28 de março de 2023

AUTORIDADES GUINEENSES INICIAM DISTRIBUIÇÃO DO ARROZ DOADO PELA CHINA

Por Notabanca; 28.03.2023

O Chefe de gabinete do Presidente da República  Califa Soares Cassamá prometeu esta, terça-feira, que a distribuição dos 21 mil sacos de arroz doados pela República Popular da China vai decorrer na maior transparência possível.

Em declarações à imprensa, após proceder à entrega de arroz aos administradores das regiões de Gabu e Bafatá,  Soares Cassamá disse que o arroz vai ser distribuído  em oitos regiões administrativas do país, incluindo o Setor Autónomo de Bissau e que  a distribuição será equitativa, ou seja, em conformidade com o número da população de cada região.

Cassamá pediu a colaboração de todos na denúncia da venda ilegal dessa remessa de arroz, no mercado ou em qualquer lugar, caso se verificar.

“ A nível das regiões, foi decidida a criação de comissões regionais de distribuição, composta pelos governadores das regiões, administradores setoriais, chefes de secções, das tabancas, autoridades tradicionais e organizações da sociedade civil, acompanhados da Polícia Judiciária e agentes de Serviço de Informação de Segurança ”, disse Califa Soares Cassamá.

Por sua vez, e em representação do embaixador da China, Li Feng disse que o donativo representa uma assistência alimentar ao povo guineense na luta contra a fome.


 Li Feng destacou na ocasião os projetos em curso com financiamento da República Popular da China, nomeadamente a construção da autoestrada aeroporto/Safim, o Porto de pesca de Alto Bandim e  a reabilitação da Assembleia Nacional Popular.

Li Feng disse que existem outras ações que diz serem “cooperações frutuosas” entre a China e Guiné-Bissau nas áreas agrícolas, saúde, infraestruturas e outras, tudo “para ajudar o povo guineense”.


Em nome dos governadores regionais Luís Olundo Mendes, Governador da Região de Caheu, dirigindo-se ao governo, Chefe de Estado e ao Conselheiro político do embaixador da China no país, declarou que essa remessa de arroz  será entregue ao seu destinatário, e que a distribuição será feita  através das comissões  criadas para o efeito na respetivas regiões e setores.

“Nenhum saco de arroz será desviado”, prometeu Olundo Mendes.

Remessas anteriores de arroz, doadas pela China e destinadas às populações mais carenciadas registaram, na distribuição, desvios de grande quantidade para proveitos pessoais.



A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa presidiu hoje à inauguração do Edifício, onde no passado funcionaram várias instituições do Estado nomeadamente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Primatura, o Ministério da Cultura e ainda o Museu Etnográfico, que foi totalmente reabilitado pelo Governo da China no quadro da Cooperação entre os dois países.

 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

O ato, decorreu na presença do Embaixador da China, das Secretárias de Estado das Comunidades, da Cooperação, do Secretário Geral, do Inspetor Geral e dos Diretores Gerais do Ministério.

O Imóvel é composto por um Salão para realização de Conferências Internacionais, e vários Gabinetes onde passarão a funcionar as estruturas do Ministério.

A Chefe da Diplomacia, agradeceu o apoio que o Governo Chinês tem dado a Guiné-Bissau e, aproveitou para anunciar para breve, o lançamento da primeira pedra para a Construção do Novo Edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros que vai albergar todas as estruturas que compõe o Ministério., 

De acordo com a Ministra de Estado, a recuperação do Edifício foi graças a magistratura de influência do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.


Presidente de Imames da Guiné-Bissau considera normal às divergências dos fiéis muçulmanos em termos do mês de Ramadão.

As considerações de Aladje Tcherno Suleimane Baldé foram registadas à RTB, onde o lider religioso enalteceu a forma como os fiéis muçulmanos começaram o Ramadão este ano no mesmo dia.

Radio TV Bantaba

Kyiv exige que Rússia se retire de "cada metro quadrado" do país

© Reuters

POR LUSA  28/03/23 

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, exigiu hoje que Moscovo retire de "cada metro quadrado" da Ucrânia, sublinhando que não poderá haver paz com a Rússia "a qualquer preço".

"Vou ser muito claro: a Rússia tem de retirar de cada metro quadrado de território ucraniano. Não pode haver qualquer mal-entendido sobre o que significa a palavra retirada", afirmou Kuleba, numa intervenção por vídeo num fórum de debate sobre "A paz na Ucrânia", realizado no âmbito da 2.ª Cimeira das Democracias do Mundo, iniciativa do Presidente norte-americano, Joe Biden, que hoje começou em Washington e nas capitais costa-riquenha, sul-coreana, zambiana e neerlandesa.

"Nesta guerra, estamos a defender o mundo democrático no seu conjunto", prosseguiu o chefe da diplomacia ucraniano, sublinhando: "Nenhum outro país quer mais a paz que a Ucrânia. Mas a paz a qualquer preço é uma ilusão".

O Departamento de Estado norte-americano tinha anunciado que seria o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a participar via vídeo neste fórum sobre a Ucrânia na 2.ª Cimeira das Democracias do Mundo, mas ele pediu desculpas por não comparecer e foi substituído pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros.

A China apresentou recentemente propostas para pôr fim à guerra na Ucrânia que foram recebidas com frieza pelo Ocidente, que insiste na soberania e na integridade territorial da Ucrânia.

Por sua vez, o anfitrião da reunião virtual, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, alertou para "a armadilha cínica" representada por determinadas iniciativas de paz, que não nomeou.

"Penso (...) que é necessário desconfiar do que poderá à superfície parecer um apaziguamento, mas pode revelar-se na realidade uma armadilha cínica", declarou Blinken, referindo como exemplo um eventual cessar-fogo que nada mais faria além de "congelar o conflito" e permitir à Rússia "consolidar as suas conquistas e reorganizar-se".

A ministra dos Negócios Estrangeiros francesa, Catherine Colonna, insistiu, por seu lado, em que "a justiça deve prevalecer" e frisou, a propósito, que o mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) para o Presidente russo, Vladimir Putin, representa "um grande passo" na luta contra a impunidade.

Colonna instou também os países europeus a cumprirem as suas obrigações nessa matéria e a entregarem o Presidente russo ao TPI, se ele entrar na União Europeia (UE), depois de a Hungria ter indicado que não entregaria Putin.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 398.º dia, 8.401 civis mortos e 14.023 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Kyiv confirma novo pacote de 2.500 milhões dólares de ajuda dos EUA

Brasil ultrapassa 700 mil mortes em três anos de Covid-19

© Lusa

POR LUSA  28/03/23 

O Brasil ultrapassou as 700 mil mortes associadas à covid-19 desde que a pandemia de coronavírus surgiu no país em 2020, informaram hoje fontes oficiais.

