segunda-feira, 30 de março de 2020

COVID-19: Presidência da República desmente informações, segundo as quais, o Presidente Umaro Sissoco Embalo teria contraído o vírus-corona durante a recente viagem à Nigéria.



Aliu Cande

Coronavírus mata 36.674 pessoas e infeta quase 760 mil no mundo


Em Portugal registaram-se 140 mortes e 6.408 casos de infeções confirmadas.

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 36.674 pessoas em todo o mundo desde seu surgimento em dezembro na China, de acordo com um balanço da agência a AFP, às 19:00 de hoje, a partir de fontes oficiais dos países.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, mais de 757.940 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 184 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na China.

A AFP alerta, contudo, que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, com um grande número de países a testarem agora apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.

Entre esses casos, pelo menos 148.700 são hoje considerados curados. Desde a contagem feita às 19:00 de domingo, ocorreram 3.430 novas mortes e 60.195 novos casos em todo o mundo.

Os países com mais mortes nas últimas 24 horas foram Itália e Espanha, com 812 novas mortes cada, e os Estados Unidos (477).

A Itália, que registou sua primeira morte ligada ao coronavírus no final de fevereiro passado, tem atualmente 11.591 mortes, para 101.739 casos, tendo 812 óbitos e 4.050 novos casos sido anunciados hoje, numa altura em que 14.620 pessoas são consideradas curadas pelas autoridades italianas.

Depois da Itália, os países mais afetados são a Espanha, com 7.340 mortes, para 85.195 casos, a China continental, com 3.304 mortes (81.470 casos), a França, com 3.024 mortes (44.550 casos) e os Estados Unidos, com 2.828 mortes (153.246 casos).

A China (sem os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou 81.470 casos (31 novos entre domingo e hoje), incluindo 3.304 mortes (quatro novas) e 75.448 curas.


Em número de casos, os Estados Unidos são o país mais afetado, com 153.246 contaminações listadas oficialmente, incluindo 2.828 mortes e 5.545 curas.

Desde domingo, às 19:00, Angola anunciou as primeiras mortes relacionadas com a doença Covid-19, enquanto o Botsuana anunciou o diagnóstico dos primeiros casos.

A Europa totalizava às 19:00 de hoje 26.543 mortes, para 413.832 casos, a Ásia 3.837 mortes (106.891 casos), os Estados Unidos e Canadá 2.898 mortes (160.532 casos), no Médio Oriente 2.856 mortes (51.377 casos), a América Latina e Caribe 357 mortes (15.334 casos), África 163 mortes (5.113 casos) e a Oceânia 20 mortes (4.865 casos).

Este relatório foi realizado usando dados recolhidos pelos escritórios da AFP junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

sicnoticias.pt

EuroAtlantic voa terça-feira para a Guiné-Bissau para repatriar portugueses

A companhia aérea portuguesa euroAtlantic Airways vai realizar na terça-feira um voo para a Guiné-Bissau, com vista ao repatriamento de cidadãos portugueses, anunciou hoje a transportadora.


"Este voo, fretado pela SETH - Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, visa repatriar os portugueses que se encontravam ao serviço da empresa a fazer uma obra no país", afirmou à Lusa Caetano Pestana, um dos responsáveis da companhia aérea.

O voo partirá de Lisboa às 06:00 de terça-feira e está previsto chegar à capital portuguesa às 16:45 locais do mesmo dia, adiantou a mesma fonte.

Na viagem para a Guiné-Bissau o voo da euroAtlantic leva mais de mil quilos de material sanitário destinado às autoridades de saúde do país para ajudar no combate a pandemia provocada pelo novo coronavírus, explicou.

A euroAtlantic realizou no fim de semana dois voos para Luanda, o primeiro no sábado para a empresa ISD Travel, numa operação de repatriamento de cidadãos portugueses.

Neste voo de repatriamento, efetuado num Boeing B767-300ER, entre as capitais angolana e portuguesa, a euroAtlantic transportou para a TAP Portugal 16.509 toneladas de carga.

