e o anterior autarca da cidade aceitou ajudá-las.




O homem revelou que ia contactar pessoas da lista da Forbes de pessoas mais ricas da Rússia, porque considerou que ia ser “divertido ajudar”.

Com a divulgação desta intenção das gémeas russas, a busca já está a ser notícia em vários países por todo o mundo.
                                                                                                             Ver mais fotos aqui

NAOM

GUINEENSES TÊM DE CONTRIBUIR PARA QUE HAJA PAZ NA GUINÉ-BISSAU, ALERTA NOVO EMBAIXADOR DA NIGÉRIA


O novo embaixador da Nigéria na Guiné-Bissau, Adeyemi Afo Laham Ambrosi, defendeu hoje, segunda-feira, que os guineenses têm de contribuir para que haja paz na Guiné-Bissau, noticiou a Lusa.

"Os próprios guineenses têm de contribuir para que haja paz na Guiné-Bissau", disse o embaixador, quando questionado pelos jornalistas sobre a continuação do apoio da Nigéria à Ecomib, força militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), estacionada no país desde 2012.


O novo embaixador, que falava à imprensa depois de um encontro com o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, sublinhou, contudo, que "precisa de tempo para analisar a situação" no país, porque acabou de chegar, mas referiu que a Nigéria "só quer paz" em África e em outros locais do mundo.


Sobre a sua missão, o diplomata disse que vem com instruções para "cimentar e aumentar" a cooperação existente entre os dois países e para "trabalhar em conjunto para o desenvolvimento".

O antigo presidente da Nigéria, Olesegun Obasanjo, foi um dos primeiros mediadores mandatados para a CEDEAO para ajudar os guineenses a ultrapassar a crise política que o país vive há cerca de dois anos.

O actual Governo da Guiné-Bissau não tem o apoio do partido que ganhou as eleições com maioria absoluta e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri, patrocinado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), prevê a formação de um Governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

Abola.pt

Secretário de Estado das comunidades, em ação sobre a Consulta Nacional para a Migração e Governança Migratória.




















Fonte: Walter Felix da Costa

Administração pública - Secretário-geral da UNTG responsabiliza políticos pela disparidade dos números de funcionários nos bancos de dados

Bissau, 09 Out 17 (ANG) – O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) responsabilizou os políticos pela disparidade que existe nos bancos de dados, nos Ministérios das Finanças e da Função Pública.

Estevão Gomes Có
Estevão Gomes Có que falava hoje aos jornalistas disse que os mesmos politizaram a administração pública, acrescentando que cada responsável político nomeado leva certo número de pessoas para o Ministério  que dirige. 

Disse contudo que a UNTG não foi informado sobre o bloqueio de salários de alguns funcionários públicos por parte governo. 

Informou que após tomarem o conhecimento de que o Ministério da Função Pública está a fazer controlo sobre a disparidade dos números do pessoal da administração pública existentes nos bancos de dados entre os Ministérios da Função Pública e das Finanças, enviou uma carta ao governo pedindo uma reunião de emergência do Conselho 

Permanente de Concertação Social para obter mais informação sobre o assunto por parte do executivo, e que não obteve resposta. 

Estevão Gomes Có lamentou que, apesar do empenho e esforço daquela organização, o executivo não honrou o seu compromisso dentro do prazo de seis meses, para proceder ao rejuste salarial, cuja reivindicação  culminou com uma greve de três dias na Função Pública. 

Questionado sobre o novo recenseamento dos funcionários públicos cujos salários foram cancelados  em Setembro, Estevão Gomes Có respondeu que o Ministério da Função Pública descobriu um grosso número de funcionários no banco de dados das Finanças que não existe naquela instituição.

ANG/JD/ÂC/SG

CORREIOS COM CEM MESES DE SALÁRIO EM ATRASO


Funcionários dos Correios da Guiné-Bissau comemoram, esta segunda-feira (09 de Outubro), o dia mundial com portas fechadas e com cerca de cem 100 meses de salários em atraso. Caso a situação persistir os funcionários ameaçam desencadear mais reivindicações

Segundo funcionários ouvidos pela Rádio Sol Mansi (RSM) acusa o governo de estar a colocar os funcionários em morte lenta devido aos quase nove anos sem salários, a RSM também apurou também que as portas do edifício público encontram-se fechadas devido a outra dívida entre governo e a empresa de construção civil encarregue para a reabilitação do prédio.

