terça-feira, 20 de dezembro de 2022

"O foco principal do ministério em 2022 é a promoção do destino da Guiné-Bissau", diz Fernando Vaz...

Ministério do Turismo e Artesanato  Bissau: 20/ 12/ 2022.

O ministro do Turismo e Artesanato disse que o foco principal do ministério que dirige em 2022  foi a promoção do destino da Guiné-Bissau, porque a imagem do país no exterior é muito negativa, fruto de “sucessivas instabilidades políticas e tentativas de golpes de Estado”.

Fernando Vaz falava, segunda-feira,(19)à ANG e RDN numa entrevista conjunta em jeito de balanço dos trabalhos realizados pelo Ministério do Turismo e Artesanato, no decurso deste ano .

Disse que perante  esse quadro é dificil haver turistas, porque procuram sempre um lugar seguro, onde não vai haver problemas, onde a imagem do paίs que é vendido fora é convidativo sem noticias negativas.

O governante disse que, em função disso fizeram no exterior uma promoção que demonstra  que, o que se mostra da Guiné-Bissau lá fora não é verdade.

"Mostramos que, se alguém visitar a Guiné pode sair e passear nas ruas à qualquer hora e não vai ser assaltado ou morto, que o país não tem nível elevado de assassinatos, e que o roubo existe tal como em qualquer parte do mundo mas sem grande nível, comparativamente à  outros países onde são raptados os turistas”, disse.

Vaz acrescentou  que mostraram que o destino turístico guineense conta ainda com  um povo muito acolhedor, solidário e que gosta de receber e respeitar estrangeiros.

“Conseguimos passar essa imagem em várias ocasiões onde estivemos em Feiras Internacionais, Bolsas de Turismo, onde convidamos as pessoas para virem conhecer o destino Guiné-Bissau, um país seguro onde o povo sabe receber e respeitar as pessoas com educação e princípios”, salientou.

O ministro do Turismo conta que estiveram ,em Fevereiro deste ano, na Bolsa do Turismo de Lisboa (BTL) onde exibiram  a cultura guineense, suas ilhas, a mata de Cantanhez, Varela e todos os potenciais turísticos que existem no país, e diz que a ação teve um  impato “muito grande” que fez com que o Presidente português e outras individualidades visitassem o Stand da Guiné-Bissau.

Referiu-se a relização de um  Forúm de atração de investimento para o setor turistico, que contou com a  participação do Presidente de Câmara de Lisboa, opradores dos setores de turismo, agências de viagens,  entre outras instituições.

Aquele responsável disse que, por força das restrições impostas no quadro da redução das  despesas públicas, o Ministério do Turismo  não  participou  em  vários fóruns, nomeadamente o de  Paris, Berlim, Inglatera, limitando-se a acompanhar tudo através  de suas antenas.

Fernado vaz destacou os trabalhos feitos pela embaixadora de Turismo, na pessoa da falecida Mariama Barbosa, que foi apresentadora do canal televisivo português SIC.

“Ajudou muito fazendo  trabalhos brilhantes de promoção da imagem do país sem pedir nada em troca”, disse Fernando Vaz.

A Guiné-Bissau, diz o ministro, vai continuar na senda de promoção turística, sendo que no ano passado foi eleito o 2º destino mundial para se conhecer, pelo canal televisivo CNN.

"Participamos na Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Angola onde discutimos a questão de mobilidade entre países da organzação para promover desenvolvimento do turismo.

Fernando Vaz disse que, dentro em breve o acordo de mobilidade vai começar a ser implementado e que  não será  preciso visto para turista dos países membros desta organização.

ANG/MI/ÂC//SG //BDS.

Afeganistão: Exclusão das mulheres da universidade é "indefensável"

© Reuters

POR LUSA  20/12/22 

Os Estados Unidos condenaram hoje a decisão do regime talibã de proibir a admissão de mulheres nas universidades públicas e privadas no Afeganistão, sublinhando que esta posição é "absolutamente indefensável".

"Os talibãs não podem esperar ser um membro legítimo da comunidade internacional até que respeite os direitos de todos os afegãos, especialmente os direitos humanos e as liberdades fundamentais de mulheres e meninas", sublinhou o embaixador Robert Wood, representante alternativo para assuntos políticos especiais nas Nações Unidas.

Num 'briefing' do Conselho de Segurança da ONU, em resposta à decisão dos talibãs em banir as mulheres das universidades, Robert Wood condenou "veementemente" esta "posição absolutamente indefensável".

