quinta-feira, 12 de abril de 2018

Insegurança alimentar na Guiné-Bissau?

Caju, Guiné-Bissau

“A segurança alimentar está ameaçada na Guiné-Bissau”, diz à VOA Midana Sambu, especialista em economia e comércio internacional.

Tal, diz, deve-se ao facto da maioria da população rural e a própria economia do país dependerem, em grande parte, do sector de caju, cuja campanha de comercialização está estagnada, devido ao preço base por quilograma anunciado pelo Presidente da Republica, José Mário Vaz.

Acompanhe Aqui

VOA

CEDEAO quer entendimento antes de Sábado

José Mário Vaz, Presidente da Guiné Bissau DR 

As movimentações políticas continuam, em Bissau, depois da visita de uma missão de alto nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com vista ao entendimento entre os actores políticos.

A missão da CEDEAO, chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Togo, Robert Dusey, disse ter constatado alguns avanços no diálogo político, sobretudo com o envolvimento do bispo de Bissau, Dom Camnante Na Bissing.

Contudo, a CEDEAO apela para que haja um entendimento antes da Cimeira extraordinária de chefes de Estado da organização, a ter lugar no sábado, em Lomé, no Togo.

Algumas fontes do processo disseram à RFI que a CEDEAO deu um ultimato aos atores políticos para que cheguem ao entendimento antes de sábado, sob pena de a organização indicar o nome da figura que vai chefiar o novo Governo guineense que terá a tarefa exclusiva de realizar eleições legislativas ainda este ano.

A RFI apurou que decorrem intensas negociações entre os dois principais partidos no Parlamento, o PAIGC e PRS, para a escolha do nome do futuro Primeiro-ministro, e ainda querem alcançar um acordo que possibilite a reabertura do hemiciclo, bloqueado há mais de dois anos.

O Parlamento seria reaberto em sessão plenária no próximo dia 19, com dois únicos pontos:

- A escolha da nova direção da Comissão Nacional de Eleições
- A prorrogação do mandato dos deputados, que termina no dia 23 deste mês.

Mussa Baldé, Bissau, RFI

Comunicado final: MISSÃO DA CEDEAO ENALTECE ENGAJAMENTO DE BISPO DE BISSAU EM APROXIMAR PAIGC E PRS

A missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) enalteceu no fim da tarde desta quarta-feira, 11 de abril de 2018, o engajamento de Bispo de Bissau, Dom José Câmnate Na Bissing, em aproximar o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido da Renovação Social (PRS), visando a encontrar uma solução para o impasse político e institucional.

A posição da missão ministerial da CEDEAO foi tornada pública através do comunicado final lido por Robert Dussey, ministro togolês dos Negócios Estrangeiros. A missão integra igualmente o Secretário-geral da Presidência da República da Guiné-Conakri, Nabi Bangoura, bem como o novo presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou.

A missão da comunidade oeste africana que esteve em Bissau por algumas horas reuniu-se com titulares de órgãos de soberania, designadamente o Presidente da República, José Mário Vaz, o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá e o Primeiro-Ministro, Artur Silva.

A missão reuniu-se igualmente com os responsáveis dos partidos políticos signatários do “Acordo de Conacri”, nomeadamente, PAIGC, PRS, Grupo dos 15 deputados, UM, PCD e PND, com o propósito de analisar o evoluir da situação política depois de aplicação de sansões contra 19 personalidades políticas e particulares.

O comunicado final de duas páginas lido pelo chefe da missão ministerial, informa que a missão também se interessou pelas negociações em curso entre os grupos parlamentares, a fim de encontrar uma solução ao vazio institucional que resultaria do fim da legislatura actual previsto a 23 de abril do ano em curso, para estabelecer as condições necessárias para a realização das eleições legislativas.

“A delegação congratulou-se com a vontade de todas as partes em encontrar uma solução para a crise política no país”, lê-se no comunicado, que entretanto, explica no seu último ponto, que a delegação comprometeu-se a comunicar estes desenvolvimentos à Cimeira Extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, agendada para 14 de abril, sabádo, em Lomé, República do Togo. 

Por: Aguinaldo Ampa/Assana Sambú

OdemocrataGB