quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Estudantes guineenses inscritos para estudar em Portugal pedem ajuda para agendar pedido de visto

Por LUSA 03.11.2022

Um grupo de estudantes guineenses cujos nomes constam na lista dos admitidos no ensino superior em Portugal pediram hoje ajuda para conseguir fazer o agendamento para tratarem do seu processo de visto

“Estamos preocupados e decidimos dar um grito para ver se a entidade responsável da embaixada ou da agência nos dão informações”, disse Dionísio Tavares, que representa o coletivo de estudantes de licenciatura, mestrado e de cursos técnicos cujos nomes constam nas listas divulgadas pela Direção-Geral do Ensino Superior de Portugal.

Segundo Dionísio Tavares, foi indicado, numa publicação na rede social Facebook da embaixada de Portugal em Bissau, que seriam abertos agendamentos a 24 de outubro, mas isso só aconteceu no dia seguinte e durante cerca de uma hora.

“Neste momento estamos preocupados com a situação de agendamento para a obtenção de vistos. Todos os dias ficamos debaixo do sol em frente à embaixada e da agência para nos darem informações e ninguém sai para dar informação”, disse.

Dionísio Tavares lembrou que algumas pessoas já estão a faltar às aulas desde 19 de setembro, outros têm as “dívidas a aumentar” e alguns podem mesmo perder o ano letivo.

“Isto é uma preocupação. Entregámos já uma carta e até agora não recebemos nenhum tipo de resposta e isso é uma preocupação. Estamos a apelar aos responsáveis da embaixada para agilizar para que o processo corra mais rápido para que não fiquemos num impasse”, pediu Dionísio Tavares, salientando que ninguém está a exigir, mas que estão só a fazer um pedido.

“O nosso sonho é sair daqui para ir estudar e voltar para a construção do nosso país e do mundo, porque as sociedades precisam de homens qualificados e estamos a pedir para nos darem esta oportunidade”, salientou.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, reuniu-se no passado mês de outubro com os responsáveis da embaixada de Portugal para fazer um ponto da situação.

Em declarações feitas aos jornalistas, à margem daqueles encontros, Suzi Barbosa disse saber que a questão dos vistos para os estudantes guineenses é fundamental.

A ministra explicou também que Portugal vai adotar uma nova legislação já aprovada pela Assembleia da República portuguesa e que a Guiné-Bissau será beneficiada.

Segundo Suzi Barbosa, os vistos para estudantes estão a demorar um pouco mais porque se aguarda a publicação da nova legislação que vai respeitar o acordo de mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A Lusa contactou a embaixada portuguesa para obter mais esclarecimentos e aguarda resposta das autoridades.

O novo regime de entrada de imigrantes em Portugal entrou domingo em vigor e fez alterações ao regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território nacional para atrair uma “imigração regulada e integrada, para o desenvolvimento do país, mudar a forma como a administração pública se relaciona com os imigrantes e garantir condições de integração dos imigrantes”.

Também os cidadãos da CPLP vão ter um regime de facilitação de emissão de vistos em Portugal, no âmbito do acordo sobre a mobilidade entre Estados-membros da CPLP.

Segundo o decreto, os cidadãos da CPLP podem obter um visto para procura de trabalho ou visto de residência CPLP, ficando dispensados da apresentação de seguro de viagem válido, comprovativo de meios de subsistência, cópia do título de transporte de regresso e apresentação presencial para requerer visto.

MSE (CMP) // JH

Os dados indicam situação preocupante em relação ao analfabetismo na Guiné-Bissau. A diretora geral da Alfabetização e Educação Não Formal afirma que é preciso a intervenção séria do Governo. MAME LEONILDE NASCIMENTO LOPES defende que uma sociedade alfabetizada é uma sociedade preparada para face aos desafios da pobreza, injustiça e violência.

 Radio Voz Do Povo


Pai “queima” filha de oito anos por alegado furto de 500 Francos CFA

Por: Mamasamba Balde   Radio TV Bantaba  Novembro 3, 2022

Justiça: Homem de 47 anos queimou sua filha de oito anos de idade por alegado roubo de 500 francos CFA em Bafatá, leste da Guiné-Bissau.

Informação foi divulgada esta quinta-feira (03.11) pela Rádio Capital Fm, que citou fontes das autoridades policiais.

“O suspeito já se encontra sob a custódia da polícia de Bafatá, que deverá remeter o processo à delegacia local do Ministério Público”, lê-se na publicação da Rádio Capital fm.

