sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Pelo menos 93 jornalistas foram mortos este ano

Pelo menos 93 jornalistas ou profissionais de órgãos de comunicação social foram mortos em ataques direcionados, bombas ou fogo cruzado, durante o exercício da profissão em 2016, divulgou hoje a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

O relatório da organização também destacou a morte de 29 jornalistas em dois acidentes aéreos.

A FIJ referiu igualmente que o número de jornalistas mortos em 2016 foi inferior ao verificado no ano passado (112).

O Iraque continua a ser o país com mais mortes de jornalistas, 15, seguido do Afeganistão (13) e do México (11).

Apesar do ligeiro decréscimo da violência e dos ataques mortais contra jornalistas, o presidente da FIJ, Philippe Leruth, disse que as estatísticas "dão pouco espaço para confronto ou para esperança de ver o fim da atual crise de segurança dos meios de comunicação".

Em dois recentes acidentes aéreos, 20 jornalistas brasileiros morreram na Colômbia e nove profissionais de 'media' russos perderam a vida quando um avião militar se despenhou no Mar Negro.

NAOM

Terceiro treino da selecção nacional de futebol da Guiné-Bissau no estádio 24 de setembro







 Fotos: Clube De Ouvintes Da Rádio Jovem Bissau                           Ver mais fotos...

O Movimento Nacional de Quadros Técnicos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), organização de apoio aos 15 deputados expulsos desta formação política acusou quinta-feira o Presidente do Partido de ter desviado cerca de 350 milhões de francos CFA.

Segundo a Rádio Sol Mansi, em Conferência de Imprensa, o Coordenador do Movimento, Bamba Banjai disse que o grupo vai acionar uma queixa-crime contra Domingos Simões Pereira.

O grupo não indicou nem o dono nem a proveniência do dinheiro de que acusa Simões Pereira de ter desviado.

Banjai acusou ainda o Presidente do PAIGC de, enquanto Primeiro-ministro, ter desviado dinheiro do cofre de Estado, sem, no entanto, revelar o montante.

Acrescentou ainda que Domingos Simões Pereira é um elemento ao serviço de agencias secretas internacionais enviado ao pais para destruir o partido libertador.

Banjai explicou na altura as razoes da criação deste movimento, nomeadamente para unir e salvaguardar a família do PAIGC e os ideais da Amílcar Lopes Cabral.

O coordenador do Movimento Nacional de Quadros Técnicos do PAIGC pediu ao Presidente do PAIGC para que demita das suas funções, porque "a sua liderança esta falhada".

Por sua vez, Vladimir Deuna, do Bureau Político do PAIGC acusou também Simões Pereira de não respeitar a história e tradição do PAIGC, bem como os ideais e pensamento de Amílcar Cabral e dos antigos combatentes da liberdade da pátria .

Deuna disse que depois do PAIGC ganhar as eleições gerais em 2014, Domingos Simões Pereira formou o seu Governo na base de "clientelismo e do nepotismo" e que isso originou com que o PAIGC perdesse 10 deputados.

Fonte: Wilrane Fernandes via facebook

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016


RECADOS PARA DOM NUNO: QUEM TEM TELHADOS DE VIDRO NÃO DEVE NUNCA ATIRAR PEDRAS PARA OS TELHADOS ALHEIOS. MA BANDIDASCO PASSA NA GUINÉ

A POLITICA GUINEENSE TEM ATÉ FUGITIVOS E FORAS-DE-LEI, CALOTEIROS E VIGARISTAS, QUE MENTEM PUBLICAMENTE A TROCO DE ALGUMA SOMA PARA SUAS OBRAS E PANDEGAS.

NUNO NABIAM MENTIU DIZENDO QUE JOMAV QUER PRENDER CIPRIANO CASSAMÁ, PARA PODER FORÇAR A REUNIÃO DA ANP, A FIM DE APROVAR O PROGRAMA DO GOVERNO DE CISSOCÓ. FALOU, INSINUANDO TRÁFICOS DE DROGAS E DE DINHEIRO. DE FACTO, O DOM NUNO SE TORNOU NUM DRAMA HUMANO. DEIXOU MULHER E FILHOS NA AMERICA E FUGIU PARA GUINÉ. 

VAMOS PEDIR AO D. NUNO QUE VÁ VISITAR A SEDE DA INTERPOL EM BISSAU PARA PEDIR QUE ESTES INVESTIGUEM E REVELAM SUA VIDA NA AMERICA DONDE FDUGIU OU EFECTUAR UMA VIAGEM PARA AMERICA, ESTADOS UNIDOS.

NESTES DIAS, VAMOS TRAZER PARA A LEMBRANÇA DOS NOSSOS LEITORES AS DENUNCIAS QUE FIZEMOS HÁ TEMPOS, SOBRE OS ENCONTROS SECRETOS DE DSP, CIPRIANO CASSAMA E NUNO NABIAM, EM CASA DO CIPRIANO PRESIDENTE DA ANP.

O primeiro-ministro de consenso está volta

Umaro Sissoko Embalo chegou por volta das 16h30 proveniente de Ouagadogou última etapa do seu périplo que foi um sucesso.


Senegal promete apoiar a TGB para que a única TV Guineense chegasse a casa de todos os Guineenses e em todo o território nacional.

Djarama Mbalo banna.

Publicada por Gabu Sara

As imagens do meu encontro está sexta-feira no palácio presidencial de Ouagadogou com o Presidente Roch Marc Christian Kaboré.

Obrigado pela recepção reservada a min e a delegação que me acompanhou.




Fonte: Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

Prezados irmãos 

Estou de volta ao país após 4 dias de ausência no âmbito de um périplo que me conduziu a alguns países da sub-região. 

O balanço da minha missão é positiva e, os resultados começarão a ser sentidos a breve trecho.

Aproveito para desejar um bom ano de 2017 a todos os Guineenses.

 

Fonte: Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

DELIBERAÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DO PARLAMENTO GUINEENSE


1. Congratular com Decisão da 50.ª Sessão da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que exorta ao Presidente da República da Guiné-Bissau a conformar-se com o Acordo de Conacri e às partes a respeitarem os termos do referido Acordo, e igualmente expressar a sua felicitação a responsável e firme posicionamento do Secretário-Geral das Nações Unidas pelo seu apoio sem reservas as decisões da Cimeira de Abuja sobre o nosso país e a imediata implementação dos Acordos de Bissau e de Conacri;

2. Felicitar o Mediador da CEDEAO para a crise político-institucional da Guiné-Bissau, Prof. Alpha Condé, pela forma paciente, inteligente, sábia e determinada como conduziu todo o processo e do respetivo resultado, e pelo inequívoco esclarecimento feito durante à Conferência dos Chefes de Estado realizada em Abuja, Nigéria.

3. Apelar as partes e as autoridades nacionais a acatarem as determinações constantes no Comunicado Final da 50.ª Sessão dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada em Abuja, Nigéria, por ser a única via consensual para resolver a crise política instalada no país e permitir a absorção dos resultados da Mesa Redonda de Bruxelas;

4. Manifestar a preocupação à Comunidade Internacional, nomeadamente a CEDEAO e a UNIOGBIS, sobre a necessidade de uma rápida instalação e operacionalização das estruturas de seguimento e implementação dos Acordos de Bissau e de Conacri;

5. Recordar as partes de que se comprometeram a contribuir de boa-fé para a implementação bem-sucedida do Acordo de Conacri e em geral do Roteiro da CEDEAO assinado em Bissau a 10 de setembro;

6. Repudiar a intencional e flagrante violação dos Acordos de Bissau e de Conacri por parte do Presidente da República, do PRS e dos 15 Deputados dissidentes do PAIGC;

7. Exortar o Presidente da República que, a Guiné-Bissau é um Estado de Direito democrático, onde vigora o princípio da separação dos poderes, pelo que as sucessivas referências a abertura da Plenária, ao arrepio das regras regimentais, constituem uma ilegítima e inaceitável intromissão no funcionamento deste hemiciclo.

8. Exortar ainda o Sr. Presidente da República a acatar as decisões da 50ª Cimeira da CEDEAO, conformando os seus atos às disposições do Acordo de Conacri, ou seja, revogar os últimos Decretos, a fim de permitir a conformidade dos mesmos com o Acordo de Conacri, consequentemente: (i) a nomeação do Primeiro-Ministro de consenso, na pessoa do Dr. Augusto Olivais, cujo nome foi retido em Conacri; (ii) a formação de um Governo inclusivo e consensual, com todos os Partidos políticos com assento parlamentar, na proporção da sua representatividade;

9. Constatar que esta sábia decisão política permitirá um avanço rápido na implementação dos pontos subsequentes do Acordo de Conacri, nomeadamente, a preparação e a realização da Mesa Redonda para a elaboração do Programa de Governo;

10. Garantir que, respeitado este pressuposto e havendo um Programa de Governo resultante da Mesa Redonda de diálogo nacional, conforme previsto no Acordo de Conacri, a Assembleia Nacional Popular convocará a Sessão Plenária para a apreciação e aprovação do mesmo;

11. A não conformação e persistência na inobservância dos termos e espíritos dos Acordos de Bissau e de Conacri, a Comissão Permanente reserva-se no direito de não responder favoravelmente a nenhuma solicitação proveniente da Presidência da República e do Executivo no âmbito do princípio da colaboração institucional; 

12. Constatar e denunciar ao povo guineense de que as constantes ameaças do Presidente da República ao sistema democrático e o Estado de Direito edificados à custa de sacrifícios de muitos e bons filhos desta terra em nada contribuem para a construção de um clima de entendimento entre os guineenses e o retorno à estabilidade político-institucional;

