quinta-feira, 25 de julho de 2019

GUINEENSES EM RISCO DE PASSAR FOME

Os Camponeses da Guiné-Bissau correm riscos de passar fome devido a fraca chuva que se verifica nalgumas localidades. Contudo a campanha de comercialização da castanha de caju foi aquém de desejar


Perante a fraca chuva, no sector de Mansaba, segundo o correspondente da Rádio Sol Mansi (RSM), António Tchuda, os Agricultores manifestaram preocupados com situação que se verifica nesta zona norte do país.

Já na região de Quinará a campanha agrícola não é do melhor apesar de haver algumas melhorias, segundo relata o nosso Correspondente Rosário Cabi.

Enquanto no sector de Tite, segundo relatos do correspondente Sadjo Fernandes, os produtores queixam-se da falta de sementes agrícolas ofertadas porque os que foram semeados não chegaram a produzir devido a falta de chuva.

Sobre as preocupações dos produtores, o coordenador da direcção Nacional de Vulgarização Agrária, Martiniano Calo Gomes, disse á RSM que várias produções perderam as suas potências hídrico (água) para o cultivo, o que poderá carretar dificuldade aos camponeses.

Sobre mesmo assunto, o presidente da Associação Nacional dos Agricultores, Jaime Boles Gomes, também em entrevista à RSM, diz que a situação que os camponeses enfrentam é triste e lamentável uma vez que poderá carretar a perda de vida devido a fome.

Os populares de diferentes zonas do país correm o risco de passar fome devido a fraca chuva que se verifica nos últimos anos no país.

Os ambientalistas tinham alertado esta situação devido a corte descontrolada das árvores nas matas do país facto que motivou em 2015 o governo decretar uma moratória de 5 anos que termina em 2020. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

MALAL SANE ADVERTE QUE SÓ O SETOR DAS PESCAS NÃO PODE ORGANIZAR A POLÍTICA DAS PESCAS

O Secretário Permanente da Comissão sub-regional das Pescas, Malal Sané advertiu na tarde de ontem, 24 de julho de 2019, as autoridades guineenses que só o setor das pescas não pode organizar-se sozinho e regular a política nacional das pescas. E se assim for, a sua  atuação não será correta nem eficaz. 

Por isso, recomendou ao executivo que envolva os profissionais ligados ao ambiente, transportes marítimos, forças da defesa, entre outros para a definição da política nacional das pescas.

O responsável da Comissão sub-regional das Pescas e ex-governante fez estas advertências durante uma conferência de imprensa que contou com a presença de responsáveis das diferentes entidades que operam no setor das pescas nacionais com o intuito de abordar questões relacionadas com a transparência na governação das pescas e gestão dos pequenos pelágicos na Guiné-Bissau. 

O encontro com a imprensa teve lugar no fim do seminário organizado pela Associação da África Ocidental para o Desenvolvimento da Pesca Artesanal (ADEPA), que reuniu técnicos de diversas entidades que intervêm no setor das pescas.

Malal Sane disse na sua comunicação que a emissão de licenças na sub-região está harmonizada atualmente devido a convenção adotada pelos países membros. Contudo, assegurou que cada país tem legislação nacional própria e políticas de atribuição de licenças.

“O estado de recursos haliéuticos de cada país é feito através das estruturas criadas por cada governo, para fazer estudos a fim de saber o estado dos mesmos. É em função desses dados que a direção da pesca artesanal emite licenças de pesca. No quadro sub-regional, temos políticas comuns de gestão de todas as espécies incluindo aquelas consideradas espécies partilhadas que são peixes pelágicos”, explicou.

De referir que durante a conferência de imprensa, os participantes recomendaram a criação e operacionalização de um Conselho Consultivo da pesca artesanal em aplicação do artigo quinto, capitulo II, que institui esse órgão de consultas com vista a uma melhor participação dos atores da pesca artesanal na governação do setor, através de um despacho ministerial e por iniciativa da direção geral da pesca artesanal, no ministério das pescas.