RTB/CFM

Músico Negeriano Tecno em Conferência de Imprensa pela primeira vez na Guiné-Bissau para participar no Festival de Bolola


 Radio Voz Do Povo 

SENEGAL: Opositor senegalês Sonko acredita na absolvição da acusação de violação

© Getty

Por LUSA  03/11/22 

O principal dirigente da oposição no Senegal, Ousmane Sonko, prestou hoje pela primeira vez declarações no tribunal que o está a julgar de acusações de violação, e um dos seus advogados disse esperar a "total anulação de factos inexistentes".

A audiência durou três horas e um calmo Sonko saiu do tribunal em Dacar, onde era visível um forte dispositivo policial, alargado a toda a capital senegalesa, incluindo a residência do opositor.

O interrogatório e a detenção de Sonko em março de 2021 contribuíram para desencadear vários dias de tumultos, saques e destruição, que provocaram pelo menos 12 mortos.

Ousmane Sonko, 48 anos, candidato declarado às eleições presidenciais de 2024, foi acusado de violação e ameaças de morte e colocado sob supervisão judicial em março de 2021, após ser alvo em fevereiro de 2021 da denúncia de Adji Sarr, empregada de um salão de beleza onde ia fazer uma massagem.

"A audiência correu muito bem. Sonko prestou declarações que atestam uma conspiração mal elaborada", disse Ciré Clédor Ly, um dos seus advogados.

Numa mensagem colocada na rede social Twitter, Sonko disse que a audiência já tinha terminado e que tinha corrido "muito bem".

Sonko denunciou, por outro lado, a detenção de elementos da sua segurança pessoal quando decorria a audiência, o que o deixou, considerou, "desprotegido".

Os seguranças foram detidos na sequência de atos de violência ocorridos na semana passada perto de Mbour (oeste), onde Sonko contactava apoiantes, disse o procurador daquela localidade, sem especificar o seu número.

Ousmane Sonko pediu na quarta-feira aos seus apoiantes para manterem a calma e absterem-se de comparecer no tribunal, garantindo que não estava a arriscar nada na audiência.

O dirigente, que ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de 2019, tem um discurso ao mesmo tempo soberanista, pan-africano e social, contra as elites e a corrupção.

Sonko ataca, designadamente, a influência económica e política exercida pela antiga potência colonial, França, e pelas multinacionais.

O Presidente Macky Sall, eleito em 2012 para um mandato de sete anos e reeleito em 2019 por mais cinco anos, ainda não revelou se se candidata a um novo mandato presidencial em 2024.


Leia Também: Senegal apreende 300 kg de cocaína transportados em camião frigorífico

Apartir das próximas eleições na Guine-Bissau passa haver mais seis distritos eleitorais


Radio Voz Do Povo

UNCTAD: ONU defende "transformação estrutural verde" para os países mais pobres

© Reuters

Por LUSA  03/11/22 

A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) considerou hoje que os países menos desenvolvidos precisam de fazer uma "transformação estrutural verde" para reduzir a pobreza e fomentar o crescimento das economias.

"É preciso uma transformação estrutural verde para reduzir a pobreza nos países menos desenvolvidos [LDC, na sigla em inglês] para melhorar a sua resiliência e gerir, adaptar e responder melhor aos riscos climáticos", lê-se no relatório sobre os Países Menos Desenvolvidos 2022.

As transformações estruturais querem dizer "uma transição das economias de baixa produtividade e produção de mão de obra intensiva, para atividades económicas de alto valor acrescentado e maior produtividade", salienta a UNCTAD.

O relatório, que incide sobre os LDC, que incluem todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com exceção de Cabo Verde e Guiné Equatorial, surge dias antes da 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP), que se realiza este ano em Sharm El Sheik, no Egito.

O documento desta agência das Nações Unidas diz que os LDC, "que já são marginalizados no comércio global, enfrentam agora piores condições por causa das políticas ambientais dos seus parceiros comerciais", mais focados nas energias renováveis do que nos combustíveis fósseis.

"A UNCTAD exorta a comunidade internacional para considerar os interesses destes países e evitar medidas políticas que limitem o espaço orçamental destes países e aumenta a probabilidade de nascerem 'paraísos poluentes' entre eles", à semelhança dos 'paraísos fiscais'.

Para além disso, os peritos das Nações Unidas defendem também um "reinício" do financiamento climático e do apoio internacional, lamentando que os países mais desenvolvidos nunca tenham cumprido a promessa de financiar a adaptação climática em 100 mil milhões de dólares por ano para os países mais desfavorecidos até 2020.