"Continuaremos a trabalhar com este Conselho para falar a uma só voz sobre esta questão", garantiu ainda, de acordo com a nota de imprensa enviada pelo Departamento de Estado norte-americano.

O regime talibã do Afeganistão proibiu hoje, "até nova ordem", a admissão de mulheres nas universidades públicas e privadas de todo o país, anunciou o Ministério do Ensino Superior local, citado pela agência noticiosa afegã Jaama Press.

Num curto comunicado, difundido também pela rede de televisão oficial Tolo, o ministério afegão apela à suspensão da admissão de mulheres nas instituições de ensino superior.

O ministro da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício afegão, Mohamad Khalid Hanafi, também precisou hoje que a reabertura dos centros educativos, encerrados desde a chegada ao poder dos talibãs, "depende em grande medida da criação de um ambiente cultural e religioso decente".

As autoridades talibãs têm sido criticadas pelo encerramento dos centros educacionais e pela exclusão de estudantes do sexo feminino do ensino, num quadro mais vasto de medidas discriminatórias contra as mulheres, que as afastam dos empregos e acabam por impor o respetivo dia a dia.

Desde agosto que as autoridades impedem as alunas do ensino superior de regressarem às aulas, autorizando apenas os alunos.

Em fevereiro, o processo de reabertura das universidades terminou após a imposição da segregação por sexo nas salas de aula.


Leia Também: Talibãs proíbem educação universitária para mulheres no Afeganistão

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades Suzi Barbosa recebeu em audiência, o Cônsul Geral do Reino de Espanha na República da Guiné-Bissau, Carlos Jiménez Iglesias.

Na audiência, o Cônsul da Espanha entregou o Registo Criminal da Ministra de Estado, emitido pelas autoridades competentes Espanholas e que atesta a integridade e bom comportamento pessoal, social e criminal durante os 10 (dez) anos que ela viveu em Espanha.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

OMS: Problemas de saúde mental podem afetar ¼ da população ucraniana

© Reuters

Notícias ao Minuto  20/12/22 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 10 milhões de pessoas possam sofrer ansiedade ou stress pós-traumático, consequência da guerra que se vive há 10 meses em território ucraniano.

A invasão da Rússia à Ucrânia, que se prolonga há quase 10 meses, poderá ter consequências no que diz respeito à saúde mental dos ucranianos. O alerta foi feito por Jarno Habicht, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A OMS estima que até 10 milhões de pessoas correm o risco de sofrer algum tipo de transtorno mental, variando de ansiedade e stress a condições mais graves", como stress pós-traumático, disse o representante da OMS na Ucrânia, numa conferência de imprensa, citado pela agência Reuters.

O sistema de saúde da Ucrânia tem estado sob grande pressão desde o início da guerra. Dados da OMS dão conta que, até agora, foram registados cerca de 700 ataques a hospitais ou unidades de saúde em todo o país.

"Isso marca uma clara violação do direito internacional. A saúde nunca deve ser um alvo. A meio dos ataques em andamento, a OMS continua a fornecer suprimentos médicos que salvam vidas em todo o país", afirmou Jarno Habicht, que alertou ainda que os crescentes ataques russos a infraestruturas críticas da Ucrânia estão a colocar em risco a vida de profissionais de saúde e milhares de pacientes.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou pelo menos 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões de refugiados para países europeus, pelo que as Nações Unidas classificam esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Há o receio de que muitos mais possam deixar as suas casas durante o inverno, uma vez que os repetidos ataques russos às infraestruturas deixaram milhões de ucranianos sem energia, aquecimento ou água em todo o país. 

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

Comprimido para as dores de cabeça é a solução contra as manchas de suor... Confuso? Explicamos tudo.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  20/12/22 

As manchas de suor são um problema. Pode lavar várias vezes as camisas e t-shirts que permanecem. O mau cheiro é algo que também persiste. Existem alguns truques que pode usar para eliminar odores e manchas. Um deles passa por aplicar um conhecido medicamento para as dores de cabeça. Saiba tudo.

Segundo o portal El Español, as aspirinas efervescentes são uma ajuda neste processo. Tudo o que tem de fazer é colocar quatro comprimidos em 100 ml de água e depois aplicar a mistura na roupa. Deve deixar atuar durante três a quatro horas antes de voltar a lavar da forma habitual.

O bicarbonato de sódio é outra das dicas. Terá de fazer uma pasta com água e depois juntar às manchas. Também o limão é identificado como um potencial tira nódoas de suor. Só tem de espremer umas gotas por cima das manchas.