Os pequenos pelágicos, de acordo com informações apuradas, são explorados por navios estrangeiros em regime de transporte de carga, cujas capturas nas águas da Guiné Bissau totalizam 26, 260 toneladas (relatórios do centro de investigação pesqueira aplicada (CIPA) 2013) e a sua biomassa é estimada em 452000 toneladas (CIPA 2011). 

Por: Epifania Mendonça

Foto: E.M

OdemocrataGB

CIDADÃOS NACIONAIS COM DIFICULDADES PARA ADQUIRIR BILHETE DE IDENTIDADE

Os cidadãos nacionais acusam os agentes do serviço da identificação civil de estarem a pedir dinheiro ilegalmente às pessoas para facilitar na concepção desta peça de identificação

A RSM deslocou até às instalações do serviço da identificação civil onde ouviu algumas pessoas que foram tratar dos seus documentos que custa 5 mil para as pessoas de 07 aos 20 anos e de 21 anos para cima custa 10 mil francos.

Os cidadãos consideraram de corrupção o comportamento de alguns agentes que alegadamente pedem dinheiro às certas pessoas.

Ainda as mesmas pessoas ouvidas pela nossa reportagem pedem a descentralização dos centros de produção da referida peça ao nível nacional para minimizar os sofrimentos das populações.

Entretanto, sobre as acusações feitas pelos cidadãos nacionais, a RSM tentou sem sucesso falar com a Directora do serviço da identificação que preferiu remeter-se ao silêncio.

Ainda segundo a constatação da RSM, continua a ser verificado o fluxo das pessoas na instalação do serviço da identificação civil de Bissau, isto apesar da Ministra da justiça ter anunciado, a menos de uma semana, a descentralização dos centros de notariados em algumas zonas do país. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Quina Nhaté

radiosolmansi.net

China oferece motorizadas, bicicletas e material de escritório

Entrega oficial de 100 motorizadas, 500 bicicletas, resmas de papel e máquinas fotocopiadoras









ditaduraeconsenso.blogspot.com

APGB REVELA QUE MAIS DE 90 MIL TONELADAS DE CASTANHA DE CAJÚ JÁ FORAM EXPORTADAS


O diretor-geral de Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), Félix Nandungué, revelou esta quinta-feira, 25 de julho de 2019,  que o país já exportou, através dos portos de Bissau, mais de 90 mil toneladas da castanha de cajú. O responsável dos Portos de Bissau falava à margem do lançamento de três manuais produzidos para melhorar o funcionamento daquela empresa pública,  designadamente: Manual de Procedimento Administrativo, Financeiro e Contabilidade, Manual do Regulamento de Cadastro e Inventários dos bens e o Manual do Controlo Interno.

O lançamento dos referidos manuais deve-se às recomendações deixadas pelos auditores do Tribunal de Contas,  que auditaram as contas daquela empresa de capital público em 2017 no seguimento da qual aconselharam a empresa a produzir manuais que orientem os procedimentos a fim de melhorar a performance do funcionamento da empresa que hoje foram aprovados em reunião do Conselho de Administração da APGB. 

Nandungué explicou na conferência de imprensa que a aprovação dos referidos manuais vai melhorar o bom funcionamento do serviço daquela empresa. No entanto, aproveitou a ocasião para apelar a colaboração e compreensão dos cidadãos para o cumprimento na íntegra dos procedimentos incritos nos manuais. 

Relativamente à  exportação da castanha de cajú,  informou que até este momento o país exportou mais de 90 mil toneladas da castanha. Esclareceu ainda que a demora nos descarregamentos dos contentores deve-se a situação do cais do porto,  que segundo a sua explanação, precisa ser drenado a fim de ter a capacidade de receber até  barcos de grande porte. 

O Democrata soube que o país prevê exportar ao todo 200 mil toneladas, mas até neste momento foram exportados 98 mil.

Por: Assana Sambú

Foto: A.S

OdemocrataGB

Jorge Herbert - É sempre bom recordar as posições assumidas por esta personalidade que agora quer retomar a cooperação máxima com a Guiné-Bissau. Quando se é pobre e ainda por cima submisso, a pobreza de espírito sobressai-se sobre a pobreza económica...

