sábado, 26 de agosto de 2017

Água salgada pode substituir água doce e afetar agricultura

A seca está a provocar a diminuição dos caudais dos rios e a substituição da água doce por água salgada, que afeta terrenos agrícolas e mesmo aquíferos, alertam especialistas ouvidos pela Lusa.


Em 2004/2005 a maré alta no rio Tejo chegou a Valada do Ribatejo, concelho do Cartaxo, e em Vila Franca apanhavam-se corvinas e robalos (peixes de água salgada que toleram água de baixa salinidade), recordou à Lusa Eugénio Sequeira, ambientalista e antigo presidente da Liga de Proteção da Natureza.

E agora, acrescenta, está a acontecer de novo, "em qualquer rio, em Aveiro, em Coimbra, na foz do Guadiana...".

Mas além da entrada da água do mar rios dentro a especialista em recursos hídricos Carla Graça, da associação ambientalista Zero, aponta "a introdução salina nos aquíferos" (reservas de água subterrâneas) como outra consequência da seca.

Na página da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), dados do final de julho indicam que parte das massas subterrâneas observadas "se apresentam, na generalidade, inferiores às médias mensais" e que em 25 delas os níveis de água são "significativamente inferiores" aos valores médios mensais.

Também questionado pela Lusa, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) admitiu que diminuindo o caudal dos rios "há uma maior intrusão de sais vindos do mar, que podem originar mais sais na água de rega e, consequentemente, provocar a sua acumulação no solo".

No entanto, acrescenta, se no inverno seguinte à seca chover normalmente os sais acumulados são lixiviados e a água dos rios também volta à sua salinidade normal. "Só um ano de seca não irá tornar os terrenos improdutivos", conclui o INIAV.

Eugénio Sequeira entende no entanto que "a rega, a longo prazo, vai ser um problema complicadíssimo". E fala da seca mas também dos fogos e das cinzas depositadas nas albufeiras. "Que água vamos beber quando começar a chover?", questiona.

O especialista fala de outro problema que os solos vão enfrentar, a alta concentração de sódio. O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas diz, em informação disponível 'online' que a sodização é a maior ameaça da salinização e que o sódio tem um efeito negativo no crescimento das plantas.

A solução é "lavar" os terrenos e para isso é preciso mais água, que não há, diz Eugénio Sequeira. "Quanto mais seca mais água é necessária. Estamos a caminhar a passos largos para a catástrofe", por causa da seca, das alterações climáticas, do desordenamento e da incapacidade dos portugueses de trabalharem em conjunto, resume Eugénio Sequeira.

Filipe Duarte Santos, investigador e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, resume assim os problemas: já estamos a sofrer as consequências das mudanças climáticas.

Em toda a região mediterrânica houve nos últimos 55 anos uma redução da precipitação de 40 milímetros por década, e "isto afeta muito tudo o que depende dos recursos hídricos, a disponibilidade de água, a qualidade, a agricultura, a intrusão salina", diz o professor.

Em resumo também, diz Filipe Duarte Santos: "a situação é grave". E em Portugal, se não chover nas próximas semanas a água que vem dos rios que nascem em Espanha será menos e com menos qualidade.

A seca, as ondas de calor, é algo a que temos "de nos adaptar", afirma, admitindo que o futuro possa passar pela dessalinização da água do mar.

Até lá "estamos a brincar com coisas sérias", afirma Eugénio Sequeira, assumidamente irritado com o que vê, ou que não vê, que cita estudos que admitem que o deserto do Saara vai chegar ao rio Tejo, que alerta para as cinzas dos incêndios que são hidrófobas (impedem a infiltração da água).

"A prioridade é reter as águas nas encostas, é o que se deveria fazer onde houve fogos. É preciso fazer charcos onde a água se infiltrasse. E isso não está a ser feito em lado nenhum", avisa. Não há, conclui, ordenamento, medidas de fundo.

E Carla Graça ainda acrescenta outro dado: "nos incêndios há a queima de biomassa que provoca a formação de compostos voláteis que são cancerígenos. Vão para a atmosfera e depois depositam-se no solo. No ano passado foram encontrados concentrados elevados em Vila Velha de Ródão".