Os números colocam o Brasil como o país com o segundo maior número de mortes associadas à covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (1,1 milhões), de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

As autoridades brasileiras comunicaram 322 mortes na última semana e o total ascende agora a 700.239 mortes relacionadas com a doença, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), um organismo composto por funcionários de saúde dos 27 estados brasileiros.

O número de casos comunicados oficialmente é de 37,2 milhões, embora este número já não seja um indicador fiável porque os testes de autodiagnóstico estão disponíveis nas farmácias desde o ano passado.

Além disso, os doentes com doenças mais leves não são agora sequer testados.

O Brasil registou a sua primeira morte relacionada com a covid-19 em 12 de março de 2020, um ano em que morreram 195.725 pessoas no país.

O ano de 2021 foi o pior da pandemia, com 423.349 mortes. Em 2022, com a vacinação já numa fase avançada, caiu para 74.779, enquanto que em 2023, segundo a Conass, foram registadas 6.386 mortes.

A gestão da pandemia do coronavírus no Brasil foi marcada pela negação do Governo do anterior presidente brasileiro Jair Bolsonaro após perder as eleições para o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde o início, Bolsonaro minimizou a gravidade do vírus, criticou a imposição de medidas de isolamento, rejeitou o uso de máscaras, promoveu medicamentos de eficácia duvidosa contra a covid-19 e semeou suspeitas infundadas sobre a eficácia das vacinas.

Com a chegada de Lula da Silva ao poder em 01 de Janeiro, o novo Governo apelou à população para tomarem as doses de reforço, especialmente entre as crianças, cuja taxa de vacinação permanece baixa.

Segundo dados oficiais, 80,6% dos 213 milhões de pessoas do Brasil estão totalmente imunizadas (duas doses ou doses únicas), enquanto apenas 50,5% tiveram um reforço.

Atualmente, os estados brasileiros oferecem a possibilidade de tomar a vacina bivalente da Pfizer, desenvolvida com base nas novas variantes do vírus que surgiram nos últimos três anos.


EUA sancionam primos de Bashar al-Assad por tráfico de droga

© iStock

POR LUSA  28/03/23 

Os Estados Unidos impuseram hoje sanções a dois primos do Presidente sírio Bashar al-Assad, acusados de traficarem a droga captagon, um estimulante do qual a Síria se tornou um exportador mundial.

As sanções, tomadas em conjunto com o Reino Unido, visam Samer Kamal al-Assad e Wassim Badi al-Assad, dois primos do Presidente sírio, destacou em comunicado o Departamento do Tesouro dos EUA.

O primeiro tem uma fábrica na cidade costeira de Latakia, que produziu 84 milhões de comprimidos de Captagon em 2020, explicou a mesma fonte, citada pela agência France-Presse (AFP).

"A Síria tornou-se líder mundial na produção de captagon, que é extremamente viciante, e grande parte do qual passa pelo Líbano", frisou Andrea Gacki, do Tesouro norte-americano.

O captagon, uma anfetamina retirada de uma antiga droga psicotrópica, anteriormente associada aos 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico, gerou uma indústria ilegal de mais de 10.000 milhões de dólares (cerca de 9.230 milhões de euros) que apoia o regime do Presidente al-Assad, tornando a Síria o mais recente narcoestado do mundo.

Esta droga ilícita espalhou-se pelo Médio Oriente, onde a Arábia Saudita é o maior mercado.

Outros alvos de sanções dos EUA divulgadas hoje incluem o traficante libanês Nouh Zaiter, que é procurado pelas autoridades, e Hassan Dekko, que chefia uma rede libanesa-síria.

Estas sanções surgem num momento em que os apelos dos Estados Unidos contra a normalização das relações com o Presidente Assad são cada vez menos acolhidas por outros países.

Al-Assad estava diplomaticamente isolado desde a repressão aos protestos populares em 2011 que resultaram numa longa guerra civil.

No entanto, desde o terremoto na Síria (e na Turquia) em 06 de fevereiro, os países árabes intensificaram os seus contactos e enviaram ajuda a Damasco.

As sanções dos EUA visam congelar quaisquer ativos sob jurisdição dos EUA e impedir que entidades da lista negra acedam a mercados e serviços financeiros internacionais.


Leia Também: EUA e aliados querem transparência para combater 'dinheiro sujo'

Polícia francesa em confrontos com manifestantes em vários pontos do país

© REUTERS/Nacho Doce

 POR LUSA  28/03/23 

As forças policiais francesas entraram hoje em confrontos com manifestantes em várias cidades, enquanto centenas de milhares protestaram durante mais um dia contra a reforma das pensões do Presidente Emmanuel Macron.

A segurança foi reforçada para a 10.ª jornada de manifestações contra a revisão da lei das pensões em França, depois do Governo ter alertado que alguns manifestantes pretendiam "destruir, ferir e matar".

O Ministério do Interior estimou o número de manifestantes em todo o país em 740.000, face aos mais de um milhão que saíram às ruas cinco dias antes, em reação à decisão de Macron em aprovar o projeto de lei que eleva a idade legal de reforma em França de 62 para 64 anos sem votação no Parlamento.

A polícia de Paris contabilizou 93.000 manifestantes, em comparação com 119.000 na última quinta-feira, quando a violência atingiu o pico.

A preocupação de que a violência pudesse atrapalhar as manifestações levou ao que o ministro do Interior, Gérald Darmanin, descreveu como uma mobilização sem precedentes de 13.000 polícias, quase metade destes concentrados na capital francesa.

Um grupo de forças de segurança em Paris retirou-se para trás das portas de madeira de um prédio residencial durante confrontos de horas contra militantes ultraesquerdistas que atacavam com vários projéteis e objetos incendiários.

As manifestações começaram pacificamente na manhã de hoje, com grandes multidões em várias cidades, mas as tensões aumentaram quando as marchas terminaram em Paris, Lyon, Nantes, Bordeaux e outros lugares.

A polícia foi atingida com objetos e respondeu com gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes na cidade de Nantes, no oeste de França. No centro de Lyon, no sudeste, houve vários confrontos entre manifestantes e polícias à medida que o protesto diminuía.

O ministro do Interior disse que mais de 1.000 "radicais", alguns do exterior, poderiam participar de marchas em Paris e outras cidades.

"Eles vêm para destruir, ferir e matar polícias. Os seus objetivos nada têm a ver com a reforma das pensões. Os seus objetivos são desestabilizar as nossas instituições republicanas e trazer sangue e fogo para a França", alertou o ministro na segunda-feira.

