domingo, 2 de abril de 2023

Grupo Wagner diz que mercenários hastearam bandeira russa em Bakhmut

© Mikhail Svetlov/Getty Images

Notícias ao Minuto   02/04/23 

O líder do grupo de Wagner comentou também a morte do blogger pró-russo Vladlen Tatarsky, numa explosão num café que já lhe pertenceu, no centro de São Petersburgo.

O chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmou, este domingo, que os mercenários hastearam a bandeira da Rússia no edifício da administração da cidade de Bakhmut, que tem sido palco dos principais confrontos entre as tropas russas e ucranianas. 

"De um ponto de vista legal, Bakhmut foi tomada", disse o responsável, citado pelo seu serviço de imprensa na plataforma Telegram. “O inimigo está concentrado nas regiões ocidentais”.

Segundo Prigozhin, a bandeira russa foi hasteada com a inscrição “Em memória a Vladlen Tatarsky”, o militar e blogger pró-russo morto hoje numa explosão em São Petersburgo. 

Segundo a imprensa russa, a explosão aconteceu num café no centro da cidade de São Petersburgo, que já pertenceu ao líder do grupo de mercenários. Numa outra publicação, comentou o incidente, mas frisou que está a par dos "detalhes" e que só foi "informado de que, infelizmente, Vladlen Tatarsky morreu".

Prigozhin confirmou que "cedeu a café" ao movimento patriótico 'Cyber Front Z' e que, desde então, têm sido lá "realizadas várias palestras".

"Muito provavelmente, essa tragédia aconteceu numa palestra", considerou. No entanto, afirmou que "não culparia o regime de Kyiv" pelo incidente, mas sim "um grupo de radicais que pouco tem a ver com o governo".

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 14 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Leia Também: Blogger militar pró-russo morre em explosão no centro de São Petersburgo

Encerramento de Cruzada Evangélica em Bissau, organizada pela Aliança Evangelica.

Radio Voz Do Povo

Zelensky garante que "a Crimeia será novamente livre e segura"

© Getty Images

Notícias ao Minuto   02/04/23 

O presidente da Ucrânia garantiu que as regiões de Donetsk, Lugansk e Kharkiv irão ser libertadas da ocupação russa, tal como a Crimeia que "será novamente livre e segura".

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, condenou, este domingo, os ataques russos levados a cabo na região de Donetsk, no leste do país, e frisou que, tal como Kyiv foi libertada há um ano, também “haverá um dia” em que todos os territórios ucranianos serão recuperados.

No seu habitual discurso à nação, citado pela Presidência da Ucrânia, Zelensky lamentou o ataque russo numa zona residencial de Kostiantynivka, que vitimou seis pessoas - três mulheres e três homens. “São pessoas comuns de uma cidade comum do Donbass”, disse, endereçando “condolências à família e amigos” das vítimas. 

O chefe do Governo lamentou ainda um outro ataque russo, na região de Sumy, onde duas pessoas morreram. 

“Estes são apenas alguns exemplos de dezenas de ataques por dia. Só há uma forma de deter o terror russo, de restaurar a segurança em todas as nossas cidades e comunidades - da região de Sumy a Donbass, da região de Kharkiv a Kherson, da região de Kyiv a Yalta. E esta é a vitória militar da Ucrânia. Não há outra forma e não haverá outra forma”, frisou.

Zelensky voltou a assinalar o aniversário da libertação da região de Kyiv e lembrou que “a 2 de abril, o último ocupante fugiu do território da região”. 

“Haverá um dia em que diremos: o último ocupante fugiu ou foi morto na região de Donetsk, região de Lugansk, região de Kherson e em todo o nosso sul. A Crimeia será novamente livre e segura. A Ucrânia recuperará todos os seus territórios”, garantiu.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 14 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


MOVIMENTO PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA MADEM-G15 - Comissão Política Nacional - Resolução da Reunião da Comissão Política Nacional de 2 de Abril de 2023

Por Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 

A Comissão Política Nacional reuniu hoje, dia 02 de Abril de 2023, na Sala de Reuniões da Sede Nacional do MADEM-G15 sob a presidência do Coordenador Nacional, Braima Camará, com a presença 113 dos seus 155, que compõem o órgão.

