sábado, 14 de dezembro de 2019

Saliatu Da Costa - Ali mas n'ghobi alguim fala: ami i fidju di mandjaku,ma bô kala dêh! Dipus Umaro ki tribalista! Utrus pudi fala, utrus ka padidu! Vocês 🤔!


Saliatu Da Costa 


Américo Gomes contratado por DSP para ir cantar e recuperar votos dos mandjacus, envés de cantar, está a exibir armas

Estamos a Trabalhar-
RAMBO 2
REFORÇO DE DSP, SEGUNDO MAIS VOTADO NA PRIMEIRA VOLTA, ARMA KU MICRO, HAA I KILA DEH CABRA SI FORONTA I MURDI...

AMÉRICO ANTA BILHETE PA COMÍCIO I KANTU OU NÓS TAN I FILME? PRIMO NPUNTA NAN SÓ...YOOOO DJINTIS TA BIM LESTU KU NHOKO NHOKOS KKKKKKKKKKKKK ANÓS GORA KU TA BAI BAH MANSIRCA KUMIDA NA KAU DI BA JUJU DELGADO, BU BIM KANTAL NIM BU KA TCHOMAN....KKKKKKK HEEEEE MIRCO GUMIS

Américo N'baba Gomes Fraquejado, em perigo!
Depois de fracasso humilhante constatado no solo guineense, nhu n'baba bruto gangam Gomes Américo, opta pela violência, ameaçando assim a integridade física dos cidadãos de bens e a segurança pública, exibindo arma com palavras ameaçadoras na sua página de Facebook.

Pelo fato o desespero leva as pessoas do baixo nível optar pela violência e distribuição da vida humana. Nos sabemos o que levou este frustrado de Américo Nbaba Gomes aderir um projeto falido e corrupta do DSP/PAIGC, tudo não passa por interesse pessoal "questões familiares, e droga". Nos conhecemos o Américo Frustrado Gomes no mundo dos criminosos, como um criminoso internacional preso várias vezes por tráfico de droga na Europa.

Digam este palhaço frustrado patético de que estamos na festa da democracia, essas eleições não é questões da vida e morte, aliás o DSP e seus lacaios corruptos entenderam por assim! VIDA OU MORTE, isto para eles! Um pensamento ignóbil, fútil e desesperado, porém, mas para ver porque o DSP e seus lacaios bandidos têm unico fonte da sobrevivência "A POLÍTICA", mas para o candidato do MADEM G-15, General Umaro Sissoco Embalo, um que arrumou a sua vida antes de entrar na política para ele essas eleições é extremamente importante, importante porque vai decifrar a vida dos guineenses nos próximos 5 anos, mas, não é questão da vida a morte, porque mesmo sendo ou não ser presidente da Guiné-Bissau USE tem o seu império de paraíso construído por ele e para usufruir dele ate a morte
mejamos.
Povo guineense, para o bem da nação guineense e seu povo votem no General Umaro Sissoco Embalo, e único que é capaz de alavancar este PAÍS rumo a desenvolvimento como sustentável como todos almejam.
DSP e seus lacaios bandidos vão-se arruinar-se pós as eleições!

AMÉRICO GOMES É ALTAMENTE PRECONCEITUOSO, RACISTA E TRIBALHISTA, E UM GRANDE BANDIDO.


Por AMERICO GOMES

Ameaças e flustrações de alguns artistas delinqüentes em Bissau
As armas ja não é razão de ser mediante os Guinéos
Este palhaço de artista o delinquente é maluco devemos levar ele para centro mental
Porque o ferro da prisão em Lisboa ferojou a mente dele

Ele esta a contribuir alimentar a irá ruinosos e sangrenta
Fonte: Cassama Miro‎ 


............ IRRESPONSABLIDADE .........

... COMO UM POLICIA RESPONSAVEL PODE DAR ARMA A UM DELINQUENTE COMO MERCU GUMIS PARA EXIBIR NAS REDES SOCIAIS??... O QUE MINISTRO DE INTERIOR ESPERA PARA RETIRAR FARDA A ESTE CÃO E COLOCA-LO NA CADEIA??... É COM TIPOS DESTES INDIVIDUOS PERIGOSOS QUE O LIDERZINHO VAZIO DO PAIGC QUER GOVERNAR A GUINÉ-BISSAU??... KKKKKKKKK DI GUINÉ I PENA!!...

