sábado, 18 de abril de 2020

CORONAVÍRUS Equipa de Oxford acredita ter vacina contra a covid-19 no outono


A corrida por uma vacina contra a covid-19 continua.

No Reino Unido, a Universidade de Oxford já está a produzir em massa uma das componentes, ainda antes dos testes em humanos.

A cientista que lidera a equipa de investigação releva alguma confiança no trabalho de laboratório das últimas semanas.

Sarah Gilbert acredita que há 80% de probabilidade de a vacina ser eficaz e, se isso se comprovar durante as próximas semanas, arrisca dizer que no outono já estará disponível no mercado.

SIC Notícias

Covid-19: Mais de 100 mil mortos na Europa - Contagem da AFP


Paris, 18 abr 2020 (Lusa) - A pandemia causada pelo novo coronavírus já provocou mais de 100 mil mortes na Europa, perto de dois terços dos óbitos associados à covid-19 em todo o mundo, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais.

Com um total de 100.501 mortes (para 1.136.672 casos), a Europa é o continente mais duramente afetado pela pandemia de covid-19, que já matou 157.163 pessoas no mundo. A Itália (23.227 mortes) e a Espanha (20.043) são os países mais atingidos na Europa, seguindo-se a França (19.323) e o Reino Unido (15.464), refere o balanço da Agência France Presse (AFP) feito às 19:00 (hora de Lisboa).

Em todo o mundo foram registados pelo menos 2.281.334 casos de covid-19, o que não reflete o número real de contaminações, uma vez que muitos países estão a testar apenas os casos graves.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (37.079) e mais casos de infeção confirmados (mais de 706 mil).

Em Portugal, morreram 687 pessoas das 19.685 registadas como infetadas.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Por Lusa

Guiné-Bissau: COVID-19: Hospital Raoul Follereau pode auxiliar testes para vírus-corona.


O Administrador do único Centro Especializado para Tratamento de Tuberculose no país afirmou hoje que o Hospital está em condições de prestar auxílios em testes laboratoriais para detectar pessoas infectadas pelo vírus corona.

Saliu Sanha, após a apresentação do Stock Alimentar do Hospital para os próximos três meses, na sequência de entrega de uma ajuda simbólica da Comissão Interministerial de Combate a COVID-19, garantiu que para além dos testes de Tuberculose e Ébola, o Centro dispõe de "GeneXpert", um aparelho que faz teste molecular automatizada para a detecção qualitativa de SARS-CoV-2, que é o vírus que causa COVID-19.

Aliu Cande

COMUNICADO DE IMPRENSA CONJUNTO

Covid-19: Governo chinês doa material de apoio a Guiné-Bissau 🇬🇼 para combater pandemia 




 







Guiné-Bissau: PR Umaro Sissocó Embaló presta homenagem

Os restos mortais do deputado Eduardo Mama Baldé também foram rendidos a justa homenagem pelo Presidente da República, Umaro Sissocó Embaló.



Restos mortais do deputado Eduardo Mama Baldé foram a enterrar

O deputado do MADEM-G15 foi rendido a devida homenagem pelos camaradas do seu Partido e depois dos elogios fúnebres na sede nacional, a comitiva seguiu à Gabú, terra natal do falecido deputado, onde o acompanhou até à sua última morada.


TGB Televisão da Guiné-Bissau



Primeiras ajudas começam a chegar ao país.


Primeiro-Ministro Nuno G Nabiam

Primeiras ajudas começam a chegar ao país.

Hoje a tarde aterrou em Bissau um avião cargueiro proveniente da China com várias toneladas de equipamentos e materiais de proteção, prevenção e combate à Covid-19.

Dia 21 do corrente esperamos mais um voo da China, que trará mais apoios.

Em meu nome pessoal e de todo o povo Guineense, o nosso muito obrigado ao povo e ao Governo da República Popular da China.

