3 de março de 2021

Cerimónia de nomeação dos novos conselheiros - PARTE II

Cerimónia de nomeação dos novos conselheiros - PARTE I

Nomeação dos Membros do Conselho Consultivo
Apresentação e entrega de cartões aos novos militantes do MADEM-G15.

Conselho Permanente de Concertação Social | terminou à pouco a ronda negocial entre o Governo e os Sindicatos representativos dos trabalhadores.


Foi analisado durante mais de 4 horas, vários assuntos de interesse mútuo, e ficou acordado  retomar na próxima sexta-feira o diálogo e a negociação, por forma a ultrapassar as diferenças entre as partes.
Governo continua focado em negociar e privilegiar o diálogo permanente com os parceiros socias, rumo a pacificação total das nossas relações.

Juntos somos mais fortes 
                   GOVERNAR PARA TODOS 
#ChefiadogovernoGB2021 
#reuniaoconcertacaosocial

Leia Também:

O Governo Reconhece Que Central Sindical é Um Parceiro Técnico
Por capgb.com

Conselho de Concertação social reunião hoje 03/03/2021, no Salão Nobre Tchico Té.

  • Para analisar situação de governabilidade entre pontos vistos e revistos constam:
  • Análise da situação socioeconômico do ano 2021

O que está na origem de sucessivos greves na administração pública

Durante mais de 4 horas de Concertação na saída do encontro em representação de UNTG (União Nacional dos Trabalhadores de Guiné) João Domingos da Silva afirmou que o Governo na voz do Primeiro Ministro Nuno Gomes Nabiam reconhece que o governo liderado por Ele e os sucessivos governos que o antecederam têm tido erros na componente legislativo que o próprio central sindical tem estado a exigir.

Da Silva ainda salientou que, UNTG que está na g greve é um parceiro incontornável porque tem feito análises e exortações técnicas que pode melhorar e tornar administração pública mas forte e para corresponder os desafios do contexto social e sub-regional.

O Governo reconheceu que é importante e necessário ter esse tipo de encontro. Conselho permanente de Concertação social e instituiciona-lo que regularmente pode evitar situação ou trelas entre centrais sindicais e o governo, doravante vai ter cronograma anual e de partes (trabalhadores e empregadores) para melhor tratar assuntos laborais.

João ainda disse que, foi sugerido um encontro no dia 05/03/2021, que será passos para negociação com central sindical, o governo afirmou que o central sindical (UNTG) é um parceiro técnico e sempre atropelamos as leis exigidas por Eles.

ÚLTIMA HORA: Os proprietários dos prédios inacabados comprometem terminar as obras em quatro meses

Fonte: Governação na Guiné-Bissau

Os proprietários dos prédios inacabados nas avenidas da capital guineense assinaram esta terça-feira (02.03), um termo de compromisso com a Câmara Municipal de Bissau (CMB) para terminar as obras num prazo de quatro meses.

Os prédios em causa, cuja maioria tem armazéns a funcionar com venda de diferentes produtos, tinham sido encerrados pelas ordens da Câmara Municipal de Bissau, por não acabamento das construções.

O presidente da instituição camarária, Luís Intchama, disse que o órgão não tem intenção de fazer mal aos proprietários dos prédios inacabados, mas como gestor da cidade, deve assumir as suas responsabilidades e as pessoas devem aceitar as orientações dadas por ele.

Intchama rearfirma que a Câmara Municipal de Bissau vai acabar com a “moda de construção”, com uma parte (de baixo) acabada e a outra (de cima) inacabada.

O termo do compromisso assinado pelos proprietários dos prédios diz: Acabar as construções num prazo de quatro meses, para dar segurança aos comerciantes e aos consumidores, dar estética à cidade de Bissau e valorizar o patrimônio (os prédios).

A Mudança depende apenas do Povo Guineense!