Por Jorge Herbert 

SANTOS SILVA CONSIDERA “INACEITÁVEIS” DECLARAÇÕES DE EMBAIXADOR DA GUINÉ-BISSAU
Artigo | 19/09/2017 17:44


O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou hoje as declarações do embaixador da Guiné Bissau sobre a revisão do acordo de transmissão da RTP e RDP "inaceitáveis".

"Foram atribuídas ao senhor embaixador da Guiné-Bissau declarações que são inaceitáveis. O senhor embaixador já foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e teve oportunidade de esclarecer que não foi isso que disse, ou que quis dizer, e, portanto, o incidente está resolvido", disse o ministro em Nova Iorque.

O embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa acusou ontem as autoridades de Portugal de "um desprezo quase canino" face à ausência de respostas a propostas para negociar o protocolo de transmissão da RTP e RDP naquele país.

"Houve um desprezo quase canino, permitam-me a expressão. Nós somos um Estado, não somos outra coisa qualquer", disse o embaixador Hélder Vaz, acrescentando que "quando se pretende espezinhar o Estado da Guiné-Bissau e colocar o país na situação de ter de ceder por ser país mais pobre, estamos a afrontar o povo da Guiné-Bissau".

No seguimento destas declarações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chamou hoje o embaixador ao Palácio das Necessidades para prestar esclarecimentos.

"O que o senhor mbaixador nos disse foi que, na opinião dele, tinha havido uma deturpação das palavras e que as palavras que lhe tinham sido atribuídas não tinham sido as palavras que tinha proferido, ou pelo menos não era essa a intenção. Portanto, a explicação está dada", disse Augusto Santos Silva.

Para o ministro, "o importante" é que Portugal tem "vários programas de cooperação" com o país e quer "continuar e aprofundar esses programas."


"Um deles diz respeito a área da comunicação social: A Guiné-Bissau fez-nos chegar a sua vontade de rever o protocolo e o Ministério da Cultura, que tem a tutela da comunicação social, já manifestou disponibilidade para analisar esse processo. Evidentemente que há condições para que essa revisão seja efetiva e a condição básica é que as emissões da RTP África e da RDP África sejam repostas", explicou Augusto Santos Silva, que está em Nova Iorque para participar na Assembleia Geral da ONU.


Quando Augusto Santos Silva não queria cooperar com a Guiné-Bissau... Porque será? Os apoiantes do PRS e do MADEM deviam organizar manifestações para demonstrar a esse senhor que o povo da Guiné não o quer na Guiné-Bissau. Pior que ser pobre, é ser pobre submisso...

JORNALDENEGOCIOS.PT
Governo guineense diz que suspensão da RTP e RDP é uma questão técnica
O ministro da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Vítor Pereira, disse hoje que a decisão de suspensão das actividades da RTP África e da RDP no país não é uma questão política, mas apenas técnica.

African emigrants at the border of Morocco denounces..




OSR TOUS POUR 

Mass Protests: GDC Says Its Leader Kandeh Has Cut Short His Foreign Trip And Will Return To Gambia


The Gambia Democratic Congress said Thursday its leader has cut short his foreign trip and will return to The Gambia to take part in ongoing efforts aimed at restoring peace.

Mass protests erupted in Serrekunda Wednesday afternoon following the death of 33-year-old businessman Ousman Darboe. Darboe is believed to have died as a result of torture allegedly meted out to him by the police – and a procession of mainly angry youths congregated at the Serekunda police station and Police Anti-Crime Unit in Bijilo respectively to protest Darboe’s death. The protests continued into Wednesday evening.

On Thursday, opposition GDC said in a statement its leader Mamma Kandeh “is keenly following events in the Gambia and has expressed grave concern about current situation in our country.”

“From abroad, he calls for restraint, calm and law-abiding on both sides of the confrontation. He is extremely sad and sorry for the death of Mr Ousman Darboe a market vendor and in the same vein urge the protesters to resort to dialogue,” the statement said.

“He extend his condolence to the family of the deceased and urging the authorities to conduct a swift and an impartial investigation on the incident.