Eng°Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Covid-19: Nota Informativa da Presidência da República da Guiné-Bissau sobre a morte do chefe de Gabinete do Presidente da NIGÉRIA, Sr. Mallam Abba Kyari


Rádio Jovem Bissau

Movimento Reajustador - Nesta brincadeira que ele arrebentou se com o partido, desde que o Eng. Domingos Simões Pereira, assumiu a liderança do partido em 2013, começou a confundir se a sua personalidade com os meninos de praça e Bairro d'Ajuda, comprou amizades forçosamente com os supostos classe elites destes dois bairros através de organizações das festinhas, piquinikis, e nomeações indevidamente sem mérito nos cargos públicos

É urgente reconstrução do nosso grande partido e, decompor a nova liderança, não podemos jamais perder tempo e perder tudo abandeja.


#M_Reajustador

GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 18 de abril de 2020. MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA





Fonte: Jornal O Democrata

COVID na Guiné-Bissau e a irresponsabilidade política...


Assim como todos os países do mundo, a Guiné-Bissau enfrenta a ameaça da epidemia pelo SARS-Cov2 e, em vez do país se unir para esse combate desproporcional para um dos países mais pobres do mundo, os apoiantes do PAIGC, ainda digerindo mal a pesada derrota nas eleições presidenciais e o falhanço da tentativa de golpe de Estado institucional que orquestraram em pareceria com o STJ, sorrateiramente foram transmitindo à população a ideia de que o Coronavirus ainda não havia chegado à Guiné-Bissau e até questionando o porquê de não haver doentes internados, insinuando que o anúncio dos casos de infeção era apenas manobra das autoridades governamentais para tentar angariar ajuda financeira externa... Foi essa ajuda externa que levou o líder do PAIGC a pedir a reabertura das sessões da ANP e, ainda, terem sugerido a criação de uma comissão independente de acompanhamento da epidemia!

E o resultado está aí! Alguma camada da população desinformada e outros seguidistas cegos das orientações partidárias, tornaram-se sorrateiramente em obstáculos no combate de um mal que interessa à toda a população e que não olha a quem nem à cor partidária... Hoje, temos guineenses suspeitos de estarem infetados a recusarem-se fazer o teste, pondo em risco a si mesmo, à sua família, a sua comunidade e a todo o seu país!

E, o líder do PAIGC, em vez de mobilizar os seus cegos seguidores para este combate, continua esforçando-se para fazer aquilo que melhor fez até hoje, bloquear o país e questionar tudo o que os adversários políticos fazem, na base da mentira, como essa última do preço da castanha de cajú, como se todos os guineenses fossem amnésicos ou oligofrénicos e ninguém se lembraria da feroz campanha que fizeram para forçar a descida do preço da castanha de cajú, apenas e só porque o novo preço havia sido anunciado pelo presidente José Mário Vaz!

Buli ku custuma balança...

Jorge Herbert

Abba Kyari, Buhari’s Chief of Staff is dead

Nigeria: President Buhari’s Chief Of Staff Abba Kyari Dies

Chief of Staff to the President, Mr Abba Kyari, at the Federal Executive Council meeting at the State House in Abuja on July 25, 2018.
The Chief of Staff to President Muhammadu Buhari, Mr Abba Kyari, has died more than two weeks after he tested positive for COVID-19.

Special Adviser to the President on Media and Publicity, Mr Femi Adesina, announced Mr Kyari’s death on Twitter.


Chief of Staff to the President, Mallam Abba Kyari, passes on. May God rest his soul. Amen. Funeral arrangements to be announced soon.

Another of the President’s spokespersons, Mr Garba Shehu, who also tweeted about the development said Mr Kyari died on Friday.



The deceased had tested positive to the ravaging COVID-19, and had been receiving treatment. But he died on Friday, April 17, 2020.
May God accept his soul.

Funeral arrangements will be announced shortly.

News that Mr. Kyari had tested positive for COVID-19 first broke on March 24, about 10 days after he returned from a trip to Germany during which he met with officials of Siemens in Munich on Nigeria’s electricity expansion programme.