Por outro lado, alguns manifestantes, ativistas de direitos humanos e oponentes políticos de Macron alegam que os polícias usaram força excessiva contra os manifestantes. Um órgão de supervisão da polícia está investigando várias alegações de irregularidades cometidas por agentes.

Numa tentativa de manter a pressão sobre o Governo para que este simplesmente retire a sua medida, os sindicatos que organizaram os protestos e convocaram novas greves e marchas para 06 de abril.

Num sinal de que os protestos podem estar a perder força, os trabalhadores de recolha de lixo em Paris anunciaram a suspensão da sua greve de mais de três semanas, que deixou pilhas de lixo nauseabundo não recolhido nas ruas da capital, que se tornaram um símbolo da luta.

Apesar dos novos apelos sindicais para que o Governo interrompa o seu esforço para aumentar a idade legal de reforça, Macron permanece aparentemente fiel a esta medida.

Em resultado das greves, os responsável da Torre Eiffel divulgaram que a famosa atração turística estava encerrada, enquanto o Museu do Louvre também esteve em greve na segunda-feira.

Embora se mantenha inflexível quanto à reforma, o Governo proclama o seu desejo de "apaziguamento", tendo a primeira-ministra, Élisabeth Borne, anunciado um período de três semanas de consultas com os deputados, os partidos políticos, os dirigentes locais e os parceiros sociais.

As centrais sindicais, que advertiram contra uma derrapagem descontrolada da contestação, não tencionam desistir da idade de aposentação dos trabalhadores, pedra angular das suas palavras de ordem nas manifestações que têm reunido regularmente centenas de milhares de pessoas desde janeiro, numa população de cerca de 67 milhões de pessoas.


Leia Também: Presidente do Quénia exorta a população a respeitar o Estado de direito

Oposição senegalesa desafia e mantém manifestações para 4.ª e 5.ª-feira

© Cistermúsica/Facebook

POR LUSA   28/03/23 

A oposição senegalesa anunciou hoje que mantém as manifestações convocadas para quarta e quinta-feira em Dacar, apesar de as autoridades as terem proibido.

Dacar, 28 mar 2023 (Lusa) -- A oposição senegalesa anunciou hoje que mantém as manifestações convocadas para quarta e quinta-feira em Dacar, apesar de as autoridades as terem proibido.

As manifestações foram convocadas a pretexto do julgamento na quinta-feira de um dos líderes da oposição, Ousmane Sonko.

A coligação Yewwi Askan wi (YAW, Libertemos o Povo, na língua wolof) apelou aos senegaleses para participarem numa marcha pacífica na quarta-feira à tarde em Dacar, na véspera do julgamento previsto de Ousmane Sonko, acusado pelo ministro do Turismo, Mame Mbaye Niang, alto quadro do partido presidencial, de "difamação, injúrias e falsificação".

Sonko e os seus apoiantes acusam o governo de utilizar o setor da justiça para o impedir de concorrer à Presidência em fevereiro de 2024.

Pelo contrário, partidários do Presidente da República, Macky Sall, acusam Sonko de querer paralisar o país e usar a agitação popular para escapar à justiça.

O presidente da câmara de Dacar, Mor Talla Tine, proibiu as marchas previstas para quarta e quinta-feira na capital, para o que invocou "ameaças reais à ordem pública".

Em antecipação de possíveis tumultos, a Universidade de Dacar e as escolas senegalesas anteciparam o início das férias da Páscoa para terça-feira, em vez de 01 de abril e 31 de março, respetivamente.

Também hoje, o procurador-geral da República, Ibrahima Bakhoum, anunciou que foram feitas quatro detenções, e emitidos mandados de detenção de mais 19 pessoas, alegadamente ligados a um grupo que pretendia "semear o caos e a insurreição" para "impedir" o julgamento na quinta-feira em Dacar de Ousmane Sonko.

As investigações estabeleceram "factos que põem em jogo a estabilidade do país", disse em conferência de imprensa o procurador-geral.

"A intenção (deste grupo) era realizar atos subversivos e atentar contra figuras públicas na magistratura, no aparelho de Estado, nos círculos religiosos e na imprensa", acrescentou o magistrado.

Ibrahima Bakhoum avançou que a investigação permitiu descobrir "o fabrico" por este grupo de "produtos explosivos, fumígenos e 'cocktails molotov' [engenhos explosivos de fabrico artesanal]" bem como uma viagem dos seus membros para obter armas num mercado sub-regional perto da Guiné-Conacri.


Leia Também: Justiça senegalesa deteve elementos que pretendiam criar "insurreição"

EUA defendem tribunal especial para julgar "crimes de agressão" russos

© Reuters

POR LUSA   28/03/23 

Os Estados Unidos mostraram-se hoje favoráveis à criação de um tribunal especial para julgar "crimes de agressão" da Rússia na invasão da Ucrânia, defendendo que o órgão fique "enraizado no sistema judicial ucraniano".

"Os Estados Unidos apoiam o estabelecimento de um tribunal especial para o crime de agressão contra a Ucrânia na forma de um tribunal internacional que esteja enraizado no sistema judicial ucraniano e inclua elementos internacionais", disse um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.

O porta-voz explicou que Washington pretende obter "apoio internacional significativo" para a criação de tal estrutura, em particular dos aliados europeus, e gostaria que o tribunal ficasse localizado num outro país da Europa.

Esta é a primeira vez que os Estados Unidos - tradicionalmente com reservas perante mecanismos de justiça internacional - se manifestam explicitamente a favor da criação de um tribunal deste tipo para julgar crimes cometidos durante a invasão russa da Ucrânia.

O anúncio ocorre dias depois de o Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, ter emitido um mandado de detenção para o Presidente russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra na Ucrânia, pelo seu alegado envolvimento na deportação de crianças de territórios ucranianos ocupados para a Rússia.

Os Estados Unidos, tal como a Rússia e a Ucrânia, não subscreveram o Estatuto de Roma, o tratado que sustenta o TPI.

Por outro lado, o TPI só tem jurisdição sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos na Ucrânia, não o "crime de agressão" cometido pela Rússia, atribuível aos seus líderes.

Na segunda-feira, a enviada dos EUA para a Justiça Internacional, Beth Van Schaack, disse que Washington pretende que este futuro tribunal tenha fundos e funcionários internacionais.


Leia Também: Chefe da agência atómica da ONU alerta para risco de acidente nuclear

Cientistas descobrem enorme ‘oceano’ abaixo da superfície da Terra maior do que todos os mares acima

Por Mistérios do Mundo   28 de março de 2023

Imagine um vasto reservatório de água, com um volume três vezes maior que o de todos os oceanos da Terra juntos, escondido a centenas de quilômetros abaixo de nossos pés. Um reservatório tão grande que está oculto à nossa vista, aconchegado no manto terrestre. Pode parecer algo saído do campo da ficção científica, mas cientistas descobriram evidências dessa incrível fonte subterrânea de água.