... SI FALADU HOMIS KA MANCIA, I PAKA KIL FRAKUS RAIBA, MA I SIBIDU KUMA HOMIS MANCIA ... SISSOCO EMBALÓ I MINDJOR!!...

... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
... SALVAR A GUINÉ-BISSAU É VOTAR NO SISSOCO EMBALÓ ...
..... ESTAMOS A TRABALHAR .....
Fonte: Amadu Ula Embaló

A INCOERÊNCIA DO FRANCISCO JOSÉ FADUL

Por Hotna Cufuk Na Doha 

Nós que vivemos em Bissau, soubemos qual foi a tortura a que o Senhor Francisco José Fadul foi submetido durante o consulado do CADOGO, enquanto Primeiro -Ministro do governo do PAIGC, o mesmo partido que agora apoia DSP, o qual ele próprio (o Fadul), em tempos não muito longinquos, chamou de fera, numa intrevista no programa conversa ao sul.

Compreende-se, perfeitamente, a sua revolta contra o Carlos Domingos Gomes Junior , como deixou bem claro no seu áudio. Nós até solidarizamo-nos com a sua causa e repudiamos o tratamento a que foi submetido no passado.

O que não compreendemos e nem o podemos acompanhar até as últimas consequência, é a sua incoerência de chamar um partido retrógrado, que diaboliza a qualquer um que se aproxima dele, por mais santo que seja. E ainda não ter passado um ano sobre a data desta sua declaaração, estar a beatificar, ainda viva, a fera. Ou esqueceu-se que quem está a suportar a candidatura do DSP é a tal fera (e o próprio DSP é quem manda e desmanda nessa fera)? 
Talvez não sabe que a pessoa se conhece através dos seus amigos? "Diz-me com quem tu andas, dir-te-ei quem tu és", reza o ditado popular.

Para nós que cá vivemos, tivemos a sorte de experimentar os dois lados em concorrência e podemos pesar na balança da governação o peso de cada um.

Se olharmos com olhos da objectividade, sem qualquer pendor subjectivo, nada confirma a propaganda de que USE é imaturo, como afirmou o Fadul no seu áudio, antes o Embalo se comportou à altura da sua responsabilidade.

Sem orçamento aprovado pelo parlamento, devido aos bloqueios orquestrados pelo PAIGC, o USE conseguiu arrancar rasgados elogios das instituições financeiras de Breton wood.

Pagou toda dívida às instituições internacionais de que a Guiné-Bissau é membro;

Pagou salários atrasados às embaixadas da Guiné-Bissau espalhadas pelo mundo fora;

Pagou com regularidade e sempre com receitas internas, os salários dos funcionários públicos;

Financiou, com receitas internas, a reparação do Hospital Nacional Simão Mendes e fez outras despesas no valor total de dois biliões de franco cfa;

Ainda assim, fechou o ano económico com oito biliões de francos cfa nos cofres do Estado. Ao contrário dele Fadul que varreu os cofres do Estado, para pagar subsídio de sete milhões a cada membro do seu governo e a ele próprio, que ficou com a parte leão do bolo.

Que mais outro governo conseguiu semelhante proeza?

Além do mais entregou, pela primeira vez na história da nossa democracia, um milhão de dólares para financiar o processo eleitoral.

Alguém com este perfil será impreparado para ser Presidente da República.

Ora bolas ou ora debles pa, digam-me outra coisa que não esta!

ENTREVISTA - A Ciência Explica: Enfarte e a dor no peito "que pode ser caprichosa"

O enfarte agudo do miocárdio "pode acontecer a qualquer idade, contudo é mais frequente acontecer a partir dos 35 anos", como explicou o médico Luis Baquero, cirurgião cardiotorácico do Hospital da Cruz Vermelha, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.


O que ocorre no corpo humano no momento do enfarte? "O nosso coração é privado dos nutrientes e oxigénio necessários para garantir o funcionamento adequado, nos casos mais graves o doente pode padecer um episódio de morte súbita ou ter uma lesão extensa que condicione um quadro de insuficiência cardíaca aguda. Noutros casos menos graves a dor precordial será um aviso para recorrer ao médico e ser avaliado adequadamente", elucida o médico Luis Baquero. 

O enfarte agudo do miocárdio pode acontecer em qualquer  idade, contudo é mais frequente acontecer a partir dos 35 anos. Recentemente um dos casos mais mediáticos em Portugal envolveu a atriz Maria Rueff que aos 47 anos sofreu em enfarte, encontrando-se agora em recuperação. 

