quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Angola: Primeiros resultados provisórios dão vitória ao MPLA

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) obteve 64,58% dos votos, quando estão escrutinados os votos de 5.938.853 dos 9.317.294 eleitores inscritos, anunciou em Luanda a Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Totais nacionais provisórios foram anunciados pela porta-voz da CNE, Júlia Ferreira

Os números das eleições gerais de 23 de agosto divulgados esta quinta-feira (24.08) pela CNE colocam o partido no poder em Angola no limiar da maioria qualificada ou de dois terços. Com 64,58% dos votos, o MPLA teria perdido 7,28 pontos percentuais em comparação com as eleições de 2012. 

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) obteve 1.043.255 de votos (24,04%, mais 5,73 pontos percentuais do que em 2012) e a Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) alcançou 371.724 votos (8,56%, mais 2,56 pontos percentuais do que em 2012).

Com esta vantagem do MPLA de mais de 40 pontos percentuais ao segundo partido classificado, é quase garantido que João Lourenço será o próximo Presidente de Angola. A Constituição de Angola prevê que o cabeça-de-lista do partido mais votado é eleito Presidente da República.

A UNITA já rejeitou os resultados provisórios divulgados pela CNE. ""Se queremos um país sério, as instituições têm de ser sérias. Não é a CNE que vai contrariar a vontade do povo", disse diz José Pedro Catchiungo, mandatário do maior partido da oposição.

(artigo em actualização)

Dw.com/pt

OMS reitera apoio ao combate à resistência antimicrobiana em África

Representante da agência em Moçambique, Jamila Cabral dirige reunião de reflexão em Maputo; agência da ONU capacitou cerca de 110 delegados de 25 países africanos.

               Representantes que participaram no evento em Maputo. Foto: Emidio Josine

Ouri Pota da ONU News em Maputo.

Representantes de 12 países africanos participam até esta quinta-feira em Maputo num evento de reflexão e troca de experiências sobre o consumo de medicamentos usados para combater bactérias no continente.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, organiza a reunião em parceria com o Governo de Moçambique para a revisao de uma avaliação do consumo, do preço e da disponibilidade dos chamados antimicrobianos na região.

Formação

A representante da OMS em Moçambique,  Jamila Cabral, disse que a resistência ao tipo de remédios é uma das prioridades da ação da agência e destacou que são importantes os planos de combate a resistência antimicrobiana em cada país.

                                         Jamila Cabral. Foto: Emidio Josine

"Os fatores mais importantes que estão na origem da resistência antimicrobiana na região africana estão relacionados com o uso irracional de antimicrobianos e a falta de controlo e de prevenção da disseminação de infeções bacterianas, tanto nos hospitais como na comunidade. O insuficiente diagnóstico e a falta de novos antimicrobianos assim como a fraca higiene são responsáveis por esta situação".

Cabral lançou um apelo para o combate a resistência antimicrobiana.

Desafios

"Nos próximos anos a luta contra a resistência antimicrobiana vai ter uma influência importante na melhoria do estado de saúde das nossas populações, ela será fortemente dependente do desenvolvimento dos sistemas de saúde e das suas capacidades. Temos muito trabalho pela frente e, por isso, espero este seminário seja frutífero e que ao saírem daqui esteja todos equipados para desencadearem as ações necessárias nos vossos respetivos países".

Na terceira oficina da OMS as nações participantes são Botsuana, Burquina Fasso, Burundi, Costa do Marfim, Etiópia, Ghana, Quénia, República Democrática do Congo, Tanzânia, Senegal, e Zimbabué.

Unmultimedia.org

UNITA contesta anúncio de vitória do MPLA

Partido pede à CNE que divulgue resultado real.

LUSA/JOOST DE RAEYMAEKER

O vice-presidente da UNITA, Raúl Danda, contestou nesta quinta-feira o anúncio de vitória do MPLA nas eleições angolanas, pedindo à Comissão Nacional Eleitoral para "ter a coragem de divulgar os resultados provisórios reais" que vão chegando aos partidos.

"Não sei de onde o MPLA está a tirar este resultado. Nós estamos a falar daquele que é o resultado real, e que estamos à espera que a CNE tenha coragem de divulgar. Não sabemos porque não o fez até agora", disse à Lusa Raúl Danda.