Mr. Kyari confirmed the news in a statement on March 29, the same day President Buhari made his first nationwide broadcast on the pandemic and announced a two-week lockdown in Lagos, Ogun and the Federal Capital Territory, Abuja.

In his statement, Mr. Kyari revealed that he would be transferred to Lagos from the FCT for treatment and expressed the hope that he would recover and return to work soon.

At the time, Mr. Kyari said he felt well and did not exhibit any signs of the disease, which has now infected 493 people in the country and claimed 17 lives, according to the Nigeria Centre for Disease Control.

A Kanuri from Borno, Mr. Kyari was one of President’s Buhari’s closest allies.

Appointed Chief of Staff in August 2015, he became considered one of the most influential and powerful members of the Buhari administration.

Prior to his foray into politics, Mr Kyari had a professional career as a lawyer and spent years in the banking industry, rising to become the Chief Executive Officer of the United Bank for Africa (UBA) at some point.

Channels Television

Covid-19: Terão morrido 7.500 pessoas nos lares de idosos ingleses - organização


Londres, 18 abr 2020 (Lusa) - Cerca de 7.500 pessoas poderão ter morrido nos lares de terceira idade do Reino Unido em consequência da pandemia covid-19, segundo estimativas da organização representativa das Casas de Repouso independentes, que contrariam os números oficiais.

A Care England, que representa lares de terceira idade independentes, garante que o número de vítimas mortais de covid-19 no Reino Unido é dramaticamente superior ao que tem vindo a ser avançado pelo Governo de Boris Johnson e pelas autoridades de saúde pública.

"Se examinarmos algumas das taxas de mortalidade desde o primeiro dia de abril e as compararmos com os anos anteriores, estimamos que cerca de 7.500 pessoas tenham morrido como resultado da covid-19", avançou Martin Green, diretor administrativo da Care England, ao jornal Telegraph.

O Reino Unido contabiliza 14.576 vítimas mortais da pandemia, de acordo com a última avaliação, publicada sexta-feira.

No entanto, esse número inclui apenas as mortes hospitalares de pacientes que apresentaram resultado positivo.

Dados do instituto de Estatísticas britânico (ONS, na sigla em inglês), que faz uma contabilização mais abrangente, mas com um desfasamento de 10 dias, a 03 de abril havia 217 mortos ligados à pandemia nos lares de repouso de Inglaterra e País de Gales.

Os números do ONS apresentam, por outro lado, um valor 15% superior ao que foi divulgado pelo Ministério da Saúde, lançando na opinião pública dúvidas sobre o impacto real da pandemia.

Questionado sobre os números do ONS em comissão parlamentar, na sexta-feira, o ministro da Saúde, Matt Hancock, admitiu que o número real de mortes em casas de repouso era "maior" e garantiu que uma contagem oficial será "publicada muito em breve ".

Só na Inglaterra, 3.084 casas de repouso reportaram casos de covid-19 até 15 de abril, segundo a autoridade nacional de saúde pública, a Public Health England.

O Reino Unido registou mais 861 mortes de pessoas infetadas na sexta-feira, aumentando para 14.576 o número de óbitos durante a pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da Saúde britânico.

O número total de casos de contágio é agora de 108.692, mais 5.599 do que no dia anterior, acrescentou.

O Reino Unido é um dos países com maior taxa de letalidade, atrás dos EUA (mais de 33 mil mortos 671 mil casos de infeção), Itália (22.170 mortos, em 168.941 casos), Espanha (19.478 mortos, 188.068 casos) e França (17.920 mortos, 165.027 casos).