Apresentada a agenda dos trabalhos, nos termos a seguir expostos, mereceu a aprovação por unanimidade:

1. Apreciação das propostas das pré-candidaturas por Círculos Eleitorais à Deputado da Nação e adopção das propostas de listas de candidaturas;

2. Análise e adopção da proposta de Director Nacional da Campanha;

3. Adopção do pedido de mandato do Conselho Nacional para que a Comissão Política proceda a gestão dos assuntos eleitorais;

O Coordenador Nacional fez considerações bastante positivas sobre o processo levado a cabo pelas estruturas do Partido na pré-selecção dos candidatos a Deputados, tendo apelado aos dirigentes, militantes a redobrarem os seus esforços no sentido de levar o nosso partido a vencer as próximas eleições legislativas, assegurando a todos uma participação efectiva no futuro.

O Coordenador Nacional informar à Comissão Política Nacional a adesão de novos militantes, entre eles Deputados e Dirigentes de outras formações política, factoque demonstra que o nosso Partido está no bom caminho e o nosso projecto político continua a suscitar interesse e cada vez mais aderentes.

A Comissão Política Nacional deliberou:

- Remeter para aprovação ao Conselho Nacional a lista provisória dos candidatos de todos os Circulos Eleitorais do país, aprovada por maioria;

• Aprovar a proposta apresentada pelo Coordenador Nacional em relação a escolha do Director Nacional de Campanha, na pessoa do camarada Marciano Silva Barbeiro, 2º Vice-Coordenador-Nacional do MADEM-G15, que mereceu a aprovação por maioria.

Bissau, 02 de Abril de 2023.

A Comissão Política Nacional



Crianças talibés: MESTRES CORÂNICOS SENTEM-SE “OFENDIDOS” COM A ABORDAGEM DO GOVERNO SOBRE O FIM DA MENDICIDADE

JORNAL ODEMOCRATA  02/04/2023  

O secretário-geral da organização dos mestres corânicos, Madji-Muato Rawdato Madjalis, Idrissa Biai, afirmou que a abordagem feita pelas autoridades sobre a questão da mendicidade nas ruas de Bissau e nas principais cidades do país “ofendeu” os mestres corânicos, porque não passou por um processo de sensibilização nem sequer foi tratado no fórum próprio.

“A lei é lei, é para cumprir, mas se a decisão envolvesse organizações como a nossa, teria tido outra dimensão e seria tratada de forma organizada, envolvendo todos na busca de soluções consentâneas”, indicou na entrevista ao Jornal O Democrata para falar da decisão do executivo de proibir crianças talibés de pedir esmolas nas ruas de Bissau, na qual apelou todos os mestres corânicos a respeitarem a medida e a abster de qualquer tipo de resistência ou revolta, mas sim continuar a negociar com o governo para resolver os problemas.  

O secretário-geral da organização Madji-Muato Rawdato Madjalis disse congratular-se com a decisão das autoridades e disse que um dos objetivos da organização era criar centros de “Daras”, escolas corânicas, para o ensino corânico no país, à semelhança do que acontece no Senegal e outros países vizinhos da sub-região.

“É uma organização nova, que foi criada recentemente. Temos tido dificuldades em cobrir todo o território nacional para responder às demandas. Tínhamos    um grupo de cidadãos nacionais que queria converter-se ao Islão, mas não conseguimos fazê-lo a tempo por falta de meios. Apenas em 2022 conseguimos islamizar mil pessoas no setor de Bula. Enviamos mestres corânicos para ajudá-las a aperfeiçoar a religião, construir fontenários, escolas e mesquitas. Neste ano, empenhamo-nos no processo de recenseamento das escolas corânicas, um processo que só o governo pode apoiar. Portanto, não vejo motivos para entrarmos em guerra contra as autoridades”, defendeu.

Idrissa Biai assegurou, em entrevista ao jornal O Democrata, que a decisão está a ser cumprida regularmente, mediante as orientações que a organização está a dar aos mestres corânicos, tendo lamentado que a mesma vai abalar as escolas corânicas, que neste momento estão sem meios e a aguardar as diligências do governo junto dos parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau para apoiar as crianças em alimentos.

Admitiu que se as ajudas não forem disponibilizadas, as escolas corânicas poderão desaparecer, por falta de condições para sustentá-las, porque “boa parte da sustentabilidade das escolas corânicas vinha das esmolas que essas crianças recebiam de pessoas nas ruas”.

Perante a decisão das autoridades, Idrissa Biai aconselhou os mestres corânicos a abandonarem os principais centros urbanos, a capital Bissau e a apostar na produção de campo para a sua sustentabilidade.

“O ensino corânico tem muita vantagem, porque moraliza a sociedade, sensibiliza pessoas sobre o bem e o mal e promove mudanças numa pessoa”, enfatizou.

