sexta-feira, 11 de agosto de 2017

UNTG - ADENDA AO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO


"ACÓRDÃO SOBRE JOÃO BERNARDO VIEIRA" - MINISTÉRIO PÚBLICO - PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU - NOTA À IMPRENSA













conosaba

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) deu 30 dias ao governo para permitir a comissão concluir os trabalhos para reajustar o salário dos funcionários públicos.

Foram mais de 5 horas de reuniões e diligencias para depois ser assinada a adenda sobre os pontos em revindicação.

O secretário-geral da UNTG, Estêvão Gomes Có, pediu aos funcionários para voltarem ao trabalho enquanto esperam o prazo dado ao governo.

O ministro da função pública, Tumane Balde, pediu a compreensão dos trabalhadores para que seja conciliada com sucesso os trabalhos de reajuste.

O desconto ou não dos salários dos dias da greve vai ser negociado segundo explica o ministro da função pública.

Resultados das eleições em Angola vão ser "cozinhados em laboratório"

O ativista e 'rapper' luso-angolano Luaty Beirão considerou hoje que os resultados das eleições gerais de Angola, a 23 de Agosto, vão ser "cozinhados num laboratório" e que o ato eleitoral não será "nem democrático, nem justo nem transparente".


"Na minha perspetiva, os resultados eleitorais das últimas eleições - e não duvido que nestas esteja a ser preparado a mesma coisa - foram cozinhados em laboratório. decidiu-se o que se atribuiria a qualquer um e atribuiu-se. Ponto final.

"Não foi o reflexo do que foi colocado nas urnas. Dizem que eu só critico, mas há muitas evidências, muitas queixas apresentadas. muitos documentos que existem", disse Luaty Beirão à agência Lusa em Luanda, à margem de um exercício de simulação de voto na Universidade Católica de Angola.

Para o ativista, que tem sido uma das vozes e faces mais críticas do governo angolano, "onde há dúvida, cresce a perceção de que [as eleições] não correram bem".

"Eu não estou a ver as coisas a correrem de melhor maneira desta vez. E não duvido que, mais uma vez, os resultados vão ser cozinhados", realçou.

Vários partidos têm vindo a queixar-se de que recebem denúncias de cidadãos que estão a ser informados de que o seu local de votação é muito diferente daquele que pensavam estar inscritos. Por vezes noutras províncias.

"Quanto ao momento atual de as pessoas verificaram onde foram colocadas para votar, já começo a ouvir vários rumores - tenho poucos dados concretos, não posso dizer que é uma coisa generalizada ou que esteja a afetar muita gente - mas começam a ser vozes a mais a queixar-se que o seu nome está a ser colocado em listas longe da sua residência. Isto é o filme (das eleições) de 2012 a repetir-se", disse Luaty Beirão.

Isto vai fazer com que exista "de novo aquele fenómeno de abstenção artificial", disse o rapper, sublinhando que "as pessoas que querem ou queriam votar" não vão fazê-lo devido às dificuldades em chegar a esses locais.

A prática "favorece quem consegue controlar a contagem, quem organizou tudo isto e quem propiciou que as coisas assim acontecessem", acusou.

"Devo dizer uma coisa: o nível de organização que se mostra capaz de fazer - verificação por SMS, e por coordenadas geodésicas, tudo bem configurado - mostra que há uma capacidade para fazer bem. Se não se faz bem é porque não se quer, não é só incompetência. É porque não se quer fazer", salientou Luaty Beirão.

O sistema da Comissão Nacional Eleitoral angolana (CNE) permite que os eleitores possam verificar o local de voto enviando um SMS com o seu número de eleitoral, havendo uma expectativa de que a mesa de voto atribuída a cada eleitor fosse próxima do local de residência fornecido no momento do registo eleitoral.

"E se pegarmos no grupo de pessoas que estão a ser colocadas em sítios diferentes [longe das suas residências] eu duvido que encontremos pessoas que pertencem às listas do partido que governa este país há 42 anos. Tenho sérias dúvidas, não posso acusar, mas tenho sérias dúvidas", criticou o ativista luso-angolano.

Para Luaty Beirão, as eleições em Angola têm sido livres, "no sentido em que ninguém é propriamente forçado com uma pistola a ir às urnas e as pessoas vão de livre e espontânea vontade".

