sábado, 4 de maio de 2019

COMUNICADO DE IMPRENSA PAIGC/APU-PDGB/PND/UM






Já deu início a Assembleia Geral da Associação Nacional dos Importadores e Exportadores da Guiné-Bissau. Para além da apresentação do relatório de contas, serão eleitos os corpos diretivos desta Organização Empresarial

                              Assistir Vídeo Aqui

Aliu Cande

On duty and off duty




The tribe

Anambra born Nigerian Ernest Ezeajughi elected 1st black Mayor of London Borough Of Brent, UK


Ernest Ezeajughi, a Nigerian from Anambra, has made history by winning election as the first Black Mayor of the London Borough of Brent, United Kingdom.

Ezeajughi was reportedly elected Mayor on Tuesday, April 16, by the College of Councillors on Brent, London, and sworn into office on Wednesday, May 1. 

Before becoming Mayor, Ezeajughi who is a strong member of the Labour Party (LP), had won election for a councillor position representing Stonebridge ward at Brent Council in 2014. 

Born in Awgbu Town, in Orumba North, Anambra state, Ezeajughi had his primary, secondary and tertiary education in Anambra. 

He attended Aguata High School, Aguata, and Nnamdi Azikiwe University, Awka, where he studied Applied Microbiology.

Ezeajughi was actively involved in student union politics, representing the departmental students union body. 

After graduation in 1998 and completion of his National Youth Service Corps (NYSC), he worked briefly in the private family business – Koval Linkworld Agencies Ltd – before migrating to England to join his wife. 

In England, Ezeajughi obtained a Master’s degree in Science (M.Sc) from the prestigious Kings College, London. 

A scientist by profession, he worked with Medicine and Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA). 

Ezeajughi was one of the founding fathers of a major Nigerian political party, the All Progressives Grand Alliance (APGA) UK Chapter and was the chairman in 2010-2012. 

He later joined UK politics and soon became a strong member of the Labour Party. 

Legit.ng recalls another Nigerian who, in 2015, became the first African to be elected as deputy mayor and served alongside Norman Adam, the current mayor of the community. 

Olugbenga Babatola eventually progressed in the politics and was inaugurated into office as the first African mayor of Greenwich on May 25, 2016. 

The 59-year-old Babatola was born in Nigeria but has been living the UK for decades. 

Legit.ng

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau foi esta sexta-feira distinguido pelo Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), como a instituição do ano país


O reconhecimento acontece justamente numa altura que permanece a controvérsia no processo de “Arroz de Povo” entre a PJ e o Ministério Publico (MP).

O MP revelou que o ato da apreensão do arroz na quinta do Ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos, em Tchalana e a audição realizada pela PJ foram nulos e o processo vai passar para o MP.

Contudo, a PJ reconhece que o MP tem o poder e competência de preside avocação do processo, mas fatos e indícios dos crimes que estão em causa de arroz desviado para fins pessoais, obriga ao PGR a fazer reflexão sobre a situação.

A PJ apreendeu no âmbito desta operação, várias centenas de toneladas de arroz doado pela China. O arroz estava num armazém em Bafatá, propriedade do antigo ministro do Interior Botché Candé, e numa quinta do ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos.

No âmbito da operação, a PJ tentou ainda deter o ministro da Agricultura, mas foi impedida pelas forças de segurança.

A homenagem decorreu em Bissau no âmbito da realização da primeira gala de excelência do jornalismo guineense que marcou a celebração do dia mundial da liberdade de imprensa assinalada anualmente a cada 03 de Maio.

Na ocasião a diretora da instituição, Filomena Mendes Lopes, agradeceu o sindicato e dedicou a distinção aos agentes da PJ.


Por Alison Cabral

O mistério do buraco negro que dispara ‘balas’ de plasma e move o espaço-tempo

O buraco negro dispara jatos de plasma ao sugar material de uma estrela companheira
O comportamento inusitado desse buraco negro fascina e intriga os cientistas.

Chamado V404 Cygni, ele se encontra a 8 mil anos-luz de distância da Terra.



Embora tenha sido identificado pela primeira vez em 1989, o buraco negro chamou atenção internacional quando, após mais de duas décadas de inatividade, despertou em 2015 se tornando o objeto mais brilhante observado no espaço com raios-X de alta energia.