“Em diversas ocasiões Madji-Muato Rawdato Madjalis interveio para libertar mestres corânicos detidos no país por desobedecerem às leis do país. O último episódio retratado foi o caso do mestre corânico que levou um grupo de crianças para a apanha da castanha de cajú no setor de Prábis, região de Biombo, violando todos os princípios”, frisou.

ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO DE “TALIBÉS” REGISTA AUSÊNCIA DE CRIANÇAS NAS RUAS DE BISSAU

O presidente da Associação Guineense de Luta Contra Migração Irregular, Tráfico de Seres Humanos e Proteção das Crianças Talibés, Suleimane Embaló, afirmou que a organização que dirige constatou que os mestres corânicos estão a cumprir a decisão do executivo para acabar com a mendicidade das crianças Talibés nas ruas de Bissau e de algumas cidades das regiões do país.

Sustentou que os elementos da organização fizeram uma passeata por diferentes localidades que concentravam grande número de crianças   pedintes e não encontraram nenhuma criança nesses lugares a mendigar.

Assegurou que o executivo deve trabalhar seriamente na campanha de sensibilização junto dos mestres corânicos sobre a situação de mendicidade das crianças talibés, porque “só assim será possível chegar a um bom porto”.     

Suleimane Embaló assegurou que a situação das crianças talibés está controlada neste momento e prova disso não foi constatada nenhuma criança nas periferias de Bissau a pedir esmola, por isso frisou que o executivo deve manter-se firme na sua posição e procurar mecanismos para apoiar os mestres corânicos, que reclamam falta de meios ou alimentos para sustentar os alunos, cuja maioria vem do interior do país. 

Explicou que a organização que dirige fez um recenseamento das crianças talibés no Setor Autónomo de Bissau e estima-se que estejam a viver na capital 721 crianças, das quais mais de 100 mendigam nas ruas de Bissau, acrescentando que esses dados foram entregues à entidade responsável para a proteção das crianças na Guiné-Bissau. Avançou que neste momento a organização está a preparar um recenseamento das crianças talibés nas regiões, de Gabú, de Bafatá e de Quinará para ter um banco de dados credível, a nível nacional, sobre a mendicidade das crianças na Guiné-Bissau.

“Quando encontramos as crianças talibés nos lugares onde frequentam, e os agentes da Guarda Nacional e da Migração e Fronteiras a vigiarem e a controlarem a situação, concluímos que o governo está determinado em acabar com essa situação. Prender qualquer criança encontrada na rua é uma das medidas do governo. Nós pedimos mais uma vez a colaboração da associação dos mestres corânicos e Imames para não mandarem as crianças para as ruas até que sejam encontradas soluções consentâneas à situação da mendicidade”, sublinhou.

Por: Aguinaldo Ampa/Filomeno Sambú

Hoje, dia 2 de abril no Hotel Dunia, decorre o Conselho Nacional, no seguimento da Comissão Permanente e Comissão Política. Num presídio composto pelos membros superiores do partido, pelo Presidente de Honra, Ex Presidente da República, Dr. José Mário Vaz e o Coordenador Nacional, Braima Camará.

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Dos 615 membros do Conselho Nacional convocados, 422 fizeram-se presentes constituindo assim o quórum e permitindo a realização dos trabalhos.

 AGENDA DE TRABALHO:

1. Escolhas/Propostas de cabeças de listas que serão escrutinadas pelos órgãos máximos do Partido com base no princípio Democrático para Deputados da Nação do MADEM-G15 para as eleições legislativas de 4 de Junho de 2023.

2. Análise e aprovação da proposta do diretor Nacional da Campanha.

3. Proposta para discussão do pedido de mandato do Conselho Nacional para que a Comissão Política  proceda à gestão dos assuntos eleitorais.


Explosão em café na Rússia? "As aranhas estão a comer-se umas às outras"

© Getty Images

Notícias ao Minuto   02/04/23 

O conselheiro de Zelensky disse ainda que "processos irreversíveis" e "problemas" aguardam a Rússia, enquanto a Ucrânia "assiste".

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak reagiu, este domingo, à explosão num café no centro de São Petersburgo, na Rússia, que matou um blogger militar pró-Kremlin.

“Começou na Federação Russa… As aranhas estão a comer-se umas às outras num frasco”, começou por referir o conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky, numa publicação na rede social Twitter.

