31 de julho de 2020

IMPÉRIO DA LEI VIROU IMPÉRIO DA CORRUPÇÃO???


Fonte: Armando Quadé 

A QUARTA SESSÃO ORDINÁRIA DO PARLAMENTO DA GUINÉ-BISSAU: 
-BILIÕES DE FCFA EM RESGATE COM COMISSÕES EXORBITANTES; 1.3 BILIÕES DE FCFA (500 por Rui Duarte De Barros + 800 por Geraldo Martins) EM GARANTIAS BANCÁRIAS EM FAVOR DO HOTEL IMPÉRIO; 
-MILHÕES DE FCFA EM GARANTIAS BANCÁRIAS EM FAVOR DAS EMPRESAS FICTÍCIAS/FANTASMAS;
-APROPRIAÇÃO DAS CASAS E OUTROS PATRIMONIOS DE ESTADO POR MEMBROS DO PARTIDO; 
-TRANSFERÊNCIA DE FUNDOS DO TESOURO PÚBLICO PARA DIVERSAS CAMPANHAS ELEITORAIS DO PARTIDO; 
-IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS DO EMPRESÁRIO IAN DE MAVEGRO EM NOME DAS CAMPANHAS ELEITORAIS; CONTRATAÇÃO DE lobbyings INTERNACIONAIS EM FAVOR DO PARTIDO; 
-ASSINATURA DO CONTRATO DE PESCAS COM A ÚNIÃO EUROPEIA COM PREJUÍZOS ENORMES PARA O PAÍS MAS EM BENEFICIO DO PARTIDO; 
-PAGAMENTOS DE SALÁRIO AOS SIMPATIZANTES, APOIANTES E MEMBROS DO PARTIDO COMO FUNCIONÁRIOS FANTASMAS;
-PRIVATIZAÇÃO DE ARMAZENS DO POVO DE FORMA MENOS TRANSPARENTE;
-PAGAMENTO DE BILHETES DE AVIÃO PARA APOIANTES, SIMPATIZANTES E MEMBROS DO PARTIDO; 
-REUNIR CONDIÇÕES AOS BOCAS DE ALUGUER NO ESTRANGEIRO PARA QUE POSSAM FAZER SEUS TRABALHOS DIARIAMENTE; 
-ARRENDAMENTO DE CASAS NO ESTRANGEIRO PARA BOCAS DE ALUGUER;
-SUBORNOS AOS JUIZES, JORNALISTAS, BLOGUISTAS, CIDADÃOS COMUNS, MEMBROS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E DA DEFESA, ETC ETC ETC. 

TUDO ISSO FORAM ACUSAÇÕES FEITAS POR ADVERSÁRIOS CONTRA O PARTIDO PAIGC. SENDO ASSIM, QUEM NO PAIGC NOS DIRÁ A OUTRA VERSÃO DA HISTÓRIA/A OUTRA FACE DA MOEDA???





 











"ANP
O ministro das Finanças, João Alage Mamadu Fadia, revelou esta quarta-feira, 29 de julho de 2020, que o engajamento financeiro assumido pelo governo para com os profissionais da saúde e da educação está totalmente resolvido, a cem por cento.... Ler Mais

Mensagem do Presidente do PAIGC aos muçulmanos





SECTOR PRIVADO GUINEENSE DEVE ASSUMIR PAPEL DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Por: Mestre Aliu Soares Cassama 

O Sector Privado desempenha um papel importante na criação de emprego e riqueza,oferta de bens, contribui até para a resolução de problemas sociais, tendo em lugar fundamental na formação e desenvolvimento de mercados inclusivos.
No meu último artigo de opinião tinha trazido a rebalta o tema sobre mercado de capitais, mas, esta tematica não pode realmente se concretizar sem um sector privado robusto.

De algum tempo a esta parte, temos constatado na Guiné-Bissau que os sucessivos governos e o sector privado têm andado de costas voltadas por razões várias. Ora, não se pode criar riqueza sem o sector privado, uma economia não pode crescer e desenvolver sem o sector privado, razão pela qual é urgente que haja um entendimento o mais rapidamente possivel entre as duas entidades.
Entretanto no pós-Covi 19 o sector privado será uma das apostas para relançar a economia guineense e assegurar a oferta interna de forma competitiva de bens e serviços.