Este colossal depósito de água não está localizado em vastos lagos ou rios subterrâneos, como se poderia esperar. Em vez disso, está embutido profundamente no manto da Terra, a aproximadamente 640 quilômetros abaixo da superfície.

A água está contida dentro de uma rocha azul conhecida como ‘ringwoodita’, que atua como uma esponja, aprisionando a água em sua estrutura cristalina. Essa notável estrutura molecular não é líquida, sólida ou gasosa, mas sim um quarto estado da água, firmemente presa na rocha do manto.

A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas da Northwestern University, em Illinois, liderada pelo geofísico Steve Jacobsen. Usando sismômetros, os pesquisadores mediram as ondas produzidas por terremotos nos Estados Unidos. Eles descobriram que essas ondas não estavam limitadas à superfície da Terra, mas sim, viajando através do núcleo do planeta. Ao analisar a velocidade e a profundidade dessas ondas, os pesquisadores puderam determinar o tipo de rocha que continha a água: a ringwoodita.

Pesquisas mostraram que a ringwoodita pode conter até 1,5% de água. Se a ringwoodita subterrânea tiver apenas 1% de água em sua estrutura molecular, isso significaria que contém três vezes mais água do que todos os oceanos da superfície terrestre juntos.

Essa impressionante descoberta tem o potencial de revolucionar nossa compreensão da formação da Terra e a origem de sua água. Isso reforça a teoria de que a água da Terra surgiu de dentro, em vez de ser fornecida por asteroides e cometas.

“Acho que finalmente estamos vendo evidências de um ciclo de água de toda a Terra, que pode ajudar a explicar a enorme quantidade de água líquida na superfície de nosso planeta habitável”, disse Jacobsen. “Os cientistas têm procurado essa água profunda e oculta há décadas.”

Até agora, a presença de ringwoodita foi confirmada apenas abaixo da superfície dos Estados Unidos. Jacobsen e sua equipe estão ansiosos para determinar se essa camada notável se estende por todo o globo. Este mundo oculto de água, escondido nas profundezas do manto terrestre, oferece uma oportunidade inigualável de expandir nosso conhecimento sobre a história do nosso planeta e os processos dinâmicos que o moldaram.

Justiça senegalesa deteve elementos que pretendiam criar "insurreição"

© Getty Images

POR LUSA   28/03/23 

A justiça senegalesa anunciou hoje quatro detenções de um grupo que pretendia "semear o caos e a insurreição" para "impedir" o julgamento na quinta-feira em Dacar do político da oposição Ousmane Sonko, acusado de difamação por um ministro.

As investigações estabeleceram "factos que põem em jogo a estabilidade do país", disse em conferência de imprensa o procurador-geral, Ibrahima Bakhoum.

"A intenção (deste grupo) era realizar atos subversivos e atentar contra figuras públicas na magistratura, no aparelho de Estado, nos círculos religiosos e na imprensa", acrescentou o magistrado.

Ibrahima Bakhoum avançou que a investigação permitiu descobrir "o fabrico" por este grupo de "produtos explosivos, fumígenos e 'cocktails molotov' [engenhos explosivos de fabrico artesanal]" bem como uma viagem dos seus membros para obter armas num mercado sub-regional perto da Guiné-Conacri.

Quatro pessoas foram detidas por "associação criminosa, atos e manobras suscetíveis de perturbar a ordem pública, fogo posto" e foram emitidos mandados de detenção de mais 19, de acordo com o procurador-geral.

Um dos detidos "afirma ser do MFDC [a rebelião pró-independência da região senegalesa de Casamansa] e será o organizador de todas as manifestações violentas do Pastef [o partido de Ousmane Sonko) em Bignona", zona de forte influência do dirigente da oposição, no sul do país, onde um jovem foi morto em 20 de março durante os confrontos entre manifestantes e a polícia.

Este indivíduo "apresentou-se como a pessoa responsável pelos assuntos místicos de Sonko", referiu o procurador-geral.

Pelo menos uma outra pessoa morreu em consequência dos confrontos em Dacar em 16 de março, dia do início do julgamento de Sonko, que foi adiado para quinta-feira.

O Governo anunciou em junho de 2022 a detenção em Dacar de rebeldes de Casamansa durante uma manifestação da oposição, o que foi refutado por Ousmane Sonko.

O Senegal, conhecido como um oásis raro de estabilidade numa região conturbada como é a África Ocidental, entra numa nova semana de tensões com o reinício do julgamento por difamação contra Sonko na quinta-feira, e apelos da oposição para manifestações na quarta-feira e na quinta-feira, bem como em 03 de abril.

O presidente da câmara de Dacar, Mor Talla Tine, proibiu as marchas previstas para quarta e quinta-feira na capital, para o que invocou "ameaças reais à ordem pública".

Sonko e os seus apoiantes acusam o Governo de utilizar o setor da justiça para o impedir de concorrer à Presidência em fevereiro de 2024.

O campo presidencial acusa Sonko, também acusado num caso de alegada violação que nega, de usar a agitação popular nas ruas rua para escapar à justiça.


Declaração do Representante da comunidade Islâmica, após saída de audiência com Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló.

 Radio TV Bantaba

O Governo da Guiné-Bissau, inaugurou hoje (28.03) a Estação Terminal de Cabo Submarino de Suro, sector de Prabis região do Biombo.

 Radio Voz Do Povo

Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo recebeu esta terça-feira (28.03) em audiências separadas a associação Guineense de luta contra Racismo e Tribalismo, e Comunidade Nacional da juventude islâmica

 Radio Voz Do Povo

A Confederação Nacional de Associações Estudantis da Guiné-Bissau está preocupada com falta de colocação dos professores nas escolas públicas.

 Radio TV Bantaba

Guterres: Mudanças inconstitucionais potenciam terrorismo em África

© Lusa

POR LUSA  28/03/23 

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres disse hoje que fatores como pobreza, fome, desemprego e mudanças inconstitucionais nos governos criam um "terreno fértil" para a expansão de grupos terroristas em África.

Num debate de alto nível do Conselho de Segurança da ONU para abordar formas de prevenir e combater o terrorismo, presidido pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, o secretário-geral frisou que nenhuma idade, cultura, religião, nacionalidade ou região está imune ao terrorismo, mas avaliou que a situação em África é "especialmente preocupante".