Eram 11h50 quando o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder) anunciou que, com cinco milhões de votos contados em todo o país, tem a "maioria qualificada assegurada" e garantida a eleição de João Lourenço como Presidente da República.

"Temos vindo a fazer a compilação dos dados que os nossos delegados de lista nos têm remetido, das actas síntese que obtiveram das assembleias de voto a nível de todo o país. E, numa altura em que temos escrutinado acima de cinco milhões de eleitores, o MPLA pode garantir que tem a maioria qualificada assegurada", disse o responsável para as questões políticas e eleitorais do MPLA, João Martins.

A UNITA diz que os resultados que lhe estão a chegar contradizem o anúncio do MPLA.

"O resultado que nos está a chegar das mesas e das actas-síntese das assembleias de voto, que devem estar afixadas, contradizem completamente isso que o MPLA está a tentar dizer", sublinhou o vice-presidente da formação do galo negro, Raúl Danda.

"Não é só o MPLA que está a fazer contagem. A UNITA também se preparou para fazer contagem e estamos a fazê-lo com base nas actas, nas contagens feitas nas assembleias de voto", salientou.

Publico.pt

Terroristas poderiam ter produzido entre 100 e 150 quilos de explosivo

Os autores dos atentados na Catalunha poderiam ter produzido entre 100 e 150 quilos de explosivo TATP com os 500 litros de acetona que adquiriram, indicaram especialistas, observando que costuma ser produzido em pequenas quantidades por ser altamente sensível.


Fontes militares e policiais explicaram à agência noticiosa espanhola Efe o funcionamento deste tipo de explosivo, conhecido como "a mãe de Satã", que os membros da célula terrorista de Ripoll estavam a manipular na moradia de Alcanar (Tarragona) quando explodiu em pleno processo de preparação, a 16 de agosto, antes dos atentados em Barcelona (17 de agosto) e em Cambrils (18 de agosto), que fizeram 15 mortos e mais de 120 feridos.

Para fazer TATP, o explosivo que o grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) usa nos seus atentados na Europa, são necessários três elementos relativamente acessíveis: um ácido forte, como o sulfúrico, peróxido de hidrogénio (água oxigenada) e acetona.

De acordo com as fontes consultadas, a grande quantidade de acetona que os 'jihadistas' compraram em princípios de janeiro, como consta de um recibo encontrado nos escombros da casa de Alcanar, daria para produzir entre 100 e 150 quilos de TATP, uma enorme quantidade quando comparada, por exemplo, com um projétil de artilharia de 155 milímetros, que tem apenas 35 quilos no seu interior.

"Fabricá-lo é fácil, vai-se a uma drogaria e compra-se o que é preciso", resumem as fontes, acrescentando que misturar os ingredientes é que é mais complicado, já que se trata de um explosivo altamente instável e muito sensível ao calor ou a fricções.

O EI divulga na internet manuais sobre como fazer TATP, que supostamente os terroristas de Ripoll consultaram, e aconselha os seus membros a elaborá-lo, embora em algumas ocasiões estes 'jihadistas' utilizem um explosivo militar se tiverem acesso a ele, por se tratar de um material muito mais seguro e que se assemelha a plasticina.

A "mãe de Satã" pode apresentar a forma de pó seco ou de gel, embora na primeira forma tenha maior potência e seja, ao mesmo tempo, mais fácil de detonar.

No caso dos 'jihadistas' da Catalunha, eles preparavam-se para utilizar o explosivo seco, como se depreende das declarações do único sobrevivente de Alcanar, que disse à polícia catalã, os Mossos d'Esquadra, que estavam à espera que secasse para carregar as furgonetas e atentar contra monumentos de Barcelona, como a icónica basílica da Sagrada Família, desenhada por Gaudí.

Segundo os especialistas, depois da secagem, que demora entre 24 e 48 horas, o explosivo deve ser usado nas semanas seguintes, porque depois desse tempo começa a evaporar e desaparece.

NAOM

Caso Chimpanzés - Transferência dos primatas para Zâmbia e Quénia em breve, garante IBAP

Bissau, 24 Ago 17 (ANG) – O Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) reiterou recentemente que esta em curso o processo de transferência para Quénia e Zâmbia dos três chimpanzés, apanhados nas matas do sul do paíse mantidos em cativeiro.

