30 de setembro de 2019

Jorge Herbert - Os condecorados... E a história repete-se...






INVESTIMENTO À CUSTA DA ESCRAVIZAÇÃO DE TODO O POVO GUINEENSE?

Por Jorge Herbert

Como nem todos os guineenses estão a dormir, nem tão pouco inebriados ou encantados pela facilidade verbal do Sr. Domingos Simões Pereira e os seus acólitos, convido aos guineenses mais atentos, a fazermos um exercício de raciocínio em 15 pontos:

1. Estamos de acordo que a Guiné-Bissau hoje é um país apetrechado de quadros bem formados, principalmente na camada jovem. Alguém tem dúvidas que, mesmo entre os mais “velhos”, temos quadros de referência espalhados pelos quatro cantos do mundo, dentro e fora do país?

2. Entre esses nossos quadros de referência, quer os mais velhos como os mais novos, existem dúvidas que há pessoas de elevado sentido patriótico, de cidadania e um elevado conhecimento de modelos de aplicação da democracia num país como a Guiné-Bissau?

3. Concordamos ou não que a denominada Comunidade Internacional tem uma visão deturpada da Guiné-Bissau e dos guineenses, fruto dos permanentes conflitos no seio do PAIGC, que sempre transbordaram e contaminaram a sociedade?

4. É certo que muitos quadros válidos, regressados ao país, não tiveram outra alternativa senão ingressarem-se nas fileiras da máquina criminosa e opressora do país, denominada PAIGC, para conseguir um emprego e um estatuto social equivalente ao seu grau académico. Poucos foram os que ousaram enveredar pelo investimento privado, sem se submeterem à organização criminosa que domina o país. Entre esses, poucos conseguiram singrar e sobreviver de forma independente, sem uma ajuda aqui ou acolá de quem estiver na liderança do PAIGC. Dessa forma, o PAIGC dominou e subverteu o sistema, fazendo com que a maioria dos quadros regressados ficassem “manchados” com a nódoa dos crimes cometidos sob a proteção da capa dessa organização criminosa. E, ainda, têm o desplante de acharem que nenhum dissidente dessa organização criminosa tem a moral de criticá-los, porque também comeram juntos!

5. Também não podemos negar que após o golpe de Estado de abril de 2012, a dita Comunidade Internacional mobilizou esforços para estabilizar a Guiné-Bissau, mas tendo a CEDEAO como o “cão de guarda” e o menino de mandado da ONU e da UA! Só que, hoje a ONU tem um Secretário Geral que obedece à um lobbie de que também faz parte o caboverdeano Pedro Verona Pires e o timorense José Ramos Horta e também uma personalidade angolana a confirmar.

6. A verdade é que, a dita comunidade internacional apostou numa figura que não é, nem de longe nem de perto, o quadro guineense mais bem preparado para criar consensos e conduzir os destinos do país… Pelo contrário, é um indivíduo conflituoso e que, descontextualizado das nomeações políticas, tendo que exercer a sua competência técnica na área em que se formou, arrisco em dizer que morreria de fome!

7. O empenho colocado no apoio e no transformar dessa figura de nome Domingos Simões Pereira, primeiro em Primeiro-Ministro, agora em Presidente da República da Guiné-Bissau, denúncia interesses e agendas ocultos da dita comunidade internacional! Qualquer cidadão guineense deve interrogar sobre as contrapartidas que essa dita comunidade internacional espera ter após colocar o “cavalo” em que apostaram no patamar do poder! Se hoje os guineenses se desinteressarem em fazer essa pergunta, poderão amanhã ter de trabalhar muito para pagar faturas de bens e propriedades de que nunca usufruíram!

8. Sendo apenas um político na Guiné-Bissau, os guineenses não devem ter medo ou vergonha de perguntar, de como se financia Domingos Simões Pereira! Como DSP sobreviveu quatro anos afastado de um cargo público, sem baixar o nível de vida que leva e sem ter declarado qualquer rendimento, fruto do seu trabalho!? Quem financia Domingos Simões Pereira e consequentemente o PAIGC?! Com que objetivos e a espera de que retornos?

9. Sabendo do enfraquecimento progressivo do PAIGC, inclusive com perda de 20 deputados nas últimas eleições legislativas, mesmo com o duvidoso recenseamento efetuado, forçando à criação de um governo de coligação instável, aliás, como temos estado a assistir, a pergunta que se faz é porque é que a dita Comunidade Internacional continua a insistir em amparar cegamente o mesmo homem, para o mais alto cargo da magistratura nacional? Que dividendos o lobbie que o apoia espera colher na e da Guiné-Bissau?! Será que os guineenses estão tão obscurantizados que não conseguem ver o que é óbvio?!