“Hon kandeh reminds us all that the peace and stability of our nation rest entirely on our individual and collective responsibilities.

“Hon. Kandeh is expected to cut his overseas trip to return to the Gambia and play a pivotal role in our nation’s ongoing reconciliation and transformation.”

Mamma Kandeh will arrive at the Banjul International Airport later today, The Fatu Network understands.

By Lamin Njie
fatunetwork.net

Also: ...

Angry protesters set all prisoners free and burnt offices after they overran Serrekunda Police Station Wednesday.




Protesters from Serrekunda Market burn Gorgi Mboob's house the Commander PIU  because of the death of a young man call Ousman Darboe.







Pedido de Apoio de Candidato as Eleições Presidências

COMISSÃO DA ENTREGA DA CANDIDATURA DO TERCEIRO VICE COORDENADOR DO MADEM G-15 GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO. PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE NOVEMBRO DE 2019..



Junior Gagigo

Novo secretário de Estado reconhece necessidade de apoio às universidades


Bissau, 25 Jul 19 (ANG) – O Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica (SEESIC), disse que as instituições de ensino superior ainda não estão a funcionar devidamente, pelo que necessitam de apoios do governo.

Em entrevista à ANG, Garcia Bifa Bedeta acrescentou que tanto a universidade pública como as universidades privadas precisam de ser orientadas para poderem assegurar uma formação de qualidade.

“O subsistema do ensino superior ainda está numa fase embrionária no país, ou seja  ainda está  à procura da sua identidade e qualidade. Deve  ter orientações no sentido de formar quadros com competências, princípios e valores éticos e morais. Ainda há muito por fazer, para que esta área esteja a altura de competir com outros países”, sustentou.

Falando de números de escolas de formação superior que tem vindo a proliferar nos últimos tempos no país, Garcia Bedeta disse que, para ele, ainda é muito pouco, uma vez que a maioria dessas escolas está centralizada em Bissau.

“Acho que temos ainda poucas instituições de escolas de formação, ou seja temos apenas uma universidade pública que é a Universidade Amílcar Cabral e está-se a pensar como fazer a extensão dessa instituição de formação superior pública para as regiões, através de criação de pólos universitários”, disse.

Acrescentou que, no que concerne as universidades privadas, existem muitas que igualmente precisam de ser orientadas para funcionarem devidamente a semelhança de outros países.

Garcia Biifa Bedeta disse que o aumento das instituições de ensino superior na Guiné-Bissau gera alguma situação de dúvida sobre o seu funcionamento ou sobre a qualidade do ensino.

“Actualmente está-se a rever as leis do ensino superior para posteriormente definir um regimento jurídico de funcionamento dessas instituições. Assim que os documentos forem aprovados no Conselho de Ministros e divulgados junto das reitorias, vai se dar um período de graça, para que cada universidade possa cumprir aquilo que está na lei”, explicou o governante.

Falando da extensão de cursos nas universidades de licenciatura para mestrado, o Secretário de Estado do Ensino Superior, disse que ainda não foram solicitados para tal, tendo salientando que, primeiro, devem ser criadas as condições para o fazer.

Segundo Bedeta, o Ministério da educação não dispõe de dados sobre o número de licenciados, mestrados ou doutores do país, mas disse que  já são muitos, frisando que nos trabalhos a realizar no Ministério de Educação será criado um Banco de Dados onde cada pessoa terá os seus dados, para se evitar a falsificação de certificados e diplomas, o que, segundo disse, vai permitir a descoberta de malfeitores através de códigos pessoais.

 “São perspectivas internas para fazer face a este tipo de comportamento que leva as pessoas a desacreditarem no sistema do ensino guineense”, vincou.

O Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica apelou as universidades públicas e privadas para  trabalharem em conjunto com o Ministério de Educação  para se evitar  situações de falsificação de certificados, pensando na qualidade de formação que sirva melhor o país. 