“A questão de quando o terrorismo doméstico se tornaria num instrumento de luta política interna era uma questão de tempo, como o avanço de um abscesso”, disse ainda, acrescentando que “processos irreversíveis” e “problemas” aguardam a Rússia, enquanto a Ucrânia “assiste”.

Uma explosão num café no centro de São Petersburgo matou, este domingo, o blogger militar pró-Kremlin Vladlen Tatarsky, conhecido pela sua posição a favor da invasão russa da Ucrânia. Outras 15 pessoas ficaram feridas.

 O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 14 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Leia Também: O que se sabe sobre a explosão que matou um blogger pró-Kremlin na Rússia

Lesmes Monteiro foi eleito com 2298 votos a favor e 2 votos contra no universo 2300 delegados presentes no I° Congresso Ordinário e toma posse como Presidente do Partido Luz da Guiné-Bissau

Radio Voz Do Povo 

Burkina Faso expulsa duas jornalistas francesas

Por VOA Português  02/04/23 

PARIS — O Burkina Faso expulsou duas jornalistas francesas dos jornais Le Monde e Liberation respectivamente, disseram os dois jornais.

O Liberation disse que a sua correspondente Agnes Faivre e Sophie Douce do Le Monde chegaram hoje a Paris depois de terem sido convocadas separadamente pelas autoridades militares, interrogadas e mais tarde notificadas da sua expulsão.

Os dois jornais protestaram contra a expulsão que disseram não terem qualquer justificação.

As autoridades do Burkina Faso não emitiram qualquer comunicado mas na semana passada tinha negado uma reportagem no jornal Liberation sobre alegados assassinatos cometidos pelo exército

RÚSSIA: Comandante militar morre em explosão em café no centro de São Petersburgo... Outras 15 pessoas ficaram feridas.

© Getty Images

Notícias ao Minuto   02/04/23 

Um comandante militar russo morreu e outras 15 pessoas ficaram feridas numa explosão num café no centro da cidade de São Petersburgo, na Rússia. A informação foi avançada pela agência de notícias russa TASS, que cita os serviços de emergência locais.

“Houve uma explosão no café Street Bar”, referiu a fonte. “Atualmente, sabemos que 15 pessoas ficaram feridas, uma morreu”.

Segundo a TASS, a vítima mortal é o comandante militar Vladlen Tatarsky e a explosão foi causada por um engenho explosivo.

Vladlen Tatarsky era conhecido por ter um blogue especializado nas Forças Armadas da Rússia e por defender a invasão russa da Ucrânia.  


Madem-G15 em Conselho Nacional para aprovar a lista dos pretendentes candidatos a deputado da nação nas próximas eleições legislativas de O4 de Julho. O coordenador nacional preside os trabalhos .



Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 



COREIA DO SUL: Incêndio no centro de Seul obriga a evacuar 120 casas... Bombeiros recorreram a meios aéreos para conseguir combater as chamas.

© REUTERS

Notícias ao Minuto  02/04/23 

Um incêndio florestal obrigou, este domingo, a evacuar pelo menos 120 casas no centro de Seul, de acordo com as autoridades.

O fogo, que começou numa montanha no meio da capital sul-coreana por volta das 11h53 locais ficou extinto pelas 17h. Entretanto, consumiu uma área de vegetação equivalente a 30 campos de futebol.

Não há registo de vítimas.

Já a coluna de fumo era visível em toda a cidade, ao mesmo tempo que os bombeiros recorriam a meios aéreos para conseguir combater as chamas.

Vários helicópteros foram vistos a sobrevoar o rio Han, num aparente esforço para conseguir água para extinguir o incêndio, disse uma testemunha à Reuters.


Vistos na Guiné: grupo cobra centenas de euros por vagas na embaixada portuguesa

MNE português desconhece problemas PAULO PIMENTA

Por  publico.pt  2 de Abril de 2023

MNE admite que já ouviu falar, mas não recebeu “informações devidamente fundamentadas ou com elementos de prova relativas a casos de suborno para agendamento de pedidos de visto”.

Os serviços da Secção Consular da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, na Avenida Cidade de Lisboa, continuam sujeitos a agendamento prévio. Começam a levantar-se vozes de pessoas que precisam de tratar de um visto e não conseguem a menos que paguem a um intermediário... Ler Mais


Veja Também:

@ditaduraeconsenso.blogspot.com


REPÚBLICA DOMINICANA: Mais de duas toneladas de cocaína encontradas em carregamento de bananas

© Reuters

Notícias ao Minuto   02/04/23 

As autoridades da República Dominicana encontraram a droga num contentor que tinha como destino a Holanda.