O champô seco não tira as nódoas, mas pode aliviar o cheiro destas peças de roupa, se as tiver a usar na altura. Borrifar com um pouco de vinagre também ajuda. Outra dica passa por dissolver várias colheres de sal em água morna e usar essa mistura na roupa. Depois deve lavar de imediato.

O sol é outro grande aliado. É sempre a melhor escolha para secar as roupas. O cheiro a suor irá sair mais facilmente.

Ucrânia eleita como 'país do ano' pelo jornal The Economist... O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já tinha sido destacado como 'personalidade do ano' pela revista Time e pelo jornal Financial Times.

© Reuters

Notícias ao Minuto  20/12/22 

A Ucrânia foi eleita o 'país do ano' pelo jornal The Economist graças ao "heroísmo do seu povo e por enfrentar um ‘valentão’", de acordo com uma publicação do jornal.

Para os jornalistas e editores do jornal de economia britânico, em 2022, esta escolha foi "óbvia".

Apesar de a distinção ser dada para um país que "mais melhorou no último ano", desta vez a Ucrânia tornou-se numa "escolha incomum" porque a vida dos ucranianos piorou drasticamente desde a invasão de Moscovo ao país, desde fevereiro.

"Multidões morreram. Cidades foram destruídas e carbonizadas. Milhões fugiram das suas casas. A economia da Ucrânia encolheu cerca de um terço. Por causa dos ataques russos, muitos ucranianos estão a tremer de frio, no escuro, sem eletricidade", relatam.

Recorde-se que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky e "o espírito da Ucrânia" foram eleitos a 'Personalidade do Ano' pela revista Time.

"Para provar que a coragem pode ser tão contagiosa como o medo, para inspirar pessoas e nações a unirem-se em defesa da liberdade, para lembrar ao mundo a fragilidade da Democracia - e da paz -, Volodymyr Zelensky e o espírito da Ucrânia são a Personalidade do Ano da Time 2022", escreveu a revista sediada em Nova Iorque.

Já anteriormente, o chefe de Estado ucraniano foi considerado a 'Personalidade do Ano' pelo Financial Times. Esta publicação, recorde-se, comparou Zelensky ao antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, mas o presidente da Ucrânia asseverou ser "mais responsável do que corajoso".

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou pelo menos 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões de refugiados para países europeus, pelo que as Nações Unidas classificam esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.755 civis mortos e 10.607 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Cem mil trabalhadores digitais deixaram a Rússia este ano

Leia Também: Espírito da Ucrânia? "Trata-se do desejo natural de viver e cuidar"

Leia Também: Talibãs proíbem educação universitária para mulheres no Afeganistão

COREIA DO SUL: EUA abrem primeira base da Força Espacial na Coreia do Sul... Norte-americanos reforçam, assim, a sua presença militar na Ásia, principalmente em torno da China e da Coreia do Norte.

© Song Kyung-Seok/Pool via REUTERS

Notícias ao Minuto  20/12/22  

Os Estados Unidos inauguraram a primeira base da sua Força Espacial além-fronteiras, na Coreia do Sul. A 65 quilómetros de Seul, na Base Aérea de Osan, os norte-americanos puseram mãos à obra no novo espaço daquele que é o mais jovem 'braço' das suas Forças Armadas.

A Força Espacial foi lançada em 2019, ainda sob a administração Trump, e a sua nova base, dirigida pelo coronel Joshua McCullion, vai ajudar, argumentou o mesmo, a defender a região contra ameaças locais. "A apenas 77 quilómetros daqui existe uma ameaça existencial [a Coreia do Norte]; uma ameaça que temos de estar preparados para dissuadir, da qual nos defender e, se necessário, derrotar", defendeu McCullion.

A cerimónia decorreu numa altura em que as tensões entre a Coreia do Norte a Coreia do Sul aumentam, com os sul-coreanos a realizar exercícios conjuntos com as tropas norte-americanas, ao mesmo tempo que a China e a Rússia têm também realizado ações conjuntas no Mar da China.

Também a Coreia do Norte tem chamado a atenção do mundo, intensificando o lançamento de mísseis nos últimos meses.

Três mortos em explosão que interrompeu gasoduto Rússia-Ucrânia... Uma explosão destruiu parte de um gasoduto na Rússia central, causando três mortos e interrompendo o seu funcionamento.