Numa entrevista exclusiva á RSM, o Vice-Presidente do Sindicato de Base dos Funcionários dos Correios, Bernardino Santos Mango, embora pouco confiante, pede o governo para pagar os salários dos funcionários “mesmo que seja de forma paulatina”.

“O que no interessa é o nosso salário para podermos sair da lastima em que nos encontramos. Caso contrário continuaremos com as nossas reivindicações”, avança.

Os funcionários dizem que trabalham com “grandes” dificuldades “porque a porta principal foi fechada pela empresa contratada pela reabilitação dos correios e isso diminui o fluxo dos clientes”.

“Só na Guiné-Bissau que uma empresa privada fecha a instituição de Estado sem nada acontecer”, critica.

Os correios da Guiné-Bissau funcionam a meio gás há muitos anos devido a falta de materiais e do fluxo das pessoas que procuram os seus serviços.

Os mais de 200 funcionários da empresa pública têm desencadeado reivindicações exigindo também reformas no sector e o enquadramento de funcionários com mais de 20 anos de serviço. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Radiosolmansi

Fundação Mon na Lama - Presidente da República recomenda aos produtores de batata-doce para não vender os seus produtos a baixo preço

Bissau,09 Out 17 (ANG) – O Presidente da República, José Mário Vaz apelou aos produtores a suspenção da comercialização dos seus produtos ao  preço que considera de “exploração”, alegando que a presidência e  o governo estão a trabalhar para encontrar mercados onde vão vender as mercadorias a bom preço.


O Chefe de Estado fez este apelo na visita que efectuou nos dias 5 e 6 do corrente mês aos agricultores da secção Bruce, sector de Bubaque, região de Bolama Bijagós no quadro do seu projecto “Mon na Lama”.

O Presidente da República disse ainda que não é possível que as pessoas continuassem a comprar nas mãos dos camponeses um saco de batata de 100 quilos por seis mil francos CFA.

Após a  sua visita aos dois campos agrícolas dos populares da secção de Bruce, José Mário Vaz reafirmou que o futuro do país depende da agricultura.

O chefe de Estado disse que ficou impressionado pela quantidade da área cultivada pela referida comunidade, tendo afirmado que, no presente ano, o sector de Bubaque não terá problemas de fome, devido a quantidade de arroz que será produzido.

José Mário Vaz voltou a firmar que só com o trabalho é que o país pode sair da situação em que se encontra.

Perante esta situação, o ministro da Agricultura, Florestas e Pecuária, Nicolau dos Santos prometeu apoios materiais aos populares da secção de Bruce como forma de aumentarem a produção de arroz.

“Com a mecanização, num futuro próximo da nossa agricultura, o país vai estar em condições de exportar o arroz à semelhança da castanha de caju”, disse o governante.

Instado a falar sobre o aparecimento das pragas em algumas bolanhas da zona leste, Nicolau dos Santos, disse que as delegacias regionais de Agricultura estão equipados para fazer face a ataque de pragas.

O representante dos anciões de secção de Bruce, Arsénio Barbosa manifestou-se satisfeito  com presença do Chefe de Estado naquela localidade.


Contudo, lamentou o êxodo rural dos jovens para as cidades à procura de melhores condições de vida e dos centros de formação, bem como a má condição da estrada que liga a secção de Bruce ao centro de Bubaque.

Por este motivo, apelou ao Chefe de Estado e o governo no sentido de melhorarem as condições da referida via rodoviária e diligenciarem para a  construção de um centro de formação profissional em Bubaque para reduzir a fuga dos jovens para Bissau e consequentemente reforçar a mão-de-obra no campo.

Arsénio Barbosa apelou igualmente a conclusão das obras do bloco operatório do hospital sectorial de Bubaque.

 Domingas António Cumprido, que falou em nome das mulheres disse que os dois campos agrícolas são resultados da mensagem do Presidente que solicita a população guineense para pôr a  mão na lama.

Domingas Cumprido considerou  “elevado”o  custo de transporte praticado pelo navio  “Bijagós” que faz  a ligação entre as ilhas e a capital Bissau.

Neste contexto, exortou o executivo para reabilitar o navio “Bária” que pratica precos mais baixos. 

ANG/LPG/ÂC/SG

Canchungo - Ministro Sola na Bitchita defende “organização do território” para desenvolver o país

Bissau,  09 Out 17 (ANG) – “ A Guiné-Bissau não tem nenhuma via para seu desenvolvimento que não seja a organização do território”.