O segundo voo, que a companhia aérea efetuou no domingo, foi fretado pela agência de viagens Realvitur, sediada em Luanda.

A euroAtlantic Airways já tinha efetuado na quinta-feira passada "um repatriamento de cidadãos" de países terceiros, eslovacos e húngaros, do Aeroporto Internacional Washington Dulles (Estados Unidos da América) para o Aeroporto Internacional de Bratislava-M.R, que serve a capital da Eslováquia.

Hoje a TAP realiza os dois primeiros voos de repatriamento de passageiros entre Maputo e Lisboa, depois de ter feito três voos de repatriamento para Angola, um para Bissau e outro para cidade cabo-verdiana da Praia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 142.300 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 396 mil infetados e perto de 25 mil mortos, é aquele onde se regista atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 10.779 mortos em 97.689 casos confirmados até domingo.

O número de mortes em África subiu para 148, com o número de casos acumulados a aproximar-se dos 5.000 em 46 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia.

ATR // LFS

Lusa/Fim

O Democrata em ação, ao Canal Livre (@ para o Estado e a Nação Guineense, Palestra ao atingimento dos seus sonhos, é possível SIM.


O Democrata Osvaldo Osvaldo 

MAHA VAJIRALONGKORN - Rei da Tailândia em auto-isolamento em hotel luxuoso com 20 concubinas

Maha Vajiralongkorn viajou para a Alemanha e ter-se-á auto-isolado por precaução, mas levou consigo toda a comitiva, as esposas e 20 concubinas.


Maha Vajiralongkorn, coroado como Rama X desde 2016, ter-se-á isolado, segundo relatos da imprensa internacional, num luxuoso hotel da Baviera para fazer frente à pandemia de novo coronavírus.

Mas o mais alto membro da realeza da Tailândia não viajou sozinho. Além de fazer transportar toda a sua comitiva, Vajiralongkorn trouxe para o Velho Continente 20 concubinas. 


Segundo o noticiado, Vajiralongkorn terá reservado todo o Grand Hotel Sonnenbichl, junto à estância de esqui Garmisch-Partenkirchen, onde habitualmente já passa grande parte do seu tempo livre.

Porém, refira-se que da comitiva inicial foram repatriadas 119 pessoas para Tailândia por suspeitas de estarem contaminadas com Covid-19.

O comportamento 'excêntrico' deste monarca, que já está ausente do seu país desde fevereiro, não é novidade, sendo que, por exemplo, quando o seu cão morreu o rei prestou tributos fúnebres de quatro dias.


Por NOTÍCIAS AO MINUTO

#URGENTE - As imagens que me chegam, pessoas a praticar desporto nas zonas do Aeroporto de Bissau

Mandem polícias para dispersar as pessoas, devem estar é na quarentena.
As pessoas não têm a noção da gravidade.






Hélder Gomes
Caros Guineenses,

No decorrer do dia de hoje circularam várias notícias falsas sobre o meu estado de saúde e da Sra. Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, especificamente que estaríamos infetados com o vírus Covid-19.

Quero tranqulizar todos os cidadãos e reiterar que tanto eu como a Sra. Ministra estamos bem de saúde e continuamos a trabalhar em prol do desenvolvimento da nossa pátria, Guiné-Bissau.

Apelo ainda ao estrito cumprimento das medidas restritivas para que juntos possamos vencer esta pandemia.

Viva a Guiné-Bissau!

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló




BREAKING: Nigeria Records Second Death From Coronavirus


The Nigerian Government has confirmed the second death from coronavirus (COVID-19) in the country.

The Minister of Health, Dr Osagie Ehanire, announced this on Monday during the Presidential Task Force Briefing on COVID-19 in Abuja, the nation’s capital.

He said, “Till date, three persons have been discharged after successful treatment. But sadly, another fatality was recorded over the weekend in the person of a patient who had severe underlying illnesses.

“We have intensified contact tracing and our strategy remains to promptly detect cases, isolate them, and follow up with their contacts and also isolate and treat, in order to reduce the spread of the infection.”