10. Porque esse lobbie que influencia a dita Comunidade Internacional não suporta José Mário Vaz? Porque a União Europeia e os países a que pertencem esses “lobistas” asfixiaram economicamente o país, enquanto Domingos Simões Pereira esteve arredado do poder? Porquê do bloqueio da assinatura do acordo de pescas entre a Guiné-Bissau e a União Europeia, enquanto DSP esteve fora do poder? Porquê da sua apressada assinatura, logo após a mudança para um governo sustentado pelo PAIGC?

11. Quanto ao Acordo de Pescas com a União europeia, também existem interrogações importantes a fazer! Qual foi o paradeiro dos quatro milhões de Euros a que a Guiné-Bissau tem direito, logo após a assinatura desse mesmo acordo? Onde foi parar a percentagem da quota pesqueira para consumo interno, a que a Guiné-Bissau tem direito, constante desse mesmo acordo? Porque do que se vê no dia a dia do cidadão guineense, não se notou maior aporte de pescado no mercado interno da Guiné-Bissau, desde a assinatura apressada desse acordo!

12. Sabendo que é demasiado óbvio que o PAIGC perdeu a maioria parlamentar, com a cisão com o APU-PDGB, porque é que essa dita Comunidade Internacional insiste em manter o status quo aparente, numa solução que sabe que será a curto prazo, mesmo que venham a lograr o seu objetivo principal, que é colocar o “cavalo” em que apostaram na Presidência da República?

13. Que interesse tem a CEDEAO em sancionar políticos e civis de forma ilegal, sem ouvir o contraditório?! Oprimir a oposição para abrir caminho ao “cavalo” em que apostaram?

14. A pergunta que encerra esse ensaio é: O que espera receber em retorno, essa dita Comunidade Internacional, para um tão elevado investimento, num único homem, contra a maioria de um país? Que contrapartidas aporta a Guiné-Bissau, que mobiliza tanto interesse do lobbie luso, a CEDEAO, a UA e ao Honório Barreto dos novos tempos?

15. Que a CEDEAO a UA e o lobbista luso da ONU tomem a consciência que a Guiné-Bissau não é Gâmbia! A Guiné-Bissau é terra de séculos de resistências à invasões estrangeiras, mesmo com a ajuda dos Honórios Barretos! Vão ter resistência em todas as frentes. Pessoalmente, estarei aqui para continuar a denunciar as vossas manobras e ridicularizar os vossos desmandos e dos Honórios Barretos que apoiam.

MAMÃ GUINÉ, BU KA NA SEDU MÁS SOMBRA DI CUCO…

Jorge Herbert

Presidente do Senegal manda libertar rival político e ex-autarca de Dakar

O Presidente do Senegal mandou libertar um dos seus principais rivais políticos, o ex-presidente da autarquia de Dakar, preso em 2018 por acusações de corrupção, que foi libertado no domingo, noticiou hoje a Associated Press.


Macky Sall perdoou e mandou libertar neste domingo o ex-presidente da autarquia de Dakar, capital do país, Khalifa Sall, bem como outros dois detidos.

Sall, que não tem qualquer relação familiar com o Presidente do país, deixou a prisão de Rebeuss no domingo, com centenas de pessoas a manifestarem o seu apoio ao político, após a sua libertação.

Khalifa Sall foi preso em março de 2017, por suspeitas de ter desviado 1,8 mil milhões de francos da África Ocidental em fundos públicos, sendo mais tarde condenado a cinco anos de prisão.

No ano passado, perdeu também o direito a exercer o seu cargo na autarquia de Dakar.

Sall, no cargo desde 2009, negou as acusações defendendo que estas tinham motivações políticas.

Os seus apoiantes acusam o Presidente de ter procurado eliminar qualquer adversário importante antes das eleições de fevereiro, as quais ganhou.

NAOM

Guiné-Bissau - O ministro da Presidência do Conselho do Ministros e Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo da Guiné-Bissau, Armando Mango, inaugurou no último sábado, Mural "Caminho Urbanos", uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura

O projeto tem como objetivos: estimular a prática artística numa sub-área específica do mundo das artes; democratizar o acesso à cultura e as artes nas zonas urbanas do país; incitar a quebra de barreiras entre os promotores e fazedores da cultura no espaço da CEDEAO e da CPLP, promovendo e facilitando a livre circulação dos referidos nas cidades destas comunidades.


Alison Cabral 

Radio Jovem Bissau.