© REUTERS/Denis Sinyakov/File Photo

Notícias ao Minuto

A exportação de gás russo para a Europa tem sido um dos temas mais sensíveis da atualidade desde o início da invasão russa da Ucrânia a 24 de fevereiro, e o processo acaba de ficar mais difícil. É que, na região central da Rússia, uma explosão rebentou com parte de um gasoduto que fornece gás à Europa, através da Ucrânia, causando ainda a morte de três pessoas.

Trata-se do gasoduto Urengoi-Pomary-Uzhhorod, que faz chegar gás da região da Sibéria até à Europa, passando pela Ucrânia. A explosão interrompeu, no entanto, o fluxo do mesmo, conforme avançaram autoridades locais citadas pela Reuters.

Oleg Nikolayev, governador da república de Chuváchia, na Rússia, disse, a meios locais, que não se sabia ainda quando se resumiria o fluxo de gás, e que, para além dos três trabalhadores que morreram vítimas da explosão, um quarto, camionista, "encontra-se em estado de choque".

Após o início da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro, os preços do gás aumentaram exponencialmente, devido à redução na exportação deste produto por parte do Kremlin. Nesta terça-feira, a Gazprom, empresa de energia estatal russa, disse esperar exportar, nas próximas 24 horas, 43 milhões de metros cúbicos de gás para a Europa, através da Ucrânia.

A invasão russa da Ucrânia espoletou um conflito armado que, segundo dados das Nações Unidas, já levou à deslocação de mais de 14 milhões de pessoas, 6,5 milhões das quais deslocados internos e mais de 7,8 milhões que fugiram para países europeus. Há a registar, segundo estes dados, pelo menos, 6.755 civis mortos e 10.607 feridos.


Leia Também: UE reduz consumo de gás natural em 20,1% entre agosto e novembro

Encerramento do Fórum Panafricano de Lideres juvenis

Radio Voz Do Povo 

Lançamento do Livro do antigo do Bastonário, Domingos Quadé na abertura da 3a Edição da Jornada Académica da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau.

Radio Voz Do Povo

Pelas mãos do Coordenador Nacional do MADEM-G15, Sr. Braima Camará, acompanhado por altos dirigentes do partido e familiares, foi entregue ao Centro de Saúde Juvenal Fernandes, em Geba, região de Bafatá, uma ambulância e motorizadas.


Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

UE coloca Moçambique na lista de alto risco de branqueamento de capitais

© Lusa

POR LUSA  20/12/22 

A Comissão Europeia incluiu hoje Moçambique na lista de jurisdições de países terceiros considerados de alto risco devido a deficiências estratégicas nos seus regimes de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Em comunicado, o executivo comunitário anuncia que procedeu hoje à atualização da lista, tendo retirado três jurisdições, designadamente Nicarágua, Paquistão e Zimbabué, mas acrescentado cinco: República Democrática do Congo, Gibraltar, Moçambique, Tanzânia e Emirados Árabes Unidos.

"Há necessidade de continuar a identificar e listar países terceiros de alto risco com deficiências estratégicas nos seus quadros nacionais de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, com vista a trabalhar em estreita colaboração com eles para prevenir os riscos de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo. Isto ajudará os países envolvidos nos seus esforços e protegerá o sistema financeiro da UE e o bom funcionamento do nosso mercado único", comentou a comissária responsável pelos Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinness.

A lista da UE tem em conta informações fornecidas pelo Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) e as alterações introduzidas por esta instituição durante o ano de 2022 na sua lista de Jurisdições sob Vigilância Reforçada.

A Comissão indica que está "estreitamente envolvida no acompanhamento dos progressos realizados pelos países e territórios enumerados e trabalha em estreita colaboração com eles para reduzir os atrasos na luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo e para os ajudar a implementar plenamente os seus respetivos planos de ação, tal como acordado com o GAFI".

As instituições financeiras europeias e outras entidades são obrigadas a aplicar uma maior diligência nas transações que envolvam jurisdições de países terceiros colocados nesta lista de alto risco.


COREIA DO NORTE: Pyongyang ameaça ações militares contra o Japão... O regime da Coreia do Norte respondeu agressivamente ao novo plano de defesa do Japão, apresentado a semana passada.

© Reuters

Notícias ao Minuto  20/12/22 

O Japão prepara-se, conforme anunciou na semana passada, para duplicar o seu investimento na defesa nacional, garantindo ter uma capacidade de "contra-ataque" e reforçando a sua proteção perante ameaças que poderão vir da China e da Coreia do Norte.