"Estou profundamente preocupado com os ganhos que os grupos terroristas estão a obter no Sahel e em outros lugares. Comunidade por comunidade, eles ampliam o seu alcance. A trilha do terror está a alargar-se, com combatentes, fundos e armas fluindo cada vez mais entre as regiões e por todo o continente -- e com novas alianças sendo forjadas com o crime organizado e grupos de pirataria", alertou Guterres.

Apesar de todo esse cenário, o ex-primeiro-ministro português disse ter testemunhado uma determinação renovada dos líderes africanos para enfrentar a ameaça do terrorismo em evolução, dando como exemplo a recente Cimeira Extraordinária da União Africana sobre terrorismo e mudanças inconstitucionais de governo.

"Assim como o terrorismo separa as pessoas, enfrentá-lo pode unir os países. Vemos isso em toda a África, que abriga várias iniciativas regionais de combate ao terrorismo. De esforços conjuntos no Sahel, na bacia do Lago Chade, em Moçambique e além. As Nações Unidas estão com África para acabar com este flagelo", frisou Guterres, exortando os Estados-membros a apoiarem também esse "trabalho vital".

No seu discurso de abertura da reunião, o líder da ONU lembrou a importância de se respeitar os direitos humanos à medida que se combate o terrorismo, avaliando que essa luta nunca terá sucesso se for perpetuada a mesma negação e destruição de direitos humanos.

"As evidências mostram que os esforços antiterroristas focados apenas na segurança, e não nos direitos humanos, podem aumentar inadvertidamente a marginalização e a exclusão e piorar ainda mais a situação", advogou Guterres, comprometendo-se ainda em defender os direitos e a dignidade das vítimas e sobreviventes do terrorismo, e ajudar a "curar aqueles que foram feridos e deslocados".

Moçambique, que está prestes a terminar a sua primeira presidência mensal do Conselho de Segurança, convocou este debate com o objetivo de criar uma oportunidade para o Conselho refletir e melhorar o quadro de cooperação entre a ONU, a União Africana e as organizações sub-regionais no contexto da luta contra o terrorismo.

Na sua intervenção, Filipe Nyusi apresentou dados sobre o terrorismo no seu país, nomeadamente em Cabo Delgado, mas também no continente, indicando que o Índice Global de Terrorismo de 2022 dá conta de que África contribui com cerca de 48% das mortes relacionadas com o terrorismo.

Nesse sentido, o Presidente de Moçambique aproveitou o debate de alto nível para propor uma revisão da estratégia de contraterrorismo global, que passaria pelo estabelecimento de um fundo para fortalecer iniciativas locais, como projetos de geração de empregos para a juventude, particularmente em África e no Médio Oriente.

"Além disso, gostaríamos de propor que seja considerado um fortalecimento da cooperação entre o Conselho de Segurança e o Conselho de Paz e Segurança da União Africana e blocos regionais, a fim de impedir a propagação e consolidação do terrorismo no continente africano", apelou Nyusi.

O chefe de Estado moçambicano concluiu a sua intervenção com um apelo à comunidade internacional, para que ajude a reestruturar a dívida e facilite o acesso a financiamentos acessíveis nos países mais pobres e mais suscetíveis ao risco do terrorismo.

"Para esse fim, o sistema financeiro internacional precisa ser transformado pela reforma das instituições financeiras multilaterais", defendeu.

Também o presidente da União Africana, Azali Assoumani, marcou presença no debate na sede da ONU, em Nova Iorque, onde defendeu a necessidade de se aplicar esforços renovados e sustentáveis, a nível internacional, para dar aos países africanos um impulso coletivo em direção à paz, segurança e estabilidade.

"Um dos fatores que contribuiria para deter a expansão do terrorismo seria uma maior atenção às abordagens preventivas. Gostaria, portanto, de exortar o Conselho de Segurança da ONU a redobrar os seus esforços e a reforçar a cooperação entre a União Africana e as Nações Unidas para que a prevenção seja menos dispendiosa a longo prazo", apelou.

De acordo com Assoumani, o Plano de Ação da ONU contra o terrorismo e o extremismo violento teria um impacto muito mais sólido "se tivesse sido dotado dos recursos necessários".

O presidente da União Africana aproveitou então para pedir um financiamento mais previsível, flexível e sustentado em prol das operações de manutenção da paz da União Africana, e instou à criação de centros de combate ao terrorismo a nível regional para apoiar os esforços nacionais em termos de prevenção e combate ao terrorismo.

"Precisamos, especialmente, de garantir que atuamos de forma mais global, mais forte, de forma mais coordenada, sejamos mais inovadores e que estejamos lado a lado se quisermos erradicar este flagelo", concluiu.

"Temos de banir o TikTok imediatamente", diz deputada dos EUA... Cathy McMorris Rodgers considera que um risco para a segurança nacional do país.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  28/03/23 

A deputada republicana Cathy McMorris Rodgers, que preside o Comité de Energia e Comércio do Congresso, afirmou este domingo, dia 26, na CNN que o TikTok é uma “ameaça imediata” à segurança dos EUA.

“Diria que há uma ameaça imediata através do TikTok a partir do Partido Comunista Chinês. Esse é o motivo pelo qual acredito que temos de banir o TikTok imediatamente. É uma ameaça à segurança nacional”, afirmou a deputada de acordo com o Business Insider. “Uniu os republicanos e democratas no comité no que diz respeito à necessidade urgente de agirmos”.

Serve recordar que o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, foi ouvido pelo comité presidido por Cathy McMorris Rodgers na semana passada, uma audiência que não parece ter abonado a favor da plataforma detida pela empresa ByteDance.

“O que a audiência tornou claro para mim é que o TikTok deve ser banido nos EUA de forma a lidar com a ameaça imediata e que também precisamos de uma lei nacional de privacidade de dados”, notou ainda a deputada.

PR recebe Aliança Evangelica da Guiné-Bissau acompanhado de dois pastores_AMERICANOS em audiência

 De 30 Março a 2 Abril, a Aliança da Igreja Evangélica realiza uma grande cruzada religiosa no Estádio Lino Correia. A noticia foi transmitida ao Presidente da Republica que recebe nova Bengala das mãos do Bispo.

 Radio Voz Do Povo

Guiné-Bissau mais perto de ter Internet com recurso a cabo submarino

© Lusa

POR LUSA    28/03/23 

O vice-primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Soares Sambu, inaugurou hoje a infraestrutura por onde entrará a internet proveniente do cabo submarino internacional do consórcio ACE (Africa Coast to Europe), que liga a França a vários países africanos.

Concluídos os trabalhos da amarração ao cabo submarino, iniciados em março de 2017, Soares Sambu, que esteve na cerimónia em representação do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, assinalou que a Guiné-Bissau inaugurou hoje "as bases para a maior obra de infraestrutura nacional de telecomunicações".