UPG pede discussão do Programa do Governo o mais depressa possível

Bissau, 30 Set 19 (ANG) – O Conselho Permanente do partido União Patriótica Guineense (UPG), exorta o governo para deligenciar a discussão, o mais depressa possível, do seu programa e o Orçamrnto Geral de Estado na Assembleia Nacional Popular (ANP).

Em comunicado à imprensa enviado hoje à ANG, este órgão  da UPG, reunido em sessão ordinária no passado 21 de setembro, refere  que os dois instrumentos constitucionais devem ser aprovados urgentemente porque são eles é que validam a existência do governo, e toda acção governativa.

A mesma nota acrescenta  que a reaparição do “fenómeno de droga” na Guiné-Bissau, só acontece quando Aristides Gomes é nomeado para chefiar o governo.

“Recordemos que no seu mandato anterior foi apreendido 674 kg de cocaínas que mais tarde foram dados como  desaparecidos no dito cofre de estado, concretamente no Ministério da Economia e Finanças”, lê-se na nota.      

 Este órgão do UPG acrescenta que recentemente foi registado mais uma apreensão de cocaína na Guiné-Bissau de cerca de duas toneladas, e condena o acto que considera de “irresponsabilidade, imaturidade política e falta de pendor patriótico”.

 “Apelamos ao poder judicial para assumir as suas responsabilidades e competências aplicando as leis da República a rigor”, lê-se no documento.   

Através do mesmo comunicado,  o partido UPG diz que lamenta a  postura e conduta do Presidente da ANP, Cipriano Cassama, face ao normal funcionamento da instituição que dirige, “ignorando a Constituição da República, o Regimento da ANP e demais leis insistidamente”.

O documento destaca ainda que nos 46 anos de existência da Guiné-Bissau a 9ª legislatura da ANP foi, sem sombra de dúvidas, “a pior legislatura de sempre”.

A UPG é um dos vários partidos da oposição sem assento parlamentar.

ANG/LLA/ÂC//SG

TERRA RANKA: Magistrados suspendem greve ainda hoje

A greve dos Magistrados Judiciais e do Ministério Público será suspensa ainda hoje.

O Governo e os sindicatos da classe assinam esta tarde, na Casa dos Hóspedes, um memorando de entendimento.

O acordo saiu de um encontro, esta manhã, entre o primeiro-ministro Aristides Gomes, e a direção do Sindicato dos Magistrados na presença do Representante da CEDEAO.

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

DROGA: Relatório final da PJ







By ditaduraeconsenso

R Kelly Sané estava ao vivo com Doka Ferreira — com Dara Fonseca Ramos

Parte 1



R Kelly Sané estava ao vivo com Balde Mamadu e Antônio Dá Costa — com O Democrata Osvaldo.


Parte 2



By R Kelly R Kelly Sané 

Opinião: Carlos Sambu - O DISCURSO EUNUCO DA SUZY!

A repercussão do discursinho eunuco e simplista que temos desonra de ouvir e de estarmos envergonhados com tamanha quebra de praxe e de protocolo, não é para menos, porque, a aludida ministra que teve desplante de aproveitar palanque politic para vender o seu peixinho, pensando na sua ingénua intelecto que, havia alguém com esferográfica para tomar notas das patifarias que o seu partido está acostumado espumar, aliás, devem ela e o presunçoso que teve ousadia propositada de vedar ida do presidente da república que, lá se tratava de uma organização de bairro, típico da laia do PAIGC e por isso, podiam preparar um/a qualquer com discurso da campanha eleitoral para apresentar-se na ONU, acabando pondo o país de joelho à vista do mundo, salpicada com gaguejar na leitura da megalómana

Como a ida de Pipa da gente para ONU, de boleia, uma vez que governo disse em meia-boca que não podia custear a ida do representante legítimo do povo Guineense, na final revelou-se que era uma cabala montada para poderem ter espaço de deturpar real problemas de país, cujo estão metidos até pescoço! Não se falou do, fim do acordo da incidência parlamentar, das Drogas, do salário em atraso, das dúvidas através de títulos no tesouro, da emissão ilegais dos passaportes diplomatas para estrangeiros e da nomeação dos suspeitos de tráfico! Portanto, toda esse investida era para escamotear isso parente o mundo, mas ainda bem que vale o último verdadeiro discurso do José Mário Vaz na ONU

Por: Carlos Sambu

First Ghana Made Aircraft Takes To The Skies



By  kantanka.net

EXCLUSIVO DC - DIPLOMACIA: VERGONHA no BRASIL

By ditaduraeconsenso.blogspot.com






Que belas imagens!!! A coragem da reconciliação


 
 
 

 



By Babacar Ngom