Quem não gostou do anúncio foi, no entanto, Pyongyang, que ameaçou tomar “medidas militares ousadas e decisivas” contra Tokyo se continuar o seu projeto de armamento e reforço defensivo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte disse, em comunicado citado pela Associated Press (AP), que o esforço do Japão para adquirir capacidade de contra-ataque não tem nada a ver com autodefesa, mas sim com uma tentativa clara de adquirir “capacidade de ataque preventivo destinada a lançar ataques em territórios de outros países”.

“A tola tentativa do Japão de saciar a sua ganância de coração negro – a construção da sua capacidade de invasão militar com o pretexto de um exercício legítimo de direitos de autodefesa – não pode ser justificada e tolerada”, disse um porta-voz não identificado do ministério em comunicado veiculado pelos meios de comunicação estatais.

“O nosso país continuará a tomar medidas para mostrar o quanto estamos preocupados e descontentes com a tentativa injusta e gananciosa do Japão de realizar as suas ambições”, pode-se ainda ler no mesmo, acusando os Estados Unidos de apoiar este plano japonês e ameaçando tratar-se de medidas militares "ousadas e decisivas” necessárias para proteger a sua soberania e interesses nacionais.


Leia Também: Coreia do Norte lança mais um míssil balístico para o mar de Leste

GUERRA NA UCRÂNIA: Kyiv diz que russos já perderam 99.230 soldados...Os ucranianos contam ainda mais de 600 mísseis de cruzeiro que foram abatidos.

© Генеральний штаб ЗСУ / General Staff of the Armed Forces of Ukraine

Notícias ao Minuto  20/12/22 

A Ucrânia terá, desde o início da invasão russa a 24 de fevereiro, matado 99.230 soldados ao serviço do Kremlin. Os dados são do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, que faz um balanço dos 'danos' feitos à Rússia durante esta guerra.

Para além dos 99.230 soldados mortos, Kyiv conta ainda a eliminação de 2.995 tanques, 5.974 veículos blindados de combate, 1.960 sistemas de artilharia, 410 foguetes de lançamento múltiplo, 212 sistemas de guerra antiaérea, 281 aeronaves, 266 helicópteros, 4.599 veículos motorizados e tanques de combustível, 16 navios de guerra/barcos, 1.680 veículos aéreos não tripulados, 177 unidades de equipamentos especiais e um total de 653 mísseis de cruzeiro que foram abatidos.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro, espolentando um conflito armado que, segundo dados das Nações Unidas, já levou à deslocação de mais de 14 milhões de pessoas, 6,5 milhões das quais deslocados internos e mais de 7,8 milhões que fugiram para países europeus. Há a registar, segundo estes dados, pelo menos, 6.755 civis mortos e 10.607 feridos.

EUA considera acordo para biodiversidade ponto de viragem e elogia China

© CAROLYN KASTER/POOL/AFP via Getty Images

POR LUSA  20/12/22 

O acordo assinado na 15.ª Conferência das Partes (COP15) da Organização das Nações Unidas para a biodiversidade foi considerado um "ponto de viragem" pelos EUA , que realçaram o papel da China na construção deste entendimento histórico.

"O quadro global sob a biodiversidade é o ponto de viragem de que precisávamos para combater a crise da biodiversidade", declarou aos jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

Qualificou o acordo como "radical e ambicioso" e disse esperar que "o trabalho duro feito neste contexto se traduza em resultados concretos".

Ned Price declarou-se "sensível" ao trabalho diplomático da China, presidente da COP15, e do Canadá, país que recebe a conferência.

"Esperamos que isto suscite uma cooperação mais aprofundada com a China em desafios comuns", acrescentou.

Os EUA são o único país membro da ONU que não ratificou a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). Não obstante, têm um papel de observador especial e contribuem para o Fundo Mundial para o Ambiente destinado aos países em desenvolvimento.

Ao fim de quatro anos de negociações difíceis, 10 dias e uma noite de maratona diplomática, mais de 190 Estados chegaram a um acordo na segunda-feira para procurar travar a destruição da biodiversidade e dos seus recursos.

Este "pacto de paz com a Natureza" é designado "Acordo de Kunming-Montréal". Visa proteger as terras, os oceanos e as espécies da poluição, da degradação e da rutura climática.

Os países chegaram a acordo sobre um calendário para proteger 30% do planeta até 2030 e mobilizar 30 mil milhões de dólares de ajuda anual para a biodiversidade nos países em desenvolvimento.