“As of today, the 30th of March, 2020, we have recorded 111 confirmed cases of COVID-19 in Nigeria of which 68 are in Lagos, 21 in the FCT, seven in Oyo, three in Ogun, two in Bauchi, two in Edo, two in Osun, two in Enugu, and one each in Benue, Ekiti, Kaduna and Rivers States,” Ehanire added.

He stressed that Nigeria has 111 confirmed cases of COVID-19, saying a majority of them were persons who came in from overseas.

According to the health minister, the highest number of confirmed cases are in Lagos and Abuja because they serve as the major gateways to the country.

Joseph Akinrinade

Native Reporters

BREAKING NEWS - SALARIOS VÃO SER PAGOS

O GOVERNO LIDERADO POR NUNO GOMES NABIAM, APESAR DE SABOTAGENS DE MUITOS INIMIGOS DO POVO, MENTIRAS E DESINFORMAÇÕES POR PARTE DE MUITOS, ESTE ELENCO GOVERNAMENTAL IRÁ PAGAR OS SALARIOS ESTA 3ª FEIRA SEM FALTA.

AQUILO QUE DSP E ARISTIDES GOMES NÃO FAZIAM E NEM FIZERAM..., POIS BEM, NUNO GOMES NABIAM RESPEITANDO O POVO E OS FUNCIONARIOS PUBLICOS, IRÁ PAGAR OS SALARIOS EM FALTA PELO GOVERNO ANTERIOR DE ARISTIDES GOMES.

O POVO AGRADECE O GESTO E O ESFORÇO DE NUNO NABIAM E DO COLETIVO GOVERNAMENTAL.

dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

Ai no cuida hoo es😷 medunho😭😭😭











Ribeiro Mendes Pereira Mantoo

CASO COVID-19 (CORONAVIRUS) - RESULTADOS DO TESTE SOBRE COVID -19 DA SUA EXCELENCIA PRESIDENTE DA REPUBLICA GEN.U.S. EMBALÓ DEU NEGATIVO


RESULTADOS DO TESTE SOBRE CORÓ DA SUA EXCELENCIA PRESIDENTE DA REPUBLICA GEN.U.S.EMBALÓ DEU NEGATIVO, ISSO SIGNIFICA QUE O NOSSO PRESIDENTE DA REPUBLICA NÃO TÁ COM CORÓ DEPOIS DE FAZER TESTE DESSA EPIDEMIA HOJE O RESULTADOS É NEGATIVO...DEUS OBRIGADO!

OUTRO CASO É DO...Ler Mais






OMS - "Livre circulação de equipamento médico é essencial para salvar vidas"

Na conferência diária de imprensa da Organização Mundial de Saúde, o diretor-geral referiu que livre circulação de equipamento médico é "vital".


Na conferência de imprensa desta segunda-feira sobre a evolução do novo coronavírus, o diretor-geral da  Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, revelou que falou com os ministros das Finanças dos países membros do G20 acerca da escassez de equipamentos de proteção pessoal e ventiladores.

"A livre circulação de equipamento médico é essencial para salvar vidas e combater a propagação da pandemia, assim como o impacto económico que esta terá", referiu.

O apelo da OMS é que os países trabalham com as companhias para aumentar o nível de produção destes produtos essenciais.

"Especial atenção deve ser dada a países com menor desenvolvimento económico em África, na Ásia e América Latina", referiu.



"Ensuring free movement of essential health products is vital for saving lives & curbing the social & economic impacts of the pandemic"-@DrTedros

O diretor-geral da OMS reconheceu ainda que esta pandemia "está o drenar os sistemas de saúde de muitos países" e que há vários profissionais de saúde que ameaçam deixar os postos de serviço.

"Surtos anteriores mostraram-nos que quando os sistemas de saúde estão sobrecarregados, as mortes aumentam drasticamente", referiu o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Apesar da pandemia que o mundo enfrenta, o diretor-geral da OMS refere que os serviços essenciais devem continuar. "Continuam a nascer bebés, vacinas continuam a ter de ser entregues e as pessoas ainda necessitam de tratamento para outras doenças", acrescentou.

