domingo, 30 de outubro de 2022

ELEIÇÕES NO BRASIL: Lula passa para a frente com 67,76% das secções de voto apuradas

© Lusa

Por LUSA  30/10/22 

O ex-presidente Lula da Silva passa a liderar com 50,01% a contagem dos votos na segunda volta das presidenciais brasileiras realizadas hoje quando estão apuradas 67,76% das secções de voto, divulgou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil.

Jair Bolsonaro, que liderou a contagem até mais de metade das secções de votos apuradas, tem agora 49,99% dos votos.

Na primeira volta, Jair Bolsonaro começou por ter mais votos que Lula da Silva e só quando estavam contabilizados três quartos das mesas de voto é que o candidato de esquerda passou a liderar a contagem.

As urnas de voto fecharam hoje às 17:00 locais (20:00 em Lisboa).

No Brasil, a votação pode continuar em mesas de voto onde ainda haja pessoas na fila para votar depois da hora de encerramento.

Guiné-Bissau: Caiu o primeiro poste de semáforos, antes mesmo da finalização dos trabalhos e, mais …


 Radio Voz Do Povo

ELEIÇÕES NO BRASIL: Lula ou Bolsonaro? Mesas eleitorais fecham no Brasil

© Lusa

Por LUSA  30/10/22

As urnas de voto fecharam hoje às 17:00 horas no Brasil (20:00 horas em Lisboa), numa segunda volta das presidenciais muito disputada e com um país polarizado entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva.

Ao contrário das eleições anteriores, todas as assembleias de voto no Brasil abriram às 08:00 horas de Brasília (11:00 horas em Lisboa), numa espécie de subordinação de todas as mesas ao fuso horário da capital.

Os mais de 156 milhões de eleitores puderam votar em 577.125 urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.

Logo de manhã, pouco depois da abertura das urnas, votou o atual Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro, mostrando-se confiante na vitória.

"Expectativa de vitória, pelo bem do Brasil. Só tivemos boas notícias nos últimos dias. Se Deus quiser, seremos vitoriosos hoje à tarde. Ou melhor, o Brasil será vitorioso hoje à tarde", disse aos jornalistas do lado de fora da Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde votou.

Por seu turno, o ex-chefe de Estado Lula da Silva votou em São Paulo, acompanhado do candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin, do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo estadual, Fernando Haddad, e da deputada federal eleita Marina Silva.

"Hoje, possivelmente, será o 30 de outubro mais importante da minha vida e acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro, por que hoje o povo vai definir o modelo de Brasil que deseja, o modelo de vida que quer", .

Em Portugal, as urnas tiveram ordem de encerramento pelas 17:00, com alguns eleitores a votar após essa hora devido à forte afluência. Em Lisboa e Porto, Lula da Silva venceu as eleições, à semelhança da primeira volta, a 02 de outubro.

No Brasil, a votação pode continuar em mesas de voto onde ainda haja pessoas na fila para votar depois da hora de encerramento.


Leia Também:  Bolsonaro lidera com 51,57% com quase 20% das secções contabilizadas

#Visita do Presidente de Transição de Tchad a Guiné-Bissau#


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Presidente de transição do Chade pede apoio à Guiné-Bissau

© Lusa

Por LUSA  30/10/22 

O Presidente de transição do Chade, Déby Itno, pediu hoje ao chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, apoio para a mobilização de recursos para que a segunda fase de transição no país tenha "sucesso".

"O apoio do seu país foi determinante na primeira fase de transição, as suas relações pessoais para a mobilização de recursos financeiros, materiais, técnicos e diplomáticos são necessárias e solicitam-se para que possamos ter sucesso nesta segunda fase de transição", afirmou o Presidente do Chade.

Déby Itno falava no Palácio da Presidência, em Bissau, durante uma declaração conjunta à imprensa no âmbito de uma visita oficial, de cerca de 24 horas, que está a realizar à Guiné-Bissau e que hoje termina.

Na sua declaração, o Presidente de transição do Chade defendeu também o reforço da cooperação bilateral entre os dois países, nomeadamente nos setores económico e de segurança.

Segundo Déby Itno, os dois países precisam de criar sinergias para reforçar as "relações de cooperação no setor de segurança, criando um quadro de partilha de experiências, formação e informação", para reforço da segurança e "travar a propagação dos grupos jiadistas" que atuam no continente africano.

"Destaco a importância da criação de uma comissão mista que permitirá imprimir uma nova dinâmica nas nossas relações de cooperação e concretizar a cooperação económica no interesse dos nossos países", acrescentou.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, condenou os atentados terroristas no Chade e manifestou toda a solidariedade ao povo e às famílias vítimas de terrorismo, lembrando que o antigo Presidente do Chade Idriss Déby, morto em combate contra grupo rebeldes, era como um pai para si.

O Chade tem estado sob a liderança do Conselho Militar de Transição (CMT, junta militar) desde a morte do ex-presidente Idriss Déby -- pai do Presidente de transição -, nos combates entre grupos rebeldes e o exército, em abril de 2021.

Após a tomada de posse, o CMT, liderado por Déby Itno, de 38 anos, anulou a Constituição e dissolveu o Governo e o parlamento.

Durante o diálogo nacional foi acordado dissolver o CMT e prolongar a transição por mais dois anos, embora fosse suposto durar 18 meses e terminar em 20 de outubro.

O diálogo foi amplamente criticado e boicotado pelos partidos da oposição e movimentos rebeldes, por não o considerarem inclusivo.

Desde o início, Déby Itno tem tido o apoio da comunidade internacional, liderada pela França, a UE e a União Africana, uma vez que o exército chadiano é um dos pilares da guerra contra os grupos terroristas na região do Sahel, juntamente com as tropas francesas da missão Barkhane.

Os lusófonos Angola e São Tomé e Príncipe integram a CEEAC.


porque de grande diferença no preço entre Guiné Bissau 7.500 CFA e Senegal 4.601 CFA