Por exemplo em Portugal o enfarte do miocárdio mata, aproximadamente, 4.300 pessoas por ano das quais 2.400 homens e 1.900 mulheres. Nos jovens é mais frequente acontecer em homens e são em geral casos mais graves e súbitos. 

Na entrevista que se segue Luis Baquero fala em profundidade sobre a condição - o que é, causas, sintomas, prevenção e tratamento -, ainda infelizmente tantas vezes fatal. Cuide-se. 

O que é um enfarte agudo do miocárdio, é o mesmo que um ataque cardíaco?

Sim. O nosso músculo cardíaco (miocárdio) precisa de receber constantemente fluxo sanguíneo para manter a sua atividade constante. Este fluxo chega ao músculo cardíaco através das artérias coronárias qualquer obstrução significativa provocada por um uma placa de aterosclerose pode limitar a quantidade de sangue que chega ao nosso miocárdio provocando a chamada 'angina de peito' a 'dor precordial' clássica da doença coronária, é o nosso coração a queixar-se da falta de oxigénio. Se esta falta de sangue e oxigénio é prolongada pode haver morte das células do músculo cardíaco e por tanto provocar um Enfarte do Miocárdio. Daí a importância de agir rapidamente na presença de dor precordial a angina de peito, sobretudo quando esta acontece subitamente a não alivia com o repouso.

O que ocorre no corpo humano no momento do enfarte?

O coração é privado dos nutrientes e oxigénio necessários para garantir o funcionamento adequado, nos casos mais graves o doente pode padecer um episódio de morte súbita ou ter uma lesão extensa que condicione um quadro de insuficiência cardíaca aguda. Noutros casos menos graves a dor precordial será um aviso para recorrer ao médico e ser avaliado adequadamente.

Quais são as principais causas e fatores de risco para a sua ocorrência?

Fundamentalmente existem dois tipos de fatores de risco, os que podemos modificar, através de mudanças no estilo de vida, como por exemplo a obesidade, o colesterol, a hipertensão arterial, o diabetes, o tabagismo, a vida sedentária, o stress que de alguma forma podemos modificar ou controlar. Existem ainda os fatores de risco não modificáveis como a idade, o sexo, a raça e a história familiar, que nos tornam mais ou menos sensíveis a padecer doença coronária no futuro.

Um enfarte pode ocorrer em pessoas de todas as idades?

Pode acontecer a qualquer  idade, contudo é mais frequente acontecer a partir dos 35 anos. Por exemplo em Portugal o enfarte do miocárdio mata, aproximadamente, 4.300 pessoas por ano das quais 2.400 homens e 1.900 mulheres.  Nos jovens é mais frequente acontecer em homens e são em geral casos mais graves e súbitos.

Ambos os sexos são afetados da mesma forma?

A mulher tem uma certa vantagem e proteção em relação ao homem nas primeiras décadas de vida, mas com a menopausa o risco equipara-se e em muitos casos até aumenta. 

Quais são os sintomas?

O sintoma principal é a dor no peito. Uma dor que pode ser caprichosa, no sentido de que nem sempre aparece como a típica dor no peito ou peso com irradiação para o braço esquerdo.

A dor pode variar de localização e apresentar-se como uma dor ou mal-estar epigástrica, ou como uma dor no centro das costas ou na garganta. Em alguns casos pode simplesmente dar sintomas de cansaço ou fadiga sem dor precordial.

Os sintomas diferem dependendo do género?

Não, os sintomas variam em função da área e da extensão do miocárdio afetado. É importante relembrar que os doentes diabéticos podem não sentir dor e ter na mesma um enfarte.

Como se diagnostica o enfarte do miocárdio?

Existem várias maneiras de diagnosticar um enfarte, desde um simples ECG a uma prova de esforço ou uma ecografia de sobrecarga podem revelar áreas do coração que tiveram um enfarte ou que sofrem uma limitação ao fluxo de sangue durante um esforço. 

Existem métodos mais sofisticados como a ressonância magnética cardíaca ou TAC coronária que tem vindo a ganhar relevo no diagnóstico da doença coronária.

Quando há um episódio de enfarte agudo com alterações do eletrocardiograma a realização de angiografia coronária de urgência é sem dúvida o procedimento de eleição que permite ver em que coronária se encontra a obstrução e tratar com sucesso na maioria dos casos .