Em nota  à imprensa,  datada de 17 do mês em curso, entregue hoje à ANG, o IBAP esclarece que para a concretização do envio destes animais para um santuário apropriado, serão respeitados todos os trâmites administrativos e veterinários.

Segundo a nota, as condições para a tranferência destes chimpanzés fêmeas, têm a ver com atrasos dos exames e certificados veterinários que devem ser emitidos por um especialista autorizado, para testar ausência de doenças epizoóticas e zoonóticas.

Devido a inexistência de serviços especializados no país, o IBAP recorreu á Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau e a uma Investigadora pós-doutoral do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), para identificar um laboratório que aceite realizar os exames.  

Assim, os seus parceiros apoiaram a deslocação de um veterinário especializado em animais selvagens desde Junho deste ano, para anestesiar os três chimpanzés, recolha de amostras de sangue, medição dos aspectos biométricos, realização do teste de tuberculina, zaragatoas e aplicação de um número de identificação.

O problema de captura de Chimpanzés para a comercialização, tem sido o grande problema com que o IBAP tem sido confrontado há vários anos, informa a nota, que dijz que no entanto a organização sempre fez questão de devolve-los ao seu habitat, apesar de , em alguns casos, das rejeições de que são alvos pelos animais da sua espécie.

Em 2015, a Direcção do Parque Natural de Cantanhez recuperou um chimpanzé fêmea juvenil chamada Bô, capturada pela população local, na aldeia de Gandambel, a que um especialista português em primatas tentou reintroduzi-la na floresta, mas que não foi possível, porque ela não quis voltar, por o grupo de chimpanzés a terem rejeitado.

Igualmente, em 2016, animal da mesma espécie mas do género feminino de nome Bella também  foi recuperada, mas o processo da sua reintegração na família natural não foi possível e actualmente ela se encontra sob gestão dos serviços da Guarda Nacional, na região de Tombali, em Mampatá-Forea.

A terceira chimpanzé de nome Emília que foi entregue a Direcção do Parque Nacional de Dulombi está em cativeiro em Bambadinca.


Os Chimpanzes de origem da Africa Ocidental são uma espécie rara e completamente protegida e consta da lista vermelha da UICN, o que significa que estão em extinção pelo que merecem toda a protecção pela Convenção Internacional das Espécies de Fauna e Flora Ameaçadas de Extinção (CITES), ratificada pela Guiné-Bissau.

O IBAP com a ajuda de diferentes parceiros há dois anos estabeleceu contactos com outras estruturas internacionais para obter orientações sobre as modalidades de adopção destes primatas noutros países com melhores condições. 

Segundo a Aliança Pan Africana do Santuário, os únicos disponíveis para receber os referidos animais são o da Zâmbia e do Quénia,e  IBAP entrou em contacto com eles e forneceram informações sobre os procedimentos necessários para a transferência dos chimpanzés.

ANG/JD/JAM/SG

Cabo Verde inicia negociações para assumir presidência rotativa da CEDEAO


Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde já iniciou negociações para assumir a presidência da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na próxima cimeira dos Chefes de Estado e de Governo desta organização em 2018, acabou de anunciar o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silv, na cidade da Praia.

Ulisses Correia e Silva disse tratar-se de um processo normal de rotatividade preventivo nos estatudo da comunidade oeste-africana e "que faz com que no próximo ano seja a vez de Cabo Verde presidir à comissão da CEDEAO.

“Nós temos todo o interesse e está convergente com aquilo que nós defendemos relativamente a termos Cabo Verde com posicionamento muito forte a nível da integração regional e à ocupação de cargos de responsabilidade”, afirmou o chefe do Governo cabo-verdiano, esperando que o país possa conseguir atingir este objetivo.

Questionado pelos jornalista se Cabo Verde já tem identificada a personalidade que irá assumir o cargo de presidente da comissão da CEDEAO, o primeiro-ministro cabo-verdiano disse que "ainda não" mas que as negociações estão a decorrer para posteriormente se fazer essa escolha.

