domingo, 24 de dezembro de 2023

Guiné-Bissau: COMUNICADO - PAI TERRA RANKA desafia forças de defesa e Segurança a assumirem papel republicano.

Bissau - (23.12.2023) - A Plataforma de Aliança Inclusiva [ PAI-TERA RANKA] encoraja as forças de defesa e segurança “a assumirem o seu papel republicano”, alinhando a sua conduta com “o respeito da vontade popular claramente expressa nas urnas”, assim também a “defesa  da legalidade democrática e garantia da segurança interna e dos direitos dos cidadãos”.

Em Comunicado publicado hoje, 23, a Coligação PAI-TERRA RANKA reafirma “a sua determinação em lutar pela restauração da ordem democrática e constitucional”,  tendo instado a CEDEAO e toda a comunidade internacional, “a acompanhar o país e a disponibilizar total apoio ao processo de consolidação do Estado de Direito Democrático, através da implementação das resoluções emanadas da 64ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO”.

“Sendo inconstitucional o decreto presidencial que pretendeu a dissolução do Parlamento, todos os atos subsequentes praticados pelo Presidente da República, quais sejam, a nomeação, exoneração de Primeiros-ministros e respetivos governos, colocam o país fora do quadro Constitucional”, lê-se no Comunicado.

De acordo com a Coligação vencedora das últimas eleições legislativas no país “neste momento, o país não dispõe de qualquer instituição a funcionar dentro do quadro constitucional, quer o Governo, quer o Parlamento, nem sequer o Supremo Tribunal de Justiça”.

Perante esse quadro, a Coligação PAI-TERRA RANKA reitera “o conteúdo integral do comunicado de 20 de dezembro do corrente ano, apelando à reposição da Ordem Constitucional, promoção do normal e regular funcionamento das instituições democráticas”.

A Coligação PAI-TERRA RANKA denunciou ainda  “as ameaças explícitas que estão sendo veiculadas contra a liberdade dos cidadãos em geral, à integridade física dos dirigentes da Coligação e à vida do Presidente da Assembleia Nacional Popular”.

PAI TERRA NKADJA fasi comunicado I pidi pa militares ou forças de defesa e segurança da golpe pa pudi torna Elis poder!

Por Estamos a Trabalhar

Apreendidos no Senegal 690 quilos de cocaína que iam para a Europa

© Lusa

POR LUSA   24/12/23 

A Marinha do Senegal apreendeu hoje 690 quilogramas de cocaína, que se encontravam numa embarcação ultrarrápida e tinham como destino a Europa, e deteve cinco pessoas que estavam a bordo, indicou o Exército senegalês.

As cincos pessoas a bordo são de nacionalidade espanhola, adiantou o Exército do Senegal, citado pela AFP.

A apreensão e deteção dos suspeitos de tráfico de droga ocorreu após um barco patrulha de alto mar ter intercetado a embarcação ultra-rápida a 220 quilómetros da costa senegalesa.

O barco patrulha teve de emitir avisos verbais e tiros de advertência para parar a embarcação, que libertou a sua carga antes da intervenção policial, de acordo com o Exército do Senegal.

Nos dias 28 de novembro e 16 de dezembro, o Exército senegalês anunciou apreensões no mar de quase três toneladas de cocaína cada.

Mais de 800 quilogramas de cocaína foram também apreendidos em janeiro num navio ao largo da costa de Dacar pela Marinha senegalesa.

De acordo com a AFP, a África Ocidental e Central há muito que é considerada uma zona de trânsito de drogas produzidas na América Latina com destino à Europa, mas tornou-se também uma região de elevado consumo, segundo o gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC).


Israel contabiliza 152 soldados mortos em Gaza desde início da guerra

© Israel Defense Forces/Handout via REUTERS

POR LUSA    24/12/23 

O Exército israelita anunciou hoje a morte de 152 dos seus soldados na Faixa de Gaza desde que começou a guerra contra o movimento islamita palestiniano Hamas, em 07 de outubro.

Nos últimos dois dias morreram 13 soldados israelitas no enclave palestiniano, onde se concentram os combates, indicou.

Segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, os bombardeamentos e confrontos já causaram no território mais de 20 mil mortos, incluindo mais de oito mil crianças, e 56 mil feridos.

Israel declarou guerra ao Hamas em retaliação ao ataque de 07 de outubro perpetrado pelo movimento em território israelita, que fez 1.139 mortos, na maioria civis, de acordo com o mais recente balanço das autoridades israelitas.

Cerca de 250 pessoas foram também sequestradas nesse dia e levadas para Gaza, 128 das quais se encontram ainda sob cativeiro pelo Hamas, considerado uma organização terrorista pela União Europeia, pelos Estados Unidos e por Israel.


Leia Também: Zelinsky gera crise entre o Presidente e o primeiro-ministro caboverdianos

"As far as I am concern the best Africa President ever was Gaddafi"...President Vladimir Putin

Fonte: New Africa 

Russian President Vladimir Putin hits Africa Again!

"Africa will never be independent, Africans believe in Europeans, Americans, and Chinese more than themselves.

They don't trust themselves at all, African technocrats/ Engineers aren't given the platform to practice what they studied instead they hire Chinese to construct roads for themselves.

A white man will commit a crime in Africa but no action will be taken because the African authorities view us as Demi gods, far from the truth. A black man can be abducted in Europe get harassed and even be killed but no African authority can even question. Africans present themselves as weak people with no hope especially when dealing with Europeans and Americans.

They are their own enemies. They hate each other and this gives their colonial masters the opportunity to continue exploring their resources. As far as I know Africa is more of God's chosen continent, its a blessed continent and its time for Africans to Realise they are in a place where Americans, Europeans and Chinese are jealous of and wish it should be them there... You can't compare African weather with any other weather ... African soil can feed the whole of Europe, America and Asia but their problem is just one, "THEIR LEADERS"

As far as I am concern their best president ever was Gaddafi". 

Credit: Julius Malema

Presidência cabo-verdiana pede auditoria e corta regalias à primeira-dama

© Lusa

POR LUSA   

O Presidente cabo-verdiano pediu hoje o posicionamento do Tribunal de Contas e da Inspeção Geral das Finanças após a polémica com o salário da primeira-dama, cujas regalias vão ser suspensas.

A decisão surgiu após uma polémica gerada no país sobre um salário de 300 mil escudos (2.720 euros) da primeira-dama, Débora Carvalho.

A Presidência já tinha emitido um comunicado, afirmando que a primeira dama "nos termos da lei, o mesmo estatuto salarial que tinha no seu quadro de origem, que é o mínimo que se garante a qualquer profissional fora do seu quadro de origem: a manutenção do que já tinha".

Hoje, numa comunicação ao país, o Presidente da República, José Maria Neves, anunciou que vai "solicitar ao Tribunal de Contas e à Inspeção Geral das Finanças o seu pronunciamento sobre a matéria, e designadamente questões de legalidade que possam suscitar-se".

Conforme explicou, se for entendido que haverá algum montante a repor, "será feito de imediato".

O chefe de Estado disse que tomou a iniciativa de suspender "imediatamente o processamento dos salários à primeira-dama, o uso de transporte, segurança e outras regalias até que essas matérias sejam definitiva e cabalmente reguladas por lei, na linha de resto do que consta na proposta de nova lei orgânica da Presidência da República" que foi submetida ao Governo.

"Tendo em devida conta a celeuma agora gerada em termo desse assunto, independentemente da forma, do momento, das motivações com que o mesmo foi trazido à opinião pública, entendo que sobre o Presidente da República não pode nem deve pairar dúvidas sobre a lisura com que exerce as suas funções", sustentou.