Como se trata?

Fundamentalmente com a técnica de angioplastia coronária, onde o cardiologista identifica a lesão coronária, dilata a mesma com um balão próprio e implanta um 'Stent' que manterá a coronária aberta permitindo que o oxigénio e os nutrientes cheguem ao miocárdio.

Como se previne?

A prevenção passa  pelo controle dos fatores de risco mencionados e manter hábitos de  vida saudáveis. 

É muito importante fazer um check up cardiológico completo para perceber a nossa tolerância ao esforço, saber se há presença de doença coronária e da gravidade da mesma.

Por vezes a doença coronária só dá sintomas durante o esforço. A realização de um exame chamado 'Score de cálcio' é muito relevante para saber a probabilidade de padecermos de doença coronária sintomática, este exame é basicamente um TAC que não demora mais de 5 minutos e que qualquer pessoa pode fazer.

NAOM

Leia Também: Ataque cardíaco pode ser confundido com azia. Entenda as diferenças

"Demito-me imediatamente se o meu candidato não sair vencedor"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que se demite "imediatamente" do cargo caso o candidato Domingos Simões Pereira não vencer a segunda volta das eleições presidenciais, marcada para dia 29.


"Eu apresentarei imediatamente a minha demissão depois de os resultados serem proclamados caso o meu candidato não saia vencedor. Não há lugar para dúvidas", afirmou Aristides Gomes.

O primeiro-ministro guineense falava aos jornalistas no aeroporto internacional de Bissau, depois de ter participado na Turquia na conferência da Organização da Cooperação Islâmica.

A segunda volta das presidenciais do país vai ser disputada entre Domingos Simões Pereira, candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e Umaro Sissoco Embaló, do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15).

O PAIGC venceu as legislativas de 10 de março sem maioria, mas fez um acordo de incidência parlamentar com vários partidos, o que lhe permitiu obter a maior no parlamento e formar Governo.

Aristides Gomes foi nomeado primeiro-ministro, depois de o Presidente cessante ter recusado por duas vezes para o cargo o nome de Domingos Simões Pereira.

No final de outubro, o primeiro-ministro guineense denunciou uma tentativa de golpe de estado e o alegado envolvimento de Umaro Sissoco Embaló, que recusou as acusações.

Sobre as eleições de dia 29, cuja campanha eleitoral está a decorrer, Aristides Gomes disse que são uma "batalha decisiva da Guiné-Bissau para a sua estabilização e para o seu arranque para o desenvolvimento".

"Nós temos de eleger um Presidente que tenha um domínio da fase da mundialização em que nos encontramos hoje em dia. Há uma dinâmica internacional no plano económico, no plano social e no plano político extremamente grande e nós temos de ter um Presidente que de facto possa descodificar essa dinâmica e acompanhar o Governo da Guiné-Bissau no processo da inserção na economia internacional e na abordagem dos problemas de desenvolvimento", defendeu o primeiro-ministro.

O chefe do Governo guineense disse também que apoia o candidato Domingos Simões Pereira por haver uma "ligação profunda" entre o que tem sido a sua prática política e as "ideias que o candidato está a defender".

"É uma convicção profunda, segundo a qual nós temos de eleger um Presidente que possa fazer o acompanhamento da Guiné-Bissau no processo de inserção na cena internacional nesta fase da mundialização que é extremamente importante", afirmou.

NAOM

No quadro da organização e gestão da 2ª volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro, chegou, esta tarde, dia 14, no aeroporto Osvaldo Vieira, no voo especial, fretado pelo governo Português, os materiais eleitorais mais sensíveis, tais como:

Boletins de Voto; Atas Constitutivas; Atas Sínteses; Mapas de Apuramento; Lista Própria dos Votantes; Minutas de Protestos e Folhas de Descarga de Voto e por sexo, doados pelo Governo Português.

Com a chagada e entrega destes materiais eleitorais, o Presidente da CNE reafirmou, aos atores implicados no processo eleitoral, de que estão reunidas as condições logísticas e materiais necessárias para a realização do pleito eleitoral no dia 29 deste mês.











Cne Guiné Bissau

Artistas Guineenses BAJULADORES e ladrões no sofrimento do meu povo mendigo sem-teto


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau

Artistas Guineenses BAJULADORES e ladrões no sofrimento do meu povo mendigo sem-teto.

