terça-feira, 4 de outubro de 2022

PAIGC RENOVADO.

Por Jorge Herbert

Os homens serão prisioneiros das estruturas que terão criado. 

Todo o organismo vivo tende a cristalizar, se é obrigado a fechar-se sobre si próprio, se o meio ambiente é hostil: a pele endurece e dá origem a picos defensivos, a coesão interna torna-se maior e, portanto, a comunicação interna diminui. 

Um organismo social, como é um partido, ou se encontra num estado excepcional que exige uma confrontação constante dos homens na prática - tal uma guerra permanente - ou tende para a cristalização... Os contestatários serão confundidos com contra-revolucionários, a burocracia será dona e senhora, com ela o conformismo, o trabalho ordenado mas sem paixão, a incapacidade de tudo se pôr em causa e reformular de novo. 

O organismo vivo, verdadeiramente vivo, é aquele que é capaz de se negar para renascer de forma diferente, ou melhor, para dar origem a outro.

Pepetela in Mayombe

STJ esclarece sobre aviso lançado de alguns partidos políticos correm risco de extinção.

Alerta para todos partidos políticos inscritos no livro próprio existente no Supremo Tribunal da Justiça para o efeito, devem fazer prova da atualização dos seus órgãos nacionais, da existência de uma sede nacional ou endereço oficial para efeitos de notificações e da existência de, pelo menos, 1000 militantes no seu seio, no prazo de 30 dias a contar do anúncio do despacho.👇

@Radio TV Bantaba  Oct 4, 2022

PAIGC: Raimundo Pereira diz "estar preocupado com a falta de diálogo interno"

 PAIGC: Raimundo Pereira diz "estar preocupado com a falta de diálogo interno" e exige a realização do Congresso.

Raimundo Pereira um dos candidatos a liderança do PAIGC entegou hoje (04.10) uma carta  a Comissão organizadora do X Congresso Ordinário dos libertadores.👇

@Radio TV Bantaba  Oct 4, 2022

Leia Também:

O antigo Presidente de transição deposto pelo o golpe de Estado de 2012, depositou hoje a sua candidatura para liderar o PAIGC nos próximos quatro anos.

Perante jornalistas na sede dos libertadores em Bissau, Pereira aponta Diálogo interno para solucionar caso do militante Bolom Conté.

Rádio Jovem Bissau

Ministro do comércio e indústria acusa alguns operadores económicos por falta de vontade na estabil.

Ministro do comércio e indústria acusa alguns operadores económicos por falta de vontade na estabilização de preço dos produtos no mercado. 

Abas Djaló falava em Gabú durante o encontro que manteve segunda-feira 03.10.2022, com os comerciantes sobre subida constante de preço dos produtos da primeira necessidade.👇

 

@ Radio TV Bantaba  Oct 4, 2022

Burkina Faso: Manifestantes protestam contra visita de delegação da CEDEAO e França

Apoiantes da nova junta militar no poder protestam contra a CEDEAO e a França em Ouagadougou,Burkina Faso, 4 Outubro 2022

VOA Português  outubro 04, 2022

Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, chefia a delegação da CEDEAO

OUAGADOUGOU - Dezenas de pessoas manifestaram-se nesta terça-feira, 4, em Ouagadougou contra a visita de uma delegação da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) para avaliar a situação no Burkina Faso alguns dias após um segundo golpe militar em oito meses.

A delegação da CEDEAO é chefiada pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa.

Com bandeiras russas e palavras de ordem a favor de Moscovo, os manifestantes mostraram a sua hostilidade à CEDEAO e à França.

"Não à interferência da CEDEAO", "França fora", "Juntos, digamos não à França" e "Viva a cooperação Rússia-Burkina", foram algumas das palavras-de-ordem proferidas pelos manifestantes.

A delegação da CEDEAO chegou na manhã hoje ao país e deve reunir-se a qualquer momento com o novo homem forte do país, o capitão Ibrahim Traoré, soube a AFP junto de uma fonte oficial.

"Esta missão é um contacto com as novas autoridades da transição no quadro do acompanhamento que beneficia o nosso país", por parte dos seus vizinhos da África Ocidental, declarou em nota de imprensa o capitão Traoré, que destituiu na sexta-feira passada o tenente-coronel Paul -Henri Sandaogo Damiba, que também chegou ao poder através de um golpe militar em Janeiro.