Manter a população informada sobre a duração das medidas implementadas deve também ser uma prioridade dos governos.

noticiasaominuto.com


Leia Também: O mundo contra a Covid-19. OMS lança estudo global para testar 4 fármacos




Covid-19 - Cientistas trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra a covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva.

De acordo com dados recolhidos pela Federação Internacional da Indústria Farmacêutica (Ifpma) - que representa as empresas e associações farmacêuticas baseadas em investigação de todo o mundo -, citada pela agência espanhola EFE, já há 20 vacinas em desenvolvimento em todo o mundo para combater o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Por outro lado, laboratórios têm identificados cerca de 30 medicamentos possíveis, dos quais 14 estão na fase inicial da investigação, quatro na fase I de desenvolvimento, três na fase II e um começou os ensaios da fase III, a última antes da aprovação.

A maioria dos laboratórios farmacêuticos envolvidos nestas investigações estão a desenvolver trabalho em colaboração com as duas grandes redes mundiais existentes para fomentar a investigação biomédica: a Coligação para as Inovações e a Preparação para Epidemias, nos EUA, e a Iniciativa de Medicamentos Inovadores, na União Europeia.

No total, de acordo com os dados da Ifpma, há atualmente cerca de 80 ensaios clínicos em curso para novos tratamentos experimentais e vacinas em desenvolvimento para o coronavírus, que incluem estudos sobre a atual covid-19 e também relativos à Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS, na sigla em inglês) e à Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS).

No campo do desenvolvimento de uma possível vacina, os investigadores calculam que antes de 12 ou 18 meses não será possível dispor de uma eficaz.

Esta é a estimativa "no melhor dos casos" e pressupõe que uma ou duas das primeiras vacinas tenham finalmente êxito, segundo a Ifpma, que recordou também que, em geral, apenas uma de cada 10 vacinas em investigação acaba por ser aprovada.

Entre os candidatos a conseguir esta vacina destaca-se a investigação da farmacêutica alemã CureVac, que está a desenvolver uma vacina profilática, baseada na molécula "ARNm", contra o novo coronavírus e que espera começar ensaios clínicos no início do verão, na Alemanha e na Bélgica.

Entre os medicamentos em estudo estão antivirais testados anteriormente em patologias como o Ébola e o VIH.

Outras linhas de investigação incluem fármacos imunoterapêuticos e antimalária, cuja atividade deu indícios de poder ser relevante para fazer frente ao novo coronavírus.

Há empresas que estão a trabalhar com medicamentos inicialmente pensados para tratar a artrite ou com fármacos derivados do plasma sanguíneo para tratar indivíduos de alto risco.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727.000 pessoas em todo o mundo, das quais perto de 35.000 morreram. Do total de casos de infeção, pelo menos 142.300 são considerados curados.

O continente europeu, com mais de 396.000 infetados e cerca de 25.000 mortos, é aquele onde se regista atualmente o maior número de casos. Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais: 10.779 mortos, em 97.689 casos confirmados até domingo.

Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 7.340, entre 85.195 casos de infeção confirmados até hoje, enquanto os Estados Unidos são o que tem maior número de infetados (143.055).

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.


Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Man Who Went Out To Buy Food For His Pregnant Wife was Beaten To Death By Abuja Police | WATCH VIDEO


Residents of Abuja, the capital of Nigeria, are furious over the death of one of their own at the hands of the police who were supposed to protect, enforce the law and guide citizens.

The deceased went out to buy food for her starving pregnant wife during the lockdown order in the capital. The man unfortunately lost his life at the hands of the police who didn’t exercise patience with him but beat him for arguing which lead to his death, an eyewitness reported.

According to him, the deceased explained that he needs to get the food for his pregnant wife but the police officers refused him due to the lockdown order. The police officers and the man, got into a heated argument which sparked rage in the police and they beat him till he collapsed and died, naijapals report.