As autoridades dominicanas apreenderam mais de duas toneladas de cocaína escondidas num carregamento de bananas que ia do Equador para a Holanda, avançou a AFP no sábado.

"Durante uma operação no terminal de Caucedo, que durou pouco mais de 10 horas, as autoridades confiscaram 2.188 pacotes, presumivelmente cocaína”, disse um porta-voz da Direção Nacional de Controle de Drogas da República Dominicana (DNCDRD). Cada pacote pesava cerca de um quilo.

Esta é considerada a maior apreensão de todos os tempos no país caribenho, onde já foram apreendidas mais de cinco toneladas de drogas só este ano.

A apreensão aconteceu graças a uma operação conjunta no Porto Multimodal de Caucedo, Boca Chica, na província de Santo Domingo, a cerca de 25 quilómetros da capital dominicana.

"Na presença de um procurador, foi aberto um contentor do tipo frigorífico, consignado com um carregamento de bananas, onde foram encontradas centenas de caixas de cartão" contendo cocaína, informou a DNCDRD numa nota de imprensa.

O contentor veio do Equador e tinha "Roterdão, Holanda" como destino final, acrescentou o porta-voz.


Leia Também: GNR apreende mais de uma tonelada de cocaína em terreno de Óbidos


A Associação Guineense de Luta contra Migração Irregular, Tráfico de Seres Humanos e Proteção de Crianças Talibês entrega géneros alimentícios aos mestres coranicos no âmbito de combate à mendicidade.

 Radio Voz Do Povo

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinalou o dia em que se celebra um ano da retirada das forças russas das principais cidades próximas da capital a 2 de abril de 2022.

© Yan Dobronosov/Global Images Ukraine via Getty Images

Notícias ao Minuto  02/04/23 

 Kyiv sem ocupação russa há 1 ano. "Vamos libertar todas as nossas terras"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinalou o dia em que se celebra um ano da retirada das forças russas das principais cidades próximas da capital a 2 de abril de 2022.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou o seu país, este domingo, por ter repelido as tropas russas das áreas ao redor de Kyiv há um ano.

"As primeiras ofensivas, as primeiras conquistas, os primeiros territórios libertados. Faz um ano que expulsámos os invasores da região de Kyiv", referiu Zelensky, numa publicação na plataforma Telegram.

Falando ao povo ucraniano, o Zelensky escreveu ainda: "Vocês detiveram a maior força contra a humanidade do nosso tempo. Vocês detiveram uma força que despreza tudo e quer destruir tudo o que dá sentido às pessoas", referiu Zelensky, numa publicação na plataforma Telegram.

Na partilha, Zelensky juntou fotos de zonas que foram libertadas há um ano atrás, quando as tropas russas recuaram da capital ucraniana. "Vamos libertar todas as nossas terras. Devolveremos a bandeira ucraniana a todas as nossas cidades e comunidades. Faremos de tudo para devolver a Ucrânia", terminou.

Os ucranianos recuperaram o controlo de toda a região de Kyiv após a retirada das forças russas das principais cidades próximas da capital a 2 de abril de 2022.

As cidades de "Irpin, Busha, Gostomel e toda a região de Kyiv foram libertadas do invasor", referiu, na altura, a vice-ministra da Defesa ucraniana, Ganna Maliar, através da rede social Facebook.

Todas estas cidades foram devastadas pelos combates que ali se travaram após a ofensiva militar russa, que começou a 24 de fevereiro.


Leia Também: Zelensky anuncia ronda de sanções contra mais de 650 entidades

I° Congresso Ordinário do Partido Luz da Guiné-Bissau junta 2000 delegados sob lema: Ramos do mesmo tronco, olhos na mesma luz


Veja Também:

A Assembleia do Povo Unido, Partido Democrático da Guiné-Bissau, APU-PDGB, reúne órgãos do partido para finalizar a lista dos pretendentes candidatos a deputado da nação nas próximas eleições legislativas. O líder Nuno Gomes Nabiam destaca o ambiente que norteia as reuniões, visando os desafios eleitorais.