ANG/MSC/ÂC//SG

Associação de pescadores artesanais pede proibição de importação das redes proibidas

Bissau, 25 Jul 19 (ANG) - O Presidente de Associação Nacional de Pescadores Artesanais (ANAPA) pediu ao Governo a proibição de importação das redes proibidas para atividades pesqueiras, de modo a preservar os recursos haliêuticos da Guiné-Bissau.

O apelo de Augusto Djú foi feito à margem de um seminário sobre Preservação da Riqueza do mar da Guiné-Bissau, que decorreu quarta-feira em Bissau, organizado, conjuntamente, pelo ANAPA e Centro de Investigação Pesqueira Aplicada (CIPA).

“É necessário que o Governo contribua, fazendo com  que os pescadores deixem de usar redes proibidas denominadas de “tchaz” nas actividades pesqueira. Só assim o país vai preservar as espécies que contribuem para riqueza do mar”, defendeu Augusto Djú.

Aquele responsável sublinhou que a rede “tchaz” para além de ter a probabilidade de afastar algumas espécies marinhas, também contribui no enfraquecimento do mar uma vez que pode capturar diferentes tamanhos de peixes.

Por outro lado, Augusto Djú disse que a ANAPA está a fazer os seus trabalhos de sensibilização para que os seus associados abandonem o uso da rede “tchaz” ,e que o Governo deve impedir a sua importação.

 “Não devemos esquecer que a protecção da riqueza do nosso mar passa pelo  uso de redes de pesca com efeitos menos malignos ou seja as redes que, de certa forma, não vão prejudicar o mar e muito menos os peixes”, lembrou.

.ANG/AALS/ÂC//SG

Stena Impero, petroleiro com bandeira britânicaÍndia tenta libertar tripulação de petroleiro britânico apreendido pelo Irã


A Índia pediu a Teerã que liberte e devolva rapidamente 18 de seus cidadãos que estavam a bordo do navio petroleiro de bandeira britânica capturado por forças iranianas na semana passada, informou o ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira (25).

O Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã capturou o Stena Impero na sexta-feira com a ajuda de barcos e um helicóptero. O petroleiro e seus 23 tripulantes foram apreendidos no porto sulista de Bandar Abbas por supostamente violar "regras marítimas internacionais".

Além dos 18 indianos, há três russos, um letão e um filipino no navio.

A apreensão foi vista como uma medida de retaliação depois que autoridades britânicas detiveram um petroleiro iraniano em Gibraltar este mês sob a acusação de que a embarcação estava enviando petróleo para a Síria, em violação das sanções da União Europeia.

O Ministério das Relações Exteriores disse que buscou acesso consular à tripulação indiana.

"Solicitamos a libertação antecipada e repatriação de 18 indianos que estão detidos na costa iraniana", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Raveesh Kumar, em coletiva de imprensa. "Nós buscamos acesso e esperamos que o acesso seja concedido muito em breve. Continuamos a pressionar as autoridades iranianas para liberá-los para que possamos iniciar o processo de repatriação".

Imagens de dentro do navio, divulgadas pelas autoridades iranianas na segunda-feira, mostraram alguns tripulantes indianos sentados em torno de uma mesa, conversando e sorrindo. Dois membros podiam ser vistos cozinhando na cozinha do navio.

A apreensão do petroleiro aprofundou uma crise entre o Irã e os países ocidentais que foi deflagrada em abril, quando os Estados Unidos disseram que sancionariam os países que comprassem petróleo do Irã.

Kumar disse que a Índia também espera que os 24 indianos que fazem parte da tripulação a bordo do petroleiro iraniano Grace 1, que foi capturado pelas autoridades de Gibraltar em 4 de julho, sejam devolvidos em segurança.

"Nós buscamos acesso consular e foi concedido ontem (quarta-feira). Uma equipe de três membros visitou e encontrou todos os membros da equipe", acrescentou.

O Irã insinua que poderia fazer uma troca de petroleiros, liberando o Stena Impero em troca do Grace 1. 

br.sputniknews.com

EUA adotam sanções contra nigerianos acusados de sabotar democracia no país africano


O Departamento de Estado norte-americano informou nesta terça-feira que impôs restrições de vistos a cidadãos da Nigéria supostamente envolvidos em tentativas de minar a democracia no país africano, através de sabotagens de eleições.