Watch video below:

GUINE BISSAU A PROMISCUIDADE DO SUPREMO TRIBUNAL DA JUSTIÇA EM GERIR COFRE GERAL DA JUSTIÇA


O APEGO A GESTÃO DISCRICIONÁRIO DE FUNDOS PÚBLICO É CORRUPÇÃO. E MAIS, TORNA-SE AINDA MAIS GRAVE QUANDO SE OBSTRUÍ AS ACÇÕES DE CONTROLE E DE FISCALIDADE POR PARTE DO TRIBUNAL DE CONTAS. ISTO É MESMO GRAVE E MEDONHO.    

QUANDO NUM PAÍS O SUPREMO TRIBUNAL DA JUSTIÇA ARREGANHA DENTES PARA, A REVELIA DA LEI, MANTER SEQUESTRADO O COFRE  GERAL DA JUSTIÇA, QUANDO ESTA TEM UMA NOVA TUTELA DESDE 2018, É NO MÍNIMO VERGONHOSO E ILEGAL.

QUAIS AS MOTIVAÇÕES DE ALGUNS "SENHORES JUÍZES CONSELHEIROS" DO COLECTIVO DO SUPREMO TRIBUNAL EM MANTER A GESTÃO DO COFRE GERAL DA JUSTIÇA, A MARGEM DA LEI? 

FALAM DE SEPARAÇÃO DE PODERES, MAS TEIMAM EM USURPAR E MANTER OS PODERES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO COFRE GERAL DA JUSTIÇA, INSTITUÍDO DESDE PELO DECRETO Nº 1/2018, DE 20 DE MARÇO.

PORQUE TEIMAM EM PISAR AS LEIS DA REPÚBLICA, SERÁ POR IGNORÂNCIA, GANANCIA, APETÊNCIA OU VICIO DE MAMAR-TAKO (NHOKÓ-NHOKÓ) ?

AO QUE CHEGAMOS NESTA ONDA DE IMORALIDADES, PROMOVIDOS OU ENCORAJADOS POR ALGUNS MAGISTRADOS? 

QUEM DIRIA, O SUPREMO TRIBUNAL DA JUSTIÇA A PROTAGONIZAR ESTA INDECÊNCIA DO DESRESPEITO TOTAL AS LEIS DA REPÚBLICA, PESEM EMBORA DETENHAM. 

O DESENVOLVIMENTO DOS FACTOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:

É lamentável mesmo para quem se arroga reserva moral e reivindica ser justiceiro, baseado nas Leis e ignorando o jus imperium, no caso do Cofre Geral da Justiça, que deve ser exercido pelo seu exclusivo titular que é o Estado, através do Conselho de Administração do Cofre Geral da Justiça adstrito ao Ministério da Justiça.  

Fonte: ditaduradoprogresso.blogspot.com

Guiné-Bissau - COVID-19 - DESPACHO CONJUNTO

Das medidas já tomadas pelo governo em articulação com os profissionais da saúde face à situação atual de Covid-19, gostaria de partilhar convosco uma das medidas importantes, medidas essas que envolvem aquele que é o maior centro hospitalar do país, Hospital Nacional Simão Mendes.

Ainda, informar que, apesar da situação económica que o nosso país enfrenta neste preciso momento, não devemos nos render a qualquer que seja situação que envolve essa pandemia provocada pela Covid-19. Por esse motivo, voltamos a apelar o envolvimento de todos, sem exceção, tendente à medida de prevenção e do combate a flagelo que acaba de atingir o nosso país.

E, antes de terminar, volto a lançar mais uma vez um vibrante apelo a todos os guineenses no sentido de seguirmos, nós todos, as orientações das entidades encarregues de acompanhar e assegurar a execução das medidas.

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e o seu Povo!



Bissau, 30 de março de 2020.

Cordialmente,

Fonte: Primeiro ministro - Eng. Nuno Gomes Nabiam

COVID-19/ESCLARECIMENTO: O deputado do PAIGC pelo círculo 24, Hussein Farhat, está infectado com o Covid-19 e a ser devidamente acompanhado. Está bem e a melhorar. Tal como os príncipes Carlos de Inglaterra e Alberto do Mónaco e outras individualidades. Proteja-se. Fique em casa.