Radio Voz Do Povo
 

População de Gã-Mamudu_Região de Bafatá recebe apoio da Ministra dos Negócios estrangeiros Suzi Carla Barbosa

Resoluções Finais – I Reunião Ordinária do Comité Central do PAIGC

Por paigc.gw   1 Abril, 2023

Resoluções Finais – I Reunião Ordinária do Comité Central do PAIGC

1 Abril, 2023

I Reunião Ordinária do Comité Central do PAIGC

(31 de Março a 01 de Abril de 2023)

RESOLUÇÕES FINAIS

(Aprovadas pela maioria de 469 dos 541 Membros Convocados)

O Comité Central do PAIGC, reuniu-se de 31 de Março a 1 de Abril de 2023 no Salão Polivalente na Sede do PAIGC, na sua I Reunião Ordinária, à luz dos artigos 32º e 36º (Alíneas F, J e K dos Estatutos do Partido).

Dos 541 membros do Comité Central convocados para esta reunião, participaram 463 Membros, que aprovaram, por unanimidade, a constituição da Equipa da Redação, composta pelos Camaradas Francisco Muniro Conté, Nharebat Nancaia Intchasso, Djabi Cassamá e Braima Edy Sambú, tendo de seguida aprovada, por unanimidade, Ordem do Dia com os seguintes pontos: 

  1. Apresentação das Resoluções do BP
  2. Apresentação, apreciação e ratificação do Acordo de Coligação PAIGC-ce;
  3. Apresentação, discussão e aprovação da Lista dos Candidatos a Deputado;
  4. Diversos

A sessão de abertura foi presidida pelo Vice-Presidente, Camarada Califa Seide, por delegação de competências do Camarada Camarada Eng. Domingos Simões Pereira. Antes da sua alocução, o Camarada Califa Seide pediu a especial atenção dos Membros do CC para a mensagem, em áudio, do Presidente do Presidente do Partido. Nesta comunicação virtual o PP sublinhou a importância desta I Sessão do CC, afirmando que cada Membro do CC deve fazer prova da sua militância para enfrentar os desafios políticos e sociais do momento.

O Camarada Eng. Domingos Simões Pereira pediu, como é de praxe, um minuto de recolhimento em memória e reconhecimento dos camaradas que faleceram após a última Reunião do CC, tendo apelado a plenária a tomada de decisões importantes, inspirando em reflexões que possam gerar entendimento para fazer face aos desafios. Pediu, a propósito, para que os interesses do Partido sejam colocados acima dos interesses pessoais.

O Camarada Eng. Domingos Simões Pereira enfatizou e lembrou de que foram estabelecidos critérios adequados por forma a serem  seleccionados os melhores candidatos, pelo que, mesmo havendo pontos de vista diferentes, os mesmos não devem constituir motivo de clivagens internas.

Sobre a dualidade de critérios aplicado em relação aos Deputados com 2 mandatos e com direito a reforma, o PP esclareceu que foram reconduzidas as candidaturas dos que gozam de larga experiência e que podem trazer valor acrescentado ao desempenho do PAIGC no Hemiciclo da XI Legislatura. Por fim, afirmou estar convicto de que as decisões a serem tomadas nesta sessão do CC deverão ser encaradas como benéficas para todos os militantes.

Após esta comunicação áudio do Presidente do PAIGC, o Camarada Califa Seide convidou o Camarada Carlos Pinto Pereira, na qualidade do Coordenador do Coletivo dos Advogados, a revelar os termos do Acordo Político entre as 5 forças políticas reagrupadas no Espaço de Concertação de Partidos Democráticos, denominada PAIGC-ce, composta pelos seguintes Partidos: PAIGC, UM, PCD, PSD e MDG. De seguida apresentou o âmbito, o objeto, os símbolos e a vigência deste Acordo Pre-Eleitoral,  que tem como objetivo o alargamento das bases visando uma maioria confortável nas Eleições Legislativas de 4 de Junho de 2023.

Referindo-se aos outros detalhes do Acordo, o Camarada Carlos Pinto Pereira precisou que o mesmo irá vigorar durante toda a XI Legislatura, devendo a representatividade dos partidos signatários nas listas das candidaturas a Deputado decorrer dos resultados dos votos expressos, arrecadados por cada um dos Partidos nas Legislativas de Março de 2019.

Quanto a gestão e sustentabilidade da Coligação Eleitoral, o Camarada Carlos Pinto Pereira, sublinhou que, em caso da renúncia de um dos signatários, a coligação manter-se-á, no formato da Bancada, não refletindo nas eventuais posições de dissidência que uma das partes pode vir a assumir. 

Após esta exposição sobre o Acordo Político da Coligação Pré-Eleitoral PAIGC-ce, foi aberta uma sessão de discussões com as intervenções a incidirem sobre as vantagens e os eventuais riscos da Coligação.  