Por Fernando Casimiro

Como é que podemos sustentar críticas a um Presidente da República eleito, quando continuamos a negar a legalidade da sua eleição e, consequentemente, a legitimidade do exercício das suas competências constitucionais?

Como é que devemos, avaliar 1 ano de exercício (de um mandato de 5 anos), de um Presidente da República eleito, numa perspectiva transparente, mas com juízos baseados em pertenças/afinidades: político-partidárias, ao longo desse ano?

Sem o seu reconhecimento como Presidente da República eleito, tudo o que se tem feito é no sentido de prejudicar o exercício do seu poder constitucional e do seu poder de influência, enquanto Chefe do Estado, o que deriva, por um lado, no seu "não" reconhecimento como Presidente da República eleito, pelos seus opositores e seus núcleos de interesse e de pressão, e, por outro, num total paradoxo, o seu julgamento como responsável principal, enquanto Presidente da República eleito, por tudo quanto aconteceu, de mal, ao longo de 1 ano de um exercício presidencial "não" reconhecido por quem critica um Presidente da República, mas que teima em não reconhecê-lo como tal...!

A Guiné-Bissau tem um Presidente da República eleito, confirmado pela Comissão Nacional de Eleições e pelo Supremo Tribunal de Justiça, por isso, mesmo discordando, há que aceitar a decisão com base no voto do Povo eleitor e na validação e legitimação dos resultados eleitorais pelas autoridades competentes, após vários recursos de contencioso eleitoral. 

É preciso dar novos passos para que o actual mandato presidencial seja também uma via para a viabilização de novas eleições presidenciais daqui a 4 anos, e isso passa por reconhecermos que já passou 1 ano, dos 5 que sustentam a vigência do mandato presidencial na Guiné-Bissau!

Vamos pensar nos próximos 4 anos e ver o que se pode fazer, considerando:

Que Presidente da República para a Guiné-Bissau, entre candidaturas apoiadas por partidos políticos, ou candidaturas de cidadãos independentes, apoiadas por Organizações da Sociedade Civil?

Como promover desde já, apoios e garantias para uma candidatura presidencial de Consenso Nacional, entre opções de candidaturas apoiadas por partidos políticos, e candidaturas de cidadãos independentes,  apoiadas por Organizações da Sociedade Civil?

Quatro anos não é muito tempo para se preparar adequadamente uma candidatura presidencial, ainda que, não se vá fazer campanha eleitoral ao longo destes 4 anos até à realização das eleições presidenciais. 

Penso que já perdemos muito tempo com eleições, cujos resultados redundam sempre em fracassos e desilusões.

Promessas e mais promessas, dos mesmos de sempre, que dão, obviamente, no mesmo trauma pós-eleitoral de sempre, na Guiné-Bissau. 

A Mudança depende apenas do Povo Guineense!

Como escrevi em 2007

"ESTÁ NA HORA DE MUDAR!

Que o nosso povo se levante

Que o nosso povo se organize

Que o nosso povo saia à rua sempre que for necessário!

Se o povo reclama por Justiça, deve haver Justiça...!

É preciso que o povo volte a ser o dono da terra!"

Positiva e construtivamente. 

Didinho 03.03.2021

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló - No Cairo para uma visita de trabalho a convite do Presidente do Egipto, General Abdul Fatah Khalil Al-Sisi.



 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Madem-G15: Nomeação dos Membros do Conselho Consultivo... Apresentação e entrega de cartões aos novos militantes...

