domingo, 4 de maio de 2014

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LOULÉ APROVA PROPOSTA PARA ATRIBUIR NOME DE KUMBA YALÁ A RUA DA CIDADE


A proposta para atribuição do nome de Kumba Yalá a uma rua da cidade de Loulé foi aprovada por unanimidade pela assembleia municipal de Loulé na passada quarta-feira. 

Segundo o documento apresentado pela bancada socialista, “a forte ligação a Loulé” do antigo líder da Guiné Bissau, “onde viveu e fez grandes amizades ao ponto de se considerar ‘um louletano, de coração, para sempre’”, é a principal razão desta proposta. 

Por outro lado, os deputados salientam a “notável carreira pública”, onde alcançou pela via democrática o mais alto cargo da nação guineense – Presidente da República –, e consideram ser “uma honra para Loulé a associação do seu nome à esta terra”, perpetuada através da integração na toponímia local. 

Nascido na Guiné-Bissau, a 15 de março de 1953, Kumba Yalá veio muito jovem para Loulé, onde estudou, trabalhou e praticou desporto. Graças à sua “simpatia, espírito afável e bom relacionamento” ali fez muitas amizades que perduraram ao longo de toda a sua vida. 

O seu gosto pelo desporto, e em particular pelo futebol, levou-o a ser jogador do Louletano Desportos Clube, tendo vivido também em São Brás de Alportel e alinhado no Sambrasense. 

Fez os seus estudos universitários em Lisboa e regressou ao seu país, tendo sido fundador e líder, em 1992, do Partido de Renovação Social (PRS). 

Em 17 de fevereiro de 2000, através de eleições livres e democráticas, tornou-se Presidente da República da Guiné-Bissau, cargo que desempenhou durante três anos, tendo sido deposto por um golpe militar a 14 de fevereiro de 2014. 

Faleceu prematuramente de doença súbita, no passado dia 4 de abril, aos 61 anos de idade.