A amarração ao cabo submarino internacional acontece a partir da localidade de Suru, no nordeste da Guiné-Bissau, e vai dar à estação de energia elétrica de Antula, nos subúrbios de Bissau, numa distância de 30 quilómetros.

De acordo com o vice-primeiro-ministro guineense, para que o cabo submarino, do qual o país receberá internet de banda larga, possa entrar em funcionamento falta construir o chamado 'backbone' -- rede intermédia de transmissão de dados de telecomunicações.

Com aquela infraestrutura construída, Soares Sambu acredita que a Guiné-Bissau inaugura "um verdadeiro processo de transformação com base nas telecomunicações".

O ministro dos Transportes e Comunicações guineense, Aristides Ocante da Silva, defendeu que com a entrada em funcionamento da nova infraestrutura, após a construção da rede de distribuição interna de internet a ser fornecida pelo cabo submarino, "a Guiné-Bissau dará um passo decisivo para a economia digital e o próprio desenvolvimento" do país.

O projeto de amarração da Guiné-Bissau ao cabo submarino internacional da ACE foi financiado pelo Banco Mundial em 30 milhões de euros.

A representante da instituição na Guiné-Bissau, Anne-Lucie Lefebvre, afirmou que a infraestrutura hoje inaugurada permitirá ao país passar a ter maior conectividade de internet, ajudar a reduzir os custos daquele serviço no país, bem como alojar futuros equipamentos de telecomunicações.

O desafio agora, disse Lefebvre, é levar a internet de banda larga a todas as localidades da Guiné-Bissau e desta forma promover uma maior inclusão financeira da população.

O cabo submarino do consórcio ACE parte da França, atravessa todo o continente africano e é o primeiro a chegar a países como Guiné Equatorial, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Gâmbia, Libéria, Mauritânia, São Tomé e Príncipe e Serra Leoa.


Leia Também: China afirma que "influência" da Guiné-Bissau aumenta diariamente

Rússia diz ter abatido míssil de longo alcance fornecido pelos EUA a Kyiv

© Getty Images

POR LUSA  28/03/23 

A Rússia anunciou hoje ter abatido um míssil norte-americano de longo alcance GLSDB, situação que Moscovo encarou como a primeira confirmação da entrega deste armamento à Ucrânia que o considera crucial para desencadear a sua próxima contraofensiva.

A Ucrânia não forneceu qualquer indicação sobre a entrega destes engenhos por Washington.

O anúncio russo ocorre um dia após a confirmação da entrega de blindados britânicos, norte-americanos e alemães às forças ucranianas, veículos que Kiev considera essenciais para concretizar as suas ambições de reconquista militar.

"A defesa antiaérea (...) abateu 18 foguetes do sistema Himars e um míssil teleguiado GLSDB", indicou o Ministério da Defesa russo, num comunicado, numa referência a estes engenhos teleguiados com um alcance de até 150 quilómetros, prometidos pelos Estados Unidos a Kiev no início de fevereiro.

Os GLSDB ("Ground Launched Small Diameter Bomb") são engenhos de pequeno diâmetro e de alta precisão fabricados pela Boeing (norte-americana) e pela Saab (sueca).

Podem deslocar-se até 150 quilómetros e ameaçar as posições russas, em particular os depósitos de munições, localizados longe da linha da frente.

"A precisão dos GLSDB é tão elevada que na sua trajetória podem atingir o pneu de uma viatura", afirma a Saab na sua página na Internet.

A Ucrânia insistiu na necessidade de utilizar estas munições para destruir as linhas de abastecimento russas e compensar desta forma o seu défice em homens e munições, na perspetiva da sua contraofensiva para repelir as forças de Moscovo que ocupam uma vasta área do sul e leste da Ucrânia.

A entrega ao exército ucraniano em junho de 2022 dos sistemas de lança-foguetes móveis de alta precisão Himars, com munições com um alcance de 80 quilómetros, permitiu à Ucrânia fustigar a retaguarda do exército russo e concretizar as contraofensivas no sul e nordeste do país entre setembro e novembro.

Em resposta à ameaça dos Himars, as forças russas recuaram as suas linhas de abastecimento, afastando designadamente da frente as suas reservas de munições.

Os ocidentais manifestaram de início reticências em fornecer sistemas de maior alcance, por recearem que atingissem território russo e provocassem uma escalada.

Por sua vez, Kiev prometeu em diversas ocasiões que apenas seriam atingidos alvos em território ocupado.

Face às campanhas de ataques massivos lançados nos últimos meses sobre cidades e infraestruturas ucranianas, os Estados Unidos anunciaram finalmente em 03 de fevereiro que iriam fornecer os GLSDB à Ucrânia.

No entanto, o calendário de entrega não foi anunciado, com diversas fontes a indicarem que seriam necessários vários meses.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia -- foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

As informações sobre a guerra na Ucrânia divulgadas pelas duas partes não podem ser frequentemente confirmadas de forma independente.


Leia Também: Bulgária demarca-se de plano conjunto da UE para enviar munições a Kyiv

GUINE-BISSAU A CERTEZA DE UM FUTURO MELHOR - BÁ DI POVO ...HORA TCHIGA

POR: ROGERIO DIAS  ditaduradoprogresso.blogspot.com  28 de março de 2023

BÁ DI POVO DIZ QUE É CHEGADA A HORA DE DESCOLAR OU DESGRUDAR A GUINÉ-BISSAU RUMO A CONCORDIA NACIONAL, UNIDADE NACIONAL E RECONSTRUÇÃO NACIONAL 

Braima Camará - BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO PARA COORDENAR OS ESFORÇOS PARA DESCOLAR  E DESGRUDAR O PAÍS RUMO AO DESENVOLVIMENTO E RECONSTRUÇÃO NACIONAL.

BÁ DI POVO VISITA CÍRCULO 29, NO DIA 21 DE MARÇO, TERÇA-FEIRA. 

NA OCASIÃO CRITICOU COM SEVERIDADE O CLIMA DE MAL-ESTAR QUE SE VIVE NO INTERIOR DE ALGUNS CIRCULOS, DEVIDO AO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO OU SELECÇÃO DE POTENCIAS CANDIDATOS A CABEÇAS DE LISTA DE DEPUTADOS.  

Lamentavelmente alguns já vem antecipando que são eles cabeças de listas, proferindo ameaças de abandonar MADEM, em caso de não serem designados.

DE RECORDAR QUE O PAÍS DISPÕE DE 29 CIRCULOS ELEITORAIS, INCLUINDO A DIÁSPORA (ÁFRICA E EUROPA, RESPECTIVAMENTE NÚMEROS 22 E 23) .