Vídeo by: Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

𝐀𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐆𝐮𝐢𝐧𝐞́-𝐁𝐢𝐬𝐬𝐚𝐮 - 𝐎 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐜𝐭𝐨𝐫-𝐠𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐀𝐏𝐆𝐁, 𝐃𝐫. 𝐅𝐞́𝐥𝐢𝐱 𝐁. 𝐍𝐚𝐧𝐝𝐮𝐧𝐠𝐮𝐞́, 𝐟𝐞𝐳 𝐚 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐠𝐚 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐦𝐚́𝐪𝐮𝐢𝐧𝐚 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐚-𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐧𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬, 𝐝𝐨𝐢𝐬 𝐚𝐮𝐭𝐨𝐜𝐚𝐫𝐫𝐨𝐬 𝐞 𝐮𝐦 𝐦𝐢𝐧𝐢 𝐂𝐚𝐧𝐭𝐞𝐫. PARTE2

Urgente comunicado

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

Alto Comissariado para o Covid-19 - Comunicado:

O Alto Comissariado e o Ministério da Educação, informam os estabelecimentos de ensino do país, que está disponível para levantamento na sede do Alto Comissariado, Praça dos Heróis Nacionais, Bairro Banco, material informativo sobre medidas de prevenção da COVID-19.

Nota: Para fazer o levantamento é necessário apresentar documento de identificação e declaração da escola para levantamento.

#somos2milhões

#somos2milhõesdecomportamentos

Alto Comissariado para o Covid-19

𝐀𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐆𝐮𝐢𝐧𝐞́-𝐁𝐢𝐬𝐬𝐚𝐮 - 𝐎 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐜𝐭𝐨𝐫-𝐠𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐀𝐏𝐆𝐁, 𝐃𝐫. 𝐅𝐞́𝐥𝐢𝐱 𝐁. 𝐍𝐚𝐧𝐝𝐮𝐧𝐠𝐮𝐞́, 𝐟𝐞𝐳 𝐚 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐠𝐚 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐦𝐚́𝐪𝐮𝐢𝐧𝐚 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐚-𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐧𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬, 𝐝𝐨𝐢𝐬 𝐚𝐮𝐭𝐨𝐜𝐚𝐫𝐫𝐨𝐬 𝐞 𝐮𝐦 𝐦𝐢𝐧𝐢 𝐂𝐚𝐧𝐭𝐞𝐫.


𝐀𝐏𝐆𝐁: 03/03:2021
Vídeo by: Governação na Guiné-Bissau

Na escola com Segurança, Cumprindo Medidas de Prevenção.

_ Use correctamente a sua máscara facial

_ Lave as mãos frequentemente com água e sabão

_ Mantenha o distanciamento físico

_ Cumpra etiqueta respiratória

#somos2milhões

#somos2milhõesdecomportamentos

Alto Comissariado para o Covid-19

O Presidente da República visita Egipto e Arábia Saudita


 Governação na Guiné-Bissau


Guiné-Bissau "não voltará a estar perturbado" por golpes de Estado, diz PR


O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje que a Guiné-Bissau "não voltará a estar perturbada" por golpes de Estado e lamentou que haja "especialistas em desinformação".

Em entrevista à agência Lusa por ocasião do seu primeiro ano de mandato, assinalado em 27 de fevereiro, e questionado sobre o que o levou a falar publicamente de rumores de golpe de Estado, o Presidente justificou que a Guiné-Bissau é um país "de rumores" e que é preciso acabar com isso.

Questionado sobre se as suas intervenções públicas não provocam a discórdia, o Presidente disse que as pessoas "costumam avaliar a reação", mas devem é "julgar a provocação".

"Para mim a provocação é igual a reação. Qualquer provocação tem uma reação adequada e para mim é muito importante que as pessoas saibam" isso, disse, salientando que não é um homem violento, nem arrogante, mas que gosta de "rigor e disciplina".

"Mas a Guiné-Bissau nunca mais será um país que estará perturbado, posso garantir, e o José Mário Vaz foi o primeiro Presidente da República que fez a passagem, Umaro Sissoco Embaló fará o mesmo, isso eu posso garantir", afirmou.

José Mário Vaz foi o primeiro Presidente da Guiné-Bissau a terminar um mandato.

Questionado sobre as relações com o primeiro-ministro, o chefe de Estado voltou a lamentar a existência de "especialistas em desinformação".

"Eu é que o nomeei, dei posse. Agora não tenho de ter boas {relações] ou más, isso não tem de existir. Temos relações excelentes, cordiais, na base do respeito", afirmou o Presidente.