Fonte: AAS

Ministério da Saúde passa apresentar diariamente informações sobre a pandemia de coronavirus na Guiné-Bissau, através do Centro de Operações de Emergência de Saúde. Já na sua primeira aparição, a Porta-voz da Comissão, Aissatu Forbs Djaló fez ponto de situação do COVID-19, onde garantiu que o país não registou até agora nenhum óbito, e que os oito casos positivos registrados estão a ser acompanhados.


Aliu Cande

COVID 19 - Albano Barai was live

Tascas, cacifos, lojas, oficinas, kau de bianda, sapatero, em fim, Bissau voltou a normalidade....E FODAS O COVID-19




Parte 2 

Albano Barai

Nigerian Pastors with Healing powers should go and heal people with coronavirus – Actress Dokubo


Nigerian Nollywood actress, Hilda Dokubo, has called on pastors who are sure they possess supernatural powers to visit hospitals and heal those infected with COVID-19.

Nigeria presently has 40 confirmed cases of the coronavirus with fears in some quarters that the figure could rise in the coming days if nothing is done to control its spread.

“Can all the pastors who are convinced that they have supernatural powers to heal go to the hospitals and lay hands on those infected? So this virus can go back to where it came from and we can return to our normal lives,” she wrote.


Source: Newsfenzy 


Em atualização Covid-19: Número de casos confirmados em Portugal sobe para 6408. Já morreram 140 pessoas

O último balanço das autoridades de saúde pública aponta para 140 mortos e 6408 casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) foi revelado esta segunda-feira, 30 de março.

Já se encontra disponível o Relatório de situação de hoje, 30 de março, que pode ser consultado integralmente emhttps://covid19.min-saude.pt/relatorio-de-situacao/ 

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24:00 de domingo, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (74), seguida da região Centro, com 34, e da região de Lisboa e Vale do Tejo, que regista 30 óbitos. O Algarve mantém o registo de dois mortos.

Relativamente a domingo, em que se registavam 119 mortes, hoje observou-se um aumento de 21 mortes (17,6%).

Das 140 mortes registadas, 85 tinham mais de 80 anos, 31 tinham idades entre os 70 e os 79 anos, 16 entre os 60 e os 69 anos e 6 entre os 50 e os 59 anos. Registam-se também duas mortes nas idades entre os 40 e os 49.

De acordo com dados da DGS, há 6408 casos confirmados, mais 446 do que domingo, registando-se assim um aumento de 7,5% dos casos.

Desde o dia 1 de janeiro, registaram-se 44206 casos suspeitos, dos quais 4845 aguardam resultado laboratorial.

O boletim epidemiológico indica também que há 32953 em que o resultado dos testes foi negativo e que 43 doentes recuperaram.

Das 6408 pessoas infetadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a grande maioria (5837) está a recuperar em casa, mas 571 estão internadas, 164 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

A região Norte continua a registar o maior número de infeções, totalizando 3801, seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo, com 1577 casos, da região Centro (784), do Algarve (116) e do Alentejo, que hoje apresenta 45 casos.

Há ainda 41 pessoas infetadas com Covid-19 nos Açores e 44 na Madeira.

A DGS regista ainda 11482 contactos em vigilância pelas autoridades.

Os dados da DGS, que se referem a 75% dos casos confirmados por concelho, precisam que o Porto é o município que regista o maior número de casos de infeção pelo coronavírus SARSCov2 (941), seguido de Lisboa (633 casos), Vila Nova de Gaia (344), Maia (313), Matosinhos (295), Gondomar (276), Ovar (241), Coimbra (229), Braga (213) e Valongo (202).

A faixa etária mais afetada é a dos 40 aos 49 anos (1210), seguida dos 50 aos 59 anos (1150), dos 30 aos 39 anos (965) e dos 60 aos 69 anos (961).

Há ainda 71 casos de crianças com idades até aos nove anos, 149 de jovens com idades entre os 10 e os 19 anos e 637 com idades entre os 20 e os 29 anos.

Os dados indicam também que há 668 casos de pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos e 657 com mais de 80 anos.

24.sapo.pt