sábado, 18 de janeiro de 2014

Airbus disponível para aconselhar criação de companhia aérea na Guiné-Bissau

"Se um dia a Guiné-Bissau decidir criar a sua própria companhia aérea, o nosso grupo estará disponível para dar aconselhamento técnico", disse Phillipe Bohn


A Airbus, fabricante europeu de aviões, está disponível para aconselhar as autoridades da Guiné-Bissau caso estas decidam criar uma companhia aérea nacional, anunciou hoje em Bissau, Phillipe Bohn, dirigente da empresa.

Phillipe Bohn e Jean Phillipe Gouyet, vice-presidente da Airbus para África, foram recebidos em audiência pelo primeiro-ministro do Governo de transição da Guiné-Bissau, Rui de Barros, a quem manifestaram a disponibilidade.

"Se um dia a Guiné-Bissau decidir criar a sua própria companhia aérea, o nosso grupo estará disponível para dar aconselhamento técnico", disse Phillipe Bohn.

De acordo com este responsável da Airbus, são poucos os países que hoje em dia que compram aviões, mas o sistema de 'leasing' poderia ser uma alternativa.

Os dois responsáveis da Airbus estão a realizar um périplo por vários países da Africa Ocidental, tendo passado já pelo Senegal, Togo e Burkina Faso, antes de se reunirem com as autoridades de transição em Bissau.

Na sequência da suspensão dos voos da TAP, transportadora aérea portuguesa, para Bissau, desde 11 de dezembro, o porta-voz do Governo guineense de transição, Fernando Vaz, chegou a afirmar que o país pode vir a criar a sua própria companhia aérea.

Até ao momento não foram adiantados mais pormenores sobre o assunto.

A TAP realizava três voos semanais de ida e volta entre Lisboa e Bissau, a única ligação direta do país à Europa, que terminou depois de as autoridades guineenses terem forçado a tripulação do voo de 10 de dezembro passado a levar 74 passageiros sírios com passaportes falsos para Portugal.
publicado em 17 Jan 2014 - 23:51
http://www.ionline.pt/artigos/mundo/airbus-disponivel-aconselhar-criacao-companhia-aerea-na-guine-bissau

Portugal vai fornecer apoio material às eleições na Guiné-Bissau

Portugal vai "fornecer material, incluindo boletins de voto, em apoio às eleições presidenciais e legislativas de 16 de março" na Guiné-Bissau, anunciou hoje a embaixada portuguesa na capital guineense.

O apoio surge "em resposta à solicitação apresentada" e dele foi já dado conta à Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau, em reuniões realizadas na quarta-feira em Bissau e Lisboa, refere a representação diplomática, em comunicado.

Guiné-Bissau: Sede do UNIOGBIS invadida por militares em Buba

Bissau - O Escritório do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) confirmou, esta sexta-feira, 17 de Janeiro, a invasão do seu gabinete pelos militares e elementos da Guarda Nacional, a 16 de Janeiro em Buba, região de Quinara, sul do país.

Um grupo de homens armados dirigiu-se às instalações do UNIOGBIS com a finalidade de confirmar se, no local, havia informações sobre a presença do ex-Primeiro-ministro deposto pelos militares a 12 de Abril, Carlos Gomes Júnior, que poderá estar escondido em Buba.