Preparem-se!!! Daqui a pouco acompanhe ao vivo, a resposta bem claro para todos envolvidos na POLITICA sem exceção.

Porque aqui na Guiné-Bissau lutamos e sempre conseguimos manter uma vida simples e digna, pois desfrutamos dessas riquezas. Áreas inundadas e devastadas, casas derrubadas, gente abandonada sem emprego significa sem salário, agora vem a maior estupidez humana, que aumenta a dívida pública sem construir nada.

Enquanto cada um dos meus irmãos Guineenses busca uma moradia com a aquisição de uma vida digna, artistas frouxos desfrutando no dinheiro público.

O Democrata em Ação, acompanhou com muita calma e com muita paciência o comportamento An-tidemocratico influênciador e criminoso curruptos Corruptível de todos os artistas envolvidos na POLITICA do País, para mim todos e todas serviram simplesmente como ponte de monopólio da sociedade Guineense sobre opinião pública na mídia é especulação, tráfico de informações infundadas e falsas sobre o destino e o futuro do País, e ao futuro desses possam refletir as suas experiências
Limarias.

pondo futuro das suas famílias em causa.

Portanto Eu afirmo aqui ao público Categoricamente de que:

A Guiné-Bissau representa Ranking de competitividade de PIORES ARTISTAS do mundo, no qual o indicador na Guiné-Bissau possui o pior desempenho desses profissionais medíocres, Emocionais salamaleques, ditos músicos sem responsabilidade, sem esperança na carreira, dizer que um dia vão enfrentar fogo, porque são grandes trovões e parasitas intestinais, em busca de meios da subsistência, pão nosso de cada dia.

Nas próximas horas a resposta para todos eles #FACEBOOK_Live, no campo democrático-popular.

O que me falta agora é combinar com o povo para excluir os palhaços de artistas, para que os Lacaios não contribuem para a formação das frentes políticas essenciais para o enfrentamento de Artistas fascista no País.

É uma autocrítica por vias democráticas.

Então esse nosso sacrifício vai valer pena! Estou pensando muito em termos do futuro muito próximo de nós e da nossa liderança como jovens. Como sabem que eu tinha perdido a paciência mas, tive calma e comecei a estudar as situações! Este é um momento SINGULAR de nós! Portanto Artistas fascistas tomem notas e ganham juízos.

Afirma o Democrata em Ação.

Aristides Gomes - De regresso à casa e em conversa com os jornalistas sobre a nossa missão ao exterior e mais uma inverdade lançada na tentativa de confundir a opinião pública e manchar o nosso bom nome nas vésperas da segunda volta das eleições presidenciais.


Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Aristides Gomes - Já no país os materiais eleitorais para a segunda volta das presidenciais de 29 de Dezembro.



Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

O DSP teve amiúde e vergonhoso discurso étnico em Bula!

Por Carlos Sambu

A quando na legislativa de Março, o candidato de PAIGC disse-nos ser Balanta e não conseguiu ganhar, e já, na eleição presidencial na prespectiva claramente de “dubriagem” étnica e para arrecadar votos que eram de JOMAV, o mesmo o onipresente e solidário dono de PAIGC que concorre sozinho em tudo, já é um grande e orgulhoso filho de “MANDJACUS”, ao seu tempo o mesmo DSP pode, afirmar no chão de Fula que ele é filho/neto dos filhos ( suponho)? 



Mas não é esse DSP que era para horda da sua claque, um candidato de concórdia e de unidade nacional? E, a que se deve tamanha incongruência das mudanças étnicas???


Cheio de veleidade, o candidato de PAIGC, ordena claques para vitimizarem que sucessos dos outros vem da razão étnica e como se isso não bastasse, acusam desavergonhadamente e de forma cobarde zonas rurais de não saberem votar ou votam pela questão étnica e, hoje o chefe pediu publicamente solidariedade étnico.

Por: Carlos Sambu para militonto Carlos Santiago 

Nô Tchiga Casa Sagrada! - Umaro Sissoko Embaló já na Tabanaca do Doutor Kumba Yala, acompanhado por Engenheiro Nuno Gomes Na Bian. Estão no processo de caça votos na às eleições presidenciais de 29 de Dezembro;




Imagem: TAFA CASSAMA

Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Neste momento, os nossos combatentes estão em grande avanço no terreno ...

Tia Kuma USE tá paga professores ...