“Nós temos que criar condições como estamos a fazer, com negociações tranquilas junto da CEDEAO para podermos ter acesso ao cargo e, logo depois, definirmos e negociarmos o melhor perfil para um cargo internacional e regional muito importante.”, sublinhou.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, anunciou que vai aproveitar a sua participação na VII Conferência Internacional de Tokyo (Japão) sobre o Desenvolvimento em África (TICAD) a ter lugar em Maputo (Moçambique), de 23 a 26 de agosto corrente, para analisar, com vários ministros de países membros da CEDEAO presentes no evento, a questão da presidência da Comunidade que Cabo Verde deverá assumir no próximo ano

PANA CS/DD 24agosto2017 

JOMAV: “SÃO OS PRÓPRIOS GUINEENSES QUE ‘MATARAM’ O PAÍS SONHADO POR CABRAL”

O Presidente da República, José Mário Vaz, afirmou esta quarta-feira, 23 de Agosto de 2017, que são os próprios guineenses que ‘mataram’ o país sonhado por Amílcar Lopes Cabral. Sem dar detalhes, o Chefe de Estado guineense, em alusão às ideologias de Cabral, insiste que só com as bolanhas, o país pode ter tudo de que precisa, sobretudo a auto-suficiência alimentar.

Nesse sentido, Vaz pede entendimento no seio dos guineenses, e desafia a população a pautar pela verdade e trabalho como caminho para desenvolver a Guiné-Bissau.

José Mário Vaz falava na cerimónia de despedida dos 510 peregrinos guineenses à cidade Santa de Meca, na Arábia Saudita, para cumprimento de um dos cinco pilares do Islão.

Falando perante os peregrinos, o presidente da república disse estar satisfeito com o trabalho realizado pelo comissariado para peregrinação e desfafia os muçulmanos, de regresso à Meca, a aplicarem o mesmo formato, trabalhando arduamente para construção da Guiné-Bissau. De acordo com José Mário Vaz, ninguém virá de outro lado para construir a pátria de Cabral, mas sim são os próprios guineenses que devem assumir o desenvolvimento do seu país.


Chefe de Estado exorta, contudo, aos peregrinos no sentido de pedirem a Deus, na cidade Santa de Meca, para abençoar a Guiné-Bissau e incutir na cabeça de todos os guineenses a cultura de trabalho, sendo que o momento não é de palavras, mas sim é de ação, ou seja, de “Mão Na Lama” (mão à obra). E, finalmente, desejou boa viagem à comitiva guineense à cidade Santa de Meca.

O Alto-Comissariado Nacional de Peregrinação, Botche Candé, lembra que a missão de comissariado de peregrinação é ajudar qualquer candidato à peregrinação, de acordo com a sua necessidade, para deslocar-se à cidade Santa de Meca.

“Temos 510 peregrinos, 370 conseguiram bolsas graças ao pedido de Presidente José Mário Vaz. 140 candidatos pagaram dois milhões e quinhentos mil de francos CFA cada e deste montante o Governo adicionou uma soma de 350 mil francos cfa a cada peregrino, portanto neste momento tudo está pago para que possam viajar sem problemas,” conclui Botche Candé.

O Coordenador da Comissão de Peregrinos Guineense, Dino Seide, assegura que na história da Guiné-Bissau, nunca houve a generosidade e afeção de Estado junto à comunidade muçulmana guineense.

Em nome dos peregrinos, Tcherno Baciro Cuncum, agradece o Chefe de Estado, Governo e a equipa de Alto Comissariado de Peregrinação da Guiné-Bissau, pelo gesto e a forma como organizou a viagem dos peregrinos, rumo à cidade Santa de Meca, onde vão pedir a Deus para abençoar a Guiné-Bissau e o povo em geral. 

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche
OdemocrataGB 

Saúde Materno Infantil - “Mais de 52 por cento das crianças guineenses são amamentadas exclusivamente”, diz Ivone Moreira

Bissau, 24 Ago 17 (ANG) – Mais de cinquenta e dois por cento de recém-nascidos na Guiné-Bissau são amamentados exclusivamente nos primeiros seis meses de vida, afirmou quarta-feira a Directora do Serviço de Alimentação, Nutrição e Sobrevivência da Criança.

Em declarações à ANG por ocasião do mês de amamentação exclusiva que se assinala em Agosto , Ivone Menezes Moreira confirmou que este dado consta do inquérito do MICS 2014.