O governo britânico anunciou na quinta-feira que vai prolongar por mais pelo menos três semanas o regime de confinamento obrigatório, que só permite às pessoas saírem de casa para a compra de bens essenciais, como alimentos ou medicamentos, fazer exercício, ajudar pessoas vulneráveis ou trabalhar, se não for possível fazê-lo remotamente.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 150 mil mortos e infetou mais de 2,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 483 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa

Leia Também:

"Documento contaminado" infeta 20 pessoas no palácio presidencial afegão


Dois novos casos confirmados em Cabo Verde elevam total para 58

Esperança moribunda!

Por: yanick Aerton

Depois do coronavírus (covid-19) muitos vão abandonar pais a procura da nova esperança, porque esse esta mais do que evidente que nada vai voltar como antes e claro que novos homens que assumiram o destino desse pais não esta para dar mais espaço para que o PAIGC, e o seus sequestradores voltar mais ao destino desse pais,
Ministro das finanças, ALADJE FADIA. Marca soma e segue em boas acção do governo relativa pagamento de salario em tempo record com poucos recursos que pais tem todos nos sabemos que governo liderado por Engª, NUNO GOMES NABIAN, só herdou uma herança de divida ocultas por um bom tempo.

É descaramento de certa gente no PAIGC de pensar que o candidato desse “grande partido” pode conseguir no gabinete aquilo que não conseguiu nas urnas, e sabe ainda muito bem que mesmo que estas eleições fossem repetidas mil e uma vezes, o DSP iria sair derrotado.

Quem é que o PAIGC quer enganar? Os Guineenses ou uma meia dúzia de gatos-pingados da nossa pracinha de Bissau que se julgam os eternos eleitos para a assunção de altos cargos no aparelho do Estado?

É bom que se saiba que o poder já os escapou e nunca mais vai voltar às suas mãos, porque de patriotismo nada têm, e nada os motiva senão a prossecução dos seus interesses pessoais em detrimento dos do martirizado povo, que vem sonhando em vão com o bem-estar há mais de 46 anos, isto é, desde a ascensão da Guiné-Bissau a soberania nacional em 1973 até aos nossos dias.
Que tirem o seu cavalinho da chuva, porque a era dos “mas djiru” e dos “menos djiru”, a era dos soi-disant civilizados e dos “djintios”, já pertence ao passado!

Librus ke lei el tambi cu no lei, diferença i di cuma anos no tene borgonha na cara, enquanto cu na utur lado, alguns saudosistas tene inda preconceitos, inda nha Ex arauto di PFA, aliás eta pensa cuma mentalidade di Guineense ca muda.

Coto. Alfadjo Djalo, Ita falam Yanick, pá povo diskici paigc de 46 anos, e governo tem bai corrigi se erros cu e fassi durante e tudo tempo cu e manda li ate data cu no entra pá fassi bom cussa pá povo pudi diskici sofrimento djarama coto alfa parci e governo obi bu considju pabia ali povo cunsa odja sucesso de governo!

Bo maina bo, bo pera utur amanha cu nunca cana tchiga, son si bo colsença djintis pa PAIGC di Cabral riba.

Povo rapada djá gos!

Covid-19/Willyan Barbosa: “Nunca houve quarentena na Coreia do Sul”

Seul, capital sul-coreana. © AFP - ED JONES Texto por: Marco Martins

O debate persiste em vários países sobre os benefícios do confinamento total. Na Coreia do Sul, um dos primeiros países infectados pelo novo coronavírus devido à proximidade com a China, registam-se 10 635 casos confirmados e 230 mortes, num momento em que o número de casos e de mortos está em queda progressiva.

A Coreia do Sul é o terceiro país asiático com o maior número de casos, 10 635, no entanto o número de pessoas infectadas por dia tem vindo a cair, sendo que nas últimas 24 horas houve 22 novos casos.

No que diz respeito ao número de mortos, a Coreia do Sul contabiliza 230 vítimas mortais, sendo que nas últimas 24 horas, houve apenas um óbito. O território sul-coreano é o quinto país com o maior número de mortes no continente asiático.

Willyan Barbosa, avançado brasileiro da equipa sul-coreana do Gwangju, contou-nos como tem vivido esta situação complicada durante a qual as autoridades do país têm controlado o surto, realçando o facto de nunca ter havido confinamento total no país.

