27 de fevereiro de 2022

A coordenação do Polo Estratégico de Juventude, jovens, quadros de MADEMG15, duou hoje 27 de Fevereiro de 2022, os materiais de canalização e equipamentos de construção para a Mesquita Central de Cuntum 3, círculo 28.

 Muadem G-15 Mulheres do Movimento para Alternância Democrática

A coordenação do Polo Estratégico de Juventude, jovens, quadros de MADEMG15, duou hoje 27 de Fevereiro de 2022, os materiais de canalização e equipamentos de construção para a Mesquita Central de Cuntum 3, círculo 28.

Estas doações, vêem no âmbito de objetivos Estratégico do Polo que insere nos apoios, sociais.

À semelhança desta ação, serão realizadas em outros 5 círculos, que compõem o setor Autónomo de Bissau. 

Tendo em conta as necessidades e prioridades!

De lembrar que o Polo Estratégico de Juventude é uma estrututa criada nos finais de 2020, por jovens quadros, que tem por finalidade enaltecer as ações do Coordenador Nacional do MADEMG15, Camarada Braima Camará. Assim como mobilizar camada a juvenil para o Partido.

Nesta altura conta com 300 militantes, na sua maioria jovens!

Leia Também:👇

MADEM-G15 | Solidário 

Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática
O camarada Abel da Silva Gomes, Secrerário Nacional do MADEM-G15 e Deputado do CE 21, visitou a tabanca de Djifunco, Secção de Suzana, Sector de S. Domingos, onde 10 casas foram consumidas pelas chamas no dia 11 de Fevereiro, deixando várias famílias sem teto e em grandes dificuldades. 

O Secretário Nacional do MADEM-G15, acompanhado por outros dirigentes do partido da Região e Sector, destacando os Camaradas António Djin Alé, Coordenador Regional de Cacheu II, bem como de Maurício Mendes que representou a Coordenação Nacional do JUADEM, assim como o Sr. Alicio Djiba, Coordenador de Associações Juvenis Felupes.

A delegação foi recebida pela população local e pelo régulo, a quem foi entregue 1,5 Toneladas de arroz e 110 litros de óleo para serem repartidos pelas famílias afetadas. 

Veja as fotografias:👉 AQUI

Kiev lança site para russos conhecerem destino de soldados mortos

© Getty
Notícias ao Minuto    27/02/22 

As autoridades ucranianas lançaram hoje uma página na Internet que permite aos próximos de soldados russos mortos em combate no país conhecerem o seu destino, uma vez que a Rússia não divulga as suas perdas.

No quarto dia da invasão da Ucrânia pela Rússia, a página, batizada 200rf.com, em referência ao código usado pelos soldados mortos em combate, passa a divulgar fotos de passaportes ou documentos militares pertencentes a soldados russos alegadamente mortos desde a invasão do país.

São, ainda, divulgados vídeos de soldados russos alegadamente feitos prisioneiros, bem como o nome e local de origem de alguns deles.

"Sei que numerosos russos querem saber como e onde estão os seus familiares, os seus filhos, os seus maridos, e o que lhes aconteceu", explica, num vídeo colocado no site, Viktor Andrusiv, conselheiro do ministro do Interior ucraniano.

Segundo Kiev, o Exército ucraniano matou mais de 4.300 soldados russos e fez prisioneiros perto de 200. Moscovo não divulgou nenhum dado sobre as perdas sofridas desde o início da ofensiva, na madrugada da passada quinta-feira.

O dirigente da República russa do Daguestão, no Cáucaso, Serguei Melikov, foi o primeiro responsável a reconhecer, hoje, a morte de um soldado russo na Ucrânia.

Na sua página oficial no Instagram, Melikov prestou uma homenagem a um oficial que, segundo escreveu, foi morto durante "a operação especial de defesa do Donbass", no leste da Ucrânia.

O regulador russo dos media ordenou sábado a supressão dos conteúdos dos meios de comunicação do país de todas as referências a civis mortos pelo Exército russo na Ucrânia, bem como os termos "invasão", "ofensiva" ou "declaração de guerra".

Moscovo é acusada de, desde o início da crise com a Ucrânia, em 2014, camuflar as suas perdas militares entre os que combateram apoiando os separatistas pró russos no Leste. Este apoio foi sempre desmentido, até à invasão em curso.