Ivone Moreia destacou  que   o mês de amamentação nacional é celebrado para sensibilizar e informar as mães sobre a importância do aleitamento materno para as crianças durante os primeiros seis meses de vida.

Esclareceu que para uma criança crescer saudável e inteligente, logo ao nascer deve ser amamentado imediatamente, isso ajuda a regular doenças de diabetes, hipertensão, de que eventualmente a mãe possa padecer, e evita também os riscos de cancro da mama e de colo de útero.

“Também constitui um método de planeamento familiar seguro, além de permitir o fortalecimento do sistema de crescimento do bebé“, disse moreira, tendo acrescentado ainda que dificilmente a criança adoece.

Aconselhou as mães para evitarem de dar de comer e beber aos seus bebés logo no primeiro semestre de vida, porque torna as crianças mais fracas em relação aos que foram bem amamentadas exclusivamente durante seis meses.

Esclareceu que o leito materno é rica e tem tudo que uma criança precisa desde  água, vitaminas e outras proteínas.

“Se a mãe é funcionária pública ou privada deve, antes de ir trabalhar, espremer o peito e colocar o leite num biberão para dar a criança durante a sua ausência, “aconselhou.

Ivone Moreira disse que, mundialmente, as mães têm uma licença para amamentar durante seis meses ao contrário da Guiné-Bissau onde se  dá três meses, apesar de ainda não estar oficializada pela Assembleia Nacional Popular.

Aquela responsável agradeceu a UNICEF pelo empenho e apoio que tem dado ao ministério da Saúde todos os anos através do programa de amamentação, desnutrição aguda e grave das mães e crianças na Guiné-Bissau.

ANG/JD/JAM/SG

Saiba porque a água engarrafada tem validade e o que ocorre ao expirar

Alguma vez se perguntou porque é que a água tem validade e se é mesmo preciso respeitá-la?


Provavelmente já reparou que a água engarrafada vem com uma validade carimbada de cerca de dois ou três anos. Esta validade define o período de tempo em que a água estará nas suas condições ótimas e, segundo o Jornal Ciência, também serve para identificar a fábrica e a data em que foi engarrafada, caso exista a necessidade de isolar algum contaminante e recolher as garrafas.

A água, como o oxigénio ou o aço ou qualquer outra substância que ocorre naturalmente, é simplesmente um composto químico, não tem idade nem validade, não se estraga. No entanto, como reporta o site Daily Meal, a água é armazenada em plástico e esse plástico pode estragar-se.

Ao longo do tempo o plástico pode degradar-se e libertar alguns compostos para a água. Além disso, o plástico não é totalmente impermeável e portanto algas e bactérias podem infiltrar-se e crescer dentro da água engarrafada se a deixar armazenada e esquecida por muito tempo.

Ainda assim isto não quer dizer que se abrir uma garrafa cinco ou seis anos depois de a comprar a água estará estragada, só não estará tão pura. Fervê-la pode resolver o assunto, uma vez que elimina todos os organismos ‘extra’ que a água possa ter.

Noticiasaominuto

Forças de segurança da zona leste recebem formação sobre violência baseada no género


A Secção do Estado de Direito e instituições Segurança (ROLSI) do UNIOGBIS iniciou ontem a formação sobre violência baseada no género que decorre até dia 25 de agosto, em Gabú, beneficiando 25 agentes da segurança pública da província leste do país.

A formação integra os agentes da guarda nacional e da polícia de ordem pública e centra-se na igualdade do género, na violência baseada no género e também sobre Direitos Humanos em particular os direitos das crianças.

De acordo com a Conselheira Policial para área do Género e Direitos Humanos do UNIOGBIS, Teresa Pinto, “pensou-se em organizar este tipo de formação porque as polícias nacionais têm muita carência de formação e esta é um área muito importante no desenvolvimento da paz e da estabilidade na Guiné-Bissau, a promoção dos direitos humanos e igualdade entre homens e mulheres é muito importante para o desenvolvimento do próprio país”.

Em representação dos formandos, Sargenta Raquel Gomes Indi, chefe do Gabinete de Género e Direitos Humanos do Comando Regional da Polícia em Gabú, afirma que “formação é importante para o nosso trabalho porque também somos a parte no processo de aplicação da lei e na garantia da segurança para população e, a partir deste seminário já sabemos como é que podemos actuar nas nossas comunidades sendo uma obrigação de garantir a segurança pública” e por outro lado Raquel Indi considerou que “na região de Gabú as mulheres são muito vulneráveis a violações no seio das suas famílias”.

