sábado, 27 de outubro de 2018

Preparativos para inauguração da Sede Nacional do Madem-G15

Trabalhos estão a decorrer numa grande velocidade, e tudo aposto para amanhã. A nossa sede é digno da nossa grandeza, no entanto, para construir um país, primeiro tem que dar exemplo: construir a sua casa (sede).






Juventude Madem-G15

SÓ A UNIÃO FAZ A FORÇA




















Seule l'Union fait la force

LES ETHNIES DE LA COTE D'IVOIRE ET D'AFRIQUE

Opinião: Alberto M´Bunhe Nambeia é, indiscutivelmente, o líder político mais estável na Guiné-Bissau.


No dia 15 de dezembro de 2012 Alberto M´Bunhe Nambeia foi eleito presidente de Partido da Renovação Social (PRS), com 562 votos num universo de 801 delegados; e no 29 setembro 2017 foi reeleito com 808 votos num universo de 944 votantes.

Desde eleito no 2012 e reeleito no 2017, Alberto Nambeia com uma sabedoria extraordinário, continua a manter disciplina e união no PRS e faz do PRS o partido, mais organizado na Guine Bissau. 

Durante seis anos, Alberto M´Bunhe Nambeia com Florentino Mendes Pereira, (Secretário-geral), com segredo “transparência e justiça”, fizeram um trabalho extraordinário.

O PRS nasceu do nada, tinha apenas projetos e a determinação de servir o país. E ao mesmo tempo, tinham também adversário o partido que tinham tudo; tinham militantes, tinham dinheiro e tinham apoios internacionais. Mas, os antigos líderes do PRS projetaram o partido com base da união. 

O último Congresso do PRS demonstrou que é um partido de militantes unidos.

PRS tem possibilidade de ganhar próxima eleição legislativa porque, é o partido, mais organizado e, mais estável hoje na Guine Bissau; além disso, é o partido que integra maior número de jovens na tomada da decisão do partido.

Alberto M´Bunhe Nambeia, provavelmente vai ser, o melhor político do ano 2018 na página de faladepapagaio.

Próxima: José Mário Vaz é o presidente mais persistente na história da Guine Bissau.

Faladepapagaio

TÉCNICOS DE TIMOR-LESTE CHEGAM A BISSAU PARA REPARAR OS KITS ELEITORAIS UTILIZADOS EM 2014

Os Técnicos Timorenses já se encontram na Guiné-Bissau para fazer a manutenção dos materiais de recenseamento que o Timor Leste ofereceu a Guiné-Bissau em 2014


No encontro, esta sexta-feira (26), com o Presidente da Republica, José Mário Vaz, o chefe da Missão timorense, Tomas de Rosário Cabral, diz que os técnicos vão apoiar na manutenção dos Kits e trabalhar em colaboração com o Gabinete Técnico do Apoio ao Processo Eleitoral (GETAP).

“Chegamos através de uma nova resolução que a equipa vai estar em Bissau para apoiar a manutenção dos kits eleitorais”

Tomas de Rosário Cabral mostra ainda a disponibilidade em trabalhar com o governo liderado por Aristides Gomes.

“Estamos comprometidos que temos compromisso com o governo para juntos trabalharmos”, admite.

Os restos dos materiais para o recenseamento oferecidos pelo Timor-Leste em 2013/2014, estão a ser reabilitados pelos Técnicos Timorenses que já estão no país. 



Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Fotos José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Bissau On-line

//RSM

TENDÊNCIA - ‘Vernizes’ para os dentes? Há quem esteja confiante de que será tendência

A cada dia uma cor, que melhor condiga com a mala ou os sapatos. A proposta é mais ou menos esta.


Nada como uma dentição saudável e cuidada, que resulta em dentes brancos e sem qualquer mancha. Pelo menos esta é a ideia mais comum, mas há quem queira inovar e trazer para os dentes uma nova tendência que passe pela aplicação de cor.

Para Silverstein, o empresário que lançou a ideia sobre a qual falou à Fox News, vê a tendência tornar-se tão comum quanto as tatuagens são hoje. O primeiro passo serão os festivais de música, onde muitos parecem estar mais propícios a arriscar no look, mas Silverstein acredita que logo a pintura dos dentes passará para o quotidiano, no qual muitos irão pintar os dentes para melhor condizer com o look ou com o cabelo.

Cada frasco de ‘verniz de dentes' estará à venda por cerca de 20€ e disponível em inúmeros tons vivos como azul, verde ou amarelo. Numa só cor ou num mix de tons, os dentes mantém-se pintados por cerca de 24 horas ou até se lavar os dentes com uma pasta de dentes normal, já que a comida e bebida não afeta a tinta, que por sua vez não afeta a saúde, garante o empreendedor que apresenta este novo produto, que garante ser 100% seguro a base alcoólica utilizada no mesmo.


NAOM

GOVERNO VIOLOU ACORDO DOS CAPITÃES DA SELEÇÃO NACIONAL

O Governo Liderado por Aristides Gomes violou o acordo com os capitães da seleção nacional, por não liquidar as dividas relativos aos prêmios dos jogos e das despesas aos jogadores, que remontam desde CAN-2017.


Segundo o protocolo de acordo que “O Golo GB” teve acesso, o Governo assumiu o compromisso de saldar a totalidade das dívidas para com os jogadores, em que a primeira prestação devia ser paga, antes do jogo com a Republica da Zâmbia. Mas o que “O GOLO GB” apurou é que o Executivo não pagou as dividas e assim sendo mais uma vez, violou o acordo assinado entre as partes.

Entre outros pontos constantes no documento, o executivo, através da Secretária de Estado dos Desportos, tinha prometido liquidar todas as dívidas com todos os jogadores da seleção nacional, antes do jogo da quarta jornada frente a Zâmbia em Bissau, em que os Djurtus venceu por 2/1.

Nesse sentido, o capitão da seleção nacional de futebol, José Luís Lopes (Zezinho), pediu ao primeiro-ministro, Aristides Gomes no sentido de intervir o mais rápido possível, na liquidação das  as dívidas para com os jogadores da seleção nacional de futebol.

O capitão dos Djurtus, manifestou ao primeiro-ministro a insatisfação dos jogadores para com o governo e a Federação de Futebol em relação aos prêmios dos jogos que remontam desde a participação no Campeonato Africanos das Nações no ano passado.

“Peço ao chefe do governo no sentido de equacionar todos os mecanismo mais rápido possível para liquidar todas as dívidas com os atletas da seleção nacional”, exortou o jogador, para de seguida avisar que já estão cansados em exigir o pagamento dessas dividas.

Numa curta intervenção na despedida dos jogadores com o primeiro ministro em Bissau, depois da vitoria frente a Zâmbia,  Zezinho alertou ainda que  vai chegar o momento em que os jogadores vão reagir sobre esse assunto.

Salienta-se que os atletas da turma nacional voltaram para as suas respectivas equipas sem serem, ao menos, informados sobre o acordado com o governo para a liquidação das dívidas, que tinham antes das duas partidas.

Por: Idjé Da Costa

ogologb.com