"Mas para aí. Aí acabou. E mesmo 'livres' é entre aspas, a partir do momento em que a pessoa que quer usar dessa liberdade fica impossibilitada porque o seu nome saiu numa lista distante. Liberdade entre aspas. O resto não se aplica: nem democráticas, nem transparentes, nem justas", sintetizou.

Luaty Beirão considera que sai algo de "positivo" nestas eleições: a forma de possibilitar às pessoas a verificação da sua localização [para votar].

"É um indício de que quando nós quisermos mesmo fazer eleições a sério já vamos estar capacitados para o fazer. Porque há pessoas formadas, condições técnicas e tecnologia ao serviço do sistema eleitoral. Portanto, quando quisermos sei que podemos fazer. Mas as pessoas que estão à frente não querem", concluiu.

NAOM

"Nunca lutes com um porco; ficas todo sujo, e ainda por cima o porco gosta".


Ussumane Grifom Camara Matchom


Pelo bem dos seus olhos, eis seis coisas que nunca deve fazer

Não descure os cuidados que deve ter com os seus olhos.


Para quem tem visão, ter olhos saudáveis é de tal forma um dado adquirido que muitas vezes os cuidados necessários são negligenciados.

Ter atenção aos produtos que usa nos olhos e protegê-los do sol é essencial para a saúde da sua visão.

A revista Health destaca sete coisas que nunca deve fazer aos seus olhos.

Pelo bem dos seus olhos, eis seis coisas que nunca deve fazer - 

1. Dormir com lentes de contacto. As lentes bloqueiam a oxigenação da córnea, resultando potencialmente e infeções e úlceras

© Reuters
2.  'Saltar' as idas ao oftalmologista. Certifique-se de que vai ao oftalmologista todos os anos, só assim é que os problemas nos olhos podem ser detetados precocemente

3. Aplicar eyeliner na linha de água. Isto pode ser perigoso para os seus olhos porque a maquilhagem pode misturar-se com as suas lágrimas, revestir as lentes de contacto com partículas e, por sua vez, transferir bactérias para os olhos. Pela sua segurança, aplique o eyeliner apenas na parte de fora das pestanas

4. Dormir com maquilhagem. Ir dormir com maquilhagem nos olhos pode entupir as glândulas à volta dos olhos, aumentando o risco de irritação na pele, borbulhas e terçolhos

5. Esquecer-se de verificar a validade dos produtos que usa nos olhos. Usar produtos de limpeza, lentes de contacto ou gotas cuja validade já expirou, além de ser menos eficaz, pode prejudicar os olhos.

6. Exagerar nas gotas para os olhos. Temporariamente as gotas ajudam os olhos a ficar menos vermelhos porque fazem os vasos sanguíneos encolher, mas quando exagera, a longo prazo, podem agravar ainda mais esta vermelhidão. Se costuma ter os olhos vermelhos, o melhor é falar com o seu médico.

7. Esquecer-se dos óculos de sol. Este acessório é essencial para proteger os olhos dos danos que os raios ultravioleta podem provocar - procure óculos homologados por instituições europeias para se certificar que protegem realmente os olhos

POR VÂNIA MARINHO
Noticiasaominuto

Doze países afetados com ovos contaminados com Fipronil

Doze países europeus já reportaram que foram atingidos pelo caso de ovos contaminados com o inseticida tóxico fipronil.



Áustria, Eslováquia, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Suécia, Roménia e Holanda já reportaram a existências de ovos contaminados nos seus circuitos comerciais.

O escândalo rebentou a 02 de agosto, quando a Holanda alertou que tinha encontrado fipronil em vários lotes de ovos, embora a Bélgica tenha detetado a presença da substância tóxica antes, a 20 de julho.

O alerta alimentar estende-se já a doze países europeus, incluindo todos aqueles para onde a Bélgica e a Holanda exportaram ovos desde que foi dado o alarme.

Dois administradores da empresa Chickfriend, a companhia holandesa suspeita de ter usado o produto, foram quinta-feira detidos na Holanda, no âmbito da investigação judicial aberta no país e na Bélgica, noticiou a estação de televisão local NOS.

Em Portugal, segundo a Direção-Geral da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (DGAV), os ovos em causa não estão à venda.

Eslováquia, Áustria e Dinamarca reportaram hoje a existência destes ovos nos seus circuitos comerciais.

Na Eslováquia, inspetores de saúde encontraram 21 ovos cozidos de lotes contaminados com num armazém na aldeia de Vrbove, disse à AFP o porta-voz do Ministério da Agricultura Zuzana Peiger Acjakova.

