quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso foi raptado

© iStock 

POR LUSA  27/12/23 

O partido Alternativa Faso, presidido pelo antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, Ablassé Ouedraogo, denunciou hoje que o seu líder foi raptado no domingo por um grupo de homens armados e que o seu paradeiro é desconhecido.

Num comunicado publicado no Facebook, o partido declarou que homens armados e encapuzados cercaram a sua casa, identificando-se como agentes da Polícia Nacional, entraram pelo pátio, e que Ouedraogo "não resistiu".

"O partido Alternativa Faso não tem notícias do seu presidente, ninguém conseguiu falar com ele e não se sabe exatamente onde se encontra. O partido condena e denuncia veementemente o rapto do seu presidente", lê-se no comunicado.

O partido já tinha denunciado, em novembro, que as autoridades tinham obrigado Ouedraogo, ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1994 e 1999, a "assumir a liderança na luta contra o terrorismo".

Ouedraogo tem sido muito crítico em relação ao chefe da junta militar do Burkina Faso, Ibrahim Traoré, que chegou ao poder após um golpe de Estado, em setembro de 2022, contra o então líder, Paul-Henri Sandaogo Damiba.

O Burkina Faso registou um aumento significativo da insegurança desde 2015, com ataques perpetrados por afiliados da Al-Qaida e do Estado Islâmico, o que levou a uma vaga de pessoas deslocadas internamente e de refugiados para outros países da região.


Sindicato decreta 3 dias de greve no principal hospital da Guiné-Bissau

© Lusa

POR LUSA   27/12/23 

Um grupo de profissionais do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), principal unidade médica da Guiné-Bissau, iniciou hoje uma greve geral para reivindicar o pagamento de cerca de seis meses de salários, disse à Lusa fonte do sindicato.

De acordo com fonte do Sindicato de Base do HNSM, a greve é para decorrer durante hoje, quinta-feira e sexta-feira, envolvendo médicos, enfermeiros, parteiras e pessoal de assistência hospitalar.

Em causa está "a promessa não cumprida" pelo Governo de que, até terça-feira, dia 26, seriam pagos um total de seis meses de salários em atraso.

Fonte da direção do Simão Mendes disse à Lusa que a greve "começou hoje, embora com pouco impacto, por ser o primeiro dia".

"Esta greve acontece no pior momento", observou a mesma fonte, que aponta para casos de acidentes e doenças relacionadas com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas nesta quadra festiva.

A fonte explicou que a greve "ainda não é sentida" no Simão Mendes pelo facto de muitos técnicos desconhecerem que a paralisação teria mesmo lugar a partir de hoje.

"No momento de troca de turnos logo à noite, aí sim muitos técnicos não vão comparecer ao serviço", previu a fonte, citando experiências do passado.

A greve foi convocada pelo Sindicato de Base, que engloba cerca de 200 trabalhadores do HNSM, entre técnicos e pessoal de assistência hospitalar, na sua maioria contratados.

A fonte da direção do Simão Mendes indicou à Lusa que, neste momento, os cerca de 700 profissionais que trabalham no hospital aguardam para receber também cerca de seis meses de subsídios.

A direção do Simão Mendes tem esperanças de que, no Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo encontrará uma solução e a paralisação será levantada, adiantou.


Leia Também: Sindicato Nacional dos Professores, (SINAPROF) ameaça paralisar ensino público guineense

EMBAIXADOR DA COSTA DO MARFIM APRESENTA CUMPRIMENTOS DE DESPEDIDA

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, recebeu esta quarta-feira, no Palácio Presidencial, cumprimentos de despedida do embaixador da República de Côte d'Ivoire, acreditado na Guiné-Bissau, Sekou Toure

 Presidência da República da Guiné-Bissau

ANÚNCIOS - Job Openings at the Embassy: Public Engagement Assistant (Closing Date: January 4, 2024)

 COM: O DEMOCRATA  27/12/2023  

O Gabinete de Ligação dos EUA na Guiné-Bissau da Embaixada dos EUA em Dakar procura candidatos elegíveis e qualificados para o cargo de « Public Engagement Assistant ». 

