sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Caso Navio As PAMIRA: MAGISTRATURA JUDICIAL GUINEENSE REPUDIA DESPACHO DO MINISTRO DOS TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES


O Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) repudiou o despacho administrativo do ministro dos Transportes e Comunicações, Jorge Mandinga, que teria ordenado a “soltura imediata” do navio As PAMIRA, ancorado no cais do porto de Bissau.

Na sua deliberação sobre esta matéria, divulgadaesta sexta-feira, 04 de setembro de 2020, o órgão judicial do Supremo Tribunal de Justiça qualificou o assunto do arresto preventivo do navio “AS PAMIRA” da empresa MAERSK LINE como um “incidente infeliz” quanto deplorável, por o despacho proferido pelo Juiz da Vara Cível do Tribunal Regional de Bissau, ter sido revogado depois por outro de 19 de agosto de 2020 do ministro dos Transportes e Comunicações.

O Conselho Superior da Magistratura Judicial guineense sustentou ainda que, para além do “incidente infeliz”, a decisão do ministro põe em causa a lógica de equilíbrio do sistema constitucional que, segundo o comunicado da magistratura judicial, redunda naquilo que se poderia designar de “normal funcionamento das instituições democráticas”.

Perante este incidente, CSMJ lembra que o princípio da separação e interdependência de poderes consagrado na Constituição da República tem em vista garantir a proteção do núcleo essencial das atribuições e a responsabilidade institucional de cada órgão da soberania.

“O normal funcionamento das instituições democráticas, pressupõe também a existência de condições interinstitucionais de cooperação e de lealdade entre os órgãos da soberania, de que depende a sustentabilidade e do desenvolvimento adequado do estado do direito”, lê-se na nota a que o jornal O Democrata teve acesso, assinada pelo secretário do Conselho, Lassana Camará.

Finalmente, apesar de posicionar-se contra a decisão administrativa do ministro dos Transportes e Comunicações, o Conselho Superior da Magistratura Judicial guineense exorta aos magistrados judiciais a fazerem prova de fidelidade aos estatutos da classe, da integridade, da probidade, da imparcialidade, da independência e da resoluta competência “no exercício da sua nobre função”.

Fonte: Bissau Última hora

O Secretário de Estado, Dr. Florentino Fernando Dias, recebeu, hoje, dia 04.09.2020, em audiência, a Rede Nacional das Associações Juvenis-Renaj...

O Secretário de Estado, Dr. Florentino Fernando Dias, recebeu, hoje, dia 04.09.2020, em audiência, a Rede Nacional das Associações Juvenis-Renaj, através do seu Presidente, Seco Duarte Nhaga, acompanhada da Associação Guineense Integração de cegos-AGRICE, através também do seu Presidente, Pedro Cabral, com objetivo de analisar a situação de integração dos Jovens invisuais na sociedade Guineense.

A audiência serviu para a AGRICE dar a conhecer ao Secretário de Estado vários desafios por que passam jovens invisuais no processo de integração, que vão desde a educação até ao emprego, passando pelo desporto, cultura, entre outros.

No domínio da Educação, por exemplo, fizeram saber que existe no país um único liceu que aceita implementar o sistema inclusivo de ensino, que se traduz na recepção de jovens invisuais nas turmas de pessoas normais. Debatem-se, de alguns anos a esta parte, com dificuldades de aceder ao ensino superior, tendo, nos últimos anos, alguns jovens invisuais acedido a Universidade Lusófona e beneficiado de bolsas parciais.

No domínio dos Desportos, por falta de infraestruturas desportivas adaptadas às necessidades de pessoas invisuais, tem sido bastante difícil para invisuais a prática desportiva, sem incorrer em riscos sérios.

Em reação, o Secretário de Estado assegurou a sua total disponibilidade e da instituição que representa no acompanhamento de perto das preocupações dos jovens invisuais e em tudo fazer com vista a elevar a sua qualidade de vida. No domínio da Educação, em especial, prometeu levar a preocupação da Associação a consideração do Ministério da Educação, tendo demonstrado a sua crença que se vai trabalhar no sentido de permitir que os jovens de todas as regiões país tenham acesso a estudos liceais e que existam mais instituições de Ensino superior disponíveis a acolher esses nossos irmãos com necessidades especiais.

O Secretário Estado deu a conhecer à Associação o Plano Estratégico dos Desportos-2020/23, que reserva uma especial atenção a desportos de pessoas com necessidades especiais, que vai desde adaptação de infraestrutura a suas condições até a programas especiais, tendo ressaltado a importância da Federação de Desportos para Deficientes.

Finamente, o Secretário de Estado assegurou a associação que se vai definir um plano de ação específico em benefício desta importante classe da nossa sociedade, um plano que vai decorrer das grandes linhas Política Nacional da Juventude e do Plano Estratégico da Juventude, que dispõem de eixos relativos a pessoas com necessidades especiais.

Guiné-Bissau: PAIGC ausente na discussão do Orçamento de Estado-2020

PAIGC não quer debater o OGE por não reconhecer o Governo

O líder da bancada Parlamentar do PAIGC diz que o seu partido não vai participar na próxima sessão extraordinária, entre 9 e 11 de setembro, com vista à discussão e votação do Orçamento Geral do Estado (OGE) e o Plano Nacional do Desenvolvimento.

Califa Seide afirma que “o PAIGC não reconhecendo o atual governo não tem nenhuma obrigação de interagir com os seus membros. Por isso, no dia em que irão apresentar à proposta do OGE, a bancada do PAIGC não marcará a presença a semelhança aquilo que tem sido a nossa posição”.

Contatadas pela VOA, as bancadas parlamentares do PRS e do MADEM-G15, que suportam o governo, mostraram-se confiantes na aprovação do OGE para ano 2020.

Entretanto, o jurista e comentador político, Luís Peti, é da opinião que em termos legais a sessão convocada para o próximo dia 09 está à margem do regimento da Assembleia Nacional (ANP).

“Na ausência do presidente do parlamento e como sabem até agora o parlamento não tem o primeiro vice-presidente, e se a sessão vai ser presidida pela segunda vice-presidente, certamente que a mesa não terá quórum para o seu funcionamento,” diz Peti.

Mas para o advogado e analista político Luís Landim “a dinâmica no parlamento poderá manter-se igual, a questão de quórum depende da dinâmica da ANP; agora não se pode prever nada, porque os aliados deste governo certamente marcarão presença na próxima sessão”.

VOA

Leia Também: 

PAIGC demarca-se da sessão parlamentar convocada pela segunda vice-presidente para discutir e votar a proposta do OGE-2020.

No comunicado divulgado esta sexta-feira, o grupo parlamentar do PAIGC denuncia aquilo que chama de violação de regimento e, consequente, legitimação do Governo liderado por Nuno Gomes Na Biam, a convocação da sessão extraordinária.


ULTIMA HORA: Foto familia da Sessão Ordinária do Conselho de Mediação e Segurança a Nível Ministerial em Niamey.

Fonte: Governação na Guiné-Bissau

Setembro, Mês da Vitória à Concórdia Nacional!

Foi, nesse mês do Setembro, que a Guiné-Bissau tornou um País Soberno, o Mês em que Deus nos deu o fundador da Nação Guineense, imortal Pai Amílcar Lopes Cabral. Foi no mesmo mês que o levou "aos céus". Glória eterna aos heróis imortais;

Povo da Guiné-Bissau 🇬🇼

Independentemente de uma Figura do Primeiro Magistrado dessa Nação, as minhas ambições não são promessas de realização de medidas ou linhas de acção executiva, porque não cabe-me legislar ou governar, essas competências pertencem o governo e a Assembleia Nacional Popular. Porém, para o Bem dessa Nação do Cabral, devemos redobrar esforços à salvação do país e do seu próprio povo face às circunstâncias Políticas e Administração no que diz respeito ao assunto relevante: Saúde, Educação, Direitos Humanos, Desenvolvimento sustentável, Bens e Património do Estado;

O meu compromisso é o de colocar o meu saber e a minha experiência ao serviço do País e tudo fazer, no estrito espreito pelo equilíbrio de poderes consagrados nos instrumentos legislativos, para que, neste período de mandato, se verifiquem avanços significativos na realização de actividades de construção de infraestruturas que, estou convencido, correspondem aos grandes anseios das nossas Populações;

Refiro-me especialmente à construção de uma sociedade mais justa e sólida, ao reforço da coesão social; reforço Estado de Direito Democrático; a condução do País na senda do Desenvolvimento; à recuperação dos nossos atrasos em matéria de qualificação dos recursos humanos, a melhoriar a organização territorial, ambiental, cultural etc. Uma Guiné-Bissau protagonista ativa e credível na cena internacional;

À um País melhor, vou continuar desempenhar aquele papel importante confiado pelo povo, na mobilização das energias para os grandes desafios que urge enfrentar e na difusão de uma atitude de liderança e da confiança, optimismo e vontade de vencer. Vou reforçar as minhas capacidades de influências, para projectar a imagem de competência e honestidade, de exigência e interesse nacional, de intransigência em relação ao laxismo no que respeito corrupção, para dignificar Estado e impulsionar a viragem por que ansiamos;

BOA SEXTA-FEIRA A TODOS E A GUINÉ-BISSAU

Que Deus abençoe esta Nação, 🙏

O Primeiro Magistrado de Nação

General Umaro Sissoco Embaló

Comandante Supremo das forças Armadas

Setembro 04-2020

Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló efectuou hoje uma visita surpresa ao Ministério das Pescas.


Fonte: Ministério das Pescas

Chefe de Estado que tem apreciado as reformas que o Embaixador Malam Sambu tem vindo a implementar no sector das pescas, esclheu este Ministério para começar uma serie de visitas que vai efectuar a diferentes departamentos de Estado.

O Presidente da República reuniu em privado com o Ministro onde se inteirou dos projectos em curso e das perspectivas de desenvolvimento do sector das pescas.

Embalo encorajou o ministro a proceguir com o plano estratégico do governo para o sector das pescas e deixou alguns conselhos, que o ministro agradece, sobretudo a honra de puder receber o Chefe de Estado no seu Ministério.

É óbvio, Domingos Simões Pereira, está agora a fazer oposição consistente, que coisa maravilhosa! .... O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau  

⁉⁉----------‐-📷🎥 💏💟🙏!🇬🇼🇬🇼 They say.. “be bold”!

100- É óbvio, Domingos Simões Pereira, está agora a fazer oposição consistente, que coisa maravilhosa! Ele veio muito informativo, e falou bem interessante, finalmente, temos convergência em algumas partes que ele mencionou. Até porque como um DEMOCRATA que sou, e que atua com base na imparcialidade manifestei a minha justa indignação, e consequentemente avancei para condenação inequivocamente e sem reservas sobre o assunto em causa, isto é, a revisão constitucional, porque o que nos tirá dessa subjetividade, de "SIM ou NÃO" é a Lei, e a Lei disse de forma rigorosamente explícita, inequívoca, transparente, cristalina, e clara, de que; é da inteira responsabilidade constitucional da ANP, é a legitimidade democrática do legislador constituinte originário, e mais ninguém.

200- DSP poderia ter sido um grande POLÍTICO, SIM, se não fosse a sua ambição desmedida pelo poder, e orgulho patológico e falta de estratégia como também visão alargada, DSP vive de impaciência e com muita ganância!

300-Agora DSP é vítima das suas próprias falhas e erros que lhe caracterizam, isso levou à sua queda e desgraça ao descrédito incomparável!

400-Dizer- que: Se o DSP fosse um POLÍTICO de raiz e suficientemente inteligente, e não só como intelectual acadêmico, téria muito a ganhar, pela carreira brilhante que tem, uma coisa é certa, DSP é inteligente, e tem articulação nas suas comunicações verbais, isso também é virtude para um POLÍTICO.

500-Mas na POLÍTICA não é ser apenas inteligente ou intelectual acadêmico, porque ser um lider no verdadeiro sentido da palavra, e ser um verdadeiro governante democráta, é definir a influência e admiração para pessoas, notadamente e marcar as suas ações pela tentativa de criar simpatia para agradar o povo, então ser líder não é prazer tão pouco vontade, mas sim é um ato de responsabilidade, e assumir os compromissos programáticos na base dos princípios e valores estimular honestidade nas pessoas.

600-Um líder sem visão é alguém que não vai a lugar algum, agora o DSP deve influenciar seus seguidores fanáticos sem pensar efetivamente nada, porque os misteriosos sem qualificação estão confundindo o nosso povo Soberano, de que são intelectuais, o que nunca eles não são, e nunca vão ser, apenas são (gurus) de costumes sem pensamentos críticos, isto levou a um período de desastre do PAIGC em alto mar.

700-Os meus conselhos para DSP, peço-lhe que reconsidere a sua posição de não, continuar a ser tipo de um POLÍTICO aventureiro, apresenta-se como um POLÍTICO intelectual que tem a maturidade POLÍTICA ... em sua experiência, tanto no universo acadêmico.

800-O dano está feito, agora ajuda os seus militantes e simpatizantes para aceitar a realidade, isto é, assumir o óbvio, porque a vida depende da mudança na POLÍTICA Nacional.

900-Adaptar-se às mudanças, dizer que, não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas sim o melhor se adapta às mudanças, a razão de um novo encaixe no cenário POLÍTICO nacional, e tem que partir de dentro do seu consciente de forma que perceba a necessidade de adaptação isto é, se ainda és amado no seio do seu partido, e a sociedade, é claro que haverá mais solidariedade, as lideranças - governadores, daí o seu partido vai colher os frutos do trabalho feito ou não feito nas suas ações.

001 -Esse é o sentimento que eu termino, com profunda gratidão ao povo Soberano, para quem não sabe, a minha historia de vida é uma história de vida, de um soldado da pátria lutador incansável a favor da DEMOCRACIA, e contra o fascismo. Não sou inimigo de ninguém, nunca fui inimigo de ninguém por ser o meu adversário POLÍTICO. Também nunca fui amigo de ninguém sem convicções POLÍTICAS, e que faz aberrações sistemáticas nas redes sociais, estou nisso com muita maturidade e conhecimento POLÍTICO vocacionário, em defesa dos interesses nacionais, como princípios e valores supremas da Nação, e do Estado democrático de Direito.

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.

Fonte:  O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guiné-Bissau: Estatuto Remuneratório dos Magistrados fora do Orçamento Geral de Estado

Por CNEWS  Setembro 2, 2020 

O Estatuto Remuneratório dos magistrados judiciais e do Ministério Público da Guiné-Bissau não vai ser aplicado pelo governo guineense, no próximo Orçamento Geral de Estado (OGE), depois de o documento ter sido “preterido” pelo executivo.

Na segunda-feira (31.08), o primeiro-ministro, Nuno Nabiam, entregou a proposta do OGE à Assembleia Nacional Popular (ANP), sem a inclusão, do Estatuto Remuneratório na mesma proposta que deverá ser debatida e aprovada pelos deputados.

O Capital News soube de fonte ligada ao processo, que o estatuto que prevê benefícios e melhores condições de trabalho aos magistrados guineenses, “simplesmente, foi excluído do orçamento geral de estado” pelo governo, “em plena reunião do conselho de ministros”, antes da proposta do OGE ser entregue ao parlamento, disse ao CNEWS, a fonte, que revelou que a decisão deixou um “mal-estar” nos magistrados.

O Estatuto Remuneratório dos magistrados judiciais e do Ministério Público foi aprovado no parlamento guineense e promulgado pelo presidente da república (José Mário Vaz), mas a sua não aplicação pelo governo, motivou, em 2019, ondas de greves por parte dos seus beneficiários. No atual contexto, com mais um incumprimento à vista, “a greve não é prioridade ainda, até que os dois sindicatos dos magistrados realizem ainda este mês, as suas assembleias gerais, para legitimar em os seus órgãos”.

Para além da remuneração monetária, o Estatuto Remuneratório prevê também, entre outras, as melhores condições de trabalho para os profissionais das duas magistraturas guineenses, a promoção e qualificação na carreira, e prevê ainda que sejam afastados dos tribunais de setores, juízes que não tenham feito ou concluído o curso de direito, mas dá uma moratória de cinco anos a essas pessoas para que concluam ou façam curso de direito, sob pena de serem afastados e “convertidos” para outros serviços administrativos.

Covid-19: África unida por 220 milhões de doses de vacina para o continente

Lusa

Os 54 países africanos estão unidos numa iniciativa pioneira para assegurarem pelo menos 220 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para o continente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para a região

O acesso dos países africanos às vacinas contra o novo coronavírus foi o tema da conferência de imprensa virtual da OMS África que hoje contou com a participação do vice-ministro da Saúde e Bem-Estar Social da Guiné Equatorial, Hon Mitoha Ondo’O Ayekaba.

Participaram igualmente o diretor da área de programas, imunização e desenvolvimento de vacinas na OMS África, Richard Mihigo, e o chefe executivo da Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias (CEPI), Richard Hatchett.

Segundo a OMS África, todos os 54 países do continente manifestaram interesse na COVAX, um mecanismo codirigido pela GAVI (Aliança para as Vacinas), a CEPI e a OMS, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e o fabrico de vacinas contra a covid-19 e garantir um acesso justo e equitativo para todos os países do mundo.

“Os parceiros estão a trabalhar com os governos e fabricantes para obterem doses de vacinas suficientes para proteger as populações mais vulneráveis do continente”, segundo a organização.

A COVAX tem como objetivo “assegurar o acesso de todos” às vacinas, sejam os países de rendimento superior e médio, que autofinanciarão a sua própria participação, como os países de rendimento médio e inferior, que terão a sua participação apoiada.

Segundo a OMS África, oito países no continente concordaram em autofinanciar as suas doses de vacinas através da COVAX, uma manifestação de interesse que deverá transformar-se em compromissos vinculativos até 18 de setembro, com pagamentos adiantados a efetuar o mais tardar até 09 de outubro de 2020.

“A Guiné Equatorial aderiu à COVAX por ser a forma mais eficaz de garantir que o nosso povo possa aceder às vacinas contra a covid-19”, afirmou o vice-ministro da Saúde e Bem-Estar Social da Guiné Equatorial, Hon Mitoha Ondo’O Ayekaba, durante a sua intervenção.

E acrescentou: “Estamos preocupados porque alguns países mais ricos tomaram medidas para assegurar os seus próprios interesses. Acreditamos que através desta iniciativa podemos ter acesso a vacinas testadas com sucesso, de forma atempada e a custos mais baixos”.

Para a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, “a COVAX é uma iniciativa global inovadora que incluirá países africanos e assegurará que estes não sejam deixados no fim da fila para as vacinas contra a covid-19”.

“Ao estender a mão para além do continente para trabalhar em conjunto com outros governos e fabricantes a uma escala global e reunir poder de compra, os países podem proteger as pessoas mais vulneráveis à doença em África”, referiu.

A CEPI está a liderar a investigação da vacina COVAX e pretende desenvolver até três vacinas seguras e eficazes que serão disponibilizadas aos países participantes.

Nove vacinas candidatas estão atualmente a ser apoiadas pela CEPI e duas estão a ser testadas na África do Sul, além de outras regiões em todo o mundo.

“É fundamental que os países em África participem em ensaios de vacinas, para além dos ensaios clínicos que decorrem noutras regiões do mundo”, disse o chefe executivo da CEPI, Richard Hatchett.

“Testar vacinas no continente assegura que são gerados dados suficientes sobre a segurança e eficácia dos candidatos a vacinas mais promissoras para a população africana, para que possam ser lançados com confiança em África, uma vez aprovadas”, acrescentou.

Através da COVAX, as vacinas que tenham obtido aprovação regulamentar ou pré-qualificação da OMS serão entregues igualmente a todos os países participantes, proporcionalmente às suas populações.

Será dada prioridade aos trabalhadores da saúde e outras populações vulneráveis e, em seguida, a disponibilidade de vacinas será expandida para cobrir populações prioritárias adicionais nos países participantes.

Para o diretor da área de programas, Imunização e Desenvolvimento de Vacinas da OMS África, Richard Mihigo, “para lançar uma vacina de forma eficaz nos países africanos é fundamental que as comunidades estejam envolvidas e compreendam a necessidade da vacinação”.

“É importante começar já a trabalhar com as comunidades para preparar o caminho para uma das maiores campanhas de vacinação de sempre em África”, concluiu.

Em África, há 30.294 mortos confirmados em mais de 1,2 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

SMM // VM

Guiné-Bissau: Inauguração do Centro de Produção de Bilhetes no Bairro Ajuda para descongestionar e descentralizar os serviços



FonteRadioBantaba 


Leia Também:

Abertura para de novas instalações do Centro de Produçáo de Bilhete de Identidade em Bissau.


O minisitro da Justiça visitou na manhã desta sexta-feira, 4 de setembro, as futuras instações do Centro de Produçáo de Bilhete de Identidade, em Bissau, sitas no Alto Bandim, concretamente na Zona 7.
Se tudo correr como previsto, o centro deverá ser inaugurado já no próximo dia 28 de setembro corrente.

Durante a visita, o ministro Fernando Mendonça foi informado de que as obras já se encontram na fase final, estando concluídos mais de 99 por cento dos trabalhos.

O governante percorreu todas as dependências da nova casa, acompanhado de explicações dos responsáveis da obra de construção do edifício.

O local é dotado de todas as condições necessárias para o seu funcionamento, havendo duas salas de espera para os utentes, cada uma com capacidade para mais de 50 pessoas, além de um salão VIP.
Dispõe também de oito casas de banho, sendo que quatro são para o público e outras tantas para a Administração.





Delegação da Guiné Bissau, no Níger, Niamey.

No 44° Sessão Ordinária do Conselho de Mediação e de Segurança a Nível Ministerial da CEDEAO.

Composição da Delegação :

1. Ministra dos Negócios Estrangeiros, Dra. SUZI CARLA BARBOSA

2. Ministro da Defesa, Tenente - General, Sandji Fati

3. Secretário de Estado do Tesouro, Dr. Ilídio Vieira Té

4. Secretária de Estado do Plano e Integração Regional, Dra. Mónica Buaro da Costa.

GOVERNAR PARA TODOS

#governogb2020

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Leia Também: 

Uma delegação ministerial da Guiné Bissau, está em Niamey, 🇳🇪, Níger, onde participa na 44a Sessão Ordinária do Conselho de Mediação e de Segurança a Nível Ministerial da CEDEAO.

A Delegação guineense foi chefiada pela Ministra dos Negócios Estrangeiros, SUZI CARLA BARBOSA, acompanhada pelo Ministro da Defesa, Brigadeiro - General, Sandji Fati, o Secretário de Estado do Tesouro, Ilídio Vieira Té e a Secretária de Estado do Plano e Integração Regional, Mónica Buaro da Costa.

Esta é a primeira reunião da CEDEAO presencial no período pós COVID e foram apresentados diversos relatórios sobre questões políticas, segurança, terrorismo e integração regional no Espaço CEDEAO e a situação política da Guiné- Bissau constituiu um dos principais temas discutidos.

A intervenção da Ministra Suzi Barbosa constituiu um dos pontos fortes da reunião, com um discurso concernente ao processo de estabilização em curso no país e cumprimento do Roteiro da CEDEAO.

Esta reunião será seguida por uma Cimeira de Chefes de Estado e Governo que terá lugar em Niamey no dia 7 de Setembro.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Chuva de canábis: drone deixa cair centenas de sacos com droga em Israel

@jn

In JN

Um drone deixou cair centenas de pequenos sacos com canábis, na tarde de quinta-feira, na Praça Rabin, em Telavive, Israel, atraindo dezenas de pessoas, que correram para apanhar a droga na rua.

De acordo com o jornal "The Jerusalem Post", os sacos de canábis foram largados pelo grupo de Telegram "drone verde", que defende a legalização daquela droga em Israel, tendo como slogan "amor livre".

Antes de lançar a droga pelas ruas em Telavive, o grupo publicou uma mensagem no Telegram, antevendo a operação planeada.

"Está na hora, meus queridos irmãos. É um pássaro? É um avião? Não, é o drone verde, a distribuir canábis grátis pelo céu... Desfrutem, meus amados irmãos, este é o vosso irmão piloto, certificando-se de que todos nós recebemos um pouco de amor livre ", dizia a mensagem.

A mensagem também indicava que a operação fazia parte do lançamento comemorativo do grupo de um novo sistema de entrega intitulado "chuva de canábis".

"Estamos a lançar o projeto 'chuva de canábis', que incluirá uma entrega semanal em diferentes partes do país de 1 quilo de canábis dividido em sacos gratuitos de 2 gramas", lia-se na mensagem.

Os organizadores da operação também abordaram a ameaça iminente de um bloqueio imposto pelo governo na tentativa de evitar a propagação da pandemia do novo coronavírus, explicando que a situação "exige pensar fora da caixa e descobrir novas formas de levar canábis aos consumidores".

A Polícia anunciou logo após o incidente que havia prendido dois suspeitos na casa dos 30 anos, que supostamente operaram o drone que sobrevoou a Praça Rabin e que espalhou os sacos de droga.

Segundo a Polícia, a distribuição de uma substância suspeita de ser perigosa é ilegal. Os suspeitos que foram presos serão interrogados e sujeitos às medidas de coação tidas como adequadas.







A mensagem da semana do Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, é firme e com uma séria advertência para a importância de ser respeitada a soberania popular. Somente a ANP pode promover reformas constitucionais, todo o resto é golpe contra o povo.

Eu não tenho estrutura para esses tipo de vídeo 🥰-iti malias 😍


São comunicados todos os familiares e demais conhecidos de que faleceu esta manha no Senegal, concretamente na linha fronteiriço com a Mauritânia na localidade de ROSSÓ, ANA MARIA DIAS.

 (VEJAM A FOTO DO BI.)

Segundo as informações a malograda deixou uma crianca.

Pede-se a todos os familiares, amigos e conhecidos a contatarem o senhor PAULO MENSES, apatir deste numero da GAMBIA, +220 379 9377.

OBRIGADO.

Fonte: Antonio Iaia SEidi

CHATHAM HOUSE - Corrupção e má governação limita expansão empresarial em África

© Reuters

In LUSA  04/09/20 

O diretor do Programa Africano da Chatham House, Alex Vines, considerou hoje que a má governação e a corrupção são um dos principais entraves ao crescimento das empresas em África, defendendo comércio em vez de ajuda.

"Segundo centenas de entrevistas que fizemos em vários países africanos, o maior impedimento para o crescimento das empresas é a má governação e a corrupção", disse o responsável durante a sua participação no debate que marcou o início do segundo dia do Fórum Euro-África.

Para Alex Vines, a questão da corrupção e da má governação em África só é possível de resolver mudando o paradigma da relação com a Europa, que tem avançado de uma relação entre doador e recipiente para uma relação mais comercial.

"Há um nivelamento entre a Europa e o continente africano, afastaram-se da relação doador-recetor para uma relação que enfatiza mais o comércio, o que é positivo, mas convém lembrar que há países que ainda precisam de ajuda ao desenvolvimento, e não há uma receita única que sirva todos os 54 ou 55 países em África", disse o académico que estuda o continente africano.

A pandemia, defendeu, está a mudar a maneira como a Europa encara as suas cadeias de abastecimento, obrigando a uma diversificação das importações, que têm de estar menos dependentes da Ásia em geral e da China em particular.

"A dependência da Europa das cadeias de abastecimento da Ásia expõe a Europa, e é por isso que estamos a assistir a um aumento dos investimentos europeus na África Ocidental, por exemplo na área farmacêutica, com planos para a abertura de fábricas nessa região", disse, salientando que também os asiáticos estão a aumentar o investimento em África.

"Há um fortalecimento da trajetória de investimento asiático na África Oriental, com a Malásia, o Japão, a China, a investirem na região, e assistimos também ao alargamento da relação entre a África Ocidental e a Europa, não apenas por proximidade geográfica, mas por razões geopolíticas", defendeu o analista.

Intervindo no debate com o título 'Made in Africa: Emerging & Fast Track Business', a diretora da empresa de saúde Flying Doctors, Ola Orekunrin considerou que a corrupção "não é um problema africano, mas sim global" e defendeu que "o dinheiro que sai de África acaba em bancos europeus ou asiáticos".

Para esta empreendedora nigeriana formada em Londres, o desenvolvimento de África tem de assentar no comércio e na alocação de capital porque "a ajuda nunca desenvolveu nenhuma economia".

O foco da relação entre os dois continentes tem de mudar, salientou: "Temos de mudar o paradigma, deixar de pensar em aliviar ligeiramente a pobreza através da ajuda internacional, e receber eletricidade, capital, capacidade, menores barreiras comerciais e focarmo-nos em criar prosperidade, e assim as economias desenvolvem-se e a governação acaba também por melhorar".

O Fórum Euro-África termina hoje com o propósito de aproximar os dois continentes, reunindo personalidades dos setores público e privado, sociedade civil, empresários, ativistas e cientistas, que vão debater cinco desafios ao abrigo do tema "À procura de pontos comuns num mundo pós-covid".

Os cinco painéis vão debater as "Perspetivas sobre as relações entre a União Africana e a União Europeia", a "Transição Justa da Matriz Energética", "Made In Africa - Negócios Emergentes e em Aceleração", "Cultura África a alimentar o Mundo", e "Ligando os Desligados".

O presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa e organizador do Fórum Euro-África, Filipe de Botton, disse à Lusa que o grande objetivo do encontro é reaproximar dois continentes que estiveram de costas voltadas até há pouco tempo.

"Vemos dois continentes gémeos que têm vivido de costas voltadas nos últimos 50 anos, e o grande objetivo do Fórum é conseguir uma reaproximação da Europa com a África, e que Portugal seja a plataforma instrumental para a relação entre os dois continentes", disse Filipe de Botton, na antecipação do Fórum, que se prolonga até sexta-feira, numa parceria com a Câmara de Cascais.

O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma organização privada sem fins lucrativos, com 95 membros em cinco continentes e tem por missão "alavancar o poder da diáspora, de forma a promover conversas e conexões globais sobre assuntos de cultura, impacto social, ciência, negócios e economia", segundo a organização.

COVID-19 - África com mais 302 mortos em 24 horas para total de 30.596


In LUSA  04/09/20
 
África registou 302 mortos devido à covid-19, nas últimas 24 horas, para um total de 30.596, em 1.275.815 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 8.159 casos e houve mais 6.041 recuperados.

No total, o continente soma 1.275.815 casos de infeção e 1.015.865 doentes já recuperaram, havendo assim 259.950 casos ativos, mais 2.118 nas últimas 24 horas.

O maior número de casos e mortos continua a registar-se na África Austral, com 680.495 infeções e 15.592 mortos. Só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 633.015 casos e 14.563 vítimas mortais.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem agora 239.016 pessoas infetadas e 8.762 mortos e, na África Ocidental, o número de infeções subiu para 162.590 e o de vítimas mortais para 2.442.

Na região da África Oriental, o número de casos de covid-19 é de 138.765 e 2.754 mortos, e na África Central estão contabilizados hoje 54.949 casos e 1.046 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.479 mortos e 99.425 casos, seguindo-se a Argélia, com 1.531 mortos e 45.469 casos.

Marrocos contabiliza hoje 66.855 infetados e 1.253 vítimas mortais.

Nos seis países mais afetados estão também a Nigéria, com 54.587 infetados e 1.048 mortos, e o Sudão, onde estão registados 13.189 infetados e 823 mortos.

Entre os países africanos lusófonos, Moçambique contabiliza 4.207 casos e 26 mortos, Cabo Verde tem 4.125 casos e 41 mortos e Angola 2.805 casos e 113 mortos.

A Guiné-Bissau soma 2.245 infeções e 38 mortos e São Tomé e Príncipe conta 896 casos e 15 vítimas mortais.

A Guiné Equatorial, que está integrada na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), regista 4.965 pessoas infetadas e 83 mortes, segundo os dados divulgados na terça-feira.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 863.679 mortos e infetou mais de 26 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

COVID-19 - Nova Zelândia regista primeira morte em mais de três meses

Noticiasaominuto  04/09/20 08:25 

A Nova Zelândia registou hoje a primeira morte provocada pelo novo coronavírus em mais de três meses, anunciou o Ministério da Saúde neozelandês.

A vítima, que morreu hoje no hospital, era "um homem na casa dos 50 anos" que fazia parte da família responsável pelo novo surto de covid-19 surgido em meados de agosto, em Auckland, segundo um comunicado do Ministério.

O país não registava nenhuma morte atribuída à covid-19 desde 24 de maio.

A Nova Zelândia diagnosticou além disso cinco novos casos da doença nas últimas 24 horas, três dos quais transmitidos localmente, elevando o total para 1.413 infeções, que resultaram em 23 mortes.

A primeira-ministra, Jacinda Ardern, disse hoje que as restrições impostas na Nova Zelândia após o novo surto vão ser mantidas pelo menos até 14 de setembro.

O país vai manter o nível de alerta 2, de um máximo de quatro, bem como o confinamento em Auckland, disse Ardern a jornalistas. A medida será revista novamente em 14 de setembro.

A primeira-ministra neozelandesa justificou a decisão pelo facto de continuar sem ser apurada a origem das infeções locais em Auckland, com uma população de 1,7 milhões, sabendo-se apenas que o vírus voltou a entrar no país através da fronteira, numa altura em que a Nova Zelândia não tinha transmissão local há 102 dias.

"Todas as infeções vêm de um único caso", disse Ardern.

Em 12 de agosto, o governo da Nova Zelândia impôs o confinamento em Auckland e elevou o alerta para o nível 2 no resto do país.

Elogiada em todo o mundo pela gestão da pandemia, a Nova Zelândia decretou em março um dos confinamentos mais estritos do mundo, fechando as fronteiras quando tinha apenas 50 casos.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 863.679 mortos e infetou mais de 26 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Em Portugal, morreram 1.829 pessoas das 59.051 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

CONVOCATÓRIA - "A CONFERÊNCIA SETEMBRO DE ESTABILIDADE "

"A CONFERÊNCIA  SETEMBRO DE ESTABILIDADE "

O Presidente da Comissão  Organizadora da "Conferência Setembro de Estabilidade" Professor Doutor Tcherno Djaló convoca todos os seus  Membros para uma Reunião a ter lugar no dia 5 de Setembro (Sábado) pelas 10 horas na Sede Nacional do PRS.

Dada a importancia de que se  reveste este  encontro a presênça de todos os convocados é indispensável. 

Eis os Convocados :

Prof. Doutor Pedro Costa 

Dr.Armando Faria ( Rep. E.U.A.) 

Me Luis Landim 

Cmdt. Pedro Tipote 

Dr. Tibna Sambé Nawana 

Me Carlos Costa 

Dra Maria Inácia Gomes 

Dr. Joaquim Batista Correia 

Me Julio Bá 

Me Henrique Horta

Dr. Pedro da Silva 

Eng. Djuldé Baldé ( Informático ). 

CABRAL I DI NÔS TUDU ..

Sr. Presidente da Comissão Organizadora Setembro de Estabilidade, Professor Doutor Tcherno Djaló

Fonte: Joaquim Batista Correia

O que Carlos Vamain, tem feito ontem a partir de emissoras de Rádio África FM News em Bissau, não passa de uma palestra fantasmagórica de grande PESADELO NACIONAL....

Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

⁉⁉----------‐-📷🎥 💏💟🙏!🇬🇼🇬🇼

Povo da Guiné-Bissau 

00- O que Carlos Vamain, tem feito ontem a partir de emissoras de Rádio África FM News em Bissau, não passa de uma palestra fantasmagórica de grande PESADELO NACIONAL, tem certos parâmetros que não tem cabimento no que dez respeito ao seu trabalho, durante a entrevista pobre que o dito constitucionalista tem prestado a Nação inteira, para quem entende um pouco da Lei é triste, portanto é repugnante um serviço desinformativo, e paupérrimo! para o mundo e a sociedade civilizada é um escândalo, Carlos Vamain, não qualificou para fazer esse trabalho junto da sociedade limitada àqueles que assumiram a missão para revisão constitucional, tudo isso é porquê a certos limitações circunstanciais dos nossos Deputados da Nação, é uma obviedade para o mundo jurídico contemporâneo, no meu olhar é inconcebível, mas é claro que a razões óbvias e triviais para tal propoganda gratuita. 

Podem continuar a brincar sem sentido do Estado, amanhã nós e os nossos parceiros, eu me refiro o meu povo Soberano, podemos usar dados precisos de localização geográfica das nossas instituições democráticas e identificação de todas as aberrações selvagens através da digitalização do dispositivo normativo legal para corrigir tudo, e seguir o caminho da Lei.

1- Cidadão pátriota atento descobri um nódulo no seio jurídico Guineense, é clarividente cláusula de inabilidade. 

--@ É exorbitante as aberrações do meu amigo até chega ser grandes flexões para a sociedade jurídica Guineense, eu não aguento ouvir isso, então é o meu dever e obrigação de cidadão da Democracia ainda bem cidadão de luta política expressar a minha desaprovação em relação as ações ambíguas, e extremamente paradoxal.

--@ Com que então, o nosso ilustre Carlos Vamain, quer comparar o semi-presidencialismo que ele diz da Franca, Portugal e a Guiné-Bissau como essas treis democracias?

--@ Se a resposta é um SIM então, também podemos colocar em pé de igualdade esses treis parlamentos!

--@ O Amílcar Cabral, bem nos dizia que, para pensarmos com as nossas próprias cabeças e com os nossos pés bem assentes no chão! Será que é isso, que os nossos ilustres revisores da Constituição da República, fizeram ao traçarem um novo esboço da Constituição da República da Guiné-Bissau?

Como sempre eu disse:

2-  Estudar Direito e saber do Direito e interpretar o Direito e conhecer as sociedades para o exercício do Direito? Existe uma imensa distância!

3-  Isso leva aberrações frustrantes no delírio coletivo dos que não qualificaram no estudo do Direito. 

4%-  Na minha opinião, é mais fácil apontar as suas incompetências, do que aplaudir as aberrações sistemáticas que eles têm feito e torná-los como grandes estudiosos que eles não são, e que nunca serão, porque eles não têm capacidade cognitiva para tal.

4- Quando nós estudamos o Direito, e nós não nos qualificamos no Direito, a caminhada triste caricato e transcendental nos leva a ficar mal na fita e se ajoelhar diante do atacante "Gabigol" no gramado do Estádio da vergonha monumental, tudo isso está acontecer no "seio" da comunidade jurídica Guineense em pleno segunda década do século 21, generosamente vagabundagem dos limitados, há sempre várias construções e interpretações a serem ressuscitadas longe da legalidade, como também competência normativa e competência regulamentar, contribuição analítica para um tema fundamental do Direito.

Agora vamos começar um pouco pelo óbvio:

------------------------------------------------------

5-  Dizer que, a introdução, relevância constante e atemporal do tema da revisão constitucional deve ser  baseada na legalidade,  através de uma proposição metodológica de evolução do conteúdo do princípio da legalidade, no âmbito da Administração pública abordagem concreta do conteúdo ampliado da legalidade formas de movimentação estatal diante do princípio da legalidade é importante, como a competência PODER normativa, com o PODER regulamentar e legalidade referibilidade legal, preencher as mínimas referências relevância constante para o assunto. 

6- Agora vamos para os princípios e as regras e normas jurídicas breves com conteúdo jurídico, como também é analisada a dualidade de conceitos doutrinários sobre o que são princípios jurídicos e os efeitos práticos para a  possível revisão constitucional.

7- A revisão constitucional é do mais poderoso instrumento, que o legislativo dispõe a disposição do congresso Nacional, porquê? Porque o poder legislativo é único que tem o potencial institucional para tal, segundo as ordens da constituição, para alterar o pacto substantivo constituinte material, sendo um entendimento nacional.

Vamos falar do básico:

500-  1- Limites constitucionais, 2-Lmites circunstâncias, 3-são chamados de limites procedimentais.

600- Cláusulas pétreas a ciência da constituição como Limites matérias-primas ao poder da emenda constitucional, que permite o funcionamento sistemático do ordenamento jurídico pátrio.

700- Não é proposta de deliberação de qualquer organização tão pouco, do PRESIDENTE DA REPÚBLICA, mas sim é da iniciativa exclusiva competência da ANP, e sobre a sua jurisdição através do voto Direto secreto universal e periódico, aquele que visa respeitar princípio de separação de poderes e garantias fundamentais. Eu sou soldado da pátria e sento visionário intelectual acadêmico defendo a democracia e os princípios e valores do Estado democrático de Direito, jurei lealdade a minha pátria amada, então as minhas ações são baseadas no eixo de imparcialidade, isto é, justiça que se refere a não privilegiar ninguém e nenhuma parte, só a verdade nos libertará. 

800- Grupo de Limites circunstâncias de poder de emenda não permite intervenção do Estado nacional, quando  é decretado Estado de sítio ou Estado de defesa não pode ser evocada nehuma emenda constitucional no congresso um estudioso sabe dessa realidade.

900- Agora vamos para Limites procedimentais, dizer que ele baseia-se  nas Leis e normas ordinárias como também normas infraconstitucionais, de acordo com a noção de ordenamento jurídico, esteja disposta em um nível inferior à Carta Magna do Estado Guineense, isto é, a (Constituição da República) Soberana. 

8- Protocolo e projeto da revisão constitucional ou emenda da constituição reserva a iniciativa da estrita observância legítimo dos Deputados da Nação, ao abrigo do Artigo 127, Distrito senso, através de 2 terços isto é, 3 quintos é que vale a 68% votos favoráveis na ANP, e se existe a deliberação do veredito na Câmara e do senado e aprovado no congresso nacional atingindo quórum legal, e seguir Artigo 68 para promulgação do Presidente da República, daí SIM o projeto segue para promulgação da Lei, e público no Diário Oficial da União, a partir daquela data a constituição tem valor na sociedade, todos sem exceção tem obrigatoriedade de cumprir. 

9- Qualquer Guineense mínimamente

 decente equilíbrado, e não aquele que se auto-intitula de ser jurista por usurpação de título sem qualificação sabe que, aqui quem fala é um autoridade no DIREITO com muita maturidade sobre a matéria, não existe deliberação Pre-si-den-ci-al, no que toca a revisão constitucional, e tão pouco previsão de veto quem faz tudo isso são as mesas dos Deputados e assim, se encerra o procedimento da revisão constitucional.

10- O texto segue com as sua características infras e extremamente peculiar é a ordem do entendimento nacional na base política e ação normativa jurídica.

11- O que é muito difícil de conseguir nos países multipartidários como a Guiné-Bissau tendo em conta o ambição desmedida à ideia de fraude ou intenção dolosa, cidadãos sem escrúpulos e sem caráter vivem em agir de má fé" e o país saqueado a meio século na impunidade  afundou na polarização política.

12-  E os representantes do povo vivem na subserviência e bajulação homens e mulheres não têm honra e dignidade e nunca estão na ANP para defender a constituição e os interesses supremas da Nação no qual juraram a lealdade a pátria através desígnios nacionais.

13- Neste caso, não existe quadro democrático entre o estado-nação é a sociedade política soberana, e a instituição, porque os compromissos programáticos assumidos e celebrados com grande entusiasmo orgulho e satisfação dentro do Estado de Bem-estar Social, desapareceram, porquê? Porque os filhos da pátria são traidores da sua própria pátria.

20- Daí o país e o povo dá mergulhos analíticos, e para nada colaboram no quotidiano crescentemente galopante e massifi-cante das relações sociais, que "segundo a segundo" vão se estabelecendo. Especialmente num mundo cada vez mais alucinado e enfeitiçado por quantida- des de dados e informação disponíveis, mas sem maiores ou crescentes preocupações qualitativas. 

30- Agora todo esse cenário, por outro lado, a pas-sagem do tempo por temas e conceitos jurídicos atrapalhado pela ignorância, e isso tem o efeito quase inexorável em algum mo-mento começar a esmaecê-los e, por decorrência, atenuá-los em seu vigor quando em verdade, determinados temas ou institutos jamais poderiam restar esmaecidos como Estado democrático de Direito , menos ainda atenuados, dada a sua relevância para a Ciência Jurídica e para o desenvolvimento do Direito e da sociedade Guineense. 

40- Mas assim tem sido desde sempre na história porque o país foi liderado sempre por homens e mulheres sem qualificação profissional e treinamento com alto sentido do Estado.

QUE DEUS ABENÇOE A GUINÉ E O SEU POVO.

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.

Guiné-Bissau: Segurança Social dá 30 dias à ex-ministra Odete Semedo para abandonar casa


Por 
CNEWS setembro 3, 2020

O Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau (INSS) deu o prazo de 30 dias a Odete Semedo, ex-ministra da Administração Territorial, para abandonar a casa “da propriedade daquela instituição, que tinha recebido de empréstimo”, no Bairro Internacional, em Bissau, consta numa carta enviada à também segunda vice-lider do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Na carta assinada pelo diretor do INSS, Samuel Dinis Manuel, e que o Capital News teve acesso, o Instituto escreve que “esgotando-se esse prazo (de 30 dias), o INSS será obrigado a recorrer a despejo judicial, o que não é bom para a imagem da vossa excelência”, pode-se ler na missiva com a data de 02 de agosto, entregue a Odete Semedo, esta quinta-feira.

Uma fonte próxima de Semedo, contactada pelo CNEWS, avançou que se vai constituir advogado para a sua defesa, já que, “nos casos deste tipo, a lei prevê a notificação de ocupante, 90 dias antes da data de abandono”.


Mali: Ex-PR Keita teve alta e deverá seguir tratamento no estrangeiro

Noticiasaominuto  04/09/20

O Presidente deposto do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, teve alta da clínica onde foi hospitalizado devido a um AVC e deverá viajar para os Emirados Árabes Unidos para exames complementares, revelaram quinta-feira fontes clínicas.

"Deixou a clínica esta quinta-feira. Está tudo bem, os exames estão bons. A sua transferência para o estrangeiro está a ser organizada", disse à agência France-Presse uma fonte da clínica Pasteur, em Bamako, onde Keita foi internado na terça-feira, duas semanas depois de ter sido deposto num golpe de Estado militar.

"O Presidente regressou a casa esta noite. Os Emirados Árabes Unidos aceitaram enviar um avião medicalizado para o vir buscar e estamos à espera [de saber] pormenores. O Presidente está bem", disse por seu lado um membro da equipa de Keita.

Ibrahim Boubacar Keita recebeu na quinta-feira, durante o dia, a visita do líder da junta militar que tomou o poder, segundo fontes familiares e médicas.

"Uma delegação dos militares no poder, conduzida pelo seu líder, o coronel Assimi Goita, visitou o ex-Presidente Ibrahim Boubacar Keita na clínica onde está", disse um médico à agência noticiosa.

A visita foi confirmada à agência por familiares.

Keita, de 75 anos, foi hospitalizado na terça-feira, depois de sofrer um acidente isquémico transitório, um acidente vascular cerebral (AVC) que dura geralmente apenas alguns minutos, mas que pode ser sinal de um risco de vir a sofrer um AVC mais grave.

Ibrahim Boubacar Keita foi deposto por um grupo de oficiais em 18 de agosto, depois de sete anos no poder no Mali e meses de contestação da sua governação.

O ex-chefe de Estado esteve detido até 27 de agosto, quando foi autorizado a regressar a casa, segundo a junta, e não foi visto em público desde então.

Segundo colaboradores, o ex-Presidente está sob vigilância e com acesso restrito ao telefone e à Internet.