A diplomacia dos EUA não especificou os nomes ou a quantidade de indivíduos afetados pelas sanções

"Os Estados Unidos impuseram restrições de visto àqueles que acredita-se ter prejudicado o processo democrático durante as eleições de 2019 na Nigéria. Os EUA continuam comprometidos em trabalhar com o presidente [Muhammadu] Buhari para fortalecer a democracia na Nigéria e melhorar o respeito aos direitos humanos", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus. 


The United States has imposed visa restrictions on those believed to have undermined the democratic process throughout ’s 2019 elections. The U.S. remains committed to working with President Buhari to strengthen Nigeria’s democracy and improve respect for .

​O atual presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, foi eleito para um segundo mandato em um pleito realizado no final de fevereiro em meio a atrasos e vários casos de violência. Essas eleições, que também serviram para escolher o vice-presidente e os representantes das duas câmaras do parlamento nigeriano, foram as mais caras da história do país.

"Essas pessoas operaram impunemente às custas do povo nigeriano e solaparam os princípios democráticos e os direitos humanos", acusou Ortagus, citada pela agência Reuters. "O Departamento de Estado enfatiza que as ações anunciadas hoje são específicas para certos indivíduos e não dirigidas ao povo nigeriano ou ao governo recém-eleito", acrescentou.

br.sputniknews.com

Trump mostra novo visual do Air Force One

O presidente americano, Donald Trump, apresentou nesta semana um novo projeto para o avião presidencial, o Air Force One, considerado o mais seguro do mundo.



Fonte: BandNews TV

Preço de venda das casas em Portugal aumenta para 1.011 euros por metro quadrado – INE - Por causa dos políticos guineenses??? kkkk

O preço mediano de venda de habitação em Portugal aumentou para 1.011 euros por metro quadrado no primeiro trimestre deste ano, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística.



O preço mediano de venda de habitação em Portugal aumentou para 1.011 euros por metro quadrado no primeiro trimestre deste ano, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), destacando o crescimento registado nos concelhos da Amadora e Porto.

Apesar de Lisboa continuar a registar os preços mais elevados do país, na ordem dos 3.111 euros por metro quadrado (Euro/m2), “Amadora (+22,7%) e Porto (+22,0%) registaram as taxas de crescimento homólogo mais elevadas entre as cidades com mais de 100 mil habitantes”, segundo as estatísticas de preços da habitação ao nível local, relativas ao primeiro trimestre deste ano.

De acordo com os dados do INE, o preço mediano de venda de habitação em Portugal foi de 1.011 Euro/m2 no primeiro trimestre deste ano, o que representa “um aumento de +1,5% relativamente ao trimestre anterior e +6,4% relativamente ao trimestre homólogo”.

Durante o período em análise, 46 municípios portugueses, localizados no Algarve (1.562 Euro/m2), na Área Metropolitana de Lisboa (1.355 Euro/m2) e na Região Autónoma da Madeira (1.197 Euro/m2), apresentaram um preço mediano de venda de habitação superior ao valor nacional.

Depois de Lisboa (3.111 Euro/m2), os concelhos com o preço mediano de vendas de habitação mais elevado do país, com valores acima de 1.500 Euro/m2, são Cascais (2.389 Euro/m2), Oeiras (2.062 Euro/m2), Loulé (1.983 Euro/m2), Lagos (1.800 Euro/m2), Albufeira (1.761 Euro/m2), Porto (1.682 Euro/m2), Tavira (1.669 Euro/m2), Odivelas (1.563 Euro/m2), Lagoa (1.544 Euro/m2), Funchal (1.542 Euro/m2) e Vila Real de Santo António (1.534 Euro/m2).

No concelho de Lisboa, três das 24 freguesias lisboetas verificaram “preços superiores a 4.000 Euro/m2”, designadamente Santo António, Santa Maria Maior e Misericórdia, apurou o INE.

Em relação ao Porto, entre as sete freguesias da cidade, a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde foi a que registou o preço mediano dos alojamentos vendidos mais elevado (2.324 Euro/m2).