Vista da cidade de Canchungo
A afirmação é do Ministro da Administração do Território e Poder Local  e foi feita quando presidia a cerimónia de criação do Conselho Consultivo do Sector de Canchungo (CCSC), com o apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Sola Nquilim na Bitchita afirmou que para isso, é necessário implicar as populações no processo de desenvolvimento das suas localidades.

“Este projecto para a governação e desenvolvimento local, servirá de base de apoio as futuras autarquias no país”, assegurou o governante.

Para o representante Adjunto do PNUD, Gabriel Dava, a criação do CCSC é um “trabalho de grande valor, porque é um compromisso com o desenvolvimento”.

Intervindo  no acto  o Administrador do Sector, Pedro Mendes Pereira e o Régulo Central, Fernando Batiçã Ferreira,   realçaram a importância da criação do referido Conselho para o desenvolvimento sustentável de Canchungo e apelaram aos seus  membros para não o politizarem  mas sim, trabalhar em união pelo bem comum.

  De acordo com um documento do PNUD  à que a ANG teve acesso, “em primeiro lugar, foram criadas as instâncias, nas quais, a população pode opinar sobre os desafios que enfrenta em diversas áreas e a melhor forma de enfrentá-los”.

Estas instâncias, conforme o PNUD, constituem as chamadas “ Instituições de Participação e Consulta Comunitária (IPCC) ”, nas quais se discutem temas como a saúde, edução, sustentabilidade das actividades económicas e outros.

De acordo com a nota,  no âmbito destas instituições, a população realiza diagnóstico de sua localidade e propõe intervenções, nos domínios de desenvolvimento que considerar prioritárias.

No referido evento, estiveram presentes cerca cinquenta representantes de diferentes entidades públicas e privadas sedeadas nesta localidade norte da Guiné-Bissau. 

ANG/QC/SG

Cacheu - Novo governador regional prioriza Plano do Desenvolvimento Regional

Bissau, 09 Out 17 (ANG) – O novo Governador da Região de Cacheu afirmou que a sua “grande” prioridade é  promover encontros com as “forças vivas”, com vista a elaboração do Documento Estratégico do Desenvolvimento Regional.

Justino Caroné Gomes fez estas declarações na   cerimónia de criação do Conselho Consultivo do Sector de Canchungo (Norte), com o apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

“ Vamos ao encontro das pessoas, ouvir as suas ideias e, depois, elaborar um documento orientador para a região de Cacheu”, explicou para dizer que não encontrou instrumento de género na sede do governo regional.

Abordado sobre este Projecto de Apoio a Governação e Desenvolvimento Local, Caroné Gomes reconhece  a sua importância, entretanto pede a população da zona para cumprir com as suas obrigações, através duma participação activa.

Justino Caroné Gomes, Agrónomo de profissão, assumiu as funções do novo Governador da Região de Cacheu a 31 de Agosto último, substituindo no cargo Rui Cardoso.

No referido evento, estiveram presentes cerca cinquenta representantes de diferentes entidades públicas e privadas sedeadas nesta localidade norte da Guiné-Bissau.

O acto foi presidido pelo Ministro de Administração do Território e Poder Local , Sola Nquilim na Bitchita, na presença do Representante Adjunto do PNUD, Gabriel Dava. 

ANG/QC/SG

CUIDADOS - Álcool e treino? Tem aqui três bons motivos para não os combinar

Fazer de uma cerveja o pós-treino é um erro.


Quando o treino acontece ao final da tarde é quase impossível resistir à vontade de assistir com os amigos a um pôr-do-sol acompanhado de uma cerveja ou cocktail. É quase impossível... mas tem de resistir.

Como destaca o Deporte Y Vida do jornal espanhol As, são três os principais motivos pelos quais deve evitar ao máximo ingerir bebidas alcoólicas depois do treino, independentemente se foi cardiovascular, de força, resistência ou flexibilidade.

Em primeiro lugar, ingerir bebidas alcoólicas depois de treinar nada mais vai fazer do que aumentar o trabalho do fígado, que fica, assim, incapaz de limpar corretamente o organismo de todas as toxinas. Na prática, e porque o álcool é um agente tóxico, ao beber depois dos treinos o fígado vai concentrar toda a sua atenção em metabolizar a bebida alcoólica ao invés de ajudar a regenerar os os músculos.

E por falar em músculos, a ingestão de bebidas alcoólicas depois do treino vai comprometer a capacidade dos músculos recuperarem como um todo, uma vez que o álcool promove a desidratação e a recuperação muscular depende fortemente da água e dos alimentos.

