sábado, 31 de janeiro de 2026

EUA ordenam saída do Níger de pessoal diplomático não essencial... O Departamento de Estado norte-americano anunciou hoje que ordenou a saída imediata do Níger dos seus funcionários diplomáticos não essenciais e das respetivas famílias.

Por LUSA 

O anúncio segue-se a um ataque, hoje reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico, contra o aeroporto da capital, Niamey, na quinta-feira. 

Em comunicado, Departamento de Estado citou "riscos de segurança" para justificar a decisão.  

Embora o Níger sofra ataques de terroristas islamitas há cerca de uma década, é invulgar que esta violência afete a capital. 

O Níger também enfrenta ataques mortais do Boko Haram, grupo terrorista ativo em vários países da região. 

De acordo com a ACLED, a violência extremista causou cerca de 2.000 mortes em 2025 no Níger. 

O país é governado por uma junta militar, no poder desde julho de 2023, após um golpe de Estado que derrubou o Presidente eleito, Mohamed Bazoum. 

O chefe da junta, o general Abdourahamane Tiani, conduz uma política soberanista e expulsou os soldados franceses e norte-americanos envolvidos na luta anti-extremista no país. 

Com os dois vizinhos, Burquina Faso e Mali, também governados por regimes militares resultantes de golpes de Estado e confrontados com a mesma violência, aproximou-se de novos parceiros, como a Rússia. 

Os três países formaram uma confederação, a Aliança dos Estados do Sahel, e afirmam ter criado uma força conjunta de 5.000 homens para combater o terrorismo. 


Leia Também: Milhares protestam em Minneapolis contra política de imigração de Trump

Milhares de manifestantes concentraram-se hoje em Minneapolis para protestar contra as operações realizadas pela agência de imigração norte-americana, que resultaram na morte de dois manifestantes nas últimas semanas.


Situs inversus: Conheça a condição de saúde rara de Catherine O'Hara... Catherine O'Hara, a mãe do Kevin em "Sozinho em Casa”, morreu esta sexta-feira aos 71 anos. As causas da morte não foram divulgadas. Ainda assim, sabe-se que a atriz sofria de Situs inversus, uma anomalia bastante rara. Conheça-a.

Por Noticiasaominuto.com 

Morreu esta sexta-feira aos 71 anos Catherine O'Hara, a mãe de Kevin em "Sozinho em Casa”. As causas da morte não foram adiantadas, mas era conhecida uma condição rara que afetava a atriz, Situs inversus. Trata-se de uma condição congénita rara em que vários órgãos aparecem espelhados no corpo, do lado oposto ao que seria dito normal.

“Sim, eu sou uma aberração”, disse numa entrevista em 2021 quando revelou como tinha descoberto esta condição. Tal como acontece em muitos casos do género, é uma patologia que muitas vezes não é detetada e o diagnóstico acaba por ser algo por acaso.

O que é Situs inversus?
De acordo com a Cleveland Clinic, a Situs inversus ocorre numa em cada 10 mil pessoas e é mais comum em homens. A atriz revelou na entrevista que foi diagnosticada após um conjunto de exames de rotina, onde se incluiu um eletrocardiograma e um raio-x.

No caso de Catherine O'Hara era conhecido que tinha inversão cardíaca, ou dextrocardia com situs inversus. O coração, bem como outros órgãos da atriz, estavam do lado oposto,  numa imagens espelhada do que acontece com a maioria das pessoas.

“O situs inversus pode desenvolver-se isoladamente, mas geralmente está associado a outros defeitos ou problemas. Pessoas com situs inversus podem levar uma vida normal”, explica a Cleveland Clinic. Explicam que neste situação os órgãos desenvolvem-se numa formação direita-esquerda e não esquerda-direita.

Explicam que existem dois tipos de situs inversus: dextrocardia e a levocardia. No caso da dextrocardia “ocorre quando a ponta do coração aponta para o lado direito do tórax e quando existem outros órgãos invertidos”. Já no caso da levocardia acontece “quando o ápice do coração está apontando para o lado esquerdo do tórax, como em uma cardiopatia congénita normal, mas os demais órgãos estão invertidos”.

Apontam que mais de 100 genes estão associados a esta condição rara. Os progenitores têm de transmitir o gene para que os filhos herdem esta condição. Pode também ocorrer devido à diabetes da mãe, ao fumo do tabaco durante a gravidez e também devido ao histórico familiar de anomalias não cardíacas.

Quais são os sintomas
“É possível que não desenvolva nenhum sintoma com situs inversus. Embora os seus órgãos estejam invertidos, geralmente ainda são funcionais. Portanto, não notaria nenhum sinal ou complicação.” Em alguns casos, podem ocorrer problemas cardíacos, bronquite crónica e sinusite.

“O seu profissional de saúde pode descobrir a situs inversus enquanto estiver a ser tratado por outro motivo. Podem notar a condição ao auscultarem os seus batimentos cardíacos. Numa pessoa com anatomia normal, os batimentos cardíacos geralmente são mais fortes no lado esquerdo do tórax, na região mais baixa do coração. Se tem situs inversus, o seu coração aponta para a direita e os batimentos serão mais fortes desse lado.”