Na Áustria, centenas de quilos de ovos cozidos e descascados de um lote alemão suspeito de estar contaminado com Fipronil foram vendidos para a indústria da restauração, segundo a imprensa local.

"Depois de obter informações da Alemanha, as duas empresas importadoras notificaram imediatamente os seus clientes em toda a Áustria ordenando a retirada" das mercadorias", disse Rudi Anschober, Ministro da Defesa do Consumidor da Província austríaca que faz fronteira com a Baviera.

Este é o primeiro caso na Áustria com ovos suspeitos de estarem relacionadas com o escândalo atual sobre a contaminação com fipronil.

A Agência para a Saúde e Segurança Alimentar da Áustria (AGES) informou que as quantidades de fipronil encontradas são perigosas para a saúde de um adulto se ingerir mais de sete ovos por dia.

Na Dinamarca, vinte toneladas de ovos provenientes da Bélgica e contaminados foram vendidas no país, anunciou a Autoridade Alimentar e Veterinária do país.

Em grandes quantidades, o fipronil, usado para eliminar ácaros e insetos, é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como "moderadamente tóxico" para o homem. O uso deste pesticida é expressamente proibido em animais destinados ao consumo humano.

NAOM


RECOMENDADO ...

Bruxelas confirma ovos contaminados em 15 países da UE, Suíça e Hong Kong

A Comissão Europeia confirmou hoje que ovos contaminados com fipronil foram detetados até ao momento em 15 países da União Europeia, na Suíça e em Hong Kong... Ler mais



Ministério Público da Guiné-Bissau esclarece que STJ não ilibou João Bernardo Vieira


O Ministério Público através de um comunicado de imprensa precisou que o Acórdão Nº 1/2017, do dia 2 de Agosto do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) apenas revogou as medidas de coação anteriormente aplicada ao João Bernardo Vieira. De acordo com o mesmo documento que a e-Global consultou, o Ministério Público guineense adianta decisão do […]     Ler mais...  

Donald Trump agradece a Putin por ter expulso 755 diplomatas americanos

© REUTERS/Jonathan Ernst

"Fico muito contente de assim poder reduzir os encargos salariais dos EUA", afirmou o presidente americano

Donald Trump expressou esta quinta-feira os seus agradecimentos por o presidente Putin ter expulso 755 diplomatas da Rússia, afirmando que será uma forma de os EUA pouparem dinheiro.

"Quero agradecer-lhe, porque estamos a tentar cortar na folha salarial e, pela parte que me toca, estou muito agradecido por ele ter mandado sair um grande número de pessoas porque assim ficamos com menos encargos", afirmou Trump, no seu resort de golfe em Nova Jérsia, onde está de férias.

"Não há qualquer razão para que eles regressem. Por isso, fico muito contente de assim poder reduzir os encargos salariais dos EUA. Vamos poupar muito dinheiro", acrescentou Donald Trump.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a expulsão dos diplomatas em retaliação contra as sanções aprovadas pelo Congresso dos EUA contra a Rússia na sequência das ingerências deste país nas eleições presidenciais americanas.

A decisão de Putin, anunciada pela televisão durante uma entrevista, foi recebida nos Estados Unidos com muitas críticas, tanto do lado democrata como republicano. No entanto, o atual inquilino da Casa Branca continua a recusar tecer críticas o seu homólogo de Moscovo.

Msn.com/pt

PJ DETEVE MEDICAMENTOS SUSPEITOS EM BISSAU

A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau deteve 669 (Seiscentos Sessenta e Nove) caixas de medicamentos na sua operação denominada de ‘Morte Lenta’. De acordo com a corporação policial, os indivíduos envolvidos não obedeceram às regras estabelecidas para o transporte dos medicamentos, assim como às normas da conservação dos remédios.

Na ‘Subida de Cabana’ onde fora apreendida a maior quantidade dos medicamentos suspeitos [500 caixas de medicamentos], o armazém não tem nenhuma condição para uma boa conservação dos remédios, como constatou o repórter. O local armazena para além dos medicamentos, sacos de carvão e outros materiais, acima de tudo o local não Possui teto que protegia os medicamentos da poeira.

Já no bairro de São Paulo, nos arredores de Bissau, foram apreendidas 123 caixas de medicamentos mais três balotes, cuja conservação também não obedeceu às regras estabelecidas pelas autoridades nacionais, ainda o dono dos medicamentos apreendidos tentou subornar os agentes da PJ com mais de Um Milhão de francos CFA, mas foi detido logo pela PJ e o montante se encontra na sede da Polícia Judiciária. Em Gabú, no leste do país foi apreendido 46 caixas de medicamentos.

