terça-feira, 16 de novembro de 2021

NOTA DE IMPRENSA DA PGR ...que sirva de esclarecimento sobre alguns equívocos entre o caso do avião Airbus A-340 e a Operação RED da PJ a mando do Ministério Público.

Fonte: Maurício Alves Correia

Dia das Forças Armadas - Primeiro-ministro diz que qualquer guineense deve se sentir orgulhoso das Forças Armadas

Bissau, 16 Nov 21 (ANG) – O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian disse que qualquer guineense deve se sentir orgulhoso das Forças Armadas devido o seu “trabalho árduo” feito para que o país consiga a sua soberania.

“Hoje temos soberania e independência. Sinto orgulho de ser guineense, e penso que qualquer cidadão deve sentir grato por este dia e esse árduo trabalho que as Forças Armadas fizeram para poder trazer a independência”, enalteceu.

Afirmou  que o governo está a esforçar para melhorar as condições das Forças Armadas.

Nabian lamentou que passados  48 anos da Independência o país está como está devido aos sucessivos conflitos que não o ajudaram a avançar como os da sub-região.

Disse qqque  que o governo está consciente desta situação e está a trabalhar afincadamente para levar a Guiné-Bissau a um desenvolvimento sustentável.

Questionado se as recentes declarações do Presidente da República em que afirma que, em qualquer momento, pode exonerar o primeiro-ministro,  não põem em causa a sua função, Nabian respondeu que ninguém veio para exercer a função do Estado  permanente.

“Ninguém veio para exercer função no Estado a  pensar que deve permanecer nela. Qualquer dia vou sair e outra pessoa vai assumir essa função do Primeiro-ministro, por isso, estou tranquilo”, disse.

Nuno Nabiam considera que  essa não é uma questão sobre a qual se deve falar agora, e sustenta que estão a trabalhar, e que tem uma  relação normal com o Presidente da República .

Ao responder aos jornalistas sobre uma investigação internacional pedido pelo seu gabinete sobre o avião retido no aeroporto, Nabiam reafirmou que o trabalho está a seguir o seu trâmite legal, frisando que quer sair desse processo com cabeça erguida.

“Essa é a questão que abalou o país inteiro. Queremos dignificar as instituições do Estado, portanto, existem pessoas a fazerem o trabalho segundo as normas e regras que estão a serem cumpridas”, disse Nabian, garantindo que quando o processo for concluido todo o mundo e o Povo vão saber qual é a verdade.

O palco da cerimónia da comemoração do Dia das Forças Armadas Revolucionária do Povo, Estádio 24 de Setembro estava repleto da população vestida, na sua maioria, de camisolas de cores da bandeira nacional.

O desfile militar de diferentes batalhões dos militar dos três ramos das Forças Armadas, Forças da Guarda Nacional, Brigada de Polícia de Trânsito e Serviço de Proteção Civil e Bombeiros marcaram o evento. 

ANG/DMG/ÂC//SG

Cerimónia inaugural da Av. Presidente Macky Sall em Bissau - Discursos Presidentes Macky Sall e Umaro Sissoco Embalo na cerimónia inaugural da Av. Presidente Macky Sall em Bissau.




RadioBantaba
 / 
Rádio Jovem Bissau

Leia Também:


Bissau, 16 Nov 21 (ANG) – O Presidente senegalês prometeu hoje que vai  enviar um grupo 15  técnicos especialistas de saúde do seu país para prestar serviços nos hospitais da Guiné-Bissau.

Macky Sall que falava na cerimónia da inauguração da avenida batizada com seu nome, no trajecto que liga a Chapa de Bissau à Carracol, garantiu o aprofundamento da cooperação existente desde a luta armada até a data presente  entre os dois povos.

Sall que chegou na manhã de hoje ao país, para assistir as celebrações simultâneas do Dia da Forças Armadas e da Independência Nacional, agradeceu a hospitalidade, simpatia, amizade e fraternidade do povo guineense.

Por sua vez, o Chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embaló disse que o evento se realiza no quadro das relações de cooperação e de amizade entre a República da Guiné-Bissau e do Senegal.

Acrescentou que o presidente senegalês não só ajudou na reabilitação da estrada mas que também apoiou o país noutros  domínios.

Sissoco Embaló referiu que foi o chefe de Estado senegalês quem doou uma embarcação para a travessia do rio Farim, frisando que pediu-lhe ainda para doar mais uma  outra para colocar noutras localidades.

Na cerimónia de inauguração da Avenida Macky Sall estiveram presentes o presidente da Libéria George Weah, o primeiro-ministro da Guiné Conacri, ministro da defesa de Mauritânia, ministro da defesa de Gana e uma reprentação da  AREzKI, empresa  executou da obra. 

Parada Militar - Cerimónia oficial de comemoração do dia da Independência Nacional (24 de Setembro) e 16 de Novembro, Dia das Forças Armadas Revolucionárias do Povo - FARP…

Celebramos hoje 16 de Novembro 2021, a data das Forças Armadas Guineenses que colminou com a cerimónia da festa da Independência Nacional da Guiné-Bissau;


 



Que Deus abençoe esta Nação.


Transmissão direta “Especial 16 de Novembro” - Cerimónia oficial de comemoração do dia da Independência Nacional (24 de Setembro) e 16 de Novembro, Dia das Forças Armadas Revolucionárias do Povo - FARP….

TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Estádio 24 set. palco central das comemorações do dia das Forças Armadas e das festividades da Indipendência.