O PAÍS

Guiné-Bissau/Eleições: Presidente dos imames apela aos candidatos para manterem a coesão inter-religiosa


O presidente da união dos imames (autoridade religiosa muçulmana) da Guiné-Bissau, Bubacar Djaló, apelou aos candidatos à segunda volta das presidenciais para fazerem tudo para preservar e manter a coesão entre as religiões do país.

Bubacar Djaló falava, na sexta-feira, num encontro de oração ecuménica realizada na vila de Empada, no sul da Guiné-Bissau, e organizada pela igreja católica local.

Na presença do bispo de Bafatá, Pedro Zilli, e do líder da igreja evangélica de Empada, Antoninho Có, o presidente dos imames da Guiné-Bissau enfatizou o facto de a segunda volta das presidenciais ser disputada entre praticantes de duas religiões do país.

A segunda volta das presidenciais, marcada para dia 29, vai ser disputada entre Domingos Simões Pereira, que é católico, e Umaro Sissoco Embaló, muçulmano.

“Os dois candidatos representam duas religiões, mas têm a responsabilidade de manter o país unido e coeso. Neste momento o coração dos guineenses está dividido por causa do apoio aos dois candidatos”, defendeu o imã Bubacar Djaló.

“Mas é da responsabilidade destes dois candidatos preservar duas coisas na sua ação de mobilização: Tolerância entre os guineenses e convivência religiosa”, sublinhou o líder muçulmano.


Bubacar Djaló afirmou ainda que nesta altura da campanha eleitoral, a palavra dos líderes religiosos vale menos que a dos candidatos à Presidência da República, perante os seguidores.

“Posso dizer aqui mil palavras, mas a palavra de cada um desses candidatos tem mais força neste momento para os seus apoiantes, pelo que têm muita responsabilidade”, observou o imã Djaló.

O clérigo muçulmano salientou que “nunca existiu problema entre as religiões” na Guiné-Bissau e que “não será desta vez que o país se vai dividir por causa da política”, lembrando que vários Presidentes já passaram na testa do país desde a independência em 1973.

“Ninguém é mais importante que a Guiné-Bissau”, observou o imã Djaló, exortando, por outro lado, os chefes religiosos a manterem-se afastadas do jogo político, ainda que não deixem de exercer o seu direito de voto enquanto cidadãos.

Em declarações hoje à Lusa, o organizador do encontro, o pároco de Empada, Mutna Tambá, indicou que a oração era para ter lugar nos primeiros dias do mês de janeiro, mas foi antecipada “dado o tom dos discursos” nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais.

“Estamos preocupados com o nível inflamado dos debates por causa da campanha política para as presidenciais”, observou padre Mutna Tambá.

A campanha eleitoral, que teve início na sexta-feira, vai decorrer até dia 27.

Por interlusofona.info

Conferência de imprensa de Alaj Dr Amadu Balde Secretário de frepasna e membro fundador do mesmo partido 1º parte


Segunda parte Wallay Baciro fika el son na frepasna triste.  Obrigado Alaj Dr Amadu Balde duno de tudo bases de frepasna.



Fonte: Mutaro Uldada Cisse 

Nós que vivemos em Bissau, soubemos qual foi a tortura a que o Senhor Francisco José Fadul foi submetido durante o consulado do CADOGO, enquanto Primeiro-Ministro do governo PAIGC, o mesmo partido que agora apoia DSP, a qual ele próprio, em tempos não muito longinquo, chamou de fera, numa intrevista no programa conversa ao sul.

Compreende-se, perfeitamente, a sua revolta contra o Carlos Domingos Gomes Junior, como deixou bem claro no seu áudio. Nós até solidarizamo-nos com a sua causa e repudiamos o tratamento a que foi submetido no passado. 

O que não compreendemos e nem o podemos acompanhar até as últimas consequência, é a sua incoerência de chamar um partido retrógrado, que diaboliza a qualquer um que se aproxima dele, por mais santo que seja. E ainda não ter passado um ano sobre a data desta sua declaaração, estar a beatificar, ainda viva, a fera. Ou esqueceu-se que quem está suportar a candidatura do DSP é a tal fera. Talvez não sabe que a pessoa se conhece através dos seus amigo? "Diz-me com quem tu andas, dir-te-ei quem tu és", reza o ditado popular. 


Para nós que cá vivemos, tivemos a sorte de experimentar os dois lados em concorrência e podemos pesar na balança da governação o peso de cada um. 