O político liberal russo Lev Schlossberg sugeriu, recentemente, que o Exército russo utilize crematórios móveis para queimar os corpos dos soldados mortos em combate.

"Não há guerra. Não há mortos. Não há baixas. As pessoas simplesmente desaparecem. Para sempre", escreveu no seu blogue.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram cerca de 200 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de perto de 370 mil deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.


*SERÁ QUE O GATO LAMBEU NATA?


QUAIS AS RAZÕES E OS PROPÓSITOS QUE LEVAM DOMINGOS SIMÕES PEREIRA A ATACAR O GENERAL BIAGUÈ NAM TAM, CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS.* 

Sinceramente que ninguém, minimamente conhecedor da situação política que se vive na Guiné-Bissau poderá deixar de pensar que o líder do PAIGC está nervoso, desnorteado e com muito pouca serenidade, notando-se nele uma mudança de comportamento e de atitude que numa primeira análise pode-se pensar que está aflito e descontrolado e pode haver razões objectivas e também subjectivas.

Se passarmos em revista dos diferentes actos e sequências registadas nos acontecimentos de 1 de Fevereiro que poderia, caso os seus mandantes e autores não falhassem os seus criminosos planos.

Pode-se analisar o “Caso 1 de Fevereiro” sobre diferentes prismas. De um lado havia um grupo que o planeou, programou e tentou executar. 

Do outro lado, estavam os que deviam ser assassinados e que foram apanhados em completa surpresa e só escaparam porque o poder divino os salvou ou então os seus executantes operacionais falharam por incompetência ou por medo psicológico, pois matar, não sendo um profissional, mexe sempre com qualquer pessoa.

Uma coisa é certa, este acto que poderia ser hediondo, foi atempadamente preparado e temos a plena certeza de que um discurso e champanhe já estavam devidamente preparados, pois se bem se lembram os guineenses os bloguistas afectos a um partido e muito principalmente a um líder partidário, mesmo estando fora do país, deram de forma antecipada sinais de que algo estava já em andamento e vejamos o filme:

Um tal “Fulô”, conhecido bloguista, entrou em cena antes do início do assalto para afirmar que ninguém, entenda-se, os tais bloguistas avençados, deviam falar em directo, mas sim aguardar o desenrolar “ de kussa ku na bim ”, leia-se, de algo que está para acontecer ;

     Outros, ainda os acontecimentos decorriam nas instalações do Palácio do Governo, já brandia ameaças contra A, B e C e pediam que se abrissem champanhes para festejaram o esperado dia que tinha chegado com o desejado assassinato do Presidente Úmaro Sissoco Embaló e alguns dos membros do Governo legítimo da Guiné-Bissau;

Como pode alguém rejubilar com a violência? E por cima ameaça cometer mais violência? Isto é política? Um partido sério se deixa colar a pessoa deste estirpe?👇

     Outro dos esbirros avençados para ladrar árias glorificantes aos homicidas-golpistas criou até um cenário étnico-tribal vestido à maneira e indo inclusive, buscar um cenário de uma suposta bolanha recriada em terras germânicas, vociferando no seu pronunciamento de uma suposta sonhada e desejada grande vitória porque para ele o assassinato de um Presidente da República legitimamente eleito por voto secreto era um acto glorioso;  

Mais ainda, este mesmo bloguista vendo, pelas informações que o seu bando de golpistas lhe transmitia e sentindo que as coisas não estavam a correr de feição, passou da glorificação de um pretendido assassinato que decapitaria o Estado Guineense, para lançar gritos de desesperantes convites no sentido do povo sair à rua para apoiar os golpistas e de incitar as forças armadas a se juntarem aos golpistas;

Preta Fixe Dsp Dsp @Anós de diáspora nó bin pidi bós nó fardados pa seta pa da assistência pa kilis ku molestra bó manda eles pa hospital nacional Simon Mendis🤲🏾🙌🏾Ka bo seta pa evacuado pa nin cau☝🏾Pa reforça vigilância Ka bo larga Umaro Sissoco Embaló 👳🏿‍♂️ inda VIVA REVOLUÇÃO VIVA LIBERDADE 🗽 E VIVA POVO DE GUINÉ-BISSAU 🇬🇼❤️❤️😁

     Sentindo-se perdidos porque as forças patrióticas e republicanas actuaram em favor dos princípios claramente definidos na nossa Constituição da República, os mandantes mandaram os seus bloguistas virarem a sua actuação e passaram de mandantes a vítimas de um processo que falhou porque a razão, tem sempre força e a verdade e o amor na defesa das boas causas saem sempre triunfantes;

Vamos aos factos e analisemos os acontecimentos de 1 de Fevereiro, que começa com a criação de uma Comissão de Inquérito como primeira condição para se saber quem foram os operacionais e quem foram os mandantes de um golpe falhado mas que poderia decapitar em caso de sucesso todos os membros do Executivo Guineense.