O INIAV sugere que em anos de seca se faça uma melhor gestão da água de rega mas a Zero diz que o Programa Nacional para o uso Eficiente da Água está "na gaveta há quatro anos", e que as medidas preconizadas pela Comissão de Acompanhamento da Seca de 2012 não foram implementadas. Sobre isso Eugénio Sequeira teria uma pergunta a fazer.

NAOM

Porque é que o arroz branco 'engorda' mais do que o integral?

Apesar de terem praticamente o mesmo número de calorias, o arroz branco parece engordar mais do que o segundo. Descubra porquê.


Pelo seu alto teor de hidratos de carbono, muitas pessoas consideram que o arroz é um alimento que não pode estar muitas vezes na alimentação diária de quem quer emagrecer ou manter o peso. No entanto, na Ásia as pessoas chegam a consumir até 30 porções de arroz por semana e este continente não é conhecido por casos de excesso de peso e obesidade.

Então, afinal, o arroz engorda ou não? O Buena Vida do El País responde dizendo que depende da variedade do arroz e da forma como o consome.

Ainda que existam cerca de 10 mil tipos diferentes de arroz, todos podem incluir-se em dois grupos, o grupo do arroz índico, cultivado nos trópicos, e o arroz japónico, de zonas de clima temperado e com o alto teor de amido, que o organismo converte em açúcar e que dá origem aos malfadados ‘pneuzinhos’.

São todos ricos em hidratos de carbono, principalmente amido, e, em menor grau, em proteínas e lípidos. Mas o que é que faz com que o arroz integral possa entrar na dieta de quem quer emagrecer ou manter o peso e o branco nem tanto?

As suas calorias, de acordo com o site americano Authority Nutrition, mal mudam: 100 gramas de arroz branco cozido fornecem 130 kcal e contêm 29 gr de hidratos de carbono; no caso da versão integral são 112 calorias e 24 gramas de hidratos de carbono, com maiores percentagens de nutrientes. "A versão integral é mais recomendada devido ao seu maior teor de fibras, que se encontra nas camadas externas dos grãos, além de maior oferta de minerais e vitaminas", conclui Cristina Molina-Rosell diretora do Instituto de Agroquímica e Tecnologia dos Alimentos (IATA).

Mas não é só isso. Enquanto o arroz branco é absorvido mais rápido e traz menos benefícios, o integral atrasa a digestão - o que gera uma maior sensação de saciedade e evita que mais calorias sejam ingeridas.

No que toca ao seu consumo, na cozinha asiática o arroz é comido simplesmente cozido e como acompanhamento, enquanto que na Europa, em países como Espanha e Portugal, o arroz é muitas vezes prato principal, como no caso do arroz de frango ou na paella. Isso faz com que o arroz se torne mais calórico e muitas vezes menos saudável – quando adicionado a refogados muito escuros e gordurosos, por exemplo.

NAOM

Vº CONGRESSO PRS


A Comissão Organizadora do Vº Congresso do PRS, Partido da Renovação Social, anunciar a todos os militantes que pretendem candidatar-se aos cargos de PRESIDENTE ou SECRETÁIO-GERAL desta formação política, de que o processo de encerramento da deposição das candidaturas , esta previsto para o dia 27 de Agosto em curso.

Ainda se anuncia, que o local da deposição de candidatura é na Sede Central do PRS, todos os dias, a partir das 8 horas até as 18 horas, junto ao Gabinete da Comissão Organizadora do Vº Congresso representada pelo seu Presidente Eng. Orlando Mendes Viegas.

Os requisitos para as referidas candidaturas encontram-se afixados no edifício da Sede Central.

De recordar que, o Presidente da Comissão Eleitoral diz que as divergências internas no partido demonstra a prova inequívoca da maturidade, a democracia interna e saudável dos renovadores.


Orlando Mendes Viegas falava aos jornalistas mostrou-se otimista que os renovadores saírão mais coesos no congresso, rumo aos próximos embates eleitorais: “Não podemos ter dentro do nosso partido somente uma voz, isso não é democracia, podemos divergir nas ideias, mas no final é fundamental respeitar as regras estabelecidas pelo partido e não fazer o contrário, assegurou.

Mendes Viegas, não tem dúvidas que o PRS sempre dispõe de vozes críticas que empurram a democracia de maneira positiva para os melhores interesses dos guineenses.

De referir que durante este Vº Congresso, os renovadores vão debater entre outros assuntos, A vida do Partido, revisão de estatutos e outros assuntos ligados a vida socio/política da Guiné-Bissau.

Fonte: Prs Bissau

Vº CONGRESSO PRS


Seis dirigentes do Partido da Renovação Social (PRS), já depositaram candidatura para concorrer a liderança do partido no quinto congresso ordenaria dos renovadores que vai decorrer no próximo mês de Setembro, Segundo o primeiro vice-presidente da Comissão Organizador do Vº Congresso, Nicolau Dos Santos disse que a única candidatura à secretário-geral para o partido, depositada até ao momento é a de Florentino Mendes Pereira.

Confirmou que a Comissão Organizadora já recebeu algumas candidaturas para a presidência do partido, nomeadamente a de Artur Sanhá, Issuf Djaló, Fernando Correia Landim, Aladje Sonco e Alberto Nambeia, actual Presidente do partido.

Questionado sobre os requisitos para se candidatar respondeu que tem de ser cidadão guineense, militante com três anos, e apresentar um manifesto de candidatura.

O prazo para a entrega das candidaturas termina amanhã, sexta-feira.

O Vº congresso ordinário do PRS vai decorrer sob o lema:”Consolidação de Estado de Direito Democrático para melhor servir o país.

Fonte: Prs Bissau

ONU DEVE REVER SANÇÕES IMPOSTAS A MILITARES GUINEENSES

O Conselho de Segurança da ONU deve rever as sanções impostas a 10 militares da Guiné-Bissau, defendeu ontem, 24 de agosto, em Nova Iorque o presidente do Comité de Sanções para o país, citado pela Lusa.

“[Há] necessidade de examinar a lista de sanções tendo em conta a situação actual e os acontecimentos recentes, assim como as opiniões expressas pelos interlocutores relevantes durante a minha visita ao país. É necessário cautela durante esta análise”, disse Elbio Rosselli, embaixador permanente do Uruguai na ONU.

O responsável considerou que “uma revisão franca, crítica e construtiva deve gerar-se no seio do Conselho de Segurança sobre o tema, incluindo a definição de critérios sobre uma eventual retirada de nomes da lista de sancionados”.

A 17 de Julho, Elbio Rosseli apresentou o seu relatório ao Comité de Sanções, realizado no seguimento de uma visita à Guiné-Bissau que aconteceu a 13 e 15 de Junho e em que falou com o presidente José Mário Vaz, membros do governo, líderes políticos e militares, bem como representantes da sociedade civil e da comunidade internacional.

“O sentimento geral entre a maioria dos interlocutores era de que as sanções tinham sido eficazes enquanto factor dissuasor para possíveis elementos perturbadores, tanto militares como civis. Muitos interlocutores indicaram que as medidas não se dirigem agora às pessoas que se devia sancionar, e pediram que se impusessem sanções a civis, em particular a políticos”, explicou Rosseli aos membros do Conselho de Segurança.

O uruguaio disse que “os interlocutores que não fazem parte do governo indicaram claramente que a responsabilidade da crise política é da classe política, dos partidos políticos e, de uma forma geral, dos civis motivados pelos seus interesses pessoais e não do país.”

Em Maio de 2012, na sequência do golpe de Estado, o Conselho de Segurança da ONU aplicou sanções a 11 responsáveis envolvidos na alteração da ordem Constitucional (um deles morreu entretanto), nomeadamente o general António Indjai, general Mamadu Turé, general Estevão Na Mena, general Ibraima Camará e o tenente-coronel Daba Naualma.

Desde 2012, segundo o relatório, apenas dois indivíduos tentaram sair do país, tendo sido detidos no destino e de imediato deportados para Bissau.

Rosseli disse ainda que as sanções “foram uma ferramenta oportuna e correcta que teve um papel importante na consolidação da ordem democrática”, mas que os militares “tiveram uma conduta louvável, abstendo-se de interferir na vida política do país” e que os indivíduos penalizados “não são responsáveis pelo impasse que reina na Guiné-Bissau hoje em dia.” 

In angop
OdemocrataGB