No documento, defende-se ainda a adoção, pelos LDC, de políticas industriais verdes que acelerem a transição de indústrias intensivas em carbono para indústrias de baixo carbono, o que implica a promoção da adoção de tecnologias verdes e inovação, para além da criação de um ambiente que leve a melhor inovação e a uma melhoria tecnológica.

Para isso, concluem, são necessárias "política industriais verdes que incluam medidas para expandir o desenvolvimento do empreendedorismo local, aumento das qualificações científicas, tecnológicas e de inovação, para além de aumentar as capacidades produtivas e promoção da investigação e desenvolvimento".


Leia Também:  Guterres alerta para recuos na construção da paz em África

No Quadro da implementação da segunda fase do projeto Suta mindjer Kaba dja! I nona kumé no labur, financiado pelo PNUD através da Plataforma Na Nô Mon, SGP, GEF e Movimento Mindjer ika Tambur _MIKAT realizou está quinta-feira (03.11), no campo agrícola de Granja de Pessubé entrega de materiais e sementes agrícola à 50 mulheres beneficiárias do projeto.


Radio TV Bantaba

INVESTIGAÇÃO: Mulher que sobreviveu a 12 tumores pode ajudar na luta contra o cancro

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  03/11/22 

"O seu defeito genético acabou por a proteger", revelaram os investigadores num relatório divulgado agora na revista Science Advances.

A revista Science Advances revelou, esta quarta-feira, a história de uma mulher única no mundo, que pode ser uma esperança na luta contra o cancro.

De acordo com a publicação, uma cidadã espanhola, não identificada, sobreviveu a 12 tumores, cinco deles malignos, antes de completar 40 anos. O primeiro cancro foi detetado quando ela tinha apenas dois. O último aos 28.

Os médicos e cientistas que a trataram não conseguem explicar como é que ela ainda está viva. Ainda assim, garantem que o seu percurso ao longo destes anos (e da doença) pode contribuir para  melhorar o diagnóstico precoce de cancros e ainda ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos contra esta doença.

Depois de muita pesquisa, os investigadores concluíram que a mutação genética encontrada nesta mulher, hoje com 36 anos, e que faz com que tenha maior propensão para cancros pode explicar, em parte, o facto de a paciente ser uma sobrevivente.

Essa mutação genética – MAD1L1 -, que segundo o mesmo relatório científico nunca tinha sido observada em humanos, foi herdada dos pais.

Sobre a mesma existem ainda poucas referências científicas e as que existem estão relacionadas com ratos de laboratório. Se o animal tivesse esse gene, nunca nasceria vivo.

Perante isso, tinha de haver uma justificação para a sobrevivência desta mulher, ainda na barriga da mãe.

Os cientistas, depois de vários estudos genéticos à paciente e à família desta, concluíram então que "o gene duplamente mutado" da espanhola fez com que "o crescimento celular ficasse descontrolado". "Algumas células herdaram muitos mais cromossomas do que deveriam e outras muito menos". Os mecanismos de segurança do próprio corpo deveriam ter causado um aborto espontâneo à mãe desta. Contudo, não o fizeram.

Assim, a chave para a sobrevivência dessa mulher parece estar relacionada com a sua própria doença. Até 40% das suas células sanguíneas têm muitos ou poucos cromossomas, um tipo de defeito conhecido como "instabilidade genética", o que resulta nos cancros.

O sistema imunológico da paciente reagiu a essa ameaça com uma inflamação generalizada e as suas defesas começaram a estar em "constante alerta vermelho", ou seja, a mutação condenou-a a sofrer de frequentes tumores, mas o seu sistema imunológico foi extremamente estimulado, o que favoreceu uma melhor identificação e destruição das células malignas.

"O seu defeito genético acabou por a proteger. Ela ultrapassou muito bem de todos os tumores malignos após cirurgias e tratamentos. Em parte, graças ao seu sistema imunológico", descreveu Carolina Villarroya, uma das autoras do estudo, acrescentado ainda que os tumores dessa mulher têm uma instabilidade genética muito alta, o que é "um ponto fraco" para a sobrevivência destes.

Ao descobrir isto, a equipa de investigadores esteve tentada a dar um novo nome à doença de que sofre a espanhola. Contudo, acabaram por decidir inclui-la no grupo de aneuploidias em mosaico variadas, um grupo de doenças do foro genético que são raras. 