Recorde-se que os assaltantes entraram nas instalações do Palácio do Governo trajando roupas civis, mas empunhando armamento das Forças Armadas e quando as forças de segurança e de defesa começaram a actuar uma grande maioria misturou-se entre os funcionários dos ministérios e saíram como se um deles se tratasse.

O Governo dando seguimento a uma das preocupações do Presidente da República ao criar uma Comissão de Inquérito pretendeu com isso levar a cabo um trabalho profundo e sério que travasse aquilo que normalmente acontece e é aproveitado pelos inimigos da democracia e justiça, ou seja, de não se haver uma “caça às bruxas”. 

Esse trabalho tem sido feito de forma calma e transparente, registando-se um trabalho conjunto no seio desta Comissão integrada por elementos do Ministério Público, da Segurança de Estado, da Contra-Inteligência Militar e da Polícia Judiciária, facto que já levou a detenção dos potenciais envolvidos, estando este número a engrossar consoante as investigações assim os justificar.

- Regresso do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Biague Na N´tan👇

Com o regresso ao país do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas que se encontrava ausente no estrangeiro em tratamento e após tomar conhecimento dos factos que lhe foram dados quer pelo seu Estado-Maior, como pela Inteligência Militar e pela própria Comissão e no estrito cumprimento do seus deveres constitucionais e por ter tido claras informações que uma grande maioria dos assaltantes golpistas eram militares, com a agravante de muitos deles estarem em fuga e em paradeiro desconhecido, e que inclusive, utilizaram armas militares roubadas nos paióis, ainda não recuperadas, ordenou a busca e a apreensão dos implicados.

- CEMGFA ORDENOU BUSCA E PRISÃO DOS AUTORES DO GOLPE DE 1 DE FEVEREIRO.👇

Todas estas medidas mandadas executar pelo General Biaguê Nan Tam, são absolutamente legais e em conformidade com as Leis para com os actos perpetrados pelos militares envolvidos numa operação de golpe de Estado.

Agora pergunta-se ao Senhor Domingos Simões Pereira: 

     Quais as razões do seu nervosismo ou em que medida considera estas buscas e apreensões de golpistas em fuga de ilegais e despropositadas?

     Sente-se incomodado ou desprotegido pelo facto do seu suposto tio, ter mandado procurar e prender os envolvidos no caso 1 de Fevereiro que estão em fuga ou escondidos sob protecção de antipatriotas?

     Ou será por algo mais, já que embora não seja claro no seu posicionamento de estar contra as buscas e apreensão dos golpistas operacionais em fuga, deixa evidente o seu nervosismo e a sua grande apreensão?

Queremos a terminar, relembrar aos Senhor Domingos Simões Pereira que o General Biaguê Nan Tam já deu sobejas provas da sua grande integridade moral e ética e do seu apego patriótico pelo respeito à Constituição da República e as Leis deste país que ele ajudou igualmente a libertar enquanto grande Combatente da Liberdade da Pátria.

Talvez o Senhor Domingos Simões Pereira não se recorde que num dos mais fatídicos acontecimentos entre os muitos trágicos, ele se recusou a combater ao lado do então General Ansumane Mané e em nome da legalidade constitucional e do seu firme e intransigente apego à lei, ficou ao lado das forças governamentais que se postaram ao lado do General Nino Vieira, então Presidente da República.

De relembrar ao ainda líder do PAIGC que não é a primeira vez que o General Biaguê Nan Tam mostrou ao Senhor Domingos Simões Pereira de que é um militar republicano e patriota que não alinha com os intentos golpistas e subversionistas, tal como soube elevadamente ignorá-lo, quando sedento do poder, desesperadamente apelou a este grande General patriota “abrir alas” para permitir que o seu grupo tomar de assalto o Palácio da República onde então se encontrava o Presidente legitimamente eleito, na pessoa de JOMAV…na verdade um grande virar de costas que o “agora sobrinho” golpista, decerto nunca perdoará ao General Nan Tam.