Vários analistas guineenses têm apontado para algum mal-estar entre o Presidente e o primeiro-ministro, sobretudo, devido à presença de Umaro Sissoco Embaló em quase todas as reuniões do Conselho de Ministros e à nomeação de um vice-primeiro-ministro, cargo que não consta na orgânica do Governo.

"Eu tenho um guião que é a Constituição da República, eu já fui primeiro-ministro, eu conheço as competências do primeiro-ministro. Não quero usurpar [poderes], eu já sou Presidente da República e comandante Supremo das Forças Armadas", afirmou.

A Constituição da Guiné-Bissau permite ao Presidente da República presidir às reuniões do Conselho de Ministros "quando entender".

Questionado sobre aquela dinâmica política, o Presidente salientou que é uma "pessoa muito interventiva" e que "está a acompanhar a ação governamental" porque "o Governo é responsável politicamente junto do Presidente da República e da Assembleia Nacional Popular".

Umaro Sissoco Embaló afirmou igualmente que a sua responsabilidade com o atual Governo é "dupla".

"Não só como Presidente da República, mas o Governo, essa maioria, vem da maioria presidencial e por isso é que eu tenho tanta responsabilidade para fazer funcionar este Governo", sublinhou.

Após a polémica tomada de posse, num hotel da capital guineense e com apenas alguns deputados presentes, o chefe de Estado demitiu o Governo de Aristides Gomes, formado na sequência das legislativas realizadas em março de 2019 e ganhas pelo Partido Africano para a Independência da Guiné Cabo Verde (PAIGC), e ordenou a instalação do Governo de Nuno Nabiam com a ajuda de militares.

Esta decisão levou a comunidade internacional a exigir que Sissoco Embaló nomeasse um Governo que respeitasse os resultados das eleições, mas o Presidente manteve o executivo que integra elementos da coligação de partidos que o apoiou nas eleições presidenciais.

Sobre o seu adversário na corrida às presidenciais e líder do PAIGC, a residir há cerca de um ano em Portugal, o chefe de Estado disse que este pode regressar ao país "quando quiser".

"Ele é cidadão da Guiné-Bissau. Não tenho problemas com ele. Estar lá ou aqui não me faz diferença. Ele não vive na minha casa, eu não vivo na casa dele", disse.

MSE // VM

Lusa/Fim

Tomada de Posse do Novo Governo Guineense❤ Palácio da República Bissau-02.....3 de março de 2020

Vídeo by: Sarathou Nabian 

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Tomada de Posse do Novo Governo Guineense❤ Palácio da República Bissau ...3 de março de 2020


Vídeo by: Sarathou Nabian

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Braima Camará: “SEM OS 15 NO PARTIDO, O PAIGC NÃO GANHARÁ AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES”...3 de março de 2018

[ENTREVISTA 1/2] Braima Camará, Coordenador do grupo de 15 deputados expulsos da fileira do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), afirmou durante uma entrevista exclusiva a O Democrata que “sem os 15 no partido, o PAIGC não ganhará as próximas eleições legislativas”. Camará assegurou ainda que os elementos dos 15 são figuras mais influentes na base, isto é, que são personalidades políticas com contatos diretos com as populações.

👇👇👇
FALADEPAPAGAIO : Braima Camará: “SEM OS 15 NO PARTIDO, O PAIGC NÃO ...

Aliança União de Mafanco entrega carteiras a direção da Escola Local.


Aliança União de Mafanco entrega carteiras a direção da Escola Local.
O ato foi na presença do Inspetor Escolar e anciãos da tabanca.
Segundo o presidente desta organização, a intenção era para entregar 100 carteiras, mas foram impedidos pela autoridade.

Este donativo foi orçado um pouco menos de 1.000 dólares graças a mobilização do fundo da parte dos filhos e amigos de Mafanco na diáspora.