A Terra pode cair em um buraco negro?

Veja a 1ª imagem de um buraco negro da história, um 'monstro' maior que o Sistema Solar

Quando astrônomos do mundo todo apontaram seus telescópios para esse objeto celeste, descobriram um comportamento peculiar. E os resultados, baseados em dados coletados em 2015, acabam de ser publicados na revista científica Nature.

"Ficamos chocados com o que vimos, foi algo completamente inesperado", indicou Gregory Sivakoff, pesquisador da Universidade de Alberta, no Canadá, um dos autores do estudo.

Jatos que oscilam

O V404 Cygni faz parte de um sistema binário, que absorve ou aspira material de sua estrela companheira.

Ao fazer isso, ele dispara "balas" ou jatos em alta velocidade para expelir o material.

Geralmente, esses jatos saem diretamente dos polos dos buracos negros em uma linha perpendicular ao anel de matéria que os envolve, o chamado disco de acreção.

Mas no caso do V404 Cygni os jatos são expelidos rapidamente em diferentes direções e de forma curva.

Os jatos parecem girar rapidamente como nuvens de plasma de alta velocidade, com apenas alguns minutos de intervalo.

"É um dos mais extraordinários sistemas de buraco negro já encontrado", disse o principal autor do estudo, James Miller-Jones, do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia da Universidade de Curtin, na Austrália.

Girando como um pião

O disco de acreção do buraco negro tem 10 milhões de quilômetros de diâmetro, e a mecânica deste disco é responsável pelo inusitado comportamento do jato.

Em geral, se espera que o disco gire no mesmo eixo que o buraco negro - mas não foi o que aconteceu desta vez.

"O que é diferente no caso do V404 Cygni é que acreditamos que o disco de matéria e o buraco negro estão desalinhados", explica Miller-Jones.


A pesquisa foi baseada em observações de um radiotelescópio formado por dez antenas. NRAO/AUI/NS

"Aparentemente isso está fazendo com que o interior do disco gire como um pião que está perdendo velocidade, e que emite jatos em diferentes direções, à medida que muda sua orientação."

Quando o V404 Cygni despertou em 2015, uma grande quantidade de matéria circundante caiu dentro do buraco negro ao mesmo tempo, então a taxa de acreção ou queda de matéria no buraco aumentou temporariamente e fez com que a energia disparasse.

A pesquisa se baseou em observações do Very Long Baseline Array (VLBA), um radiotelescópio formado por dez antenas localizadas em diferentes enclaves dos Estados Unidos.

Também foram utilizados dados do observatório integral de alta energia da Agência Espacial Europeia (ESA).

Arrasto de espaço-tempo

Os cientistas investigam as causas do inusitado desalinhamento entre o buraco negro e o disco de matéria que o rodeia.

Uma das possibilidades é que o eixo de rotação do buraco negro tenha sido inclinado por um impacto durante a explosão estelar que o criou.

A mudança no eixo de rotação se deveria também a um fenômeno chamado efeito de arrasto de referenciais (frame dragging, em inglês), previsto por Albert Einstein em sua teoria da relatividade geral.


O interior do disco gira como um pião que está perdendo velocidade e emite jatos em diferentes direções

Ao girar, o campo gravitacional rotatório do buraco negro é tão intenso que arrasta o espaço-tempo em seu entorno.

A constatação, segundo os autores do estudo, amplia nosso conhecimento sobre a formação de buracos negros - e, como destaca Sivakoff, "nos dá um pouco mais de informação sobre a grande questão: como conquistamos nosso lugar no Universo?"

BBC

BEXIGA INFLAMADA - As cinco principais causas de infeções urinárias

A infeção urinária normalmente provocada pelo desenvolvimento da bactéria E. coli no trato urinário, afeta alguns homens mas sobretudo as mulheres.


A bactéria E.coli existe naturalmente no intestino de todas as pessoas, no entanto, alguns fatores simples como fazer a higiene íntima incorretamente ou não beber água suficiente, por exemplo, facilitam que essa bactéria alcance o trato urinário, causando a tão incómoda infeção.

Por vezes essa infeção passa despercebida e o corpo consegue combatê-la naturalmente, mas quando surgem sintomas de dor ou ardor ao urinar, por exemplo, é necessário procurar o médico e iniciar o tratamento adequado.