Comemorações do dia da FARP no Estadio 24 de Setembro... 👇

TV  Bantaba_presente_festividades... CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

RadioBantaba

Chegada de Presidente do Senegal MACKY SALL ...Chegada de Ministro de Guineé-Conakry ...Chegada de ministro de Defesa de República de Gana


Chegada de Ministro de Guineé-Conakry👇👇👇



 RadioBantaba 

Chefes de Estado da Libéria e do Senegal em Bissau para celebrações

Por LUSA 16/11/21 

A Guiné-Bissau assinala hoje o aniversário das Forças Armadas e o dia da independência com a presença de vários convidados internacionais, incluindo os chefes de Estado da Libéria e do Senegal.

Além do Presidente da Libéria, George Weah, e do Presidente do Senegal, Macky Sall, também vão participar na cerimónia o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, e o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas de Portugal, almirante Silva Ribeiro, que realizam também visitas oficiais ao país.

A cerimónia vai decorrer no estádio nacional 24 de Setembro e inclui uma parada militar, um discurso do chefe de Estado e um almoço oferecido pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, na presidência guineense, em Bissau.

As Forças Armadas da Guiné-Bissau foram criadas a 16 de novembro de 1964 pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

O dia da independência da Guiné-Bissau assinala-se a 24 de setembro, mas o Presidente Sissoco Embaló decidiu adiar as celebrações para novembro por se encontrar na altura na Assembleia-Geral das Nações Unidas, a decorrer em Nova Iorque.

O Chefe do Estado Guineense, faz visitas ao local de encontro das suas "amigas irmãs", milhares portadoras de deficiências

O Povo Humilde da Guiné-Bissau 🇬🇼 ! 

(...) durante a aprendizagem da minha vida social e dentre outras, aprendi viver com as pessoas dentro do meu coração;

Todavia disse o Thaís Moraes: A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar;

No dia, 15 de Novembro 2021, de uma forma não institucional, o Chefe do Estado Guineense, faz visitas ao local de encontro das suas "amigas irmãs", milhares portadoras de deficiências;

Que Deus abençoe esta Nação Guineense

 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

ESTATUTO DOS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PÁTRIA “DESABOU” NA ANP

Odemocratagb.com

O projeto do Estatuto do Combatente da Liberdade da Pátria “desabou” no Parlamento. O projeto foi submetido. à votação e conseguiu apenas 30 votos a favor, 41 abstenções e zero contra. O elemento de dirscórdia entre 85 dos 102 deputado presentes na sessão desta segunda-feira, 15 de novembro de 2021, nasceu da discussão para aprovação, com emenda, a proposta do Estatuto da comissão Eventual para a Elaboração dos Estatutos dos Antigos Combatentes e a criação de uma conferência nacional que poderá permitir o conhecimento das problemáticas dos antigos combatentes.

A bancada parlamentar do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), da União para Mudança (UM) e da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) defenderam a aprovação do Estatuto em discussão. 

Enquanto as bancadas do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), do Partido da Renovação Social (PRS) e do Partido da Unidade Nacional (PND) defenderam a realização de uma conferência nacional para discutir a situação dos antigos combatentes.

Em declarações aos jornalistas, Califa Seide, líder da bancada do PAIGC, lamentou o facto de  alínea b) do primeiro ponto da ordem do dia ter sido chumbado na sessão, o que considera  “triste tendo em conta a pertinência do assunto”.

“Falamos tanto dos antigos combatentes, quando é momento de mostrar o nosso sentimento para com eles, é nesse momento que algumas pessoas buscam outros argumentos, é triste”, criticou.

Seide disse que a questão da conferência já foi debatida há mais de um ano, tendo lembrado que o governo é que tem a competência de realizar a conferência nacional, não o Parlamento.

O deputado frisou que o estatuto caiu por causa de pretexto de outras bancadas parlamentares. Acrescentou que a conferência nacional não irá trazer nada de novo, porque “o acto é só para analisar a situação dos combatentes”.

Em reação, o líder da bancada do PRS, Nicolau dos Santos, defendeu que o estatuto dos combatentes da liberdade da pátria é um regime jurídico que não pode ser tratado com a precipitação.

“Esse assunto deve ser  tratado sem precipitação. Se esperamos quarenta e tal anos por que razão não podemos esperar apenas um mês?”, questionou.

O deputado disse que é perda de tempo elaborar uma lei que mais tarde vai ser corrigida, por isso sublinhou que é importante esperar a conferência nacional.

Para o líder da bancada do MADEM-G15, Abdu Mané, esse assunto deveria ter sido trabalhado juntamente com os antigos combatentes, porque “há pessoas que não são antigos combatentes, mas estão a beneficiar das regalias de um libertador”. 

Neste particular enfatizou que a conferência nacional vai permitir que que eles próprios (antigos combatentes) identifiquem quem são os verdadeiros antigos combatentes. 

“É convém trabalharmos bem para regularizar a situação dos verdadeiros antigos combatentes para que possam receber as suas pensões devidamente”, defende.

Por: Djamila da Silva  

os hospitais não são sítios para aglomeração das pessoas, diversão, falar em voz alta, levar muitas cargas entre outros aspectos negativo ...

 Hospital Nacional Simão Mendes

A prevenção é importante não só na saúde física, mas também nos pensamentos que são os causadores de nossos males e no próximo.

Uma chamada de atenção aos utilizadores dos recintos hospitalares (população em geral) os hospitais não são sítios para aglomeração das pessoas, diversão, falar em voz alta, levar muitas cargas entre outros aspectos negativo que praticamos no dia a dia e muito menos para criar parlatório mesmo se fosse em situação ligada a morte.

 Todos nós somos seres humanos, sabemos perfeitamente o que segnifica a perda de um antiquerido, mas o importante é tentar controlar a situação em vez de criar muitos alarmes nos hospitais.

Devemos ter na nossa mente que, os utentes que lá se encontram precisam de um repouso total.

# O poder do silêncio é mil vezes maior do que o som #