Desde 2014 que a espanhola não desenvolve tumores. Vive sozinha, tem um emprego, leva uma vida normal. A única diferença em comparação com qualquer outra mulher saudável é que tem de ser observada, frequentemente, pelos médicos.


Leia Também: Mulheres com menor rendimento participam menos em rastreios oncológicos

DIPLOMACIA: Venezuela e Guiné-Bissau assinam acordo de associação estratégica

© Getty Images

Por LUSA  03/11/22 

A Venezuela e a Guiné-Bissau assinaram um "acordo de associação estratégica" para reforçar, entre outros, o comércio bilateral e a cooperação nas áreas agrícola, económica, petrolífera, energética, transporte aéreo, educação e saúde.

O acordo foi assinado no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, pelo Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e o homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, no âmbito da primeira visita oficial do governante guineense ao país sul-americano, iniciada na terça-feira.

"As nossas delegações tiveram uma muito boa jornada de trabalho para ir construindo aquilo a que sempre chamamos o mapa da cooperação. Temos de construir um mapa de cooperação abrangente", disse Maduro, no final da assinatura do acordo.

O Presidente da Venezuela sublinhou a necessidade de aumentar o comércio bilateral e a cooperação em diferentes atividades económicas para que as duas economias "possam crescer em conjunto".

"A Guiné-Bissau pode contar com toda a experiência, o património, a bagagem histórica de conhecimento, a ciência e tecnologia da nossa indústria petrolífera. Já explorámos vários planos que vamos pôr em funcionamento para apoiar a Guiné-Bissau em todo o trabalho de exploração ao longo das suas costas", frisou.

Maduro afirmou que os dois países vão "juntar as companhias aéreas para ligar a África à América do Sul" e avançar na saúde, área em que "a Venezuela abriu lugares para que 100 estudantes da Guiné-Bissau estudem medicina na Escola Latino-Americana de Medicina Salvador Allende", em Caracas.

"Temos também planos para a construção de habitações, vamos promover estratégias para a luta contra o tráfico de droga e começámos com um bom pé um mapa abrangente das relações com o nosso país irmão", acrescentou.

Maduro explicou que as áreas de cooperação entre ambos países contemplam ainda a energia, as telecomunicações, os transportes, as viagens, os serviços de informação e de contrainformação.

O chefe de Estado venezuelano acrescentou que a visita de Embaló "é muito importante para a região" da América do Sul e das Caraíbas, tendo adiantado que conversou com o Presidente eleito do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, "um grande africanista", sobre o reinício de "relações cimeiras entre África e América do Sul".

Por outro lado, Umaro Sissoco Embaló fez chegar as "saudações de coração" dos guineenses ao povo da Venezuela e explicou que se sentia em casa, indicando que quase todas as semanas fala com Maduro.

O Presidente guineense lembrou que, no próximo ano, a Guiné-Bissau vai comemorar o 50.º aniversário da independência e confirmou que, em dezembro, terá lugar a reunião da Comissão Mista de Cooperação Bilateral.

Embaló convidou Maduro a visitar a Guiné-Bissau, convite que estendeu à vice-Presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e ao ministro de Relações Exteriores venezuelano, Carlos Faría.

A Venezuela e a Guiné-Bissau mantêm relações diplomáticas desde 2006.

Em 2008, ambos os países assinaram um Acordo Marco de Cooperação, que deu origem a vários projetos de intercâmbio bilateral nas áreas de ciência e tecnologia, comunicação e informação.


Leia Também: Maduro e Umaro Sissoco Embaló discutiram relações entre países

O Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló chega ao Palácio de Miraflores em Caracas, Venezuela e, foi recebido pelo Presidente Nicolás Maduro Moro, com honras de estado.

Até sexta-feira, Bissau e Caracas vão reforçar os 18 acordos já assinados em diversas áreas como política, cooperação técnica, cultura, mineração, comunicações, combate às drogas, saúde, academias diplomáticas e outras áreas.

Radio Voz Do Povo


PRESIDENTE ÚMARO SISSOCO EMBALÓ É GALARDOADO COM.A MEDALHA "SIMON BOLIVAR" A MAIS ALTA DISTINÇÃO DA REPÚBLICA BOLIVIRIANA DA VENEZUELA.

Para além da Medalha "Simon Bolivar", ao Chefe de Estado guineense foi-lhe igualmente entregue uma côpia exacta da espada do Fundador da República Boliviriana da Venezuela, usada nos grandiosos combates levados a cabo pelo pai da revolução venezuelana pela libertação e pela independência.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló