quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Antigo secretário de Estado dos Transportes e Comunicações guineense ilibado

Antigo secretário de Estado dos Transportes e Comunicações da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira

O Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau acabou de declarar a inconstitucionalidade na matéria de todas as medidas de coação que o Ministério Público impunha a João Bernardo Vieira, antigo secretário de Estado dos Transportes e Comunicações.

João Bernardo Vieira solicitou ao Supremo Tribunal de Justiça a avaliação da constitucionalidade das medidas de coacção que lhe tinham sido impostas pelo Ministério Público que está a investigar o jovem político de 40 anos, desde 2015. Bernardo Vieira, que é também o porta-voz do PAIGC, principal partido no Parlamento guineense, esteve detido durante uma semana no ano passado, no âmbito do processo de inquéritos em que é apontando pelo Ministério Público de suspeitas de corrupção no período em que exercia o cargo de secretário de Estado dos Transportes e Comunicações em 2015.

Ao sair da prisão, o responsável político ficou proibido de se ausentar do país, obrigado a se apresentar todas as segundas e sextas-feiras no Ministério Público, uma situação que qualificou de "perseguição política". Agora, para além de considerar que estas medidas não fazem sentido por serem inconstitucionais e restringirem à liberdade de João Bernardo Vieira, o Supremo Tribunal de Justiça preconiza que o Ministério Público mande arquivar os processos contra o político que, na prática, tem doravante a possibilidade de pedir uma indemnização ao Estado guineense por danos morais.Mais pormenores com Mussa Baldé.

Mussa Baldé, correspondente da RFI em Bissau

GRUPO DOS 15 DEPUTADOS EXPULSOS DO PAIGC REAGE CONTRA AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA ANP



Organização guineense dos direitos das crianças condena ordem do PM


Primeiro-ministro da Guiné-Bissau deu ordens para prender crianças e jovens apanhados a pedir esmola

A Associação dos Amigos da Criança (Amic) da Guiné-Bissau condenou hoje a ordem de prisão e envio para as ilhas dada pelo primeiro-ministro guineense para as crianças apanhadas a mendigar, considerando que essa decisão viola a legislação nacional e disposições internacionais.

"Prender e enviar para ilhas essas crianças seria uma violação gravíssima das disposições legais, nacionais e internacionais, que protegem os direitos das crianças e nós condenamos essa atitude", afirmou o secretário-executivo da AMIC, Laudolino Medina.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, deu ordens ao ministro do Interior para prender e mandar para as ilhas qualquer criança e jovem apanhados a pedir esmola na zona continental do país, nomeadamente as chamadas crianças talibés.

"A partir de agora, o ministro do Interior tem ordens para tal, qualquer criança encontrada na rua a pedir esmola será detida e mandada para as ilhas" (arquipélago dos Bijagós), declarou Umaro Sissoco Embaló, para quem o islão não recomenda a mendicidade de crianças.

Em declarações à Lusa, Laudolino Medina lembrou que a Guiné-Bissau faz parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEA), União Africana e Nações Unidas.

"A Guiné-Bissau para além de ter no seu dispositivo um elenco muito desenvolvido de materiais que protegem e defendem os direitos da criança, também é signatário de vários instrumentos internacionais que protegem e defendem os direitos da criança, nomeadamente a Carta Africana, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Crianças", disse.

O secretário-executivo da AMIC recordou também as autoridades guineenses que o ano passado a CEDEAO adotou um manual de procedimentos e cuidados em relação às crianças vulneráveis em situação de mobilidade.

"Portanto, este manual obriga os Estados-membros da CEDEAO a tomarem medidas no sentido de identificar essas crianças e propor-lhes serviços sociais adaptados às suas necessidades e a Guiné-Bissau", sublinhou.

DN.PT

Primeiro-ministro dá ordens de prisão a crianças e jovens a pedir esmola

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, deu ordens ao ministro do Interior para prender e mandar para as ilhas qualquer criança ou jovem apanhados a pedir esmola na zona continental do país, nomeadamente talibés.


A ordem de Sissoco Embaló foi dada recentemente numa deslocação ao interior da Guiné-Bissau, em visita de contacto com as populações, mas só hoje esta a ser noticiada nas rádios de Bissau.

O talibé é geralmente uma criança do sexo masculino que pede esmola pelas ruas de Bissau e de algumas cidades do interior por ordens do mestre corânico.

O primeiro-ministro guineense, muçulmano, disse que é "uma vergonha" que os pais mandem os filhos "para mendicidade pelas ruas em nome do ensino do islão".

"A partir de agora, o ministro do Interior tem ordens para tal: qualquer criança encontrada na rua a pedir esmola será detida e mandada para as ilhas" (arquipélago do Bijagós), declarou Umaro Sissoco Embaló, para quem o Islão não recomenda a mendicidade de crianças.

O chefe do governo guineense sublinhou que a ordem "vale para todas as crianças" mesmo para aquelas de outras religiões, desde que estejam na mendicidade.

Umaro Embaló exortou os pais que não tiverem recursos a entregar os filhos ao Estado, como forma de evitar que peçam esmola.

As organizações da proteção de crianças têm desenvolvido campanhas no sentido de sensibilizar os pais a retirarem os filhos da mendicidade nas ruas de Bissau e de Dacar, no Senegal, para onde são enviados, todos os anos, centenas de jovens guineenses.

Por Lusa
Fonte: Noticiasaominuto

Mandado De Notificação















ATITUDES DE ALGUMAS MENINAS

Ela é linda, mas muito linda. Mas não gosta de estudar. Ela não quer trabalhar.

No facebook ela escreveu: "Advogada " mas escreve mal as palavras.

√ Passa o tempo pintando o corpo, limando unhas, mexendo os cabelos.
No facebook tem mais de cinco mil amigos, e 90% são homens.
Para aceitar o pedido de amizade olha primeiro para fotos, perfil e só aceita o pedido de quem tem fotos com vestuário caro, postagens de carros, um emprego de alto nivel.

√ Ela é mobilia de carros e bares.

√ Publica sempre fotos semi-nua, exibindo a bunda, fotos editadas, etc. Só para ganhar likes e comentários "linda, sexy" e se sentir famosa. Se esqueceu que fama do facebook não traz benefício nenhum. É como se não existisse. Likes e comentários não ajudam por nada na vida.

√ Na vida real ela não tem amigo/a porque é muito chata e malandra. Vida dela está no facebook.
Se engana toda hora porque no facebook as pessoas não apresentam as suas realidades. Até quem só tem 2ª classe, no facebook é doutor.

√ Rejeita qualquer homem que lhe fala de compromisso, mas se entrega sem ser paquerada homem que tem carro por mais que seja um pai de familia ou velho.

√ Todo homem se apaixona por ela, mas ela não consegue ficar com ninguem nem por um mês.
Todo homem só lhe quer antes de lhe conhecer e depois de lhe conhecer não lhe quer mais.

O que falta ??  Falta bom carácter. Ela só tem corpo para dar na relação e mais nada.

√ Muitas mulheres não sabem que Beleza vale no primeiro minuto e para ambientar os olhos na cama. Mas para manter a relação o corpo já não serve. É preciso ter atitude, saber amar, respeitar, cuidar e ser boa companhia.

AFRO KING MB
DOR DA VIDA