A este propósito, importa aqui referir que, pese, embora o nível e diferença de contribuições de alguns militantes, responsáveis e dirigentes do MADEM-G15 compete, unicamente, a direcção a designação de cabeças de listas nos diferentes Círculos Eleitorais, o que posteriormente serão retificados pelos órgãos superiores do partido.

CONVENHAMOS QUE MADEM-G15 POSSUI NESTE MOMENTO CENTENAS DE MILITANTES COM POTENCIALIDADES DE PREENCHEREM OS REQUISITOS, PELO QUE NÃO SERÁ NADA FACIL O PROCESSO DA ESCOLHA DOS 29 CABEÇAS DE LISTA. 

Contudo, de uma coisa podemos estar certos – os 29 escolhidos serão aqueles, que seguramente saberão representar os milhares de Mademistas. E mais, a ocupação de cargos de confiança política do Madem não esgotam com a indicação de 29 cabeças de listas.

Neste particular BÁ DI POVO realçou que ele tem a responsabilidade de conduzir o MADEM para sucessos e que em caso de derrotas ele será consequente e assumirá as correspetivas consequências. 

Que sempre que tiver de tomar as decisões ele toma-as sem vacilar, porque tem as mãos limpas, pelo que não aceita as pressões e nem chantagem, pois que se move na base de respeito e verdade, o que constituem a base das orientações do MADEM. pede a eventuais pre-candidatos para que não criem problemas, porque todos são precisos, para o fortalecimento e engrandecimento do MADEM.

__________________________________________________

O LÍDER E COORDENADOR DO MADEM-G15 DISSE QUE TEM ORGULHO DOS CAMARADAS QUE NOS REPRESENTAM NO GOVERNO, BEM ASSIM DOS QUE NOS REPRESENTAM NA ANP E QUE TEM ORGULHO DO DESEMPENHO QUE O GENERAL UMARO SISSOCO VEM TENDO NO PALÁCIO DA REPUBLICA; 

QUE HOJE EM DIA A GUINÉ-BISSAU PASSOU A SER UM PAÍS CREDIVEL NO MUNDO FORA;TORNANDO-SE NUM PAÍS RESPEITADO, CREDÍVEL, PELO QUE NÃO TEM DUVIDAS NENHUMA QUE SE NO DIA 4 DE JUNHO E PELA FORMA EXPONTÂNEA E VOLUNTÁRIA COM QUE OS POPULARES SAIRAM A RUA, PELA CONVICÇÃO E PELA DETERMINAÇÃO SEM QUE ALGUÉM LHES TENHA PAGO PARA TAL; 

E SE SE MANTIVEREM ESTA DETERMINAÇÃO E SE SE TRADUZIREM ESTA  CONVICÇÃO NA URNA NO DIA 4 DE JUNHO, A GUINE-BISSAU IRÁ TER PELA PRIMEIRA VEZ UMA DUPLA IMBATÍVEL PARA  DESENVOLVER O PAÍS, POIS QUE IRÃO DESCOLAR OU DESGRUDAR E RECONSTRUIR ESTE PAÍS, PORQUE ELES TÊM AMBIÇÃO, VISÃO E CREDIBILIDADE, BEM ASSIM RELAÇÕES, ALÉM DE CAPACIDADES DE SE ADAPTAREM AS CIRCUNSTANCIAS ALHEIAS E OU ADVERSAS.

BÁ DI POVO É MUITO TOLERANTE, APAZIGUADOR E BUSCADOR DE CONSENSOS

BÁ DI POVO APROVEITOU A OCASIÃO PARA TRANSMITIR O RECADO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE SE MANIFESTA AGASTADO DE INTRIGAS, QUE TENDE A MINAR A ESTABILIDADE E RELACIONAMENTOS FRATERNAS E CORDIAIS ENTRE IRMÃOS E CAMARADAS; LEMBRANDO QUE POR CONTA DE INTRIGAS MUITOS SUCUMBIRAM.  

NO DECURSO DA SUA BREVE INTERVENÇÃO NO CIRCULO 19  BÁ DI POVO ASSUMIU PUBLICAMENTE: "ENQUANTO UMARO SISSOCO EMBALÓ - GENERAL DI POVO - FOR PRESIDENTE DA REPUBLICA QUE ELE BRAIMA CAMARÁ - BÁ DI POVO, JAMAIS E NUNCA SERÁ SEU OPOSITOR OU ADVERSÁRIO. E MAIS, QUE GENERAL SISSOCO EMBALÓ É SEU PRESIDENTE DA REPÚBLICA NESTE E NO SEU SEGUNDO MANDATO. 

CONTUDO, BÁ DI POVO DISSE NÃO SE COIBIR DE CRITICAR O PRESIDENTE, EM CASO DE COMPROVADA FALHAS OU ERROS CRASSOS, POIS QUE JAMAIS HIPOTECARÃO A GUINÉ-BISSAU, POIS QUE AMBOS AMBICIONAM A RECONSTRUÇÃO PLENA E EFECTIVA DESTE PAÍS À EXEMPLO DO SENEGAL, ABIDJAN E CABO VERDE, QUE SÃO PAISES QUE TUDO TÊM E POSSUEM TUDO QUANTO TÊM.

PARA BÁ DI POVO ESTA DUPLA DE HOMENS DI POVO GUINEENSES TAMBÉM PODEM ADQUIRIR OU FAZER MUITO MAIS DO QUE TEM SIDO FEITO ATÉ AQUI, POIS QUE A GUINÉ-BISSAU É MAIS RICOS, EM TERMOS PROPORCIONAIS DE QUE QUALQUER UM DESTES PAÍSES REFERENCIADOS.

A ESTE PROPÓSITO,  BRAIMA CAMARÁ ENALTECEU O FACTO DE TER SIDO O PRESIDENTE DA CAMARA DE COMERCIO, INDUSTRIA, AGRICULTURA E SERVIÇOS DA GUINÉ-BISSAU DURANTE 20 ANOS, ONDE SEM CUNHOS POLÍTICOS CHEGAVA A MOBILIZAR, ANUALMENTE, CERCA DE 15 MILHÕES DE DOLARES, POR CADA CAMPANHA DE CASTANHA DE CAJÚ.

É CASO PARA SE DIZER QUE, «QUEM PODE MAIS, PODE MENOS». ORA NEM MAIS, POIS QUE SE O EMPRESÁRIO E OPERADOR ECONÓMICO BRAIMA CAMARÁ, ENQUANTO PARTICULAR TEM QUALIDADES E CAPACIDADES DE MOBILIZAR FUNDOS PARA SUAS OPERAÇÕES PRIVADAS, ENTÃO O POLITICO E BÁ  DI POVO SABERÁ, COM MESTRIA, FAZER FACE AS NECESSIDADES DESTE PAÍS E POVO, RUMO A RECONSTRUÇÃO NACIONAL E REALIZAÇÃO DOS SONHOS DE COMBATENTES DE LIBERDADE DA PÁTRIA.

BÁ DI  POVO DISSE AINDA QUE NÃO PRECISAMOS VENDER A GUINÉ-BISSAU E NEM PRECISAMOS DE NOS HUMILHARMO-NOS, QUE OS FILHOS DA GUINÉ-BISSAU PODEM RECONSTRUIR ESTE PAÍS E CONSTRUIR A NAÇÃO GUINEENSE; QUE OS RECURSOS NATURAIS PODEM DESENVOLVER A GUINÉ-BISSAU E É O QUE FAREMOS. 

E MAIS, QUE AS OBRAS DO CENTRO DA CIDADE É SÓ UMA PEQUENA DEMONSTRAÇÃO DAS MUITAS OBRAS QUE SERÃO REALIZADAS. E MAIS, TODAS AS VIAS DO PAÍS SERÃO ALCATROADAS.

 QUE AINDA NO DECURSO DESTE MÊS O PAÍS TERÁ UMA MISSÃO DO FMI, QUE POSTERIORMENTE ANUNCIARÁ FINANCIAMENTOS QUE PERMITIRÃO A REALIZAÇÃO DAS OBRAS  DE DIVERSAS VIAS.

 QUE A GUINÉ-BISSAU TEM BAUXITE, TEM FOSFATO, TEM OURO, TEM PETROLEO, TEM ARREIA PESADA É 5º MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DE CASTANHA; GBX TEM 88 ILHAS….NA VERDADE SOMOS CARENCIADOS, MAS NÃO POBRES.

NÓS (PAÍS E POVO) ESTÁVAMOS A PROCURA DE UMA LIDERANÇA QUE NOS TRARIA A CERTEZA DE UM FTURO MELHOR, DAÍ QUE COM O SISSOCO EMBALÓ NO PALACIO DA REPUBLICA E COM BRAIMA CAMARÁ NA PRIMATURA, A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 4 DE JUNHO A GUINÉ-BISSAU SERÁ UMA CERTEZA DE UM FUTURO MELHOR A GUINÉ BISSAU VAI DESCOLAR-SE OU DESGRUDAR (RANKA) RUMO AO DESENVOLVIMENTO.

BÁ DI POVO LANÇA UM VIGOROSO APELO AOS MADEMISTAS DE QUE DEVEM MANTER-SE A CALMA, POIS QUE O PROCESSO DE SELECÇÃO DOS DEPUTADOS NÃO É O MAIS IMPORTANTE QUE O FUTURO DAS NOSSAS MULHERES; 

QUE A SELECÇÃO DOS DEPUTADOS  OU DOS CANDIDATOS NÃO É MAIS IMPORTANTE QUE O FUTURO DA NOSSA JUVENTUDE E DOS ANCIÕES E CRIANÇAS GUINEENSES; QUE A PREOCUPAÇÃO DOS DIRIGENTES DO MADEM É VER OU TRABALHAR PARA A CONSOLIDACÃO DESTE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO QUE O SISSOCO NOS TROUXE.

A PREOCUPAÇÃO DE FACTO É VER COMO CONSOLIDAR OS GANHOS QUE O PAÍS VEM OBTENDO EM DECORENCIA DOS EXERCICIOS E DESEMPENHO DO GENERAL DI POVO.

QUE É MUITO ESTRANHO ALGUNS CAMARADAS ESTAREM OBCECADOS EM SER APENAS CABEÇA DE LISTA SEM SE LEMBRAR DE QUE A DESIGNAÇÃO DE CABEÇA DE LISTA É UM PROCESSO ALEATÓRIO E DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DA CÚPULA DO PARTIDO, QUE PARA TANTO PONDERA DIFERENTES FACTORES. 

E MAIS, CADA CABEÇA DE LISTA É MAIS QUE UM AUTÊNTICO COMISSÁRIO POLÍTICO, MAS ANTES UM AGLUTINADOR E CATALISADOR DE MASSAS, CONTRARIAMENTE AS ESCOLHAS DE CANDIDATOS QUE SÃO ABERTAS AS COORDENAÇÕES E ESTRUTURAS DE BASE DOS CIRCULOS.

NA ESCOLHA DE CANDIDATOS – ONDE SÃO VOTADOS A INTEGRAÇÃO NAS LISTAS, BEM ASSIM AS ORDENS DE PRECEDÊNCIA. ALÍ FUNCIONA O PROCESSO DA VOTAÇÃO, ONDE TODOS CONCORREM E GANHA MELHOR POSIÇÃO QUEM TIVER MAIOR INDICE DE POPULARIDADE 

Liga G. Direitos Humanos aplaude decisão de combater mendicidade forçada e casamento infantil

© LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos   Março 28, 2023

𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐀𝐃𝐎 À 𝐈𝐌𝐏𝐑𝐄𝐍𝐒𝐀!

A Liga Guineense dos Direitos Humanos congratula-se com a corajosa decisão das autoridades nacionais de pôr fim a mendicidade forçada e casamento infantil e forçado, em cumprimento das suas obrigações internacionais.

A mendicidade forçada e casamento infantil e forçado constituem práticas tradicionais frequentes no país, as quais consubstanciam uma afronta à dignidade das crianças e mulheres. 

No âmbito da sua missão de promoção proteção dos direitos humanos, a LGDH tem denunciado sistematicamente a prevalência destas práticas na Guiné-Bissau, tendo sucessivamente exortado às autoridades nacionais no sentido de adoptarem mecanismos adequados com vista a erradicação das mesmas.  

Contudo, nos últimos dias o país tem sido palco de debates em torno destes fenómenos, em consequência das declarações públicas das autoridades nacionais contra tais práticas que chocam frontalmente com as normas internacionais assinadas e ratificadas pelo nosso país. 

Para a LGDH, a mendicidade forçada não passa de um crime público de exploração de mão de obra infantil para assegurar as mordomias e o sustento de alguns adultos que fazem desta prática o “modus vivendi”.

Com efeito, as medidas anunciadas devem ser enquadradas numa estratégia global duradoura e sustentável de proteção das crianças, que inclui a aprovação de uma legislação incriminadora da mendicidade forçada e casamento infantil.  

Pela Paz, Justiça e Direitos Humanos!

Feito em Bissau, aos 29 dias do mês de Março de 2023

A Direção Nacional