13. Condenar com veemência o criminoso e antidemocrático plano de assalto à ANP e o sequestro do Presidente desta instituição, a constituição de uma nova Mesa, atos repugnantes num Estado de Direito democrático; 

14. Evidenciar preocupação face à dualidade de critérios e ao silêncio ensurdecedor que a Procuradoria-Geral da República tem vindo a assumir face às sucessivas denúncias de factos suscetíveis de consubstanciar ilícitos criminais, previstos e puníveis pelas leis da República;

15. Estranhar a não disponibilização de forças de ECOMIB pela CEDEAO para manter segurança nas instalações da ANP, apesar inúmeras solicitações da entidade parlamentar responsável pela segurança das mesmas ao longo de mais de 1 ano;

16. Reconhecer o feito inédito proporcionado pela Seleção Nacional de Futebol ao qualificar-se pela primeira vez para uma fase final de CAN. Outrossim, encoraja-la e incentiva-la a erguer bem alto o nome da Guiné-Bissau com uma participação condigna durante a prova.

Feito em Bissau, em 30 de dezembro de 2016 
A Comissão Permanente.

Publicada por notabanca

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR REÚNE SEM A PRESENÇA DOS DEPUTADOS DO PRS

A Comissão Permanente do Parlamento guineense reuniu-se sob o requerimento da Bancada Parlamentar do PAIGC sem a presença dos deputados do PRS.


O encontro visou analisar comunicado da quinquagésima Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO e apreciação e tomada de posição sobre a denúncia pública feita por, Nuno Nabiam Presidente da APU-PDGB. 

No seu discurso, Cipriano Cassamá reafirma o aquilo que se chama de “plano maquiavélico que está a ser engendrado pelo Presidente da República para forçar a aprovação do programa do Governo do Primeiro-ministro Úmaro Cissoko Embaló, através de um assalto ao Parlamento, prender-me ou assassinar-me e constituir uma nova Mesa, que passaria a dirigir o órgão”.

Cassamá disse que o Presidente Mário Vaz tem vindo a proferir declarações que ameaçam os pilares do Estado de Direito Democrático garantindo que “reafirmar-vos que não obstante estas ameaças não lhe farão recuar a sua firme e irreversível intenção de continuar a pautar a atuação conforme os preceitos constitucionais e regimentais, enquanto normativos que orientam a atuação do Presidente da ANP”, assegurou o líder do Parlamento.

Notabanca

Transportes/ Ministério lança livro sobre Prioridades e Estratégias do sector

(ANG) – O Ministério dos Transportes e Comunicações lançou hoje num dos Hotéis da Capital, o livro contendo “Prioridades e Estratégicas do Sector dos Transportes”.

De acordo com os responsaveis do sector, a iniciativa visa transformar as infraestruturas dos transportes em fundamentos para o desenvolvimento e motores de crescimento econômico identificados no quadro da visão Guiné-Bissau 2025. 

Discursando no acto, o Ministro dos Transportes e Comunicações disse que a associação do país ao processo de globalização é sublinhada pelos esforços de desenvolvimento de Infraestruturas de transportes, como meio de promoção da melhoria dos índices de desenvolvimento humano, integração regional e amizade e cooperação com outros países do mundo. 

Fidélis Forbs salientou que apesar das vantagens da sua situação geográfica, a Guiné-Bissau, representada pelo seu único porto, o de Bissau, não despõe, actualmente de condições ideais para fazer face a procura da cadeia logística que lhe é imposta, com repercussões negativas para a economia nacional. 

“Para que o país possa fazer parte da concorrência internacional com melhores preços dos seus produtos, deve apetrechar o seu porto com equipamentos modernos, fazer dragagem e renovar a balizagem e sinalização dos canais de acesso “, disse. 

O governante lembrou que, sendo um país formado de uma parte continental e outra insular, a Guiné-Bissau deve desenvolver o seu sistema de transportes marítimos e fluviais, por forma a tirar as ilhas do isolamento e promover o desenvolvimento harmonioso do estado. 

Fidélis Forbs disse ainda que as infraestruturas aeronáuticas e terrestres vão merecer também uma atenção especial para garantir as melhores condições de funcionalidade, segurança e conforto aos seus utentes, tendo recordado que cerca de 12 por cento do total das importações e exportações da Guiné-Bissau são feitas por via terrestre. 

ANG/MSC/JAM/SG


Also:

Transpores e Comunicações/ Garantida funcionamento de todos serviços do sector em 2017

(ANG) – O Ministro dos Transportes e Comunicações garantiu hoje que todas as instituições sob a sua tutela nomeadamente as empresas de comunicações Guinetel e Guine Telecom estarão operacionais a partir do próximo ano e a questão dos salários em atraso será ultrapassada definitivamente.

Fidélis Forbs deixou estas garantias no acto do lançamento do livro intitulado “Prioridades Estratégicas do Sector dos Transportes “ e mostrou-se preocupado com a situação difícil de funcionamento, devido a falta de recursos em alguns casos, frisando que noutros não se compreende como empresas que gozavam de enormes prestígios e de repente entraram em colapso. 

O estadista lembrou que a situação já arrasta ha vários anos e carecem de uma solução urgente, tendo garantido que estas situações serão ultrapassadas em 2017. 

Falando das realizações feitas durante 2016, Fidélis Forbs citou o acabamento das obras de pavimentação do parque de contentores e a instalação de básculas para o controlo de peso das entradas e saídas dos camiões no porto de Bissau, adoção de novo Código Aéreo, bem como a retoma dos voos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), e a reabilitação do parque de estacionamento de aeronaves. 

“Num outro âmbito a Autoridade Reguladora Nacional (ARN),entregou a gestão do centro multimédia a Escola da Base Aérea e perspetiva-se a entrega de outros centros, bem como a continuidade da execução do projecto de informatização do Hospital Nacional Simão Mendes “ vincou. 


ANG/MSC/SG 

Num ambiente de festa, despedimo-nos do 4° Contingente Nigeriano da ECOMIB.










Fonte: José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Ministro das Finanças angolano pede desculpa por atrasos nos salários

O ministro das Finanças de Angola pediu hoje desculpa aos cidadãos pelas dificuldades que enfrentaram este ano, sobretudo aos funcionários públicos pelo pagamento tardio dos salários e do subsídio de Natal.

Archer Mangueira, que discursava na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, em Luanda, frisou que apesar as dificuldades, o empenho da equipa económica do executivo permitiu o pagamento dos salários de dezembro e o subsídio do natal de todos os funcionários públicos, antes de terminar o ano de 2016.

"Se fizemos o nosso melhor e mesmo assim não respondemos cabalmente às necessidades das populações, então, com toda a humildade, temos de reconhecer que precisamos de fazer ainda mais e melhor", disse o ministro.

Segundo Archer Mangueira, o ano de 2016 foi "muito difícil" para Angola devido à quebra significativa do preço do petróleo no mercado internacional, que ocorre desde 2014, gerando uma forte contração fiscal no ano que agora finda.

O governante angolano frisou que este fator, associado a debilidades estruturais da economia angolana, colocou o país perante uma escassez de recursos para assegurar o bom funcionamento do Estado e o bem-estar das populações.

Contudo, Archer Mangueira garantiu que o Governo vai fazer de tudo para que "os esforços e as privações que os angolanos viveram e 2016 não tenham sido em vão".

"Vamos procurar resolver rapidamente algumas dificuldades pontuais. Mas, acima de tudo, adotaremos políticas que vão gerar prosperidade na economia, para que, em 2017, todos possamos viver melhor", referiu.

NME//APN
Lusa/Fim

Afinal Rússia não expulsa para já diplomatas. Putin vai esperar por Trump

Estados Unidos e Rússia vivem dias de tensão diplomática.



Os Estados Unidos impuseram sanções à Rússia, expulsando 35 diplomatas, pela interferência no processo eleitoral norte-americano, através de ciberataques.

A Rússia, pela voz de Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros, abriu caminho a retaliação em igual número, tendo avançado com a abertura formal de processo.

No entanto, a BBC adianta agora que Vladimir Putin prefere não entrar nesta altura num exercício de ‘contra-ataque diplomático’.

O líder russo vai esperar por Donald Trump, que assumirá a presidência dos Estados Unidos no próximo dia 20 de janeiro.

Putin considera estar perante um caso de “diplomacia irresponsável” e prefere esperar pela saída de Barack Obama, destaca a cadeia britânica.

A polémica instalada desde ontem chegou até aos canais oficiais nas redes sociais, com a própria embaixada russa no Reino Unido a recorrer a ‘memes’ da internet para criticar Obama.
 Notícias ao Minuto

Notícias ao Minuto

EDITORIAL: 2016 FOI UM ANO DE EXERCÍCIO DE SOBREVIVÊNCIA NA GUINÉ-BISSAU


Por: Bambaram di Padida

Indubitavelmente, o ano de 2016 – quase a terminar – foi bastante difícil para os guineenses, principalmente para o cidadão comum cuja vida é marcada por vários problemas e infindáveis sacrifícios. 2016  foi sem dúvida um ano de sofrimento para o povo, pois nunca antes os guineenses foram colhidos com notícias e situações bastante adversas.