As cinco principais causas do desenvolvimento da infeção urinária são:

1. Conter a urina por muito tempo

Para além de permitir a eliminação do excesso de líquidos e toxinas do corpo, a urina também ajuda a limpar as paredes da uretra, eliminando bactérias que podem fluir até a bexiga. Por isso, reter a vontade de fazer xixi impede que esse processo de limpeza natural aconteça, facilitando o desenvolvimento de bactérias.

2. Fazer a higiene íntima incorretamente

Um dos locais que possui mais bactérias capazes de causar uma infeção urinária é o intestino, como tal, para limpar a região íntima deve-se sempre passar o papel higiénico de frente para trás, evitando o transporte de bactérias que estejam na região do ânus.

3. Beber pouca água

Da mesma forma que reter a vontade de urinar por muito tempo pode facilitar o desenvolvimento de bactérias na uretra e bexiga, beber pouca água, durante o dia, também pode ter o mesmo efeito. Isso acontece porque o corpo deixa de produzir urina suficiente para ir à casa de banho várias vezes durante o dia, permitindo que as bactérias, que seriam eliminadas através da urina, continuem a subir até à bexiga.

4. Utilizar pensos higiénicos e tampões por muito tempo

Quando estes produtos de higiene feminina ficam sujos facilitam o desenvolvimento de bactérias que podem chegar até ao sistema urinário, provocando a infeção urinária.

Para evitar este problema, deve-se substituir o penso ou o tampão frequentemente, de preferência a cada quatro horas.

5. Ter pedras nos rins

Pessoas com pedras nos rins, normalmente, apresentam crises de infeção urinária frequentes, pois a presença das pedras pode fazer com que as vias urinárias fiquem mais entupidas e, por isso, a urina não é completamente eliminada. Quando tal ocorre, as bactérias que proliferam na urina, dentro da bexiga, têm mais tempo para se desenvolverem e causar uma infeção.

NAOM

Avião com 160 pessoas a bordo cai em rio nos EUA. Não há mortos

Um avião comercial caiu num rio na noite desta sexta-feira perto da cidade norte-americana de Jacksonville, na Florida, não havendo qualquer registo de mortos.
  

De acordo com a Estação Aérea Naval de Jacksonville, um charter, com cerca de 160 pessoas a bordo, que levantou voo em Guantánamo, em Cuba, caiu no rio St. Johns na noite de sexta-feira.

O avião foi encontrado em águas rasas e não estava submerso.

Segundo as autoridades da cidade, não houve feridos graves e apenas 21 pessoas foram transportados para hospitais locais com ferimentos ligeiros.

Não se sabe ainda as razões que levaram à queda do avião.

Por Lusa

Liberdade de imprensa celebrada em Bissau com gala para homenagear jornalistas

O Sindicato de Jornalistas da Guiné-Bissau realiza hoje uma gala para homenagear jornalistas e recolher fundos para assegurar apoio jurídico e assistência médica aos profissionais, que não recebem salários com regularidade.


“Com esta gala queremos incentivar as boas práticas no jornalismo guineense e na sociedade, porque vamos distinguir personalidade, órgãos de comunicação social que ao longo dos tempos deram um bom exemplo de cumprimento da ética e deontologia no exercício da profissão”, afirmou a presidente do Sindicato de Jornalistas, Indira Correia Balde.

Segundo Indira Correia Balde, está é também uma oportunidade de mostrar que na “Guiné-Bissau também temos profissionais à altura” e mostrar que na “sociedade guineense há homens e mulheres que tentam diariamente fazer coisas boas para mudar o panorama que temos no país”.

A presidente do Sindicato de Jornalistas salientou também que a gala servirá para uma campanha de recolha de fundos para ajudar colegas com problemas de saúde.

“A comunicação social na Guiné-Bissau é o parente pobre. O nosso dever é trabalhar, mas a recompensa do trabalho é uma lástima, não há salário na comunicação, o que recebemos não é salário é gratificação”, disse.

Dedicada ao tema “Media para a Democracia: Jornalismo e Eleições em tempos de Desinformação”, a gala foi organização com o apoio do logístico e técnico do Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz da Guiné-Bissau e de uma unidade hoteleira de Bissau.

Foto: Sarathou Nabian

Por interlusofona.info