A terminar, devemos fazer recordar um velho e conhecido ditado popular que passamos a citar: *DESCONFIADO E GATO KI LIMBI NATA...

Cidadão Atento.

Putin elogia "heroísmo" das forças de operações especiais

© Reprodução Twitter

Notícias ao Minuto  27/02/22 

O Presidente russo, Vladimir Putin, destacou hoje o heroísmo das forças de operações especiais do seu país, numa mensagem de felicitação por ocasião da celebração do dia daquele corpo das Forças Armadas.

"Especial reconhecimento àqueles que cumprem heroicamente o seu dever militar no decurso a operação especial para prestar ajuda às repúblicas populares de Dombás", disse o chefe do Kremlin numa mensagem de vídeo aos elementos das forças de operações especiais.

A Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, 24 de fevereiro, através da Bielorrússia ao norte, da Crimeia, território ucraniano que anexou em 2014, ao sul, e do território russo a nordeste e a leste.

Na ocasião, Putin anunciou o início de uma "operação militar especial" na Ucrânia, em resposta a um pedido de ajuda das repúblicas populares de Dombás, reconhecias por Moscovo como estados independentes.

As autoridades ucranianas contabilizaram já a morte de pelo menos 198 pessoas, incluindo civis, desde o início da invasão russa.

O ataque russo tem sido amplamente condenado em todo o mundo e vários países, com destaque para os ocidentais, aprovaram sanções económicas para punir o regime de Moscovo.


Leia Também: 

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que a noite "foi dura" no país, com bombardeamentos russos a atingirem zonas habitadas...Ler Mais


Zelensky disse que a noite "foi dura" na Ucrânia, com bombardeamentos russos a atingirem zonas habitadas...Ler Mais


Dublin, 27 fev 2022 (Lusa) -- A República da Irlanda, Dinamarca e Bélgica vão fechar o seu espaço aéreo a todos os aviões russos devido à incursão militar da Rússia na Ucrânia...Ler Mais

Donald Trump diz que invasão russa é "ataque à humanidade"

© Scott Olson/Getty Images

Notícias ao Minuto  27/02/22 

O antigo Presidente dos EUA Donald Trump classificou a invasão russa de "ataque à humanidade" e sustentou que, se estivesse na Casa Branca, o Presidente russo não teria tomado a decisão "cruel" de invadir a Ucrânia.

Por outro lado, elogiou os "corajosos" ucranianos e vangloriou-se de ter sido o Presidente mais duro dos EUA para com a Rússia, apesar das "notícias falsas" que disse terem sido divulgadas pelos meios de comunicação "desonestos" sobre a sua suposta fraqueza perante Vladimir Putin.

Trump lembrou que sob a administração de George W. Bush, a Rússia invadiu a Geórgia; sob Barack Obama, a Crimeia; e sob Joe Biden, a Ucrânia.

"Sou o único Presidente americano do século XXI em cujo mandato a Rússia não invadiu outro país", afirmou, antes de garantir que, se fosse Presidente dos EUA, teria sido "muito fácil impedir isto", criticando ainda as "fracas sanções" impostas por "líderes tontos".

O antigo chefe de Estado discursou no encerramento do penúltimo dia da Conferência da Ação Política Conservadora, em Orlando, na quinta-feira.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 150.000 deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Leia Também: 

O gabinete do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, avisou hoje sobre uma possível "catástrofe ambiental" após forças russas terem feito explodir um depósito de petróleo em Kharkiv, a segunda maior cidade do país...Ler Mais

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu hoje o acordo alcançado para bloquear o sistema internacional de comunicações bancárias Swift a alguns bancos russos, como retaliação à invasão da Ucrânia...Ler Mais

O Governo australiano anunciou hoje que irá enviar armas para as tropas ucranianas e que está a considerar a expulsão do embaixador russo...Ler Mais


A Finlândia vai fechar o seu espaço aéreo aos aviões russos em represália pela invasão da Ucrânia, juntando-se a numerosos países europeus, anunciou o governo de Helsínquia...Ler Mais

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que o seu país está pronto para negociações de paz com a Rússia, mas não na Bielorrússia...Ler Mais