Se olharmos com olhos da objectividade, sem qualquer pendor subjectivo, nada confirma a propaganda de que USE é imaturo, como afirmou o Fadul na sua intrevista, antes o Embalo se comportou à altura da sua responsabilidade.

Sem orçamento aprovado pelo parlamento, devidos aos bloqueios orquestrados pelo PAIGC, o USE conseguiu arrancar rasgados elogios das instituições financeiras de Breton wood. 

Pagou toda dívida às instituições internacionais de que a Guiné-Bissau é membro; 

Pagou salários atrasados às embaixadas da Guiné-Bissau espalhadas pelo mundo fora;

Pagou com regularidade e sempre com receitas internas, os salários dos funcionários públicos; 

Financiou, com receitas internas, a reparação do Hospital Nacional Simão Mendes e fez outras despesas no valor total de dois biliões de franco cfa; 

Ainda assim, fechou o ano económico com oito biliões de francos cfa nos cofres do Estado. Ao contrário dele Fadul que varreu os cofres do Estado, para pagar subsídio de sete milhões a cada membro do seu governo e a ele próprio, que ficou com a parte leão do bolo.

Que mais outro governo conseguiu semelhante proeza. 

Além do mais entregou, pela primeira vez na história da nossa democracia, um milhão de dólares para financiar o processo eleitoral. 

Alguém com este perfil será impreparado para ser Presidente da República.

Ora bolas, digam-me outra coisa que não esta!

Com todos estes gastos, financiado?

Fonte: Rei David

MOVIMENTO NACIONAL DOS PROFESSORES CONSCIENTES - MONAPROC –GB APOIAM UMARO SISSOKO EMBALO EMBALÓ

Foi lança hoje, no espaço Lenox, uma nova organização dos professores denominado, MOVIMENTO NACIONAL DOS PROFESSORES CONSCIENTES - MONAPROC -GB.
O objetivo principal é a luta noutra fase para rejeitar a pretenção do governo na sua ideia maquiavélica de querer subtrair a carga horária dos professores e consecutivamente a subtração do salário magro.
Força companheiros!


Presidencais 2019! - Segundo dia de campanha eleitoral às presidencais 29 de Dezembro, movimentos dos professores conscientes apoiam Umaro Sissoko Embalo Embaló

O ato decore no espaço Lenox, na presença de coordenador nacional do MADEM-G15 senhor Braima Camará, Diretor de Campanha Nacional Senhor Soares Sambu e o Marciano Silva Barbeiro entre outros altos dirigentes do Madem-G-15;




Bissau 14 de Dezembro.
Antonio Iaia SEidi / Estamos atentos

Única candidatura que representa união é do general UMARO SISSOKO EMBALO onde podemos ver várias sensibilidades política do nosso país, com esta força da união e de razão chegaremos um bom porto e com esta geração de concreto lá estaremos à presidência da republica da Guiné-Bissau





VIVA CADOGO✌
VIVA NUNO ✌
VIVA USE PRESIDENTE✌
VIVA BÁ DE POVO✌

Lina De Sa / Muctar Sissoko

A ESPERANÇA DO POVO GUINEENSE RESIDE NO NUMERO 2 ( DOIS) POR SER PERTENÇA DO ÚNICO CANDIDATO QUE PRENCHE O PERFIL DE :


V O T A O N°


1- Reconciliador ;

2- Pacificador ;

3- Estabilizador ;

4- Unificador ;

5- Incentivador do Desenvolvimento com Baixas Taxas de Juro oriundos dos Paises do Oriente (onde os Americanos, Alemãos, Franceses, Ingleses, Portugueses, etc vão buscar Dolares a baixos juros ) e onde o General tem total acesso e liberdade mais do qualquer Candidato, em vez de ir buscá- los no Ocidente (DSP) a Altos Juros de trapaça !

PORTANTO, FIDJUS DI GUINÉ, BO IABRI UDJUS, I BO VOTA NA NUMERO DE ESPERÂNÇA E DE CERTEZA NA UM AMANHÃ MINDJOR.