Produzidas pelo INE, as estatísticas de preços da habitação ao nível local em Portugal têm periodicidade trimestral, analisando os alojamentos familiares transacionados por venda no território nacional, através do aproveitamento de fontes administrativas, nomeadamente dos dados fiscais anonimizados obtidos da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), relativos ao Imposto Municipal sobre as Transações Onerosas de Imóveis (IMT) e ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

interlusofona.info

Administração dos Portos da Guiné-Bissau, APGB lança três Manuais de Procedimentos para melhoria de performance dos serviços

Tratam-se dos manuais de Procidementos Administrativo, Finaceiro e Contabilidade, Regulamento de Cadastro e Inventário dos Bens e do Controlo Interno.

O diretor geral da APGB, Felix Nandungue, disse a imprensa que os documemtos foram aprovados esta quinta-feira no Conselho da Administração na sequência da auditoria do Tribunal de Contas em 2017.



Aliu Cande

É Criada a Comissão de Acompanhamento do Processo de Eleições Presidenciais de 24 de Novembro de 2019

A Comissão tem por Mandato: Monitorização do Processo de Eleições Presidenciais.




Eng. CARLITOS BARAI, nomeado para exercer as funções de Representante do Partido da Renovação Social, Junto á Comissão Nacional de Eleições CNE.



Prs Bissau

Cipriano Cassamá: “A MINHA PARTICIPAÇÃO NAS PRIMÁRIAS DO PAIGC PARA AS PRESIDENCIAIS ESTÁ CONFIRMADA”


O Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, disse que a sua participação nas primárias do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) com o propósito de pedir a confiança aos membros do Comité Central está confirmada e não avançou  mais pormenores.

Cassamá, que igualmente é primeiro vice-presidente dos libertadores, falava aos jornalistas depois da cerimônia de apresentação de condolência aos responsáveis do Gabinete da apresentação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pelo desparecimento físico do ex-presidente da Comissão daquela organização sub-regioanl, Marcel Alain De Souza,  a 16 de julho, em Paris (França) vítima de ataque cardíaco.

À saída da sede de representação, Cipriano Cassamá lembrou na sua declaração aos jornalistas que o ex-presidente da Comissão da CEDEAO ajudou a Guiné-Bissau nos momentos mais difíceis. Acrescentou que De Souza “foi um amigo da Guiné-Bissau e que trabalhou para o país com brilho e zelo bem como encontrou várias soluções durante a crise política guineense e ainda levou os atores polítcios à Conacri, a Lome e Abuja para que hoje a Guiné-Bissau tenha encontrado sossego e paz”. 

“A morte de Marcel surprendeu todos os parlamentares e o povo da Guiné-Bissau. Não podíamos de maneira alguma ficar indiferentes  sem virmos até aqui, apresentar as nossas condolências à família e à CEDEAO. Nós, enquanto parlamentares, nunca esqueceremos o trabalho por ele feito. Deslocou-se às Nações Unidas e falou com o Secretário-Geral da ONU para que juntos pudessem encontrar soluções para a Guiné-Bissau”, notou.

Questionado se confirma a sua participação nas primarias para as eleições presidenciais no Comité Central do PAIGC, Cassamá disse não tinha ido lá tratar desse assunto, contudo, assegurou que “o meu partido sabe quem sou, sou o primeiro vice-presidente do partio e tudo que estou a fazer no partido está dentro do quadro dos estatutos do partido”.

“Lamento bastante esta questão, mas eu sou um dirigente do partido é a minha missão”, referiu, para de seguida, afirmar numa conversa com o repórter que “a sua participação nas primárias do partido para as presidenciais está confirmada e não avançou mais pormenores”.

Salienta-que Cassamá escreveu recentemente uma carta à direção do partido na qual manifestou a sua intenção de participar nas primárias dos libertadores  e pediu confiança aos 351 membros do Comité Central para candidatura às presidenciais agendadas para o dia 24 de Novembro do ano em curso.

Por: Assana Sambú

 OdemocrataGB