Leia Também: França pede à China que procure reequilíbrio comercial com Europa

Amber Heard aceita pagar 1 milhão de dólares a Johnny Depp... Será o fim da batalha legal entre o antigo casal?

Por sicnoticias.pt

A atriz Amber Heard anunciou esta segunda-feira que chegou a um acordo para encerrar o recurso no processo de difamação que a opõe a Johnny Depp, concordando em pagar um milhão de dólares ao ex-marido.

"Depois de uma longa reflexão tomei a difícil decisão de fechar um acordo", divulgou a atriz através da rede social no Instagram, sem especificar os termos financeiros.

A atriz de 36 anos recorreu inicialmente contra o veredicto conhecido em junho, quando foi condenado a pagar 10 milhões de dólares (cerca de 9,4 milhões de euros) à estrela de filmes como os Piratas das Caraíbas, que por sua vez foi condenado a pagar 2 milhões de dólares (cerca de 1,9 milhões de euros) a Heard.

"Tomei essa decisão depois de perder a fé no sistema de justiça americano, onde o meu testemunho público serviu como entretenimento e deu o que pensar nas redes sociais", acrescentou a atriz.

Os advogados de Johnny Depp, de 59 anos, saudaram a conclusão deste acordo na segunda-feira, noticiou a agência France-Presse (AFP).

"Temos o prazer de encerrar oficialmente este capítulo doloroso para o Sr. Depp, que deixou claro ao longo deste processo que a sua prioridade é revelar a verdade", referiram os advogados Benjamin Chew e Camille Vasquez.

"O pagamento de um milhão de dólares [cerca de 940 mil euros] - que o Sr. Depp se compromete a doar para instituições de caridade, o que ele realmente fará - demonstra que a Sra. Heard reconhece as conclusões" da justiça, acrescentaram.

A batalha legal entre o antigo casal começou num artigo publicado pelo Washington Post em 2018, na qual Amber Heard se descrevia como "uma figura pública que representa a violência doméstica", sem citar o ex-marido.

Assegurando que esse texto havia destruído a sua reputação e a sua carreira, Johnny Depp processou a ex-mulher por difamação, com um pedido de 50 milhões de dólares (cerca de 47 milhões de euros) de indemnização.

Amber Heard contra-atacou e exigiu o dobro. Ao fim de seis semanas de audiências, os jurados do tribunal de Fairfax, nos subúrbios de Washington, concluíram que os ex-cônjuges se difamaram, mas estimaram que os danos sofridos por Johnny Depp foram maiores.

O julgamento, altamente divulgado e transmitido em direto pela televisão, foi acompanhado por milhões de telespetadores em todo o mundo e provocou uma explosão de mensagens hostis à atriz nas redes sociais.

GUERRA NA UCRÂNIA: Putin levou 'Cheget', a 'mala nuclear', para a Bielorrússia

© Reuters

Notícias ao Minuto  20/12/22 

A última aparição pública de 'Cheget' foi em abril, quando foi vista no funeral do político ultranacionalista Vladimir Zhirinovsky, que contou com a presença de Putin.

O presidente russo, Vladimir Putin, foi fotografado junto a um assessor e aos guarda-costas, com um deles a fazer-se acompanhar pela 'mala nuclear' blindada quando aterrou na Bielorússia para conversações cruciais com o presidente do país a respeito da guerra na Ucrânia.

Putin costuma viajar com uma mala blindada que diz ter ligação automática do presidente russo ao controlo das forças nucleares. 

Segundo Putin, a mala transmite os códigos que dão ordens diretas ao comando militar central e o Estado-Maior pode enviar a autorização para comandantes individuais ou iniciar o lançamento de mísseis terrestres diretamente como alternativa.

O 'escudo improvisado' para o proteger dos assassinos é usado como meio de intimidação aos políticos.

A mala, chamada 'Cheget', está, segundo o Metro.co, coberta por uma armadura e é sempre carregada por uma série de guarda-costas que nunca saem de perto de Putin.

Embora nunca longe do líder russo, a última aparição pública de 'Cheget' foi em abril, quando foi vista no funeral do político ultranacionalista Vladimir Zhirinovsky, que contou com a presença de Putin.

O homem responsável pelo transporte nesse dia, o coronel reformado do FSB, Vadim Zimin, foi encontrado morto com um ferimento de bala em casa, em junho deste ano, depois de se ter "tentado suicidar" na sequência de uma investigação criminal sobre acusações de corrupção.


Leia Também: Putin adiou início da invasão em pelo menos três ocasiões, alega Kyiv