O país encontra-se numa economia em que o sector privado não existe, e maior parte dos empresarios são politicos, é preciso ver a lei da privatização das empresas para que sejam pessoas com iniciativas para empreender. Se a Guiné-Bissau quiser um verdadeiro crescimento economico ao nivel da média da União Económica e monetaria Oeste Africana (UEMOA) tera que reactivar e sustentabilizar o sector privado, portanto o sector privado tem que ser mais activo no processo de desenvolvimento do pais.

Actualmente o pais apresenta um defice fiscal na ordem dos 9.6% do PIB devido a pandemia provocada pelo novo coronavirus, o governo deverá adotar medidas no sentido de ajustar as contas do Estado a realidade actual,entretanto julgo importante que o goveno continue a procurar o espaço fiscal para o equilibrio das finanças públicas para galvanizar e assegurar que as PME’s continuem a prestar o seu contributo para a economia nacional.

Outro aspecto que interessa o sector privado é a redução de taxas de juros, abrindo espaço para o melhoramento dos mecanismos de financiamnto da economia.

Este segmento precisa de estar atento á todas transformações macroeconomicas, bem como as facilidades de investimentos por todo o pais.

Os empresarios nacionais devem reduzir a sua dependência do Estado e adoptarem uma postura mas criativa,’’ nós por ca na Guiné’’ temos uma classe empresarial que tem como cultura depender do Estado, isso não é bom para o pais e para a economia.
Ao Estado cabe o papel de órgão regulador e coordenador de todo o processo de desenvolvimento economico e social, e ao sector privado é reservado o papel de motor do crescimento económico, num ambiente competitivo que leve a permanente criação de riqueza e de valor de maneira eficiente, e para que o sector privado tenha um bom desempenho o Estado deve criar as condições para a remoção das falhas do mercado.

As falhas em questão estão ligadas,sobretudo, ao combate contra os monopólios e outras imperfeições do mercado,assim como remover a burocracia e outros vicios e obstaculos desncessários da adminstração pública,que podem dificultar o desenvolvimento de negocios.

Privatizações para crescimento economico: A implementação de um amplo programa de privatizações de empresas públicas e activos publicos seria importante para a Guiné-Bissau evitar a concorrencia desenfreada aos cargos dos Directores-Gerais (DG), Directores Administrativos e Financeiro (DAF) e os Presidentes dos Conselhos de Admistrações (PCA). Com o processo de privatizões pretende-se promover o crescimento economico do País,fomentando o investimento privado e o aumento da oferta de emprego. Pretende-se também, contribuir para aumento da eficiencia das empresas guineenses, levando a uma redução gradual dos custos de produção e pratica de preços mais competitivos,para beneficio dos consumidores. Na mesma senda pretende-se atrair investidores internacionais que aportem a nossa economia não só capital financeiro e tecnologia avançada, mas sobretudo o ‘’Know how’’ que nos permita diversificar e aumentar a produção interna de bens e serviços e com isso incrementar as exportações. O objectivo é acelerar a transformação economica e melhorar o ambiente de negocios através da inovação e envolvimento do sector privado é o de edificar na Guiné-Bissau uma economia baseada num crescimento forte e sustentado sem a grande dependência da Castanha de Caju.

É urgente a implementação das medidas tendentes a combater a concorrência desleal, o branqueamento de capitais, para reforçar o sector privado e transmitir a confiança aos investidores.

Só com um sector privado robusto se pode adotar a economia nacional de possibilidade de crescer cada vez mais.

Mestre: Aliu Soares Cassama

Fonte: Aliu Cande

COVID-19 - Mais de 673 mil mortos e 17 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia provocada pela covid-19 provocou a morte de pelo menos 673.909 pessoas e infetou 17.352.910 em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP)com base em dados oficiais.


De acordo com os dados da AFP, às 11:00 de hoje, há pelo menos 9.992.800 pessoas consideradas curadas.

O balanço indica que, na quinta-feira, foram registadas 6.459 mortes e 290.986 novos casos no mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus últimos balanços foram os Estados Unidos (1.379 óbitos), o Brasil (1.129) e a Índia (779)

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em mortes como em casos, com 152.070 óbitos em 4.495.224 casos registados, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 1.414.155 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais atingidos são o Brasil, com 91.263 mortes em 2.610.102 casos, o México, com 46.000 mortos (416.179 casos), o Reino Unido com 45.999 mortos (302.301 casos) e a Índia com 35.747 mortos (1.638.870 casos).