“A China fica aqui perto da Coreia, então logo se espalhou para cá e infectou muitas pessoas aqui. Tem uma cidade que se chama Daegu, foram mais de dez mil casos. Como a gente é estrangeira, a gente ficou bastante com medo porque a gente não sabia o que é que estava a acontecer, se a gente teria de ir embora. No começo foi bastante complicado porque a gente pensou que teria de ir para o Brasil, e viajar nestas condições era bastante difícil. Mas o clube ajudou-nos bastante e explicou-nos o que ia acontecer”, sublinhou o futebolista brasileiro.

Willyan Barbosa realçou que nunca houve quarentena na Coreia do Sul, apenas medidas que tinham de ser escrupulosamente respeitadas: “A gente não fez quarentena aqui. Eles pediram para usar máscaras, gel hidroalcoólico, e para se proteger quando saíamos à rua, para não cumprimentar nem abraçar as pessoas. O clube também tomou a medida de não deixar ninguém entrar no centro de treinos além dos jogadores. Todos os dias de manhã, controlam a nossa temperatura”, afirmou o atleta de 26 anos.

Por fim o atleta, originário de Belo Monte no Brasil, deu o ‘segredo’ das autoridades sul-coreanas:Aqui eles são assim, estão sempre a fazer exames. Às vezes estamos de carro, e eles param os carros para fazer exames das pessoas. Acho que, aqui na Coreia, não vai crescer novamente, eles já conseguiram controlar”, assegurou Willyan Barbosa, jogador que já passou pelo campeonato português, actuando no Beira-Mar, no Vitória de Setúbal e no Nacional da Madeira, contando também com passagens pelos campeonatos italiano e grego.

Fonte: rfi.fr/pt

Leia Também:

Um conselho de uma amiga do Coréia do Sul sobre como fortalecer nosso sistema imunológico contra o Covid 19







Alicia Yun

Covid-19: África com mais de mil mortes e quase 20 mil infetados

Vendedores na Guiné-Bissau @Foto do arquivo

Redação, 18 abr 2020 (Lusa) – O número de mortes provocadas pela covid-19 em África ultrapassou as 1000 nas últimas horas, com quase 20 mil casos registados em 52 países, revela a última atualização dos dados da pandemia naquele continente.

Segundo o boletim do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortes registadas subiu de 961 para 1.016, enquanto as infeções aumentaram de 18.333 para 19.895.

O número de pacientes recuperados da infeção passou de 4.352 para 4.642.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença com 8.746 casos, 743 mortes e 1.829 doentes recuperados.

Na África Ocidental, há registo de 4.404 infeções, 118 mortes e 1.233 doentes recuperados.

A pandemia afeta 52 dos 55 países e territórios de África, com cinco países – África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos e Camarões - a concentrarem mais de metade das infeções e mortes associadas ao novo coronavírus.

A África do Sul tem o maior número de casos (2.783), com 50 mortos, mas o maior número de vítimas mortais regista-se na Argélia (364), em 2.418 infetados.

O Egito tem 2.844 infetados e 205 mortos, enquanto Marrocos totaliza 2.564 casos e 135 vítimas mortais.

Os Camarões contabilizam 21 mortes em 1016 infetados.

Entre os países africanos lusófonos, Cabo Verde lidera em número de infeções, com 56 casos e uma morte.

A Guiné-Bissau contabiliza 50 pessoas infetadas pelo novo coronavírus e Moçambique tem 34 casos declarados da doença.

Angola soma 19 casos confirmados de covid-19 e duas mortes e São Tomé e Príncipe, o último país africano de língua portuguesa a detetar a doença no seu território, tem quatro casos.

Na Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estão confirmados 51 casos positivos de infeção.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 150 mil mortos e infetou mais de 2,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 483 mil doentes foram considerados curados.

Por Lusa