Esgotados os debates, o Acordo pré-eleitoral foi submetido a plenária para a votação tendo o Documento sido ratificado pela maioria dos Membros do CC presentes e um voto contra.

Entrando para o Segundo Ponto da Ordem do Dia, o Vice-Presidente Califa Seide convidou o Vice-Presidente Geraldo João Martins para revisitar o Guião que foi estabelecido como critério para a escolha dos candidatos. Precisou que todas as pretensões de candidatura foram, inicialmente, submetidos à Base, concretamente as Comissões Políticas Sectoriais, para depois serem devolvidas a Comissão Permanente, num exercício que envolveu os Presidentes das Comissões Políticas Regionais e os Coordenadores Regionais, antes da sua ordenação das candidaturas pela Comissão Permanente.

O Camarada Geraldo Martins afirmou ainda que as auscultações foram alargadas aos Círculos, como forma de assegurar a transparência do processo. Para concluir, revelou que o Camarada Presidente do PAIGC, apesar de estar ausente do País, acompanhou o processo e contribuiu com ideias válidas, tendo chamado a atenção para a necessidade de as escolhas recaírem em militantes, responsáveis e dirigentes comprometidos com os Princípios do Partido.

Concluído esta explanação por parte do Camarada Vice-Presidente Geraldo João Martins, o Camarada Vice-Presidente Califa Seide convidou o Camarada Secretário Nacional, António Patrocínio Barbosa, a apresentar à plenária a proposta da lista dos candidatos efetivos e suplentes selecionados pelas bases e que, posteriormente, seriam ordenados pela Comissão Permanente do PAIGC, em concertação com os Presidentes das Comissões Políticas dos Sectores e das Regiões bem como os Coordenadores Regionais.

Nesta sessão foi projetada em slides, por ordem numérica, a proposta de lista dos candidatos a Deputado pelo PAIGC nos 29 Círculos Eleitorais que compõem o território nacional e a Diáspora.

Após mais 8 horas de debates e discussões, as Listas das Candidaturas a Deputado foram aprovadas, com emendas, por maioria dos 463 Membros do CC presentes, tendo sido registado 4 votos contra e 2 abstenções.    

Findo esta sessão de votação, o CC deliberou:   

  1. Ratificar por maioria de 469 Membros do CC e um voto contra o Acordo de Coligação pré-Eleitoral entre os Partidos do Espaço de Concentração dos Partidos Democráticos;
  2. Aprovar a Lista, por ordem de precedência, dos Deputados Efetivos e Suplentes que vão concorrer em nome da Coligação Pré-Eleitoral PAIGC-ce a nível do território nacional e a Diáspora África;
  3. Mandatar a Comissão Permanente para a validação da Lista dos Candidatos a Deputado na Diáspora Europa;  
  4. Aprovar uma moção de pesar em homenagem póstuma aos malogrados Camaradas Aramata Dembo Camara, Bacar Baldé, Fernando Té, Raul Plácido, José Biai, Malam Cissé e Quedjau Fofana;
  5. Mandatar o Presidium para, junto dos Camaradas referenciados nas discussões como descontentes com algumas decisões, encetar um diálogo apaziguador e reforçar a unidade e coesão interna do Partido, por forma a garantir os objectives eleitorais e políticos da Coligação Eleitoral;
  6. Delegar ao Presidium e a Comissão Permanente a responsabilidade de criarem a Diretoria da Campanha da Coligação PAIGC-ce, com vista as Eleições de 4 de Junho de 2023, devendo esta decisão ser ratificada numa das próximas reuniões do CC. 

Considerações finais    

A reunião do Comité Central decorreu num ambiente de discussões abertas e francas, nos limites da Democracia Interna consagrada pelos Estatutos do Partido.

Feito em Bissau, no dia 1 de Abril de dois mil e vinte e três.

O Comité Central. 

Sede Nacional do PAIGC

Praça dos Heróis Nacionais



Leia Também: Resoluções Finais – II Reunião Ordinária do Bureau Político do PAIGC

Resoluções Finais – II Reunião Ordinária do Bureau Político do PAIGC

Por paigc.gw   31 Março, 2023

Resoluções Finais – II Reunião Ordinária do Bureau Político do PAIGC

II Reunião Ordinária do Bureau Político do PAIGC

(31 de Março de 2023)

RESOLUÇÕES FINAIS

(Aprovadas por maioria dos 79 Membros dos 110 convocados)

O Bureau Político do PAIGC, reuniu-se no dia 31 de Marco de 2023 no Salão Amílcar Cabral na Sede do PAIGC, na sua II Reunião Ordinária, à luz dos artigos 35º e 36º dos Estatutos do Partido.