Ibrahim Traoré lembrou na ocasião aos manifestantes que "todos os que praticarem actos susceptíveis de perturbar o bom funcionamento da missão da CEDEAO estarão sujeitos ao rigor da lei".

Antes da manifestação, pequenos grupos bloquearam estradas no centro de Ouagadougou para protestar contra a visita da delegação e pediram que as redes sociais fossem invadidas com mensagens hostis à Comunidade.

Durante o fim de semana, prédios diplomáticos e prédios representativos dos interesses da França foram atacados por manifestantes favoráveis ao capitão Traoré.

 Missão da CEDEAO ao Burkina Faso no âmbito da Presidência guineense da CEDEAO

GUERRA NA UCRÂNIA: A Europa vai enfrentar "riscos inéditos" nos seus fornecimentos de gás este inverno, depois de a Federação Russa ter cortado as suas exportações por gasoduto, disse hoje a Agência Internacional de Energia (AIE).

© Reuters

Por LUSA  03/10/22 

AIE. UE enfrenta "riscos inéditos" no fornecimento de gás este inverno

A Europa vai enfrentar "riscos inéditos" nos seus fornecimentos de gás este inverno, depois de a Federação Russa ter cortado as suas exportações por gasoduto, disse hoje a Agência Internacional de Energia (AIE).

A estes riscos junta-se uma potencial concorrência com a Ásia pelo gás transportado por navio, já escasso e caro.

A agência, baseada em Paris, adiantou no seu relatório trimestral que os membros da União Europeia poderiam ter de reduzir o seu consumo em até 13%, no caso de uma suspensão total do fornecimento proveniente da Federação Russa.

Muita desta redução do consumo teria de assentar no comportamento individual dos consumidores, como reduzir o aquecimento, bem como na conservação de energia por indústrias e serviços públicos.

A União Europeia decidiu na sexta-feira impor uma redução no consumo de eletricidade de cinco por cento durante as horas de maior consumo.

Apenas parte do gás russo continua a chegar à Europa, através de gasodutos que passam pela Ucrânia e Eslováquia pelo Mar Negro, via Turquia, para a Bulgária.

Duas outras rotas, sob o Mar Báltico para a Alemanha e através da Bielorrússia e Polónia, foram encerradas.

Outro desconhecido pode ser uma tardia vaga de frio invernal, que pode ser particularmente complicada, uma vez que as reservas de gás subterrâneas fluem mais vagarosamente no fim da época, devido à existência de menos gás e menos pressão nas cavernas de armazenamento.

A União Europeia tem a sua capacidade de armazenamento preenchida em 88%, acima do seu objetivo de 80% antes do inverno. Mas a AIE assume que seria preferível 90% no cenário de um corte de fornecimento pelos russos.

As empresas na Europa já estão a reduzir o seu consumo de gás, por vezes abandonando simplesmente atividades intensivas em energia, como a produção de aço ou fertilizantes, enquanto pequenas empresas, como padarias, estão a sentir agravamentos severos dos seus custos.

Os preços elevados do gás, que é usado para aquecer casas, gerar eletricidade e um conjunto de processos industriais estão a alimentar uma inflação de 10% nos 19 Estados membros da União Europeia que usam o euro e a minar tanto o poder de compra que vários economistas preveem uma recessão entre o fim deste ano e o início do próximo.

Os europeus estão a procurar compensar o problema com o fornecimento de gás russo com o recurso ao gás natural liquefeito, mais caro, importado por navio de países como EUA ou Qatar e por compras acrescidas à Noruega e ao Azerbaijão, importações estas que chegam por gasoduto.

O objetivo é impedir que os níveis de armazenamento desçam tanto que forcem os governos a racionar o gás para as empresas.

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa recebeu hoje em audiência o Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal, na pessoa do Cônsul, a quem entregou formalmente o documento do terreno cedido pela Câmara Municipal de Bissau para a Construção da Escola Portuguesa, no âmbito da cooperação bilateral.

 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

O encontro serviu ainda para, a Chefe da Diplomacia abordar as  seguintes questões :

* Entrada em vigor da nova lei sobre facilitação de vistos;

* Os processos dos estudantes que continuam a aguardar visto, tendo em conta o início fas aulas; 

* As persistentes queixas sobre as dificuldades no processo de agendamento para os pedidos de vistos e autenticação.