Ao longo do ano de 2016, o povo guineense foi surpreendido com a decisão de expulsão de 15 deputados do PAIGC por descordarem das políticas e decisões do líder desse partido, facto que teve repercussões na ANP, ou seja, o presidente da ANP, Jiló Cipriano Cassamá, embarcou na onda do seu amigo da quadrilha DSP, e os expulsou do parlamento. Porém, o STJ considerou inconstitucional a expulsão dos mesmos da ANP, pelo que regressaram como independentes uma vez que foram expulsos do PAIGC  . Em 2016, a Guiné-Bissau enfrentou a sua pior crise política e financeira  devido aos problemas criados no seio do PAIGC e transferidos para ANP, o país ficou parado e os corruptos aproveitaram-se para delapidar os cofres públicos, houve falso resgate aos bancos privados para ganhar milhões de dólares. Foi o ano em que os guineenses foram surpreendidos com novas peças teatrais nunca antes vistas no país, a título de exemplo, o espetáculo patético que os membros do governo de Carlos Correia proporcionaram aos guineenses quando se barricaram na sede do governo.

Em 2016, os guineenses viram a sua existência transformar-se num exercício de sobrevivência para continuarem a sustentar os políticos bandidos, que só sabem mentir até à náusea. Foi um ano de politiquices atrás de politiquices.

O custo de vida, que já era insuportável, piorou. Assistiu-se a subida galopante do preço do arroz e outros produtos de primeira necessidade, greves nas escolas públicas, a situação piorou nos hospitais, os pacientes morrem por tudo e por nada etc. 

E o que fizeram os políticos perante esta situação toda? Nada. Ou seja, os políticos limitaram-se a assobiar para os lados, numa clara demonstração de que a crise, a fome, péssimas condições e mortes desnecessárias nos hospitais, greves nas escolas públicas e outros problemas que afligem os guineenses não lhes dizem respeito, até porque tem todas as contas pagas com o suor do povo.

Ao invés de arranjarem soluções para os problemas que assolam o país, tentam encontrar um culpado ou bode expiatório para justificar a incompetência e falta de seriedade na governação do país. São políticos sem agenda a única preocupação desses bandidos é o esbanjamento do erário público.

Portanto, é caso para dizer que 2016 é um ano para esquecer, pois o povo sentiu na pele as consequências da crise criada na sede do PAIGC, um laboratório de  crises, golpes de estado, intrigas, máfia, etc. Esperemos que o ano de 2017, seja diferente, ou seja, que haja estabilidade política.

Publicada por Bambaram di Padida à(s) 10:52:00 

OPINIÃO: JOMAV E OS SEUS ACÓLITOS NÃO ASSUSTAM A NINGUÉM

Jomav pode montar os seus planos como quiser mas que fique bem claro que esses planos serão todos frustrados. Ninguém tem medo quer do Jomav quer da equipa do Jomav. Ele quer atacar Cipriano Cassamá através da justiça para o prender e depois alegar que ele está a ser desobediente com a lei. 

Jomav já não tem condições para ganhar esta guerra porque o tempo de a ganhar já passou. Cada dia que passa sem este problema ser resolvido é mais pontos que o Jomav perde. Neste momento, Jomav perdeu o controlo total da situação politica. As coisas já não estão nas mãos do Presidente. 

O poder está em mãos alheias e Jomav é apenas uma marionete que vai dançando ao som da música.

Jorge A.
Guineendade

DSP volta mais equivocado que nunca

Depois de vinda de paródia,  anhu-dimingu sai disparando com discurso agrotóxico.

Impafia mais que nunca, fez um pantomima contra o atual primeiro ministro, dizendo que Umaro é emissário ! Para ele único primeiro ministro que guine-bissau chegou a ter é ele, primeiro a ir estudar é ele, depois de Cabral é ele, o mais inteligente de todos na guine-bissau é ele e até o mais bonito ...

O Domingos é tudo, mas na realidade é um zé-ninguém,  um amador nato, que transformou estrondosa vitória do partido numa vergonhosa derrota , depois sai chorando nos corredores de eventos diplomatas para negociatas, se Umaro Sissoko só tira fotos, como  disparatou, como se diz aquele fatídico dia em Dakar? Foste barrado, em abuja idem, nem uma foto preto-branco 

Domingos sem rumo, aposta na conversa de café, e claques de criançada, que acha que a sua  camisa é mais bonita que outra. Ora, que fique claro, o umaro não vai dar-te moral com essas conversas do fórum de jogo de berlindes.  Domingos toma chupeta. ..

Publicada por Gabu Sara à

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA É AGENTE INFILTRADO PARA ACABAR COM O PAIGC E INSTALAR CAOS NO PAÍS

Jovens militantes do partido PAIGC disseram ontem numa conferência de imprensa de que está confirmado que o Domingos Simões Pereira é agente infiltrado para acabar com o PAIGC e instalar caos no País. 

Estes jovens que dentro do partido criaram um movimento de salvação e renascimento do PAIGC, estão solidários para com grupo dos quinze e prometeram que o nepotismo, clientelismo, e anarquia instalado no seio do partido pelo DSP e comparsa tem os seus dias contados.

Não podemos admitir que um individuo que lidera um grupinho de interesses mesquinhos e pessoas venha a perturbar a paz social que este povo tem direito.

Publicada por didi lopes

ECOWAS deploys standby force to Gambia

West African Leaders have deployed a Standby force to the Gambia after several efforts to compel the country’s ruler, Yahyeh Jammeh to step down after his defeat in the country’s polls proved futile.



There has been heightened tension in that country after long time ruler Jammeh decided to reject results of their December 1 election, weeks after he had conceded defeat to the opposition leader, Amadu Barrow.

The Economic Community of West African States (ECOWAS) Standby force has been given a clear mandate to uphold the results of the election whose outcome has been rejected by Jammeh.
This move comes after attempts by West African Leaders including a committee led by Nigeria’s Muhammadu Buhari and Ghana’s John Mahama failed to convince Jahmmeh who has ruled the Gambia for 22 years.

ECOWAS in a statement said “by virtue of this decision, the ECOWAS Standby Force (ESF) is hereby deployed to the Republic of the Gambia.”

“The ECOWAS Standy Force as deployed in paragraph 1 of this article shall be led by Senegal in the execution of its mandate. [Also] Upholding the results of the presidential election of 1st December 2016 in the Republic of the Gambia.”




fatunetwork.net
Bom dia a todos!


Acabo de chegar a Ouagadogou capital de Bukina Fasso, último périplo da minha digressao, um pais amigo, estado membro da UEMOA e da CEDEAO, organizacoes que o nosso pais é membro de pleno direito.

No Aeroprto foi recebido pelo meu homologo Paul Kaba Thieba, primeiro-ministro a quem agradeço pela calorosa recepção.

Fonte: Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

PAIGC NO FIM DA LINHA: AMÍLCAR CABRAL ESTARIA AGONIADO VER ISTO!

Ussumane Grifom Camara Matchom

As vazes me parece que atual liderança (se é que merece o termo) do partido de Amílcar está trabalhando dia após dia para a sua distruição. Em outro aspeto não é nada mau: sem o PAIGC a Guiné-Bissau poderá se respirar de alívio. A única coisa triste (nessa história) é assistir o desmoronar do baluarte histórico do Homem e Político que foi o Amílcar Lopes Cabral, Fundador do PAIGC que outrora foi glorioso. Será a definitiva morte de Cabral. Mas creio que, como o Amílcar se sacrificou, deu até seu sangue para este povo, estaria consciêntemente disposto à este sacrificio: ver acabado o PAIGC para salvar este povo da tirania e ditadura política da sua atual liderança.

Este partido, sem medo nem vergonha, hoje reclama o "Acordo de Conacry", ou seja, acordo que não está no Acordo de Conacry: a dita figura de consenso. Hoje, o PAIGC e seu fracassado e imoral lider vem cobrar ao Presidente da República o cumprimento do dito acordo não assinado, esquecendo-se de ter recusado categoricamente cumprir um decreto presidencial por este emitida: o da exoneração de Carlos Correia da sua função de Chefe de Executivo, chegando a se barricar no palácio num autêntico carnaval de pouca vergonhice. Este partido, alías, bando de abutres, que também recusou acatar dois acordões do Supremos Tribunal de Justiça, refiro-me aos acordões que anularam a deliberada e vergonhosa perda de mandato dos 15 deputados e o de pedido da inconstitucionalidade do governo chefeado por Baciro Dja. Com que moralidade e ombridade política o PAIGC pode exigir de alguém o cumprimento de alguma coisa? Acordo de Conacry é o mais importante que o decreto presidencial e os acordões do Supremo Tribunal de Justiça? Se não fosse triste, riria até me fartar!

O DSP e seus incondicionais já pisaram o fim da linha, infelizmente! Conseguiram com êxito destruir toda uma construção feita por Abel Djassi, O PAIGC glorioso. Nunca o PAIGC foi tão "feti-fetidu" como agora, nem no tempo do ditador-mor, Carlos Gomes Jr!

Sobre o Nbaba-mor e o sarabafai do engenheiro de meia-tijela, Cipras e seu filme de viti-me poupar, a

À espera que o ano acabe? Dia 31 de dezembro vai ter um segundo a mais

Provavelmente não vai dar conta, mas o último minuto do dia 31 tem um segundo a mais. Só depois entra 2017.


O último minuto do próximo dia 31 de dezembro terá 61 segundos ao invés dos habituais 60. Às 23h59m59s do dia 31 de dezembro de 2016, será acrescentado o segundo extra ao Tempo Universal Coordenado (UTC). 

O segundo a mais - designado segundo intercalar - serve para compensar pequenas variações na duração do dia. Essas variações têm-se vindo a acumular e provocaram uma discrepância entre o tempo usado como base nos relógios atómicos e o período de rotação do planeta Terra.

A decisão de acrescentar um segundo ao dia 31 de dezembro de 2016 foi tomada pelo Serviço Internacional da Rotação Terrestre e anunciada em julho. A última vez que algo semelhante aconteceu foi em junho de 2015.

A rotação da Terra tem-se dado a um ritmo cada vez mais lento e, por isso, demora cada vez mais tempo. E por mais tempo entende-se dois milésimos de segundo por século.

Desde 1972, ano em que foi introduzido o primeiro segundo intercalar, já foram adicionados 27.

NAOM

Inaugurada a ponte mais alta do mundo

Tem 565 metros de altura e mais de 1300 metros de comprimento


A província de Guizhou, no sudoeste da China, já abriga 7 das 10 pontes mais altas do país. E a Ponte Beipanjiang, a mais alta do mundo, acaba de abrir para o tráfego.

Erguida 565 metros acima do rio Nizhu, liga as províncias de Yunnan e Guizhou. A ponte tem 1341 metros de comprimento e teve um custo de construção de mais de 130 milhões de euros. 

A ponte Beipanjiang começou a ser construída em 2013 e foi concluída em setembro deste ano.

Mais de mil engenheiros e operários chineses participaram na construção. Veja como ficou...

NAOM

Exposição de produtos alimentares dos países de língua portuguesa aberta durante mais seis meses

A Exposição Especial dos Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa manter-se-á aberta até 30 de Junho de 2017 a fim de permitir que mais pessoas e comerciantes fiquem a conhecer aqueles produtos, informou Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), a entidade organizadora.


A Exposição Especial dos Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa apresenta diversos tipos de vinhos, alimentos enlatados, alimentos processados, temperos, café, chá, lacticínios, sumos e outros produtos alimentares especialmente seleccionados de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

A exposição já foi visitada por mais de 8000 pessoas desde 18 de Outubro de 2016 até à data, que eram provenientes sobretudo da China continental, Europa, América, Japão, Coreia do Sul, Sudeste Asiático e das regiões de Taiwan, Hong Kong e Macau.

Face ao interesse registado, o Centro de Exposição dos Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa lançou um guia inteligente para promover os produtos alimentares dos países de língua portuguesa, podendo os utilizadores ter acesso através do telemóvel a informações sobre locais de venda por grosso e a retalho de produtos alimentares e de lembranças daqueles países, bem como de restaurantes típicos nas proximidades.

O Centro de Exposição dos Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa, que entrou em funcionamento a 31 de Março deste ano, é um estabelecimento físico que traduz o papel de Macau como “plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa” e que proporciona a residentes, comerciantes e turistas um local em que podem encontrar bebidas e produtos alimentares daqueles países, contribuindo para que as empresas comerciais da China e dos países de língua portuguesa possam explorar novas oportunidades de negócio. 

(Macauhub)

Governo da Guiné-Bissau condecora médicos chineses que terminaram missão no país

O ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Carlitos Barai, atribuiu quarta-feira diplomas de mérito a 17 médicos chineses que terminaram a sua missão no país, no quadro da cooperação existente entre os dois países na área da saúde.



O gesto, disse o ministro, simboliza o reconhecimento do trabalho efectuado pelos profissionais da República Popular da China, que chegaram a Guiné-Bissau em Dezembro de 2012, “sendo, além disso, o mínimo que o governo pode fazer para reconhecer os excelentes serviços prestados pelos médicos chineses durante os 4 anos que estiveram no país.”

O embaixador cessante da China na Guiné-Bissau, Wang Hua, recordou que desde 1976 o seu país já enviou 233 técnicos sanitários para prestar serviços de saúde no país, apoiando ainda a formação do pessoal médico local.

Durante a sua estada, a equipa médica chinesa, que já foi substituída por igual número de profissionais de saúde, trabalhou nos hospitais militar Amizade Sino-Guineense, em Bissau e no de Canchungo, no norte do país.

A China tem, desde a independência, ajudado a Guiné-Bissau nos domínios da Educação, Agricultura e Infra-estruturas, tendo prestado ainda apoios financeiros.

(Macauhub).

PAIGC O PLETORICO VIVEIRO DE CONFUSÃO


Carlos Sambu

Estamos a brincar? O PAIGC tem uma tremenda qualidade que todo mundo lhe reconhece : adora vitimizar . Todavia :

Ciente de caminhada para fim da crise (que ele criou ) lança a sete ventos boatos terríveis de perseguição contra os seus, ora, em pleno derrocada de erro , que lhe valeu perder governação, surge com política de terra queimada; através de denúncias de retórica eunuco , algo para dizer : o PAIGC volta a nos dar um "mau entrada do ano "

Vitima da tática que usaram a anos. O PAIGC quer conotar a todo custo a declaração do presidente de república ( como foi com general Tagme na Wai ) com denuncia encomendada, entretanto, que fique bem claro se ANP continua fechado de forma deliberado há consequências constituicional contra quem se desata a desobedecer a carta magna.

E esta na hora de atual governo cortar salário e regalias a todos os deputados e a chusma de conselheiros do Cândido presidente de ANP. Ja agora : e bom se cuidar, quando se denuncia é porque tem em mente um embuste, pois na ânsia de continuar com crise pode valer o ( vale tudo )

Só ele continua achar que esta crise só pode ser resolvido com entrega de forma faraónica a chave da governação . Mas , este país é só do PAIGC? Portanto, o PAIGC que se poupe, me poupe e nos poupe, estamos fartos dessa crise .

QUINTA-FEIRA, 29 DE DEZEMBRO DE 2016


DSP AFLITO E DESCONTROLADO PROCURA DENEGRIR A IMAGEM DO PRIMEIRO MINISTRO -GENERAL UMARO SISSOKO.
MAS SISSOKO DEIXA UM AVISO:
DE QUE ESTE GOVERNO NÃO VAI TOLERAR QUE DESRESPEITEM AO POVO E AOS INTERESSES SOBERANOS DA NAÇÃO. 

UMARO SISSOKO NUNCA FOI RECEBIDO EM NIGÉRIA COMO UM SIMPLES EMISSÁRIO.  MAS SIM  RECEBIDO COMO PRIMEIRO MINISTRO  DA GUINÉ BISSAU. 
EM NENHUMA PARTE DO MUNDO SE ESTENDEM UM TAPETE VERMELHO A UM EMISSARIO..., MAS AO SISSOKO LHE FORAM ESTENDIDAS O TAPETE.
POR OUTRO LADO, O GENERAL SISSOKO FAZ SABER QUE JAMAIS SAIU COM O PRESIDENTE JOMAV EM VIAGEM ALGUMA COMO EMISSARIO MAS SIM COMO PRIMEIRO MINISTRO

SISSOKO FOI RECEBIDO COM TODAS AS HONRAS E REGALIAS PELO MAIS PODEROSO PRESIDENTE DE ÁFRICA, E COMO AQUI NO DOKA INTERNACIONAL FALAMOS E MOSTRAMOS  VERDADE,  EIS A PROVA.
LEIAM.

POR OUTRO LADO EXISTEM DIFERENÇAS ENORMES ENTRE DSP E SISSOKO;  

UMA DELAS QUE SISSOKO FEZ DE TUDO E MAIS ALGUMA COISA PARA AJUDAR DSP NO PASSADO PARA QUE ESTE CONSEGUISSE ALGUM DINHEIRO  FINANCIADO  POR ALGUNS PRESIDENTES OU PERSONALIDADES IMPORTANTES. 

TER EM CONTA QUE  SISSOKO SEMPRE VIAJOU EM AVIÕES PRIVADOS..., AO CONTRÁRIO DE DSP...., O QUE SIGNIFICA A GRANDE DIFERENÇA DE PODERIO  FINANCEIRO E EM TERMOS DE INFLUÊNCIA PARA COM A COMUNIDADE INTERNACIONAL.

GUINEENSES, VAMOS DAR AO CÉSAR O QUE PERTENCE AO CÉSAR:
O POLITICO GUINEENSE COM MAIOR INFLUENCIA E MAIS CONHECIDO A NÍVEL DA ESFERA POLITICA INTERNACIONAL, CHAMA- SE UMARO SISSOKO, E QUANTO A ESSE ASPECTO, TEMOS QUE O RECONHECER E O VALORIZAR. 

DSP NESTE MOMENTO SABE QUE ESTE GOVERNO VEIO PARA FICAR E DE QUE A ANP VAI ABRI AS PORTAS, PORQUE A GUINE BISSAU JAMAIS SERA REFEM DO DSP E DO CIPRIAS CASSAMA.

MAS VEJAM BEM ESTA DIFERENÇA EM TERMOS DE PRESENÇA PESSOAL E DIGAM O QUE ACHAM:

Se bu corda parmanha cedu, bu odja fiundadi di bu papeh, keh ku pudi fassi???  Si ka sufri kel???
SEGUNDO AS ESTATÍSTICAS LEVADAS AO CABO, OS GUINEENSES POR UNANIMIDADE FALAM EM VIVA VOZ DE QUE OS PRIMEIROS MINISTROS DA GUINE BISSAU EXISTENTES E MAIS FEIO NA NOSSA HISTORIA FORAM DOIS:
CARLOS CORREIA E DSP..., E O MAIS BONITO, CONSIDERADO PELOS MESMOS FOI O GENERAL SISSOKO.
REALMENTE, AO VERMOS ESTA FOTO, CONSTATAMOS QUE O UNIVERSO CONSPIROU MESMO CONTRA ESTE HOMEM.

General Umaro Sissoko..., garante que o governo liderado por ele, nunca sera bandalhado ou tratado que nem lixo como DSP pensa.

O General garante ainda de que o seu governo esta e vai sempre defender os interesses do povo.

OBS- 
SISSOKO AJUDOU MUITO AO DSP PARA QUE ESTE OBTESSE MUITO DINHEIRO, LEVANDO- O AO ENCONTRO DE VÁRIOS CHEFES DE ESTADO.