O candidato deve ser capaz de começar a trabalhar dentro de um período de tempo razoável após a receção da autorização da agência / ou autorizações / certificações, caso contrário a sua candidatura pode terminar. 

Prazo: 01/04/2024

Para saber mais: https://gw.usmission.gov/mission/jobs/

Netanyahu diz que Presidente turco não tem moral para dar lições... "Erdogan, que comete genocídio contra os curdos, que tem o recorde mundial de número de jornalistas presos por se oporem ao seu Governo, é a última pessoa que nos pode dar lições de moralidade"...

© Lusa

POR LUSA   27/12/23 

O primeiro-ministro israelita considerou hoje que o Presidente turco "é a última pessoa que pode dar lições de moralidade" aos israelitas, reagindo a declarações de Recep Tayyip Erdogan, que comparou Benjamin Netanyahu a Hitler.

Em declarações hoje proferidas, o Presidente turco defendeu que não há diferença entre Netanyahu e Adolf Hitler, porque "a crueldade" dos ataques de Israel em Gaza não fica aquém da do ditador nazi.

"Erdogan, que comete genocídio contra os curdos, que tem o recorde mundial de número de jornalistas presos por se oporem ao seu Governo, é a última pessoa que nos pode dar lições de moralidade", respondeu o primeiro-ministro israelita, em comunicado.

Netanyahu defendeu que o exército israelita é o que tem mais valores morais, mesmo quando luta contra "a organização terrorista mais abominável e cruel do mundo, o Hamas-ISIS [ISIS, uma das siglas associadas ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico], que cometeu crimes contra a humanidade, mas a quem Erdogan elogia e recebe os seus principais responsáveis".

O Presidente turco afirmou, durante uma intervenção pública, que a resposta de Israel ao ataque do grupo islamita palestiniano Hamas de 07 de outubro que, segundo as autoridades israelitas, provocou cerca de 1.200 mortos e mais de 200 reféns, vai contra "todos os valores da humanidade".

A Turquia é uma aliada histórica de Israel, mas as relações entre os dois países deterioraram-se desde que Erdogan chegou ao poder, em 2002, tendo mesmo havido dois períodos de rutura na última década, embora relações diplomáticas plenas tenham sido restabelecidas no ano passado.

Após o ataque do Hamas de outubro, Erdogan criticou a resposta israelita, considerando que os bombardeamentos sucessivos de Gaza são um "crime de guerra", pelo que Israel retirou o seu embaixador de Ancara no final de outubro.

A guerra entre Israel e o Hamas foi desencadeada pelo ataque sem precedentes em solo israelita, que levou Telavive a declarar guerra ao grupo islamita e a lançar uma ofensiva militar em Gaza, além de bloquear o acesso a bens essenciais como água, medicamentos e combustível.

De acordo com as autoridades de Gaza, controladas pelo Hamas, a retaliação israelita já provocou pelo menos 21.110 mortos e 55.243 feridos, a maioria dos quais crianças e mulheres, além de mais de 300 mortos em ataques na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.


Leia Também:  O exército de Israel afirmou hoje que desde o início da guerra na Faixa de Gaza, a 07 de outubro, não houve ataques ao território israelita a partir dos túneis utilizados pelo Hamas no enclave palestiniano.


Rússia diz que envio de mísseis Patriot japoneses a Kyiv é "ato hostil"

© Reuters

POR LUSA   27/12/23 

A Rússia considerará um "ato hostil" se os mísseis Patriot que Tóquio disse estar a planear enviar aos Estados Unidos forem afinal fornecidos à Ucrânia, advertiu hoje a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

"Gostaríamos de alertar que, caso os mísseis japoneses cheguem às mãos do exército ucraniano, isso será considerado um ato hostil que acarretará graves consequências para o Japão no contexto das relações bilaterais", afirmou Maria Zakharova, durante a sua conferência de imprensa semanal.

Além disso, a exportação de armas japonesas para os Estados Unidos também "terá consequências negativas palpáveis para a segurança global e regional", acrescentou.

"É evidente que esta decisão serve principalmente os interesses do aliado norte-americano de Tóquio. Neste caso, o Japão não só ignora os seus próprios princípios, mas perde, em grande medida, o controlo sobre uma arma que, a partir de agora, será usada por Washington literalmente da maneira que quiser", argumentou a porta-voz russa.

Segundo Maria Zakharova, "os fornecimentos militares ao regime de Kiev, tanto diretos como indiretos, apenas prolongam a sua agonia e o aumento de vítimas inocentes e crimes do regime de Kiev, uma responsabilidade que agora também recairá sobre as autoridades japonesas".

O Japão anunciou na terça-feira a sua intenção de exportar sistemas de interceção de mísseis terra-ar para os Estados Unidos, depois de Washington ter apresentado esse pedido, alegando escassez devido à ajuda militar prestada à Ucrânia.

Para atender ao pedido, Tóquio flexibilizou as regras de exportação japonesas nesta área, mantendo a proibição de enviar armas para países em guerra, mas autorizando o seu envio para países que já possuem a patente, como é o caso dos Patriot.

A transferência para um terceiro país exigirá autorização de Tóquio.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Leia Também: Japão vai exportar sistemas de mísseis Patriot para os Estados Unidos


Cabo Verde com 232 casos de dengue confirmados e 485 suspeitos

© Lusa

POR LUSA    27/12/23 

O número de casos de dengue em Cabo Verde subiu para 232 e há 485 casos suspeitos, avançou hoje a diretora nacional da Saúde, Ângela Gomes, depois do país ter anunciado o ressurgimento da infeção no início de novembro.

"No total de casos suspeitos notificados já temos 485, sendo destes 232 confirmados", disse á Lusa Ângela Gomes.

A diretora nacional da Saúde explicou que os casos estão mais concentrados na ilha do Fogo, com um total de 169 casos positivos, e na ilha de Santiago, sobretudo na cidade da Praia, que conta com 51 casos.

Em novembro, o país contava com 32 casos positivos.

As autoridades reforçaram campanhas de informação, limpeza, pulverização antimosquitos nas zonas com mais casos.

O surto mais grave de dengue em Cabo Verde foi registado em 2009, com 21.000 casos e seis óbitos, todos na ilha de Santiago.

Febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, a par de inflamações na pele, fazem parte dos sintomas da infeção que, nos casos mais graves, pode evoluir para dengue hemorrágica e, no limite, causar a morte. 



Leia Também: Brasil é o país das Américas mais afetado pela dengue este ano

Sindicato Nacional dos Professores, (SINAPROF) ameaça paralisar ensino público guineense


Radio TV Bantaba

Media russo avança que 34 marinheiros morreram no ataque ao Novocherkassk

© Getty Images/STRINGER/AFP

POR LUSA   27/12/23 

Pelo menos 34 marinheiros terão morrido terça-feira no ataque contra o navio de guerra russo "Novocherkassk" perpetrado pelo exército ucraniano no Mar Negro, segundo informações divulgadas hoje pelo canal noticioso Astra na plataforma Telegram.

Citando fontes próprias e referindo que no momento do ataque estavam a bordo 77 marinheiros, o mesmo canal indica que outros 23 tripulantes terão ficado feridos na sequência do impacto do míssil Storm Shadow lançado pelas forças ucranianas.

O Ministério da Defesa russo reconheceu apenas uma vítima mortal -- uma empregada do serviço de segurança do porto de Feodosia (Crimeia) -- e quatro feridos, assim como danos no navio.

O Astra, um canal independente de notícias russo na rede social Telegram, e outros meios de comunicação independentes avançaram que o navio de guerra foi afundado.

"Parabéns às nossas Forças Armadas por adicionar outro navio à frota submarina russa do Mar Negro. Os seus ocupantes não encontrarão um lugar feliz e pacífico na Ucrânia", escreveu, na terça-feira, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na plataforma Telegram.

Em abril do ano passado, a Rússia também reconheceu apenas um morto e 27 feridos no naufrágio do "Moskvá", após ser atingido por um míssil ucraniano.