Entre os países mais duramente atingidos, a Bélgica é aquele que tem o maior número de óbitos em relação à sua população, com 85 mortes por 100.000 habitantes, seguida pelo Reino Unido (68), Espanha (61), Itália (58) e Peru (57).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabiliza oficialmente um total de 84.292 casos, (127 novos casos nas últimas 24 horas), incluindo 4.634 mortes e 78.974 recuperados.

Também nas últimas 24 horas, as ilhas Fiji e o Vietnam registaram os seus primeiros óbitos por covid-19.

A Europa totalizava, às 11:00 de hoje, 209.180 mortes para 3.157.253 casos, a América Latina e Caraíbas 194.683 mortes (4.733.320 casos), os Estados Unidos e Canadá 161.027 óbitos (4.610.841 casos), a Ásia 61.868 mortes (2.775.743 casos), o Médio Oriente 26.997 óbitos (1.146.821 casos), África 19.325 mortes (910.325 casos) e a Oceânia 229 mortes para 18.615 casos do novo coronavírus.

Esta avaliação foi realizada utilizando dados recolhidos pelos escritórios da AFP junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A AFP sublinha que o número de infeções registadas reflete apenas uma parcela do número real de casos, uma vez que muitos países não têm recursos suficientes para rastrear o SARS-CoV-2 em larga escala.

Portugal regista hoje mais oito mortes e 204 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).

De acordo com o relatório da situação epidemiológica da DGS, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 51.072 casos de infeção confirmados e 1.735 mortes.

A região de Lisboa e Vale do Tejo, onde continua a haver mais surtos ativos de covid-19, totaliza hoje 26.067 casos, mais 128 do que na véspera.

LUSA

Celebra-se hoje (31 de julho), o dia internacional dos Guardas Parques. Foi por vossa abnegação e espírito de sacrifício que hoje o Sistema Nacional de Áreas Protegidas cobre 26,3% do território nacional. O IBAP saúda a todos, desejando Aid al adha neste Dia de paz.






IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - TUCHA RACHIDE ������: ELA, É UMA MULHER TRABALHADORA... 1 de dezembro de 2019

#EidMubarak


I observed the Eid El-Kabir prayers at home with my family, this morning, in keeping with the advisories from the Presidential Task Force on COVID-19 and the Nigerian Supreme Council for Islamic Affairs. Once again I wish us all a safe and happy Eid. #EidMubarak

 


His Excellency Muhammadu Buhari President, and Commander in Chief of the Nigerian Armed Forces.

FALADEPAPAGAIO DESEJA UM FELIZ TABASKI Á TODOS OS MUÇULMANOS



 



"Mensagem do Embaixador Carlos Moreno, que por ocasião da Festa de Tabaski felicita o Presidente da Republica, a quem deseja longa vida e que direccione seu mandato na implentação das premissas de GERAÇÃO DE CONCRETO





Fonte: Rogerio Dias

ABERTURA DE CANDIDATURAS PARA AS BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL

Fonte: Cooperação Portuguesa Guiné-Bissau

ABERTURA DE CANDIDATURAS PARA AS BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL - Estão abertas, de 31 de julho a 11 de agosto, as candidaturas para as bolsas de estudo para o ensino superior em Portugal, no âmbito do Programa de Bolsas de Estudos da Cooperação Portuguesa para cidadãos guineenses.

As candidaturas devem obrigatoriamente ser submetidas em Língua Portuguesa e enviadas, até ao próximo dia 11 de agosto, para o seguinte endereço eletrónico: bolext2020.cpcbissau@camoes.mne.pt

Abaixo encontra-se toda a informação sobre o processo de apresentação de candidaturas e todos esclarecimentos serão prestados, apenas e somente, através do e-mail acima indicado.
👇👇👇

https://mailchi.mp/…/abertura-de-candidaturas-para-as-bolsa…

BONNE FÊTE DE À TOUTE LA OUMMA ISLAMIQUE DU MONDE

À tous les Bissauguinéens et Bissauguinéennes d’ici et de la diaspora, les frères musulmans et musulmans résidents en Guinée Bissau, je souhaite une bonne fête de Tabaski EID MUBARAK. Mes pensées affectueuses accompagnent aussi toutes celles et tous ceux qui sont loin de leurs familles à cause de la maladie.

Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo