24 de outubro de 2019

Aristides Gomes - Encontro com a imprensa após o nosso regresso ao país.




Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Nos dias de hoje, fala-se de situações de ontem, na Guiné-Bissau, como se de problemas de hoje se tratassem...

Por Fernando Casimiro

Um Estado em que, volvidos 46 anos de independência, não tem um Arquivo Histórico Nacional, devidamente organizado, em versão papel e, muito menos, digital;

Que não tem uma estruturação institucional na plataforma global, a Internet, por forma a disponibilizar, para conhecimento, consulta, estudos e pesquisas, as actividades dos seus sucessivos dirigismos e das suas sucessivas governações;

Um Estado em que o papel dos poucos historiadores; antropólogos, e muitos sociólogos, resume-se acima de tudo à participação política, fruto de compromissos político-partidários, visando contrapartidas, entre o poder político e, ou, o poder financeiro, e não a participação na educação, formação e promoção, quiçá, partilha, de informação, conhecimento e sabedoria;

Um Estado sem Arquivos, sem relatórios, que não, os de conveniência, ainda que, com muitos estudos encomendados e pagos a peso de ouro, pela Comunidade internacional, mas sucessivamente manipulados, e apagados, por conveniência, não pode, jamais, avaliar, comparar e melhorar, a sua Base Política e Administrativa, Organizacional!

Continuamos a repetir os mesmos erros de sempre, por continuarmos a ser dirigidos, governados, pelos mesmos de sempre.

Sem dados institucionais, oficiais, do percurso histórico, social, político, judicial, económico, entre outros, para consulta, estudo, comparação e avaliação, visando questionamentos criticos construtivos, para que se possa mudar tudo o que está mal na Guiné-Bissau, continuaremos a ignorar a importância da formação, do conhecimento e da sabedoria na sustentação, pacificação/estabilização, e desenvolvimento do nosso País!

Nos dias de hoje, fala-se de situações de ontem, na Guiné-Bissau, como se de problemas de hoje se tratassem...

Como compreendo o impacto da consequência da inexistência de um Arquivo Histórico Nacional, digno desse nome, na Guiné-Bissau...

A Educação que continuamos a reivindicar, só terá importância se, do conhecimento adquirido, o compromisso primeiro passar por servir a Humanidade, na qual, estamos incluídos...

Positiva e construtivamente.

Didinho 24.10.2019

"O 5G NÃO E UMA EVOLUÇÃO, É UMA REVOLUÇÃO"

O 5G pode alcançar uma velocidade 100 vezes superior ao 4G


Todos os anos, mais de 150.000 pessoas vêm ao Dubai para participar no GITEX, a principal exposição de tecnologias de informação do Médio Oriente. Este ano o evento promete marcar o ponto de viragem na chegada do 5G, nas chamadas "cidades Inteligentes e como o "big data" está a impulsionar a Inteligência Artificial.

Na 39ª edição deste encontro estão presentes mais de 4500 empresas que apostam na inovação e nas tecnologias do futuro.

Trixie LohMirmand, do departamento de eventos do Dubai World Trade Centre, explica que "a tecnologia não tem efeito até que se perceba como se utiliza e se aplica nos diferentes setores de atividade. Sem essa compreensão, a tecnologia não teria impacto na evolução das empresas, da sociedade e meio ambiente. No GITEX, estamos orgulhosos de apresentar muitos exemplos de diferentes usos e orgulhosos de conseguir que este evento seja indispensável para que o grande público perceba que a tecnologia está a mudar a nossa vida, elevando tudo o que fazemos para outro nível."

Espera-se que a evolução da Inteligência Artificial faça crescer o PIB Mundial em cerca de 14%, o que equivale a mais de 14 biliões de euros, ou seja, todo o PIB da Europa em 2016. Só na economia dos Emirados Árabes Unidos, o impacto será de 110 mil milhões de euros.

A inteligência artificial está a mudar as regras do jogo em vários setores. O próximo nível é o 5G, a quinta geração de tecnologia móvel. Isto permite que a Inteligência Artifical se alimente a um ritmo exponecialmente mais rápido graças à grande capacidade de dados que podem ser usados.

Trixie LohMirmand sublinha que "os Emiratos Árabes Unidos vão ser o primeiro país árabe onde vai ser lançado o 5G, esperando-se que até 2024 existam 30 milhões de subscritores móveis de 5G. Este enorme impacto não é uma evolução mas uma revolução. Além disso, existe a Inteligência Artificial. Sabemos que vão ser criados milhões de postos de trabalho. Por isso, queremos garantir que estamos na vanguarda para educar e apoiar o ecossistema na aplicação e aprendizagem de todas essas tecnologias no futuro."

O Etisalat Group está a fazer progressos para mostrar como os novos sistemas mais rápidos podem funcionar melhor com a realidade aumentada, a Inteligência Artificial e a robótica.

O 5G pode alcançar uma velocidade 100 vezes superior ao 4G, com um impacto direto no nosso dia a dia, desde as casas inteligentes, à medicina ou aos transportes.

Ahmed Bin Ali, responsável de comunicação do Etisalat Group, lembra que "este ano foram apresentadas várias soluções para o setor dos transportes. Por exemplo, um carro autónomo, sem condutor, sem volante e pode levá-lo de um sítio ao outro. Outro exemplo é uma moto voadora, elétrica, uma Maserati com um motor de oito cilindros. Em apenas 60 segundos pode passar do mode de condução ao modo de voo.

Diria que o mundo do 5G é um universo sem limites. Não há nenhum setor que não beneficie com o 5G. As novas tecnologias e em concreto o 5G estão a dominar o futuro digital para melhorar a sociedade.

A evolução do 5G avança a toda a velocidade. Os custos de a implementar e adquirir, bem como o aumento das preocupações em máteria de cibersegurança são alguns dos desafios que enfrentam a empresas tecnológicas à medida que entramos numa nova era digital.

24.10.2019 

Fonte: BISSAUTECH

Aqui é conakry









Barry Ufdg

PAM, promove consultas nutricionais gratuitas à população guineense, em parceria com o Ministério da Saúde Pública.




TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Carta 21 protesta contra o prolongamento do ano lectivo 2018/2019.




TGB Televisão da Guiné-Bissau

Cne Guiné Bissau - COMUNICADO À IMPRENSA







Cne Guiné Bissau

O SECRETÁRIO-GERAL - MENSAGEM NO DIA DAS NAÇÕES UNIDAS


O Dia das Nações Unidas oferece uma oportunidade para reafirmar os ideais duradouros da Carta, que entraram em vigor nesta data há 74 anos.

Perante um panorama mundial turbulento, a Carta continua a ser a nossa âncora moral partilhada.

Nestes tempos em que vivemos mudanças vertiginosas, as Nações Unidas continuam focadas nos problemas reais de pessoas reais.

Estamos a trabalhar para uma globalização justa e uma ação climática ousada.

Estamos a lutar pela defesa dos direitos humanos e pela igualdade de género - e a dizer "não" ao ódio de qualquer tipo.

Esforçamo-nos para manter a paz e levamos assistência vital a milhões de pessoas afetadas por conflitos armados.

As próprias Nações Unidas estão a tornar-se cada vez mais ágeis e responsáveis à medida que melhoramos o apoio aos países.

O próximo ano marca o 75º aniversário da Organização. Esse marco é um momento crítico para moldar o nosso futuro, juntos.

Convido-vos a participar da conversa e a promover, juntos, o bem-estar de todos “nós, os povos”.

Obrigado.

24 de outubro de 2019

ONU na Guiné-Bissau

Discurso de Hadizatou Rosine Sori-Coulibaly

ESCRITÓRIO INTEGRADO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ DA ONU NA GUINÉ-BISSAU (UNIOGBIS)


74º aniversário das Nações Unidas
Dia das Nações Unidas 2019

Quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Discurso de Hadizatou Rosine Sori-Coulibaly
Represent Esp. do Secretário-Geral GBISSAU

É com grande prazer que me junto a vocês hoje, por ocasião do Dia das Nações Unidas, para comemorar o 74º aniversário das Nações Unidas.

A relação entre as Nações Unidas e a Guiné-Bissau remonta há muito tempo atrás. O próprio Amilcar Cabral trabalhou para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação em 1957, fazendo um estudo sobre o potencial agrícola da Guiné-Bissau.

As Nações Unidas apoiaram a Guiné-Bissau desde a sua luta pela autodeterminação, através do Comité de Descolonização e, após a
independência, através do apoio de agências das Nações Unidas, como o PNUD, as Nações Unidas. UNICEF e FAO.

A Guiné-Bissau tornou-se membro das Nações Unidas em setembro de 1974 e, portanto, esta é também uma ocasião para celebrar hoje a participação do vosso país na família de nações.

Infelizmente, em 1999, um conflito armado emergiu na Guiné-Bissau e o país pediu ajuda às Nações Unidas. Desde então, o país está na agenda do Conselho de Segurança da ONU, que decidiu enviar uma missão política - o UNOGBIS e, mais tarde, UNIOGBIS - que trabalha com vocês há 20 anos para prevenir conflitos, criar paz e estabilidade, condições fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

Embora seja muito difícil avaliar o impacto de uma missão de paz - porque nunca sabemos se foi a nossa ação que impediu o conflito -, vimos alguns sinais muito positivos nos últimos anos: cada vez mais atores políticos têm procurado resolver suas diferenças através de mecanismos legais; o sistema judicial dá sinais de maior capacidade; o exército absteve-se de interferir na esfera política; grupos da sociedade civil, especialmente mulheres e jovens, e os media aumentaram sua participação na vida pública e fortaleceram o seu papel de guardiões e supervisores do governo e da democracia.

Conseguimos fazer estes progressos juntos, também graças ao apoio da Comissão de Construção da Paz das Nações Unidas, que colocou a Guiné-Bissau na sua agenda desde 2007. E aproveito a oportunidade para agradecer pessoalmente ao embaixador Mauro Vieira, Presidente do PBC Guiné-Bissau, que está connosco hoje.

Temos o prazer de celebrar com todos vocês hoje esses passos positivos e de vos encorajar a continuar neste caminho de construção da paz e desenvolvimento sustentável.

Excelências,

Senhoras e senhores,

A família das Nações Unidas, na Guiné-Bissau e na sede, está confiante de que as eleições de 24 de novembro serão, como de costume, muito bem organizadas, livres e justas, e que a Guiné-Bissau em breve terá todos os seus órgãos de soberania legítimos e será capaz de manter sua ordem constitucional.

Quando este ciclo eleitoral terminar, podemos prosseguir com a reconfiguração da presença das Nações Unidas em seu país. O UNIGBIS será encerrado, mas a presença das Nações Unidas será fortalecida e reconfigurada para ser mais eficaz e implementar conjuntamente o novo quadro de parceria entre as Nações Unidas e a Guiné-Bissau para o Desenvolvimento Sustentável para o período 2021-2025.

Esse processo também está alinhado com as reformas das Nações Unidas, lideradas pelo Secretário-Geral António Guterres, para criar uma organização mais ágil e responsável, à medida que fortalecemos o nosso apoio aos países.

O aniversário de hoje também marca o lançamento de uma série de iniciativas que culminarão com o 75º aniversário das Nações Unidas. O Secretário-Geral está a lançar um debate global sobre como todos podemos moldar o nosso futuro juntos. Esperamos que a Guiné-Bissau participe dessa conversa e que, dentro de um ano, possamos celebrar o progresso alcançado na implementação do Programa de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Nesse sentido, deixamos a vocês um último desafio hoje: juntem-se a nós na campanha para promover objetivos de desenvolvimento sustentável na Guiné-Bissau e participem na sondagem "O Meu mundo", que será lançada no final da cerimónia. Como você pode ver, eu já coloquei as minhas asas pelos objetivos de desenvolvimento sustentável na Guiné-Bissau. Convido-vos a juntarem-se a mim, para que possamos criar o efeito borboleta, um efeito multiplicador e trazer desenvolvimento sustentável para a Guiné-Bissau.

Por fim, aproveito a oportunidade para exortar todos os atores políticos a permanecerem focados nessas prioridades, baseadas no interesse do povo da Guiné-Bissau.
A credibilidade desses atores com seus constituintes também depende de sua capacidade de comprometer e cumprir as promessas que fazem ao seu povo;

Agradeço a todos pela atenção.

Fonte: Aliu Cande

Guiné-Bissau é o único país lusófono que melhora posição no Doing Business 2020


A Guiné-Bissau foi o único país lusófono a melhorar a posição no índice do Banco Mundial sobre a facilidade de fazer negócios (Doing Business 2020), com São Tomé e Príncipe a manter a posição, enquanto os restantes pioraram.

De acordo com o índice, divulgado hoje pelo Banco Mundial, a Guiné-Bissau melhorou uma posição face à classificação do ano passado, passando de 175º para 174º, ficando, no entanto, nos 20 países onde é mais difícil fazer negócios.

A nível mundial, a lista é liderada pela Nova Zelândia, seguida da Dinamarca, mantendo as posições do ano passado, com a diferença de que este ano a Dinamarca superou Hong Kong e chegou ao pódio dos países onde o ambiente empresarial é mais propício à realização de negócios.

Entre os países lusófonos, Portugal lidera a lista, ocupando o 39º lugar, tendo caído 5 posições este ano, apesar de manter os mesmos 76,5 pontos, atribuídos recorrendo à análise de vários indicadores, como o tempo de constituição de uma empresa, a facilidade de garantir eletricidade, o lançamento de reformas económicas ou o tempo que as empresas demoram, em média, a preencher as declarações fiscais.

Depois de Portugal, o mais bem colocado, o Brasil, surge em 124º lugar, tendo piorado 16 posições face ao 109º lugar que ocupava no ano passado, e a seguir o país lusófono onde é mais fácil fazer negócios é Cabo Verde, que ainda assim piorou seis lugares, de 131º para 137º.

Logo a seguir surge Moçambique, em 138º lugar, o que compara com a 135ª posição que ocupava no ano passado.

Os restantes países lusófonos estão todos entre os 20 piores, com exceção de São Tomé e Príncipe, que ocupa a 21ª pior posição, em 170º lugar (igual ao ano passado).

Angola, no 177º posto (173º em 2019), a Guiné Equatorial, que piorou de 177º para 178º e Timor-Leste, o único lusófono entre os dez países mais difíceis para fazer negócios, em 181º lugar (178º em 2019) completam a lista dos países de língua oficial portuguesa.

interlusofona.info

O FIM DA ERA DAS VACAS GORDAS NA GUINÉ-BISSAU?


A tensão política na Guiné-Bissau está num nível muito alto devido a desconfiança entre certos políticos. Com as eleições à porta, no dia 24 de Novembro de 2019, tem-se multiplicado declarações fortes e perigosos sobretudo a utilização de meios de comunicação social que se transformou num campo de batalha entre um grupo separado a dois, três, quatro, cinco frentes que será talvez pior ainda durante a campanha eleitoral.

Existe um grupo de mafiosos na Guiné-Bissau, digo isso porque na minha análise pessoal, estes mafiosos querem simplesmente desviar a atenção do povo sobre o caso “OPERAÇÃO NAVARRA”, que culminou na apreensão de toneladas de DROGA, inventando assim um outro episódio sobre um suposto golpe de estado até no ponto do PM pedir um aumento das forças da ECOMIB. Se eu faço bem segundo as regras, não sou malandro, não faço esquemas, porque não pedir o reforço das forças nacionais? Os malandros e mafiosos vão e para sempre viver na intranquilidade e desconfiança. Os grupos que se acusam uns aos outros estão com o medo do outro controlar o poder porque, talvez haverá retaliação.

Vamos votar no dia 24 de Novembro 2019 e aproveito para chamar atenção a todos guineenses de que, se na verdade queremos estabilidade para que o governo possa governar com toda a tranquilidade e permitir os guineenses sonharem um país desenvolvido de paz e de igualdade, o próximo Presidente da República deve ser UMA FIGURA ISENTA DAS GUERRAS ENTRE PESSOAS QUE SE DIVIDIRAM POR causa das intrigas, máfias, calunias, mentiras, preconceito, esquemas etc…, se não, mais uma vez vamos adiar o futuro de todos nós.

A PJ, embora com poucos meios de investigação, conseguiu resultados em operações de associação criminosa como por exemplo: "KORTA UNHA, RATO, AVIONETA DE GABU, CARAPAU, ARROZ DE POVO, NAVARRA… Com certeza, estes casos foram entregues ao MP mas o povo não viu e espera ver como acaba o espetáculo na arena.

Na Guiné-Bissau, a PGR e MP não têm muito trabalho a fazer porque os órgãos de comunicação social, redes sociais servem de denúncias públicas, se não vejamos só algumas que eu, como guineense, fico preocupado sobretudo quando se fala do primeiro magistrado da nação:

1. As denuncias do PM sobre a droga na presidência,
2. O caso do senhor ZAMBRANO,
3. Que o dinheiro proveniente da droga foi utilizado pelo líder de MADEM-G15, quando da criação ou fundação deste partido,
4. Tentativa de golpe de estado por parte do candidato às presidenciais do MADEM-G15 e muitas outras que não posso tudo aqui citar.

Com todas estas informações que chegam aos sofás destas duas instituições, não existem razões para tanta demora dos dossiers porque, são quase flagrantes delitos porque os denunciantes devem apresentar provas.

A maioria das pessoas que se acusam uns aos outros foram até pouco tempo o grupo que geriu este país muitos anos e sem avanços. Será que é o fim da era das vacas gordas para uma parte deste grupo que se dividiu em vários? Ou esta guerra desenfreada tem como objetivo controlar para fins pessoais aquilo que nos pertence a todos? Desconfiança duma retaliação?

Guineenses, enquanto estes grupos se divergiram através de intrigas, calúnias, obscurantismo, traições, reuniões nas costas dos outros, violações de acordos políticos, complôs, invenções, mentiras etc...continuarem a deter o poder, nunca este povo conhecerá o caminho do desenvolvimento. Estas pessoas conhecem e sabem dos segredos entre eles. Roubaram, sequestraram, aterrorizam, esbanjaram aquilo que deveria ser o nosso, transformando-o num bem pessoal.

A PGR e o MP já foram bem servidos agora só falta fazer o mais fácil, COMER.

Já chega! Libertem este povo sofredor que já aguentou demais com uma esperança a quase meio século.

El maestro Steve.
Je suis NAVARRA, je suis ZAMBRANO!

Estevão Barbosa Bali

GERVASIO SILVA LOPES - ATENTADO EM CURSO AS INTEGRIDADES FISICAS DESSAS TRÊS FIGURAS ESTÃO AMEAÇADA


NA DIA SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019, 8:35:00, O SR. GERVASIO SILVA LOPES REVELOU UM PLANO DE ASSASSINATO CONTRA O GENERAL UMARO EL MOKHTAR SISSOCO EMBALO, BRAIMA CAMARÁ E CARLOS GOMES JÚNIORS.

Let us hark back to Friday, ‎September ‎13, ‎2019, ‏‎8:35:00 AM -  “MR. GERVASIO SILVA LOPES REVEALED AN ASSASSINATION PLOT AGAINST GÉNÉRAL UMARO EL MOKHTAR SISSOCO EMBALO, BRAIMA CAMARÁ AND CARLOS GOMES JÚNIOR”.




Therefore, why this????

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Assessoria de Imprensa do Candidato Presidencial General UMARO SISSOCO EMBALO, vem por este meio esclarecer a todos os militantes e simpatizantes de MADEM-G15 de que o seu Candidato não é o n° 11 e nem outro número qualquer no boletim de votos, porque sequer a sua Diretoria de Campanha participou no sorteio, assim como não participaram as Diretorias de Campanha dos outros potenciais Candidatos destas Eleições Presidenciais, como a do Dr. José Mário Vaz, Sr. Carlos Gomes Jr. e Eng. Nuno Nabian.

Todo o processo de sorteio foi feito à revelia dos representantes dos Candidatos e os respetivos números atribuídos para o boletim de votos, não passa de mera propaganda dos mandantes do PAIGC.


Por Sarathou Nabian 

O Líder Domingos Simões Pereira está reunido com a Configuração para Guiné-Bissau da Comissão da Consolidação da Paz das Nações Unidas, presidida pelo Embaixador Mauro Vieira. Na pauta, a actualidade política e os preparativos para as Presidenciais 2019.






DSP Presidente

OS CANDIDATOS: JOSÉ MÁRIO VAZ, NUNO NABIAN, CARLOS GOMES JÚNIOR E UMARO SISSOCO EMBALO RECUSARAM ENTREGAR FOTOGRAFIAS À CNE PARA EFEITOS DE PRODUÇÃO DE BOLETINS DE VOTO


José Mário Vaz, Nuno Nabian, Carlos Gomes Júnior e Umaru Sissoco Embalo recusaram entregar fotografias à Comissão Nacional de Eleições para efeitos de produção de boletins de voto.

O Governo da Guiné-Bissau iniciou em setembro uma correção às omissões dos cadernos eleitorais, que, devido a falhas técnicas, impediram mais de 20.000 eleitores de votar nas legislativas.

As correções têm provocado alguma tensão política, com os partidos da oposição e candidatos às presidenciais a considerarem que as correções não têm enquadramento legal.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem mediado a crise na Guiné-Bissau, insistiu em diversas ocasiões na manutenção dos cadernos eleitorais utilizados nas eleições legislativas de 10 de março nas eleições presidenciais, salvo consenso total da classe política.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais em 24 de novembro e a segunda volta, caso seja necessária, está marcada para 29 de dezembro.

Conosaba/radiosolmansi 

Gervasio Silva Lopes - BO TCHORA OH BO KA TCHORA OH ELEIÇÃO KANA MAINA DIA 24




Gervasio Silva Lopes

Happy #UNDay!

UNICEF is working with governments, partners and other UN agencies to support countries around the world to ensure that the Goals deliver results for every child. Now and for generations to come.



Find out more about our work on the SDGs: https://www.unicef.org/sdgs

Unicef Guiné-Bissau

Reflexão




Dom Ramos

Vencer na vida não é ter muito dinheiro no bolso, mas sim um coração cheio de paz


Por mais riquezas e sucesso que uma pessoa possa conquistar, se ela não tiver um bom relacionamento consigo mesma e com suas emoções, continuará a ser infeliz, porque o dinheiro não pode curar um coração despedaçado ou um espírito sem vida.

Não podemos negar que o dinheiro é uma parte muito importante da vida. Ele facilita tudo, permitindo-nos conquistar muitas coisas e viver experiências especiais.

Não precisamos tratá-lo como inimigo ou agir como se não nos importássemos com uma vida financeira boa, porque a verdade é que ele é realmente importante para nós e aceitar o dinheiro como algo bom é o primeiro passo para uma vida de maior prosperidade.

No entanto, precisamos estar atentos a qual lugar ele ocupa em nossas vidas. O dinheiro é importante, mas não é a única coisa que precisamos para ser felizes ou nos considerar vencedores na vida.

Quanto se trata do sucesso pessoal, temos sempre que manter em mente que ele começa em nosso interior e é refletido para o mundo ao nosso redor. Por mais riquezas e sucesso que uma pessoa possa conquistar, se ela não tiver um bom relacionamento consigo mesma e com suas emoções, continuará a ser infeliz, porque o dinheiro não pode curar um coração despedaçado ou um espírito sem vida.
As pessoas que realmente vencem na vida são aquelas que conseguem ter uma saúde emocional equilibrada e viver com paz no coração. 
Quando se tem essas duas coisas, é possível enfrentar qualquer momento de dificuldade com a cabeça erguida e esperança de dias melhores.

O dinheiro e o bens materiais podem ser tirados de nós a todo momento, mas a maturidade emocional e a paz de espírito são coisas que conquistamos por conta própria, através de nossas lutas e, por isso, não podem ser arrancadas de nós por ninguém.

Quando temos muita paz no coração, sabemos que, com ou sem dinheiro, ainda podemos ser felizes, pois conhecemos os nossos valores, nossas habilidades e o nosso poder pessoal. Temos a maior segurança que existe, aquela que surge do conhecimento de quem realmente somos e, a partir dele, podemos conquistar tudo o que desejamos na vida.
Um bolso cheio nunca nos trará uma alegria tão verdadeira quanto um coração em paz, e é por isso que precisamos priorizar aquilo que realmente traz valor às nossas vidas.
A verdadeira medida de uma vida bem-sucedida é o quanto não dependemos de dinheiro para sermos felizes, porque, no final, tudo o que nós realmente teremos de valor para levar conosco são as pessoas que conhecemos, as memórias que criamos, os sentimentos que cultivamos, e isso nada tem a ver com nossa conta bancária.

Portanto, lute para ter uma vida financeira bem-sucedida e trate o dinheiro como um amigo, mas não se esqueça de preencher o seu coração com paz e alegria, porque é isso que realmente fará de você uma pessoa feliz e de sua vida uma experiência inesquecível!

osegredo.com.br

Preparativos para o Dia das Nações Unidas ...


Lançamento da campanha dos ODS na Assembleia Nacional na presença do público e dos meios de comunicação social, pedindo aos governantes que se comprometam com as acções relevantes dos ODS "bater as asas" para iniciar um efeito borboleta para aceleração dos ODS. Assumirão a responsabilidade pelo seu compromisso e serão responsáveis pela sua implementação.



ONU na Guiné-Bissau

R Kelly R Kelly Sané estava ao vivo com Mendes Pereira — com Mutaro Cassama Cassama e Mané Mané Mutaro.



R Kelly R Kelly Sané 

CIÊNCIA - Investigadores conseguiram ensinar ratos a conduzir. Stress reduziu

Investigadores conseguiram ensinar ratos a dirigir carros em troca de cereais e concluíram que os resultados mostram que guiar reduziu os níveis de stress dos animais.


Os mini-veículos consistiam numa cabina, na qual três barras de fios metálicos permitiam escolher entre três direções: direita, esquerda e em frente. Quando o rato tocava numa das barras, o veículo movia-se na direção selecionada.

Durante meses, 17 ratos foram treinados para dirigir os veículos num espaço de 150 por 60 centímetros.

Os autores do estudo, publicado na revista Behavioral Brain Research, dizem ter observado que os ratos poderiam realmente aprender a dirigir, mas também que aqueles cresceram num "ambiente enriquecido" (um espaço mais natural, grande e complexo) conseguiam dirigir melhor do que as outras cobaias que cresceram em gaiolas.

"Foi insano ver o quanto eles eram melhores", disse a coautora e investigadora da Universidade de Richmond, Kelly Lambert.

Além disso, a análise aos excrementos dos ratos, evidenciou que, em todos 'condutores', o nível da hormona que neutraliza o stresse era maior, algo que os investigadores acreditam que pode estar relacionado com a satisfação de terem aprendido uma nova habilidade, ou competência.

Kelly Lambert e os seus colegas pensam que a descoberta pode abrir caminho para novos tratamentos comportamentais em psiquiatria, para os humanos.

"Não há cura para esquizofrenia ou depressão", sublinhou. "Estamos atrasados, precisamos de levar em conta diferentes modelos animais, diferentes tarefas e admitir que o comportamento pode mudar nosso estado neuroquímico", sustentou a investigadora.

NAOM

CONVITE OFICIAL DA CÂMARA DE CARDIFF( GOVERNO LOCAL) PARA DSP VISITAR O REINO UNIDO





Gervasio Silva Lopes 

Guiné-Bissau - O Democrata Osvaldo Osvaldo - Se os candidatos não dizem nada para que vale a pena defendê-los?

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Se os candidatos não dizem nada para que vale a pena defendê-los? 

A festa não é nossa!!!

Mas enfim, isso merece a minha atenção como um soldado da Pátria, mas um atenção não especial, com dor no peito e não prazer, e muito triste ouvir a falta da verdade, e sem certeza do que, o "MESMO" está falar, pura e simplesmente "Nazismo e Fascismo" resumindo concluído é chamado de FALÁCIA.

O DSP, é um político sem credibilidade e altamente perigoso e desqualificado com um grande tamanho de Hipocrisia, Sujeito falhado e desesperadíssimo!

Ah, como é impressionante a magnânime hipocrisia deste homem, Domingos Simões Pereira!

Quando o primeiro ministro Aristides Gomes, impediu o financiamento da viagem da Sua Excelência Senhor Presidente da República às Nações Unidas em Nova Iorque, o Domingos Simões Pereira como conselheiro especial do primeiro ministro, não teve palavras nenhumas para o Aristides Gomes e nem sequer se preocupou em regressar ao país para evitar o desastre diplomático que ausência da Sua Excelência Senhor Presidente da República causou em Nova Iorque mas, agora é ele mesmo, confrontado com o áudio que foi posto a circular, decide regressar para Bissau para daí fingir de santo e quem queira unificar a Guiné-Bissau quando é o único pólo da descórdia na sociedade da política nacional!

Um pérfido como esse não merece nada senão o desprezo, porquê? Porque Ele é sem rumo e sem futuro na política Nacional do País, por falta de QUERÊNCIA e transporte no que Ele fala.

Afirma o Democrata em ação.

Cita Crato fez uma transmissão ao vivo




Cita Crato

A GOVERNAÇÃO PRECÁRIA DE QUASE 5 MESES DE MUITA POLÉMICA, MORMENTE :

Por Joaquim Batista Correia

1- DESVIOS DE PROCEDIMENTOS;
2- DESFALQUES FINANCEIROS;
3- GASTOS DESNECESSÁRIOS DE MUITO DINHEIRO NA IRESPONSÁVEL CORRECÇÃO DE OMISSÕES NOS CADERNOS ELEITORAIS;
4- CRIAÇÃO DE UMA SECRETARIA DE ESTADO ENCARREGUE DE FRAUDE ELEITORAL;
5- A SINCRONIZAÇÃO DOS DADOS DO RECENSEAMENTO PARA PERMITIR O "CONTROLO REMOTO "DO BANCO DE DADOS (FRAUDE);
6- ABERTURA DOS POSTOS FRONTEIRIÇOS PARA PERMITIR A ENTRADA DE DROGAS;
7- TONELAGENS DE DROGAS APREENDIDAS COM SUPOSTO ENVOLVIMENTO DO GOVERNO;
8- TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO DO LIDER DO PAIGC QUE APELOU AOS MILITARES PARA " ABRIREM ALAS AFIM DE AFASTAR O PRESIDENTE DO PALÁCIO. OS MILITARES RECUSARAM;
9- TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO PROTAGONIZADO PELA ANP MAS QUE DESDE LOGO FOI ABORTADO.
10- CONCESSÃO DE PASSAPORTES DIPLOMÁTICO E TÍTULOS DE CONSELHEIROS OAS NARCOTRAFICANTES.