Dos 110 membros do BP convocados para esta reunião, participaram 79 Membros, que aprovaram, por unanimidade, a constituição da Equipa da Redação composta pelos Camaradas Dundo Sambú, Francisco Muniro Conte, Nqueba Cia e Rosa Balde e a seguinte Ordem do Dia: 

1.      Apresentação e apreciação do Acordo de Coligação Pré-Eleitoral PAIGC-ce;

2.      Apreciação da Lista dos Candidatos a Deputado.

A sessão de abertura foi presidida pelo Camarada Vice-Presidente, Camarada Califa Seide, que, após os cumprimentos de praxe, em nome do Presidente do PAIGC, chamou a atenção da plenária do BP para uma apreciação adequada e cuidada aos documentos constantes na Ordem do Dia, remetendo os debates e a aprovação pelo órgão estatutário competente, neste caso o Comité Central.

Tendo sublinhado o facto de o povo guineense estar com expectativa em relação a vitória do PAIGC e a consequente assunção do Poder e resgate do País da actual crise profunda, o Camarada Califa Seide, apelou aos Membros do Bureau Político a darem sinais que correspondam a este desiderato. Neste particular, manifestou-se convicto de que a escolha dos Candidatos a Deputado, normalmente encarado como uma questão polémica de dividir a família do PAIGC, não ira, desta vez, constituir entrave, tendo em conta a maturidade dos militantes e dirigentes do Partido. 

Após a sua primeira intervenção, o Vice-Presidente do PAIGC, convidou o Camarada Carlos Pinto Pereira, na qualidade do Coordenador dos Coletivo dos Advogados, apresentar os termos de Acordo Político entre as forças políticas congregadas no Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos (ECPD) tendo apresentado o âmbito, objeto e a vigência deste Acordo Pré-eleitoral, que tem como objetivo o alargamento das bases visando uma maioria confortável nas Eleições Legislativas de 4 de Junho de 2023.

Referindo-se aos outros detalhes do Acordo, o Camarada Carlos Pinto Pereira precisou que o mesmo irá vigorar durante toda a XI Legislatura, devendo a representatividade dos partidos signatários nas listas das candidaturas a Deputado decorrer dos resultados dos votos expressos, arrecadados por cada um dos Partidos nas Legislativas de Marco de 2019.

Sobre o mesmo assunto e retomando a palavra, o Camarada Califa Seide enumerou os Partidos que irão compor a coligação pré-eleitoral, a saber: PAIGC, União para a Mudança, PCD, MDG e PSD.

Após esta exposição do Vice-Presidente Camarada Califa Seide, o Acordo Político da Coligação Pré-Eleitoral PAIGC-ce foi submetido a plenária para apreciação tendo sido votado para a discussão do CC. A proposta foi votada pela maioria dos 79 Membros do BP presentes tendo sido registado uma abstenção.

Entrando para o Segundo Ponto da Ordem do Dia, o Camarada Califa Seide convidou o Camarada Vice-Presidente Geraldo João Martins para revisitar o Guião que foi estabelecido como critério para a escolha dos candidatos. Precisou que todas as pretensões de candidatura foram inicialmente submetidos à Base, concretamente as Comissões Políticas Sectoriais, para depois ser devolvido a Comissão Permanente, num exercício que envolveu os Presidentes das Comissões Políticas Regionais e os Coordenadores Regionais, antes da sua ordenação dos candidatos.

O Camarada Geraldo Martins afirmou ainda que as auscultações foram extensivas aos Círculos, como forma de assegurar a transparência do processo. Para concluir, revelou que o Camarada Presidente do PAIGC, apesar de estar ausente do País, acompanhou e contribuiu com ideias neste processo, tendo chamado a atenção para a necessidade de as escolhas recaírem em militantes comprometidos com os princípios do Partido.

Acto continuo a exposição do Vice-Presidente Geraldo Martins, o BP votou com 78 votos a favor e 1 contra a proposta da submissão da Listas dos Candidatos a Deputado a discussão e ratificação do CC.

Considerações finais:

A II Reunião Ordinária do BP decorreu num clima de discussões francas e abertas dentro dos limites da democracia interna estabelecidos no seio do PAIGC.     

Feito em Bissau, aos 31 dias do mês de Março de dois mil e vinte e três.

O Bureau Político.

Sede Nacional do PAIGC

Praça dos Heróis Nacionais