A Ucrânia tinha destruído um outro grande navio de desembarque da Frota do Mar Negro, o "Saratov", em março de 2022, no porto de Berdiansk (Mar de Azov), no qual também foi afetado o "Novocherkassk".

O último grande golpe contra a Marinha russa foi registado em setembro quando Kiev atacou o porto de Sebastopol, na Crimeia, com mísseis de cruzeiro, onde outro navio de desembarque e um submarino, que estavam em reparação num estaleiro, foram danificados.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o jogador internacional guineense, Blata, a pedir ajuda. Segundo ele, estava de passagem da Guiné-Bissau para França, mas foi raptado por bandidos em Marrocos e posteriormente maltratado.

@Radio TV Bantaba

VISITA DE TRABALHO. CHEFE DE ESTADO GUINEENSE GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO DESLOCOU-SE ESTA MANHA PARA GABÃO

Junior Gagigo 

Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo : DESPACHO № 25/GMOPHU/2023, e № 26/GMOPHU/2023

 m



Nancy Cardoso nova Secretária de Estado da Cooperação Internacional recebe hoje, quarta-feira (27.12), o gabinete das mãos do Secretário Cessante Ussumane Ianga


Radio Voz Do Povo

Ataques do Hamas são "vingança", diz Guarda Revolucionária do Irão

© Reuters

POR LUSA   27/12/23 

A Guarda Revolucionária do Irão afirmou hoje que os ataques perpetrados a 07 de outubro pelo Hamas foram "uma das vinganças" pela morte do chefe da Força Quds, Qasem Soleimani, abatido em janeiro de 2020 pelo exército norte-americano.

Soleimani foi um major-general iraniano da Guarda Revolucionária Islâmica e, de 1998 a 2020, comandante da Força Quds -- uma divisão responsável, principalmente, por ações militares extraterritoriais e operações clandestinas -- tendo sido morto num bombardeamento norte-americano ao aeroporto de Bagdad, capital do Iraque.

O porta-voz da Guarda Revolucionária, Ramzan Sharif, sublinhou hoje que "o 'Dilúvio de Al Aqsa' [designação do ataque conduzido pelo Hamas a 07 de outubro] foi uma das vinganças pelo assassínio de Soleimani pelos Estados Unidos e pelos sionistas [Israel]" e disse que Teerão "irá responder" à morte de um alto operacional da Força Quds (o brigadeiro-general Razi Moussavi) no bombardeamento israelita de segunda-feira na Síria.

"Estas vinganças irão continuar em diferentes momentos e lugares", ameaçou Sharif, sublinhando que Moussavi, morto em Damasco, "foi responsável pelo apoio aos Guardas Revolucionários na Síria e pelo reforço do eixo da resistência".

Citado pela agência noticiosa iraniana Tasnim, Sharif sublinhou que Moussavi desempenhou "um papel significativo na preparação dos combatentes da resistência na luta contra o Estado Islâmico" e associou a sua morte à "derrota irreparável sofrida pelos sionistas durante a operação 'Dilúvio de Al Aqsa'".

"O assassínio do mártir Moussavi é a continuação das violações das leis internacionais por parte dos sionistas", denunciou, apelando às instâncias internacionais para que atuem no sentido de "travar este processo", pois "caso contrário, a paz e a segurança internacionais estarão em perigo".

"O Irão reserva-se certamente ao direito de se vingar. Será uma vingança dura contra os sionistas", disse Sharif, que avisou que a resposta será "uma combinação de ações diretas e da frente de resistência", em referência aos aliados de Teerão na região.

Por outro lado, Sharif explicou que a razão pela qual os Estados Unidos estão a ser atacados na região, especialmente no Iraque, é porque, mesmo antes da ação 'Dilúvio de Al Aqsa', Bagdad aprovou a retirada dos norte-americanos e, depois desta operação, "a raiva dos iraquianos aumentou".

"É importante que os Estados Unidos aceitem que têm de abandonar a região porque estão bloqueados", afirmou, referindo-se aos últimos ataques das milícias pró-iranianas no Iraque e na Síria contra alvos americanos, na sequência do conflito que se seguiu aos atentados de 07 de outubro do grupo islamita palestiniano Hamas em Israel.

Os Estados Unidos têm reagido com ações no terreno e têm bombardeado várias vezes as posições das milícias, o que provocou críticas de Bagdad, que falou de um "ato hostil" e de uma "violação da sua soberania", uma vez que não deu autorização para estes ataques, que, no caso de segunda-feira, atingiram instalações militares iraquianas.

Sharif sublinhou ainda que Israel "está sob uma pressão particular" e argumentou que o Governo israelita "quer alargar o quadro da guerra e atacar outros países" para fazer face a esta situação, na sequência dos bombardeamentos em território sírio e libanês contra alvos do Irão e aliados, incluindo a milícia xiita Hezbollah.

Segundo argumentou o representante, "uma das estratégias de Israel" é transformar o conflito com o Hamas na Faixa de Gaza numa guerra entre o Irão e os Estados Unidos.

"O líder supremo da revolução [ayatollah Ali Khamenei] disse desde o início que esta operação era uma ação palestiniana, mas os israelitas continuam a querer implementar esta estratégia", afirmou.

Neste contexto, o chefe das Forças Armadas do Irão, Mohamad Hosein Baqeri, afirmou que o "ataque cobarde" de Israel de segunda-feira em solo sírio foi "uma clara violação da soberania da Síria" que "demonstra a natureza terrorista deste regime".

"Os líderes criminosos de Israel, que ainda não recuperaram da vertigem causada pelos últimos acontecimentos, cometeram um erro estratégico ao matar este mártir [Moussavi]", afirmou, antes de insistir que "os crimes [israelitas] não ficarão sem resposta".

Na mesma linha, o ministro da Defesa iraniano, Mohamad Reza Ashtiani, sublinhou que Teerão dará "uma resposta decisiva" a Israel, salientando que "o ato terrorista cobarde do regime sionista indefeso não ficará sem resposta". 

"No momento certo e no local certo, será dada uma resposta decisiva ao inimigo sionista", insistiu, citado pela agência noticiosa iraniana Mehr.

Na terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hosein Amirabdolahian, ameaçou Israel com uma "dura contagem decrescente" para a resposta de Teerão, enquanto o porta-voz do mesmo departamento governamental, Naser Kanani, classificou o que aconteceu como "um ato terrorista de agressão", defendendo que "o ato cobarde e hediondo é outro sinal da natureza terrorista do regime sionista".


Leia Também: EUA atacaram instalações do Guarda Revolucionária do Irão na Síria

NÍGER: UE exige libertação de presidente Mohamed Bazoum 5 meses após detenção

© Lusa 

POR LUSA   26/12/23 

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, exigiu hoje a libertação do presidente nigerino, Mohamed Bazoum, precisamente cinco meses após a sua detenção pela junta militar no poder no Níger.

"Assinalam-se hoje cinco meses desde que o presidente Mohamed Bazoum foi detido pela junta militar do Níger. Seguindo o exemplo da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental], a UE continua a exigir a sua libertação e a da sua família", escreveu o Alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

A posição surge depois de, em meados deste mês, o Tribunal da CEDEAO ter dado razão aos advogados de Mohamed Bazoum, que foi detido com a esposa e o filho desde o golpe de Estado que o depôs a 26 de julho de 2023. Nessa altura, o tribunal ordenou a sua libertação imediata e incondicional, bem como o seu regresso ao poder.

Mohamed Bazoum está em prisão domiciliária, na sua residência presidencial, com a sua esposa Haziza e o seu filho Salem, desde que foi deposto pelo golpe de Estado.

Em meados de setembro, o presidente deposto recorreu ao Tribunal de Justiça da CEDEAO para obter a sua libertação e a restauração da ordem constitucional no país.

A moção apresentada pelos seus advogados citava a "prisão arbitrária" e a "violação da liberdade de movimentos" de Mohamed Bazoum, bem como da família entendendo que foram violados direitos fundamentais.