Por Joaquim Batista Correia

*Umaro Sissokó Embaló entra na Campanha da 2ª Volta das Elejções Presidenciais de 29 de Dezembro com apoios de peso, surpreendendo a tudo e todos, demonstrando ter alta performance e capacidade para dialogo e busca de entendimentos


Ao lado do MADEM-G15 o GENERAL DI POVO consegue aglutinar em torno da sua candidatura Nuno Nabiam, JOMAV, CADOGO, Afonso Té, TCherno Djaló e mais dezenas de figuras e personalidades, além de granjear os apoios de mais de 20 partidos, com destaque para o PRS, APU-PDGB, RGB-MB e mais 18 Partidos.

Estes apoios de peso fazem do GENERAL DI POVO o próximo Presidente da Guiné-Bissau* .

Rogerio Dias

PERGUNTA PA KIM KI STA ATENTO???!!!

Por Saúde Maria Victor 

I kim Entre DSP & USE, otcha ina lidera ba governo i toma dinheiro di púbis, i cumpra camiões, i torna luga estado, oh mindjor púbis el, Camara Municipal de Bissau, na kil 7 camiões ita cobra, aliás paga se cabeça cada camião 7 milhões/fcfa pa mis???

Na punta bóss PATRIÓTAS...Kuma ku nô pudi tchoma kil tipo di alguim???

1°Um delinquente
2°Um criminoso
3°Um ditador
4°Um traídor di púbis
5°Um mentiroso
6°Um corrupto
7°Será ki kil alguim merece sedo presidente da República???

Ina tene Prémio pa kim ki rispundi dirito!

Viva MADEM G15! - Viva Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo!!!


Cém Facadas Wadlles

Gaitu Balde - OS NOSSOS ARSENAIS. Em bias ina limpo pus.

1° DIA DE CAMPANHA, CHAMAMOS A VOSSA ESPECIAL ATENÇÃO, PARA APRESENTAÇÃO DOS MÍSSEIS PARA DIA 29.
COMANDANTE DA OPERAÇÃO A NÍVEL NACIONAL. GENERAL U.S.

GRUPO DE ARTELHERIA, EM TODO TERRITÓRIO.

CONTRA INTELIGÊNCIA, EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.

FORÇAS ESPECIAIS, EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

EQUIPA DE OPERAÇÃO CONJUNTA DIA 29, HUMMMMM TARBADJU TEM

ARTISTAS QUE VÃO ACOMPANHAR, OPERAÇÕES EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL. POVO KORDA... 

GRUPO DE LOGÍSTICA, EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

Fonte: Gaitu Balde 

Chapéu de traficante – Pesquisa Google

Pesquisa Google







A minha questão ao candidato Domingos Simões Pereira é sobre, a forma de lidar com face seguinte, que é o processo de estabilização política e social do país, perante a corrupção generalizada na esfera pública e a segunda questão é sobre a sua agenda para implementação da política geo-estrategica subregional, perante o interesse da Guiné-Bissau

E meu Kota, Antonio Tavares da televisão da Guiné-Bissau, questionou sobre a justiça, nomeação do PGR, presidente do tribunal de contas e a política no sectores chaves, em distaque o de turismo.
Por Nicolau Gomes Dautarim 


SOBRE A DENÚNCIA DA MINISTRA DA SAÚDE O DESVIO DE 700 milhões de FCFA.

Por Jorge Herbert

Governo da Guiné-Bissau apoia clínica Madrugada a desenvolver tratamentos especializados


S
Sra. Ministra da Saúde da Guiné-Bissau, Dra. Magda Nely Robalo, sem dúvidas que é importante denunciar esses desvios do dinheiro público e tentar encontrar os responsáveis! Mas, como guineense, gostava também de saber onde foi metido o dinheiro anunciado nesta notícia, que o governo da Guiné-Bissau, suportado pelo PAIGC, diz dar mensalmente à Associação ONLUS e a Clínica Madrugada, para a modernização do Hospital Simão Mendes e para a realização de hemodiálises, sabendo que até hoje não foi realizado qualquer tratamento dialitico no Hospital Simão Mendes, pese embora a oferta de monitores de hemodiálise pela primeira da Rosa Goudiaby Vaz e outros adquiridos com financia da Venezuela!

Para onde vai esse dinheiro disponibilizado pelo governo da Guiné-Bissau, que efetivamente não chega nem a décima parte da quantia necessária para aquilo que anunciaram!

Sra. Ministra, não questione apenas sobre alguns desvios e feche os olhos a outros! A existir esse financiamento, é mais um desvio do dinheiro do Estado para fins que não aqueles pelo qual foi anunciado, só que aqui, parece que teve o conluio do governo de que agora faz parte!

Jorge Herbert