E a desidratação é mesmo o terceiro motivo para jamais combinar treinos com álcool. Quando o organismo fica privado de água, o sistema circulatório não funciona corretamente e, por isso, a capacidade de todo o corpo recuperar do stress do exercício fica reduzida.

NAOM

Presidente da Libéria deixará cargo em 2018

Na Libéria, que vai a votos esta terça-feira (10.10), Ellen Johnson Sirleaf já anunciou que não vai mudar a Constituição para se recandidatar. Presidente é criticada no país por falhar no combate à pobreza.

Ellen Johnson Sirleaf foi a primeira presidente mulher de uma nação africana

A Libéria, a mais antiga República de África, foi fundada há 170 anos. A Presidente Ellen Johnson Sirleaf está há mais de 10 anos à frente deste país, sendo a primeira mulher a ser eleita Presidente de uma nação africana. Foi em 2005 – ano em que a Libéria estava completamente destruída, depois de ter saído de uma sangrenta guerra civil que durara 14 anos e que matara mais de 250 mil pessoas.

É altura de fazer um balanço da sua atuação, uma vez que Ellen Johnson Sirleaf já anunciou que não se iria recandidatar nas próximas eleições. Mas esse balanço não é só positivo, dizem os observadores. A nível internacional, Sirleaf é bastante respeitada, é certo, mas a nível interno, as coisas não são bem assim. Muitos observadores dizem que Sirleaf falhou o objetivo principal: combater a pobreza e as desigualdades sociais. Sirleaf também é acusada de falta de transparência.

Governação de Ellen Johnson Sirleaf é bem vista por líderes estrangeiros, mas presidente é criticada no país por nepotismo e falha no combate à pobreza

Alex Vines, pesquisador do "think tank” britânico Chattam House, lembra, no entanto, que Sirleaf conseguiu dar alguns passos na direção certa. A chefe de Estado manteve relações estreitas com Hillary Clinton, aquando da sua passagem pela administração Obama, atraiu apoios financeiros e vários acordos de perdão da dívida. Ela também conseguiu atrair alguns investidores estrangeiros, entre eles a ArcelorMittal, o maior produtor mundial de aço. Alex Vines lembra também que se deve a Ellen Sirleaf a reforma do setor dos diamantes na Libéria, que teve um triste papel no financiamento da guerra civil no país.

"Trabalhei com Sirleaf na Libéria entre 2001 e 2003 como inspetor das sanções impostas pelas Nações Unidas. O país estava numa situação desastrosa na altura. Voltei depois da guerra e com Sirleaf à frente do país. Ellen Sirleaf foi eleita depois do governo de transição de 2005 e cumpriu dois mandatos completos. O seu maior legado é a paz e também a estabilidade. É por isso que ela vai ser recordada. Entretanto, é certo que ela goza de mais admiração no estrangeiro do que na própria Libéria. E há que dizer que os problemas da desigualdade social e da pobreza continuam prementes no país, chega a ser deprimente", argumenta.

Fonteh Akum, do Institituto de Segurança Internacional, sediado na África do Sul, é também de opinião que o balanço da carreira política de Ellen Johnson Sirleaf nem é de todo positivo, nem de todo negativo.

"Ela tentou resolver alguns dos problemas, mas muito ficou por fazer. O perigo da Libéria cair na violência continua real. Mas Sirleaf conseguiu, sem dúvida, dar um certo impulso à Libéria, com a ajuda da comunidade internacional. A ONU está a prestes a terminar a sua missão no país. Também é certo que o governo de Sirleaf foi repetidamente acusado de corrupção e nepotismo, porque dois dos seus filhos receberam postos no banco central do país. Isso contribuiu para uma certa corrosão da confiança que os liberianos depositavam nela, como presidente", explica o analista.

Em 2011, Ellen Johnson Sirleaf foi agraciada com o prémio Nobel da Paz pelo seu empenho em prol dos direitos e da segurança das mulheres no seu país. Foi isso também que lhe conferiu muita admiração a nível internacional. Em janeiro de 2018, deixará de ser presidente da Libéria. Ellen Johnson Sirleaf diz que não quer que a Constituição do país seja alterada, só para que ela possa manter-se no poder. Um gesto contra todos aqueles líderes africanos que se perpetuam no poder.

Dw.com/pt

Nunca julgue ninguém!




















Gostei Postei

Final do campeonato defeso Secção de CAMPADA Sector de São Domingos Sob lema: No pensa na secção de Campada

Patrocinador- Partido da Renovação Social PRS




Fonte: Prs Bissau