Segundo o Diretor Nacional da PJ, Bacari Biai, desde a apreensão dos medicamentos em causa os detentores não foram capazes de apresentar as faturas do laboratório onde compraram os medicamentos, assim como não conseguiram apresentar o documento que comprove que a entidade fabricante tem autorização para fabricar medicamentos no seu país, nem possuem certificados de qualidade que confirmem a validade dos remédios adquiridos na vizinha República da Guiné-Conacri.

Os medicamentos apreendidos foram transportados por via terrestre nos camiões sem condições para o efeito sob temperatura e poeira, explica Bacari Biai, que acrescenta ainda que mesmo sendo medicamentos com qualidades acabariam pour perdre a qualidade devido ao mau transporte e a má conservação.

O reponsável da PJ guineense considera que a não apresentação dos documentos comprovativos da origem dos medicamentos apenas confirma que os remédios são falsos.A outra operação chamada de ‘Lala Kema’ visa às Alfândegas da Guiné-Bissau, onde a PJ já deteve três pessoas suspeitas de estarem a trabalhar como agentes de despacho de uma forma ilegal. Os referidos agentes emitem despachos de produtos que saem das alfândegas sem entrar nos cofres do Estado.A Operação ‘Diário Nota dos Alunos’ também já tem pessoas detidas entre professores e alunos.

Nesta operação, a PJ deteve 54 certificados falsos em diferentes liceus da capital Bissau. Na limpeza ao sistema de ensino nacional, a Polícia Judiciária deteve um aluno de Bafatá que estuda 10ª Classe, mas que conseguiu comprar certificados de 10ª, 11ª classe e 12º Ano de escolaridade, que apresentou no Ministério da Educação para o efeito de uma bolsa de estudo em que fora selecionado, mas foi descoberto e detido pela PJ. O jovem do leste do país devia deixar o país no passado dia 5 de Agosto corrente.

Biai afirma que o combate contra a corrupção recai em cima dos corruptores passivos e ativos, ou seja, as pessoas que corrompem e os corrompidos. 

Por: Sene Camará
Fotos: SC
OdemocrataGB

PM ESCLARECE QUE NÃO QUER PRENDER CRIANÇAS, MAS COLOCÁ-LAS NUM CENTRO


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, esclareceu hoje que não pretende mandar prender crianças talibés, mas retirá-las das ruas do país e mandá-las para um centro onde terão educação cuidada.

De partida para uma visita privada a Marrocos, Itália e Grécia, o chefe do governo guineense esclareceu não ser sua intenção prender crianças talibés (muçulmanos que pedem esmolas pelas ruas do país) mas cuidar da sua formação «para o futuro do país».

Sissoco Embaló afirmou, contudo, não estar a voltar atrás na sua posição e disse ainda estar a reforçar a sua determinação de mandar para um centro qualquer criança talibé apanhada nas ruas do país a mendigar.

«Vou repetir, já dei ordens ao ministro do Interior, qualquer criança talibé apanhada na rua, já temos um sítio para a colocar, não vai para nenhuma prisão. Já que os pais não têm condições de a ter, o Estado tem obrigação com essas crianças, são futuros quadros deste país», frisou o primeiro-ministro guineense.

Sissoco Embaló disse ser inegociável a sua determinação de querer retirar das ruas crianças, que realçou serem elementos da sua comunidade, os Fulas, e da sua religião, os muçulmanos.

«Quando és membro de uma comunidade e vês que estão a adiar o futuro da mesma tens que reagir», enalteceu, para reforçar que vai «endurecer a posição» contra os pais e encarregados de educação de crianças talibés.

«Vou endurecer a posição, uma criança talibé, em qualquer parte do país, a pedir esmola, já temos um lugar para a colocar», avisou o líder do governo guineense que pediu que se afaste a política desta questão.

Aos críticos que, disse, evocam os direitos das crianças, perguntou se mandar crianças para as ruas não é violar os seus direitos e lembrou-lhes ainda que não podem gostar mais dessas crianças do que ele, que é membro da sua comunidade.

«Como disse, são crianças da minha comunidade e da minha religião, pelo que assumo essa questão», declarou Umaro Sissoco Embaló.

//Abola
Radiojoem