ONU na Guiné-Bissau

MPLA anuncia vitória por maioria qualificada em Angola

João Lourenço será o futuro Presidente da República.


O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) anunciou hoje que, com cinco milhões de votos escrutinados em todo o país, tem a "maioria qualificada assegurada" e a eleição de João Lourenço para Presidente da República.

NAOM

Quem é o engenheiro Cipriano Cassamá? Demagogo, Oportunista e Mentiroso!

Por Prs Diáspora

Primeiro: Em Julho de ano 2015 Criou crise com o Governo, exigindo a demissão do Ministro das finanças do Governo de Dsp exigindo aumento de salário dos deputados, para o proveito próprio, no qual injuriou, insultou, escumalhou o referido Ministro. 

Logo de seguida, o mesmo aconteceu com o Primeiro Ministro DSP; Depois foi o PR , no quel ele o Ciprias convocou uma Sessão Parlamentar só para os Deputados debaterem sobre o falso alarme de demissão do Governo, e que transbordou em insultos ao Peimeiro Magistrado de Nação (PR). Contra a nossa tradição Parlamentar, pela primeira vez na nossa história, um Presidente da ANP organiza a presidência aberta da ANP com, único fito de declarar, entre outras barbaridade, o seu manifesto extemporâneo, como proximo Presidente da Republica ... desafiando e afrontando o PR.

Este psicopata, pretensioso, pedante político tem propalado em entrevistas, réplicas e nos seus périplo a falácia de que o PR é culpado da crise que ele, Cipriano, pungentemente criou, com abstenção dos 15 aquando da votação do programa do Governo de Carlos Correia. 

Mais, chega ao cúmulo do ridículo, apregoando aqui e acolá GOVERNO ILEGITIMO, esquecendo que a legitimidade ocorre no Parlamento, pela votação do Programa que esse apresenta. Por isso, tem que abrir o Parlamento, lugar onde os REPRESENTANTES do POVO exercem, democrática e constitucionalmente o poder de fiscalizar o executivo e poder legislativo. 

Além disso, quem é, ILEGITIMO de facto é o próprio Presidente Parlamento, que não reuni nenhuma sessão já há quase dois anos, enquanto que a lei obriga 4 sessões por ano. E, também, carece de reconfirmação no cargo pela votação de maioria dos Deputados (Que são Representantes do Povo, independentemente do círculo eleitoral, muito menos do Partido), -Aliás a nova maioria que sempre existiu nos Parlamentos de outros Países de Democracia mais avançada, nomeadamente França e Portugal o Governo vigente - Ademais, corrupiando e surrupiando, (com o seu jeito de bandido e petulante), o dinheiro dos contribuintes ou seja do povo, que finge defender, amotinando em expedientes recambolescos de "Comissão Permanente" e " Regimento do Parlamento" violando a seu bel prazer a Constituição da República, como se da sua casa se trata. E, ultimamente, a escamotear atrás, de missões subversivas, da União dos Parlamentos Africanos. Triste atitude deste Psicopata! Obesecado pelo Poder e pelo dinheiro..... 

Para finalizar, dos ventos vindo de Cabo Verde, convém esclarecer que ele foi recebido no quadro de missão da UPA em conjunto com outros líderes Parlamentar, aproveitando para " APARECER", como ele gosta, em entrevistas, palestras e conferências etc... E, parece que última vez que lá esteve, de passeata como sempre, não deixou boa fama, entre outras baboseiras, pediu audiência com o PR de Cabo Verde, apareceu uma hora e meia depois, não foi recebido pura e simplesmente. 

Assim, vai envergonhando o País e Guineenses com sua petulância e pretensa POSE de intelectual, do qual não tem nada, senão a vontade desalmada de pertencer ao grupo daqueles que ainda vivem a sombra do passado. Ele como muitos outros, esquecendo que só com o mérito de esforço e seriedade serão reconhecidos por quem quer que seja e onde quer que seja. Haja vergonha! 

Fonte: DS/RPRS - CV 23/08/2017