sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

PRESIDENTE DA REPÚBLICA EXIGE EXPLICAÇÃO SOBRE FALHA NA INFORMAÇÃO NO SERVIÇO ESTRATÉGICO DE ESTADO


O presidente da república, José Mário Vaz, presidiu, esta sexta-feira (05), a sessão especial do conselho de ministro para “pedir esclarecimento” sobre a falta de comunicação no Serviço de Informações de Segurança (SIS) que provocou tumultos, esta quinta-feira, e que teve intervenção da força de segurança.

A reunião presidida pelo presidente da república durou um pouco mais de duas horas e foi decidida a necessidade de reforçar o Serviço de Informação de Segurança e o conselho de ministros com a proposta do presidente José Mário Vaz, nomeou interinamente Alfredo Vaz, para exercer as funções do director geral do Serviço de Informação de Estado, que se encontra ausente do país devido a problemas de saúde.

Numa declaração á imprensa, depois do conselho de ministros, o porta-voz do governo, Fernando Vaz, garante que a situação que provocou trocas de informações e de desacatos por parte dos funcionários, esta quinta-feira (04), e que teve intervenção das forças de segurança, já está controlada.

Entretanto, o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, questionado pela imprensa se tomará medidas contra o ministro de Estado e de Interior sobre o assunto, recusa fazer quaisquer comentários.

Aindasobre o conselho de ministros, foi decidida a necessidade de nomeação de dois directores gerais do Serviço de Informações de Segurança (SIS).

Depois de presidir a sessão espacial do conselho de ministros o presidente da República não prestou nenhuma declaração á imprensa. Á sua saída a reunião prolongou-se por mais uma hora.

Rádio Sol Mansi

GUARDAS PRISIONAIS: 5 dias de greve e sem promoções na carreira desde 2010




Ditaduraeconsenso

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS




Dokainternacionaldenunciante

Sociedade - Ministério de Justiça pretende diminuir custo de Bilhete de Identidade

Bissau, 05 Jan 17 (ANG) - O Ministério da Justiça pretende diminuir o o preco para aquisição de Bilhete de Identidade (BI), para permitir com que cerca de 90 por cento da população guineense possa ter este documento.

A vontade foi manifestada pelo ministro da Justiça, Rui Sanha hoje em conferência de imprensa realizada em Bissau e que revelou que apenas 560 mil guineenses dos cerca de 2 milhões que possuem Bilhete de Identidade. 

“Os que têm Bilhete de Identidade concentram-se mais na capital Bissau, por isso pretendemos desencadear campanhas de registo civil em todo o território nacional com objectivo de aumentar o número das pessoas com essa peça de identificação” ”, informou o governante.

Questionado sobre a situação de falta de Cédula Pessoal para o processo de registo civil  nas delegacias do mesmo em Bissau já há quatro meses, respondeu que se eventualmente existe a falta de cadernetas de registro é porque a INACEP, empresa produtora deve ter falta de materiais e que, por isso, a culpa não é do Ministério de Justiça.

Rui Sanhá garantiu que o Ministério que dirige pretende iniciar a  producao de Cêdula Pessoal na própria instituição com finalidade de deminuir os custos e de permitir maior controlo do mesmo.

“Pretendemos também acabar com circulação dos Bilhetes de Identidade e das Cêdulas Pessoais falsos. Não podemos culpar a INACEP pela situação dos documentos falsos, mas sim podemos reforçar o controlo atravês da produção interna”, disse o ministro da Justiça.

ANG/AALS/ÂC/JAM

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DOMINOU A AGENDA DA PJ EM 2017 NA GUINÉ-BISSAU

A violência doméstica aumentou drasticamente no ano passado, saindo de 66 casos em 2016 para 166 casos em 2017.


A informação foi avançada a Rádio Jovem pelo director nacional da Polícia Judiciária, durante uma conferência de imprensa realizada quinta-feira, 04 de Janeiro de 2018, para avaliar o trabalho daquela instituição policial do país.

Na ocasião, Juscelino de Gaulle Cunha Pereira sublinhou a importância de haver sensibilização para erradicar essa prática na sociedade.

“Trata-se de um crime que mexe com a família e o que mexe com a família mexe com a sociedade, por isso deve haver uma sensibilização para erradicar essa prática na nossa sociedade” notou o responsável, para de seguida considerar que se a sociedade não se levantar perante o que considera de “destruição da família” ela poderá correr risco de ter pessoas psicologicamente perturbadas fruto de maus tratos no lar.

O responsável aproveitou o encontro com a imprensa para informar que a sua instituição enviou, no ano transacto, cerca de 1029 processos ao Ministério público, incluindo os famosos processos de “ Corta unhas”, “ Caderno diário” entre outros.

Juscelino Pereira revelou ainda que seguido do Crime de violência doméstica, o crime de corrupção também  aumentou muito no ano passado, informando que esse vai continuar a  marcar a agenda da polícia judiciária.

Nesse sentido, Pereira apelou à população a denunciar a práticas suspeitas de corrupção, informando, nesse particular, a disponibilização de um site para o efeito.

Em relação ao processo que resultou na suspensão do Presidente de Câmara Municipal de Bissau, Baltazar Cardoso, o director da PJ esclareceu que se trata de um processo da Câmara como instituição e não ao presidente da Câmara.

Juscelino revelou, nesse particular, que o processo envolve mais de cem milhões de francos cfa.

Em relação à detenção de alguns despachantes suspeitos no envolvimento de actos de crime de corrupção, o director nacional da PJ confirmou a detenção dos suspeitos, contudo não avançou com mais detalhes, alegando que o processo já está no Ministério público, e que estão apenas a terminar o relatório final das investigações deste processo.

Questionado sobre as organizações criminosas, Pereira nega a existência de tais grupos que segundo disse “não se pode considerar actos isolados como associações criminosas”. Revelando de seguida que, na semana passada, a polícia judiciária deteve três cidadãos nigerianos que transportavam cocaína, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, que ainda se encontram detidos no país.

Nesse particular, Juscelino defendeu que, na realidade, o país já não é o país de trânsito de droga devido à eficiência e a colaboração entre as forças criminais da Guiné-Bissau.

Reconheceu que existem apenas pequenos transportadores da cocaína que por vezes passam no país, mas que na maioria das vezes, são presos.

Segundo o responsável, a luta da polícia judiciária para o presente ano será a luta contra o crime de corrupção e de violência doméstica, com o objectivo de baixar a tendência desses crimes no país.

// Alcene Sidibé
Radiojovem

GUINE-BISSAU ACOLHE PELA PRIMEIRA VEZ A PARTIDA DO SAHARA DESERT CHALLENGE


A Guiné-Bissau acolhe pela primeira vez a partida oficial do Sahara Desert Challenge, marcado para os dias 09 e 10 do corrente mês em curso.

A informação vem expressa num comunicado do Ministério do Turismo e Artesanato entregue esta quinta-feira, 04 de Janeiro de 2018, a Rádio Jovem.

Segundo a nota de imprensa, o evento que decorre de 27 de dezembro a 10 de Janeiro, é uma aventura trans-sahariana com cerca de 4.735 quilômetros, que ligará dois continentes, Europa e África, e atravessa seis países, nomeadamente: Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Senegal e Guiné-Bissau.


A chegada a Dakar é o grande objetivo a que todos os participantes se propõem, mas nesta edição, a cidade de Bissau é o destino final, lê-se no documento.

A equipa será acolhida na fronteira pela delegação do Ministério do Turismo no dia 09, e o ato central da cerimônia de recepção terá lugar na rotunda do império, no dia 10 do mês em curso, acrescenta ainda a nota na posse da redação da nossa estação emissora.

Segundo informações disponíveis, participam 102 aventureiros, de oito nacionalidades (Portugal, Espanha, França, Itália, E.U.A., Suécia, Polônia e Senegal), distribuídos por 10 motos e 38 veículos.

Esta equipa será acolhida na fronteira pela delegação do Ministério do Turismo e o ato central da cerimônia de recessão terá lugar na retunda do império, concluiu a nota.

Por: Redação
Radiojovem